• Nenhum resultado encontrado

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI JOÃO DE VILA DO CONDE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI JOÃO DE VILA DO CONDE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI JOÃO DE VILA DO CONDE

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação pretendem ajudar a complementar a organização da vida escolar. Tendo em conta esse objetivo, o Agrupamento divulga aos Pais e Encarregados de Educação os referidos critérios para o presente ano letivo.

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

1. Relativamente à educação pré-escolar a avaliação, em termos gerais, deve incidir

sobre:

a) A pontualidade b) A assiduidade

c) As competências definidas nas Áreas Curriculares:

 Área de Formação Pessoal e Social (transversal, integradora) - Socialização, Educação para os valores, Independência (saber fazer), Autonomia (saber ser);

 Área de Expressão e Comunicação (compreende três domínios): - Domínio das expressões: motora, dramática, plástica, musical; - Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita;

- Domínio da Matemática.

 Área do Conhecimento do Mundo - História, Sociologia, Geografia, Física, Química, Biologia.

2. A avaliação contempla quatro momentos:

a) Avaliação diagnóstica no início do ano; b) Avaliação no final do primeiro período; c) Avaliação no final do segundo período; d) Avaliação no final do ano letivo.

Em todos os momentos a avaliação é realizada com a equipa da educação especial. A ficha de avaliação descritiva, é entregue aos pais/encarregados de educação no final de cada período.

3. Instrumentos de avaliação

Constituem-se como instrumentos de avaliação o quadro das presenças, quadro das tarefas, quadro dos aniversários, quadro de atividades, quadro dos comportamentos, planos do dia, diário de grupo, calendário, jornal de parede, entre outros.

4. Avaliação formativa

A perspetiva da avaliação tem uma função essencialmente formativa, e não classificadora

ou seletiva, e define-se como um processo contínuo de apreciação do progresso da

criança ao longo do seu percurso na educação pré-escolar.

(2)

1.º, 2.º e 3.º CICLOS

I – DOMÍNIOS DA AVALIAÇÃO

Os presentes critérios objetivam regular a avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos no âmbito do currículo nacional, entendido como o conjunto de aprendizagens e competências, integrando os conhecimentos, as capacidades, as atitudes e os valores, a desenvolver pelos alunos ao longo do ensino básico, de acordo com os objetivos consagrados na Lei de Bases do Sistema Educativo para este nível de ensino.

Assim, a avaliação incidirá em todos os ciclos do ensino básico do Agrupamento sobre dois grandes domínios:

1. Os objetivos a atingir pelos alunos

No final do Ensino Básico o aluno deverá ter desenvolvido os objetivos dos programas nacionais aprovados pelo Ministério da Educação.

2. As atitudes e os valores a desenvolver pelos alunos

a) Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos estabelecidos;

b) Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

c) Evidenciar capacidade de comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaços de intervenção aos seus parceiros;

d) Ter como regra os princípios da assiduidade e pontualidade; e) Manifestar empenho e disciplina em todas as atividades realizadas; f) Realizar as tarefas solicitadas pelos professores;

g) Apresentar-se em aula com o material didático necessário.

II – AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA

No final de cada período letivo / ano de escolaridade e ciclo, o aluno será avaliado em função das aprendizagens – domínio cognitivo – e das atitudes e valores prescritos no Projeto Curricular da respetiva Turma.

A avaliação resultará da aplicação dos seguintes instrumentos de acordo com os critérios de avaliação abaixo indicados.

III - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Constituem-se como instrumentos de avaliação do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde os testes e fichas de avaliação, as provas orais e práticas e todas as prestações e trabalhos realizados pelos alunos na aula ou em atividade equiparada, sujeitos à observação direta e avaliação dos professores, bem como todos os registos efetuados por aqueles relativos às atitudes e valores evidenciados pelos alunos.

(3)

1. INSTRUMENTOS BASE

Trabalhos em suporte de papel ou noutro suporte físico, bem como prestações orais e/ou práticas de que existam registos escritos, realizados pelos alunos, individualmente, em aula.

2. INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES

Todo o tipo de ações / tarefas propostas ao longo das atividades letivas, realizadas em espaço aula e que não se incluam nos instrumentos base (fichas de trabalho, questionários orais, trabalhos ou exercícios práticos, etc.).

