• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA FÍSICA e LABORATÓRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRUTURA FÍSICA e LABORATÓRIOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTRUTURA FÍSICA e LABORATÓRIOS

SALAS DE AULA

As aulas de preleção do Curso de Enfermagem, são realizadas em sua maioria, no Campus I, em salas de aulas nos Blocos A, C, E, e L, da Area IV. As salas de aulas são amplas e bem ventiladas naturalmente e artificialmente, as quais foram planejadas para turmas de até 60 alunos.

Destacamos também, a disponibilidade de diversos Auditórios com capacidade para até 400 alunos, e um Anfiteatro para 700 pessoas, espaço na PUC TV, no Departamento de Comunicação, Gráfica e Editora, Bibliotecas Setoriais e Central, na Clínica Escola Vida. A PUC GOIÁS, dispõe ainda da Santa Casa de Misericórdia, como Hospital Escola, bem como, os convênios públicos e privados para campos de práticas de estágios com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, incluindo campos na região Metropolitana.

BIBLIOTECA – INSTALAÇÕES

O Sistema de Bibliotecas da PUC – SIBI/PUC GOIÁS, órgão suplementar da Pró-Reitoria de Graduação é constituído pela Biblioteca Central, coordenadora do Sistema, pelas bibliotecas setoriais dos Campus II, IV, V e Pós-Graduação.

Os princípios que fundamentam suas atividades: respeito às regras de controle bibliográfico universal, democratização do acesso à informação disponível; participação atenta na manutenção da atualidade e qualidade da informação; presteza no atendimento aos seus usuários; zelo pela conservação e manutenção do acervo.

São vários seus objetivos, dentre eles: disponibilizar aos seus usuários, serviços bibliográficos e informacionais, mantendo a coleção dinâmica e atualizada, necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O serviço de empréstimo é facultado a alunos e funcionários docentes e administrativos.

A qualidade do atendimento do Sistema de Bibliotecas foi evidenciada nas últimas avaliações da Instituição pelos alunos e professores e nos motivos apontados quando a PUC alcançou o 1° lugar no Pop List: as bibliotecas da PUC GOIÁS são as melhores da região.

Espaço físico

1 - A área total da Biblioteca Central da PUC GOIÁS é de 4.339,10m² assim distribuídos:

• Área de leitura: 69,93 m²;

• Área de estudo individual = 548,26 m²; • Área de estudo em grupo = 381,95 m²; • Área de circulação = 430,37 m²;

• Área de serviço = 854,59 m²; • Área de acervo = 1.583,69 m².

Esses espaços, oferecem uma ampla estrutura para estudo: • 460 lugares para leitura;

• Sala de acesso a Internet com 33 computadores; • 5 salas para estudo em grupo com até 6 lugares; • 4 salas de áudio/vídeo com 2 lugares;

• 1 mini-auditório com 78 lugares e equipamento multimídia;

• Espaço multimídia com 5 computadores com fones, scanner de mesa e virtual vision para pessoas portadoras de deficiência visual.

(2)

LABORATÓRIOS

LABORATÓRIO DE HABILIDADES

Clique aqui para ver o site do Laboratório, com imagens e mais informações O Laboratório de Habilidades é um suporte no processo de ensino-aprendizagem, cuja finalidade é favorecer o desenvolvimento de habilidades específicas. O objetivo do Lab. Habilidades é de capacitar o estudante para a prática hospitalar com o aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos, levando o a assimilação do conteúdo por meio do manuseio e familiarização dos equipamentos com os passos de execução. Para isso recebe os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Terapia Ocupacional. Além do mais dispõe de uma estrutura rica e completa que permite ao estudante compreender o conteúdo antes de adentrar-nos diversos campos da área da saúde. Dentre inúmeros equipamentos disponíveis no laboratórios, destacamos o MANEQUIM SIMMAN.

O SimMan é um simulador de paciente portátil e avançado para treinamento de equipe. Ele tem anatomia real e funcionalidade clínica. O SimMan fornece instrução baseada em simulação para desafiar e testar as habilidades clínicas dos estudantes e as tomadas de decisões durante cenários reais de tratamento de pacientes. Ele inclui software comprovado e um manequim avançado tecnologicamente interativo permitindo os aprendizes praticarem o tratamento de emergência de pacientes.

Benefícios do SIMMAN

 Eficácia educacional ao fornecer experiências de treinamento em simulação de pacientes altamente reais para exercício de trabalho em equipe, liderança e habilidades de comunicação.

 Uso multifuncional facilita o treinamento de uma ampla faixa de profissionais de cuidados médicos abrangendo todas as áreas de cuidado do paciente.

 Cenários incomuns de exercício: Treinamento de casos não usuais em que o aprendiz pode se defrontar na vida real.

