• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA IES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA IES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

HISTÓRICO DA IES

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação. Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência. A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

O curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi é fruto de discussões sobre melhores práticas nacionais e internacionais (oportunizadas pela Laureate International Universities), com os olhos para o futuro, orientado para as competências profissionais almejadas para os egressos, com proposta de integração curricular, articulação entre teoria e prática, e interdisciplinaridade, numa nova visão de qualidade e identidade de formação do enfermeiro.

A Enfermagem, por sua vez, é uma ciência cuja especificidade é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico. O enfermeiro tem competência, científica e humana, para a realização da promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos. Bem como, deve estar preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. E habilitados a diversos tipos de intervenções de média e alta complexidade, situações que exigem conhecimento científico e capacidade de tomar decisões imediatas.

A proposta curricular do Curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi está baseada na interdisciplinaridade, com ênfase na prevenção e promoção da saúde, utilizando novas tecnologias educacionais, cujo objetivo desenhado é formar um profissional capaz de buscar a informação continuadamente, atuar de forma interdisciplinar, norteado pelos valores morais e éticos, exercendo sua profissão consciente de seus limites e responsável por sua autonomia, técnico-cientificamente comprometido e socialmente responsável. Esta proposta foi norteada pelas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem (DCN), consolidadas na resolução CNE/CES N. 3, de 7 de novembro de 2001, propondo uma estrutura curricular que permita a formação do egresso generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a atuar pautado em princípios éticos, no processo saúde-doença em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

Os campi com oferta do curso contam com estrutura de laboratórios morfofuncionais e biomédicos para atender o projeto pedagógico inovador que se propõe. Há, ainda, o Centro de Simulação em Saúde, uma infraestrutura que replica ambientes profissionais ambulatoriais e hospitalares, com manequins que simulam respostas fisiológicas e modernos equipamentos que permitem o treino e aperfeiçoamento de habilidades e competências profissionais. Cabe ressaltar que, tal Centro, é o maior da América Latina, comprovando o compromisso mundial da Laureate International Universities com a formação de qualidade do enfermeiro.

Para permitir a inclusão do estudante em atividades profissionais e em contato com o paciente são estabelecidas parcerias com Instituições e Serviços de Saúde, de maneira que o curso possa também contribuir para o aprimoramento da assistência à saúde em seu entorno. O enfoque principal é a formação dos estudantes dentro do contexto de rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e nesse âmbito vale destacar a parceria com a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo. Desta maneira os estudantes podem compreender e atuar na realidade de saúde regional. Bem como implementar os conhecimentos adquiridos, como por exemplo nos contextos das disciplinas de Desenvolvimento Humano e social, Saúde Comunitária, Saúde Coletiva e Políticas Públicas de saúde. Assim como praticar a assistência e habilidades das práticas de enfermagem.

A estrutura do curso norteia as intervenções de enfermagem independentes, dependentes e colaborativas (estas duas fundamentadas na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade) ensinadas no bojo do curso através da integração de conhecimentos das bases biológicas até a assistência equânime, integral e longitudinal do indivíduo e da comunidade. Assim, este projeto apega-se muito mais ao estado da arte da Ciência do Cuidar, com sua proposta pautada na versão autônoma do

(4)

4 enfermeiro e nos fenômenos que este profissional é responsável, do que na patologia, auxiliando o estudante a compreender as respostas humanas dos indivíduos, famílias e comunidades aos processos de vida e de saúde-doença que vivenciam em suas realidades.

Para o aprendizado da Enfermagem em seu amplo contexto faz-se importante a sintonia com a realidade científica e com o mercado de trabalho. Ainda, a proposta curricular está amparada por adequado aparato tecnológico. Tal fato facilita a aproximação do aluno com seu objeto de estudo e futuro exercício profissional, direcionando-o para a obtenção dos objetivos da vivência universitária, a saber: a construção de sua identidade dentro do mercado prospectivo de saúde por meio do ensino, pesquisa e extensão. No entanto, sem ser um sujeito passivo no processo de aprendizagem, e sim o grande protagonista. Procurando manter a estrutura curricular atualizada com as exigências que o mercado de trabalho requer do profissional enfermeiro, a atual estrutura busca facilitar para o estudante a flexibilidade curricular para sua realização pessoal e profissional, estimulando o conhecimento e desenvolvimento das suas habilidades, talentos e atitudes.