3. ATITUDES E VALORES

Todas as ações do aluno que evidenciem os valores e atitudes referidas no n.º 2 do Capít. I supra (aqui, além de todos os aspetos comportamentais e relacionais, incluem-se os de empenho na disciplina, realização dos trabalhos extra-aulas – solicitados pelo professor ou realizados por iniciativa do aluno – etc.).

§ Todos os trabalhos extra-aula e que se enquadram neste domínio, sem prejuízo de poderem ser alvo de uma apreciação pelo docente, não devem ser avaliados com nenhum dos elementos da tabela do n.º 1 do Cap. V destes critérios.

IV – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. A ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS / MENÇÕES

O nível / menção a atribuir em cada disciplina (2.º e 3.º ciclos) / ano de escolaridade (1.º ciclo) bem como a menção qualitativa na Oferta Complementar e Áreas Não Disciplinares (AND) resultarão da aplicação dos vários instrumentos de avaliação de acordo com os seguintes critérios:

1.1 O nível / menção a atribuir a cada aluno nas disciplinas / ano de escolaridade / áreas não disciplinares que compõem o seu plano de estudos será apurado com base na qualidade das prestações e nos resultados obtidos em todos os instrumentos de avaliação atrás definidos.

1.2 A percentagem a atribuir a cada aluno em cada uma das disciplinas / anos de escolaridade / áreas não disciplinares no primeiro domínio de avaliação resulta da média obtida nos instrumentos.

1.3 O nível / menção a atribuir a cada aluno em cada uma das disciplinas / anos de escolaridade / áreas não disciplinares resultará para todos os anos de escolaridade da avaliação dos domínios referidos em 1 e 2 do Cap. I, nos seguintes termos:

1.3.1 Ao domínio cognitivo / conhecimentos será dado um coeficiente de ponderação de 75% e às atitudes / valores (referenciados ao Projeto Educativo) um coeficiente de ponderação de 25%.

1.3.2 A classificação do segundo período entra com 35% da classificação do 1º período e a classificação do final do ano entra com 30 % da classificação do 1º período, 30% da classificação do 2º período e 40 % da classificação do 3º período;

(4)

1.3.3 Sem prejuízo do exposto no n.º seguinte, atendendo que a avaliação final do ano resulta do cálculo das médias finais globais nos termos dos n.ºs 1.3.1 e 1.3.2, dos três períodos letivos, esta terá que corresponder ao nível calculado na grelha;

1.3.4 Salvaguardam-se do exposto no n.º anterior apenas as situações que envolvam a retenção ou retenção repetida do aluno.

1.4 A equivalência da percentagem ao nível a atribuir deve ser feita nos termos da tabela do n.º 1 do Cap. V destes critérios.

1.5 A avaliação nas AND de Formação para a Cidadania e Estudo Acompanhado será feita apenas no domínio das atitudes.

2. PROGRESSÃO/RETENÇÃO DOS ALUNOS

2.1 No 1.º Ciclo:

Salvo casos excecionais, devidamente fundamentados pelo professor titular de turma, não reúnem condições de progressão os alunos que, em resultado da avaliação final, se encontrem numa das seguintes situações:

- Não atinjam a maioria das metas aprovadas para cada ano de escolaridade nas áreas de Português e Matemática.

- No 1.º ano, apenas podem ficar em situação de retenção os alunos que revelem uma elevada falta de assiduidade que inviabilize os procedimentos previstos na lei.

- No 4.º ano, por força dos resultados nas provas finais, nos termos da lei.

2.2 Nos anos não terminais (5º, 7º e 8 anos):

Salvo casos excecionais, devidamente fundamentados pelo Conselho de Turma, não reúnem condições de progressão os alunos que, em resultado da avaliação final, se encontrem numa das seguintes situações:

- Obtenham nível inferior a 3 em mais de três disciplinas.

- Obtenham nível inferior a 3 em mais de duas disciplinas quando nestas se incluem, cumulativamente, as de Português e Matemática.

2.3 No final dos 2º e 3.º ciclos:

Não reúnem condições de progressão os alunos que, em resultado da avaliação final, se encontrem numa das seguintes situações:

- Tenham obtido classificação inferior a 3 nas disciplinas de Português e Matemática; - Tenham obtido classificação inferior a 3 em três disciplinas.

