• Nenhum resultado encontrado

Atividade de Geografia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade de Geografia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

E.E PROFESSOR OSCAVO DE PAULA

Atividade de Geografia

Aluno:_______________________________ Número______ 8ºEF ABC

Professor: Joacir

Habilidade: EF09GE26 – analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações

tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental , de países distintos em diferentes regiões do mundo

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo. AULA CMSP : 09/07/2020

Objeto de conhecimento: diversidade e dinâmica da população mundial e local. Data da Postagem: 13/07/2020

Data da Entrega: 22/07/2020 Meio de envio:

✓ Plataforma Google Classroom ✓ E-mail: joacirpimenta2020@gmail.com

(2)

1) Quando falamos que um lugar é ___________________, estamos dizendo que sua população total é grande. Ao dizer que um local está

___________________, significa que a disponibilidade de recursos, ou a sua distribuição, não é suficiente para atender o contingente populacional. E, por fim, quando um lugar é ___________________, significa que há uma grande quantidade de habitantes por m².

A alternativa que completa as lacunas do texto acima é: a) superpovoado, precarizado, massificado.

b) populoso, superpovoado, densamente povoado.

c) densamente povoado, precarizado, densamente povoado. d) superpovoado, precarizado, super-habitado.

e) populoso, superpovoado, super-habitado.

2) [...] Tendo 1,6 milhão de árabes israelenses dentro de seu próprio território e

ainda controlando desde 1967 parte considerável da Cisjordânia, Israel acabaria tendo, num dia não muito distante, uma população árabe maior do que a judaica, devido ao alto índice de natalidade entre os palestinos, comparado aos israelenses.

Pois bem, a “bomba demográfica” virou miragem, segundo dados divulgados pelo Bureau Central de Estatísticas de Israel sobre a composição da população em Israel e na Cisjordânia.

Por fatores ainda não devidamente explicados, e talvez ligados,

conscientemente ou não, ao constante temor de ver o país varrido do mapa por regimes muçulmanos radicais, o índice de natalidade dos israelenses subiu gradativamente ano a ano até atingir a atual e alta média de 3 filhos por casal, praticamente idêntico ao dos palestinos da Cisjordânia – 3,1 filhos por casal [...].

SETTI, Ricardo. “Bomba demográfica” árabe deixa de existir em Israel. Disponível em: veja.abril.com.br

O governo israelense vem constantemente se preocupando em elevar o número de habitantes do país para que, com um quantitativo populacional maior, consiga maior pressão internacional para avançar sobre o território palestino. De acordo com a leitura do texto, podemos observar que a principal estratégia adotada para aumentar o número de habitantes é:

a) intensificar as taxas de migrações b) aumentar o crescimento absoluto c) melhorar a expectativa de vida

(3)

d) melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). e) elevar o crescimento vegetativo

3) Dentre os tipos existentes de migração, conforme a classificação que tem como critério o tempo de permanência do migrante no local de destino, aquela que se caracteriza pela migração diária realizada por qualquer pessoa em seu cotidiano é: a) Migração rotineira b) Migração Sazonal c) Migração cotidiana d) Migração pluritópica e) Migração pendular

4) O Brasil Escapou da Superpopulação

O país já teve taxa de fecundidade de nação africana – 5,8 filhos por mulher, em 1970. Se essa taxa se mantivesse, a população hoje seria de 300 milhões de habitantes. Como essa taxa caiu para 1,8 filho por mulher, a população atual é de 193 milhões. [...]

(REVISTA VEJA. São Paulo: Ed. Abril, a. 43, n. 27, p. 97, 7 jul. 2010.) A taxa de fecundidade é um dos fatores da dinâmica populacional e reflete várias tendências da sociedade brasileira e mesmo mundial. Escolha a alternativa correta sobre a demografia e sua dinâmica:

a) O crescimento da população mundial sempre causou polêmicas. No século XVIII, Thomas Malthus já alertava sobre a falta de alimentos para uma

população mundial que cresceria descontroladamente e divulgou a sua teoria demográfica. Essa teoria não foi mais utilizada, uma vez que a produção de alimentos atende a toda a população mundial.

b) O custo de formação do indivíduo é maior nos países desenvolvidos em razão da necessidade de dar educação mais completa, de maior quantidade de roupas, material escolar, aparelhos eletrônicos e proibição de trabalho para menores. Tudo isso pode levar a um aumento da taxa de natalidade.

c) O superpovoamento é sempre relativo e se altera com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Os países mais desenvolvidos foram os primeiros a terem suas taxas de natalidade em declínio, e um aumento da expectativa de vida, seguidos de imediato pelos países mais pobres.

