• Nenhum resultado encontrado

Todas as questões devem apresentar resolução, inclusive as questões teste.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Todas as questões devem apresentar resolução, inclusive as questões teste."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Lista de Recuperação - Química 1- 1o ano - 1o Semestre.

Todas as questões devem apresentar resolução, inclusive as questões teste.

1-A figura adiante mostra o esquema de um processo usado para a obtenção de água potável a partir de água salobra (que contém alta concentração de sais). Este "aparelho" improvisado é usado em regiões desérticas da Austrália.

a) Que mudanças de estado ocorrem com a água, dentro do "aparelho"? b) Onde, dentro do "aparelho", ocorrem estas mudanças?

c) Qual destas mudanças absorve energia e de onde esta energia provém?

2-O gráfico abaixo representa a variação de temperatura observada ao se aquecer uma substância A durante cerca de 80 minutos.

a) A faixa de temperatura em que a substância A permanece sólida é _________________.

b) A faixa de temperatura em que a substância A permanece líquida é ___________________.

(2)

3-Um dos critérios utilizados pelos químicos para classificar as substâncias leva em consideração, principalmente, o tipo de elemento e o número de átomos desse elemento. Muitas propriedades são decorrentes dessas combinações. A tabela a seguir contém propriedades de algumas substâncias.

a) Em que estado físico se encontra a glicerina num dia muito frio, com a temperatura próxima a 0°C ?

b) Uma mistura de eugenol e glicerina pode ser separada por adição de água? Justifique.

4-Evidências experimentais mostram que somos capazes, em média, de segurar por um certo tempo um frasco que esteja a uma temperatura de 60°C, sem nos queimarmos. Suponha uma situação em que dois béqueres contendo cada um deles um líquido diferente (X e Y) tenham sido colocados sobre uma chapa elétrica de aquecimento, que está à temperatura de 100°C. A temperatura normal de ebulição do líquido X é 50°C e a do líquido Y é 120°C.

Após certo tempo de contato com esta chapa, qual dos frascos poderá ser tocado com a mão sem que se corra o risco de sofrer queimaduras? Justifique a sua resposta.

5-indique se as afirmativas são verdadeiras com a letra (V) ou falsas com a letra (F).

a) ( ) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que após algum tempo elas secam. Nesse caso a água mudou do estado líquido para o estado gasoso.

b) ( ) Fusão é a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso. c) ( ) A água é mais importante para os seres vivos no estado gasoso.

d) ( ) A passagem da água do estado gasoso para o líquido se chama condensação. e) ( ) O ar que está a nossa volta sempre possui um pouco de água no estado líquido: é o vapor d'água, invisível a nossos olhos.

6-Dois béqueres iguais, de capacidade calorífica desprezível, contendo quantidades diferentes de água pura a 25°C, foram aquecidos, sob pressão constante de 1atm, em uma mesma chama. A temperatura da água em cada béquer foi medida em função do tempo de aquecimento, durante 20 minutos. Após esse tempo, ambos os béqueres continham

expressivas quantidades de água. Os resultados encontrados estão registrados nos gráficos a seguir.

(3)

1- INDIQUE o valor das temperaturas TÛ e T½. JUSTIFIQUE sua resposta.

2- INDIQUE o béquer que contém maior quantidade de água. JUSTIFIQUE sua resposta. 3- CALCULE a massa de água no béquer B, caso o béquer A contenha 200g de água. INDIQUE seu cálculo.

4- INDIQUE qual dos dois gráficos apresentaria um patamar maior se a temperatura dos béqueres continuasse a ser anotada até a vaporização total da água. JUSTIFIQUE sua resposta.

7-O poema apresentado na coletânea faz alusão ao açúcar da cana. A preocupação do poeta não é com a química, embora passagens do poema possam permitir alguma leitura nessa área. Nas questões a serem respondidas, serão citadas algumas passagens do poema, que, sugerimos, seja lido no todo para facilitar as respostas.

a) No início o poeta fala em "branco açúcar" e depois usa "vejo-o puro". Justifique, sob um ponto de vista químico, por que nem sempre é apropriado associar as palavras "branco" e "puro".

b) Mais à frente, o poeta usa a construção: "flor que dissolve na boca". Se essa frase fosse usada por um químico, como ele justificaria, através de interações intermoleculares, o processo mencionado?

c) Quase ao final, o poeta usa a expressão: "plantaram e colheram a cana que viraria açúcar". Se um químico estivesse usando essa frase numa explanação sobre o processo de fabricação do açúcar, muito provavelmente ele colocaria, após a palavra "cana", uma seqüência de termos técnicos para descrever o processo de obtenção do açúcar, e eliminaria as palavras "que viraria açúcar". A seguir são listados os termos que o químico usaria. Coloque-os (todos) na seqüência certa que o químico usaria ao descrever a produção do açúcar, reescrevendo a frase completa: SECARAM-NO, CRISTALIZARAM O AÇUCAR, ENSACANDO-O,

(4)

8-As "margarinas", muito usadas como substitutos da manteiga, contêm gorduras vegetais hidrogenadas. A diferença fundamental entre uma margarina "light" e outra "normal" está no conteúdo de gordura e de água.

Colocou-se em um tubo de ensaio uma certa quantidade de margarina "normal" e, num outro tubo de ensaio, idêntico ao primeiro, colocou-se a mesma quantidade de margarina "light". Aqueceram-se em banho-maria os dois tubos contendo as margarinas até que aparecessem duas fases, como esquematizado na figura.

a) Reproduza, na resposta, a figura do tubo correspondente à margarina "light", identificando as fases lipídica e aquosa.

b) Admitindo que as duas margarinas tenham o mesmo preço e considerando que este preço diz respeito, apenas, ao teor da gordura de cada uma, em qual delas a gordura custa mais e quantas vezes (multiplicação) este preço é maior do que na outra?

9-Grãos de polietileno (“= 0,93g/cm3), plástico muito utilizado em embalagens devido a sua baixa reatividade, podem ser separados de grãos de PVC (“= 1,05g/cm3), plástico muito utilizado em tubos devido a sua resistência mecânica e facilidade de moldagem, quando misturados, por simples adição de água (“= 1,00g/cm¤). Explique este fato dando o nome do processo utilizado.

10-Numa balança improvisada, feita com um cabide, como mostra a figura abaixo, nos

recipientes (AeB) foram colocadas quantidades iguais de um mesmo sólido, que poderia ou ser palha de ferro ou ser carvão.

Foi ateado fogo à amostra contida no recipiente B. Após cessada a queima, o arranjo tomou a seguinte disposição:

(5)

a) Considerando o resultado do experimento, decida se o sólido colocado em A e B era palha de ferro ou carvão. Justifique.

b) Escreva a equação química da reação que ocorreu.

11-A queima de 46g de etanol (álcool etílico) consome 96g de oxigênio. Que massa de oxigênio consumirá a queima de 920g de álcool?

12- 100g de carbonato de cálcio (CaCO3) reagem com 36,5g de ácido clorídrico (HCl), que massa de ácido é necessária para reagir completamente com 400g de carbonato de cálcio?

13-Ao adicionarmos 4g de cálcio (Ca) a 10g de cloro (Cl) obteremos 11,1g de cloreto de cálcio (CaCl2) e um excesso de 2,9g de cloro. Se, num segundo experimento, adicionarmos 1,6g de cálcio a 30g de cloro, quais serão as massas de cloreto de cálcio e de excesso de cloro obtidas? Quais Leis das Combinações nos auxiliam na resolução desta questão?

14- 22,4g de pregos, são deixados expostos ao ar. Supondo que, os pregos sejam constituídos unicamente por átomos de ferro e, que após algumas semanas a massa dos mesmos pregos tenha aumentado para 32g, pergunta-se:

I) Que fenômeno ocorreu com os pregos?

II) Que massa de oxigênio foi envolvido no processo?

III) Em que Lei das Combinações Químicas você se baseou para responder o item anterior?

15-Aquecendo-se 21g de ferro com 15g de enxofre obtém-se 33g de sulfeto ferroso, restando 3g de enxofre.

Aquecendo-se 30g de ferro com 16g de enxofre obtém-se 44g de sulfeto ferroso, restando 2g de ferro.

Demonstrar que esses dados obedecem às leis de Lavoisier (conservação da massa) e de Proust (proporções definidas).

(6)

16-O Princípio de Avogadro estabelece que:

"Gases quaisquer, ocupando o mesmo volume, nas mesmas condições de temperatura e pressão contém o mesmo número de moléculas".

Considere volumes iguais de CO, CO2, C2H4 e H2, todos à mesma temperatura e pressão. Pergunta-se: onde há maior número de átomos de

a) oxigênio? b) carbono? c) hidrogênio? Justifique suas respostas

17-O esquema adiante representa a distribuição média dos elementos químicos presentes no corpo humano.

(Adaptado de SNYDER, Carl H. The extraordinary chemistry of ordinary things. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1997.)

O elemento que contribui com a maior massa para a constituição do corpo humano é: a) carbono b) oxigênio c) nitrogênio d) hidrogênio

18-Quantos componentes e quantas fases apresenta um sistema formado por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha, 100mL de álcool, 100mL de água e dois cubos de gelo?

19-Considere as seguintes propriedades de três substâncias líquidas:

Misturando-se volumes iguais de hexano, tetracloreto de carbono e água, será obtido um sistema

(7)

a) monofásico.

b) bifásico, no qual a fase sobrenadante é o hexano.

c) bifásico, no qual o sobrenadante é o tetracloreto de carbono. d) trifásico, no qual a fase intermediária é o tetracloreto de carbono.

e) bifásico ou trifásico, dependendo da ordem de colocação das substâncias durante a preparação da mistura.

20-Um professor realizou várias experiências (a 20°C e 1 atm) e organizou a seguinte tabela:

De acordo com a tabela, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O estado físico da substância D, à temperatura ambiente, é gasoso.

b) Se misturarmos a substância B com a substância D, à temperatura ambiente, forma-se uma mistura homogênea.

c) A substância mais volátil, à temperatura ambiente, é a A.

d) Se misturarmos as substâncias A, C e água, forma-se um sistema difásico.

e) O processo mais adequado para separarmos uma mistura da substância C com a água, à temperatura ambiente, é destilação simples.

21-Numere a 2_ coluna de acordo com a 1_ coluna: (1) FUSÃO

(2) EVAPORAÇÃO (3) LIQUEFAÇÃO (4) SOLIDIFICAÇÃO

( ) Passagem do líquido para o gasoso ( ) Passagem do líquido para o sólido ( ) Passagem do gasoso para o líquido ( ) Passagem do sólido para o líquido

22-Determinar o valor de "x" da espécie KMnOÖ sabendo-se que cada fórmula da espécie tem massa igual a 158u. Dados: O = 16 u; K = 39 u; Mn = 55 u

(8)

23-Dois frascos idênticos estão esquematizados abaixo.

Um deles contém uma certa massa de água (H‚0) e o outro, a mesma massa de álcool (CHƒCH‚OH).

Qual das substâncias está no frasco A e qual está no frasco B? Justifique.

24-Um elemento M apresenta os isótopos ¨ªM e ©¢M. Sabendo que a massa atômica do elemento M é 79,90u, determine os percentuais de cada isótopo do elemento M.

25-Uma receita de biscoitinhos Petit Four de laranja leva os seguintes ingredientes:

A densidade aparente da "massa" recém preparada e antes de ser assada é de 1,10g/cm¤. Entende-se por densidade aparente a relação entre a massa da "massa" ou do ingrediente, na "forma" em que se encontra, e o respectivo volume ocupado.

Qual o volume ocupado pela "massa" recém preparada, correspondente a uma receita

26-Uma barra de certo metal, de massa igual a 37,8g, foi introduzida num cilindro graduado contendo água. O nível da água contida no cilindro, antes (1) e após (2) a imersão da barra metálica é mostrado na figura.

(9)

Analisando-se a figura, pode-se afirmar que o metal da barra metálica é provavelmente o

a) Ag, d = 10,50 g/cm¤ b) AØ, d = 2,70 g/cm¤ c) Fe, d = 7,87 g/m¤ d) Mg, d = 1,74 g/m¤ e) Pb, d = 11,30 g/cm¤

27-A massa e o volume da amostra de um dos três materiais foram determinados a 30°C, encontrando-se os valores de 25g e 50mL, respectivamente. Com base nesta informação e nas figuras I e II é INCORRETO afirmar com relação à amostra:

a) O seu ponto de ebulição é de 60°C.

b) É constituída do material mais denso entre os três.

c) Durante a determinação da massa e do volume, ela se encontrava no estado líquido. d) A 80°C, ela será um gás.

(10)

28-Considere as figuras a seguir:

Com base nas informações disponíveis sobre os materiais A, B e C, e sabendo-se que eles não interagem entre si, a figura que melhor representa uma mistura dos três materiais, a 30°C, é a:

a) I b) II c) III d) IV e) V

29-O vidro é um material cujo estado físico tem características de um sólido quando observado visualmente e de um líquido quando se considera o grau de organização das partículas que os constituem. Por isso, alguns autores consideram a existência de um "estado vítreo" que inclui o vidro e outros materiais de comportamento semelhante, como certos plásticos. Suponha que um conjunto de bolinhas de isopor seja utilizado como modelo para representar a organização das partículas no "estado vítreo". Entre os modelos a seguir, o melhor para tal representação é

30-Quimicamente falando, não se deve tomar água ..., mas apenas água ... . A água ... inúmeros sais, por exemplo, o cloreto de ..., o mais abundante na água do mar. Em regiões litorâneas, ameniza variações bruscas de temperatura, graças à sua capacidade de armazenar grande quantidade de energia térmica, o que se deve ao seu alto ... . Na forma de suor, sua evaporação abaixa a temperatura do corpo humano, para o que contribui seu elevado ... .

(11)

Completa-se corretamente o texto, obedecendo-se a ordem em que as lacunas aparecem, por: a) pura, potável, dissolve, sódio, calor específico, calor de vaporização.

b) de poço, pura, dissolve, magnésio, calor específico, calor de vaporização. c) destilada, potável, dilui, sódio, calor de vaporização, calor específico.

d) de poço, destilada, dissolve, magnésio, calor de vaporização, calor específico. e) pura, destilada, dilui, sódio, calor de vaporização, calor específico.

31-"Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas nos trechos de maior corredeira a quantidade de oxigênio aumenta". Ao ouvir esta informação de um técnico do meio ambiente, um estudante que passava pela margem do rio ficou confuso e fez a seguinte reflexão: "Estou vendo a água no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter acabado o oxigênio do rio?"

a) Escreva a fórmula das substâncias mencionadas pelo técnico. b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

32-Têm as seguintes misturas:

I. areia e água,

II. álcool (etanol) e água,

III. sal de cozinha(NaCØ) e água, neste caso uma mistura homogênea.

Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtração em funil com papel e, em seguida, o líquido resultante (filtrado) foi aquecido até sua total evaporação. Pergunta-se:

a) Qual mistura deixou um resíduo sólido no papel após a filtração? O que era esse resíduo? b) Em qual caso apareceu um resíduo sólido após a evaporação do líquido? O que era esse resíduo?

33-Um copo contém uma mistura de água, acetona, cloreto de sódio e cloreto de prata. A água, a acetona e o cloreto de sódio estão numa mesma fase líquida, enquanto que o cloreto de prata se encontra numa fase sólida. Descreva como podemos realizar, em um laboratório de química, a separação dos componentes desta mistura. De sua descrição devem constar as etapas que você empregaria para realizar esta separação, justificando o(s) procedimento(s) utilizado(s).

(12)

34-Um dos critérios utilizados pelos químicos para classificar as substâncias leva em consideração, principalmente, o tipo de elemento e o número de átomos desse elemento. Muitas propriedades são decorrentes dessas combinações. A tabela a seguir contém propriedades de algumas substâncias.

a) Em que estado físico se encontra a glicerina num dia muito frio, com a temperatura próxima a 0°C ?

b) Uma mistura de eugenol e glicerina pode ser separada por adição de água? Justifique.

35-Considere o esquema a seguir que mostra uma cadeia de produção de derivados do petróleo e seus processos de separação, representados em I, II e III, e responda ao que se pede.

a) Qual o método adequado para a separação dos componentes da mistura obtida após o processo de separação III? Admitindo não existir grandes diferenças entre as temperaturas de ebulição dos componentes individuais da mistura, explique sua resposta.

(13)

36-Indique se as afirmativas são verdadeiras com a letra (V) ou falsas com a letra (F).

a) ( ) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que após algum tempo elas secam. Nesse caso a água mudou do estado líquido para o estado gasoso.

b) ( ) Fusão é a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso. c) ( ) A água é mais importante para os seres vivos no estado gasoso.

d) ( ) A passagem da água do estado gasoso para o líquido se chama condensação. e) ( ) O ar que está a nossa volta sempre possui um pouco de água no estado líquido: é o vapor d'água, invisível a nossos olhos.

37-Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura de 50 °C (pressão ambiente = 1atm)?

38-Ácido acético e bromo, sob pressão de 1atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante. Nessas condições, qual é o estado físico preponderante de cada uma dessas substâncias?

(14)

Dados: o ácido acético apresenta temperatura de fusão igual a 17°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 118°C. O bromo apresenta temperatura de fusão igual a - 7°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 59°C.

39-Considere os pontos de ebulição, a 1,0 atm de pressão, das cinco substâncias a seguir: Nas CNTP, NÃO são gasosos:

a) amônia e cloro.

b) Sulfeto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio. c) benzeno e cloro.

d) benzeno e fluoreto de hidrogênio. e) amônia e sulfeto de hidrogênio.

40-No esquema a seguir, A, B e C representam os estados físicos de uma substância.

A ë aquecimento ë B ë resfriamento ë C

Pode-se afirmar que os estados físicos A, B e C são, respectivamente: a) sólido, líquido e gasoso.

b) líquido, sólido e gasoso. c) líquido, gasoso e sólido. d) gasoso, líquido e sólido. e) gasoso, sólido e líquido.

Referências

Documentos relacionados

[r]

acham que a criança tem que brincar com outros meios como correr, pular, etc. As crianças que não gostam de jogar são 3, tem idade de 3 anos e dois deles possuem irmãos mais velhos

O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 15 (quinze) dias a contar da publicação ou ciência pelo interessado da decisão

Integrating Construction Process Documentation into Building Information Modeling.. Journal of Construction Engineering and

Viktor Frankl passou pessoalmente por esta experiência prolongada de fracasso, por ter sido prisioneiro, em 1939, no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Grande

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Realizou-se estudo do tipo ecológico com o objetivo de investigar o perfil sociodemográfico e epidemiológico, a frequência de casos, os indicadores epidemiológicos