 Anatomia real: Permite uma ampla faixa de intervenções médicas de emergência ser exercitada.

Características

 Simulador de paciente em escala completa que permite você realizar habilidades relevantes em ALS e cenários.

(3)

 Monitor de paciente simulado com tecnologia de tecla táctil incluindo a possibilidade de configurar sua disposição espacial e conteúdo para corresponder a seu ambiente de simulação.

 O software do SimMan vem com cenários pré-programados; os instrutores também podem projetar e salvar seus próprios casos de pacientes.

 Curvas de tendência no painel do instrutor controlam como os parâmetros fisiológicos irão mudar ao longo do tempo, e múltiplas tendências podem ser executadas simultaneamente com seus efeitos adicionados em conjunto.

 O simulador utiliza o software gerando debriefing automático, baseado no registro de eventos sincronizados com figuras de vídeo, que fornecem retorno imediato e detalhado sobre o desempenho dos aprendizes.

 O sistema patenteado de vias aéreas permite a simulação precisa de todos os cenários relevantes e difíceis de supervisão das vias aéreas.

 Exercício real de inserção do tubo no tórax.

 Coniotomia cirurgia e por agulha.

 A árvore bronquial é anatomicamente precisa em tamanho, cor e textura, e caracteriza as marcas anatômicas e precisas de referência necessárias para facilitar a broncoscopia real por fibra ótica.

LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL Clique aqui para ver fotos do Laboratório

O Laboratório Morfofuncional, com 271,46 m² e está localizado no Campus I, área IV, Bloco K e recebe os alunos dos cursos da saúde Medicina e Enfermagem.

Dentre outros equipamentos, dispõe de: • Catraca Digital M. Dimep;

• Nobreak com bateria interna com potência 60 KVA; ; • Condensadoras 48 K – 30 V;

• Evaporadoras Split Piso/Teto. Peças Anatômicas:

• Sistema Digestivo; • Braço com Musculatura;

• Cérebro Neuroantômico (6 partes); • Coluna de Luxo Flexível;

• Esqueleto Pélvico com Órgão Genital Feminino; • Junta Funcional do Cotovelo;

• Junta Funcional do Joelho; • Junta Funcional do Ombro; • Junta Funcional do Quadril;

• Medula Espinhal (6 vezes o tamanho natural). LABORATÓRIO DE TÉCNICA CIRÚRGICA

Clique aqui para ver fotos do Laboratório

O Laboratório de Técnica Cirúrgica introduz o aluno no ambiente cirúrgico. Nele o estudante conhece as técnicas de assepsia e anti-sepsia rotineiramente empregadas e como deve portar-se dentro de um centro cirúrgico, desde a paramentação até o adequado manuseio dos instrumentos cirúrgicos. Aprende ainda as manobras cirúrgicas básicas para a manipulação geral dos tecidos orgânicos.

O Laboratório, dividido em cinco ambientes, simula um centro cirúrgico semelhante aos encontrados em hospitais, tanto em relação à parte física (vestiário, sala de escovação, sala cirúrgica com três mesas, sala de preparo pré-anestésico dos animais, central de

(4)

esterilização, alojamento, guarda de materiais e administração), quanto em relação aos equipamentos (autoclave, mesas cirúrgicas e de instrumentais, fotos de teto, aparelhos de anestesia inalatória, eletrocautérios, fios cirúrgicos, instrumental necessário para a realização de cirurgias gerais de pequeno e médio porte, anestésicos, sondas, etc).

O Laboratório destina-se principalmente aos cursos de Enfermagem e Medicina, mas tem capacidade de atender às necessidades (em relação a procedimentos cirúrgicos) de cursos de extensão, pós-graduação e pesquisas na área.

LABORATÓRIOS DE ANATOMIA HUMANA

Clique aqui para ver fotos

Os laboratórios de Anatomia contam com uma área total de 345,82 m² disposta em 12 salas amplas, sendo 07 para exposição teórico-prática (mobiliadas com mesas em aço inox, banquetas, prateleiras e quadro branco); 01 para preparação, conservação e armazenamento de peças naturais e realização de provas práticas; 02 salas para armazenamento de peças sintéticas; 01 sala com cubas de alvenaria para armazenamento de peças naturais e 01 sala de apoio acadêmico-administrativo.

Este espaço atende todos os cursos da área da saúde. Para desenvolvimento dos conteúdos dispõe de: 17 cadáveres (dois íntegros e 15 dissecados), 05 esqueletos naturais, 06 esqueletos sintéticos completos, diversas pranchas de material sintético, entre outros.

Localização: Campus I, Área V, 1º sub-solo, salas de 109 a 117, 120, 121 e 122. LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA E HISTOLOGIA

Disposto em duas salas conjugadas, com área total de 65,8 m², sendo uma para preparo dos cortes histológicos e uma bem ampla totalmente reformada e adaptada ao desenvolvimento das aulas práticas das disciplinas Patologia e Histologia, ministradas principalmente para os cursos Biomedicina e Medicina. Estão mobiliadas com mesas, bancadas, banquetas, armários e suporte para exposição das peças patológicas naturais. Os equipamentos que o compõem são: micrótomos, microscópios, forno micro-ondas, estufas, balanças, freezer, banho-maria, etc.

Localização: Campus I, Área V, 1° sub-solo, salas 118 e 119. LABORATÓRIOS DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA

Estão organizados em 06 salas, com área total de 142,26 m², todas com sistema de ar condicionado e distribuídas da seguinte forma: 03 salas para exposição teórico-práticas de Fisiologia, 01 laboratório de Farmacologia, 01 laboratório de microscopia e 01 sala de apoio técnico e almoxarifado.

Estes laboratórios são utilizados por alunos de diversos cursos da área da saúde (Biomedicina, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição). Os equipamentos disponíveis para os experimentos são: Quimógrafos computadorizados, audiômetro, balanças, microscópios, geradores de estímulos, estufas, diapasão, esfigmomanômetro, estetoscópios, micro-centrífuga, eletrocardiógrafo, entre outros.

As salas são mobiliadas com carteiras, mesa para realização dos experimentos, banquetas, quadro, e bancadas em granito. Localização: Campus I, Área V, 1º sub-solo, salas 102 a 104 e 106 a 108.

LABORATÓRIO DE GENÉTICA, BIOLOGIA MOLECULAR E VIROLOGIA

Este laboratório atende às disciplinas: Genética, Biologia Molecular e Virologia e Imunologia da área básica, dos cursos da área da Saúde. A sala é ampla com, 23,42 m², bancadas laterais, armários e duas mesas centrais para demonstrações práticas. Os

(5)

equipamentos disponíveis são: microscópios, cubas de eletroforese, agitador de tubos, geladeira, freezer, estufa, centrífuga , vidrarias, pipetas, tubos, lâminas, etc.

Localização: Campus I, Área IV, Bloco H, sala 104.

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E MICROSCOPIA

Os cursos de Biomedicina, Medicina e Enfermagem utilizam este laboratório que oferece condições para realização das práticas necessárias à compreensão dos conteúdos da área de microbiologia. Este laboratório também é utilizado para disciplinas que necessitam de práticas de microscopia, pois está equipado com 20 microscópios novos marca NIKON, binocular, além de um microscópio acoplado a câmara de captura e TV. Outros equipamentos existentes: câmara de fluxo, autoclave, estufa, balança digital de precisão e geladeira. A estrutura física do laboratório, com 34,04 m², permite a disposição de quatro mesas e banquetas, espaço para circulação, sistema de ar condicionado e armários para armazenamento de meios de cultura além de prateleiras.

Localização: Campus I, Área IV, Bloco H, sala 214. LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA

Este laboratório está equipado com 20 microscópios marca NIKON, binoculares, sendo um acoplado à câmara de captura e TV, sistema de ar condicionado, que proporciona um ambiente perfeito ao processo ensino-aprendizagem em microscopia. A área interna é de 21,73 m², com quatro mesas para microscópios, banquetas, armários para guardar vidrarias e sistema de ar condicionado. Outros equipamentos existentes: centrífuga e vidrarias (cálices, Becker, pipetas, lâminas, lamínulas, etc.). O laboratório é utilizado para aulas práticas das disciplinas: Parasitologia, Citologia, Embriologia e Histologia.

Localização: Campus I, Área IV, Bloco H, sala 213 LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA

O laboratório de Bioquímica atende todos os cursos da área de Saúde. Apresenta uma estrutura física compatível com as necessidades da disciplina. Sua área interna é de 34,78 m², bancada lateral em granito com armários e prateleiras para armazenamento de reagentes voláteis, prateleira em aço e sistema de ar condicionado. Os equipamentos disponíveis são: geladeira, espectrofotômetros, multi-timer, banho-maria, agitador de tubos, balança digital, centrífugas, medidor de pH, etc.

Referências

Documentos relacionados

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia

(1976b) mostra que a luminosidade também estimula a exposição da massa cefalopodal do molusco no meio aquático, o que, sem dúvida, favoreceria o processo de infecção, já que

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, esses foram alguns dos principais eventos realizados, mais, diversas outras ações são desenvolvidas como Poda das Árvores,

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

14 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Responsabilidade Civil. Curso de Direito Civil Brasileiro: Responsabilidade Civil. Responsabilidade Civil do Médico.

Nessa toada, afirmam que a exigência moderna é no sentido de que nenhum consumidor vítima de acidente de consumo deve arcar sozinho com os seus prejuízos ou fique sem