• Nenhum resultado encontrado

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO MODALIDADE CURSOS LIVRES Chamada de Seleção 1º Trimestre de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO MODALIDADE CURSOS LIVRES Chamada de Seleção 1º Trimestre de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURSOS LIVRES

Chamada de Seleção – 1º Trimestre de 2017

Título do curso proposto:

Biotecnologia microbiana

Ementa do Curso:

O Curso visa apresentar conceitos de biotecnologia microbiana e suas aplicações para obtenção de proteínas recombinantes.

O curso será constituído das seguintes etapas: 1.Crescimento de bactérias; 2. Clonagem gênica; 3.Expressão heteróloga de proteínas em Escherichia coli; 4. Purificação de proteínas.

Ao termino do curso: a(o) aluno(a) terá obtido experiência em manipulação de bactérias e seu uso para expressão e purificação de proteínas recombinantes.

A avaliação será realizada pela Apresentação de relatório.

Coordenador Didático: Teca Calcagno Galvão

(2)

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURSOS LIVRES

Chamada de Seleção – 1º Trimestre de 2017

Título do curso proposto:

Biotecnologia baseada no uso de aptameros aplicada ao diagnóstico do câncer

Ementa do Curso:

O Curso tem por objetivos

1. Selecionar aptameros com especificidade por células tumorais pelo método d Cell-Selex.

2- Identificar os ligantes tumor-específicos pela metodologia proteômica, através de Aptabid.

3- Desenvolver banco de aptameros marcados com fluorescência ou agentes de contraste.

Cultivo de células –células tumorais de próstata, mama, ovário e pulmão serão cultivadas em laboratório para desenvolvimento do Cell Delex.

Cell Selex – Biblioteca de aptameros com 10 e 13 sequencias de DNA distintas serão incubadas com as células e realizado o procedimento de seleção por PCR em ~12 rounds de seleção.

Aptabid-os ligantes reconhecidos pelos aptameros presentes na superfície das células serão identificados por espectrometria de massas-OrbiTrap, utilizando-se aptameros associados a biotina.

O Curso visa formar e capacitar alunos na utilização da metodologia de Cell Selex. Será realizado seminário semanal de acompanhamento dos conceitos básicos da técnica e suas aplicações e avaliação ao final do curso sobre a prática adquirida.

Coordenador Didático: Mariana Caldas Waghabi

(3)

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURSOS LIVRES

Chamada de Seleção – 1º Trimestre de 2017

Título do curso proposto:

Diagnostico Morfo-Molecular de Molusco Vetores e Pragas

Ementa do Curso:

O Curso visa capacitar o aluno na área da Malacologia, com ênfase nas espécies transmissoras de parasitos de importância médica e veterinária, além das exóticas ou pragas agrícolas. Para tanto, as principais abordagens serão: (a) a caracterização diagnostica de Mollusca, com ênfase em Gastropoda; (b) abordagens filogenéticas e identificação das principais espécies de Pulmonata associadas à transmissão de parasitoses de importância médico-veterinária; (c) a identificação dos moluscos exóticos e/ou pragas na agricultura ocorrentes no Brasil: (d) algumas interações. Além de leituras específicas, serão adotadas atividades práticas no laboratório, incluindo métodos de criação, fixação, anestesia e dissecção dos moluscos para o reconhecimento de espécies de moluscos terrestres e dulcícolas. Paralelamente, amostras de moluscos serão analisadas quando à presença de trematódeos e nematódeos (exposição à luz e digestão artificial), afim de reconhecer os tipos larvais com importância médica e veterinária. Para a definição especifica de algumas amostras serão realizadas técnicas moleculares (da extração do DNA até o envio à Plataforma de Sequenciamento do IOC, seguida pela caracterização específica utilizando princípios de bioinformática).

O curso pretende disseminar o conhecimento sobre Mollusca, com ênfase em Gastropoda, especialmente quanto a identificação das principais espécies vetoras de parasitose e pragas agrícolas no Brasil e aos aspectos da interação molusco-trematódeos e molusco-nematódeos, relevantes à epidemiologia de transmissão de zoonoses.

Os alunos serão avaliados pela sua participação de desempenho nas atividades proposta, aliado ao interesse de seu desenvolvimento profissional. Além disso, no final do curso o aluno fará um relatório de suas atividades, o qual servirá como um método de reflexão sobre a teoria e prática nesse processo de ensino-aprendizagem.

Coordenador Didático: Monica Ammon Fernandez

(4)

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURSOS LIVRES

Chamada de Seleção – 1º Trimestre de 2017

Título do curso proposto:

Eletrofisiologia Aplicada à Biologia Celular

Ementa do Curso:

Capacitar os alunos a interpretar e realizar experimentos básicos em eletrofisiologia num sistema de bicamada lipídica artificial.

