• Nenhum resultado encontrado

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Curso: MAT-LIC - Licenciatura em Matemática

Departamento: DMA - Matemática

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

Código: ECS3001

Carga horária: 180

Período letivo: 2017/2

Professor: Adriano Luiz dos Santos Né

Contato: adriano.ne@udesc.br

Ementa

Estágio. Atividades docentes de ensino em conteúdos de Matemática do Ensino fundamental. Relatório parcial do estágio.

Objetivo geral

O estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma análise crítica das vivências de aprendizagem, dos programas de ensino, promovendo, a partir de uma visão global, condição de instrumentalizá-los para a profissão. O estagiário desenvolverá atividades básicas de estágio em escolas que tenham turmas do ensino fundamental promovendo ações e interações com a comunidade (alunos, professores e gestores da escola), dando prioridade ao trabalho de acompanhamento, participação e iniciação à docência.

Objetivo específico

- Vivenciar o processo educativo quanto aos aspectos: planejamento, execução e avaliação. - Entrar em contato com educadores, educandos e eventos ligados à educação.

- Desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa.

- Propiciar condições para que o aluno de licenciatura reafirme sua vocação no campo de trabalho escolhido, considerando o Sistema Escolar Brasileiro.

- Elaborar planos de aula.

- Ministrar aulas de matemática no ensino fundamental.

- Elaborar e apresentar o relatório de estágio para o professor da disciplina de Estágio.

Conteúdo programático

1 INTRODUÇÃO:

1.1 Apresentação do Plano de Ensino da disciplina, dos objetivos dos estágio e dos direitos e deveres do estagiário (discussão sobre ética).

1 INTRODUÇÃO:

1.2 Informações sobre a documentação para realização do estágio.

1 INTRODUÇÃO:

1.3. O campo de estágio e definição das escolas de estágio.

2 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO CAMPO DE ESTÁGIO:

2.1 Blog: criação e manutenção de um blog individual e pessoal onde o aluno apresentará sua vivência e reflexões sobre o estágio segundo as regras estabelecidas no item “Avaliação” deste plano de ensino.

2 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO CAMPO DE ESTÁGIO: 2.2 Descrição da escola: identificar a escola, descrevendo: - localização;

- área de atuação e níveis de ensino; - estrutura;

- número de alunos; - equipe gestora;

(2)

Conteúdo programático

2 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO CAMPO DE ESTÁGIO:

2.2 Descrição da escola: identificar a escola, descrevendo: - localização;

- área de atuação e níveis de ensino; - estrutura;

- número de alunos; - equipe gestora;

- recursos humanos (corpo docente de matemática, número total de professores, de serventes, de servidores administrativos, etc).

2 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO CAMPO DE ESTÁGIO: 2.3 A escola e a Comunidade: observar, descrever e analisar: - as características da comunidade onde a escola está inserida; - a maneira como a escola está inserida na comunidade;

- as condições socioculturais e econômicas da comunidade onde a escola está inserida.

3 CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NA ESCOLA: 3.1 Observação, análise e avaliação de como a disciplina de Matemática é ministrada na escola.

3 CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NA ESCOLA: 3.2 Acervo bibliográfico de Matemática:

- Observação e identificação do acervo da biblioteca da escola, de suas condições de acesso e de uso pelo professor da disciplina.

3 CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NA ESCOLA: 3.3 Programas de Matemática:

- Apresentar os programas de Matemática utilizados pela escola para as turmas observadas no estágio, analisando se os mesmos estão adequados aos PCNs do Ensino Fundamental.

4 DISCUSSÃO CRÍTICA:

4.1 Discussão sobre a prática do professor em formação inicial no seu campo de estágio.

5 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA MINISTRADAS PELO(A) PROFESSOR(A) DA ESCOLA: 5.1 Acompanhamento de aulas de Matemática no Ensino Fundamental, ministradas pelos professores da escola.

5 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA MINISTRADAS PELO(A) PROFESSOR(A) DA ESCOLA:

5.2 Observação e descrição das relações estabelecidas entre professor/aluno/conteúdo matemático em todas as suas direções.

5 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA MINISTRADAS PELO(A) PROFESSOR(A) DA ESCOLA: 5.3 Observação e descrição de métodos de avaliação, de modelos de aula e de recursos didáticos utilizados.

5 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA MINISTRADAS PELO(A) PROFESSOR(A) DA ESCOLA:

5.4 Observação, descrição e análise de problemas matemáticos, apresentando questões levantadas em sala de aula que podem suscitar debate acerca de questões matemáticas teóricas e dos processos de ensino e aprendizagem.

6 ATIVIDADES EXTRACLASSE

6.1 Realização de atividades extraclasse na escola tais como participação em projetos, aulas de reforço, festividades, conselhos de classe, mutirões, etc.

7 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

(3)

Conteúdo programático

8 RELATÓRIO PARCIAL 1

8.1 Elaboração de um relatório parcial sobre os itens 2.2, 2.3, 3.1, 3.2, 3.3, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4 deste Plano de Ensino.

9 PLANOS DE AULA

9.1 Definição, em conjunto com o professor da escola, dos conteúdos das aulas que serão ministradas.

9 PLANOS DE AULA

9.2 Elaboração de planos de aula.

9 PLANOS DE AULA

9.3 Discussão dos planos de aula com o(a) orientador(a) de estágio.

10 REGÊNCIA

10.1 Regência em sala de aula.

10 REGÊNCIA

10.2 Discussão sobre a regência em sala de aula.

11 RELATÓRIO PARCIAL 2

11.1 Elaboração de um relatório parcial sobre a regência efetivada em sala de aula e a participação das atividades extraclasse e/ou complementares.

12 RELATÓRIO FINAL

12.1 Elaboração do relatório final.

12 RELATÓRIO FINAL

12.2 Discussão com o professor de estágio e demais colegas.

12 RELATÓRIO FINAL

12.3 Apresentação do relatório final de estágio.

Atividades realizadas na modalidade a distância via plataforma MOODLE.

Metodologia

O estágio supervisionado é instância privilegiada que permite a articulação entre o estudo teórico e os saberes práticos. Apresentaremos a seguir atividades que o precedem e etapas que o constituem.

A primeira etapa do Estágio Supervisionado tem como objetivo a análise reflexiva da prática, por meio de observação da estrutura da escola, da comunidade escolar e observação em salas de aula de Matemática do Ensino Fundamental. Nesta etapa, as atividades devem ser realizadas em classes do ensino fundamental, incluindo a análise dos princípios e critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos adotados pelos professores do Ensino Fundamental, das formas usadas pelo professor no sentido de levantar e utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, das diferentes dimensões do conteúdo: conceitos, procedimentos e atitudes. Além dessas atividades, o acompanhamento das aulas de matemática será registrado de maneira sucinta e objetiva, em uma ficha (relato das atividades de estágio) rubricado pelo professor regente da aula e pelo(a) professor(a) de estágio, procedimento que será feito durante o período de estágio, e a entrega de um primeiro relatório parcial referente às observações e análise do campo de estágio, das condições de trabalho para a disciplina de matemática na escola e a observação e análise das aulas de matemática ministradas pelo professor da escola.

A segunda etapa é a regência em sala de aula onde o aluno deverá ministrar conteúdos de ensino fundamental de matemática em consonância com o planejamento da disciplina feito pelo professor da escola e respeitando as peculiaridades e condições dos alunos da escola concedente do estágio. Nesta fase serão selecionados os conteúdos e preparados os planos de aulas. Os planos de aula completos serão acompanhados, avaliados e discutidos com o professor orientador anteriormente à regência em sala de aula. Durante a regência sugere-se a descrição resumida dessa experiência no blog particular de cada aluno, tanto para sistematização do que está acontecendo quanto para que o professor da disciplina e demais colegas de sala possam compartilhar isso. Além das atividades de regência as demais atividades também devem ser

(4)

Metodologia

“contadas”, analisadas e/ou avaliadas no blog individual. Quanto à regência propriamente dita, será feito também um acompanhamento de cerca de um terço das aulas ministradas pelo estagiário e uma avaliação individual dessas aulas pelo professor da disciplina de estágio. Ao final deste período será solicitado um segundo relatório parcial, agora referente apenas ao período de regência efetivada em sala de aula e a participação das atividades extraclasse e/ou complementares. E, por fim, será solicitado um relatório final que englobará as informações dos dois relatórios parciais entregues, num formato que será proposto pelo professor da disciplina.

Ao longo do semestre haverá encontros presenciais com o professor do estágio (duas horas aulas semanais) conforme cronograma apresentado na introdução à disciplina. Além desses encontros, o professor fica à disposição dos estagiários para atendimento individual em horário extraclasse.

O professor do estágio, além da orientação, cobrará o cumprimento do cronograma e a execução das atividades previstas e

acompanhando os estagiários semanalmente. O estagiário fará um plano de estágio - cronograma físico real de todas as horas alocadas nas várias atividades que compõem o estágio, e o mesmo integrará também o relatório de estágio.

Sistema de avaliação

A avaliação do estágio será feita verificando-se: a entrega da documentação conforme exigências da coordenação de estágio; apresentação dos relatórios descritos na metodologia, a presença e participação em encontros presenciais ou extra classe; a apresentação, discussão e correção dos planos de aula; as aulas ministradas; a promoção e/ou participação em atividades extra classe; o cumprimento do cronograma de realização; os relatório parciais; o relatório final, escrito e apresentado oralmente ao professor do estágio, e a manutenção de um blog. Na sequência temos mais explicações sobre os critérios de avaliação e a média semestral.

A média semestral será dada por: Média = (2.B + A + 2.P + 3.R + 2.F)/10 Em que:

"B" será a nota atribuída à confecção e manutenção de um blog.

"A" a nota atribuída à participação das reuniões presenciais e de orientação. "P" a nota atribuída ao planejamento das aulas de regência.

"R" a nota atribuída à regência das aulas e da relação entre o estudante e a escola. "F" a média das notas atribuídas aos relatórios parciais e à compilação do relatório final.

EXAME: Na data de 15/12/2017, em horário de aula, conforme resolução em vigor da UDESC. Prova dissertativa com perguntas sobre as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina.

---1) SOBRE O BLOG (Nota B)

Cada estudante da disciplina deverá abrir um blog individual e cadastrar-se na base 'blogger' ou 'Wix' (Sugere-se que o blog seja criado por meio do site <http://www.blogger.com> ou <http://pt.wix.com/>). O blog funcionará como base para um e-portfólio, em que o estudante apresentará suas vivências relacionadas à disciplina Estágio III. É uma oportunidade de manter a historicidade e desdobramentos das experiências dos estudantes, que tendem a se perder na compilação de um relatório final único. Por ser uma proposta diferenciada, possivelmente inovadora para os estudantes em se tratando de mecanismo de avaliação, algumas regras são indicadas, visando à eficácia do dispositivo:

a) Cada estudante deverá criar uma conta individual na base 'blogger' ou 'Wix'.

b) O acesso aos blogs individuais será restrito ao professor e aos estudantes da disciplina. c) Cada estudante deverá postar com frequência sobre suas experiências na escola.

d) As postagens não devem se restringir apenas a descrições, é necessário que haja uma reflexão por parte dos estudantes em suas postagens. (Blogs apenas descritivos receberão no máximo nota 6,0 (seis)).

e) O professor se compromete a ler as postagens dos alunos com frequência. f) O feedback do professor se dará por meio de comentários nos próprios posts. 2) SOBRE AS REUNIÕES PRESENCIAIS E DE ORIENTAÇÃO (Nota A)

O estudante será avaliado mediante:

a) o comparecimento às reuniões semanais de 2 horas/aula de reunião conjunta da turma para dinâmicas e compartilhamento de rastros de experiências.

(5)

Sistema de avaliação

O estudante tem direito a 2 faltas (4 horas/aula) nas reuniões conjuntas sem prejuízo de nota. A partir de então, cada ausência não justificada do aluno acarretará uma diminuição de meio ponto de sua nota A.

3) SOBRE O PLANEJAMENTO (Nota P)

O estudante deverá elaborar os planos de aula de acordo com a Proposta Curricular, Plano de Ensino e conteúdo ministrado pelo professor supervisor da escola e com orientação do(s) respectivo(s) orientador(es) de estágio. Levar-se-á em conta nessa nota os objetivos traçados pelo estudante, metodologia em sala de aula, referências, modos de avaliar antevistos, desenvolvimento matemático apresentado, etc. Além disso, os planos de aula devem ser entregues ao professor orientador com 48 HORAS DE ANTECEDÊNCIA da aula que o mesmo será aplicado na escola, caso este período não seja respeitado haverá penalização desta nota.

4) SOBRE A REGÊNCIA E A RELAÇÃO ESTUDANTE E ESCOLA (Nota R)

Essa nota será dada pela média aritmética entre a uma nota atribuída pelo orientador de estágio e uma nota atribuída pelo professor da turma em que a regência for realizada.

A nota atribuída pelo professor de estágio levará em conta as aulas que forem assistidas, no que tange a conformidade com os planos de ensino, a habilidade com o conteúdo matemático e a busca pelo estudante regente de trabalhar os obstáculos que se mostrarem. A nota atribuída pelo professor da turma em que a regência for realizada levam em conta: assiduidade e pontualidade do estudante regente e relação entre estudante e escola.

5) SOBRE OS RELATÓRIOS PARCIAIS E FINAL (Nota F)

Essa nota será atribuída através da média aritmética das notas dos dois relatórios parciais, mencionados anteriormente, e a compilação de um relatório final em formato de monografia, baseado nas vivências do aluno durante a disciplina de Estágio III, levando em conta os seguintes critérios:

a) Estrutura;

b) Descrições da escola e da comunidade; c) Observação das aulas na escola; d) Apresentação do planejamento das aulas; e) Descrição das aulas de regência;

f) Análise e reflexão sobre as aulas de regência.

Atenção, relatórios apenas descritivos, ou seja, sem reflexões a respeito das práticas efetivadas durante a disciplina de Estágio, receberão no máximo nota 6,0 (seis).

---INFORMAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DA APROVAÇÃO:

1. Se o número de presenças for inferior a 75% do número total de aulas da disciplina, o estudante não obteve aprovação e está reprovado por falta;

2. Se o número de presenças for igual ou superior a 75% do número total de aulas da disciplina e: 2.1. A Média Semestral for maior ou igual a 7,0 (sete), o estudante obtém aprovação na disciplina;

2.2. Se a Média Semestral for maior ou igual a 1,7 (um vírgula sete) e menor que 7,0 (sete), será calculada uma Média Final da seguinte forma:

Média Final = [(6.(Média Semestral)+4.(Nota do exame)]/10.

Se esta Média Final for maior ou igual a 5,0 (cinco) o estudante obtém aprovação na disciplina; e se a Média Final for menor que 5,0 (cinco) o estudante não obtém aprovação e está reprovado por nota.

DIVULGAÇÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA: no Sistema Acadêmico SIGA disponível em: <http://siga.udesc.br/siga/inicial.do?evento=cookie>.

MATERIAIS E AVISOS ESTARÃO DISPONÍVEIS na plataforma MOODLE <http://moodle2.joinville.udesc.br/>. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA ATIVIDADES A DISTÂNCIA: <http://moodle2.joinville.udesc.br/>.

(6)

Bibliografia básica

IEZZI, Gelson; et al. Fundamentos de matemática elementar. São Paulo: Atual, 2008-2011. v. 1 a v. 10.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 149 p. (Ideias em ação). BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acessado: 30/07/2015.

Bibliografia complementar

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 151 p. (Tendências em educação matemática ; 7).

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 114 p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Autores Associados, 1982. 195 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Rio de Janeiro. NBR 6023: Informação e documentação: referências-elaboração. Rio de Janeiro, 2002. [online]

A Resolução nº 018/2004-CONSEPE regulamenta o processo de realização de provas de segunda chamada.

Segundo esta resolução, o aluno que deixar de comparecer a qualquer das avaliações nas datas fixadas pelos professores, poderá solicitar segunda chamada de provas na Secretaria Acadêmica através de requerimento por ele assinado, pagamento de taxa e respectivos

comprovantes, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data de realização de cada prova, sendo aceitos pedidos, devidamente comprovados, motivados por:

I - problema de saúde, devidamente comprovado, que justifique a ausência;

II - doença de caráter infecto-contagiosa, impeditiva do comparecimento, comprovada por atestado médico reconhecido na forma da lei constando o Código Internacional de Doenças (CID);

III - ter sido vítima de ação involuntária provocada por terceiros;

Referências

Documentos relacionados

Retomando a deliberação do Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, pode-se confirmar que as práticas (nucleação/interiorização) que estão sendo chamadas de

Para um desempenho eficaz na sua atuação dentro das organizações, faz-se necessário que os profissionais que atuam no cargo de telefonista possuam conhecimentos específicos

mantém lançando-se para um vir-a-ser em outro tempo e lugar, em um futuro viabilizador de seu projeto de ser. Quanto à sua família, Maria diz não ter esperanças de que haja

Este texto elabora um paralelo entre o estilo de vida e as distintas razões que movem a força de trabalho do protestante da Igreja Reformada, de acordo com o

O uso da cerâmica vítrea do tipo dissilicato de lítio (ex.: IPS e.max Press – Ivoclar Vivadent, Schaan, Liechtenstein) para resolução estética de casos envolvendo coroas

indeferir o requerimento de transferência , caberá recurso interposto pelo eleitor no prazo de cinco dias e, do que o deferir , poderá recorrer qualquer delegado

Confec]ioner, studii medii (nivel de calificare I sau II), f`r` experien]` precizat`, Ia[i Conf SA.. Confec]ioner, studii medii, cu experien]`, Michael

[r]