• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(2)

 Leia o texto com atenção para responder as questões seguintes. DIA DA ÁRVORE

Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos. Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm  Estudo do Vocabulário:

Evapotranspiração: perda de água de uma comunidade ou ecossistema para a atmosfera, causada pela evaporação a partir do solo e pela transpiração das plantas. Celulose: um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas.

Curiosidades:

Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Observe:

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;

Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;

Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;

Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;

Árvore símbolo da região Sul – araucária.

(3)

1) De acordo com o texto, qual é o objetivo da comemoração do dia da árvore?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

2) Por que, no Brasil, comemoramos o dia da árvore em uma data diferente aos demais países do mundo? Explique.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

3) Qual é a importância da árvore para a vida na Terra? Explique.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

4) Cite exemplos em que as árvores contribuem para o aumento da economia do nosso país. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

5) Quais são os problemas causados pelo desmatamento? Explique.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

6) De acordo com o texto, como deve ser comemorado o dia 21 de setembro? Comente. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

7) Faça uma análise e procure lembrar de uma árvore que foi ou é significativa para você. Comente sobre ela. O que ela representa para você?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

8) Assinale com um X o nome da região onde vivemos.

( ) Centro-oeste ( ) Sudeste ( ) Norte ( )Sul 9) Qual é a árvore símbolo da região onde moramos?

_____________________________________________________________________ 10) Quem escreveu o texto que você acabou de ler?

_____________________________________________________________________ 11) Qual a fonte do texto?

(4)

11) Faça um texto narrativo e escreva sobre as árvores. Mostre para seu leitor que a preservação das árvores é uma questão de bom senso, pois elas além de serem belas são úteis e necessárias.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

12)Observe o folder criado com o objetivo de conscientizar sobre a preservação das árvores e depois elabore outro no espaço ao lado.

(5)

Leia:

A Tartaruga e a Águia

A tartaruga passava o tempo a lamentar-se por ser lenta e desajeitada. Como gostava de fazer comparações, adorava a beleza e a ligeireza com que se moviam as aves. Não se conformava com a sua sorte e chegava a ficar muito triste.

— Que chatice ter que me arrastar pelo solo, passo a passo e com esforço! Ah! Se eu pudesse voar, nem que fosse apenas uma vez! — dizia ela repetidamente, dia após dia.

Finalmente, num dia de outono, conseguiu convencer a águia a levá-la para um passeio pelas alturas. Suavemente e com grande majestade, a águia e a tartaruga elevaram-se no céu, naquela tarde. O animalzinho transbordava de felicidade, ao ver lá embaixo, tão longe, a terra e seus habitantes.

— Ah, que maravilha! Como estou feliz! Que inveja não devem sentir as outras tartarugas, vendo-me voar tão alto! Realmente, sou uma tartaruga única! — exclamava ela, com a voz tremida pela emoção.

Mas tanto se cansou a águia de ouvir seus vaidosos argumentos, que decidiu soltá-la. A orgulhosa tartaruga caiu como uma pedra, de milhares de metros de altura, desfazendo-se em cacos ao chegar ao chão.

Algumas tartarugas que viram sua vizinha cair, exclamaram cheias de pena:

— Pobrezinha! Estava tão segura aqui em baixo, na terra, e teve que procurar as alturas para se perder.

Dura lição para quem se empenha em ir contra sua própria natureza. Não é melhor cada um conformar-se com aquilo que é?

Disponível em: <https://metaforas.com.br/>. Questão 1 – De acordo com a história, a tartaruga passava o tempo todo se lamentando, porque: ( ) desejava voar nem que fosse somente uma vez.

( ) admirava a beleza e ligeireza dos movimentos das aves. ( ) não se conformava com o fato de ser lenta e desajeitada.

Questão 2 – No fragmento “[...] dizia ela repetidamente, dia após dia.”, um pronome retoma a tartaruga. Identifique-o:

__________________________________________________________________________ Questão 3 – Em “— Que chatice ter que me arrastar pelo solo [...]”, o travessão:

( ) anuncia a fala da tartaruga.

( ) marca o início da fala da tartaruga. ( ) assinala uma pausa na fala da tartaruga.

(6)

Questão 4 – No período “Suavemente e com grande majestade, a águia e a tartaruga elevaram-se no céu, naquela tarde.”, o trecho destacado exprime uma circunstância de:

( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.

Questão 5 – Na passagem “O animalzinho transbordava de felicidade [...]”, o verbo “transbordava” foi empregado com:

( ) sentido conotativo. ( ) sentido denotativo.

( ) sentido conotativo e com sentido denotativo.

Questão 6 – Segundo a história, a águia levou a tartaruga às alturas. Porém, em determinado momento do passeio, ela decidiu soltá-la. Por quê?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Questão 7 – Na parte “A orgulhosa tartaruga caiu como uma pedra [...]”, a palavra “como” indica: ( ) um exemplo.

( ) uma condição. ( ) uma comparação.

Questão 8 – No segmento “Dura lição para quem se empenha em ir contra sua própria natureza.”, o narrador:

( ) faz um apelo.

( ) levanta uma hipótese. ( ) expõe um pensamento.

Questão 9 – O narrador encerra a história com o questionamento “Não é melhor cada um conformar-se com aquilo que é?”. Você concorda? Justifique o seu ponto de vista.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(7)

Matemática

MÉDIA ARITMÉTICA

A média aritmética de n números representa a soma de todos os números divido por n.

Exemplo: Em uma competição de ginástica, Clara obteve as notas registradas a seguir:

Modalidade

Salto sobre cavalo

Trave

Solo

Nota

5,0

8,0

5,0

Qual é a média das notas de Clara nessa competição?

𝟓,𝟎 + 𝟖,𝟎 + 𝟓,𝟎

𝟑

=

𝟏𝟖,𝟎

𝟑

= 6,0

A média das notas de Clara na competição foi 6,0.

MÉDIA ARITMÉTICA PONDERADA

A média aritmética ponderada de um conjunto de valores é calculada pela soma dos produtos

desses valores por seus respectivos pesos, dividido pela soma desses pesos. Exemplo:

Considere que os juízes atribuíram pesos diferentes a cada nota. Veja o quadro:

Modalidade

Nota

Peso atribuído

Salto sobre cavalo

5,0

3

Trave

8,0

2

Solo

5,0

5

A média das notas da ginasta será calculada assim:

(8)

𝟑 . 𝟓,𝟎 +𝟐 . 𝟖,𝟎 +𝟓 . 𝟓,𝟎

𝟑+𝟐+𝟓

=

𝟓𝟔,𝟎

𝟏𝟎

= 5,6

A média das notas de Clara foi 5,6.

ATIVIDADES

1) Um grupo de pessoas apresenta as idades de 10, 13, 15 e 17 anos. Se uma pessoa de 12 anos

se juntar ao grupo, o que acontecerá com a média de idade do grupo?

2) Antes de escolher uma casa, Luiz fez uma lista das características que julgava importantes

em um imóvel e atribuiu um peso a cada uma delas: quanto mais importante, maior o peso da

característica. Em seguida, deu uma nota de 0 a 10 para cada característica das casas. Veja:

Característica

Peso

Nota da casa A

Nota da casa B

Localização

3

9

10

Acabamento

1

5

4

Espaço interno

2

10

8

Luiz resolveu comprar a casa que teve a maior média aritmética ponderada das notas

atribuídas às suas características. Qual das casas ele comprou?

3) Qual é a média ponderada dos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sabendo que seus

respectivos pesos são 5, 5, 5, 5, 4, 4, 4, 4, 2?

a) 4,5

b) 2,8

c) 4,2

d) 2,9

(9)

4) A escola de música Eustácio Amparo fez um levantamento da idade de seus alunos no

início de 2018 e organizou os dados no gráfico abaixo.

a) Indique a idade do maior e a do menor grupos de alunos.

b) Qual é a média da idade dos alunos?

Sugestão de vídeo sobre média aritmética:

https://www.youtube.com/watch?v=gibWiImVcOU

Sugestão de vídeo sobre média aritmética ponderada:

https://www.youtube.com/watch?v=LDWcb_Y8F2A

(10)

!

5) Ao fazer anotações sobre seu orçamento mensal, o Sr.Pedro montou a tabela abaixo:

Natureza das despesas Valor (R$)

Alimentação 800

Aluguel 480

Transporte 320

Saúde 560

Quanto o Sr. Pedro gasta com aluguel e transporte?

A) R$160,00

B) R$ 320,00

C) R$ 480,00

D) R$ 800,00

6) Veja a seguinte expressão: 60 – 120 -180 +80. O resultado dessa expressão é:

(A) +120

(B) +80

(C) – 60

(D) – 160

7) O resultado da expressão 8795 – 7838 é:

(A) 957

(B) 963

(C) 163

(D) 965

17) O valor da expressão 5 + 3 x 22 é:

(A) 110 (B) 27 (C) 71 (D) 113

(11)

HISTÓRIA

Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis (I-rio + tuiu-tijuco + taba-povoação) que significa “povoação do rio Tijuco”. Distrito criado com a denominação de São José do Tijuco, pela Lei provincial nº 138, de 03- 04-1839, e Lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Prata.

O município teve vários nomes no decorrer de sua história: Campanhas do Tijuco, Capela do São José do Rio Tijuco (1833), Distrito de São José do Tijuco (1839), Vila Platina (1901) e, finalmente, Ituiutaba (1915), termo tupi que significa "aldeia do lamaçal do rio", pela junção de 'y (rio), tyîuka (lamaçal) e taba (aldeia) ou ainda "povoação do rio Tijuco". Tijuco significa "lama". Seus principais fundadores foram os desbravadores e viajantes Joaquim Morais e José da Silva Ramos, cujos descendentes permaneceram nessa região.

Os habitantes da região eram os ameríndios caiapós, chamados de tabajaras ou "bilreiros", pertencentes ao grupo jê, popularmente chamados de "bugres".

Por volta de 1819, chegaram, à região do Rio Tijuco, Joaquim Antônio de Morais e José da Silva Ramos, com suas famílias. José da Silva Ramos propôs ao concunhado mais jovem, Joaquim Antônio de Morais, separarem uma parte de suas glebas para a construção de uma capela e um cemitério.

Em 1830, chegou, à região, o padre Antônio Dias Gouveia, em companhia de seus sobrinhos. Empenhou-se em concretizar a construção da capela e do cemitério com o apoio dos moradores da região.

Por volta de 1832, foi edificada a primeira capela em honra a São José, e, em torno dela, nasce o "Arraial São José do Rio Tijuco", pertencendo ao município de Prata. A emancipação aconteceu por força da Lei Estadual de nº 319, de 16 de setembro de 1901, passando a chamar-se Vila Platina.

Em 1915, o município passou a chamar-se Ituiutaba.

Atividades

1)Explique a origem do nome de Ituiutaba.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

2)Que outros nomes foram dados ao município antes de ser Ituiutaba?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

3)Complete de acordo com o texto:

“Os habitantes da região eram os ameríndios _____________, chamados de tabajaras ou "___________", pertencentes ao grupo jê, popularmente chamados de "__________".

(12)

4- Quem são considerados os fundadores de Ituiutaba?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

5 - Escreva o nome de cinco empresas existentes em Ituiutaba.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

6 - Quem nasce em Ituiutaba é _________________________________.

7- Você conhece a bandeira do município de Ituiutaba? Seria capaz de desenhá-la no espaço abaixo?

8) Pesquise e responda:

 Quantos anos Ituiutaba completa no ano de 2020? _______________________________

(13)

GEOGRAFIA

A cidade de Ituiutaba está localizada no pontal do Triângulo Mineiro, no Planalto Central do Brasil. Hidrografia

*Rio Tijuco

Ribeirão São Lourenço que, junto ao Tijuco, é responsável pelo abastecimento da cidade, Córrego Sujo, Ribeirão São José.

*Rio da Prata *Rio Paranaíba Clima

O clima da cidade é classificado como de tropical de altitude, com precipitações concentradas nos meses de outubro a abril. O restante do ano é caracterizado pela seca. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1980 a menor temperatura registrada em Ituiutaba foi de -0,1 °C em 7 de julho de 2019, superando o recorde anterior de 0 °C em julho de 2000, nos dias 17 e 18. A máxima recorde atingiu 41,4 °C em 16 de outubro de 2000 e novamente em 15 de outubro de 2014. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 144,2 mm em 16 de dezembro de 2008. Outros acumulados iguais ou superiores a 100 mm foram 124,9 mm em 16 de janeiro de 1991, 120 mm em 17 de janeiro de 1992, 118 mm em 3 de fevereiro de 2008, 109 mm em 26 de fevereiro de 1999 e 105,1 mm em 19 de março de 1998.