A metodologia de ensino a ser utilizada será aprendizagem baseada em problemas dos seguintes tópicos além de diversas aulas práticas: Eletricidade básica aplicada à Biologia; Conceitos básicos em eletrofisiologia; Instrumentação em Sistema de Bicamada lipídica artificial e patch clamp; Física química aplicada à eletrofisiologia; Modulação, ativação e mensageiros secundários; Avaliação da funcionalidade dos receptores ionotrópicos num sistema de bicamada lipídica artificial.

Bibliografia recomendada: Ion Channels of Excitable Menbranes Third Edition Bertil Hille; Princípios de Neurociências - Kandel - 5ª Ed.;Patch Clamping: An Introdutory Guide To Patch Electrophysiology - Areles Molleman, 2003

O aluno estará capacitado a entender artigos de eletrofisiologia básica e a realizar experimentos em bicamada lipídica artificial.

O aluno realizará apresentação de três seminários sobre o tema. A nota final será a média aritmética dos seminários.

Coordenador Didático:

(5)

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURSOS LIVRES

Chamada de Seleção – 1º Trimestre de 2017

Título do curso proposto:

Fundamentos da pesquisa em seres humanos

Ementa do Curso:

Curso teórico-prático sobre os fundamentos metodológicos e éticos da pesquisa envolvendo seres humanos e suas aplicações no contexto saúde-enfermidade, assim como aspectos metodológicos, regulatórios, de integridade, qualidade e ética aplicada à pesquisa. O curso se destina a graduandos das áreas de ciências da saúde, e ciências básicas e sociais com interesse de aplicação à saúde humana. O curso visa apresentar aos alunos os principais aspectos das pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas em seres humanos, oferecendo uma visão da diversidade e estado da arte da pesquisa desenvolvida no Brasil, considerando também a situação mundial.

Serão ministradas aulas sobre o histórico, conceitos e aplicações, delineamento de estudos, metodologia cientifica, métodos estatísticos, gerenciamento e análise de dados , ferramenta e indicadores de qualidade integridade cientifica e ética aplicada à pesquisa. As atividades práticas serão realizadas utilizandocomputadores para utilização da Plataforma Brasil, elaboração de banco de dados e análise estatistica, assim como em visitas a laboratórios para estudo de casos.

Graduandos das áreas de ciências da saúde, e ciências básicas e sociais com interesse de aplicação à saúde humana a partir do terceiro período com rendimento > 7.

Espera-se que os alunos estejam capacitados para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos com qualidae e intégridade, atendendo às normas nacionais e internacionais.

Durante toda a disciplina serão avaliadas a frequência e a participação nas aulas. Os alunos apresentarão protocolo de pesquisa em seres humanos. Nas apresentações serão avaliadas a forma e o conteúdo de apresentação o debete realizado e a participação no intercâmbio.

Coordenador Didático: Ximena Illarramendi

(6)

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURSOS LIVRES

Chamada de Seleção – 1º Trimestre de 2017

Título do curso proposto:

O papel de neutrófilos no controle da infecção e da disseminação do Toxoplasma gondii.

Ementa do Curso:

Este curso tem por objetivo capacitar por meio de atividades práticas e teóricas, alunos cursando a graduação a elaborarem e realizarem experimentos nas áreas de biologia celular e molecular, buscando responder a perguntas que possibilitem a identificação dos componentes celulares e vias moleculares envolvidos na infecção de células hospedeiras pelo parasito Toxoplasma gondii e sua disseminação.

Durante o curso os alunos aprenderão metodologias em biologia celular e biologia molecular, incluindo mas não se limitando a procedimentos como cultivo e manutenção de células primárias e linhagens celulares diversas, processamento de amostras para microscopia óptica (técnica de coloração e de imunofluorescência) e eletrônica (varredura e transmissão); imunoeletrotransferência; ensaios imunoenzimáticos. Ao final do curso os alunos devem estar aptos e realizar os procedimentos acima, desenhados em função do projeto. Espera-se ainda o desenvolvimento de senso crítico pelo aluno, que terá contato com o textos e artigos científicos e será instigado a pensar de acordo com o método científico e a elaborar suas próprias perguntas dentro do projeto.

A avaliação final dos alunos será feita por meio de apresentação de seminário para toda a equipe do laboratório e desenvolvimento de um relatório técnico constando as atividades desenvolvidas pelo estudante no período e os resultados obtidos até então.

Coordenador Didático: Rafael Mariante Meyer

Referências

Documentos relacionados

Na região Sul da Bahia, tem-se observado que em plantios de gravioleira onde há a presença da formiga caçarema não há ocorrência de ataque da broca-do-fruto sobre os frutos,

(2004), para testar o uso de bioestimulantes a base de citocinina, giberilina e ácido indolcanóico na cultura do milho, realizaram uma pesquisa na qual os resultados

Neste contexto, os impactos ocasionados pelo uso e manejo na estrutura física do solo, vêm sendo quantificado através de diferentes propriedades físicas do solo, tais como

É possível argumentar que havia uma tendência conservadora dos governos ditatoriais que vigoraram na América Latina na segunda metade do século XX. Pregavam a

(NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) da carteira de identidade RG n.º (número de RG), inscrito(a) no CPF sob n.º (número de CPF),

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus