• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA ANO OPCIONAL E PARA OS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NOS MOLDES FELLOW DO INCA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA ANO OPCIONAL E PARA OS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NOS MOLDES FELLOW DO INCA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

MÉDICA – ANO OPCIONAL E PARA OS CURSOS DE

APERFEIÇOAMENTO NOS MOLDES FELLOW DO INCA - 2012

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NOS MOLDES FELLOW

ENDOSCOPIA DIGESTIVA EM ONCOLOGIA

Você recebeu o seguinte material:

1. Um CADERNO DE PROVA ESCRITA contendo 05 (cinco) questões de Conhecimentos Específicos correspondente ao curso descrito acima.

2. Um CADERNO DE RESPOSTAS, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta. Após a ordem para o início da prova, confira o material recebido, verifica ndo se este Caderno de Prova corresponde ao curso para o qual você se inscreveu e se as sequências da numeração das questões e da paginação estão corretas. Caso contenha alguma irregularidade, comunique a um dos fiscais.

O Caderno da Prova poderá ser utilizado para anotações, mas somente as respostas contidas no Caderno de Respostas serão objeto de correção.

Não faça qualquer marcação que possa identificá-lo no Caderno de Respostas, pois isto poderá anular sua prova. Sua prova já está identificada.

Leia atentamente as questões, e responda com nitidez.

Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, trinta minutos. Os dois últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro.

Certifique-se de ter assinado a Lista de Presença. Ao término da prova, entregue ao fiscal:

1. Caderno de Prova

2. Caderno de Respostas: Será considerado único e definitivo documento para efeito de correção da mesma, não sendo substituído por erro do candidato em seu preenchimento. Não serão consideradas respostas com emenda ou rasura

que impossibilite a correção das questões . O candidato que não devolvê-lo será eliminado do Processo Seletivo.

Atividade Data Local

Divulgação do gabarito preliminar 24/01/2012 www.inc a.g ov.br

Interposição de recurso quanto ao gabarito 25/01/2012 (9h às 16h)

Secretaria Acadêmica do INCA

Rua Marquês de Pombal, 125, 3º andar, Centro, RJ.

Divulgação do resultado preliminar da nota da prova 30/01/2012 www.inc a.g ov.br

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar da nota da prova

31/01/2012 (9h às 16h)

Secretaria Acadêmica do INCA

Rua Marquês de Pombal, 125, 3º andar, Centro, RJ. Resposta aos Recursos e Resultado Final do

Processo Seletivo 06/02/2012 www.inc a.g ov.br

27/02/2012 (9h às 16h)

Para todos os Programas de Residência Médica – Ano Opcional

Secretaria Acadêmica do INCA

(2)

2

1a Questão: (20 pontos)

Paciente com 39 anos de idade, com queixa de dor abdominal tipo cólica e distensão abdominal recorrente.

Realizou Tomografia Computadorizada (TC) de abdome e pelve que mostrou espessamento do sigmóide e um nódulo hepático único, hipodenso, subcapsular, localizado no segmento VI, medindo 2,5 cm. Realizada colonoscopia, com condições regulares de preparo, que mostrou lesão ulcerada circunferencial e estenosante do cólon sigmóide. Não foi possível ultrapassar a lesão com o aparelho de colonoscopia. O exame histopatológico revelou ser um Adenocarcimoma Moderadamente Diferenciado.

Responda:

a) Qual a importância da avaliação do cólon não examinado, acima da lesão do sigmóide? Cite 5 maneiras pelas quais poderíamos fazer esta avaliação.

Gabarito: Comentar sobre importância de lesões sincrônicas, no cólon proximal. Possibilidades: aparelho mais fino, avaliação pós operatória, prótese + colonoscopia trans -prótese, colonoscopia virtual (colonoTC), clister opaco.

b) Caso este paciente seja submetido a uma cirurgia curativa e se apresente no pós operatório para sua avaliação colonoscópica sem informações do cirurgião, cite 2 tipos de cirurgias você esperaria encontrar no caso.

Gabarito: Hartmann, Colectomia Segmentar com anastomose Término-terminal, Colectomia Segmentar com anastomose Látero-lateral.

c) Ainda admitindo que foi realizada uma cirurgia curativa com Ressecção da Lesão Colônica e Ressecção da Metástase Hepática única, cite os exames que devem ser solicitados para o seguimento deste paciente.

Gabarito: Dosagem de CEA, e realização de Tomografia Computadorizada e Colonoscopias de controle com intervalos coerentes. PET CT.

d) Na colonoscopia de controle pós operatório, foi identificada uma lesão de espalhamento lateral tipo granular ( LST-G) de 2 cm, localizada no cólon ascendente. Qual deve ser a abordagem mais adequada no caso, citando os passos da técnica adotada e os cuidados com a peça ressecada.

Gabarito:

Abordagem: Mucosectomia Endoscópica.

Técnica: Injeção na submucosa para elevação da lesão, uso de Alça Diatérmica e bisturi elétrico com corrente de corte e fixação e manejo do espécime ressecado, para exame histopatológico.

e) Como aconselhar os familiares do paciente?

Gabarito: Orientar filhos e parentes de primeiro grau (pais, irmãos) para investigação (colonoscopia).

f) Supondo que um mês após o diagnóstico, sem que o paciente pudesse ser submetido a qualquer procedimento cirúrgico, o mesmo evoluiu com ascite e na paracentese diagnóstica a citologia revelou células neoplásicas. Cite 3 possibilidades de tratamento paliativo no caso.

(3)

2a Questão: (20 pontos)

a) Cite 5 circunstâncias com indicação de um anestesista em sala para realização de Procedimentos Endoscópicos.

Gabarito: Procedimentos complexos e de longa duração. Historia de intolerância aos sedativos

habitualmente usados. Comorbidades importantes e/ou descompensadas. Historia pregressa de

intubação orotraqueal difícil. Pacientes com micrognatia. Pacientes com abertura bucal menor que 3cm. Portadores de apneia do sono. Grandes obesos. Crianças. Pacientes especiais.

b) Os procedimentos endoscópicos gastrointestinais apresentam baixos índices de complicação (cerca de 0,1% nas endoscopias digestivas altas), metade delas relacionadas à sedação.

Cite 5 complicações possíveis da sedação na Endoscopia Digestiva.

Gabarito: Broncoaspiração. Insuficiência Respiratória Aguda. Sedação Excessiva. Hipoxemia. Hipoventilação. Reflexo Vagal. Obstrução de Vias Aéreas. Arritmias.

c) Nos pacientes considerados com alto risco de desenvolverem Endocardite Bacteriana, cite 3 Procedimentos Endoscópicos com indicação de Antibioticoprofilaxia.

Gabarito: Escleroterapia de Varizes de Esôfago. Dilatação de Estenose de Esôfago.

Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada (CPER com obstrução biliar). Gastrostomia Endoscópica Percutânea.

d) Quais são os materiais e dispositivos básicos (não endoscópicos) necessários para equipar uma sala de endoscopia, visando a segurança do procedimento e o atendimento às normas da Anvisa?

Gabarito: Monitor de oximetria de pulso. Aspirador. Desfibrilador. Oxigênio. Balão AMBU. Material para Via Aérea Artificial (tubos, laringoscópio, etc). Medicamentos antagonistas da sedação. Medicamentos para atendimento de PCR (adrenalina, atropina, etc).

.

3a Questão: (20 pontos)

Em relação ao atendimento clínico inicial de um paciente com Hemorragia Digestiva, responda: a) Cite quais são as apresentações clássicas de exteriorização do sangramento digestivo (alto e baixo). Gabarito: Hematêmese, Melena, Hematoquezia e Enterorragia.

b) Cite 5 achados clínicos (sinais e sintomas) de Sangramento Digestivo.

Gabarito: Palidez. Taquicardia. Hiperperistaltismo. Hipotensão. Déficit Sensorial. Dispnéia. Oligúria. Choque Hipovolêmico.

c) Como é feita a classificação e divisão anatômica do sítio de origem da Hemorragia Digestiva?

Gabarito: Divisão por hemorragia alta (segmento da boca ao ângulo de Treitz), média (do ângulo de Treitz ao íleo) e baixa (do íleo terminal ao reto).

d) Qual deve ser a avaliação laboratorial básica para um paciente com Hemorragia Digestiva?

Gabarito: Parâmetros hematológicos (hematimetria, leucograma e testes de compatibilidade transfusional), metabólicos (eletrolítico e acido-básico, hepatograma) e de coagulação (TAP, PTT, plaquetas).

(4)

4

cada modalidade.

Gabarito: Métodos mecânicos: Hemoclipe, endoloop, ligadura elástica.

Métodos de injeção: Álcool absoluto, etanolamina, cianoacrilato, morruato, polidocanol, solução de adrenalina, selante de fibrina.

Métodos térmicos: Eletrocoagulação bipolar, coagulação por plasma de argônio, heater probe, laser, crioterapia.

4a Questão: (20 pontos)

Paciente de 80 anos, obeso, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e insuficiência mitral, com passado de câncer de laringe (curado há 7 anos, no INCA). Deu entrada na Emergência do HC I / INCA com quadro de vômitos, hematêmese e melena. Apresentava-se desorientado e agitado, pálido, com sudorese fria e pulsos finos. Seus sinais vitais na admissão eram PA: 80x50 mmHg, FC: 120 bpm, FR: 40 irpm. Ausculta pulmonar mostrava murmúrio vesicular (MV) universalmente audível, mas com roncos difusos predominando à direita.

Familiares negavam episódios semelhantes prévios, afirmando que o paciente suspendeu o uso de álcool e tabaco ao receber o diagnostico de câncer de laringe.

Em 1985, o paciente foi internado com quadro de endocardite bacteriana que respondeu ao tratamento com Penicilina Cristalina e Garamicina. Nessa ocasião recebeu transfusão de 3 concentrados de hemácias. Perguntamos:

a) Cite 5 fatores apresentados, neste paciente, que podem implicar no aumento de risco de complicações para a realização de uma Endoscopia Digestiva Alta (EDA).

Gabarito: Obesidade. Idade Avançada. Endocardite previa (valvopatia?). Alterações Respiratórias (DPOC). Alterações Hemodinâmicas (choque). HAS. Possível Hepatopatia Crônica, Provável estomago contendo sangue (aspiração).

b) Cite 5 possíveis causas de Hemorragia Digestiva Alta (HDA), neste paciente.

Gabarito: Varizes de Esôfago. Varizes Gástricas. Gastropatia Hipertensiva Portal. Úlcera Péptica Gástrica. Úlcera Péptica Duodenal. Lesão de Dieulafoy. Câncer de Esôfago. Laceração de Mallory-Weiss. Hematoma de Esôfago.

c) Durante a EDA, é feito o diagnostico de sangramento ativo de varizes de esôfago. Na falta do KIT de ligadura elástica, é feita a opção pela Escleroterapia Endoscópica das varizes.

Existe indicação, neste caso, para antibioticoprofilaxia? Qual? Por quê?

Gabarito: Esse paciente, mesmo sem prótese valvar, já apresentou endocardite bacteriana previa, o que o inclui no grupo de alto risco de desenvolvimento de quadro semelhante se submetido a

Escleroterapia de Varizes de Esôfago. O esquema antibiótico preconizado para adultos sem historia de alergia medicamentosa: Ampicilina 2 g IV + garamicina 1,5 mg/kg IV 30 minutos antes do procedimento; 6 horas depois repetir 1 g de ampicilina IV.

d) Esse paciente teria indicação de rastreamento eletivo de algum câncer “segundo primário ”? Qual? Gabarito: Sim. Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço devem ser rastreados para “segundo primário” de Esôfago.

(5)

5a Questão: (20 pontos)

Perguntamos:

a) Em relação ao Câncer de Esôfago e Cárdia, cite 5 (cinco) fatores de risco para o Carcinoma Epidermóide e 3 (três) fatores de risco para o Adenocarcinoma.

Gabarito:

Carcinoma Epidermóide: Tabagismo. Etilismo. Câncer da Cabeça e Pescoço. Acalasia. Esofagite Péptica. Tilose. Gastrectomia. Escleroterapia. Síndrome de Plummer-Vinson. Radioterapia.

Adenocarcinoma: Obesidade. Doença do Refluxo Gastro-esofágico (DRGE). Tabagismo. Esôfago de Barrett, sexo masculino.

b) Qual é a definição de câncer superficial do esôfago, segundo a Japanese Gastric Cancer Association (JCGA)?

Gabarito: Carcinoma limitado até a submucosa, independente da presença ou não de linfonodo metastático.

c) Qual é a taxa de linfonodo metastático no tumor de esôfago com invasão da submucosa? Gabarito: Em torno de 40-50%.

d) Descreva a classificação morfológica das lesões superficiais do trato gastro-intestinal (TGI). Observação: Pode ser utilizada a classificação da JGCA ou a de Paris.

Gabarito:

Pela classificação da JGCA: 0-Ip: polipóide

0-Ipl: platô

0-Isp: subepitelial

0-IIa: superficialmente levado 0-IIb: superficialmente plano 0-IIc: deprimido

0-III: escavado

Pela classificação de Paris:

0-I (Ip: protruso pediculado; Is: protruso séssil) 0-IIa: superficialmente levado

0-IIb: superficialmente plano 0-IIc: deprimido

0-III: escavado

e) Em relação ao câncer superficial do trato gastro-intestinal (TGI), o que significa m1, m2 e m3? Gabarito:

m1: tumor restrito ao epitélio

m2: tumor com invasão do córion ou lâmina própria m3: tumor com invasão da muscular da mucosa

f) Qual a classificação e o mecanismo de ação da Solução de Lugol no epitélio esofágico, e qual é o seu efeito na mucosa normal e no câncer?

Gabarito:

Referências

Documentos relacionados

Atena (conforme figura 1) é uma revista feminina voltada para as mulheres do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa1.

Incorporação da Responsabilidade Social Programas de Educação na Cultura Organizacional Ações de Responsabilidade Social na Cultura Organizacional Valorização da

COMISSÃO DE INDICAÇÃO DE CANDIDATOS: - composta pelo PCC Douglas de Mendonça Thompson, IPDGE Monica Terezinha Lotterrmann Bessa, que fizeram leitura da ata Nº

instituições financeiras, bancos centrais e ou- tras entidades supranacionais de interesse público. Com base no trabalho de acompanhamento de alto nível descrito no relatório,

A partir da ampliação do conceito de PPP, propomos a seguinte tipificação para discussão: três tipos de PPP estrito senso (a) PPPs para construção de infra-estrutura;

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

O quadro clínico neurológico associado a aneurismas de ramos distais da artéria cerebral média com ruptura à angiografia cerebral reforça a possibilidade de aneurisma

Descritos e explorados os conceitos já estabelecidos tanto no que diz respeito à sintaxe quanto à semântica do espaço extrínseco, encontramos uma interseção entre essas definições