• Nenhum resultado encontrado

Análise - auscultadores ASUS Vulcan ANC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise - auscultadores ASUS Vulcan ANC"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Análise - auscultadores ASUS Vulcan ANC

Date : 11 de Abril de 2012

A qualidade de som é algo que deve ser estimado. Muitos são os momentos onde o local ou hora não possibilitam um "à vontade" no volume de som em frente ao computador, seja ele proveniente de jogos, trabalho ou pura música. Dado isto é essencial possuir uns

auscultadores e, de preferência, de boa qualidade.

Os auscultadores ASUS Vulcan ANC fazem parte da gama de produtos Republic of Gamers que proporciona, aos entusiastas de jogos e não só, produtos inovadores e de qualidade. Estes auscultadores não fogem à regra.

Considerando um ambiente de jogo, todo o pormenor no som é importante e, caso o silêncio em volta não seja predominante, a concentração e desempenho poderão ficar comprometidos. A designação ANC neste modelo de auscultadores vai de encontro a isso mesmo: Active Noise Cancelling. Este método também é vulgarmente chamado de active noise control ou active

noise reduction (ANR).

Foi a primeira vez que experimentei e senti o efeito do cancelamento activo de ruído... e surpreendeu-me. A sensação é estranha, ao início, e é como se colocasse um capacete

(2)

estou a ridicularizar, a sensação é de algo bastante semelhante e... agradável. Mais à frente explicarei como funciona.

Aspecto e bundle

A qualidade de construção parece-me bastante boa. Dado o ambiente a que se destinam, poderão estar sujeitos a situações de utilização menos próprias e é essencial que o material esteja preparado para isso.

(3)

O aspecto é interessante. O aro é preto e todo o plástico/carbono dessa cor tem uma textura ligeiramente rugosa. Todas as esponjas têm efeito de memória, que significa que assim que determinada posição é acomodada, a esponja tem tendência a manter essa forma sem estar constantemente a oprimir as zonas do corpo que lhe tocam.

Cada auscultador é suportado numa estrutura de plástico vermelho brilhante bem como parte do microfone, que tem cancelamento de ruído (graças a possuir dois micros) e é destacável. Do lado de fora de cada auscultador existe uma tampa com o logótipo da ROG. Apenas a tampa da direita é destacável para acomodar a pilha AAA. Entre o auscultador e o estrutura do aro (entre parte vermelha e preta) existe um anel de esponja que permite absorver ruídos de fricção do material e mantém a posição de cada auscultador sem folgas, mesmo sem estar em utilização.

(4)

O cabo é feito de uma borracha mais mole que o normal e aparenta ter uma resistência adicional, capaz de suportar um golpe de maior intensidade sem que fique danificado. Inclui o controlo de volume e corte de som do microfone. Assista ao vídeo abaixo e veja tudo o que acabei de descrever.

Características Gerais

Estes são os primeiros auscultadores destinados ao gaming com este sistema de

cancelamento de ruído. Não é só esta boa característica que estes auscultadores possuem. Resumindo, pode esperar o seguinte:

Cancelamento activo de ruído (ANC): permite cancelar até 85% do ruído ambiente,

proveniente do ruído das ventoinhas do PC e fluxo de ar (baixas frequências), e 30dB de isolamento para voz externa e outros ruídos ambientes

Conforto de elevada duração: com um peso de 325g e abrangência completa da

orelha, permite a sua utilização durante mais tempo sem magoar. As almofadas são suaves, de material respirável e a espuma tem efeito de memória (ganha forma e não está sempre a causar pressão)

Som imersivo: os altifalantes de 40mm permitem a reprodução de um som cristalino

(5)

Estrutura em carbono: resistente a riscos e a outros desgastes

Facilidade de arrumação: a possibilidade de encolher cada um dos altifalantes permite

tornar a sua arrumação muito compacta, na respectiva caixa

Caixa rígida: tem uma caixa de transporte rígida, de grande qualidade e que

acondiciona devidamente os auscultadores e os seus acessórios

Cabo destacável: a possibilidade de desligar o cabo permite uma melhor arrumação e

a possibilidade de ser posteriormente substituído, ou simplesmente utilizar os auscultadores com outro cabo

Controlo de volume: é possível controlar o volume do som no próprio cabo e até

mesmo colocar o microfone sem som, não havendo a necessidade de utilizar os controlos do PC

Microfone destacável: sempre que não seja necessário, é possível retirar o microfone.

Esse microfone possível um filtro de ruído, possibilitando maior clareza na reprodução de voz, mesmo em ambientes ruidosos

Aparência apelativa: como um produto ROG, o design e cores adequam-se fortemente

ao ambiente gaming

Especificações

Altifalantes diâmetro altifalante: 40 mm

Resposta em frequência auscultador: 10 ~ 20000 Hz

Impedância 32 Ohm

Desempenho do cancelamento de ruído

Activo: máximo >15dB

85 % ambient noise cancellation

Passivo: máximo >30dB

Tempo de operação autonomia (por carga) : até 40 horas

Dimensões 21 x 18 x 7 cm

Peso 325 g

Acessórios Caixa de transporte rígida

Guia do utilizador

(6)

Há muito que utilizo deste tipo de auscultadores (chamados de circumaural headphones ou full

size headphones), de gama média/baixa, e estou habituado a avaliar o conforto que

proporcionam após várias (muitas) horas de utilização ininterrupta.

A esponja com efeito de memória presente nos Vuncan ANC é um aspecto bastante positivo que evita que as zonas que ficam sujeitas a alguma pressão fiquem magoadas após muito tempo de utilização. A orelha é totalmente envolvida pela esponja que tem bastante espaço para as acomodar, mesmo para que as tem maiores, caberão certamente dentro do

auscultador. A ergonomia é muito boa e adapta-se completamente a qualquer pessoa. O seu peso é razoável, dentro do normal.

O controlo de volume no próprio cabo pode facilitar bastante esse processo, evitando de fazer esse procedimento no computador. No meu caso, como ligo os auscultadores ao comando das colunas do PC, que tem controlo de volume, não utilizei o controlo de volume dos

auscultadores. Tem também a possibilidade de cortar o som do microfone que pode ser bastante útil nas mais variadas situações.

(7)

O microfone, como já disse, é destacável e permite tê-lo encaixado apenas quando necessário, que acho uma funcionalidade bastante boa. Tem cancelamento de ruído que só é possível devido a existir um microfone virado para a boca do utilizador e outro para o exterior. Se houver muito ruído exterior, os Vuncan ANC conseguem "subtrair" o ruído do exterior captado pelo microfone interior, conseguindo produzir uma captação mais apurada e limpa, ideal para ambientes de grande ruído como LAN Parties ou outros eventos.

(8)

complementando o já bom isolamento natural destes auscultadores. Para que esse processo seja possível, tecnicamente, é necessário proceder a uma oposição de fase do ruído captado (chamado anti-noise). Juntando o ruído existente com o ruído tratado, de fase oposta, resulta num cancelamento de fase que se traduz num verdadeiro e "miraculoso" cancelamento de ruído. Inicialmente é bastante estranho ligar o botão ANC nos auscultadores e grande parte do ruído ambiente desaparecer... mas logo depois torna-se bastante interessante e proporciona um sensação de maior abstracção e isolamento. Mais detalhe acerca deste método aqui.

O som

Recentemente adquiri dois auscultadores, de baixo preço e gama inferior aos Vuncan ANC mas de qualidade bastante razoável segundo várias análises. Foram eles os Plantronics GameCom 367 e Pioneer SE-M290. Comparei-os também com os Technics RP-F290 de um amigo. Após bastante tempo a compará-los, com vários tipos de som, acabei por ficar com os Pioneer onde os Technics do meu amigo ainda os superavam em qualidade de som, mas não em conforto.

Adoro graves bem definidos e agudos não demasiadamente brilhantes... acima de tudo uma reprodução equilibrada em todo o espectro para depois poder afinar alguns pormenores de gosto pessoal no equalizador do reprodutor de som.

(9)

O que acabei de referir nada tem a ver com estes auscultadores ASUS Vuncan ANC mas no fundo foi determinante para os avaliar. Em termos de qualidade de som, os Vulcan ANC

ficaram um pouco aquém do que esperava, isto porque esperava ser surpreendido pelo som de auscultadores de gama superior. Os graves são um pouco frouxos, longe dos 10Hz referidos nas especificações, menos poderosos que qualquer um dos outros que testei, embora sejam equilibrados nos médios e agudos, mas nada de surpreendente.

Não consegui obter muita intensidade no som em dispositivos que utilizo normalmente, talvez tenha a ver com alguma impedância. No entanto, a placa de som que utilizei para testar estes auscultadores, a ASUS Xonar DG, permite escolher entre três modos de ganho: 32?&64?.

(10)

Embora os Vulcan ANC refiram impedância de 32? nas especificações, o valor de impedância intermédio tornou-se "curto" quando queria maior volume de som. Mudei para a opção de maior valor de impedância e aí sim, desfrutei da intensidade de som que atinjo normalmente com os meus Pioneer e a placa de som on-board. Isto pode-se revelar um problema pois não são todas as placas de som que permitem escolher valores de impedância.

Quanto ao som captado pelo microfone, a qualidade é boa mas em ambientes ruidosos o cancelamento de ruído não funciona tão bem quanto esperava... no entanto é uma ajuda.

Veredicto

Para quem procura uns auscultadores equilibrados, com óptima qualidade de construção e alguma tecnologia interessante, estão os auscultadores ASUS Vulcan ANC são certamente uma óptima escolha. Não tem necessariamente que ser adepto de jogos... basta que goste do seu design.

(11)

A qualidade de construção e o conforto são predominantes nos Vulcan ANC e alguns

pormenores como qualidade de esponjas, regulador de som no cabo, microfone destacável e caixa rígida para arrumação colocam este conjunto numa fasquia mais alta.

A cancelamento activo de ruído é "a cereja em cima do bolo" e faz com que, considerando o bundle, os 95€ sejam justos na aquisição destes auscultadores. Considero portanto o preço como um ponto neutro neste veredicto.

Aspectos positivos

Qualidade de construção Cancelamento activo de ruído Esponjas com efeito de memória Microfone destacável

Caixa rígida

Aspectos negativos

Molas das patilhas que trancam a posição do arco demasiado fracas (ver vídeo) Qualidade de som equivalente à gama média/baixa

Autonomia do cancelamento activo de ruído

O PPLWARE.COM agradece à ASUS pelo empréstimo dos auscultadores ASUS Vulcan ANC para análise.

Referências

Documentos relacionados

Rendimento médio (kg/ha) das linhagens do ensaio VCU 21 (alimentação humana e convencional, safra 2015/2016), em locais da macrorregião sojícola 1 (Passo Fundo, Júlio de Castilhos

Se a nossa condição espiritual cumpre a predição apocalíptica a respeito de Laodicéia e a nossa música cumpriu a predição da pena inspirada a respeito da proximidade

Em caso de empate na pontuação final, para fins de classificação serão utilizados na ordem descrita abaixo, os seguintes critérios: maior idade, maior tempo de

Também por isso o nível local, neste caso a Equipa de Animação, sob superintendência do Chefe de Agrupamento, constitui o local primordial da formação; o local onde os Adultos

Não há como segregar as receitas proporcionadas por

Caracterização qualitativa do ruído gerado e, se aplicável nos termos do Regulamento Geral do Ruído, a avaliação quantitativa do ruído exterior e das respetivas medidas de

Às vezes queremos respostas imediatamente e Deus muitas vezes dá mediatamente, resolve mais adiante para crermos mais nele.. Deus quer que confiamos Nele, Deus tem seus modos de

Os frugívoros e nectarívoros (FruiNect) foram representados por Eupetomena macroura, o beija-flor mais comum nas cidades (RIDGELY et al., 2015), uma espécie descrita