• Nenhum resultado encontrado

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO MULTIPLIX CRÉDITO PRIVADO CNPJ/MF Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO MULTIPLIX CRÉDITO PRIVADO CNPJ/MF Nº"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

ADMINISTRAÇÃO: SOCOPA – SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A. GESTÃO: ARTESANAL INVESTIMENTOS LTDA.

TIPO ANBIMA: MULTIMERCADO POR ESTRATÉGIA LIVRE

ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO BEM COMO DAS NORMAS EMANADAS DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. A AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS COTAS DESTE FUNDO NÃO IMPLICA, POR PARTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS OU DA ANBIMA, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR OU DAS DEMAIS INSTITUIÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇO.

O INVESTIMENTO DO FUNDO DE QUE TRATA ESTE FORMULÁRIO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE A ADMINISTRADORA MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NÃO HÁ GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO E PARA O INVESTIDOR.

ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQUENTE OBRIGAÇÃO DO COTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS PARA COBRIR O PREJUÍZO DO FUNDO.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE FORMULÁRIO ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO, MAS NÃO O SUBSTITUEM. É RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE FORMULÁRIO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AO OBJETIVO E À POLÍTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO, BEM COMO AS DISPOSIÇÕES DO FORMULÁRIO E DO REGULAMENTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE O FUNDO ESTÁ EXPOSTO.

ESTE FUNDO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC.

A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. OS RENDIMENTOS SERÃO TRIBUTADOS EXCLUSIVAMENTE NO RESGATE DAS COTAS.

O RESGATE DE COTAS NÃO ESTÁ SUJEITO A PRAZO DE CARÊNCIA.

O PAGAMENTO DO RESGATE SERÁ FEITO NO MESMO DIA DA DATA DA CONVERSÃO DAS COTAS. A CONVERSÃO DAS COTAS, ASSIM ENTENDIDA, A APURAÇÃO DO VALOR DA COTA PARA EFEITO DO PAGAMENTO DE RESGATE, SERÁ EFETIVADA NO 1º (PRIMEIRO) DIA ÚTIL SUBSEQUENTE, APÓS O RECEBIMENTO DO PEDIDO DE RESGATE PELA ADMINISTRADORA, DENTRO DO HORÁRIO LIMITE POR ELE ESTABELECIDO.

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO

FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO MULTIPLIX CRÉDITO PRIVADO CNPJ/MF Nº 14.744.913/0001-27

(2)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO MULTIPLIX CRÉDITO PRIVADO CNPJ/MF Nº 14.744.913/0001-27

Caro Investidor,

A Socopa Sociedade Corretora Paulistas S.A com satisfação lhe apresenta algumas informações importantes sobre o FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO MULTIPLIX CRÉDITO PRIVADO (o “FUNDO”), de forma que você tenha segurança no momento de investir. O FUNDO foi constituído em 01/12/2011, e será regido pelo seu Regulamento, pela Instrução nº. 555, da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), publicada em 17 de dezembro de 2014, conforme alterada, e legislação complementar aplicável.

1. PÚBLICO ALVO

O FUNDO é destinado exclusivamente a investidores qualificados, assim definidos pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários n° 539 de 13 de novembro de 2013.

2. APRESENTAÇÃO DA ADMINISTRADORA E DO CUSTODIANTE

A administração, controladoria do passivo e a distribuição das cotas do FUNDO são realizadas pela SOCOPA – SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A, instituição financeira, com sede na Cidade e Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355, 3º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 62.285.390/0001-40, autorizada pela CVM a prestar serviços de administração de fundos de investimento, pelo Ato Declaratório da CVM n° CVM nº 1.498 de 28 de agosto de 1990, (“ADMINISTRADORA”).

A ADMINISTRADORA é uma tradicional instituição financeira que atua há mais de 40 (quarenta) anos como corretora de valores no mercado de capitais brasileiro, com uma equipe de profissionais experientes e especializados no mercado. Seu principal diferencial é o atendimento personalizado e especializado a pessoas físicas e jurídicas. Destaca-se por combinar um time de profissionais experientes, gerenciado por sócios-diretores com mais de 30 (trinta) anos de atuação no mercado, com o uso intensivo de tecnologia de ponta. Com matriz na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, mantém filiais nas cidades do Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia, bem como representações autônomas nas cidades de Santos, Presidente Prudente, Botucatu, Belo Horizonte, Pelotas e Passo Fundo.

O objetivo da Socopa – Sociedade Corretora Paulista S.A. é oferecer aos seus clientes as melhores alternativas de portfólio, desde investimentos diretos, seja através de títulos ou ações, carteiras administradas, fundos de investimento imobiliário, multimercado, em ações e em direitos creditórios e clubes de investimento, já existentes ou próprios, buscando uma fórmula sob medida para cada caso.

O Diretor responsável pela administração do Fundo, indicado pela ADMINISTRADORA, é o Sr. Daniel Doll Lemos, credenciado como Analista de Valores Mobiliários (CNPI) na CVM pela APIMEC desde 01/07/2004, e como Administrador de Valores Mobiliários na CVM por meio do Ato Declaratório CVM nº 9754, de 13 de março de 2008.

O Banco Paulista S.A instituição financeira com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1355, 2º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.820.817/0001-09, autorizado pela CVM a prestar serviços de custódia de valores mobiliários, pelo Ato Declaratório da CVM n° 8.999 de 13 de outubro de 2006 (“CUSTODIANTE”), foi contratado pela ADMINISTRADORA, em nome do FUNDO, para prestar os serviços de custódia, controladoria de ativo (controle e processamento dos ativos financeiros integrantes da carteira do FUNDO e processamento dos títulos e valores mobiliários e demais ativos financeiros integrantes da carteira do FUNDO), bem como os serviços de tesouraria.

O CUSTODIANTE iniciou suas atividades no ano de 1989, como instituição financeira, através da transformação em banco múltiplo da Socopa. Simultaneamente ao processo de transformação o Banco Paulista constituiu uma subsidiária integral – Socopa – para dar continuidade à atividade de corretagem de títulos e valores mobiliários, em um mercado que vem atuando desde 1967. Até o ano de 2004 o foco de atenção do Banco Paulista concentrava-se principalmente em operações de atacado (pessoas jurídicas) no Estado de São Paulo. Desde então, como consequência da ampliação de seus negócios de crédito ao consumidor, o banco expandiu sua área de atuação, concentrando-se principalmente na Região Sudeste. Os clientes do banco são empresas de médio porte, às quais são oferecidas soluções que combinam produtos das carteiras comercial e de câmbio, e pessoas físicas, para as quais há uma linha de produtos de crédito pessoal consignável e crédito direto ao consumidor. O Banco Paulista atua de forma integrada à corretora. Juntos adotaram como seus princípios e valores a ética, responsabilidade, crescimento sustentado, lucratividade e solidez, os quais garantem o êxito de seus trabalhos e sucesso na relação com seus clientes. Para tanto, sua estrutura foi desenvolvida seguindo todos os critérios de segregação física e estratégica (chinese wall) de acordo com a Resolução BACEN 2.554 e outras normas regulamentares aplicáveis, atendendo assim as exigências do BACEN e da CVM.

(3)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

3. APRESENTAÇÃO DA GESTORA DO FUNDO

A gestão profissional dos ativos integrantes de sua carteira do FUNDO será prestada pela ARTESANAL INVESTIMENTOS LTDA., com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Ibirapuera, nº 2120, 10º andar, Cj. 191, Moema, inscrita no CNPJ/MF sob nº 03.084.098/0001-09, devidamente autorizada a administrar carteira de títulos e valores mobiliários pela CVM, através do Ato Declaratório da CVM nº 5631, expedido em 13 de setembro de 1999 (“GESTORA”). A Artesanal Investimentos Ltda., foi constituída em 2008 com objetivo de prestar serviços para investidores qualificados, na estruturação de operações de crédito, mercado de capitais e gestão de carteiras.