2.4 Avaliação dos alunos dos 6.º e 9º anos:

São admitidos às Provas Finais de Português e Matemática nos 6.º e 9º anos todos os alunos, exceto os que após avaliação sumativa interna no 3º período, se enquadrem nas seguintes situações:

- Tenham obtido classificação de frequência de nível 1 simultaneamente nas disciplinas de Português e Matemática;

- Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, desde que se verifique o seguinte:

(5)

a) Nenhuma delas seja Português ou Matemática;

b) Apenas uma delas seja Português ou Matemática e nela tenha obtido nível 1.

- Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em quatro disciplinas, exceto se duas delas forem Português ou Matemática e nelas tiverem obtido nível 2.

Notas: Não são admitidos às provas finais dos 6º e 9º anos, os alunos abrangidos pelo

nº 9 do art. 22º da Lei nº 30 /2002 de 20 de dezembro, com as alterações introduzidas pelas Leis nº 3/2008 de 18 de janeiro, e 39/2010 de 2 de setembro. A não realização das provas finais implica a retenção do aluno.

- A classificação final a atribuir a cada uma das disciplinas sujeitas à prova final, na escala 1 a 5, integra a classificação obtida pelo aluno na prova final, com uma ponderação de 30%. - Estão dispensados da realização das provas finais nos 6º e 9º anos, os alunos abrangidos

pelo artigo 21º do Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro.

V - NÍVEIS / MENÇÕES

1. Nos instrumentos base e nos instrumentos complementares em que tal se justifique ou adeque será utilizada obrigatoriamente a seguinte escala qualitativa acompanhada pela referência expressa da percentagem obtida pelo aluno:

Resultados (%) Menções 0-19 Fraco 20-49 Não satisfaz 50-73 Satisfaz 74-89 Satisfaz bastante 90-100 Excelente

2. Na Oferta Complementar será utilizada a seguinte escala qualitativa:

Menções % Descrição

Não

Satisfaz 0 - 49

Atribuída aos alunos que não atinjam, pelo menos, metade dos objetivos / competências / aprendizagens previamente definidos e constantes do Projeto Curricular da Turma (PCT) Satisfaz 50 – 73 Atribuída aos alunos que atinjam, pelo menos, metade dos objetivos / competências/aprendizagens previamente definidos e constantes do PCT Satisfaz

Bem

74 - 100

Atribuída aos alunos que se distingam pelo elevado grau de consecução dos objetivos / competências / aprendizagens previamente definidos e constantes do PCT

VI – FALTAS DOS ALUNOS ÀS FICHAS DE AVALIAÇÕES (INSTRUMENTOS BASE).

1. Apenas são consideradas justificadas as faltas às aulas em que é dada uma ficha de avaliação (instrumento base) pelos seguintes motivos:

(6)

b) Isolamento profilático, determinado por doença infetocontagioso de pessoa que coabite com o aluno, comprovado através de declaração da autoridade sanitária competente;

c) Acidente ocorrido em espaço escolar; d) Nojo;

e) Nascimento de irmão durante o dia do nascimento e o dia imediatamente posterior; f) Realização de tratamento ambulatório, em virtude de doença ou deficiência, que não

possa efetuar-se fora do período das atividades letivas;

g) Assistência na doença a membro do agregado familiar, nos casos em que, comprovadamente, tal assistência não possa ser prestada por qualquer outra pessoa; h) Preparação ou participação em competições desportivas de alunos integrados no

subsistema do alto rendimento, nos termos da legislação em vigor, bem como daqueles que sejam designados para integrar seleções ou outras representações nacionais, nos períodos de preparação e participação competitiva, ou, ainda, a participação dos demais alunos em atividades desportivas e culturais quando esta seja considerada relevante pelas respetivas autoridades escolares;

i) Cumprimento de obrigações legais;

2. As faltas intercalares não são justificadas, salvo em situações excecionais de situações ocorridas na escola ou situações de saúde comprovadas;

3. As faltas referidas em 1. são justificadas pelo Enc. de Educação do aluno, acompanhadas de comprovativo adequado passado pela entidade competente (médico, entidade hospitalar ou afim, etc.);

4. A não justificação da falta a uma ficha de avaliação (instrumento base) nos termos e prazos implica a atribuição da avaliação de 0 (zero) nessa ficha;

5. Qualquer situação excecional deve ser apresentada pelo diretor de turma ao Diretor para decisão deste.

VII - SITUAÇÕES EXCECIONAIS:

1. Serão consideradas e aceites como situações excecionais ao expresso nas alíneas a) a c) do n.º 1 do Cap. IV as seguintes:

a) A avaliação das disciplinas nas turmas de PIEF que funcionem ou venham a funcionar no Agrupamento, devendo os pesos de ponderação ser propostos pelos respetivos conselhos de turma, atento o enquadramento legal da turma / curso, a sua estrutura e organização, a sua finalidade e objetivos.

b) A avaliação de disciplinas de características muito específicas, tais como a de Educação Moral e Religiosa Católica e as disciplinas / áreas criadas especificamente para os cursos / turmas referidos na alínea precedente.

VIII – APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

1. Não podem os critérios definidos para qualquer disciplina / área curricular ou ano de escolaridade contrariar os critérios aqui aprovados.

(7)

2. Todas as disciplinas, nos respetivos critérios de avaliação, definem obrigatoriamente de forma objetiva quais são os seus instrumentos base e complementares por cada período letivo, sem prejuízo do contido no n.º seguinte.

3. Os professores devem sujeitar os seus alunos aos instrumentos base, pelo menos, duas vezes por período letivo e de acordo com as planificações definidas pelos respetivos Departamentos / Subdepartamentos Curriculares e constantes no respetivo Projeto Curricular de Turma.

4. Os professores de todas as disciplinas devem traduzir quantitativamente, de acordo com as grelhas constantes do capítulo V, os resultados obtidos pelos alunos nos trabalhos individuais que constituem o instrumento base e dos mesmos (data de realização dos trabalhos e resultados obtidos) dar-lhes conhecimento atempado e inequívoco, nos termos das alíneas g) e h) do n.º 1 do art.º 67.º do Regulamento Interno.

5. São obrigatórios momentos de avaliação da oralidade ou da dimensão prática e experimental, integrados no processo de ensino aprendizagem, nas disciplinas em que tal seja definido. 6. Os professores devem dispor de elementos que lhes permitam fundamentar a avaliação dos

trabalhos e prestações dos alunos, em todos os instrumentos de avaliação a que estes se sujeitaram.

7. Do mesmo modo, cada disciplina deve obrigatoriamente elaborar um documento base (vulgo “grelha”) a ser usado por todos os docentes que a lecionam e que demonstre no final de cada período a aplicação por aqueles dos critérios aqui aprovados, bem como os específicos da disciplina.

8. A atribuição de 50% ou mais de níveis inferiores a 3 ou da menção de “não satisfaz”, deverá merecer por parte de cada professor a respetiva fundamentação em ata.

9. Os professores devem garantir que os alunos/encarregados de educação têm conhecimento prévio de todos os instrumentos e critérios gerais e específicos que vão ser considerados na avaliação final dos alunos.

10. Os professores devem assegurar-se que os encarregados de educação tomam conhecimento dos resultados obtidos pelos alunos nos trabalhos que constituem o Instrumento base.

11. A autoavaliação dos alunos será efetuada nos termos do art.º 110º do Regulamento Interno. Tem caráter obrigatório e estará à disposição do Conselho de Turma no final de cada ano letivo. 12. Os critérios de avaliação referidos anteriormente serão respeitados e cumpridos por todos os

professores e considerar o desempenho dos alunos em cada momento de avaliação.

13. No respeito pela lei, os presentes Instrumentos e Critérios de Avaliação manter-se-ão em vigor nesta escola até que o Conselho Pedagógico considere útil a sua revisão.

Referências

Documentos relacionados

O estágio só pode ter início após a comunicação da decisão de aprovação da candidatura e  após  o  centro  de  emprego  ou  centro  de  emprego 

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Conclui-se que as crianças estão com elevada frequência de excesso de peso, sendo mais frequente entre as crianças da escola particular, sem associação com

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam