• Nenhum resultado encontrado

ecommerce está a crescer em Portugal mas empresas continuam a apostar pouco na internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ecommerce está a crescer em Portugal mas empresas continuam a apostar pouco na internet"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Nº 228 Outubro 2017

eCommerce está a crescer mas empresas continuam a apostar pouco na internet

Apenas 39% de todas as empresasportuguesas têm presença online e só 27% fazem negócio através da internet, de acordo com o estudo anual da ACEPI, sobre os indicadores relativos ao desenvolvimento da economia digital em Portugal.

Ler Mais +

notícias 30.10.2017

eCommerce está a crescer em Portugal mas empresas continuam a apostar pouco na internet +

notícias 24.10.2017

Aplicação da Saphety alerta empresas para concursos públicos +

notícias 16.10.2017

Dionísio Pestana distinguido com Prémio Carreira ACEPI Navegantes XXI de 2017 +

notícias 16.10.2017

Estratégia e inovação digital nas empresas e na Administração Pública em destaque +

eventos 23.01.2018 a 23.01.2018

2ª edição Conferência Banca e Seguros +

notícias 30.10.2017

Novo associado ACEPI: Ifthenpay + notícias 16.10.2017

ACEPI entrega 20 Prémios Navegantes XXI aos melhores projetos da Economia Digital +

notícias 16.10.2017

14 sites ou apps mobile em Portugal que vale a pena conhecer +

eventos 08.05.2018 a 11.05.2018 FoodTech Barcelona +

30.10.2017

eCommerce está a crescer em Portugal mas empresas continuam a apostar pouco na internet

Apenas 39% de todas as empresas portuguesas têm presença online e só 27% fazem negócio através da internet, de acordo com o estudo anual da ACEPI, sobre os indicadores relativos ao desenvolvimento da economia digital em Portugal.

Realizado em parceria com a IDC e apresentado na última edição do Portugal Digital Summit, o estudo indica que, enquanto 97% das grandes empresas estão na internet, o valor baixa para os 81% entre os negócios de média dimensão e para os 63% se estivermos a falar das pequenas empresas. No caso das micro empresas, só 32% têm site ou páginas criadas em redes sociais.

Os números para o comércio eletrónico são ainda mais baixos, com o valor geral a situar-se nos 27%. Por dimensão, as grandes empresas voltam a apresentar percentagens superiores, nos 54%, que vão baixando à medida que o volume de negócios desce, chegando aos 9% no caso das micro empresas.

Sobre o mercado empresarial português, o estudo da ACEPI revela ainda que 17% do negócio de comércio eletrónico realizado é proveniente de clientes no estrangeiro. No final de 2016 existiam cerca de 873 mil registos de domínios internet em .pt.

Entre as razões para a escolha do endereço online com o sufixo associado a Portugal está o negócio ser dirigido ao mercado português (56%) ou ter conteúdos em português e para Portugal (50%).

(2)

Compras online a crescerem

Os resultados do estudo sobre os indicadores relativos ao desenvolvimento da economia digital em Portugal indicam que 73% da população portuguesa usa a internet, número que irá crescer para os 91% em 2025. Apenas 36% dos consumidores faz compras online, mas prevê-se que o valor aumente para os 59% em oito anos.

Os portugueses já gastam 4,6 mil milhões de euros em compras na internet e que cerca de metade opta por comprar em sites estrangeiros, nomeadamente na China.

Moda e vestuário e os equipamentos móveis e acessórios são o tipo de artigos dominante, mas a previsão é que se registe um grande crescimento da alimentação e supermercados nos próximos anos, seguindo a tendência de outros países europeus.

Já os jogos digitais e as apps lideram no tipo de serviços mais procurados online pelos portugueses.

30.10.2017

Novo associado ACEPI: Ifthenpay

A Ifthenpay é uma instituição de pagamentos, autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal, que disponibiliza um serviço chave-na-mão de referências Multibanco para empresas e associações, entre outros.

Para aderir ao serviço, os interessados terão apenas de preencher um formulário, passando a receber pagamentos por referência Multibanco, explica a Ifthenpay. Desta forma, os clientes da empresa aderente podem fazer pagamentos sem custo, 24h por dia, sete dias por semana, sendo uma das vantagens a possibilidade de ficar imediatamente associado a uma fatura/encomenda da empresa.

As vendas online são muito relevantes para o negócio da Ifthenpay. A taxa de crescimento neste segmento é elevada, representando uma parte significativa do volume de pagamentos, que em 2017 será de cerca de 300 milhões de euros, revela.

A adesão à ACEPI foi feita tendo em vista o parceiro estratégico e com forte presença nos meios de comunicação que a associação é, uma componente que a Ifthenpay tem vindo a reforçar. A empresa vê igualmente com muito interesse a participação nos vários eventos promovidos pela ACEPI. “Podemos ainda acrescentar que alguns dos sócios da ACEPI já são nossos clientes, com relevância nas lojas online”.

24.10.2017

Aplicação da Saphety alerta empresas para concursos públicos

A tecnológica do grupo Sonae desenvolveu uma nova versão da aplicação que pode ser muito útil para quem quer manter-se alerta em relação a concursos públicos.

A Saphety é responsável pela plataforma de contratação pública eletrónica SaphetyGov e acaba de lançar a versão 2.0.1 da App Alerta de Negócios com o objetivo de simplificar o processo de consulta de procedimentos de concursos públicos a decorrer nas plataformas de contratação pública portuguesas e europeias.

Com uma imagem renovada, mais simples, intuitiva e funcional, a app Alerta de Negócios disponibiliza aos utilizadores de dispositivos móveis um conjunto de funcionalidades de elevado interesse para os operadores económicos.

A aplicação móvel do serviço Alerta de Negócios da plataforma SaphetyGov, disponibiliza assim, em qualquer altura e em qualquer lugar, filtragem por CPV, data e tipo de anúncio, consulta por preço base do procedimento na listagem de anúncios e possibilidade de consulta da plataforma de contratação pública onde o procedimento está a decorrer.

Segundo a empresa, o serviço Alerta de Negócios permite beneficiar de um sistema de alertas sobre todas as oportunidades de negócio, associadas a anúncios de procedimentos de contratação pública, publicadas diariamente a nível nacional e europeu.

Entre as principais funcionalidades do serviço destacam-se: o acesso automático aos anúncios de concursos públicos publicados a nível nacional (bidiário) e europeu (diário); seleção das classificações CPV (anúncios nacionais) e setores (anúncios europeus) para filtragem dos alertas recebidos; acesso aos alertas, via plataforma SaphetyGov, aplicação móvel (disponível para iPhone, iPad e Android) e email (newsletter diária); e pesquisa avançada de alertas.

(3)

16.10.2017

ACEPI entrega 20 Prémios Navegantes XXI aos melhores projetos da Economia Digital

A Associação da Economia Digital voltou a selecionar os melhores sites, aplicações e projetos portugueses de estratégia e inovação digital em mais uma edição dos Prémios Navegantes XXI, distinguindo também Dionísio Pestana com o Prémio Carreira.

Os vencedores dos galardões foram conhecidos quinta-feira, dia 12 de outubro, numa cerimónia que decorreu na Sala Tejo, do MEO Arena, em Lisboa, e que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, em que um dos pontos altos foi a entrega do Prémio Carreira ao Chairman e CEO do Grupo Pestana, escolhido de forma unânime pelos membros da Comissão Diretiva da ACEPI.

Dionísio Pestana juntou-se assim a um grupo de notáveis e distintas personalidades destacadas pelo contributo dado para o desenvolvimento da Economia Digital, entre as quais se contam José Mariano Gago, Roberto Carneiro, Belmiro de Azevedo, Fernando Pinto, Francisco Pinto Balsemão e Leonor Beleza. A edição deste ano dos Prémios ACEPI Navegantes XXI distinguiu 20 sites e aplicações mobile e projetos na área da estratégia e inovação digital nas empresas e na Administração Pública, a par da atribuição do Prémio Carreira.

Pode ver a gala de entrega dos Prémios Navegantes XXI em imagens aqui .

16.10.2017

Dionísio Pestana distinguido com Prémio Carreira ACEPI Navegantes XXI de 2017

O chairman e CEO do Grupo Pestana recebeu o Prémio Carreira afirmando que a atribuição do galardão não seria possível sem a ajuda dos 7.000 colaboradores e da equipa de administradores “que com dedicação e muito trabalho têm conseguido alcançar os objetivos a que se propõem”.

Outra das razões que considera terem contribuído para a atribuição do Prémio Carreira Navegantes XXI pela direção da ACEPI foi a aposta na inovação, um dos “pilares” em que assenta a estratégia do Grupo Pestana desde há muito tempo, “desde que foi preciso inovar para pagar à banca no final dos anos 70, princípios dos anos 80”, afirmou, referindo-se à adoção do chamado “time-sharing”.

Muita coisa mudou desde essa altura no modelo de negócio hoteleiro, mencionou Dionísio Pestana, com o Google “a substituir as páginas amarelas e as brochuras” e a internet no geral “a substituir o telex na confirmação das reservas e pagamentos”.

Tudo melhorou menos a substituição das agências de viagem pelas OTAs, “que em vez de baixarem as comissões, duplicaram-nas”, queixou-se o responsável pelos hotéis Pestana. “Estamos à espera que apareça alguém, quem sabe aqui, que desenvolva uma app para resolver este problema e equilibrar as comissões” referiu com um toque de humor.

Antes de abandonar o palco instalado na Sala Tejo do MEO Arena de galardão na mão, Dionísio Pestana garantiu ainda que o grupo hoteleiro vai continuar a investir no sector. “O nosso projeto para os próximos três anos é investir em 20 hotéis, cerca de 200 milhões de euros. Estamos confiantes. Consideramos que Portugal está a viver um momento histórico neste negócio. Vamos investir não só cá, mas também na Europa e nos Estados Unidos”.

Nascido a 8 de abril de 1952, Dionísio Pestana é licenciado em Business Management pela Universidade de Natal – África do Sul. O grupo multinacional que lidera completa 45 anos em 2017 e atualmente detém e gere cerca de 90 hotéis em 15 países e quatro continentes, totalizando mais de 11.000 quartos, 13

empreendimentos de timeshare, seis campos de golfe, projetos de imobiliário turístico e um operador. A par da atribuição do Prémio Carreira, os Prémios ACEPI Navegantes XXI distinguiram os melhores sites e apps mobile em Portugal, assim como projetos na área da estratégia e inovação digital nas empresas e na Administração Pública.

16.10.2017

14 sites ou apps mobile em Portugal que vale a pena conhecer

Os Prémios Navegantes XXI deste ano reservaram 11 dos seus galardões a projetos internet ou mobile em áreas diversas, desde o Turismo ao Desporto, passando pela Moda e Serviços Financeiros. Foi ainda atribuído o Prémio Melhor Site .PT.

Os primeiros a subirem ao palco instalado na Sala Tejo do MEO Arena foram precisamente os vencedores do Prémio Melhor Site .PT, promovido pela DNS.pt, que foi atribuído ao endereço Fnac.pt.

(4)

Além dos galardões a concurso nestas categorias, os Prémios ACEPI Navegantes XXI distinguiram ainda projetos na área da estratégia e inovação digital nas empresas e na Administração Pública, a par da atribuição do Prémio Carreira.Seguiu-se a equipa responsável pelo site da Worten, que levou para casa o galardão na categoria de Melhor Site/App Retalho.

AutoSapo Premium, da MEO/SAPO, medicalshop.pt, SmartNet, da MEO, e app do FCPorto, do Futebol Clube do Porto, ganharam, respetivamente, nas categorias de Melhor Site/App Automóvel, Melhor Site/App Saúde & Bem-Estar, Melhor Site/App Tecnologia e Melhor Site/App Cultura e Desporto.

No que aos endereços internet ou aplicações móveis diz respeitou, subiram de seguida ao palco a La Redoute, destacada como o Melhor Site/App Moda, a McDonald’s com o projeto MLovers, que arrecadou o galardão como Melhor Site/App Alimentação & Bebidas, e a equipa por detrás do fleurdeparis.pt, que venceu como Melhor Site Startup.

Além disso, levaram igualmente para casa galardões Navegantes XXI de 2017 os projetos croguimaraes.pt, descubra.pt, Saga da Sogra, dos Jogos Santa Casa, MEO Go da MEO e App Millennium do Millennium BCP, que venceram respetivamente nas categorias de Melhor Site Escola, Melhor Site/App Turismo, Melhor Site/App Indústria & Serviços, Melhor Site/App Media & Entretenimento e Melhor Site/App Serviços Financeiros.

16.10.2017

Estratégia e inovação digital nas empresas e na Administração Pública em destaque

Dos 20 galardões a concurso na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI, seis ficaram reservados a projetos relacionados com a Estratégia e inovação digital nas empresas e na Administração Pública.

Nestas áreas a primeira vencedora da noite do passado dia 12 de outubro foi a edp re:dy app, da EDP, a quem foi atribuído o galardão de Melhor Inovação Digital.

Foram igualmente distinguidos com Prémios ACEPI Navegantes XXI 2017 o Activo Bank e a FNAC, respetivamente com galardões para Melhor Estratégia Digital e Melhor eMarketplace.

O prémio para Melhor Projeto Digital Sustentabilidade & Inclusão foi atribuído ao projeto SmartFarmer, da OIKOS, enquanto as iniciativas Águeda CityFy, da Câmara Municipal de Águeda, e Acordos Quadro

Inovadores, da SPMS, venceram respetivamente como Melhor Projeto Digital Município e Melhor Projeto Digital Administração Pública.

Além dos galardões a concurso nestas categorias, os Prémios ACEPI Navegantes XXI distinguiram os melhores sites e apps mobile em Portugal, a par da atribuição do Prémio Carreira.

08.05.2018 a 11.05.2018

FoodTech Barcelona

A FoodTech é a feira onde estão as empresas representativas dos setores de maquinaria, tecnologia, processos e ingredientes destinados à indústria alimentar e bebidas. Para mais informação aceder a : http://www.foodtech-barcelona.com/en ou enviar email para: iwanderley@alimentaria.com

23.01.2018 a 23.01.2018

2ª edição Conferência Banca e Seguros +

// Patrocinador Institucional

// Patrocinadores Principais

// Patrocinadores

(5)

// Parceiros e Apoios

siga-nos:

Referências

Documentos relacionados

Com a primeira transformação teremos o resultado, ou seja, a intensificação desta transformação, que é onde o S2 entra em disjunção com o objeto de valor

Na Tabela 21 são apresentados os valores de degradação de todas as amostras de argamassa de revestimento confeccionadas com Votomassa, com adição de dióxido de titânio na

Após a utilização da história em quadrinhos e a sua leitura em sala de aula, os alunos receberam uma apostila simples como observaremos na próxima pagina na figura 11, contendo

Realizou-se um estudo utilizando os solventes metanol e etanol, em diferentes concentrações, para determinar-se qual solvente seria mais eficiente na extração dos

Nos anos destinados à educação infantil, as crianças precisam desenvolver algumas capacidades, entre elas: • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez

A professora efetiva da turma em questão, sempre optou durante esses primeiros momentos de adaptação das crianças à instituição escolar, por propiciar uma acolhida com

Duas novas formulações foram elaboradas com extrato crioconcentrado de 3,1ºBrix até 19,1°Brix visando uma padronização do pH da emulsão e melhoria no sabor,

Nessa seara, o ato tem permitido, desde então, que a Câmara aprecie, sem bloqueio, propostas de emenda constitucional (PEC), projetos de lei complementar (PLC) e projetos de