• Nenhum resultado encontrado

Prof.: Anderson José Soares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof.: Anderson José Soares"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Questão 01)

Enem 2012

A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de

crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da

civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado). Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transporte e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:

A) Aumento da poluição sonora — construção de barreiras acústicas. B) Incidência da chuva ácida — estatização da indústria automobilística. C) Derretimento das calotas polares — incentivo aos transportes de massa.

D) Propagação de doenças respiratórias — distribuição de medicamentos gratuitos. E) Elevação das temperaturas médias — criminalização da emissão de gás carbônico. Questão 02)

Enem 2012

Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia

A) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade. B) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação. C) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial. D) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis. E) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação Questão 03)

ENEM 2010

No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais no Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e,

consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.

LAUBER, L. "Diversidade da Maré Negra". In: Scientific American Brasil 4(39), ago. 2005 (adaptado). A situação exposta no texto e suas implicações

a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.

b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para redução do efeito estufa. c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat. d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.

e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

.

GOIÂNIA, ___ / ____ / 2015 Prof.: Anderson José Soares

DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:1º

ALUNO (a):_______________________________

Lista de atividades P1 Bimestre:3

No Anhanguera você é

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Questão 04)

Enem 2012 - A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como A) redução do custo de produção.

B) agravamento da poluição hídrica. C) compactação do material do solo. D) aceleração da fertilização natural. E) redirecionamento dos cursos fluviais. Questão 05)

Enem 2007

O artigo 1º, da Lei Federal no. 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos: I) a água é um bem de domínio público;

II) a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

III) em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais;

IV) a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1º. da Lei das Águas? a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.

b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano. c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotada de valor econômico.

d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.

e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.

Questão 06)

O principal problema da água na atualidade está diretamente associado à falta de água potável no mundo, devido a um gerenciamento inadequado dos recursos hídricos. Aponte os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ Questão 07)

Apesar da ONU declarar em Assembleia Geral no ano de 2010 que possuir acesso à água potável e ao

saneamento básico é um direito humano essencial, ainda hoje muitas pessoas nem sequer sabem o que é possuir água tratada em suas residências. Parte desse problema está associada à existência de conflitos envolvendo a disputa por recursos hídricos e pelo controle de bacias hidrográficas.

Atualmente, a maioria dos conflitos está relacionada às condições climáticas e existência de rios localizados na fronteira entre países. Cite um conflito entre nações por disputa de água.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Questão 08)

(UECE)

A fonte de energia básica da primeira Revolução Industrial, na Grã-Bretanha, no século XVIII, foi: a) Petróleo b) Gás natural c) Carvão Mineral d) Energia Nuclear e) Energia Hidrelétrica Questão 09)

Apesar da descoberta e desenvolvimento de outras fontes energéticas, o carvão mineral continua sendo bastante utilizado como fonte de energia. Qual a principal utilidade do carvão mineral?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ Questão 10)

Como ocorre o processo de formação do carvão mineral?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________. Questão 11)

O carvão mineral pode ser encontrado na natureza em quatro formas distintas, variando conforme seu poder, que é resultante da quantidade de carbono no material. Caracterize os quatro diferentes tipos do carvão: a) Antracito b) Hulha c) Linhita d) Turfa Questão 12) (UFBA)

A intensificação do uso de fontes de energia de origem fóssil (carvão mineral, petróleo, gás natural, etc) gera vários problemas ambientais. Aponte os principais problemas gerados pelo carvão mineral.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ Questão 13)

(PUC-PR) A industrialização européia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente, nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do óxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno:

a) da chuva ácida. b) do vento geotrópico. c) da rarefação do ar. d) desertificação.

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Questão 14)

Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico. b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo. d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

Questão 15)

Sobre o fenômeno El Niño é correto afirmar:

a) É um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um resfriamento anormal das águas superficiais na porção Oriental do Oceano Pacífico, nas proximidades da Indonésia. O fenômeno é local, porém causa as chuvas de monções com graves conseqüências.

b) Em termos sazonais, o fenômeno ocorre com mais freqüência no período do carnaval, em fevereiro, o que explica o seu nome que significa, em espanhol, “o menino”, uma alusão a um garoto travesso.

c) O fenômeno, por ter uma ocorrência bem delimitada, causa uma alteração regional que assume dimensões locais, entretanto, o desarranjo climático é grave, ocasionando chuvas fortes com queda de temperatura. d) O fenômeno é climático e decorre da forte influência das condições dos ventos frios. O Anti-El Niño (também chamado La Niña), ao contrário do El Niño, é representado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico e também desempenha consideráveis impactos nas atividades humanas.

e) O fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas frias provenientes do fundo oceânico (ressurgência) e da Corrente Marinha de Humboldt são ali interceptadas por águas quentes

provenientes do norte e oeste.

Questão 16)

(Anhembi Morumbi SP)

As condições climáticas, como temperatura e umidade do ar, são fatores que influenciam a ocorrência de determinados problemas de saúde em alguns estados do Brasil. No estado de São Paulo, a combinação entre a poluição e as condições climáticas do inverno potencializa o aparecimento de problemas de saúde como a) as doenças respiratórias e a leishmaniose.

b) a influenza A e a malária. c) a leishmaniose e a influenza A. d) o infarto e as doenças respiratórias. e) a malária e o infarto.

Questão 17) (UFTM MG)

É um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais nas porções central e leste do Oceano Pacífico. Provoca queda brutal da produtividade da pesca e do guano na costa do Peru, pela grande redução de fitoplâncton. Além disso, provoca graves perturbações climáticas em escala global, como secas anormais, ciclones e inundações.

O texto refere-se ao fenômeno a) células de Walker.

b) El Niño.

c) de desertificação.

d) dos anticiclones subtropicais. e) La Niña.

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Questão 18)

(Enem 2010) - Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração. b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia. c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população. d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local. e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída. Questão 19)

(Enem) - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

A) Óleo diesel. B) Gasolina. C) Carvão mineral. D) Gás natural. E) Vento. Questão 20)

(Enem) - “Águas de março definem se falta luz este ano”.

Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001.

No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:

A) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.

B) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica. C) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração. D) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura. E) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.

Referências

Documentos relacionados

> 6 anos Direto Mais provável do que não Baixa a média Cerca de 15% da receita obtida com a geração própria de energia A ANEEL, Agência Nacional de Energia

RNA viral foi de- tectado no teste RT-PCR para BVDV nos cinco animais ne- cropsiados e os produtos de amplificação obtidos de três deles, Bovino 1, Bovino 3 e Bovino 4

Segundo histórico do ensino na graduação e residência médica em ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia

Tanto em São Paulo quanto em Madrid, os clubes e bares de sexo são apontados por seus empresários e freqüentadores como reação ou distanciamento aos locais comerciais para

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

A secularização, portanto, atua no sistema conceitual moderno como uma assinatura que faz remissão temporal à teologia, denotando na modernidade um pertencimento à oikonomía

A pesquisa em desenvolvimento tem como objeto o papel mediador do gestor de uma escola de Educação Infantil na intervenção junto à formação continuada em serviço e nas mudanças