A missão da Artesanal Investimentos é fazer a gestão de forma personalizada e independente, sem qualquer conflito de interesses, dos recursos dos investidores buscando sempre a melhor relação retorno-risco possível em cada mercado Artesanal Investimentos é uma empresa de administração de recursos independente, tem como foco principal atender, de forma personalizada, os interesses dos seus investidores atuando principalmente nos mercados que apresentam maior potencial de retorno. É empresa que possui autonomia e liberdade na escolha dos investimentos a serem realizados sem a interferência de outras áreas da organização. As estratégias de investimentos dos fundos são feitas sob medida para cada fundo de forma a se adequar ao perfil de aversão a risco dos seus cotistas.

O Diretor responsável pela administração do Fundo, indicado pela GESTORA, é o Sr. Alexandre Jorge Chaia, credenciado como Administrador de Valores Mobiliários na CVM por meio do Ato Declaratório CVM nº 9.721, de 13 de fevereiro de 2008.

O objetivo da Artesanal Investimentos é oferecer aos seus clientes as melhores alternativas de portfólio, através de fundos de investimento multimercado e de ações, fundos de investimento em direitos creditórios e carteiras administradas, para o público em geral ou restrito/exclusivos.

4. OUTROS PRESTADORES DE SERVIÇO

O serviço de auditoria independente é prestado pela NEXT AUDITORES INDEPENDENTES S/S, com sede na cidade de Blumenau, Estado de Santa Catarina, na Rua Itapiranga, n° 233, sala 16, inscrita no CNPJ n° 19.208.834/0001-26 (“AUDITOR INDEPENDENTE”)

5. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

A composição da carteira do Fundo será disponibilizada aos cotistas em até 10(dez) dias contados do encerramento do mês a que se referirem.

6. LOCAL, MEIO E FORMA DE DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES RELATIVAS AO FUNDO

Será disponibilizado aos cotistas:

(a) informações sobre rentabilidade, composição da carteira, contemplando nome/classe dos ativos financeiros e percentual em relação ao patrimônio líquido do FUNDO, na sede da ADMINISTRADORA e no endereço eletrônico www.socopa.com.br no prazo de até dez dias contados do encerramento do mês a que se referirem;

(b) o valor da cota e do patrimônio líquido, diariamente para fundos com liquidez diária, ou, em periodicidade compatível com a liquidez do fundo para fundos que não ofereçam liquidez diária, desde que expressamente previsto em seu regulamento, através de qualquer meio de comunicação permitido pela legislação em vigor;

(c) as Demonstrações Contábeis do Fundo, devidamente acompanhadas do parecer do auditor independente, no prazo de até 90 (noventa) dias após o encerramento do exercício social;

(d) a Demonstração de Desempenho do Fundo nos prazos previstos na Instrução CVM 555/14, que também se encontra disponível para consulta no endereço eletrônico www.socopa.com.br.

Demais informações obrigatórias serão disponibilizadas na sede da ADMINISTRADORA, mediante solicitação.

Caso a divulgação da carteira do Fundo possa prejudicar a atuação do mesmo, a critério do GESTOR, o demonstrativo da composição da carteira poderá omitir a identificação e quantidade de suas operações e/ou posições, conforme facultado pela regulamentação em vigor.

As informações omitidas, conforme parágrafo acima, serão disponibilizadas no prazo máximo de 30 (trinta) dias, improrrogáveis, para fundos da classe “Renda Fixa Curto Prazo”, “Renda Fixa Referenciado” e “Renda Fixa Simples” e, nos demais casos, em até 90 (noventa) dias após o encerramento de cada mês, podendo esse prazo ser prorrogado uma única

(4)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

vez, em caráter excepcional, e com base em solicitação fundamentada submetida à aprovação da CVM, até o prazo máximo de 180 (cento e oitenta dias).

Caso a ADMINISTRADORA divulgue a terceiros informações referentes à composição da carteira, a mesma informação deve ser colocada à disposição dos cotistas na mesma periodicidade, ressalvadas as hipóteses de divulgação de informações pelo administrador aos prestadores de serviços do FUNDO, necessárias para a execução de suas atividades, bem como aos órgãos reguladores, autorreguladores e entidades de classe, quanto aos seus associados, no atendimento a solicitações legais, regulamentares e estatutárias por eles formuladas.

Será divulgado imediatamente a todos os cotistas, na forma prevista no regulamento do fundo, qualquer ato ou fato relevante relativo ao Fundo, de modo a garantir acesso a todos os cotistas às informações que possam, direta ou indiretamente, influir em suas decisões quanto à permanência no Fundo.

Caso o cotista não tenha comunicado ao administrador do Fundo a atualização de seu endereço, seja para envio de correspondência por carta ou por meio eletrônico, o administrador fica exonerado do dever de envio das informações previstas na Instrução CVM 555/14 ou no Regulamento, a partir da última correspondência que houver sido devolvida por incorreção no endereço declarado.

7. LOCAL, MEIO E FORMA DE SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES PELO COTISTA

Informações sobre o FUNDO podem ser solicitadas na sede da ADMINISTRADORA, localizada na Cidade e Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355, 3º andar ou pelo endereço eletrônico administração.fundos@socopa.com.br. Esclarecimentos aos cotistas serão prestados por meio do Atendimento ao Cotista, conforme telefones abaixo:

3299-2001 Ouvidoria Socopa

Atendimento em dias úteis, das 8h às 18h 0800 773 2009

Central de Relacionamento Socopa 0800 729 7272

O Regulamento contendo a política de investimento do FUNDO se encontra disponível nas dependências da ADMINISTRADORA e no endereço www.socopa.com.br e no sítio eletrônico da GESTORA artesanalinvestimentos.com.br.

8. FATORES DE RISCOS INERENTES AO FUNDO EM ORDEM DE RELEVÂNCIA:

I - risco de mercado:

Os ativos dos fundos de investimento são contabilizados a valor de mercado, que é influenciado por fatores econômicos gerais e específicos como por exemplo ciclos econômicos, alteração de legislação e de política econômica, situação econômico-financeira dos emissores dos títulos, podendo, dessa forma, causar oscilações nos preços dos títulos e valores mobiliários que compõem a carteira, podendo levar a uma depreciação do valor da cota deste FUNDO;

II - risco de crédito:

Caracteriza-se principalmente pela possibilidade de inadimplemento das contrapartes em operações realizadas com os fundos investidos ou dos emissores de títulos e valores mobiliários integrantes da carteira, podendo ocorrer, conforme o caso, perdas financeiras até o montante das operações contratadas e não liquidadas, assim como o valor dos rendimentos e/ou do principal dos títulos e valores mobiliários. O FUNDO está sujeito a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do FUNDO;

O FUNDO PODE APLICAR ATÉ 100% (CEM POR CENTO) DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM ATIVOS DE CRÉDITO PRIVADO. PORTANTO, O FUNDO ESTÁ SUJEITO A RISCO DE PERDA SUBSTANCIAL DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM CASO DE EVENTOS QUE ACARRETEM O NÃO PAGAMENTO DOS ATIVOS INTEGRANTES DE SUA CARTEIRA, INCLUSIVE POR FORÇA DE INTERVENÇÃO, LIQUIDAÇÃO, REGIME DE ADMINISTRAÇÃO TEMPORÁRIA, FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL DOS EMISSORES RESPONSÁVEIS PELOS ATIVOS DO FUNDO.

III - risco de liquidez:

Caracteriza-se principalmente pela possibilidade de redução ou mesmo inexistência de demanda pelos ativos integrantes da carteira nos respectivos mercados em que são negociados, podendo a GESTORA encontrar dificuldades para liquidar posições ou negociar esses ativos pelo preço e no tempo desejado;

(5)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

IV - risco de concentração:

A eventual concentração de investimentos em determinado(s) emissor(es), em cotas de um mesmo fundo de investimento, e em cotas de fundos de investimento administrados e/ou geridos por uma mesma pessoa jurídica pode aumentar a exposição da carteira aos riscos mencionados acima e conseqüentemente, aumentar a volatilidade do FUNDO. Este FUNDO poderá estar exposto à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes;

V - O FUNDO está sujeito a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento de ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do FUNDO.

VI - risco de desenquadramento tributário em longo prazo:

A GESTORA envidará os maiores esforços para manter a composição da carteira do FUNDO, adequada ao tratamento tributário aplicável aos fundos de investimento considerados de “longo prazo” para fins tributários, procurando assim, evitar modificações que impliquem em alteração do tratamento tributário do FUNDO e dos Cotistas. No entanto, não há garantia de que este tratamento tributário será sempre aplicável ao FUNDO devido a possibilidade de ser reduzido o prazo médio de sua carteira, em razão, entre outros motivos, da adoção de estratégias de curto prazo pela GESTORA para fins de cumprimento da política de investimentos do FUNDO e/ou proteção da carteira do FUNDO, bem como de alterações nos critérios de cálculo do prazo médio da carteira dos fundos de investimentos pelas autoridades competentes. O desenquadramento tributário da carteira do FUNDO pode trazer prejuízo aos Cotistas.

Os Cotistas respondem por eventual patrimônio líquido negativo do FUNDO, obrigando-se, caso necessário, por consequentes aportes adicionais de recursos.

9. POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE RISCO

A ADMINISTRADORA se utiliza dos seguintes métodos para gerenciamento de riscos:

I - risco de mercado:

O acompanhamento do risco de mercado, e dos principais fatores de riscos do FUNDO, é feito diariamente, utilizando-se de ferramentas estatístico-financeiras e em consonância com as melhores práticas de gerenciamento de risco disponíveis no mercado, compreendendo:

(a) Value at Risk, VaR: baseado em modelo estatístico, paramétrico, que indica a máxima perda possível para um certo nível de confiança num horizonte de tempo determinado; e

(b) Stress Testing: baseado em simulações diárias com base em cenários previamente definidos, e considerando as posições e seus principais fatores de risco.

II - risco de crédito:

o acompanhamento do risco de crédito é feito de forma a manter o risco de inadimplemento dentro de parâmetro estabelecido para o FUNDO. O controle de risco de crédito é exercido independente da gestão do FUNDO.

III - risco de liquidez:

o acompanhamento do risco de liquidez é feito através do monitoramento do impacto de resgates potenciais do FUNDO e da carteira de títulos públicos e ativos líquidos, em volume adequado para absorver estes resgates potenciais.

IV – risco de concentração:

todos os limites de exposição a classes de ativos, instrumentos financeiros, emissores, prazos e quaisquer outros parâmetros relevantes determinados na política de investimento ou pelas normas e regulamentações aplicáveis ao FUNDO são controlados diariamente e independente da área de gestão.

Os métodos previstos tópico, utilizados pela ADMINISTRADORA para gerenciamento dos riscos a que o FUNDO se encontra sujeito, não constituem garantia contra eventuais perdas patrimoniais que possam ser incorridas pelo FUNDO.

10. POLÍTICA RELATIVA AO EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DECORRENTE DOS ATIVOS FINANCEIROS

DETIDOS PELO FUNDO

A GESTORA adota a política de exercício do direito de voto em assembleias de companhias e/ou fundos de investimento nos quais o FUNDO detenha participação. A política de voto se encontra disponível no endereço artesanalinvestimentos.com.br, que disciplina os princípios gerais, o processo decisório e quais são as matérias relevantes obrigatórias para o exercício do direito de voto.

(6)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

11. TRIBUTAÇÃO APLICÁVEL AO FUNDO

Considera-se fundo de longo prazo para fins tributários aquele cuja carteira de títulos tenha prazo médio superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco dias) e fundo de curto prazo aquele que não mantenha o citado prazo médio.

Não há garantia de que este FUNDO terá o tratamento tributário para fundos longo prazo.

De acordo com a Lei nº. 11.033/04, os rendimentos obtidos pelos cotistas estão sujeitos à tributação do Imposto de Renda na Fonte de acordo com o Regime Tributário e com o prazo de permanência dos recursos aplicados no fundo, conforme tabela abaixo:

Os rendimentos apropriados semestralmente (em Maio e Novembro de cada ano) serão tributados à alíquota do Imposto de Renda indicada na tabela constante do Parágrafo 1º acima sob a rubrica “Recolhimento Semestral”.

