• Nenhum resultado encontrado

Linxweb Guia do Usuário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linxweb Guia do Usuário"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Linxweb – Guia do Usuário

Esse guia tem a finalidade de ilustrar algumas das funcionalidades dessa ferramenta de vendas, que é especialmente direcionada ao Representante, mas que também pode ser utilizada pelo Cliente, Gerente, Matriz e Filiais.

Por padrão, não é necessária a instalação de nenhum tipo de programa para a utilização do Linxweb, pois essa ferramenta é baseada na tecnologia ASP, que se utiliza de um browser (Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox e outros) para acessar informações de um banco de dados hospedado em um servidor WEB.

No caso da Marcyn, os endereços para acesso são: Acesso de fora de nossa rede, (INTERNET) é:

http://linxweb.marcyn.com.br:8085/linxweb Para acesso interno, (MARCYN) é:

http://linxweb.marcyn.com.br/linxweb

(2)

Com um usuário e senha é possível acessar as opções do menu principal do sistema. Essas opções podem variar de acordo com a configuração de cada Empresa.

Com exceção da parte de lançamento de pedidos e o cadastro de clientes, todas as outras informações são de consulta. Ou seja, o Linxweb faz uma consulta das informações que estão no nosso bando de dados, consulta direta (on line).

Vamos iniciar passando pela opção Catálogo Eletrônico, que é um catálogo de produtos on line. Nessa opção, é possível visualizar várias informações sobre um produto, uma referência, um grupo de produtos, linhas, coleções e muitas outras. Essas informações são parametrizáveis por Empresa e faz parte das informações agregadas aos produtos, tais como: Grupo e Sub-Grupo, Linha, Tipo, entre outras.

O Linxweb também se utiliza de um recurso para pesquisa que corresponde ao uso do simbolo de % para fazer pesquisas. Esse recurso pode ser utiizado em todo o sistema.

(3)

Para a pesquisa de um item cujo nome “bojo” seja encontrado na descrição, utilizamos o recurso %bojo% que fará a pesquisa e retornará à informação independente da onde ela esteja escrita dentro do campo selecionado. Por outro lado se utilizarmos esse recurso com a formatação bojo%, o sistema irá buscar apenas as descrições que começarem com a palavra Bojo.

Importante: Após informar um campo para pesquisa, clicar no botão para realizá-la. Repare também na figura abaixo que a tela é dividida em duas partes distintas:

a) A parte de filtros à esquerda b) A parte de resultados à direita

Abaixo um exemplo de como fazer essas pesquisas que inclusive ilustra essa separação dentro do Linxweb. Repare também que uma barra de menu (acima), fica disponível para o acesso a outras consultas sem a necessidade de retornar ao menu principal.

(4)

Clicando em um item você terá detalhes e mais informações sobre um determinado tema, ou pode-se clicar em para retornar a tela ao estado anterior para pesquisa (tela anterior). Em cada ícone (desenho com uma opção) o sistema reserva uma consulta diferenciada. Para entender esses ícones, damos um exemplo abaixo:

Ao colocar o mouse em cima de um ícone qualquer aparecerá a informação do que ele faz, ou seja, no nosso exemplo abaixo, chegando com o mouse no ícone o sistema fará uma pesquisa desse produto em pedidos.

(5)

Voltando ao menu principal, temos também as pesquisas:

Consulta de pedidos de venda, posição financeira, cadastro de clientes e etc.

Quando clicamos em uma dessas opções, o sistema entra numa tela de autenticação do Representante para saber e filtrar as informações conforme o seu acesso, conforme mostra a figura abaixo:

(6)

Depois que o Representante é autenticado pelo sistema, a opção selecionada é direcionada para uma tela que segue o mesmo padrão de consulta de todas as outras.

Apenas para exemplo, listamos abaixo essas telas e fazemos alguns comentários sobre um ou outro item.

Notem que após a autenticação, no lado direito da tela já aparece o CNPJ, o Nome e o tipo de acesso que está sendo feito no sistema.

Exemplos:

Tela 1 – Consulta de Vendas

(7)

Detalhe: Dados do Representante.

(8)

Tela 3 – Cadastro de Clientes

Tela 4 – Sub menu de Lançamento de Pedidos:

Nota: Reparem que também existe um atalho para a tela de consulta de Pedidos através desse sub menu.

Tela 5 – Documentações:

Podemos colocar nessa opção, vários tipos de arquivos como .DOC, .XLS, .PDF, entre outros. Caso seja um arquivo que possa ser aberto no browser, o sistema vai mostrá-lo na janela de resultado, como se estivesse sendo processado pelo Linxweb (figura abaixo).

(9)

É importante ressaltar que a Ficha Cadastral que está nessa parte do Linxweb, o seu preenchimento é obrigatória para clientes novos ou para clientes recuperados (cliente que não compra a mais de um ano). Nesse caso é importante consultar a data da última venda feita para esses clientes.

A parte de consultas exclusivas é onde a equipe de T.I. Pode desenvolver consultas personalizadas para cada situação da Empresa, como exemplo, podemos citar uma lista de Clientes em Ordem Alfabética, Vendas por Representantes e muitas outras. Para cada tipo de consulta o sistema necessitará de um arquivo com uma configuração prévia.

Passando para a segunda parte do nosso guia, falaremos das opções que lidam com a entrada de informações pelo Representante, como é o caso do Cadastro do Cliente e do Lançamento de Pedidos.

No caso do cadastro do cliente, após informar TODOS os dados do cadastro, clicar no botão para incluir as informações no nosso banco de dados (Cadastro).

Nota: É importante fazer uma pesquisa antes do cadastro de clientes para certificar-se que não existam mais de

um cadastro para o mesmo cliente.

Abaixo, segue a tela de resultado de uma pesquisa de um cliente chamado %claudio% (exemplo).

(10)

Para o cadastro de pedidos de venda, clicar em uma das opções disponíveis no sistema OU clicar em para acessar a tela de abertura do pedido de venda.

Algumas informações importantes sobre essa tela:

a) Na seleção do Cliente, é possível utilizar parte do nome entre %, ou digitar o código do Cliente ou ainda o CNPJ do mesmo.

b) Depois é necessário escolher qual é a tabela de preços que será utilizada.

Com a seleção dessas duas informações, o pedido já fica aberto e disponível para a inclusão de itens.

Nota: Não é possível alterar essas duas informações dentro do pedido.

Há ainda a possibilidade de abrir um pedido suspenso anteriormente e desativar a exibição das fotos dos produtos, conforme figura abaixo.

(11)
(12)

Depois de aberto o pedido é possível selecionar os itens a serem vendidos através do catálogo de preços ou diretamente na tela de Pedidos digitando-se uma referência OU utilizando-se de outros métodos de pesquisa, como por exemplo, o filtro por descrição, grupos e etc.

A barra de ferramentas no canto superior direito refere-se a opções como a exportação do pedido, a impressão, o envio do mesmo por e-mail, entre outras.

Na figura a seguir, mostramos o item após a digitação das quantidades. Detalhes:

a) Ícones para a alteração dos itens;

b) Existe a possibilidade de se fazer cópia de pedidos utilizando um número anterior; c) E os ícones da barra de ferramentas, incluindo o ícone de fechamento do pedido.

d) Preencher as datas de Entrega e Limite de Entrega observando as datas estipuladas no formulário

(13)
(14)

Depois do fechamento definitivo do pedido, nenhuma alteração poderá ser feita através do Linxweb. Essas alterações, caso necessário, deverão ser feitas através do sistema de retaguarda (Visual Linx).

Esse manual bem como outros formulários, como por exemplo, a Ficha Cadastral do Cliente estão nas Consultas Exclusivas do Linxweb.

Elaborado em Novembro/2011.

É marca registrada da Linx Sistemas e Consultoria Ltda.

Apoio e desenvolvimento deste Guia: Marcyn (Área de T.I.)

Referências

Documentos relacionados

Sendo o Basquetebol uma modalidade esportiva de imensa aceitação entre as crianças e jovens e ao mesmo tempo bastante utilizada na Educação Física, podemos afirmar

(a) para participar como voluntário (a) da pesquisa Conflitos socioambientais na Área de Proteção Ambiental Litoral Sul em Estância/Se, que está sob a

Haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso na cidade onde o aluno residir (mesmo que tenha apenas um aluno matriculado), onde o mesmo será

Idem telefonema Belo Horizonte Idem A Cearense Idem B;_.r Vencedor Idem A Escolar Idem Telegrama Idem Prcf. Hilda Idem Idem Idem

Foi neste contexto que nasceu a ideia de recoltar dados do português falado nas aulas da escola, após se observar que os jovens, no contato diário com os professores não Kuikúro e

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São