(4)

d) Quando a taxa de fecundidade de um país é muito baixa (inferior a 2,1%), compromete a reposição da população que morre, ocorrendo, muitas vezes, falta de mão de obra e levando a um incentivo às migrações.

e) A dinâmica demográfica dos homens pode ser explicada somente pelos mecanismos naturais, desconsiderando os mecanismos culturais e econômicos de regulação.

5) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as

características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade. c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

6)Os dados populacionais auxiliam no diagnóstico da situação social e

econômica de um território. Eles revelam como evolui a dinâmica populacional com base na natalidade, na mortalidade e na migração. Cada uma dessas informações é apresentada através de taxas. Sobre a taxa de fecundidade é correto afirmar que indica o número

a) de nascidos vivos, subtraindo-se os dados de mortalidade infantil. b) de nascidos vivos sobre o total da população de um território. c) de nascidos vivos entre 0 a 1 ano sobre o total da população. d) médio de filhos que uma dada população teria ao longo dos anos. e) médio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva. 7) A pirâmide etária da população brasileira vem apresentando um significativo estreitamento de sua base e um alargamento do meio para o topo, em razão da (o)

a) aumento de escolaridade e renda per capita.

b) aumento das taxas de mortalidade infantil e queda nas taxas de fecundidade.

c) queda das taxas de natalidade e de mortalidade e aumento da expectativa de vida.

(5)

e) queda das taxas de natalidade e aumento da taxa de mortalidade infantil.

8) Taxa de fecundidade é a mais baixa já registrada no país, segundo IBGE.

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)

mostram que o país está envelhecendo. A taxa de fecundidade da população em 2006 é de 2 nascimentos por mulher (contra 4,4 em 1980).

(www.cienciaesaude.uol.com.br – acesso em 14/09/2007)

A queda da taxa de fecundidade pode ser associada, entre outras causas,

a) ao crescimento dos índices de urbanização em todo o país. b) ao aumento da proporção de jovens no conjunto da população. c) à redução dos desequilíbrios socioeconômicos entre as regiões. d) ao aumento da população economicamente ativa no setor secundário. e) à manutenção das altas taxas de mortalidade infantil.

9) A estrutura etária da população é comumente retratada por meio de gráficos em forma de

pirâmides, conforme a ilustração a seguir.

Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conteúdo representado pelo gráfico das pirâmides populacionais, acima.

a) A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento.

b) As pirâmides etárias dos países desenvolvidos costumam apresentar uma base larga e um topo estreito.

c) Nos países subdesenvolvidos, a pobreza rural e a economia primária desestimulam a natalidade.

d) A Alemanha possui uma base estreita indicando a elevada expectativa de vida de sua população.

(6)

10) “A família brasileira continua encolhendo, de maneira gradual, mas, ao que parece, segue um rumo irreversível. Pelas projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mantido o ritmo de queda dos nascimentos, a partir de 2030 – quando o país deve chegar a 225 milhões de habitantes – a população começará a declinar.”

(Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de setembro de 2007)

Entre os motivos da diminuição do ritmo de crescimento demográfico brasileiro e suas conseqüências é

correto afirmar que:

a) a aceleração da urbanização e o avanço da tecnologia médica contribuem para que, no ano de 2030, a população brasileira tenha majoritariamente um perfil jovem.

b) as mudanças relacionadas ao acesso da mulher ao mercado de trabalho e o aumento do nível de

escolaridade colaboram para o envelhecimento da população brasileira. c) a queda da taxa de mortalidade infantil associada ao aumento da

escolaridade promove o envelhecimento da população, o que resolverá o déficit previdenciário.

d) o aumento da expectativa de vida é conseqüência direta de políticas sociais implementadas em áreas rurais e relaciona-se com a queda da taxa de

natalidade.

e) com a diminuição da taxa de fecundidade, o governo brasileiro implementou programas de incentivo

fiscal às famílias que tiverem mais que dois filhos.

Gabarito A B C D E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Referências

Documentos relacionados

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Vale destacar que tais hábitos quando bem orien- tados são capazes de formar o jovem perante suas metas individuais e sociais, favorecendo comportamen- tos que caracterizam os

Aplicar um curativo no local da punção (Manual Técnico do PNTN bvsms. Armazenamento: Após o período de secagem de 3 horas na posição horizontal, as amostras devem

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Assim, com a unificação do crime de estupro e do atentado violento ao pudor em um único tipo penal, os condenados que tiveram suas penas aumentadas em razão do

Assim, este trabalho teve como objetivo principal estudar a influência da incorporação de material reciclado pós-consumo ao PEAD virgem, em diversas porcentagens, quanto as suas