• Nenhum resultado encontrado

O Papel Do Na Sociedade: Contador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Papel Do Na Sociedade: Contador"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

O PAPEL DO

O PAPEL DO

 CONTADOR

 CONTADOR

NA SOCIEDADE

(2)

ÍNDICE

ÍNDICE

>>

>> IntrIntrodução odução ... ... 33

>>

>> Afinal, de onde vem esse medo Afinal, de onde vem esse medo todo da contabilidadetodo da contabilidade? ...? ...55

>>

>> Por Por que o contador é tão imporque o contador é tão importante para atante para as empresass empresas ... 7 ... 7

>>

>> O que diferencia os melhores contadorO que diferencia os melhores contadores no mercado ...es no mercado ... 10.. 10

>>

>> Apareça! O marketing para quem trabalha com contabilidade ...Apareça! O marketing para quem trabalha com contabilidade ... 12. 12

>>

>> FFerramentas que auxerramentas que auxilam no dia a dia ...ilam no dia a dia ... 15... 15

>>

>> ConConclusão clusão ... ... 1818

>>

(3)

Introdução

Burocrata. Conservador. Calculista. Tecnicista. Poderíamos continuar com uma série de palavras comumente usadas para estereotipar os profissionais da área contábil. Infelizmente, a figura do contador ainda é vista com certo misticismo pelo empresariado, principalmente entre as micro e pequenas empresas, que entendem que o seu trabalho se limita a produzir demonstrações contábeis para o Fisco. Não é surpresa que, em pesquisa apresentada recentemente pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foi constatado que uma parcela expressiva dos profissionais da área (75%) concorda que um dos maiores desafios enfrentados no mercado é a falta de valorização pela sociedade. Em outras palavras, se não bastassem as constantes mudanças na legislação brasileira e a enorme burocracia enfrentada nos órgãos públicos, o contador ainda precisa lidar com uma mentalidade arcaica a respeito da sua própria profissão.

(4)

Como mudar esse cenário? Qual é o papel atual do contador na sociedade? Quais são os seus diferenciais e de que forma ele pode ajudar na consolidação de uma empresa no mercado? Neste e-book, pretendemos responder essas e outras perguntas acerca da crescente influência da contabilidade nas empresas. Além disso, vamos apresentar algumas dicas objetivas para que você se destaque no mercado e mostre todo o seu potencial. Vamos nessa? Confira logo a seguir!

(5)

Afnal, de

onde vem esse

medo todo da

contabilidade?

Certamente, um empreendedor que ouve pela primeira vez expressões como “Provisões para Devedores Duvidosos” (PDD) ou, ainda, “impostos a recolher”, pode achar que o contador nada mais é do que um profissional conservador, que não tem visão de negócios e prefere manter a empresa numa zona de conforto. Além disso, por lidar bastante tempo com a papelada a ser destinada aos órgãos do Fisco, se comprometer com as demonstrações contábeis e toda a burocracia financeira e econômica da empresa, muitos empreendedores não incluem os profissionais da

(6)

área nas decisões estratégicas — o que é um erro, pois o quadro é muito diferente nas grandes organizações, conforme veremos mais à frente. Outro ponto que acaba tornando a área de contabilidade ainda mais nebulosa é o fato de que nem sempre os termos contábeis ou, até mesmo, a forma de pensar a respeito das contas da empresa são facilmente compreendidos por qualquer empreendedor. Um exemplo bastante corriqueiro é a dificuldade dos empresários e gestores de outras áreas em entender as diferenças entre o regime de competência e de caixa, ou as diferentes necessidades entre uma demonstração de resultado do exercício e uma demonstração de fluxos de caixa. Isso sem contar que, na maioria dos casos, a própria legislação é confusa.

(7)

Por que o

contador é tão

importante para

as empresas

Na verdade, o fato é que a contabilidade sempre foi levada a sério, mas a questão é que, na maioria dos casos, apenas os gestores de médias e grandes empresas, além dos estudiosos da área de administração, investem na área. Para se ter uma ideia, a contabilidade é considerada como um dos alicerces da administração desde o início dos estudos acadêmicos mais aprofundados na área (administração cientifica). Acontece que, mesmo algumas dessas pessoas não conhecem exatamente todo o potencial de contribuição de um contador para o

(8)

futuro de uma organização. Resolvemos listar, logo a seguir, alguns dos principais papéis da contabilidade nos diferentes momentos de uma empresa.

Fase embrionária

Nos momentos iniciais de uma empresa, a contabilidade assume uma posição fundamental em diversos campos. Primeiramente, o contador deve participar diretamente na elaboração de qualquer contrato social, momento em que são definidas as participações societárias e o modelo da empresa (EPP, por exemplo). O profissional participa, ainda, da escolha do regime tributário que a empresa adotará para o seu regime social, fato que ocorre anualmente (Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Dia a dia

Além de lidar diretamente com a gestão tributária do empreendimento, determinando as melhores formas de compensação, verificando a compatibilidade de processos com a atual legislação, prestando contas com o Fisco (municipal, estadual e federal) e avaliando quais são as possíveis isenções, o contador também assume sua função em qualquer incremento de capital da empresa, seja pela entrada de novos sócios, pela emissão de ações ou, simplesmente, por uma fusão entre empresas. Além disso, ele pode fornecer relatórios precisos acerca da situação patrimonial da organização, ajudando o empreendedor a tomar decisões.

Planejamento estratégico

Por fim, o contador é uma peça-chave durante a elaboração de qualquer planejamento estratégico, já que esse é o profissional mais indicado para determinar, por exemplo, a viabilidade de recursos, a sustentabilidade de

2

3

1

(9)

projetos (no campo financeiro e econômico), além de definir quais são os possíveis encargos que o empreendedor terá que arcar caso assuma determinada posição.

É comum também ouvirmos que o contador é aquele que faz a empresa render mais, não só por conta da escolha do regime tributário mais conveniente, mas também por ser ele o responsável por conferir todos os créditos tributários — não perdendo as compensações previstas em lei — além de acompanhar os incentivos fiscais concedidos pelos órgãos governamentais que podem e devem ser aproveitados para que o empreendedor viabilize o seu negócio.

(10)

O que diferencia

os melhores

contadores no

mercado

Em primeiro lugar, é preciso superar a ideia de que o contador deva assumir posições de nível operacional ou tático, ou seja, a visão de que ele é um tecnicista. A contabilidade é, e sempre foi, uma das principais áreas de influência no nível estratégico das empresas, e os bons profissionais atuam hoje como verdadeiros consultores. Prova disso é uma recente pesquisa realizada pela UK National Enterprise Network. Segundo o estudo, 70% das pequenas empresas que possuem mentores — e aqui se enquadra o contador — sobrevivem 5 anos ou mais, o dobro quando

(11)

avaliamos as empresas que não adotam a prática. Para se diferenciar, portanto, é preciso conhecer um pouco sobre administração de empresas e, principalmente, ter know how em planejamento estratégico — ajudar a definir, por exemplo, metas de vendas para determinado período, frente aos encargos que serão pagos.

Outro ponto de diferenciação está na especialização. Cada empresa possui necessidades específicas que devem ser atendidas. A legislação para cada nicho de mercado muda frequentemente, isso sem contar a questão jurisprudencial e os constantes incentivos fiscais e tributários concedidos. Um profissional que tenha propriedade sobre o que está falando e, acima de tudo, se atualize para acompanhar as melhores práticas para determinado setor, certamente terá mais êxito que os profissionais que oferecem o básico. Lembre-se de que um contador reativo é um contador oneroso para qualquer empreendimento.

Por fim, vale lembrar, ainda, que os serviços de consultoria e auditoria são os que oferecem as melhores oportunidades de salários e carreira. Além disso, para trabalhar em multinacionais, é indispensável que o contador domine o modelo contábil de outros países, bem como sua legislação tributária, promovendo, desta forma, a integração do sistema contábil de uma empresa que atue em diferentes países. Portanto, esteja sempre atualizado e mude agora mesmo a sua forma de agir.

(12)

Apareça! O

marketing para

quem trabalha

com contabilidade

A prática mais comum no mercado de contabilidade é a indicação, mas isso não quer dizer que o profissional deva ficar inerte diante desse quadro. Existem muitas estratégias de marketing que podem funcionar muito bem, como o marketing digital, e, inclusive, empresas especializadas em prestar esse tipo de serviço para contadores autônomos e escritórios de contabilidade. Vamos conferir algumas estratégias?

