• Nenhum resultado encontrado

PORTARIA-CONJUNTA Nº 03/1999 (Revogada pela Portaria-Conjunta nº 56/2004)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTARIA-CONJUNTA Nº 03/1999 (Revogada pela Portaria-Conjunta nº 56/2004)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Publicação: 18/09/99 PORTARIA-CONJUNTA Nº 03/1999

(Revogada pela

Portaria-Conjunta nº 56/2004 )

Dispõe sobre a implantação dos Pólos Regionais de Atendimento Médico e do Manual de Perícias Médicas nos casos de afastamentos que demandem avaliações médicas de servidores efetivos da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais.

O Desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, PRESIDENTE e Desembargador Murilo José Pereira, SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO a necessidade de se implantarem os Pólos Regionais de Atendimento Médico, objetivando o atendimento de caráter pericial e ocupacional aos servidores da 1ª e 2ª Instâncias do Estado de Minas Gerais;

CONSIDERANDO a necessidade de se adotar o Manual de Perícias Médicas, objetivando auxiliar, facilitar e sistematizar os conceitos e condutas dentro da prática pericial médica por profissionais da área médica do TJMG;

CONSIDERANDO a necessidade de se estabelecerem normas regulamentadoras para a realização de perícias médicas, nos casos de afastamento de servidores da Justiça de 1ª e 2ª Instâncias;

CONSIDERANDO a necessidade de se explicitarem os casos onde haja necessidade de se adotar a Perícia Médica;

CONSIDERANDO o disposto na Lei Estadual 869/52 e Lei Complementar nº 38, de 13/02/95;

CONSIDERANDO o disposto nas Resoluções 272/95 e 314/96 da Corte Superior do TJMG;

CONSIDERANDO o disposto na Portaria 1.130/99, de 18/05/1999, da Presidência do TJMG;

CONSIDERANDO o disposto na Portaria 16/95, de 19/04/95, da 2ª Vice-Presidência do TJMG;

RESOLVEM:

Art. 1º - Implantar os Pólos Regionais de Atendimento Médico do TJMG no Estado de Minas Gerais, subordinados ao Departamento de Saúde Ocupacional de Perícias - DESAP - conforme especificado no Anexo I da presente Portaria.

Art. 2º - Implantar o Manual de Perícias Médicas, que será utilizado pelos profissionais da área médica do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

(2)

Art. 3º - A realização de perícias médicas, nos casos de afastamento de servidores da Secretaria do TJMG e da Justiça de Primeira Instância, obedecerá ao estabelecido nesta portaria.

Art. 4º - A perícia médica será obrigatória para concessão de licença médica se o afastamento for superior a três dias consecutivos ou alternados, por semestre, quando os servidores forem lotados na sede dos pólos ou na capital, e for superior a quinze dias consecutivos ou alternados, por semestre, quando lotados fora da sede dos pólos ou capital.

§ 1º - Os servidores impossibilitados de locomover-se devido à intensidade e gravidade de sua doença deverão, no primeiro dia útil após a data de início do afastamento, comunicar-se com a DIPEM ou com o Pólo de sua região, que determinará a conduta a ser adotada.

§ 2º - Se o médico constatar que o servidor não estava impossibilitado de comparecer à DIPEM ou ao Pólo Regional de Atendimento, deverá atestar o fato, que importará na perda do (s) dia (s), o que será considerado como falta para todos os efeitos legais.

§ 3º - Os servidores poderão ser submetidos, “ex officio” ou por iniciativa própria, a avaliação pericial para interrupção de licença para tratamento de saúde.

Art. 5º - Para agendamento de perícia médica, os servidores deverão observar sua comarca de lotação, conforme especificado no Anexo I da presente Portaria, devendo os servidores dirigir-se ao seu pólo regional de atendimento no dia e horário agendados.

Parágrafo único - Os servidores enquadrados no Pólo da Capital deverão agendar perícia médica na Divisão de Perícias - DIPEM - e os enquadrados nos Pólos do Interior deverão agendar Perícia Médica no Pólo Regional de Atendimento da sua região, por telefone, até o primeiro dia útil após a data do início do afastamento, e comunicar o fato ao seu chefe imediato na mesma data.

Art. 6º - Os servidores que necessitarem deslocar-se em seu município para a realização de perícia médica, por determinação da Divisão de Perícias Médicas - DIPEM - farão jus à reposição das despesas com transporte e hospedagem, devidamente comprovadas e documentadas, segundo normas adotadas pelo Tribunal de Justiça.

Art. 7º - Ficam dispensados da Perícia Médica aqueles casos cuja licença não ultrapassar 3 (três) dias, consecutivos ou alternados, por semestre, quando residentes na Capital e Sede do Pólo, e os casos cuja licença não ultrapassar 15 (quinze) dias, consecutivos ou alternados, por semestre, quando residentes fora da capital ou da Sede do Pólo, devendo sempre o servidor comunicar o fato ao chefe imediato no mesmo dia do afastamento e encaminhar o atestado médico ao Pólo Regional de Atendimento.

Art. 8º - Os procedimentos médicos, incluídos exames e consultas realizados externamente pelos servidores, com seus médicos assistentes e convênios pessoais, que não resultem em licença médica, deverão ocorrer fora do horário de trabalho do servidor.

Parágrafo único - Em casos excepcionais em que o horário do procedimento médico coincidir com o expediente de trabalho, o abono de entrada ou saída do servidor

(3)

será feito pela chefia imediata, mediante a apresentação do comprovante de realização do procedimento, especificando data e horário.

Art. 9º - A visita domiciliar e/ou hospitalar será realizada como alternativa de perícia médica para os casos de afastamento de servidores impossibilitados de se locomoverem e será realizada por equipe designada pelo Departamento de Saúde Ocupacional e Perícias - DESAP.

Art. 10 - O afastamento de servidores, por motivo de internação ou cirurgia, obedecerá aos seguintes critérios:

I - Internação hospitalar: os servidores ou seus representantes deverão comunicar o fato à DIPEM ou ao Pólo Regional de Atendimento até o segundo dia útil contados após o início da internação. Após a alta hospitalar, deverão encaminhar cópia do sumário de alta à DIPEM ou ao Pólo de sua região.

II - Cirurgias de médio e grande portes e cirurgias plásticas estéticas eletivas: os servidores deverão comunicar-se com a DIPEM ou com o Pólo Regional de Atendimento, até o primeiro dia útil antes do procedimento cirúrgico. Após a alta hospitalar, deverão encaminhar cópia do sumário de alta e nova solicitação de afastamento, quando houver, à DIPEM ou ao Pólo da sua região, até o segundo dia útil.

Art. 11 - Nos casos de afastamentos para tratamento fisioterápico, deverá ser observado o seguinte:

I - os servidores, com jornada de trabalho de 08 (oito) horas diárias, terão abonado(s) o(s) horário(s) necessário(s) para tratamento pela DIPEM ou pelo Pólo Regional de Atendimento.

II - Os servidores, com jornada de trabalho diária de 04 (quatro) ou 06 (seis) horas, deverão fazer o tratamento fisioterápico fora do horário de trabalho.

§ 1º - Em casos excepcionais, após constatação pela DIPEM ou pelo Pólo Regional de Atendimento junto à clínica ou unidade de tratamento, da inexistência de horário compatível, aos servidores citados no item II será permitida a fisioterapia no período de jornada de trabalho.

§ 2º - Nos casos dos itens I e II e parágrafo 1º, os servidores deverão encaminhar a cópia de relatório da clínica ou unidade de tratamento à DIPEM ou ao Pólo Regional de Atendimento, no prazo de 02 (dois) dias antes do início do tratamento, constando, inclusive, o horário das sessões de fisioterapia. Após sua conclusão, deverão encaminhar à DIPEM ou ao Pólo Regional de Atendimento, no prazo de 02 (dois) dias, o comprovante da realização do tratamento, constando data e horário.

Art. 12 - As licenças-maternidade serão concedidas pelas Diretorias de Pessoal da 1ª e/ou 2ª Instâncias.

Parágrafo único - As servidores gestantes, após comunicação ao chefe imediato, deverão apresentar ao Departamento de Pessoal da 1ª ou 2ª Instâncias - DEPES - até o oitavo mês da gestação, requerimento de licença-maternidade instruído com o atestado de seu médico assistente, onde deverão constar a idade gestacional e a data provável do parto.

(4)

Art. 13 - Os candidatos às vagas destinadas a portadores de deficiência física, aprovados em concurso público, serão preliminarmente submetidos a perícia médica pela DIPEM ou pelo Pólo Regional de Atendimento, para comprovação da deficiência alegada.

Art. 14 - A perícia médica para fins de aposentadoria por invalidez e para isenção de imposto de renda ficará a cargo da DIPEM ou do Pólo Regional de Atendimento.

Art. 15 - Os servidores poderão ser convocados, “ex officio”, para avaliação de sua capacidade física ou mental, quando solicitada por autoridade competente.

Art. 16 - Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Secretaria de Administração de Pessoal, ouvido o Departamento de Saúde Ocupacional e Perícias do TJMG, mediante provocação do interessado.

Art. 17 - Esta Portaria entra em vigor 30 (trinta) dias após a data da sua publicação, na Capital e nos Pólos regionais já implantados, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

Belo Horizonte, 16 de setembro de 1999.

Desembargador LÚCIO URBANO SILVA MARTINS Presidente

Desembargador MURILO JOSÉ PEREIRA Segundo Vice-Presidente

ANEXO I

PÓLOS REGIONAIS DE ATENDIMENTO MÉDICO DO TJMG I - PÓLO DA CAPITAL - BELO HORIZONTE

COMARCAS: Belo Horizonte Alvinópolis Barão de Cocais Belo Vale Betim Bonfim Brumadinho

(5)

Caeté

Conceição do Mato Dentro Congonhas

Contagem Corinto Curvelo

Entre Rios de Minas Esmeraldas Ferros Ibirité Igarapé Itabira Itabirito Jabuticatubas João Monlevade Lagoa Santa Mariana Matozinhos Nova Era Nova Lima Ouro Branco Ouro Preto Paraopeba Pedro Leopoldo Piranga Ponte Nova

Ribeirão das Neves Rio Piracicaba Sabará

Santa Bárbara Santa Luzia

São Domingos do Prata Serro

Sete Lagoas Teixeiras Três Marias Vespasiano

II - PÓLO ZONA DA MATA 01 – BARBACENA COMARCAS:

Barbacena Alto Rio Doce Carandaí Conselheiro Lafaiete Mercês Prado Resende Costa Rio Pomba Santos Dumont São João Del Rei

(6)

III - PÓLO ZONA DA MATA 02 - JUIZ DE FORA COMARCAS: Juiz de Fora Andrelândia Bicas Guarani Lima Duarte Mar de Espanha Matias Barbosa Rio Novo Rio Preto

São João Nepomuceno

IV - PÓLO ZONA DA MATA 03 – MURIAÉ COMARCAS: Muriaé Abre Campo Além Paraíba Carangola Cataguases Divino Ervália Espera Feliz Eugenópolis Lajinha Leopoldina Manhuaçu Manhumirim Miradouro Miraí Mutum Palma Pirapetinga Raul Soares Rio Casca Senador Firmino Tombos Ubá Viçosa

Visconde do Rio Branco

V - PÓLO VALE DO RIO DOCE - GOVERNADOR VALADARES COMARCAS: Governador Valadares Açucena Aimorés Caratinga Conselheiro Pena Coronel Fabriciano

(7)

Galiléia Guanhães Inhapim Ipanema Ipatinga Itanhomi Mantena Mesquita Peçanha Resplendor Rio Vermelho Sabinópolis

São João Evangelista Tarumirim

Timóteo Virginópolis

VI - PÓLO DO TRIÂNGULO MINEIRO 01 – UBERLÂNDIA

COMARCAS: Uberlândia

Monte Alegre de Minas Araguari Patos de Minas Campina Verde Patrocínio Canápolis Perdizes Capinópolis Prata Carmo do Paranaíba Presidente Olegário Coromandel Rio Paranaíba Estrela do Sul Santa Vitória Ituiutaba São Gotardo Monte Carmelo Tupaciguara

VII - PÓLO TRIÂNGULO MINEIRO 02 – UBERABA COMARCAS:

Uberaba Araxá

Conceição das Alagoas Conquista

Frutal Ibiá Itapagipe

(8)

Iturama Sacramento

VIII - PÓLO REGIÃO SUL 01 – VARGINHA COMARCAS: Varginha Aiuruoca Alfenas Areado Baependi Boa Esperança Cambuquira Campanha Campos Gerais Carmo de Minas Carmo do Rio Claro Caxambu

Conceição do Rio Verde Cristina Elói Mendes Itamonte Itanhandu Itumirim Lambari Lavras Natércia Nepomuceno Paraguaçu Passa Quatro Perdões Poço Fundo Pouso Alegre

São Gonçalo do Sapucaí São Lourenço

Silvianópolis Três Pontas Três Corações

IX - PÓLO REGIÃO SUL 02 - POÇOS DE CALDAS COMARCAS: Poços de Caldas Andradas Borda da Mata Botelhos Brasópolis Bueno Brandão Cabo Verde Cachoeira de Minas Caldas Camanducaia

(9)

Cambuí Campestre Extrema Itajubá Jacutinga Machado Monte Belo Monte Sião Muzambinho Nova Resende Ouro Fino Paraisópolis Pedralva

Santa Rita do Sapucaí Santa Rita de Caldas

X - PÓLO REGIÃO OESTE – DIVINÓPOLIS COMARCAS: Divinópolis Abaeté Arcos Bambuí Bom Despacho Bom Sucesso Campo Belo Candeias Carmo da Mata Carmo do Cajuru Cláudio Dores do Indaiá Formiga Guapé Iguatama Itaguara Itapecerica Itaúna Lagoa da Prata Luz Mateus Leme

Morada Nova de Minas Nova Serrana Oliveira Pará de Minas Passa Tempo Pitangui Piumhi Pompéu

Santo Antônio do Monte São Roque de Minas

(10)

COMARCAS:

São Sebastião do Paraíso Alpinópolis Cássia Guaranésia Guaxupé Ibiraci Itamogi Jacuí

Monte Santo de Minas Passos

Pratápolis

XII - PÓLO REGIÃO NORTE - MONTES CLAROS COMARCAS: Bocaiúva Brasília de Minas Buenópolis Coração de Jesus Diamantina Espinosa Francisco Sá Grão Mogol Janaúba Januária Manga Montalvânia Monte Azul Montes Claros Pirapora Porteirinha

Rio Pardo de Minas Salinas

São Francisco São João da Ponte São Romão

Taiobeiras

Várzea da Palma

XIII - PÓLO REGIÃO NOROESTE – PARACATU COMARCAS: Paracatu Arinos Buritis João Pineiro Unaí Vazante

(11)

COMARCAS: Teófilo Otoni Águas Formosas Almenara Araçuaí Capelinha Carlos Chagas Itamarandiba Itambacuri Jacinto Jequitinhonha Malacacheta Medina Minas Novas Nanuque Novo Cruzeiro Pedra Azul

Referências

Documentos relacionados

Estabelece orientação quanto à análise técnica dos termos de opção e da documentação apresentada pelos servidores civis e militares oriundos do ex-Território

Comissão pela recuperação de valores em dívida: Por cada prestação vencida e não paga, uma única comissão correspondente a 4% do valor da referida prestação, num mínimo

São enquadrados na Classe II, da Portaria nº 13, de 15 de janeiro de 1976, do Ministro do Interior, para efeito do respectivo controle de qualidade, os cursos

II - direito visual: modo de organização e apresentação de informações em textos e documentos jurídicos, a m de tornar a compreensão do Direito mais clara e acessível ao

1º Esta Portaria dispõe sobre a participação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério

Esses ditos serão acatados, prestigiados ou censurados no(s) campo(s) “dentro dos limites da censura tal como ela se impõe ao ocupante dessa posição” (BOURDIEU, 1983, p. O

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Distrito Federal – SENAR-DF é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

§ 1º O procedimento estabelecido no caput deste artigo visa adequar o ambiente contábil, em atenção às orientações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional -