• Nenhum resultado encontrado

Programa Territórios da Cidadania Serra Geral - MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Territórios da Cidadania Serra Geral - MG"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

Programa Territórios da Cidadania

Serra Geral - MG

Min. Desenvolvimento Agrário

Terra Sol

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário Terra Sol

Meta: Famílias Assentadas Beneficiadas: 186

Para que serve: O objetivo da ação de Fomento à Agroindustrialização, à Comercialização e à Atividades Pluriativas Solidárias Terra Sol, é propiciar o incremento de renda dos Projetos de Assentamento, através de atividades sócio-economicas sustentáveis, valorizando as características regionais, experiências e

potencialidades locais

Para quem: Assentados de Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: A prioridade é definida pelo Superintendente Regional. Os critérios tecnicos, legais e financeiros são definidos pela Norma de Execução 58, de 29/04/2007.

Com quem executa: Execução Direta - pelo Incra ou por meio de convênio com instituições governamentais e não governamentais.

Encaminhamentos:

1 - Elaboração e contratação dos Projetos junto à Superintendencia Regional do INCRA na UF - Prazo Limite: 29-08-2008

Assistência Técnica e Capacitação de Assentados

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Assistência Técnica e Capacitação de Assentados

Meta: Famílias Assentadas Assistidas: 2.177

Para que serve: Prestar assessoria técnica, social e ambiental para as famílias beneficiárias da reforma agrária de forma integral e continuada desde a implantação do projeto de assentamento, tornando-os unidades de produção estruturadas inseridas de forma competitiva no processo de produção, voltadas para o mercado,

(2)

integradas à dinâmica do desenvolvimento Municipal e Regional. Elaborar Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) ou Plano de Recuperação do Assentamento (PRA). Capacitar os assentados e suas organizações visando possibilitar a apropriação dos conhecimentos e das tecnologias e o desenvolvimento de habilidades que potencializem o processo de transição para agricultura de base ecológica, considerando sempre as demandas locais e regionais.

Para quem: Assentados de Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: Definida pela demanda das Superintendências Regionais, de acordo com a Norma de Execução/INCRA/nº 60.

Com quem executa: Executado por meio de convênios com parceiros governamentais e não governamentais.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) O processo está em fase de discussão com os atores envolvidos para detalhamento da operacionalização.

Encaminhamentos:

1 O processo está em fase de discussão com os atores envolvidos para detalhamento da operacionalização. -Prazo Limite: 03-07-2008

Formação de Agentes de Desenvolvimento - Formação Complementar

Instância / Orgão / Ação:

Formação de Agentes de Desenvolvimento - Formação Complementar Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Agentes de Desenvolvimento Capacitados: 40

Para que serve: Para contribuir com a formação de atores sociais para que possam atuar como protagonistas do processo de desenvolvimento rural, através do aprofundamento de conceitos trabalhados na fase de formação inicial e para envolvimento de sujeitos sociais estratégicos.

Para quem: Representantes de organizações governamentais, ong´s e movimentos sociais, Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidades, Prefeituras, Conselhos setoriais, sindicatos, grupos representativos de mulheres, jovens, comunidades rurais, organizações representativas, cooperativas, pequenas agroindústrias.

Como a prioridade é definida: A prioridade é para territórios que tiveram os processos formativos já alavancados com a formação inicial e estão em processo de consolidação das ações territoriais.

Com quem executa: Tanto pode ser execução direta como em parceria com outros Ministérios, Estados, Municípios e Organizações da Sociedade Civil.

Encaminhamentos:

1 - Empenho - Prazo Limite: 31-08-2008 2 - Ordem de início - Prazo Limite: 01-10-2008

(3)

3 - Entrega - Prazo Limite: 01-10-2009

ATER/Agricultores Familiares

Instância / Orgão / Ação:

ATER/Agricultores Familiares Min. Desenvolvimento Agrário Governo Federal

Meta: Agricultores Familiares Beneficiados: 6026

Para que serve: Garantir a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares com base nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: As entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural devem ser credenciadas nos Conselhos Estaduais. As metas prioritárias são definidas no Comitê de Ater, integrante do Condraf.

Com quem executa: Emater estaduais, governo de estado, entidades privadas sem fins lucrativos,

Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Quilombolas

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Quilombolas

Meta: Comunidades Assistidas: 11

Para que serve: Prover as comunidades quilombolas rurais de meios para o seu desenvolvimento sustentável, por meio do fortalecimento da organização das comunidades quilombolas, elaboração de planos de

consolidação do território quilombolas destinados à segurança alimentar das famílias quilombolas

beneficiadas, bem como à estruturação básica do território e ao apoio às atividades produtivas, com vistas à geração de renda.

Para quem: Quilombolas

Como a prioridade é definida: Comunidades inseridas em territórios priorizados, comunidades com processo de regularização fundiária em andamento, comunidades onde não houve projeto desta área anteriormente.

(4)

Com quem executa: Entidades da sociedade civil sem fins lucrativos (ONG's, OSCIP's, Organizações Quilombolas)

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Os projetos de Ater serão executados por meio da Chamada de Projetos. Assim, os projetos devem ser enviados para concorrer de acordo com o Edital em anexo. obs: Neste sentido, sugere-se que seja apresentado um projeto contemplando as 05 comunidades priorizadas (com 01 entidade proponente), ou 02 projetos apresentados por duas entidades propontentes distintas.

Organização Produtiva das Mulheres Trabalhadoras Rurais

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Organização Produtiva das Mulheres Trabalhadoras Rurais

Meta: Projetos Apoiados: 1

Para que serve: Apoiar ações voltadas ao fortalecimento institucional e à produção e comercialização dos grupos produtivos de mulheres trabalhadoras rurais.

Para quem: Agricultores familiares, assentados, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais

Como a prioridade é definida: Considerou-se o fato do território não ter recebido recursos dessa ação, a quantidade de municípios que o integra, além de ter-se estabelecido o valor mínimo de R$ 70.000,00 para apoio.

Com quem executa: Parceiros diversos (Movimentos de Mulheres, ONGs, EMATER, Governo Estadual, Governo Municipal ou outro parceiro)

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) A partir das áreas indicadas, o Território deve apresentar informações sobre os grupos e

organizações de mulheres envolvidos no projeto, municípios prioritários e o tipo de ação a ser apoiada. A ação será apoiada por meio da apresentação de projeto. Para isto o Território deve indicar uma entidade para elaboração do mesmo. Será realizado a Formação em Políticas Públicas com lideranças, assessoras e representantes de grupos e organizações produtivas de mulheres. A formação faz parte do plano de trabalho do Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais e será realizado em 3 módulos nas Grandes Regiões Brasileiras Para facilitar a articulação da ação seguem algumas informações gerais: Projetos de infraestrutura devem ser encaminhados pelos poder público local (prefeituras) e são exclusivos para áreas de assentamentos e pescadoras; Os projetos serão selecionados a partir da Chamada de Projetos do Programa Organização Produtiva de Mulheres que deverá ser lançada em julho de 2008. No Edital deve-se observar os valores de referência na relação custo/beneficiária. O Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais prevê a identificação e mapeamento de grupos e organizações produtivas de mulheres, integrado com o mapeamento dos empreendimentos econômicos e solidários da SENAES. Propõe-se que o Território crie um Comitê Gestor Territorial de mulheres para acompanhar o desenvolvimento das ações, apoiar a

implementação do Programa de Organização Produtiva no Território e integrar outras ações em curso no Território.

(5)

Apoio à Gestão dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural

Sustentável (PTDRS)

Instância / Orgão / Ação:

Apoio à Gestão dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Membros do Colegiado Capacitados: 50

Para que serve: Melhorar a Gestão do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, através de eventos de formação e assessorias aos membros do Colegiado, inclusive suas instâncias deliberativas e consultivas (Comitês, Câmaras, outros)

Para quem: Membros do Colegiado Territorial, representantes dos Governos Municipais, Estadual e Federal e de segmentos da sociedade civil.

Como a prioridade é definida: As atividades desta ação assessorias e eventos formativos - foram definidas em eventos de formação do Colegiado, no exercício de 2007.

Com quem executa: Contrato com entidades da sociedade civil ou com órgãos do Governo do Estado e com ténicos/as consultores /as da Rede Nacional de Colaboradores/as da SDT

Encaminhamentos:

1 - Empenho - Prazo Limite: 31-08-2008 2 - Ordem de início - Prazo Limite: 31-10-2008 3 - Entrega - Prazo Limite: 30-11-2009

Formação de Agentes de Desenvolvimento - Formação Específica

Instância / Orgão / Ação:

Formação de Agentes de Desenvolvimento - Formação Específica Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Agentes Capacitados: 40

Para que serve: Para apoio e aprimoramento dos diversos sujeitos sociais que compõem o território em temáticas especificas que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

Para quem: Representantes de organizações governamentais, ONG´s e Movimento Sociais, Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, universidades, prefeituras, conselhos setoriais, sindicatos, grupos representativos de mulheres, jovens, comunidades rurais, organizações representativas, cooperativas, pequenas agroindústrias.

(6)

Como a prioridade é definida: A partir dos eixos prioritários definidos no Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável de cada território

Com quem executa: Tanto pode ser execução direta como em parceria com outros Ministérios, Estados, Municípios e Organizações da Sociedade Civil.

Encaminhamentos:

1 - Empenho - Prazo Limite: 31-08-2008 2 - Ordem de início - Prazo Limite: 01-10-2008 3 - Entrega - Prazo Limite: 01-10-2009

Programa Nacional de Crédito Fundiário

Instância / Orgão / Ação:

Programa Nacional de Crédito Fundiário Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Famílias Atendidas: 84

Para que serve: O Programa de Crédito Fundiário integra o Plano Nacional de Reforma Agrária como um instrumento de acesso a terra por meio de financiamento para compra de imóveis rurais não passíveis de desapropriação. O Programa também concede crédito para investimentos básicos e estruturação da unidade produtiva, beneficiando trabalhadores rurais sem-terra, minifundistas e jovens rurais, buscando a ocupação produtiva permanente para as famílias beneficiadas, o aumento da renda e a conseqüente melhoria das condições de vida da população rural. Existem, ainda, créditos adicionais para projetos de convivência com a seca no semi-árido e para recuperação de passivos ambientais. O Programa Nacional de Crédito Fundiário é financiado com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, fundo especial de natureza contábil, criado pela Lei Complementar N° 93, de 04 de fevereiro de 1998, tem a finalidade de financiar programas de reordenamento fundiário e de assentamento rural e do Acordo de Empréstimo 7037-BR do Governo Federal com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), firmado em 16 de julho de 2001, destinado ao financiamento parcial do Projeto de Crédito Fundiário de Combate à Pobreza Rural, que é parte integrante do Programa. O Programa oferece atualmente três linhas de ação: · Combate à Pobreza Rural: financia a aquisição de imóveis rurais e investimentos básicos e comunitários, contemplando as camadas mais necessitadas da população rural, trabalhadores rurais sem-terra, pequenos produtores com acesso precário à terra e proprietários de minifúndios, cuja área não alcance a dimensão de propriedade familiar. Nesta linha o financiamento para a aquisição de imóveis é reembolsável e os recursos partem do Fundo de Terras e da Reforma Agrária. O financiamento para investimentos básicos e comunitários não é reembolsável e os

recursos são provenientes do Acordo de Empréstimo 7037/BR. · Nossa Primeira Terra: atende às demandas de jovens sem-terra ou filhos de agricultores familiares, na faixa etária de 18 a 28 anos, visando reduzir o êxodo rural. · Consolidação da Agricultura Familiar: essa linha é voltada para agricultores com renda familiar inferior a 15 mil reais e patrimônio inferior a 30 mil reais. As aquisições podem ser individuais ou realizadas por grupos de agricultores. Os financiamentos para aquisição de imóveis e para investimentos comunitários são reembolsáveis. Um dos objetivos estratégicos do Programa Nacional de Crédito Fundiário é beneficiar as famílias das regiões mais pobres do país.

(7)

Como a prioridade é definida: Podem ser beneficiadas pelo projeto os homens e as mulheres pertencentes às seguintes categorias de trabalhadores: - Trabalhadores rurais sem terra (assalariados permanentes ou

temporários, diaristas, etc); - Pequenos produtores rurais com acesso precário à terra (arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros, etc); - Proprietários de minifúndios, ou seja, proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar, assim definida no inciso II do art. 4º da Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964, e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de lhes proporcionar o próprio sustento e o de suas famílias. Os jovens estão incluídos em todas estas categorias, bem como os idosos, exceto os funcionários públicos inativos e os trabalhadores de mais de 65 (sessenta e cinco) anos. Os Conselhos Estaduais poderão aprovar a participação de beneficiários com mais de 65 anos, assegurando-se de que isto não comprometerá a capacidade de implantação do projeto e de pagamento dos financiamentos.

Com quem executa: A estratégia de implantação e execução do Programa está baseada na descentralização das ações, com a participação dos Estados, dos municípios e das comunidades. Além disso, conta com a efetiva participação dos movimentos sindicais de trabalhadores rurais e da agricultura familiar.

Encaminhamentos:

1 - Contratação da Execução - Prazo Limite: 30-06-2009 2 - Definição da Prioridade - Prazo Limite: 25-02-2008 3 - Conclusão da Obra ou Serviço - Prazo Limite: 30-06-2009

Implantação e Recuperação de Infra-estrutura de Projetos de

Assentamento

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Implantação e Recuperação de Infra-estrutura de Projetos de Assentamento

Meta: Famílias Assentadas Atendidas: 73

Para que serve: Prover ou recuperar os projetos de assentamento rural de infra-estrutura básica necessária à viabilização do processo produtivo e do desenvolvimento sustentável (construção de estradas, sistemas de abastecimento de água, entre outras).

Para quem: Assentados de Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: A prioridade é definida pelo Superintendênte Regional. A partir do levantamento das demandas de infra-estrutura, dos Projetos de Assentamento a serem beneficiados. Os

Critérios técnicos, legais e financeiros são definidos pela Norma de Execução 36, de 30/03/2004 e pela Norma de Execução 54, de 29/12/2006, editadas pelo Incra.

Com quem executa: Execução direta, por meio de licitações públicas, ou por meio de convênios Celeb.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) processo esta em fase de definição e discussão com os diversos atores envolvidos para detalhamento da operacionalização.

(8)

Encaminhamentos:

1 - processo esta em fase de definição e discussão com os diversos atores envolvidos para detalhamento da operacionalização. - Prazo Limite: 03-07-2008

Demarcação Topográfica em Projetos de Assentamento

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Demarcação Topográfica em Projetos de Assentamento

Meta: Famílias Atendidas: 77

Para que serve: Prover os projetos de assentamento rural de serviços topográficos necessários à viabilização do processo produtivo e do desenvolvimento sustentável.