(13)

Desenvolvendo o Marketing

Antes de pensar em marketing, é fundamental que o contador defina a plataforma sob a qual ele vai trabalhar. Afinal, como ele quer fortalecer a sua imagem? Em primeiro lugar, é importante estabelecer alguns critérios para fomentar a sua estratégia. Procure compreender o seu diferencial para trabalhar em cima dele, e, acima de tudo, conheça o seu público (multinacionais, startups, PMEs, dentre outros). Esses dois pequenos passos já são fundamentais para que você saiba exatamente como e onde trabalhar a sua imagem.

Além disso, outro ponto a ser trabalhado é a apresentação pessoal. Não, nesse ponto, não estamos nos referindo aos trajes utilizados para o trabalho, mas, sim, à forma como o contador atua dentro da empresa onde trabalha. Ele deve se apresentar como um solucionador de problemas e, acima de tudo, como o profissional capaz de fazer a empresa render mais com menos. Portanto, sua postura deve ser de um gestor, não de um mero colaborador.

Modelos de divulgação e Marketing

Claro que, ao conhecer o seu público e definir uma postura, o contador também pode investir em diferentes mídias para divulgar o seu trabalho, conciliando o marketing com a divulgação e publicidade. A seguir, desenvolvemos algumas das principais ferramentas e estratégias a serem utilizadas por contadores autônomos ou empresas. Confira:

Desenvolvimento de site próprio

Ter um site não garante apenas novos clientes, como também transmite credibilidade no mercado. Essa é uma grande forma de apresentar o seu trabalho para o público, destinando um conteúdo acerca das suas

(14)

especialidades e clientes atendidos. Lembre-se de manter um layout profissional e um conteúdo atualizado. Hoje é possível, inclusive, espalhar anúncios por toda a web, inclusive em grandes ferramentas, como o Google e o Facebook. Os links patrocinados são uma ótima forma para garantir que as pessoas que buscam sobre o assunto “contabilidade” acabem encontrando o seu site e, consequentemente, conhecendo o seu serviço. Normalmente essa é uma opção barata de divulgação, pois o orçamento pode variar de acordo com os limites estabelecidos junto à plataforma escolhida.

LinkedIn

Essa é mais uma opção para os profissionais autônomos, embora também seja importante para os escritórios. Só no Brasil, essa rede social, especializada em reunir profissionais de todas as áreas, já conseguiu atingir a meta de 15 milhões de usuários. É um meio gratuito de exibir o seu trabalho e entrar em contato com futuros clientes.

Buzz marketing

Por fim, podemos falar no famoso marketing boca a boca, muito eficaz na área de contabilidade. Para conseguir fidelizar e engajar clientes ao ponto de ser divulgado por eles mesmos, é fundamental realizar um excelente trabalho e, acima de tudo, construir um bom relacionamento com eles. Preste um bom atendimento e seja sempre cordial, que com certeza novas portas se abrirão.

(15)

Ferramentas que

auxiliam no

dia a dia

Talvez essa seja a dica de ouro deste e-book, afinal de contas, um bom teórico será um excelente profissional se conseguir resolver de maneira dinâmica os problemas do dia a dia. Portanto, familiarize-se já com as novas tecnologias! Existem cada vez mais ferramentas destinadas à área, que podem fazer toda a diferença durante a execução do trabalho — aumentando, principalmente, a produtividade do contador.

A automação tem sido um tema amplamente discutido na área de prestação de serviços e, inclusive, já vem sendo adotada por diversos órgãos governamentais — basta olharmos para os SPEDs e a NF-e, por

(16)

exemplo. Por isso, resolvemos abordar nos próximos subcapítulos a importância desse tipo de investimento no seu trabalho como contador, de modo que você se diferencie ainda mais no mercado.

Aplicativos indispensáveis para organizar a rotina

Primeiro, vamos fazer uma relação de aplicativos usados por inúmeros gestores e profissionais da área contábil, que certamente poderão ajudá-lo a organizar o seu dia a dia. Evidentemente, é importante sempre adaptar esse tipo de ferramenta à sua rotina, e não o contrário. Confira logo a seguir!