(14)

Atividades

1) Escreva a localização do município de Ituiutaba.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

2) De onde vem a água que abastece a cidade de Ituiutaba?

_________________________________________________________________________ 3) Escreva três informações sobre o clima de Ituiutaba.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 4) Quando foram registradas as maiores e as menores temperaturas em Ituiutaba?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 5) de acordo com o mapa identifique três municípios vizinhos de Ituiutaba.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

DESTAQUES

Museu Antropológico de Ituiutaba

Local Avenida 3, 240. Centro

Em 1913, foi fundada no local a Santa Casa de Vila Platina. Em 1914, coube a Lica Martins administrar sua construção até a época que transferiu essa tarefa para a Sociedade São Vicente de Paula, que a inaugurou solenemente, no mesmo ano. Em 1930, a Santa Casa serviu para abrigar o Quartel General da tropa do batalhão dos Voluntários Ituiutabanos denominados: Tropeiros da Liberdade. Logo após a vitoriosa revolução de 1930 foi criada na Santa Casa o Posto de Higiene, por iniciativa do Estado de Minas Gerais. Em 1946 foi feita a inauguração da Santa Casa e Hospital São José, que foi entregue à administração das Irmãs de Caridade por Tolstoi Cardoso.

Ao lado do prédio foi construído um novo hospital inaugurado em 1972 inaugurado em 1972 que deu origem ao atual Hospital São José. Após essa data o prédio funcionou como necrotério e ficou fechado. Em 1997, a administração municipal reformou o prédio e instituiu ali a Casa da Cultura Altair Alves Ferreira. Este imóvel foi tombado pelo Decreto Municipal nº 4.519 de 16 de abril de 1999. Neste local foi instalado o então Museu da Imagem e do Som, tendo em vista o significativo acervo composto por discos, filmes, fotografias, equipamentos fotográficos e outros. Recentemente, o Museu da Imagem e do Som passou a ser denominado Museu Antropológico – MUSAI, atendendo a uma expectativa de reformulação de seus objetivos, diretrizes e de sua missão.

O acervo foi sendo formado a partir do ano de 1996. Aconteceram doações de moradores da cidade, empresas e órgãos públicos.

(15)

Atividades

1) Quando foi fundada a Casa de Misericórdia de Vila Platina? Quantos anos tem esse fato? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 2) O que significa MUSAI?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 3) O que é um museu? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Luiz Vilela

Luiz Vilela é ituiutabano motivo de grande honra para o nome da cidade de Ituiutaba, pois é um dos maiores escritores da literatura nacional. Com seus contos e crônicas maravilhou muitas pessoas, dentro e fora do Brasil, seus livros levaram história além das fronteiras do Brasil, para várias nações no mundo todo.

Nasceu em 1942, na cidade de Ituiutaba, cidade que fica no interior de Minas, onde vivenciou momentos de uma infância preenchida de divertidas brincadeiras. Sua cidade serviu de inspiração para a história de lindos contos. Cresceu sob a influência dos livros, pois desde criança tinha um grande interesse pela leitura.

Luiz, apaixonado por palavras, aos 13 anos começa a desenvolver seu talento na escrita se inspirando e passando seus pensamentos para o papel, escrevendo pequenos contos para o jornal “A voz dos estudantes”, de Ituiutaba.

Aos poucos, as oportunidades foram surgindo e Luiz Vilela foi mostrando sua capacidade, ganhando vários concursos clássicos em sua juventude. Entrou para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte e se formou em filosofia, ciências e letras.

Através da venda de mil exemplares do seu livro “Tremor de Terras” ganhou o primeiro concurso, o Prêmio Nacional de Ficção, em Brasília. Depois de muitos concursos e prêmio ganhos como Concurso de Contos de Paraná e o Prêmio Jabuti, seu nome foi ganhando reconhecimento e seus livros sendo admirado por muitas extensões.

O desempenho de Luiz na carreira de escritor foi de grande significado para sua cidade natal, pois, com o seu sucesso, levou o nome de Ituiutaba, lugar de grande inspiração para esse escritor renomeado, para o mundo. Os moradores de Ituiutaba reconhecem seu talento com grande orgulho.