Para quem: Assentados de Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: Demanda da respectiva Superintendência Regional do Incra.

Com quem executa: Os serviços topográficos ocorrerão por meio da contratação de entidades e empresas prestadoras desse

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) processo esta em fase de definição e discussão com os diversos atores envolvidos para detalhamento da operacionalização.

Encaminhamentos:

1 - processo esta em fase de definição e discussão com os diversos atores envolvidos para detalhamento da operacionalização. - Prazo Limite: 03-07-2008

Garantia Safra

Instância / Orgão / Ação:

Garantia Safra

Min. Desenvolvimento Agrário Governo Federal

Meta: Agricultores Segurados: 8433

Para que serve: Oferecer um mecanismo de garantia de renda mínima aos agricultores familiares caso ocorra perda de safra em razão de estiagem nos municípios situados na área de atuação da ADENE Agência de Desenvolvimento do Nordeste, e que tenham decreto de situação de emergência ou estado de calamidade reconhecida pela defesa civil.

(9)

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: A área de abrangência é o semi-árido. Os governos estaduais e municipal devem aderir ao programa, bem como os agricultores familiares que desejarem participar do Garantia-Safra.

Com quem executa: Execução direta, governo estadual e governo municipal.

Programa Arca das Letras

Instância / Orgão / Ação:

Programa Arca das Letras Min. Desenvolvimento Agrário Governo Federal

Meta: bibliotecas implantadas: 5

Para que serve: Promove o acesso aos livros e incentiva a leitura por meio da implantação de bibliotecas em assentamentos da reforma agrária, associações do crédito fundiário, comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, indígenas e ribeirinhas. Visa apoiar os processos educacionais e culturais, o trabalho, o lazer e o entretenimento no meio rural por meio do livro e da leitura. Arca das Letras promove a participação dos moradores no planejamento e desenvolvimento das bibliotecas, favorecendo a gestão autônoma e coletiva do programa em cada território. Os moradores, em reunião comunitária, indicam o local de funcionamento da biblioteca, escolhem os temas para formação dos acervos e os moradores que serão os agentes de leitura, voluntários que ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca na comunidade.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: 1. comunidade rural com baixo IDH; 2. não ter biblioteca em funcionamento; 3. realizar a reunião de consulta comunitária; 4. preencher o formulário de perfil comunitário durante a reunião de consulta, indicando o local de funcionamento da biblioteca, os temas de interesse para formação dos acervos e os nomes dos moradores que serão capacitados como agentes de leitura; (formulário na pasta Arca das Letras) 5. enviar o formulário para a Coordenação de Ação Cultural/SRA/MDA; 6. promover a participação dos moradores indicados para as atividades de capacitação que serão realizadas no território. obs.: as metas propostas serão experiências-piloto em cada território, visando posterior ampliação do Programa; as metas poderão ser ampliadas nos territórios a partir das parcerias que forem estruturadas; os territórios podem também garantir a ampliação das metas com a fabricação do móvel arca (modelo na pasta Arca das Letras).

Com quem executa: Delegacia Federal do MDA; Programa Luz para Todos/MME; Prefeituras Municipais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, BB/Fome Zero, movimentos sociais.

Encaminhamentos:

1 - Planejamento - Prazo Limite: 22-08-2008 2 - Execução - Prazo Limite: 22-12-2008

(10)

Apoio a Empreendimentos Cooperativos e Associativos

Instância / Orgão / Ação:

Apoio a Empreendimentos Cooperativos e Associativos Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: empreendimentos apoiados: 2

Para que serve: Apoiar a constituição de uma base técnica competente distribuída nos estados e territórios para fomentar processos de constituição e gestão de cooperativas e associações e apoio o desenvolvimento de processos diretos de comercialização e gestão de informações. Visa também apoiar, através de elaboração de Planos de Negócios e assessorias especializadas, o desenvolvimento tecnológico e de marketing necessário para inserção dos produtos das associações e cooperativas da agricultura familiar em mercados dinâmicos, apoiando a qualificação e o reconhecimento permanente destes produtos tanto em mercados tradicionais quanto ampliando sua inserção em mercados solidários nacionais e internacionais.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais.

Como a prioridade é definida: Os empreendimentos a serem apoiados são definidos de acordo com o seu caráter estratégico para o fortalecimento dos agricultores familiares em determinado Território.

Com quem executa: Governo Estadual, Governo Municipal e/ou Organizações da Sociedade Civil

Encaminhamentos:

1 - Aprovação do Plano de Trabalho e envio à Caixa Econômica Federa - Prazo Limite: 31-10-2008 2 - Contratação do Executor / Ordem de Início - Prazo Limite: 31-12-2008

3 - Conclusão da Obra ou Serviço pelo Executor - Prazo Limite: 31-12-2009

Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR)

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR)

Meta: Mutirões: 10

Para que serve: Atendimento a mulheres que não possuem documentação civil e trabalhista.

Para quem: Agricultores familiares, assentados, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais

(11)

Com quem executa: MDA/DFDA, INCRA/SR, EMATER, Secretaria de Segurança Pública e Movimentos Sociais Locais de Mulheres.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) No 1º semestre de 2008 foram executados mutirões nos municípios de Capim, Baía da Traição, Lucena, Mamanguaé, Marcação, Mataraca. Para o 2º semestre de 2008 estão previstos mutirões itinerantes em Curral de Cima, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Pedro Régis, Cabedelo, Jacaraú, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé. Não está previsto atendimento para Mari e Sobrado para o segundo semestre. Essa demanda será encaminhada para reavaliação do Comitê Gestor Estadual do PNDTR, objetivando inclusão de todos municípios. A identificação das demandas pode ser feita através dos CRAS, agentes de saúde municipais e gestores do bolsa família.

Manejo de Recursos Naturais em Projetos de Assentamento da Reforma

Agrária

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Manejo de Recursos Naturais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária

Meta: Unidades Familiares de Produção: 145

Para que serve: Implantar projetos de manejo, recuperação, conservação e monitoramento do uso dos recursos naturais, visando à recuperação ambiental de áreas protegidas por regramento jurídico e a promoção da gestão ambiental e o manejo florestal em projetos de assentamento da reforma agrária.

Para quem: Assentados de Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: Implantação de projetos de recuperação para cumprimento de condicionantes no âmbito do licenciamento ambiental; identificação de assentamentos com danos ambientais (Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente - APP e recuperação de solos); cumprimento da legislação ambiental vigente (federal e estadual); disponibilidade de recursos orçamentários/financeiros.

Com quem executa: Governos Estaduais, Municipais, ONGs, Associações de Assentados, Universidades, Iniciativa privada.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Foi encaminhada às Superintendencias Regionais do INCRA, planilha contendo a demanda apresentada pelos Comitês Regionais, para que se manifestassem quanto ao que foi ali acordado. Também, que informassem qual será a forma de execução (convênio, contrato, etc), além de definirem as datas para início e término das ações de manejo e recuperação de recursos naturais em assentamentos rurais, como cumprimento das condicionantes do licenciamento ambiental. Cabe ressaltar que cada Projeto de

Assentamento encontra-se um uma situação ambiental específica, que deverá influir na forma de contratação de projetos de recuperação de recursos naturais. Somente após a manifestação das Regionais será possível detalhar cada fase da execução, com os respectivos prazos.

Encaminhamentos:

(12)

de início e fim da execução; - Prazo Limite: 30-06-2008

Concessão de Bolsas de Capacitação e Formação Profissional em

Assistência Técnica, Pedagógica e Social

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Concessão de Bolsas de Capacitação e Formação Profissional em Assistência Técnica, Pedagógica e Social

Meta: Profissionais Capacitados: 60

Para que serve: Esta Ação tem como objetivo capacitar profissionais egressos das Ciências Agrárias e das áreas afins à Reforma Agrária, à prestação de uma nova concepção de Assistência Técnica e Social. Os projetos político-pedagógicos dos cursos podem ser apresentados por várias Universidades que formem uma parceria. Tanto o público alvo como a localização geográfica de um Projeto poderá abranger vários Estados e Municípios. Todas as Universidades que apresentarem Projeto por esta ação deverão seguir a risca as

diretrizes que constam no Manual de Operações do Pronera. Uma das prioridades para escolher as Universidades contempladas na Ação será aquelas que já têm experiência de cursos de ciências agrárias com Assentamentos Rurais ou outras parcerias com movimentos sociais e sindicais. Outra prioridade serão os Projetos que atendam geograficamente aos Territórios. Isto é, alguns estudantes poderão realizar o Tempo Comunidade nos espaços geográficos dos Territórios. As proponentes, porém, não tem sua sede

necessariamente no Território.

Para quem: Assentados da Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: O público-alvo desta ação será, prioritariamente, constituído de beneficiários das áreas de Reforma Agrária, egressos dos cursos superiores de áreas afins, conforme detalhado nas normas do Manual de Operações do PRONERA.

Com quem executa: Universidades públicas ou civis sem fins lucrativos, Estados ou Municípios, Movimentos Sociais.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Articulação com os Territórios e recepção dos Projetos.

Encaminhamentos:

1 - Articulação com os Territórios e recepção dos Projetos. - Prazo Limite: 31-07-2008

Licenciamento Ambiental de Assentamentos da Reforma Agrária

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

(13)

Meta: Licenças Ambientais Protocoladas: 8

Para que serve: Promover o licenciamento ambiental dos assentamentos da reforma agrária, proporcionando a regularidade da situação ambiental dos projetos de assentamento da reforma agrária.

Para quem: Assentados de Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: Disponibilidade de estudos ambientais; data de criação do assentamento; constatação da presença do dano ambiental; atendimento à legislação ambiental vigente (federal e estadual); disponibilidade recursos orçamentários/financeiros.

Com quem executa: Órgão Estadual de Meio Ambiente (OEMA), Governos Estaduais, ONGs, Universidades, iniciativa privada.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Foi encaminhada às Superintendencias Regionais do INCRA, planilha contendo a demanda apresentada pelos Comitês Regionais, para que se manifestassem quanto ao que foi ali acordado. Também, que informassem qual será a forma de execução (convênio, contrato, etc), além de definirem as datas para início e término das ações de licenciamento ambiental. Cabe ressaltar que cada Projeto de Assentamento encontra-se um uma situação ambiental específica, que deverá influir na forma de contratação de estudos necessários ao licenciamento. Além disso, deverá também atender à legislação ambiental vigente (federal e estadual) e aos procedimentos estabelecidos pelos Órgãos Estaduais de Meio AMbiente. Somente após a manifestação das Regionais será possível detalhar cada fase da execução, com os respectivos prazos.

Encaminhamentos:

1 - Realização de gestão junto às Superintendências Regionais, para definição de formas e datas de início e fim de execução. - Prazo Limite: 30-06-2008

Infra-estrutura e Serviços nos Territórios Rurais

Instância / Orgão / Ação:

Infra-estrutura e Serviços nos Territórios Rurais Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Projetos Apoiados: 3

Para que serve: Apoiar técnica e financeiramente a implantação, ampliação, modernização, racionalização e relocalização de infra-estrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, mediante a realização de obras públicas, compra de máquinas e equipamentos, veículos, bem como a contratação de serviços, a partir de territórios rurais através de contratos de repasse com governos municipais, governos estaduais e ONGs nos casos que envolvem custeio. Os Projetos Apoiados (unidade da meta física) estão divididos nos sgeuintes grupos: 01 Projeto de Comercialização, sendo destinado exclusivamente para esta finalidade R$ 400.000,00; 01 Projeto Especial, sendo destinado exclusivamente para esta meta R$ 200.000,00; 01 Projeto PROINF Convencional, sendo destinado para esta finalidade até R$ 552.000,00 (ou R$ 798.000,00 no caso dos territórios da região norte do país).

(14)

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais.

Como a prioridade é definida: INDICAÇÃO DE PROJETOS TERRITORIAIS PELOS COLEGIADOS: 1. CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS - Os projetos devem estar vinculados aos eixos temáticos ou aglutinadores dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável- PTDRS;- Os projetos devem ter caráter de integração territorial ou intermunicipal;- Os projetos devem atender o público beneficiário das ações do MDA;- Para os projetos de empreendimentos econômicos e/ou sociais, deve-se indicar a forma de gestão que inclua a participação do colegiado territorial e público beneficiário;- Os projetos de agroindústrias tem de ser destinados a grupos com maior dificuldade de acesso ao crédito como de jovens, mulheres, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, extrativistas e indígenas, e a agricultores(as) familiares que se enquadrem no Grupo B do PRONAF e; - No caso de regiões de baixo dinamismo econômico, os projetos agroindustriais podem também contemplar agricultores(as) familiares que se enquadrem no Grupo C do PRONAF. 2 . SUGESTÃO DE OUTROS CRITÉRIOS- Que gerem impacto na agregação de valor à produção, na geração de renda e ocupação produtiva, com sustentabilidade ambiental;- Que favoreçam a infra-estrutura de apoio ao associativismo e ao cooperativismo em suas diferentes formas;- Que permitam a participação e controle social dos colegiados e beneficiários;- Que tenham assegurado o assessoramento técnico necessário para viabilizar as atividades planejadas;- Que melhorem a estrutura de apoio aos Colegiados Territoriais;- Que tenham complementariedade e integração com outras políticas e programas públicos de apoio à agricultura familiar;-Projetos que sejam complementados com outras fontes de recursos;- Que atendam, além do público prioritário do MDA, grupos que tenham maior dificuldade de acesso as políticas públicas tais como: agricultores(as) do grupo B do PRONAF, jovens e mulheres;- Que atendam municípios com concentração de assentamentos da Reforma Agrária e de Agricultores Familiares;Projetos inovadores que aproveitem as potencialidades (econômicas, sociais, ambientais, culturais, históricas, de localização, dentre outras) dos territórios.

Com quem executa: Prefeituras municipais, governos estaduais e/ou organizações da sociedade civil.

Encaminhamentos:

1 - Aprovação do Plano de Trabalho e envio à Caixa Econômica Federal - Prazo Limite: 12-12-2008 2 - Contratação do Executor / Ordem de Início - Prazo Limite: 30-07-2009

3 - Conclusão da Obra ou Serviço pelo Executor - Prazo Limite: 30-07-2010

Crédito Pronaf

Instância / Orgão / Ação:

Crédito Pronaf

Min. Desenvolvimento Agrário Governo Federal

Meta: contratos firmados: 12451

Para que serve: Prestar apoio financeiro às atividades agropecuárias, exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor e de sua família, no âmbito do PRONAF, por meio de concessão de

empréstimos.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

(15)

Como a prioridade é definida: O agricultor deve fazer a Declaração de Aptidão do Pronaf - DAP. Procurar a assistência técnica para elaborar o projeto e dar entrada na instituição financeira.

Com quem executa: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazonia, Banrisul, bancos cooperativos, cooperativas de credito, bancos estaduais, bancos privados.

Encaminhamentos:

1 - Planejamento Safra 2008/2009 - Prazo Limite: 31-10-2008 2 - Contratação dos Financiamentos - Prazo Limite: 28-02-2009

3 - Acompanhamento e Avaliação pelo Colegiado Territorial - Prazo Limite: 30-06-2009

Elaboração de Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável

(PTDRS)

Instância / Orgão / Ação:

Elaboração de Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Plano Territorial Elaborado, Revisado e Qualificado: 1

Para que serve: Construir, revisar e/ou qualificar o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, que seja instrumento de pactuação entre os diversos atores sociais governamentais e não governamentais do Território.

Para quem: Membros do Colegiado Territorial, representantes dos Governos Municipais, Estadual e Federal e de segmentos da sociedade civil.

Como a prioridade é definida: Construção do PTDRS definida quando do ingresso do Território ao

Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. A revisão e/ou qualificação foi definida em 2007, em eventos de formação com o Colegiado.

Com quem executa: Contrato com entidade da sociedade civil ou com órgão do Governo do Estado e com técnicos/as consultores/as da Rede Nacional de Colaboradores/as da SDT

Encaminhamentos:

1 - Empenho - Prazo Limite: 31-08-2008 2 - Ordem de início - Prazo Limite: 31-10-2008 3 - Entrega - Prazo Limite: 30-11-2009

Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

Instância / Orgão / Ação:

Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Min. Desenvolvimento Agrário

(16)

Meta: Toneladas de Alimentos Adquiridos: 2443

Para que serve: Adquirir produtos da agricultura familiar e assentados, como forma de apoiar as políticas voltadas à agricultura familiar, compreendendo ações de comercialização vinculadas à formação de estoques estratégicos com uso preferencial para venda no mercado tradicional, de forma a possibilitar novas compras de produtos.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: A entidade parceira deve possuir estrutura para compra e armazenagem dos produtos que serão posteriormente vendidos. Os produtos alimentícios devem ter padrões mínimos para comercialização.

Com quem executa: CONAB, governo estadual, entidades sem fins lucrativos, cooperativas.

Encaminhamentos:

1 - Planejamento Safra 2008/2009 - Prazo Limite: 30-09-2008 2 - Contratação dos Financiamentos - Prazo Limite: 30-04-2009

3 - Acompanhamento e Avaliação pelo Colegiado Territorial - Prazo Limite: 30-06-2009

Elaboração de Plano Safra Territorial

Instância / Orgão / Ação:

Elaboração de Plano Safra Territorial Min. Desenvolvimento Agrário Governo Federal

Meta: plano safra elaborado: 1

Para que serve: Sua principal finalidade é ordenar e adequar as políticas públicas de âmbito nacional, tais como o Crédito, a Assistência Técnica e Extensão Rural, a Comercialização, Agregação de Valor, o Garantia Safra, dentre outras, às condições específicas de cada Território, bem como propiciar articulação institucional necessária para a sua consolidação.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: Os estudos serão elaborados em Territórios que já possuem um diagnóstico econômico inicial e PTDRS concluído.

Com quem executa: Governo Estadual, Governo Municipal e/ou Organizações da Sociedade Civil.

Encaminhamentos:

1 - Aprovação do Plano de Trabalho e envio à Caixa Econômica Federal - Prazo Limite: 31-10-2008 2 - Contratação do Executor / Ordem de Início - Prazo Limite: 31-12-2008

(17)

Capacitação e Formação Profissional de Nível Médio e Superior para a

Reforma Agrária

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal

Min. Desenvolvimento Agrário

Capacitação e Formação Profissional de Nível Médio e Superior para a Reforma Agrária

Meta: Profissionais Capacitados: 50

Para que serve: Capacitar e formar profissionais de nível médio e superior em cursos de graduação e pós-graduação, em diferentes áreas do conhecimento, de modo a atender a demanda por profissionais com formação e titulação adequados às características e aos desafios da realidade do campo, de administrar e organizar a produção agropecuária, de associações e de cooperativas, valorizando a identidade

sócio-econômica e cultural dos alunos e articulando os conhecimentos científicos e os saberes sociais produzidos no contexto em que estão inseridos, com vistas à melhoria da qualidade de vida nos assentamentos.

Para quem: Assentados da Reforma Agrária

Como a prioridade é definida: O público-alvo desta ação será, prioritariamente, constituído de beneficiários das áreas de Reforma Agrária, selecionados pela instituição proponente por meio de critérios previamente estabelecidos, conforme detalhado nas normas do Manual de Operações do PRONERA.

Com quem executa: Universidades públicas ou civis sem fins lucrativos, Estados ou Municípios, Movimentos Sociais e Sindicais

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Articulação com os Territórios e recepção dos Projetos.

Encaminhamentos:

1 - Articulação com os Territórios e recepção dos Projetos. - Prazo Limite: 31-07-2008

Formação em Cooperativismo e Comercialização

Instância / Orgão / Ação:

Formação em Cooperativismo e Comercialização Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: pessoas capacitadas: 35

Para que serve: Promover a formação e qualificação contínua de indivíduos e instituições voltadas para o desenvolvimento de competências locais para atuação ativa e efetiva nos processos de desenvolvimento rural sustentável, com foco na agroecologia e na ação cooperada.

(18)

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: Os agentes a serem capacitados são selecionados a partir de indicações dos Codeter e seleção de pessoal local, dos movimentos sociais ou entidades da sociedade civil, ligadas às cooperativas e ao processo de comercialização nos Territórios.

Com quem executa: Entidades da sociedade civil.

Encaminhamentos:

1 - Aprovação do Plano de Trabalho e envio à Caixa Econômica Federal - Prazo Limite: 31-10-2008 2 - Contratação do Executor / Ordem de Início - Prazo Limite: 31-12-2008

3 - Conclusão da Obra ou Serviço pelo Executor - Prazo Limite: 31-12-2009

Disponibilização de Insumos para a Agricultura Familiar

Instância / Orgão / Ação:

Disponibilização de Insumos para a Agricultura Familiar Min. Desenvolvimento Agrário

Governo Federal

Meta: Famílias Assistidas: 2364

Para que serve: Melhorar a capacidade de produção dos agricultores familiares, disponibilizando insumos produtivos apropriados ao seu perfil de produção.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: Esta ação estará voltada principalmente para os agricutores familiares da região nordeste. Os principais insumos são sementes de espécies alimentícias e oleaginosas voltada para o programa biocombustível.

Com quem executa: Execução direta, governos municipal e estadual, associações de agricultores, Embrapa, Ongs.

Encaminhamentos:

1 - Consolidação da Demanda - Prazo Limite: 31-10-2008 2 - Distribuição dos Insumos - Prazo Limite: 31-12-2008

3 - Acompanhamento e Avaliação pelo Colegiado Territorial - Prazo Limite: 30-06-2009

(19)

Caminho da Escola

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação Caminho da Escola

Meta: Municípios Atendidos: 3

Para que serve: Programa consiste na concessão, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linha de crédito especial para a aquisição, pelos estados, Distrito Federal e municípios, de ônibus, zero quilômetro, e de embarcações novas.

Para quem: Estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais

Como a prioridade é definida: Resolução/FNDE n. 07 de 21 de fevereiro de 2008 estabelece as diretrizes e orientações (disponível na página do FNDE). Alguns procedimentos são necessários, como a emissão do Termo de Habilitação pelo BNDES, a autorização da realização da operação pela STN- Secretaria do Tesouro Nacional, e a adesão ao registro de preços junto ao FNDE. É muito importante ressaltar que os valores que constam nos Territórios referem-se a municípios habilitados pelo BNDES, anterior à fase de autorização pela STN. Somente quando todos os trâmites ocorrerem junto ao BNDES, agente financeiro, STN e FNDE, conforme as orientações da Resolução 07, é que se pode dizer que o recurso estará efetivamente disponibilizado ao município.

Com quem executa: Linha de Financiamento do BNDES

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Em 2007, o Ministério da Educação criou o Programa Caminho da Escola, com o objetivo de ampliar, renovar e padronizar a frota escolar. O programa traz uma série de inovações, como a isenção de impostos sobre a compra do veículo e a padronização das especificações e da cor dos ônibus em todo o país. Essas especificações levam em conta a necessidade de um transporte seguro para os estudantes e resistente para funcionar em localidades com condições adversas. Em 2007, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou pregão eletrônico para o registro de preços dos ônibus. Os valores dos veículos variaram entre R$ 114 mil e R$ 173 mil, conforme sua capacidade, que pode atender a 23, 31 ou 44

estudantes. O BNDES, por sua vez, criou uma linha de crédito com o objetivo de conceder financiamento para que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios possam adquirir os ônibus com os preços registrados no pregão realizado pelo FNDE. A meta do programa é que, com recursos do BNDES, sejam adquiridos cerca de 15 mil veículos entre 2007 e 2011 (3 mil por ano) e, com recursos da União, cerca de 4 mil veículos entre 2008 e 2011 (mil veículos por ano). Até o presente momento, 540 Municípios firmaram convênio com o MEC para aquisição de 634 veículos (R$ 90 milhões), 117 Municípios dispõem de recursos próprios para aquisição de 251 veículos (R$ 37 milhões) e 204 Municípios tomaram ou tomarão empréstimos com agentes financeiros para aquisição de cerca de 614 veículos (R$ 87 milhões). Todos aderiram ou irão aderir à ata de registro de preços do FNDE. Os municípios que ainda não aderiram ao Programa Caminho da Escola, e que tenham interesse em fazê-lo, podem procurar os agentes financeiros credenciados pelo BNDES para iniciar o processo de habilitação.

(20)

ProJovem - Saberes da Terra

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação

ProJovem - Saberes da Terra

Meta: Alunos Atendidos: 672

Para que serve: Destina-se a desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e permanência de jovens agricultores(as) familiares, situados na faixa etária de 18 a 29 anos, no sistema formal de ensino oferecendo oportunidades de elevação de escolaridade, qualificação social e profissional e o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania.

Para quem: Jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos.

Como a prioridade é definida: A adesão ao Programa é feita mediante ao atendimento de Resolução publicado a cada ano, obedecendo aos seguintes critérios técnicos: - Estados com territórios da Cidadania definidos como prioritários em 2007; - número de jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluiram o ensino fuandmental no Estado; e - Estados que desenvolvem o Saberes da Terra inicado em 2005. Está previsto, ainda neste semestre, o lançamento de Resolução para as Secretarias Estaduais de

Educação apresentarem seus projetos de novas turmas. O Estado é que define quais os municípios que estarão no projeto.

Com quem executa: Governos Estaduais e Municipais, IES e Rede de Ensino Profissional.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) A Resolução Nº 21, DE 26 DE MAIO DE 2008o FNDE, que estabelece os critérios e procedimentos para a transferência autormatica de recursos financeiros do Programa ProJovem do

Campo-Saberes da Terra, no exercício de 2008, está disponível no endereço eletrônico www.fnde.gov.br. O Projeto Base do Programa está no endereço www.mec.gov.br/secad e eventuais dúvidas poderão ser

esclarecidas pelo telefone (61) 2104-6267/6083

Encaminhamentos:

1 - Aguarda projetos políticos pedagógicos e o Termo de Compromisso ProJovem Campo-Saberes da Terra previstos na Resolução Nº 21, DE 26 DE MAIO DE 2008, do FNDE, que estabelece os critérios e

procedimentos para a transferência autormatica de recursos financeiros, no exercício de 2008 - Prazo Limite: 27-06-2008

ProInfância 2007

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação ProInfância - 2007

(21)

Meta: Escolas Construídas e Equipadas: 3

Para que serve: Os recursos são destinados à construção, reforma, pequenos reparos e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

Para quem: educação infantil (creches e pré-escolas)

Como a prioridade é definida: As prioridades de atendimento foram definidas de forma a potencializar o efeito das demais ações previstas no Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE). Na construção deste modelo de classificação, foram consideradas três dimensões: a) Populacional: prioridade aos municípios com maior população na faixa etária considerada, maior taxa de crescimento da população nesta faixa e com maior concentração de população urbana; b) Educacional: prioridade aos municípios com menores taxas de

defasagem idade-série no ensino fundamental e com maiores percentuais de professores com formação em nível superior; c) Vulnerabilidade social: prioridade aos municípios com maiores percentuais de mulheres chefes de família, com maiores percentuais de jovens em situação de pobreza e com menores disponibilidades de recursos para financiamento da educação infantil. O município interessado em se beneficiar do

PROINFÂNCIA deve aderir ao Termo de Compromisso Todos pela Educação, do governo federal, inscrevendo-se no programa por meio da página do FNDE na Internet e encaminhando documentos pertinentes, via Correios ou protocolo, para a Coordenação de Habilitação para Projetos Educacionais do FNDE, bem como elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Com quem executa: Celebração de convênio entre o FNDE e o município ou o Distrito Federal.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) O Ministério da Educação, no âmbito do Proinfância, celebrou convênio com 496 municípios em 2007, para construção de 515 escolas no valor total de 363 milhões. Em 2008, já são 363 municípios que celebraram convênio para construção de 372 escolas, no valor de 238 milhões. É preciso ressaltar que novos convênios ainda estão sendo assinados no corrente ano, de modo que o número de municípios beneficiados ainda será ampliado. A definição dos municípios a serem contemplados por este programa levou em

consideração três critérios: vulnerabilidade social, situação educacional e população. Em 2007, 56 municípios integrantes dos Territórios da Cidadania foram atendidos pelo Proinfância e, em 2008, já são 51 novos

municípios. Os municípios não atendidos pelo Proinfância, e que tenham interesse em sê-lo, devem apresentar esta demanda no âmbito de seus Planos de Ações Articuladas (PAR). Esta demanda será analisada pelo Ministério da Educação e os municípios serão atendidos na ordem de prioridade definida com base nos critérios antes apresentados.

Sala de Recursos Multifuncionais 2007

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação

Salas de Recursos Multifuncionais - 2007

Para que serve: As salas são equipadas com televisão, computadores, DVDs e materiais didáticos específicos para a educação especial e freqüentadas no contraturno para atendimento educacional especializado.

Para quem: Alunos de escolas de educação básica da rede pública, que requerem atendimento educacional especializado. Objetivo de apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e oferta do atendimento

(22)

educacional especializado e contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino.

Como a prioridade é definida: Mediante a assinatura de um Termo de Cooperação ou Adesão assinado entre a SEESP/MEC e as Secretarias de Educação dos Estados e as Prefeituras Municipais.

Com quem executa: Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e do Distrito Federal

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) O objetivo do programa de implantação de salas de recursos multifuncionais é apoiar o sistema de ensino na implantação de salas compostas por equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade, com vistas a ampliar a oferta do atendimento educacional especializado complementar ao ensino regular, aos alunos matriculados nas escolas públicas. Em 2007, os Territórios da Cidadania foram contemplados com 89 salas de recursos, constituindo um investimento total de R$ 739.731,12. Em 2008, o programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais tem por meta a instalação de 4,3 mil salas em todo o país, sendo que a identificação da demanda passou a ser realizada a partir dos Planos de Ações

Articuladas (PAR) firmados entre o MEC e as Secretarias de Educação dos Estados e as Prefeituras Municipais.

Expansão das Escolas Técnicas - Fase II

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação

Expansão das Escolas Técnicas - Fase II

Para que serve: Construção, ampliação, reforma e equipamento das novas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica para ampliar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica mediante implantação de Unidades de Ensino Descentralizadas - UNEDs.

Para quem: Jovens egressos do ensino fundamental e ou Ensino Médio que queiram obter formação profissional.

Como a prioridade é definida: Chamada Pública MEC/SETEC n.º 001/2007 - chamada pública de propostas para apoio ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica - Fase II. As cidades-pólo para implantação das novas unidades de educação profissional e tecnológica foram definidas a partir de rigoroso estudo, levando em consideração, dentre outros fatores, análises territoriais e dos arranjos produtivos. Serão criadas 150 escolas federais em quatro anos. A ação faz parte da segunda fase do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Com quem executa: Prefeituras Municipais e Governo do Distrito Federal

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) A Fase I da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica representou a criação de 64 novas escolas (2003-2007) em todo país e privilegiou estados com pouca ou nenhuma oferta de educação profissional e tecnológica. Ao todo significou um crescimento de mais de 40% em relação à configuração anterior do sistema. A Fase II da expansão (2007-2010) representará a implantação de mais 150 novas escolas da rede federal nas cidades polo, as quais foram selecionadas segundo critérios da Chamada

(23)

Pública MEC/SETEC nº 001/2007 e orientou-se por uma abordagem multidisciplinar, fundamentada em análise crítica de variáveis geográficas, demográficas, socioambientais, econômicas e culturais, com destaque para as seguintes finalidades: i) distribuição territorial equilibrada das novas unidades de ensino; ii) cobertura do maior número possível de mesorregiões em cada Unidade da Federação; iii) proximidade das novas unidades de ensino aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) instalados e em desenvolvimento; iv) interiorização da oferta pública de educação profissional e de ensino superior; v) redução dos fluxos migratórios originados nas regiões interioranas com destino aos principais centros urbanos; vi)

aproveitamento de infra-estruturas físicas existentes; vii) identificação de potenciais parcerias. Os Territórios da Cidadania são contemplados com 39 escolas da expansão e um total de R$ 205 milhões até 2010.

Brasil Alfabetizado 2007

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação

Brasil Alfabetizado - 2007

Meta: Alfabetizandos: 273

Para que serve: Apoio à Alfabetização e à Educação de Jovens e Adultos.

Para quem: Jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos

Como a prioridade é definida: Trata-se de Programa de adesão feito mediante a publicação de

Resolução/FNDE, elaborada a cada ano. Atendimento prioritário a municípios do norte e nordeste com taxa de analfabetismo iguais ou superiores a 35% da população de mais de 15 anos (censo IBGE 2000). Os municípios dos Territorios da Cidadania foram beneficiados por meio da Resolução FNDE nº 45/2007 para execução em 2007/2008. Para execução do orçamento 2008, está prevista a publicação de nova

Resolução/FNDE em junho 2008.

Com quem executa: Governo Estadual e municipal - cabe ao município mobilizar os analfabetos, selecionar e capacitar os professores; a União se encarrega de pagar bolsas aos professores e destinar recursos para material didático, merenda e transporte escolar dos alunos, para aquisição de óculos e supervisão das aulas.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) As informações registradas são referentes à execução de 2007. Ainda em junho/2008 está prevista a publicação de Resolução do FNDE.

Construção de Escolas no Campo

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação

Construção de Escolas no Campo

(24)

Para que serve: Construção, adequação e melhoria de Unidades Escolares no campo e em áreas de

assentamento de Reforma Agrária, voltadas para atendimento de alunos (Crianças, jovens e adultos do campo) da rede pública de ensino.

Para quem: Agricultores Familiares, Assentados, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Povos e Comunidades Tradicionais

Como a prioridade é definida: Demanda será atendida pelo Plano de Ação Articulada-PAR, no contexto do PDE/MEC. Após a adesão do Município ao Compromisso Todos pela Educação e a elaboração do seu Plano de Ação Articulada - PAR, serão firmados convênios com as prefeituras para a construção de unidades escolares, com base nos seguintes critérios técnicos: - Indicadores de condições físicas das escolas, de

atendimento da população e de transporte escolar; - Baixo IDEB; - Pertencer ao Território da Cidadania. Após o encaminhamento, pelo Município de toda a documentação legal prevista pelo FNDE serão repassados os recursos para execução da ação.

Com quem executa: Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal E Municípios

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Ofício Circular nº 030/2008-GAB/SECAD/MEC, de 24 de abril de 2008, encaminhados aos 386 municípios dos territorios da cidadania que estão entre os 1242 com mais baixo IDEB e, portanto, passíveis de financiamento para construção de escolas do campo. Documentação necessária para aprovação dos projetos de construção de escolas: Relatório de vistoria do terreno, acompanhado do levantamento fotográfico; Projeto Padrão disponibilizado pelo FNDE :escola rural 04 ou 06 salas de aula; Dimensões mínimas do terreno: 80,00m x 60,00m; Área mínima do terreno: 4.8000,00 m²; Planta de localização do terreno proposto, compatível com os documentos de propriedade; Documentos de propriedade do terreno autenticados,

mediante certidão recentemente emitida pelo cartório de registro de imóveis competente ou, alternativamente, o atendimento do previsto no inciso IX e parágrafos 11 e 12 do art. 2º da Instrução Normativa nº 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional. Em área de assentamento da reforma agrária será necessário anuência do Incra com relação a dominialidade do terra. ASPECTOS IMPORTANTES Estudo de demanda que comprove a necessidade de construção da escola na região indicada. Preferencialmente, para atendimento dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Projeto arquitetônico disponibilizado pelo FNDE disponíveis no sitio www.fnde.gov.br. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones: (61) 3966-4400 ou 3966-4352, das 8:30 às 18h. .

Encaminhamentos:

1 - Aguarda documentação para aprovação dos projetos de construção do campo prevista no Anexo I do Ofício Circular nº 030/2008-GAB/SECAD/MEC, de 24 de abril de 2008. - Prazo Limite: 31-12-2008

ProInfo Rural e Urbano

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Educação

ProInfo Rural e Urbano

(25)

Para que serve: Promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas de todo o Brasil. Para isso, o Programa atua em duas frentes: equipando as escolas com tecnologias da informação; e capacitando professores para fazer o uso adequado dos recursos no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, os valores das metas, fisica e financeira, lançados neste caderno, referem-se tando a equipamentos quanto à formação de alunos envolvidos nesta ação.

Para quem: Alunos, professores, escolas rurais e urbanas e comunidade de ensino fundamenal e médio.

Como a prioridade é definida: Mediante a assinatura de um Termo de Cooperação ou Adesão assinado entre a SEED/MEC e as secretarias de educação dos estados e as prefeituras municipais. Estes procedimentos estão divididos em três etapas: Primeira Etapa Termo de Adesão Segunda Etapa Cadastro Terceira Etapa Seleção das escolas Primeira Etapa Termo de Adesão OBS: Se esta etapa já foi realizada, passe para a segunda etapa. Preencha o Termo de Adesão da seguinte forma: 1. Acesso o seguinte endereço:

http://portal.mec.gov.br/seed/ 2. Clique no banner de adesão ao ProInfo que fica ao lado direito da página (veja figura abaixo). 3. Leia atentamente as instruções e proceda conforme as orientações descritas. Obs: este procedimento pode ser realizado por qualquer Prefeitura, mas o recebimento dos laboratórios e inclusão nas demais ações do ProInfo dependerão de seleção dentro dos critérios de prioridades definidos para cada distribuição. Caso tenha dúvidas entre em contato pelo e-mail proinfo@mec.gov.br ou pelo telefone 0800 616161.

Com quem executa: União, Estados, Distrito federal, Municípios e uma estrutura operacional descentralizada.

Comentários sobre a analise e/ou encaminhamento dado a demanda apresentada pelo Território (Questão 1) Em 2008, o MEC distribuirá laboratórios para as escolas rurais de 5ª a 8ª séries que tenham mais de 50 alunos. A meta é que todas as escolas nessas condições sejam atendidas este ano (universalização). Todas as licitações para aquisição de laboratórios já foram executadas e as empresas estão em fase de entrega. Ao todo, serão atendidas 2.855 escolas urbanas e 3.130 escolas rurais. Até o momento, 25% dessas escolas receberam os laboratórios. Muitos Estados e Municípios estão demorando com a contrapartida de preparação dos espaços dos laboratórios e, por isso, existem muitas escolas ainda não selecionadas por eles. Para 2009 e 2010, prosseguiremos com a universalização, passando para as escolas de 1ª a 4ª séries de todos os tamanhos, de modo que todas as escolas públicas passem a contar com laboratório de informática.

Min. Saúde

Ampliação do Acesso da População aos Medicamentos Essenciais por

meio da Farmácia Popular do Brasil

Instância / Orgão / Ação:

Governo Federal Min. Saúde

Ampliação do Acesso da População aos Medicamentos Essenciais por meio da Farmácia Popular do Brasil

Meta: Farmácias Populares Implantadas e Drogarias Cadastradas: 3

Para que serve: Como fazer habilitação e instalação de Unidades Parceria com Municípios e Estados: Critérios: atualmente estão sendo priorizados municípios com população superior a 70 mil habitantes. Esse

(26)

critério será aplicado aos municípios localizados fora do Estado de São Paulo, no qual os municípios a serem priorizados serão aqueles com população superior a 100 mil habitantes. Uma outra possibilidade é a instalação de unidades em municípios que sejam reconhecidos como referência para um conjunto de municípios,

possibilitando o acesso a pessoas oriundas dessas localidades vizinhas. Como credenciar no Programa Farmácia Popular do Brasil: a) Encaminhar para a Coordenação Geral do Programa Farmácia Popular do Brasil a Proposta de Adesão (ADENDO I) e Termo de Compromisso (ADENDO II) devidamente assinados pelo Gestor Municipal ou Estadual. Nesse documento já deve ser indicado um local para instalação da unidade que deve seguir as características preconizadas no Manual Básico do Programa. Todos esses

documentos estão disponíveis no site do Programa www.saude.gov.br no ícone Farmácia Popular. Requisitos: Características do imóvel para implantação da unidade: Localização: central, área de grande fluxo de pessoas em vias públicas consideradas principais e que permitam acesso fácil. Devem ser evitadas áreas próximas a unidades de saúde. Deve ter área superior a 90m2 Incentivos financeiros: 1)Após aprovada a adesão do parceiro será publicada uma Portaria no Diário Oficial da União habilitando o município, o qual receberá R$ 50.000,00 para adaptação do espaço físico. Além da adaptação do espaço físico o município deve providenciar toda documentação necessária para regularização e legalização da Unidade, tais como CNPJ, IE, Cadastro no Conselho Regional de Farmácia, entre outros. Também deverá contratar os funcionários da unidade assim como confeccionar seus uniformes de acordo com o descrito no Manual Básico do Programa. Cálculo do custo: Programa Farmácia Popular do Brasil Sistema Co-Pagamento: R$ 3.500,00 de média mensal por farmácia. Recursos humanos (obrigatório): 1 Farmacêutico Gerente 1 Farmacêutico Co-responsável 1 Auxiliar de Gestão 5 Assistentes de Gestão 1 Auxiliar de Serviços Gerais 2) Após término da reforma e realização de todos os itens descritos acima, a FIOCRUZ encaminhará todo mobiliário e equipamentos necessários para funcionamento da unidade e também realizará o treinamento dos funcionários e assim a Unidade poderá entrar em funcionamento. 3) No mês seguinte a inauguração da Unidade, o município passará a receber R$10.000,00 mensais para manutenção da Unidade, que pode ser utilizado para pagamento de água, luz, telefone, recursos humanos e demais despesas de manutenção. Salientamos que o horário de funcionamento da Unidade é padronizado para o Brasil inteiro, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Legislação: Portaria GM/MS 491 de 09 de Março de 2006 que poderão ser adquirida no Portal do Ministério da Saúde através do endereço: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1116 Contatos: (61) 3315-2425- 3315-2914 ou Disque Saúde 0800 61 1997 Correio Eletrônico:

farmaciapopular@saude.gov.br

Para quem: População dos municípios dos Territórios da Cidadania , prioritariamente agricultores familiares , assentados, Povos e Comunidades Tradicionais. O Governo Federal criou em junho de 2004 o Programa Farmácia Popular do Brasil para levar medicamentos essenciais a um baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. O Programa atua sobre dois eixos de ação, as Unidades Próprias que são desenvolvidas em parceria com Municípios e Estados, e o Sistema de Co-pagamento, desenvolvido em parceria com o setor varejista farmacêutico. As unidades próprias contam com um elenco de 95 medicamentos mais o preservativo masculino os quais são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até 90% do valor comparando-se com farmácias e drogarias privadas. A única condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de uma receita médica ou odontológica.

Como a prioridade é definida: Foram priorizadas as 13 regiões metropolitanas e os 56 aglomerados urbanos do IBGE, com seus respectivos hospitais filantrópicos e municípios com mais de 70.000 habitantes. Para os Territórios da Cidadania, é possível buscar parceria com 31 municípios dos territórios que não contém nenhuma farmácia popular , visando a existência mínima de uma unidade por território, além de ampliar o acesso aos medicamentos subsidiados no Aqui Tem farmácia Popular em 22 municípios.

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Segundo Cerqueira (2004) não só as escolas têm um papel importante no desenvolvimento das capacidades e criação de competências nestes jovens, também o.. mundo

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o