Dropbox 

Para evitar carregar o seu pendrive de um lado pro outro — e, eventualmente, esquecê-lo — o Dropbox é uma excelente ferramenta de depósito de arquivos. Com ele, você pode acessar vários tipos de arquivo em qualquer dispositivo (celulares, notebooks e tablets), no momento em que quiser, bastando, apenas, que coloque-o em uma pasta na nuvem.

Evernote

O Evernote  é um aplicativo que permite que você faça um backup de arquivos que consulta com frequência, como contratos, comprovantes, protocolos, notas fiscais eletrônicas, dentre outros. Além disso, ele também funciona como um organizador, disponibilizando agendas, alarmes e gerenciando despesas e receitas. Possui a versão gratuita e outra mais complexa, que é paga.

 Asana

Um organizador por excelência. Nele, o profissional poderá registrar toda a sua agenda, configurando alarmes e estabelecendo listas de

(17)

prioridades. Além disso, ele promove a participação da equipe, como se fosse uma rede social, onde tarefas são delegadas e envia notificações de prazos automaticamente. Para equipes de até 30 pessoas, o app roda gratuitamente.

(18)

CONCLUSÃO

Sim, os contadores devem assumir cada vez mais relevância no mercado de trabalho, alcançando novos níveis na estrutura organizacional. Acontece que, mesmo com a tendência de serem valorizados, os profissionais precisam estar preparados para atender às novas demandas que virão nos próximos anos. Como contador, procure sempre se atualizar e, principalmente, ser autocrítico em relação ao próprio serviço prestado, para que o aprimoramento seja constante. É importante mostrar que, muito além de um tecnocrata, o contador é, principalmente, o braço direito de qualquer gestor.

(19)

A Sage  fornece para pequenas e médias empresas e escritórios de contabilidade uma variedade de serviços e softwares para gestão que são fáceis de usar, seguros e eficientes. O objetivo é ajudar os clientes com contabilidade, folha de pagamento e recursos humanos, planejamento dos recursos da empresa, gerenciamento de relacionamentos e pagamentos. Os clientes da Sage recebem orientação e suporte contínuos por meio de uma rede global de especialistas em cada unidade da empresa, que prestam assistência para a resolução de problemas nos negócios, dando a eles a confiança necessária para conquistar seus objetivos.

Fundada em 1981, a Sage entrou na Bolsa de Valores de Londres em 1989 e em 1999 na FTSE 100, índice das cem empresas listadas na Bolsa de Londres com o maior valor de mercado. A Sage tem 6 milhões de clientes e mais de 12.900 colaboradores em 23 países, incluindo Reino Unido e Irlanda, Europa Continental, América do Norte, África do Sul, Austrália, Ásia e Brasil. A Sage chegou ao Brasil em 2012 com a aquisição das empresas IOB, Folhamatic, EBS e Cenize, além de já atuar no país com a operação da SageXRT desde 2007.

(20)

Sage

Gestão Contábil

O Sage Gestão Contábil  é a solução para o controle e gerenciamento das áreas de contabilidade, tributária e folha de pagamento. O sistema representa a evolução dos escritórios de contabilidade para um patamar de profissionalismo e segurança ainda mais elevados.

Esperamos que este e-book tenha sido mais uma contribuição relevante para os contadores que nos acompanham no dia a dia.

(21)

Referências

Documentos relacionados

Ao cidadão que possua vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado no PIS como beneficiário de Rendimentos, Abono Salarial ou ainda esteja recebendo parcelas do

E o fato de eu temo muitos não compreender, é que a menos que este mesmo poder de Deus..--o Espírito Santo..--o mesmo poder idêntico, com o qual Jesus realizou seus

O folclore brasileiro é riquíssimo, pois teve suas origens em três grandes culturas, a indígena, a africana e a europeia, o que levou a uma grande diversidade de

Para Schmid e Köpke (2019), a pesquisa na área aponta que o atrito não é, como tomado inicialmente, algo raro e presente apenas na fala de uma minoria de bilíngues, geralmente

Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso

Constituído como uma entidade sem fins lucrativos, o InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do