Desta forma o Curso de Enfermagem da UAM propõe que a formação do enfermeiro seja pautada na atenção à saúde e na pesquisa para o desenvolvimento das ciências da saúde os quais sejam pensados como interdependentes nos seus processos de consecução e de evolução. Cabe ao curso de Enfermagem, então, um papel catalisador na convergência do aprendizado, da assistência e da ciência que objetiva o mais alto ideal de saúde humana, como aquele que é proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – que considera que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas consiste em no bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo.

Para formar estes profissionais, o modelo tradicional biomédico já não basta. É necessária uma proposta curricular com base em uma nova estrutura (desenvolvida no bojo da própria Enfermagem e baseada em evidências) e com diferentes metodologias de aprendizagem (e não de ensino), para desenvolver no estudante todas estas habilidades pretendidas, conforme será apresentado. Espera-se que este modelo estimule a formação de enfermeiros reflexivos, críticos, com consciência do seu papel como transformadores da realidade do sistema de saúde e das condições de saúde da população brasileira.

Portanto a proposta educacional do curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi é assegurar uma formação generalista, com vistas a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando os princípios éticos, morais e culturais da comunidade com o objetivo de preservar e recuperar a saúde dos indivíduos, sendo um profissional voltado ao desenvolvimento científico e preparado a adquirir, por iniciativa própria, conhecimento que possa garantir uma educação continuada e permanente.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

A formulação dos objetivos do Curso de Enfermagem da UAM, foi delineada tendo como fundamento a realidade de saúde da população brasileira, com especial destaque para a região de São Paulo, com base nas DCN, e com vistas a formar profissionais generalistas habilitados a atuar na atenção à saúde da comunidade em que se inserem.

Os objetivos do curso não podem ficar dissociados da comunidade onde este curso se encontra e, desta maneira, o curso tem também por objetivo interagir com os sistemas promotores de saúde de sua região para não só realizar seu compromisso social, como também gerar condições de adequar a

(5)

5 formação às necessidades básicas de saúde da localidade na qual se insere, e, com isto, promover prestação de serviços de saúde mais qualificados.

Estes objetivos estabelecidos estão relacionados às habilidades e competências previstas nas DCN, bem como nas habilidades e competências definidas no âmbito institucional e da ECS, e são conforme abaixo.

Geral:

O Curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi tem por objetivo formar um enfermeiro líder, pronto para atuar no Sistema de Saúde tendo a SAE como forma de raciocinar seu mundo/processo de trabalho, capaz de prover/gerir o cuidado com base na evidência científica e que demonstre atitudes de humanização, articulação política, raciocínio crítico, ética, bioética e, sobretudo, criatividade e inovação.

Específicos:

a) Promover saúde do indivíduo, família e comunidade durante o curso vital nas diversas esferas da rede de Saúde, garantindo o empoderamento da comunidade, a assistência segura, eficaz e baseada em evidências, por meio da SAE; e

b) Liderar a prestação do cuidado em Saúde nas diversas esferas da rede de Saúde, por meio da convicção nos métodos de trabalho próprios do Enfermeiro, da comunicação eficaz, da prática interdisciplinar, do custo-efetividade, da clareza de sua identidade e da inovação.

PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de esfera assistencial, quanto na esfera gerencial. O perfil profissional do egresso do Curso de Enfermagem da UAM é o enfermeiro líder, inovador, capaz de prover/gerir cuidados generalista nas esferas da rede de Saúde, com formação humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e transformador da realidade social. Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades: COMPETÊNCIAS GERAIS:

PROFISSIONALISMO

I - Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas, assegurando a qualidade e a humanização do atendimento.

II - Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional.

III - Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde. IV- Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional.

(6)

6 V- Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde.

VI- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e assegurar a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

COMPROMISSO SOCIAL

VII- Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões.

VIII- Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente considerando as necessidades individuais e coletivas de saúde, seus condicionantes e determinantes, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades.

RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

IX- Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho.

X- Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem

XI- Ser acessível e manter a confidencialidade das informações confiadas profissionalmente, na interação com outros profissionais da saúde e o público em geral.

XII- Considerar a comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura, o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

XIII- Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais.

XIV- Contribuir para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

XV- Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional.

XVI- Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde trabalho e adoecimento.

XVII- Planejar, implementar e participar de programas de formação e qualificação contínua dos profissionais de enfermagem e da saúde em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS-SUS.

AVALIAÇÃO PROFISSIONAL

(7)

7 XIX- Reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.

XX- Entender ser sujeito ativo no processo formativo ensinar-aprender que o estimule a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender.

INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM

XXI- Atuar nos programas de prevenção e promoção à saúde e de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso atendendo as expectativas da saúde suplementar e atenção às diretrizes do SUS.

XXII- Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico.

XXIII- Intervir no processo de saúde-doença responsabilizando-se da população, seus condicionantes e determinantes.

XXIV- Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família, e pelos diferentes grupos da comunidade.

XXV- Correlacionar dados, eventos e manifestações para determinações de ações, procedimentos, estratégias e seus executantes.

XXVI- Implementar ações, procedimentos e estratégias de enfermagem avaliando a qualidade e o impacto dos resultados.

XXVII- Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde. GESTÃO E LIDERANÇA

XXVIII- Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem.

XXIX- Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional. XXX- Considerar a consciência da sustentabilidade nas decisões dos procedimentos em saúde.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Prática supervisionada fundamentada na experiência do exercício profissional em unidades ambulatoriais, unidades de atenção básica e comunitária abordando os diferentes ciclos do desenvolvimento humano.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Prática supervisionada fundamentada na experiência do exercício profissional em unidades hospitalares abordando os diferentes ciclos do desenvolvimento humano.

(8)

8 ÉTICA E PROFISSIONALISMO

Estudo dos princípios éticos e morais que regulamentam o exercício profissional em Enfermagem no Brasil, bem como de suas implicações legais. Comunicação e relação interpessoal em saúde. Direitos humanos/usuário do serviço de saúde. Humanização. Entidades de classe da Enfermagem.

GESTÃO EM ENFERMAGEM

Aborda o processo político-gerencial dos sistemas de saúde, o desenvolvimento e aplicação das ferramentas administrativas como instrumento de gestão na rede de atenção à saúde nas instituições privadas e no Sistema Único de Saúde. Estuda o dimensionamento da equipe e sua distribuição, os mecanismos de controle social nos serviços de saúde e o sistema de informação na saúde e comunicação, bem como educação continuada e permanente.

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM I

Aborda contexto sócio histórico e o processo de cuidar em Enfermagem, a humanização da assistência e as teorias da enfermagem. Estuda as áreas de atuação do Enfermeiro, a identidade profissional, a comunicação e relação interpessoal, as entidades de classe, a biossegurança, o gerenciamento de resíduos de saúde, o controle de Infecção e as noções de primeiros socorros.

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM II

Aborda a investigação clínica do paciente com base na primeira etapa do processo de enfermagem (anamnese e exame físico - geral e por sistemas). Estuda a semiotécnica e os cuidados de enfermagem relacionados a mobilização, higiene e conforto, levando em consideração a segurança do paciente, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais nos distintos níveis de atenção à saúde.

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM III

Aborda o diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação da assistência. Estuda a semiotécnica e os cuidados de enfermagem relacionados a terapia intravenosa, processo de administração de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, glicemia capilar, cateterismo vesical, oxigenoterapia e a utilização de dispositivos respiratórios, levando em consideração a segurança do paciente, as questões ambientais, socioculturais e étnicos raciais nos distintos níveis de atenção à saúde.

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM IV

Aborda a assistência de enfermagem, a semiotécnica e os cuidados relacionados as sondagens gastrointestinais, aos portadores de estomas, administração de hemoderivados, hemocomponentes, curativos, medicamentos de alta vigilância, drenos levando em consideração a segurança do paciente, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais nos distintos níveis de atenção à saúde. SAÚDE COMUNITÁRIA

Aborda os aspectos legais e conceituais do Sistema Único de Saúde (SUS), compreendendo-o como direito social, a evolução histórica da saúde no Brasil, o impacto dos determinantes e condicionantes de saúde e adoecimento. Explora a educação em saúde, as estratégias de monitoramento e a saúde da família. Discute a territorialização como ferramenta para o levantamento de problemas sustentada pelo planejamento estratégico situacional.

(9)

9 SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Aborda a saúde da criança, os conceitos de crescimento e desenvolvimento infantil, as afecções mais prevalentes, a assistência de enfermagem clínica, cirúrgica e a criança criticamente enferma desde a primeira infância até a adolescência. Explora as políticas públicas relacionadas a saúde da criança e do adolescente, bem como a política de imunização, levando em consideração a segurança do paciente, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais nos distintos níveis de atenção à saúde. Aborda a assistência de enfermagem pré e intra-hospitalar em pediatria. Cuidados relacionados ao processo de morte e morrer.

SAÚDE DA MULHER

Aborda a saúde sexual e reprodutiva da mulher, o ciclo gravídico-puerperal fisiológico, as afecções mais prevalentes, a assistência de enfermagem ao recém-nascido sadio e de risco e as políticas públicas voltadas para atenção à saúde da mulher, levando em consideração a segurança do paciente, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais nos distintos níveis de atenção à saúde nos distintos níveis de atenção à saúde. Cuidados relacionados ao processo de morte e morrer.

SAÚDE DO ADULTO

Aborda a saúde do adulto, em situações clínicas e cirúrgicas, as afecções mais prevalentes, a Política Nacional de Atenção à urgência, o atendimento pré e intra-hospitalar, a assistência de enfermagem ao paciente criticamente enfermo, bem como as situações de urgência e emergência relacionadas ao paciente adulto, levando em consideração a segurança do paciente, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais nos distintos níveis de atenção à saúde. Estuda os aspectos relacionados a estrutura, planejamento e assistência de enfermagem em Centro Cirúrgico. Cuidados relacionados ao processo de morte e morrer.

SAÚDE DO IDOSO

Aborda as teorias e o processo de envelhecimento humano, o Estatuto do Idoso, a Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso, os aspectos relacionados a assistência de enfermagem na promoção, prevenção e reabilitação na senilidade, bem como as demências e os distúrbios relacionados a essa fase da vida. Cuidados relacionados ao processo de morte e morrer. Cuidados paliativos.

SAÚDE MENTAL

Aborda a história da saúde mental, o movimento de reforma psiquiátrica, a (s) Política (s) Nacional (is) de Atenção à Saúde Mental e os aspectos relacionados a assistência de Enfermagem na promoção, prevenção e reabilitação psicossocial, bem como a saúde do trabalhador e a redução de danos, com o intuito de minimizar problemas sociais e à saúde que estejam relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Prestar cuidado de Enfermagem nas Urgências e Emergências Psiquiátricas.

SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS

Ênfase na integração do conhecimento e na interdisciplinaridade, a partir de situações reais, trazendo o olhar das diversas áreas, reforçando o aprendizado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, de novas habilidades e atitudes que possibilitem ao estudante saber analisar, tomar iniciativa, gerenciar conflitos e planejar ações inerentes a sua atuação profissional, preparando-o assim, cada vez mais para o mercado de trabalho. Contempla a discussão das questões da didática de ensino aplicadas à Enfermagem.

(10)

10 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aborda a Pesquisa em saúde; bases de dados para pesquisa científica; normas de apresentação de trabalhos científicos; etapas da pesquisa científica; delimitação de tema e problema de pesquisa; referencial teórico; ética em pesquisa; tipos de pesquisa; delineamento de estudos; metodologia; elaboração de anteprojeto de pesquisa; técnicas e instrumentos de coleta, tabulação e análise de dados; relatório final de pesquisa; elaboração de artigo científico.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do estudante, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos e os mecanismos homeostáticos, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estuda os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

PROCESSOS BIOLÓGICOS

Aborda de maneira intensa a organização, estrutura e função dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas e a transmissão das informações genéticas.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

SISTEMA NERVOSO

Aborda o desenvolvimento intrauterino do sistema nervoso, a estrutura e função dos componentes das partes central e periférica e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste sistema.

APARELHO LOCOMOTOR

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho locomotor, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Discute Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente como objetos complexos. Trata a diversidade cultural, étnico-racial com ênfase nos afrodescendentes e alteridade nas sociedades complexas e suas repercussões no estilo de vida, bem-estar, beleza, funcionalidade, corporeidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

(11)

11 TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

Aborda os conceitos básicos de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo e excreção de drogas) e farmacodinâmica (local de ação dos fármacos), relacionados com a biodisponibilidade do medicamento, sua posologia e interações medicamentosas.

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Aborda o desenvolvimento intrauterino dos sistemas circulatório e respiratório, a estrutura e função dos componentes das partes central e periférica e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia destes sistemas.

APARELHO UROGENITAL

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho urogenital, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

SISTEMA DIGESTÓRIO E ENDÓCRINO

Aborda o desenvolvimento intrauterino do sistema digestório e das glândulas endócrinas, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia destes sistemas.

FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO

Aborda os conceitos de alimentação e nutrição, definindo a importância da Nutrição na determinação da saúde dos indivíduos e populações. Enfoca os nutrientes, os alimentos e suas necessidades, bem como as consequências das carências e dos excessos nutricionais, visando a promoção, prevenção e/ou recuperação da saúde, por meio de uma alimentação saudável.

INTERAÇÃO CLÍNICO-PATOLÓGICA

Aborda as doenças mais prevalentes na população, suas manifestações clínicas, fisiopatologia, etiopatologia, anatomia patológica, patologia clínica, imagenologia, o prognóstico e os princípios terapêuticos, promovendo o raciocínio clínico, o estabelecimento de hipótese diagnóstica e tratamento adequado.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina discute o conhecimento e o método científico. O enfoque recai nas etapas de pesquisa científica e as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos. Versa ainda sobre os gêneros textuais científicos e aspectos éticos na pesquisa.

SAÚDE COLETIVA

Enfoca o sistema de saúde do Brasil, a partir de uma visão histórica. Compreensão crítica dos programas de atenção básica de saúde, sob um enfoque teórico /prático. Concentra a atenção sobre a promoção, prevenção e controle de doenças e principais agravos à saúde na coletividade.

(12)

12 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE E COMUNIDADE

Promove o conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e o aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Permite a integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida, a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA

Aborda e explora conceitos relacionados à organização e a forma de análise de dados estatísticos, bem como introduz ao estudo das probabilidades, amostras, distribuições discretas especiais e contínuas, aproximação normal, inferências estatísticas, estimação, hipóteses e os testes de variância aplicados nas áreas biológicas, importantes à descrição e interpretação de dados.

GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando a necessidade do empreendedorismo nesta área. Abrange a evolução das Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, promovendo uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Aborda a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil. Discute conceitos de política, políticas públicas e políticas públicas de saúde. Princípios de gestão na esfera pública. Controle social e participação popular. Organização e estruturação do sistema de saúde. Programas, políticas e estratégias de saúde para problemas, agravos e populações específicas. Processo de trabalho em saúde. Formação de trabalhadores em saúde.

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

A importância da comunicação nas ações de controle social como forma de qualificar e tornar mais eficaz o trabalho dos profissionais em saúde. As formas de comunicação, os canais de comunicação, a relevância de uma escolha contextualizada e seu impacto na mensagem emitida. A relação entre a mídia, o avanço das tecnologias e a comunicação. A comunicação e a promoção à saúde e autocuidado

PRÁTICAS COMPLEMANTARES

A Unidade Curricular contempla a abordagem holística do cuidado; Práticas integrativas e complementares inseridas no Sistema Único de Saúde; Medicina Popular; Medicina Tradicional Chinesa; Medicina Ayurvédica; Medicina Antroposófica; Fitoterapia; Homeopatia; Terapias energéticas; Massoterapia; Terapia Floral; Auriculoterapia; Musicoterapia; Exercícios terapêuticos. OPTATIVA I

(13)

13 FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

 Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134  Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630  Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

 Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487  Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275

(14)

Referências

Documentos relacionados

Publica -se a deliberação que aprova as alterações ao regulamento do Plano Director Municipal de Barrancos, nos termos da alínea d) do n.º 4 do artigo 148.º do Decreto -Lei

Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão- alvo específico por exposição única. Toxicidade para órgãos- alvo específicos –

O prazo do aviso prévio será de 30 (trinta) dias para os empregados que contem até 5 (cinco) anos de serviço ao mesmo empregador; de 40 (quarenta) dias para os que contem de 5 (cinco)

ovis, a prevalência e intensidade de infestação é variável de acordo com o país ou região estudada, como pode ser observado na Tabela 21, bem como a prevalência dos diferentes

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

O curso de Graduação em Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi, conta com uma matriz curricular que valoriza as diferentes áreas de atuação do profissional Biomédico,

 Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação