• Nenhum resultado encontrado

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA - GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL UFMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA - GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL UFMG"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

_________________________________________________________________________________________________________________________ MINUTA-PARÂMETRO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DA UFMG, REFERENTE À LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO, POR MEIO DE REGISTRO DE PREÇOS, DESTINADA À AQUISIÇÃO DE BENS, EXCETO DE INFORMÁTICA

ANEXO Nº

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº Processo nº

Pregão Eletrônico nº

Fornecedor: ... CNPJ:... Telefone: ... e-mail:... Contato: ... End.:... Banco: ... Agência: ... Corrente...

Ao(s) .... (....) dia(s) do mês de ... de 20..., a Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio da(o) ... (nome da Unidade/Órgão competente), CNPJ nº 17.217.985/...-..., com endereço na Avenida ... - CEP:..., neste ato representada por seu (sua) ...

(Cargo e nome da autoridade da UFMG, competente para assinar a Ata), ... (nome da respectiva autoridade), CI

nº ..., CPF nº ..., e a empresa ..., neste ato representada por seu (sua) ...(cargo), ... (nome do representante), CI nº ..., CPF nº..., resolvem firmar a presente Ata de Registro de Preços, observadas as disposições da Lei nº 10.520, de 17/07/2002; da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006; dos Decretos nos 3.931, de 19/09/2001; 3.555, de 08/08/2000; 5.450, de 31/05/2005; 3.722, de 09/01/2001; 6.204, de 05/09/2007 e, subsidiariamente, das Leis nos 8.666, de 21/06/1993, e 8.078, de 11/09/1990, e as condições enunciadas nas cláusulas seguintes:

1. DO OBJETO

A presente Ata tem por objeto o Registro de Preços para a aquisição parcelada de ... (p. ex. “material de limpeza” , “material de expediente” , “material elétrico”, etc., conforme consta no Edital), relativo ao(s) item(ns)

adjudicado(s) para a empresa signatária desta Ata, conforme quantitativos e especificações abaixo: ...(preencher de acordo com o(s) item(ns) adjudicado(s), nos termos da proposta vencedora).

2. DA VIGÊNCIA:

2.1. A presente Ata terá vigência 12 (doze) meses, a partir da data de sua publicação.

2.2. Durante o prazo de vigência desta Ata a UFMG não ficará obrigada a efetivar as contratações que dela

poderão advir, sendo-lhe facultada a adoção de outros meios para aquisição do objeto, respeitada a legislação relativa a licitações.

(2)

_________________________________________________________________________________________________________________________ 3.1. Os termos da presente Ata deverão ser cumpridos fielmente pelas partes, de acordo com as condições

avençadas no Edital do Pregão Eletrônico para Registro de Preços nº ..., Processo nº ... e com o disposto na legislação aplicável.

4. DA OBRIGAÇÃO DE MANTER AS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EXIGIDAS NA LICITAÇÃO

4.1. As condições de habilitação e qualificação exigidas no Edital do Pregão Eletrônico nº ... deverão ser

mantidas, durante toda a vigência da presente Ata, pela adjudicatária, ficando facultado à UFMG, a qualquer momento, exigir a apresentação dos documentos comprobatórios.

5. DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO, VALIDADE/GARANTIA E RECEBIMENTO 5.1. Das Condições para o fornecimento:

5.1.1. O fornecimento do(s) bem(ns) dar-se-á de forma parcelada, mediante solicitação formal da UFMG, de

acordo com a sua necessidade e conveniência, cabendo-lhe determinar o quantitativo e a data de cada fornecimento.

5.1.2. A cada fornecimento, comparar-se-ão, sempre, os preços registrados com os de mercado, para iguais

quantidades, prazos de entrega, validade ou garantia dos bens e condições de pagamento.

5.1.3. Após o recebimento da Nota de Empenho, a empresa adjudicatária deverá atender ao solicitado, emitindo

Nota Fiscal/Fatura do fornecimento efetivado, em nome da UFMG, devendo o(s) bem(ns) ser entregue(s) nos locais indicados nas respectivas Notas de Empenho ou, quando for o caso, na presente Ata, na forma e condições estabelecidas no Edital do Pregão Eletrônico nº ... . Em hipótese alguma, a Universidade arcará com despesas de fretes, relativos aos fornecimentos advindos do Sistema de Registro de Preços.

5.1.4. Durante a validade dos preços registrados, a adjudicatária não poderá alegar a indisponibilidade do(s)

bem(ns) ofertado(s), sob pena de lhe serem aplicadas as sanções previstas no item 8 desta Ata.

5.2. Prazo de ... (definir, conforme a natureza do objeto, se o prazo será de vida útil/validade ou de garantia): no

mínimo, de ... (fixar o prazo), a contar ... (definir o marco para início da contagem do prazo, fazendo constar “do recebimento definitivo”, se a garantia for prestada pelo fornecedor, ou “do recebimento provisório”, se a garantia for prestada pelo fabricante.).

No caso de material de consumo, sujeito a prazo de validade/vida útil, inserir subitem 5.2.1, com a redação sugerida abaixo, podendo ser alterada conforme necessidade e conveniência da Administração, em função do objeto da Licitação.

5.2.1. Deverá(ao) ser entregue(s) bem(ns) de fabricação recente, em cuja(s) embalagem(ns) conste(m) as datas

de fabricação e prazo de validade ou de vida útil. No prazo de validade ou vida útil e em condições normais de estocagem, uso ou manuseio, perdendo o(s) bem(ns) suas características ou deteriorando-se, deverá(ao) ser trocado(s), no prazo máximo de ... (...) (fixar), contados da comunicação da UFMG, por conta e ônus do fornecedor.

(3)

_________________________________________________________________________________________________________________________

Em se tratando de de bens sujeitos a garantia (p.ex. equipamentos, aparelhos, máquinas, etc.), exceto de informática, o subitem 5.2.1, terá a seguinte redação:

5.2.1. No período de garantia, o reparo deverá ser prestado no prazo máximo de ... (...) (fixar), contados da comunicação da UFMG, no local de instalação do(s) bem(ns) ou na oficina técnica, quando o conserto assim o exigir; nessa última hipótese, o transporte será por conta e ônus do fornecedor. Havendo necessidade, deverá ser realizada a troca do(s) bem(ns) ou do(s) componente(s) defeituoso(s), no prazo de ... (...) (fixar) e ... (...) (fixar), respectivamente, contados da comunicação da UFMG, por conta e ônus do fornecedor. Quando a garantia for do fabricante, o reparo deverá ser prestado em oficina técnica autorizada, aplicando-se, no que couber, as condições estabelecidas neste subitem para troca do produto ou peça defeituosa, sendo o transporte por conta e ônus do fornecedor.

5.3. Prazo de entrega: no máximo de ... dias (definir o prazo de entrega do(s) bem(ns), ou das respectivas

parcelas, especificando se serão considerados dias úteis ou corridos), contados do(a) ... (definir o marco para início da contagem do prazo).

O marco para contagem do prazo de entrega, quando há contrato, usualmente conta-se a partir da data de sua assinatura; quando não há exigência do instrumento contratual, conta-se, usualmente, a partir do recebimento da Nota de Empenho.

5.3.1. Local(is) de entrega: Os bens deverão ser entregues nas respectivas Unidades/Órgãos solicitantes, de

acordo com os endereços indicados nas respectivas Notas de Empenho (ou informar na própria Ata o local e endereço de entrega, na hipótese de ser apenas um local) . Os endereços de todas as Unidades/Órgãos participantes do Registro de Preços constam no Anexo.... do Edital do Pregão Eletrônico nº ..., observados os horários de .... a ... e de ... a ... (definir).

Caso sejam poucas Unidades/Òrgãos , substituir, no subitem 5.3.1, “constam no Anexo ... do Edital” por “nos locais

abaixo indicados”.

5.4. Cumprida a obrigação, o objeto da licitação será recebido:

I. Provisoriamente, pelo servidor responsável, por meio de carimbo aposto no verso da Nota Fiscal, devidamente

datado e assinado, para efeito de posterior verificação da conformidade do bem com as especificações exigidas no Edital do Pregão Eletrônico nº ... e com a proposta vencedora.

II. Definitivamente, depois de verificada a conformidade do objeto com as especificações exigidas no Edital do

Pregão Eletrônico nº ... e com a proposta vencedora, bem como o atendimento pleno quanto à sua qualidade e quantidade e conseqüente aceitação, em até 30 (trinta) dias após o recebimento provisório ou, em casos excepcionais, em até 90 (noventa) dias.

Em se tratando de bens (p.ex. equipamentos, aparelhos, máquinas, etc.), inclusive aqueles de grande vulto e os sujeitos à instalação, deverá constar o inciso III com a seguinte redação:

III- Após o recebimento provisório ou, quando for o caso, do término da instalação, poderão ser feitos testes

no(s) bem(ns), para comprovar sua perfeita funcionalidade e, caso seja verificada qualquer irregularidade, deverá(ão) ser substituído(s) por conta e ônus da contratada, no prazo máximo de ... (...) (fixar), contados da data em que ocorreu a comunicação pela UFMG. Somente após o cumprimento dessa determinação pela contratada,

(4)

_________________________________________________________________________________________________________________________

será o objeto dado como recebido definitivamente e aceito.

5.5. A Administração rejeitará, no todo ou em parte, o(s) bem(ns) fornecido(s) em desacordo com os termos do

Edital, desta Ata e de outros anexos, se houver.

5.6. Se no ato da entrega do(s) bem(ns) a nota fiscal/fatura não for aceita pela Administração, devido a

irregularidades em seu preenchimento, será procedida a sua devolução para as necessárias correções. Somente após a reapresentação do documento, devidamente corrigido, e observados outros procedimentos, se necessários, procederá a Administração ao recebimento provisório do(s) bem(ns).

6. DO PAGAMENTO

6.1. O prazo previsto para o pagamento é de até ... (definir o prazo, até 07 dias) dias úteis, após ... (fixar o

marco, que deverá ser a partir do recebimento provisório ou definitivo ou do término da instalação, do(s) bem(ns), ou de suas respectivas parcelas), objeto desta Ata.

6.2. O pagamento, cujo valor será fixo e irreajustável, se dará mediante Ordem Bancária do Banco do Brasil,

para a conta indicada pela adjudicatária.

6.3. Em hipótese alguma a Universidade efetuará pagamento por meio de boleto bancário.

6.4. Na hipótese de protesto indevido de qualquer título, a Administração aplicará a penalidade prevista no inciso V, do subitem 8.1, desta Ata, sem prejuízo da devida indenização.

6.5. Entende-se como data de pagamento a da ordem bancária emitida pela UFMG junto ao Banco do Brasil. 6.6. Se o(s) bem(ns) for(em) entregue(s) fora do prazo avençado, a UFMG poderá deduzir do montante da

Fatura/Nota Fiscal o valor correspondente à multa a ser aplicada.

6.7. Quando for(em) entregue bem(ns) fora das especificações, e caso a UFMG ainda não tenha efetuado o

pagamento, poderá deduzir da Fatura/Nota Fiscal o valor correspondente à multa a ser aplicada.

6.8. No prazo previsto no subitem 6.1, constatando-se que o fornecimento do bem(ns) não atende(m) às

especificações/condições estabelecidas noEdital do Pregão Eletrônico nº ... e nesta Ata de Registro de Preços, a Administração se reserva o direito de suspender o pagamento, até que sejam sanadas as irregularidades, sem que tal procedimento lhe acarrete encargos financeiros adicionais.

6.9. Se a UFMG já tiver pago à Contratada e esta não tiver sanado, no prazo concedido pela Administração, os

problemas constatados, além das multas previstas, a Contratada deverá ressarcir os valores por ela recebidos, atualizados monetariamente pelo IGP-DI, da data do pagamento até a data do efetivo ressarcimento.

6.10. Ocorrendo as hipóteses previstas nos subitens 6.6 e 6.7, após a adoção dos procedimentos administrativos

cabíveis, sendo julgada procedente a defesa apresentada pela Adjudicatária, o valor deduzido será devolvido.

6.11. A UFMG, na data do pagamento, efetuará as retenções devidas, se houver, de acordo com a legislação e

normas vigentes.

(5)

_________________________________________________________________________________________________________________________

obrigação financeira que lhe for imposta, em virtude de penalidade ou inadimplência.

6.13. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a Contratada não tenha concorrido, de alguma

forma, para tanto, fica convencionado que a taxa de compensação financeira devida pela Contratante, entre a data do vencimento e o efetivo adimplemento da parcela, é calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP, sendo: EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento; VP = Valor da parcela a ser paga.

I = Índice de compensação financeira = 0,00016438, assim apurado: I = (TX)

I = (6/100) 365

I = 0,00016438

TX = Percentual da taxa anual = 6%.

7. DA REVISÃO DOS PREÇOS

7.1. Os preços registrados poderão ser revistos, a qualquer tempo, em decorrência de eventual redução daqueles

praticados no mercado ou de fato que eleve o custo dos bens objeto do Registro de Preços, cabendo à UFMG promover a negociação junto ao fornecedor do(s) bem(ns), nos termos do artigo 12, do Decreto nº 3.931/2001.

7.2. Quando o preço inicialmente registrado, por motivo superveniente, tornar-se superior ao preço praticado no

mercado, a UFMG deverá:

7.2.1. Convocar o fornecedor signatário desta Ata para a negociação visando a redução do preço e sua adequação

ao praticado pelo mercado.

7.2.2. Frustrada a negociação, o fornecedor será liberado do compromisso assumido, devendo a UFMG convocar

outro fornecedor, observada a ordem de classificação, para negociação.

7.2.3. A revisão dos preços deverá ser devidamente justificada e acompanhada de documentos comprobatórios, a

qual deverá ser aceita pela UFMG ou pelo fornecedor.

7.3. Quando o preço de mercado tornar-se superior ao registrado e o fornecedor, mediante requerimento

devidamente comprovado e apresentado antes do pedido de fornecimento, não puder cumprir o compromisso, a UFMG poderá liberá-lo do compromisso assumido, sem aplicação de penalidade, devendo convocar outro fornecedor, observada a ordem de classificação, para negociação.

7.4. Não havendo êxito nas negociações, a UFMG revogará a Ata de Registro de Preços, adotando as medidas

(6)

_________________________________________________________________________________________________________________________ 8. DAS PENALIDADES

8.1. A licitante que descumprir quaisquer condições da presente Ata ficará sujeita, sem prejuízo de outras

cominações legais, às penalidades previstas no artigo 7º, da Lei n.º 10.520/2002, e na Lei 8.666/93, quais sejam:

I. Advertência;

II. Multa de 0,5% (meio por cento), por dia de atraso na entrega do objeto ou parte dele, calculada sobre o

respectivo valor, respeitado o limite de 20% (vinte por cento) e observado o valor mínimo de R$ 50,00;

III. Multa de 20% (vinte por cento), aplicada sobre o valor total da obrigação, pela não aceitação da nota de

empenho dentro do prazo de validade da presente Ata; ou pela não entrega do(s) bem(ns); ainda, pela não assinatura, no prazo estabelecido, da Ata de Registro de Preços e/ou do instrumento contratual, se houver; ou pela não prestação da assistência técnica ou pela sua prestação em desacordo com as condições avençadas, quando for o caso;

IV. Multa de 10% (dez por cento), a ser aplicada sobre o valor correspondente ao item ou parte do item entregue

com defeito e/ou fora das especificações exigidas, a qual será descontada do valor relativo à próxima fatura a ser paga. Quando aplicada no último mês do fornecimento, será descontada da garantia, se houver, caso esta tenha sido prestada mediante caução em dinheiro; se efetivada em outras modalidades, poderá ser retida do último pagamento devido;

V. Multa de 30 % (trinta por cento) sobre o valor do título, em caso de protesto indevido;

VI. Impedimento de licitar e contratar com a Administração Pública Federal, pelo período de até 05 (cinco) anos

e descredenciamento no SICAF pelo mesmo período.

O valor mínimo mencionado no inciso II, do subitem 8.1, poderá ser majorado, a critério da Administração, em função do valor do (s) bem (ns) a ser (em) adquiridos.

8.2. O fornecedor terá o seu registro cancelado quando: I- descumprir as condições da Ata de Registro de Preços;

II- não retirar a respectiva Nota de Empenho ou instrumento equivalente, no prazo estabelecido pela UFMG,

sem justificativa aceitável;

III- não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese de este se tornar superior aqueles praticados no

mercado.

IV- presentes razões de interesse público.

8.2.1. O cancelamento do registro nas hipóteses previstas, será formulado por autoridade competente.

8.3. A aplicação de uma das penalidades previstas no subitem 8.1 não exclui a possibilidade da aplicação de

outras.

(7)

_________________________________________________________________________________________________________________________

garantindo-se-lhe ampla defesa.

8.5. A sanção prevista no inciso VI do subitem 8.1 poderá se aplicada, também, nas hipóteses de que trata o

artigo 88 da Lei nº 8.666/93.

8.6. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores

– SICAF.

8.7. Se houver fornecimento de bens, comprovadamente, falsificados e/ou de origem ilícita, o fato será oficiado ao Ministério Público Federal, para promoção de ação penal pública, nos termos do artigo 100, da Lei nº 8.666/93, sem prejuízo da aplicação das penalidades cabíveis.

9. DA DOTAÇAO ORÇAMENTÁRIA

9.1. As despesas decorrentes da contratação objeto desta Ata correrão por conta ... (preencher com os

dados necessários).

Caso não seja possível informar todos os dados, acrescentar ao subitem acima texto dispondo que os demais dados constarão na Nota de Empenho e/ou no contrato, se houver, referentes ao respectivo fornecimento.

10. DO GESTOR DO REGISTRO DE PREÇOS

10.1. Nos termos do inc. III, do art. 1º, do Decreto nº 3.931/2001, o órgão gerenciador do presente Registro de

Preços é ... (definir a Unidade e/ou Órgão e a(o) respectiva(o) Seção/Setor).

11. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

11.1. O fornecedor, após a assinatura da ARP, ficará obrigado a aceitar, nas mesmas condições pactuadas, os

acréscimos que se fizerem necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado da ARP.

11.2. A autoridade competente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrentes de fato

superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

11.3. Por força do disposto no art. 109, inciso I, da Constituição Federal, o Foro da Justiça Federal, Seção

Judiciária Minas Gerais, será competente para dirimir dúvidas e/ou questões resultantes deste instrumento. Por estarem as partes acordadas, assinam a presente Ata em duas vias, de igual teor e forma.

Belo Horizonte, ... de ... de 20...

(Cargo e nome da autoridade da UFMG, competente para assinar a Ata) (Representante legal da Empresa)

Referências

Documentos relacionados

Foram produzidas diversas alterações nesta matéria, desde logo no conceito de membro, que é configurado numa aceção genérica, de modo a destrinçar os cooperadores –

Por isso, atualmente, os indivíduos que apresentam pressão arterial classificada como normal limítrofe (pressão sistólica entre 130 mmHg e 139 mmHg e pressão

2.11 - O candidato que não tenha indicado atendimento especial previsto no item 2, no momento da inscrição do processo seletivo, ou adquirir necessidade de

o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, e o

Os heróis das epopeias, reais ou lendários, individuais ou coletivos, são integrantes de grupos étnicos e seus represen- tantes; assim sendo, ao serem celebrados, são-no como

Nesse sentido, buscaremos realizar uma união entre as disposições sobre o ambiente, o estudo sobre degradação, dano e vulnerabilidade ambiental, o alcance de uma

Denise Goulart Schlickmann Roberta Maia Gresta Bruno Cezar Andrade de Souza Polianna Pereira dos Santos. uma análise por servidores uma análise

••••• Na Folha de Respostas, identifique o número das questões e utilize APENAS o espaço destinado a cada uma, indicando, DE MODO COMPLETO, AS ETAPAS E OS CÁLCULOS envolvidos