(16)

Atividades

1) Você já leu algum livro de Luiz Vilela? ____________________________________________ 2) Você sabe o que ficção?

_____________________________________________________________________________ 3) Qual o nome do livro de Luiz Vilela que alcançou a meta de mil exemplares vendidos?

_____________________________________________________________________________

3) Reconte a vida de Luiz Vilela com as informações mais legais.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(17)

Ciências

Ambiente aquáticos

Assim como ocorre no meio terrestre, a vida na água depende da fotossíntese. E a fotossíntese depende de luz e de substâncias minerais.

A intensidade da luz diminui com a profundidade: quanto mais fundo é o trecho, maior é quantidade de energia da luz absorvida pela água e mais escuro o ambiente se torna. Até cerca de 200 metros de profundidade, ainda há luz suficiente para que a fotossíntese ocorra. Nessa região iluminada, chamada de zona eufótica, ou fótica, há algas microscópicas, levadas pelas ondas e correntes marinhas, além de seres heterotróficos e algas pluricelulares presas no fundo.

Dependendo do modo como se locomovem, os organismos aquáticos são classificados em três grupos: plâncton, nécton e bentos.

O conjunto de seres aquáticos flutuantes levados passivamente pelas correntezas é chamado de plâncton. As algas microscópicas fazem parte do fitoplâncton. Os seres heterotróficos flutuantes, como os protozoários, pequenos crustáceos e as larvas de vários animais, formam o zooplâncton. Observe a figura 1.

Figura 1 - A: Algas microscópicas que fazem parte do fitoplâncton (ao microscópio óptico; aumento de cerca de 80 vezes); B: Copépodos (crustáceos) e larvas de animais marinhos que fazem parte do zooplâncton (ao microscópio óptico; aumento de cerca de 10 vezes).

As algas microscópicas que se encontram na região eufótica são as maiores produtoras de alimento e de oxigênio dos ambientes aquáticos.

O zooplâncton alimenta-se do fitoplâncton e, por sua vez, serve de alimento para os peixes e outros animais aquáticos.

Os peixes, as baleias, os golfinhos e outros seres capazes de nadar e vencer as correntes formam o nécton.

(18)

No leito do mar encontram-se os seres vivos que formam os bentos. São, por exemplo, os mexilhões, as esponjas, as anêmonas-do-mar, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, as ostras e os caranguejos.

Quanto mais fundo, mais escuro é o mar, porque a energia da luz vai sendo absorvida cada vez mais pela água. O fitoplâncton e o zooplâncton diminuem, à medida que se aprofundam no oceano. Abaixo de 200 metros, aproximadamente, não existe mais luz suficiente para a fotossíntese. Nessa região do mar, não há fitoplâncton: é a zona afótica

Figura 2 - Alguns organismos que formam o nécton e os bentos. Golfinhos-rotadores (Stenella longirostris; cerca de 2 m de comprimento)

Onde há mais vida no mar

Apesar de cobrir em torno de 73% da superfície da Terra, o ambiente marinho abriga apenas cerca de 10% da biodiversidade do planeta. As regiões do mar onde há maior biodiversidade são as regiões menos profundas, que ficam perto do litoral, onde a água retira sais minerais da terra, que fica próxima. Fora das regiões costeiras, boa parte dos nutrientes deposita-se no fundo do mar, onde há pouca ou nenhuma luz. Abaixo de 2 mil metros de profundidade encontra-se a zona abissal, sem nenhuma luz. Muitos peixes dessa região possuem bactérias que emitem luz (bioluminescência). Isso ajuda os animais a encontrar alimento, além de facilitar a identificação de machos e fêmeas da mesma espécie.

Com mais luz e sais minerais, as algas do fitoplâncton se reproduzem rapidamente e levam mais consumidores a se concentrar na região costeira, que por isso é uma região ideal para a pesca.

Nas regiões onde os rios se encontram com o mar, a vida é ainda mais rica. Isso porque, no seu caminho, os rios vão absorvendo sais minerais da terra, que são finalmente lançados no mar. Outras zonas costeiras com bastante vida são aquelas onde correntes de água levam os sais minerais do fundo para a superfície iluminada. Com isso, o número de algas aumenta e o de consumidores também, tornando a região boa para a pesca. Esses locais, chamados de regiões de

(19)

ressurgência, encontram-se, por exemplo, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e na costa de Portugal, da África, do Peru e da Califórnia.

A biodiversidade é igualmente grande nas regiões em que há recifes de corais. Esses depósitos de corais são encontrados nas regiões tropicais, em águas quentes e pouco profundas, e servem de abrigo para peixes, algas, moluscos, crustáceos e muitos outros animais.

Água doce

Os rios de águas agitadas possuem pouco ou nenhum plâncton, pois os seres que o formam, por flutuarem, não conseguem se manter em águas agitadas. Nesse caso, os produtores são algas presas ao fundo do rio. Além disso, o rio recebe matéria orgânica da terra que fica ao seu redor, como folhas e insetos mortos.

O fitoplâncton é mais abundante em águas calmas, onde a vida animal é semelhante à dos lagos. Nas regiões do lago mais próximas da margem, onde as águas são mais rasas, os produtores são o fitoplâncton e os vegetais presos ao fundo, como o aguapé e a vitória-régia. A teia alimentar do lago é formada por caramujos, insetos e outros artrópodes, vermes, rãs e garças, entre outros organismos.

Nas partes mais afastadas da margem o produtor é o fitoplâncton, e os consumidores são os peixes. Isso ocorre na superfície, porque nas regiões mais profundas e escuras encontram-se apenas os seres decompositores e os organismos que se alimentam de restos de matéria orgânica vindos da superfície.

Finalmente, não podemos esquecer que desde a Pré-História, há cerca de 12 mil anos, civilizações se desenvolveram às margens de rios como o Nilo, Tigre, Eufrates, Ganges, Níger, Senegal, Gâmbia e o rio Amarelo. O transbordamento desses rios em certas épocas do ano enriquecia de húmus as suas margens. Após o recuo das águas, essas civilizações usavam suas

(20)

terras férteis para a agricultura. Além disso, os rios serviam como meio de transporte e fonte de energia hidráulica.

Atividades

1 - Um aluno afirmou que a maior parte da cadeia alimentar do mar depende do fitoplâncton. Você concorda com ele? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

2 - As regiões afóticas são ricas em fitoplâncton. Você concorda com essa afirmação? Por quê? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

3 - Você aprendeu que, dependendo do modo como se locomovem, os organismos aquáticos são classificados em três grupos: plâncton, nécton e bentos. Agora escreva quais dos grupos citados possuem as características abaixo. Identifique também os organismos que pertencem a cada grupo.

a) Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos ou perto deles.

_________________________________________________________________________

b) Seres levados pelas correntes de água.

_________________________________________________________________________

c) Seres que se movimentam e vencem as correntes de água.

_________________________________________________________________________

d) Algas microscópicas.

_________________________________________________________________________

e) Peixes e baleias.

(21)

f) Esponjas e estrelas-do-mar.

_________________________________________________________________________

4 – Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tanto o fitoplâncton como o zooplâncton são capazes de realizar fotossíntese. ( ) Na zona abissal são encontradas muitas algas.

( ) A bioluminescência é um fenômeno comum na zona abissal.

( ) As regiões do mar de maior biodiversidade são as regiões mais profundas e mais distantes do litoral.

( ) O fitoplâncton só sobrevive em profundidades que não sejam atingidas pela luz do Sol. ( ) Nos bentos encontram-se organismos que nadam ativamente na água.

(22)

Ensino Religioso

Colocando-se no lugar do outro

"A empatia é a força mais poderosamente perturbadora do mundo, só fica atrás do amor." A

frase é da professora canadense Anita Nowak, que pesquisa esse sentimento e como ele pode

mudar a sociedade. Sem empatia, sobra intolerância, bullying, violência. Sem gastar um

segundo imaginando como o outro se sente, de onde vem, em qual contexto foi criado, ao que

foi exposto, sem se lembrar que cada um tem sua história e sem tentar entender como é estar

na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais, o fim

de amizades de uma vida toda. É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade

absoluta, que tudo depende do ponto de vista. [...] A empatia é, em termos simples, a habilidade

de se colocar no lugar do outro. Por exemplo, se você, leitor, escuta uma história sobre uma

criança que teve muitos problemas de saúde, que vem de uma família muito pobre, e se

comove, é possível ter dois tipos de emoção: a dó, que é a simpatia; ou se colocar no lugar

daquela criança, imaginar o que ela passou e tentar entender o que ela sentia, enxergar o

panorama a partir dos olhos dela. “É ser sensível a ponto de compreender emoções e

sentimentos de outras pessoas”, explica Rodrigo Scaranari, presidente da Sociedade Brasileira

de Inteligência Emocional. E é uma característica que pode, sim, ser aprendida ou, pelo menos,

treinada. Para Rodrigo, o exercício passa pelo autoconhecimento: para compreender a emoção

do outro, é preciso conhecer e entender o que se passa dentro da própria cabeça. [...] Trecho

de uma reportagem, disponível em:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/interna_revista_correio,562973/o-que-e-empatia-ecomo-ela-e-colocada-em-pratica-no-brasil-e-no-mundo.shtm Acesso em 10/06/2020

Responda:

1) O que é empatia?

___________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2) Você costuma se colocar no lugar do outro diante das situações que vivencia diariamente?

___________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

3) Por que é importante ter empatia?

___________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

(23)

Observe o desenho de uma árvore. Ela precisa ser regada de bons sentimentos, valores e

atitudes para que você seja capaz de praticar a empatia. Como você tem cuidado de sua árvore?

Que valores tem cultivado? Escreva nos corações.

(24)
(25)

Língua Inglesa

ROAR – KATY PERRY

___used to bite my tongue and hold my breath Scared to rock the boat and make a mess So ___ sat quietly, agree politely

___ guess that ___ forgot I had a choice ___ let you push me past the breaking point ___ stood for nothing, so I fell for everything

___ held me down, but I got up Already brushing off the dust

___ hear my voice, you hear that sound Like thunder, gonna shake the ground ___held me down, but I got up Get ready, ‘cause I've had enough ___ see it all, I see it now

___ got the eye of the tiger, a fighter Dancing through the fire

'Cause I am a champion

And you're gonna hear me roar Louder, louder than a lion ‘Cause ___ am a champion And ___'re gonna hear me roar Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh 2x You're gonna hear me roar

Now ___'m floating like a butterfly

Stinging like a bee, ___ earned my stripes ___ went from zero, to my own hero ___ held me down, but I got up Already brushing off the dust

___ hear my voice, your hear that sound Like thunder, gonna shake your ground ___ held me down, but ___ got up Get ready, 'cause I've had enough ___ see it all, ___ see it now

(26)

___ got the eye of the tiger, a fighter Dancing through the fire

'Cause ___ am a champion And you're gonna hear me roar Louder, louder than a lion ‘Cause I am a champion

And ___'re gonna hear me roar Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh 2x ___'re gonna hear me roar 2 x Roar-or, roar-or, roar-or

Fonte: www.letras.mus.br/katy-perry/roar/

1. Complete a letra da canção com os pronomes pessoais (personal pronouns) I and You.

2. Analise os versos abaixo. Um está em inglês e o outro está em português. Complete os versos que estão em português com a palavra correta.

a. ”...I got the eye of the tiger, a fighter dancing through the fire…” ”... Eu tenho o olho do _______, a lutadora dançando sobre o fogo...”

b. ”You held me down, but I got up…”

“_____ me segurou, mas eu _______...” c. ”I see it all, I see it now…”

“ Eu ____ tudo, ___ vejo agora...”

d. ”Now I am floating like a butterfly…” ” Agora estou flutuando como uma________...”

e. ”You are gonna hear me roar…” “Você me ouvirá ______...”

EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO MATERIAL: PROFESSORES E GESTORES DO

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ARCHIDAMIRO PARREIRA

DE SOUZA.

Referências

Documentos relacionados

Não existe, por sua vez, relatos na literatura sobre os produtos de degradação do DEC, ivermectina e albendazol, sendo estes medicamentos utilizados em larga escala pela

Deste modo, este trabalho teve por objetivo investigar princípios de design de uma Sequência Didática (SD) sobre mitose e câncer, inspirada na história de

O entendimento da metáfora dentro-fora traz uma demarcação do que estaria dentro e fora do corpo por meio de sua superfície, a pele. Sendo esta, muitas vezes considerada como

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Therefore, weight loss and improvement in medical comor- bidities should be seen as successful factors after bariatric surgery, but the amelioration of psychiatric symptoms,