• Nenhum resultado encontrado

3/6. Explicou que realmente não há como realizar toda a revisão somente em uma reunião, sendo necessária esta reunião extraordinária.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3/6. Explicou que realmente não há como realizar toda a revisão somente em uma reunião, sendo necessária esta reunião extraordinária."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Ata da 17ª Reunião Extraordinária do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores, realizada no dia 11 de março de 2013, à sede da FESP Federação do Estado de São Paulo – José Getúlio, nº 78/80, 1º andar, Aclimação, São Paulo, SP.

Coordenação: Enfa. Karla Regina Dias de Oliveira – Gestão Institucional de Saúde – Unimed Brasil – Confederação Nacional das Cooperativas Médicas.

Redatora da Ata Enfermeira Débora de Menezes Tanabe Início da Reunião: 09h00min.

Item de Pauta Nº 01 Tema: Abertura Unimed: Brasil

Apresentação: Karla Regina Dias de Oliveira Resenha:

 Boas Vindas

Enfª Karla Regina de Oliveira agradece a todos os presentes pela participação da Reunião 17ª Extraordinária e esclarece a importância da participação dos membros do Conenfa para revisão do Anexo IV. Solicitou que fosse levado aos Dirigentes e Gestores que liberam a presença dos enfermeiros, pois de fato compreenderam a importância deste trabalho e o impacto na rotina de auditoria bem como na relação contratual com os prestadores.

Foi justificado que a realização na FESP foi à função da falta de sala na Unimed do Brasil, mas acha interessante essa mudança para aproximar ainda mais as Unimeds.

Explicou que realmente não há como realizar toda a revisão somente em uma reunião, sendo necessária esta reunião extraordinária.

Antes de iniciar as apresentações ficou acordado com o grupo, de forma a tornar a revisão mais dinâmica, que todos os itens e sugestões aprovados, que constam na ata 16 serão automaticamente inseridos nas diárias e taxas discutidas na reunião de hoje, somente não serão copiados novamente nesta ata.

Enfermeira Karla comenta sobre a dinâmica da reunião embasada na pauta, considerando que todos os times de Federações realizaram a revisão do Anexo IV comparando o item do manual com o disposto no Documento da Conta Aberta Aprimorada da ANS e por fim fazendo sugestões de alterações ou melhorias da redação do manual vigente. Portanto as alterações se referem a itens do Documento da ANS na íntegra ou com redação adaptada, bem como as sugestões dos times que

(2)

Ficou acordado com o grupo de constar nesta ata somente as alterações e sugestões aprovadas. Os itens que não sofreram modificações consideram-se aprovado manter a redação do manual vigente, para evitar repetir/escrever os itens nas diárias e taxas hospitalares no decorrer do texto da ata.

A vigência será somente após o término total da revisão, mas a cada etapa revisada o conteúdo será apresentado no Comitê Consultivo e no Colégio.

Esta ata se refere à ata 59 do CNA realizado em 20 de março de 2013.

Item de Pauta Nº 02

Tema: 8° Congresso Unimed de Auditoria em Saúde - Maceió Membros do Conenfa

Apresentação: Karla Regina Dias de Oliveira Resenha:

Inicia-se a reunião informando que a data do congresso foi confirmada para 27,28 e 29 de Junho de 2013.

Todos os presentes contribuíram com temas, inclusive com os possíveis palestrantes da Unimeds em relação aos temas propostos.

Congresso Nacional Unimed de Auditoria em Saúde 2013 – 8ª edição- Comissão Científica de Enfermagem Hotel Ritz Lagoa da Anta / Maceió - Alagoas

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 546 Lagoa da Anta.

Temas propostos:

- Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais de Saúde- ministrada por Advogado e professor, abordagem atualizada sobre a legislação para médicos e enfermeiros - Palestrante enfermeira Karla fará o contato.

-Dinâmica Motivacional – Interagir com a plateia.

-Case Auditoria Concorrente- Enfª Cristiane - Federação Rio Grande do Sul apresentação da dinâmica das visitas, formulários utilizados, e a atuação junto aos prestadores.

(3)

-Nefrologia- Dra. Albertina – Federação Ceará com abordagem focada na auditoria dos procedimentos. -Pacotes (Federação CE, Unimed Fortaleza) será apresentado a experiência das e práticas das Unimeds -Negociação Unimed/ Prestador (Unimed Porto Alegre e Seguros) + (Patrícia- Louzada Intra Nordeste Paulista) focado em negociações realizadas por enfermeiros junto aos prestadores, com negociação de tabelas, valores entre outros aspectos.

-AJIUS - Indicadores, as alterações da ferramenta e prazos verificar se será realizado na sala de enfermagem ou programação conjunta.

Item de Pauta Nº 03

1. Unimed: Federação Rio Grande do Sul e Singulares: Unimed Erechim, Unimed Planalto Médio e Unimed Porto Alegre.

Apresentação: Enfa. Gabriela Picoli como suplente da Enfermeira Cristiane representando a Federação Rio Grande do Sul, nomeada para votar pela Federação.

Apresentação do item: Taxa de Sala de Observação

Para esta taxa também foram aprovados inserir os itens de sugestões aprovadas para a diária 1.

Foi comentado pelos membros que a taxa de sala de observação é utilizada no intercambio nacional de forma equivocada, esta taxa foi criada para as situações em que o paciente receberia medicação e precisaria de observação.

Hoje é utilizada nos casos de atendimento de urgência e emergência, pois não esta taxa para ser cobrada no intercâmbio nacional.

Estes atendimentos são causadores de grandes divergências e glosas, pois no caso de administração de medicamentos, a análise da pertinência técnica está individualizada, ou seja, depende da interpretação técnica dos médicos auditores e enfermeiros de cada Unimed.

Não há definição de critérios de pagamentos ou listagem de medicamentos que podem ser remunerados e administrados para esta taxa, a decisão de glosar ou não tem critério individual.

(4)

Enfermeira Karla informa que a farmacêutica Carla Tozato está pesquisando na lei e nas práticas das farmácias quais as medicações que podem ser aplicadas, pois se a farmácia não tem autorização para a aplicação, a alternativa do cliente é procurar o pronto socorro/pronto atendimento dos hospitais.

Os casos de maior divergência se referem justamente aos atendimentos rápidos de aplicação de medicamentos endovenosos (buscopan, dipirona, antieméticos, noripurum, tilatil); intra muscular (antinflamatórios, lisador).

Outro problema identificado se refere ao tempo de observação e quadro evolui para internação. Segundo alguns membros o conceito não deixa claro, sobre a cobrança da taxa de observação concomitantemente com a diária de internação. Todos entendem que podem ser cobrada ou somente a taxa de observação ou somente a diária de internação, mas relatam que recebem as duas cobranças.

Ficou acordado com os membros que esta parte do conceito será encaminhada ao Comitê Consultivo e CNA.

CONCEITO

Compreende o período entre a solicitação e o término da Observação Médica, em Sala de Repouso, em ambiente apropriado, com as devidas anotações em relatório médico e anotação de enfermagem. No Intercâmbio Nacional a taxa será pertinente para pagamento, baseada na análise da indicação

médica, diagnóstico, medicação administrada e justificativa técnica para a permanência em observação. Período que compreende a remuneração pela Taxa de Observação: de 0 a 06 horas.

Com relação à remuneração:

1. Taxa de Observação: período de 06 horas que será equivalente ao valor correspondente a esta taxa. 2. Período superior a 06h01 horas com limite máximo de 12h: a remuneração será aquela

correspondente a do Hospital Dia.

3. Ultrapassados as 12h01: a remuneração será aquela atribuída a Internação.

Sugestão Melhorar item 3: “a remuneração será correspondente somente a Diária de Internação. Deliberação: o Conceito desta taxa será validado pelo CNA

- No item: Cuidados e higiene pessoal do paciente, incluir a frase - está incluído o material utilizado.

(5)

O texto completo para inserir em diárias e taxas hospitalares:

Higiene pessoal do paciente, incluindo todo material utilizado, como: espátula, absorventes, hidratantes * dentifrício, sabonete de qualquer tipo e higienizante bucal, hastes de algodão para a higiene ocular, ouvido e nariz.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- No item: Instrumental/equipamentos básico para a cirurgia e também aqueles que são permanentes na unidade; incluir a frase - desinfecção e esterilização.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- No item: Instrumental/equipamentos de anestesia e também aqueles que são permanentes na unidade; incluir a frase - desinfecção e esterilização.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- No item: Rouparia permanente e descartável (alguns exemplos: avental cirúrgico, campo cirúrgico de qualquer tipo e modelo, inclusive os campos cirúrgicos adesivos iodoforados), escova para assepsia, máscara facial cirúrgica, gorro, propé e botas.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- No item: Manutenção de acesso venoso pérvio incluso: tampa com conector Luer-Lock, COMB RED e qualquer tipo ou modelo de oclusor, qualquer* tipo de *tampa Luer-Lock para dispositivo intravenoso incluir Preparo, instalação e manutenção de venóclise e aparelhos.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- Lixa cirúrgica permanente ou descartável- retirar desta taxa Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- Marcador cirúrgico, qualquer tipo ou modelo - retirar desta taxa Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

Cuidados de Enfermagem, alterações propostas pela Federação Rio Grande do Sul:

- No item administração de medicamentos por todas as vias; incluir a palavra- Preparo.

(6)

Preparo e administração de medicamentos por todas as vias. Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- Melhora da redação do eletrocardiógrafo:

O texto completo para inserir em todas diárias e taxas hospitalares:

- Eletrocardiógrafo o equipamento e a taxa do aparelho para o eletrocardiógrafo* o

Eletrocardiograma* – ECG: incluso o papel e os eletrodos descartáveis bem como todos os insumos necessários para realização do exame de eletrocardiograma;

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

Item de Pauta Nº 04

2. Federação Ceará, Federação Paraíba, Intrafederativa Norte/Nordeste e Singular Unimed Fortaleza.

Apresentação: Enfª. Josenice Correira de Souza Federação Paraiba e Enfª. Ênia Costa Federação Paraná

Apresentação do item: Taxa de Sala de Procedimento em Ambulatório.

Compreende a utilização de sala destinada a realização de procedimentos ambulatório, executados por profissional médicos e de enfermagem e que não demandem internação hospitalar.

Será remunerada taxa de sala de procedimento em ambulatório, conforme listagem aprovada na Ata 44ª Reunião do CNA sobre os procedimentos que necessitem internação, porém passíveis de serem realizados em ambulatório, fora do centro cirúrgico.

A referida taxa NÃO deve ser cobrada associada a outras taxas, ou seja: Taxa de Sala de Procedimento em Ambulatório + Taxa de Sala Cirúrgica. Taxa de Sala de Procedimento em Ambulatório + Taxa de Sala de Observação.

Deliberação: Decidido pelos membros do Conenfa que a definição de conceito de taxa de sala de procedimento de Ambulatório ficará para o Colégio Nacional de Auditores.

-Espaço físico (de acordo com as especificações da RDC nº 50/2002 da ANVISA); verificar se a aplicação é somente para esta taxa.

(7)

- No item: Equipamentos: Bisturi elétrico, placa de bisturi, caneta para bisturi, prolongador de caneta de bisturi (qualquer tipo ou modelo) inclui gel; incluir eletrodo de bisturi.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

O texto completo para inserir em todas diárias e taxas hospitalares:

Equipamentos: Bisturi elétrico, placa de bisturi, eletrodo de bisturi; caneta para bisturi, prolongador de caneta de bisturi (qualquer tipo ou modelo) inclui gel.

- Melhora da redação sobre monitores:

O texto completo para inserir em todas diárias e taxas hospitalares:

Equipamentos de monitoração hemodinâmica e suporte ventilatório incluem cabos, circuito respiratório, máscaras nasais, bocais e faciais, com ou sem coxim, ambú e macronebulizador;

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- No item: Máscara Laríngea, incluir a frase - qualquer tipo ou modelo; O texto completo para inserir em todas nas taxas hospitalares: Máscara Laríngea qualquer tipo ou modelo.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- Melhora da redação sobre monitorização invasiva.

O texto completo para inserir em todas diárias e taxas hospitalares:

Monitorização Invasiva contínua do paciente (alguns exemplos: Pressão - Invasiva, PVC, PAM, Temperatura, Pressão Intracraniana); inclui cabos; Não inclui o material descartável para a instalação da monitorização invasiva.

(8)

Item de Pauta Nº 05

3. Unimed: Federação Goiás e Tocantins e Singulares: Unimed Anápolis, Unimed Catalão, Unimed Goiânia, Unimed Itumbiara e Unimed Rio Verde.

Apresentação dos itens:

14) Itens Não Incluídos na Composição das Diárias / Taxas Hospitalares;

14.1) Equipamentos ou Aparelhos Não Incluídos nas Diárias / Taxas Hospitalares; 14.2) Materiais Descartáveis;

14.3) Dietas Enterais Especiais Industrializadas e Suplementos Alimentares e Dietas Parenterais.

Apresentado pela Enfª Lucjane Mª Costa

Itens não inclusos na composição de diárias e taxas hospitalares, sugestão da Federação GO/TO: - Insumos para realização de curativos;

Deliberação: aprovados pelos membros do Conenfa.

- Hemocomponentes e Hemoderivados;

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa.

- Exames para diagnóstico, fisioterapia ou qualquer outra terapia; Deliberação: aprovados pelos membros do Conenfa.

- Eletrodos de qualquer tipo ou modelo, exceto para eletrocardiografia; Deliberação: aprovados pelos membros do Conenfa.

- No item Equipamentos, foram retirados os equipamentos que foram votados e analisados na sugestão da FESP.

Deliberação: aprovados pelos membros do Conenfa.

-No item equipamento: Microscópio Oftálmico;

Deliberação: Aguarda aprovação dos membros do CNA.

(9)

Deliberação: Aguarda aprovação dos membros do CNA.

- No equipamento : Intensificador de Imagem . VOTO MINERVA FED NO/NORDESTE;

Deliberação: Aguarda deliberação dos membros do CNA.

Consulta pública e sugestões/ propostas do Conenfa, as seguintes redações:

-14.3) Dietas Enterais especiais industrializadas e suplementos alimentares e dietas Parenterais. (vide capítulo de Nutrição Parenteral e Enteral).

ANS: Dietas Enterais industrializadas via sonda nasogástrica, gastrostomia, jejunostomia, ileostomia ou via oral e suplementos especiais.

-Dentro da composição das diárias e taxas hospitalares como incluso temos o texto:

Dietas e complementos alimentares por via oral de acordo com a prescrição médica, exceto dietas enterais industrializadas e suplementos alimentares;

Proposta Conenfa para o item 14.3 para análise CNA:

-Dietas enterais industrializadas, suplementos alimentares e dietas parenterais.

-Dietas enterais: industrializadas, via sonda oro e nasogastrica, nasoenteral, gastrostomia, jejunostomia e ileostomia.

-Especificar suplementos, fazer relação. CONCEITO para análise CNA:

Paga-se suplemento por via oral?

Entende-se por via oral: administrado para deglutir, como exemplo: paciente desnutrido (criança, idoso, adulto, politrauma, queimado, longa permanência). Paga-se: Nutridrink, Nutrn, Caseical, Benefiber, Fibermais, Cubitan.

Sonda Oro-gástrica, SNE e SNG.

Dietas Industrializadas por sonda, cateter ou via oral para o recém-nascido; Ata 55ª do Colégio Nacional de Auditores: leites infantis modificados para a substituição do leite materno: fórmulas infantis para tratamento relacionado ao uso especial (doenças especificas), ministrados independentemente da via de acesso, são passiveis de remuneração como itens individuais (não estão inclusas na diária). Assim sendo, não cabe pagamento, em separado de fórmulas de seguimento. Exemplo: Nan1, Nan2, etc.) consideradas como dietas e inclusas nas diárias.

(10)

O que são fórmulas de seguimento?

Item de Pauta Nº 06

Assuntos gerais Apresentação dos itens:

- Dispositivos - Garrote pneumático - Drill pneumático - Curativo -Ataduras -Coxim

-Colchão casca de ovo -Luvas de proteção e LTVA

- Dispositivos Luer Lock, Comb Red

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa estar incluso qualquer tipo e modelo de dispositivos.

Garrote pneumático: deliberação ata 1 do Consultivo e ata 53 do CNA. Definido que o garrote pneumático está incluso na taxa de sala.

-Drill pneumático deliberação ata 6 do Consultivo e ata 58 do CNA.

Definido que o mesmo não será remunerado no intercâmbio, incluso nas taxas hospitalares.

- Curativo: corrigir no manual: decidido incluir no capitulo curativo ambulatorial deve ser remunerado e prescrito pelo médico assistente ou enfermeiro.

- Item Atadura de crepe:

Deliberação: Decidido pelos membros do Conenfa que será remunerado para realização de curativos e não remunerado para contenção mecânica e imobilizações no centro cirúrgico.

(11)

Este item é causador de divergência pois o nome comercial inicia com a palavra LUVA, porém trata-se de capa para capa de vídeo de cirurgia.

A capa de vídeo de cirurgia no Intercâmbio Nacional não está inclusa nas diárias e taxas hospitalares, podendo ser cobrada separadamente.

- Coxins:

Temos no Anexo III Critérios para remuneração de Curativos no Intercâmbio Nacional

No Intercâmbio Nacional não está previsto a remuneração dos seguintes materiais para prevenção de úlcera por pressão: coxins, cadeira, protetores para calcanhar e tornozelo e demais proeminências ósseas, bóias de espuma.

Deliberação: aprovado pelos membros do Conenfa que o item coxim está incluso em diárias e taxas hospitalares.

- Colchão casca de ovo.

Deliberação: aprovado unanimemente pelos membros do Conenfa, a inclusão do item colchão (qualquer tipo ou modelo) não apenas na UTI , incluir em todas as diárias e taxas hospitalares. O texto completo do Manual de Auditoria:

Colchão para prevenção de lesões cutâneas de qualquer tipo ou modelo, incluso em todas as diárias e taxas hospitalares.

Término da Reunião: 18:00

Membros presentes nesta reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores e da Comissão Científica de Enfermagem:

Membros Participantes

Nome Unimed

Beatriz Amaral

Unimed Capivari Carla Luciana da Silva Vesgerau Federação Paraná

Camila Corniani Unimed Catanduva

Carolina Scotton Correa Unimed Piracicaba

(12)

Claudiana Ribeiro Batista Unimed Vitória

Delzenir Sampaio de Almeida Federação Amazonia - FAMA

Debora de Menezes Tanabe Unimed Brasil

Enia Costa Federação Ceara

Evelin Araujo Cabrera Federação Santa Catarina

Fernanda De Brito Carvalho Maciel Unimed Serra Dos Orgãos

Flávia A. R. Resende Unimed Belo Horizonte

Gabriela Picoli Unimed Porto Alegre

Helemilda Novaes de Souza Unimed Campinas

Juliana Zani Bueno Unimed Campinas

Josenice Correira De Souza Federação Paraiba Joseane Canavari de Souza Unimed Norte Paulista

Katlen Ribeiro Unimed Itumbiara

Luciana Aparecida Artruzzo Machado de Mello Unimed Piracicaba

Luciane Regina Inácio Unimed Itapetininga

Luiz Marcos Raposo Unimed Barbacena

Mirayr Mirna M C. Nascimento Seguros Unimed

Patricia Louzada Intrafederativa Nordeste Paulista

Paulo Cesar De Vasconcelos Marins Unimed Centro Sul Fluminense

Pablo Brum Unimed Rio de Janeiro

(13)

Sandra Eliemar Rocha Federação Minas Gerais Sandra Hammerschlag Carreira Federação Rio De Janeiro Thuany Roberta Conceição Borges Federação Mato Grosso

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o giras- sol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria.. Era uma situação bastante embaraçosa, que

(1 Cor 16:16) Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo,

As organizações e participantes presentes no XVII Encontro debateram durante cinco dias temas de grande interesse para os povos latino-americanos e para toda a humanidade, tais

Caso não seja encontrada nenhuma placa, ou caso o hardkey não esteja autorizado ou não foi encontrado, o objeto Reconhecimento conterá uma string vazia como placa.

Além disso, aceitar que Paulo nasceu cidadão romano implica que esse privilégio tenha sido concedido pelo menos ao seu pai, antes ainda do nascimento do Apóstolo, em

A monitorização a nível da gestão de resíduos terá duas abordagens: por um lado, pretende-se uma actuação constante no sentido de prevenir e remediar

A pesquisa realizada permitiu constatar que a gestão e a destinação correta de Resíduos da Construção Civil não são tratadas com a devida importância e apresenta as