Por ocasião do resgate das quotas será aplicada alíquota complementar, resultante da diferença entre a alíquota aplicável para o Regime Tributário indicada para o prazo de permanência e a alíquota do “Recolhimento Semestral”, ambas indicadas na tabela constante do Parágrafo 1º acima.

Os resgates efetuados antes de 30 (trinta) dias da data da aplicação estão sujeitos à tributação do Imposto sobre Operações relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) à alíquota de 1% (um por cento) ao dia sobre o valor de resgate, limitado ao rendimento da operação, em função do prazo, de acordo com o artigo 32 e tabela anexa do Decreto nº. 6.306, de 17 de dezembro de 2.007.

Pode haver tratamento tributário diferente do disposto neste Artigo, de acordo com a natureza jurídica do cotista ou de acordo com a natureza da operação contratada pelo FUNDO. O cotista que de acordo com a legislação fiscal e tributária não estiver sujeito à tributação do imposto de renda e do IOF por motivo de isenção, tributação pela alíquota zero, imunidade e outros, deverá apresentar a ADMINISTRADORA documentação comprobatória da sua situação tributária conforme as determinações da legislação.

A situação tributária descrita neste Artigo pode ser alterada a qualquer tempo, seja através da instituição de novos tributos, seja através de alteração das alíquotas vigentes.

A carteira do FUNDO está sujeita ao seguinte tratamento tributário:

(a) Imposto de Renda: não há incidência;

(b) IOF: está sujeita à alíquota zero.

12. POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE COTAS

A ADMNISTRADORA não fará jus a qualquer importância pela distribuição das cotas do FUNDO.

13. HORÁRIO PARA MOVIMENTAÇÃO

As movimentações no FUNDO (aplicações e resgates) poderão ser efetuadas até às 14h00, nos dias de expediente bancário nacional.

14. REGRAS DE MOVIMENTAÇÃO

a) valor mínimo para aplicação inicial: R$ R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais); b) não possui valor mínimo para aplicação adicional durante o período de distribuição; e

Novas aplicações no FUNDO dependerão de emissão de novas cotas na forma a ser deliberada em Assembleia Geral, nos termos da regulamentação aplicável.

TIPO ANBIMA: “FUNDO MULTIMERCADO POR ESTRATÉGIA LIVRE”.

DESCRIÇÃO ANBIMA: O Fundo possui políticas de investimento que envolve vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial. Nesta categoria, o Fundo se baseia nas estratégias preponderantes dotadas e suportadas pelo processo de investimento adotado pela GESTORA como forma de atingir os objetivos e executar a política de investimentos do FUNDO. Nesse sentido, o FUNDO não possui obrigatoriamente o compromisso de concentração em nenhuma estratégia específica.

(7)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

Atenciosamente, São Paulo, 17 de junho de 2016. SOCOPA – SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA

Referências

Documentos relacionados

No entanto, como já referimos, não se encontra ainda generalizada uma avaliação formativa com regulação interativa das aprendizagens, em que as dificuldades dos alunos possam

A será indeferida, pois cabe ao autor diligenciar na obtenção dos requisitos necessários para seu recebimento; B poderá ser deferida, pois o autor não pode ter seu direito de acesso

All values presented below are an average of twenty test values, which may be consulted in Appendix A , received from each of the flights, which are by their own, and in particular

Cerca de dois anos após a exposição cirúrgica dos implantes, a paciente notou drenagem de secreção purulenta no implante instalado na região do elemento do 24 (figura 2)..

Esta será a que está mencionada no catálogo do fabricante da viatura SSV em causa, produzido e comercializado regularmente, com um mínimo de 1000 exemplares por

Consulte a Secção 7: MANUSEAMENTO E ARMAZENAGEM e a Secção 8: CONTROLO DA EXPOSIÇÃO/ PROTECÇÃO INDIVIDUAL para mais informações sobre o manuseamento e a protecção

Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão integrativa analisando relatos de casos brasileiros publicados na literatura nos últimos seis anos (2009-2014),

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em odontologia.. O Sistema Único de Saúde: bases