• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Capítulo: 5 – Seria mesmo uma Belle Époque?

SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES

Questão 1

a) A Guerra Franco-Prussiana foi provocada pelo reino da Prússia a fim de incentivar a união de todos os Estados germânicos contra um inimigo externo, no caso a França. Tal guerra foi vencida com facilidade pelos prussianos com o apoio de todos os germânicos, o que acabou por gerar a formação de um Estado unificado, o Império Alemão.

b) Alemães: Crescimento do nacionalismo germânico; unificação dos Estados germânicos, formando o Império Alemão; anexação do território francês de Alsácia-Lorena.

 Franceses: Sentimento de humilhação com a assinatura do Tratado de Frankfurt; perda de território rico em minérios (Alsácia-Lorena); revanchismo.

Questão 2

Por se unificar tardiamente, o Império Alemão, uma grande potência industrial e militar, chegou tarde na conquista neocolonialista e não conseguiu obter riquezas em outros continentes.

Questão 3

As pretensões alemãs em conquistar colônias não agradaram as duas maiores potências mundiais, França e Grã-Bretanha, o que acabou por levar essas potências a um conflito de interesses, capaz de originar uma guerra.

Questão 4

Com esse posicionamento protecionista, a Rússia pretendia aumentar sua influência na região, a fim de ampliar suas trocas comerciais com o Ocidente.

Questão 5

A independência da Sérvia em relação ao Império Turco era uma situação que incentivava o nacionalismo dos bósnios para formar o país dos eslavos nos Bálcãs. Assim, atentados eram praticados para reafirmar sua autonomia na região.

Questão 6

Não. O atentado de Sarajevo foi somente o estopim para que a guerra começasse, uma vez que as causas já estavam dadas e os países europeus só precisavam de um pequeno conflito para desencadear a guerra que já preparavam. Além disso, fosse outra situação da Europa, um conflito dentro do próprio Império Austro-Húngaro não teria sido considerado um incidente internacional.

Resposta: X – X – X – X

SEÇÃO DE ATIVIDADES

Questão 1

O Império Alemão se formou no final do século XIX e se organizou rapidamente como um dos países mais ricos e industrializados da Europa. A necessidade de obter mais mercado consumidor fez com que o Império Alemão mantivesse sua postura militarista (do processo de unificação), buscando, através do embate e da provocação, o que achava que era seu direito:

(2)

colônias e mercados rentáveis pelo mundo. As potências europeias, principalmente a França e a Grã-Bretanha, não aceitaram essa postura alemã.

Questão 2

Período em que a concorrência entre as potências industriais europeias se acirrou, em decorrência das disputas por colônias e por maior projeção como potência industrial. Houve, ainda, aumento de investimento em armamentos e soldados, prevendo uma guerra em um futuro próximo por conta das alianças militares formadas.

Questão 3

a) O momento de crescimento econômico gerou as disputas por colônias; a crença de que a tecnologia e a ciência seriam a salvação da humanidade provocou um investimento maciço em setores industriais e bélicos, aumentando ainda mais a concorrência; e a crença de que existia um povo “superior” a outro fortaleceu os movimentos nacionalistas.

b) Conforme percebemos no texto, as motivações para Jünger ir para a guerra são os sentimentos nacionalista e patriótico e a atração pelo desconhecido, pela vivência de uma situação nova.

Questão 4

As potências que formaram os blocos de ajuda mútua em caso de guerra nem sempre apresentavam afinidades, mas tiveram que optar por um ou outro grupo por causa de alianças firmadas por seus inimigos. Por exemplo: França e Grã-Bretanha sempre foram rivais, mas, com a formação do Império Alemão, passaram a ter um inimigo em comum e, por isso, firmaram a Entente Cordiale; o Império Turco e o Império Austro-Húngaro há anos disputavam o controle dos Bálcãs, mas como tinham um inimigo em comum, o Império Russo, aliaram-se na Tríplice Aliança.

Questão 5

As questões envolvendo a região dos Bálcãs que se desenrolavam desde a desintegração do Império Turco-Otomano, que incluíam conflitos nacionalistas entre sérvios, croatas e bósnios, foram fatores fundamentais para o início do conflito, uma vez que a guerra eclodiu por conta do assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro por um membro de um grupo terrorista sérvio.

Resposta: C Questão 6

A disputa por territórios coloniais, ligada ao imperialismo, os conflitos entre nações europeias, o crescimento do sentimento nacionalista decorrente de alguns conflitos, a formação das alianças entre potências que antes eram rivais e o assassinato do príncipe da Áustria-Hungria são as principais causas da Primeira Guerra Mundial, conforme elencados na alternativa a. Resposta: A Questão 7 Exército Marinha Itália Áustria-Hungria Áustria-Hungria Itália Grã-Bretanha França França Alemanha

(3)

Rússia Rússia

Alemanha Grã-Bretanha

Capítulo: 6 – A Grande Guerra

SEÇÃO TEÓRICA – ATIVIDADES

Questão 1

Tríplice Aliança ou Potências Centrais Tríplice Entente ou Aliados Império Alemão, Império

Austro-Húngaro, Império Turco e Reino da Itália.

Império Britânico, França e Império Russo.

Questão 2

O Plano Schlieffen falhou por vários motivos: exacerbada autoconfiança alemã, resistência dos belgas, entrada da Grã-Bretanha na guerra e mobilização rápida dos russos, que logo iniciaram um ataque aos alemães, obrigando-os a dividir suas tropas em duas frentes de batalha.

Questão 3

Trincheiras são buracos ou corredores cavados no chão pelos soldados com o objetivo de se defenderem. Já a guerra de trincheira, típica da Primeira Guerra Mundial, foi uma guerra de posições, na qual o equilíbrio de forças entre os dois lados inimigos não permitia o avanço das tropas, transformando as batalhas em um despropósito.

Questão 4

As três afirmativas estão corretas, pois apontam características da Primeira Guerra. Resposta: E

Questão 5

Os alemães precisavam garantir que os EUA ficassem fora da guerra na Europa por mais tempo. Para isso, tentaram negociar com o México maior atividade da revolução, a fim de manter os Estados Unidos ocupados com problemas regionais. Mas os EUA tomaram conhecimento de um telegrama alemão ao México, o que os levou a declarar guerra à Tríplice Aliança.

Questão 6

Data Dados históricos

1870-1871 Guerra Franco-Prussiana

1871 Tratado de Frankfurt

(4)

09/11/1918 Abdicação do kaiser Guilherme II 11/11/1918 Rendição da Alemanha

SEÇÃO DE ATIVIDADES

Questão 1

Em meio ao desenvolvimento industrial, processo revolucionário na história da humanidade, a Primeira Guerra foi uma consequência do(a): militarismo, colonialismo, revanchismo, desenvolvimento tecnológico e científico, concorrência e nacionalismo. Esses elementos, em conjunto, geraram a guerra.

Questão 2

A Primeira Guerra Mundial foi travada entre as maiores potências econômicas daquela época, levando o mundo todo ao conflito, inclusive as colônias, que eram obrigadas a oferecer tropas e víveres.

Questão 3

a) As potências envolvidas na guerra eram nacionalistas, ou seja, acreditavam em uma “superioridade” de seu povo; além disso, cada uma delas tinha a seu favor um grande e moderno arsenal militar (exceto o Império Russo e o Império Turco) e podiam contar com seus aliados e suas colônias.

b) Porque todas as potências apresentavam as mesmas características e crenças: eram nacionalistas, bem armadas, tinham aliados e podiam contar com os víveres provenientes de suas colônias.

Questão 4

O nacionalismo foi a ideologia que garantiu que a massa se mobilizasse, transformando a guerra de 1914-1918 em uma guerra sem precedentes na história.

Resposta: C Questão 5

a) A proposta do cartaz é convocar voluntários, estimulando o patriotismo.

b) O cartaz pede que as mulheres incentivem seus esposos, filhos e demais parentes a se alistarem.

c) O soldado segurando uma bandeira rasgada parece chamar à defesa da pátria ferida ou atacada por inimigos. A ideia, portanto, é de fortalecer o espírito nacionalista.

d) O cartaz incentiva a população a ajudar financeiramente nos gastos com a guerra. Questão 6

a) Os soldados tinham uma vida muito precária dentro das trincheiras e, por isso, ficavam com a saúde debilitada.

b) A vida dos soldados era acompanhada do medo da morte repentina, da insônia, da falta de alimentos e saneamento, além da convivência com cadáveres, ratos, pulgas, carrapatos, barulho intenso e gases letais.

Questão 7

a) Uma das causas foi o bombardeio, por submarinos alemães, de um navio britânico que transportava passageiros estadunidenses, causando comoção da população dos EUA.

(5)

Outro motivo foi a descoberta de um telegrama alemão enviado ao México, apoiando a revolução local contra as elites latifundiárias, com as quais os EUA possuíam alianças. b) Em 1917, a Rússia se rendeu, fazendo com que os alemães transferissem seus soldados

para uma região próxima a Paris. No entanto, a entrada dos EUA na guerra e o consequente aumento de armamentos, munições, dinheiro e alimento para a Tríplice Entente fizeram com que a Tríplice Aliança começasse a recuar, rendendo-se a partir de setembro de 1918.

Capítulo: 7 – Consequências da Primeira Guerra

SEÇÃO TEÓRICA – ATIVIDADES

Questão 1

Com o uso das forças coloniais em guerras que envolviam potências europeias, combatentes africanos puderam ter um sentimento de igualdade em relação aos colonizadores brancos, no contexto da Primeira Guerra. A questão trata de uma das consequências da Primeira Guerra: o fim da visão defendida pelas metrópoles europeias de que representavam superioridade, um modelo de civilização a ser seguido e, com isso, justificavam a colonização da Europa sobre povos africanos e asiáticos.

Resposta: B Questão 2

a) Os Quatorze Pontos propunham um acordo de paz sem vencedores e sem vencidos, o que seria vantajoso para os EUA, já que isso manteria um equilíbrio econômico na Europa. b) Os países da Tríplice Entente queriam que os derrotados pagassem por todos os seus

gastos com a guerra. Além disso, a França queria sua revanche contra a Alemanha por ter se sentido humilhada no Tratado de Frankfurt (1871) e por ter tido seu território devastado pela guerra de trincheiras.

Questão 3

O Tratado de Sèvres teve como principal consequência o esfacelamento do Império Turco, que deu aos franceses e ingleses o controle das regiões ricas em petróleo naquele território. Além disso, os povos árabes, que lutavam por sua independência, passaram a lidar com o domínio ocidental sobre a região.

Questão 4

O Tratado de Versalhes trazia punições em excesso, deixando a Alemanha em uma situação humilhante, e a publicação holandesa previa uma reação alemã que representasse um perigo para a Europa.

Questão 5

Logo após a guerra, as nações beligerantes buscaram criar um órgão internacional que tivesse a função de mediar as relações diplomáticas entre os países, a fim de garantir a paz mundial: a

(6)

Liga das Nações. Tal órgão foi inovador, já que as políticas bilaterais até então vigentes no mundo levaram ao maior conflito da época.

Questão 6

Com o deslocamento de grande quantidade de homens para os locais de batalha, a mão de obra ficou escassa, fazendo com que as mulheres dos países beligerantes passassem a trabalhar nas fábricas, por exemplo. Portanto, essa tornou-se uma situação comum no período.

Resposta: B

SEÇÃO DE ATIVIDADES

Questão 1

04: incorreta. A economia dos países envolvidos na guerra foi direcionada para a guerra e não para produzir produtos necessários à população. Foi muito grande o número de mortos no conflito, o que aumentou a participação das mulheres em trabalhos nas fábricas, por exemplo. 16: incorreta. Devido à Primeira Guerra Mundial, a economia dos EUA cresceu muito, diferentemente da economia europeia, que passava por uma grave crise.

Resposta: 11 Questão 2

Os Estados Unidos entraram na guerra após a saída da Rússia para ajudar os Aliados na vitória. Durante a guerra, os países europeus deixaram de produzir para exportação, passando a importar tudo. Nenhuma batalha ocorreu em território americano durante a Primeira Guerra. As maiores tecnologias da Primeira Guerra foram desenvolvidas pelos europeus, e a bomba atômica só foi inventada na Segunda Guerra.

Questão 3

a) A Tríplice Aliança (ou Potências Centrais) – formada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Turco Otomano e depois Bulgária – teve como motivações para sua formação: o sentimento nacionalista; a disputa territorial por regiões da Europa e coloniais, na África e na Ásia e a disputa por supremacia comercial e industrial. As mesmas razões motivaram a formação da Tríplice Entente (Aliados).

b) Podem ser citadas duas dessas mudanças: redefinição das fronteiras políticas da Europa; fim dos quatro impérios europeus; crise político-social na Rússia, levando a uma revolução socialista; aumento da influência dos Estados Unidos no cenário mundial; ampliação das lutas feministas em todo o mundo; descrédito aos valores de “superioridade” europeia. Questão 4

O Tratado de Versalhes encerrou a Primeira Guerra, instituiu a Liga das Nações, sendo uma consequência, não causa, da Guerra. Tal tratado impôs uma dura punição aos alemães. A divisão da Alemanha em zonas de influência aconteceu na Segunda Guerra.

Resposta: E Questão 5

a) Ao liberalismo econômico.

b) Para manter os exércitos abastecidos e a subsistência da população, os governos tiveram que interferir na economia, controlando-a em todos os seus aspectos.

(7)

c) O cartão de racionamento é um cartão que marca o quanto um indivíduo pode consumir durante determinado período. Esse tipo de medida é muito utilizada em situações de guerra, já que toda a produção é destinada a sustentar as tropas. O cartão de racionamento é uma forma de o governo controlar a economia durante a guerra.

Questão 6

a) As novas tecnologias fizeram com que os soldados não tivessem mais uma relação pessoal com o ato de matar, pois já não estavam frente a frente com o inimigo. Tal fator fez com que a morte de milhares de pessoas se transformasse em meras estatísticas.

b) A geração de 1914 foi formada por homens que viveram a crueldade da Primeira Guerra. Embrutecidos pelas sangrentas batalhas, esses homens trouxeram para o pós-guerra um discurso muito violento, tanto no cotidiano quanto em argumentos políticos e sociais, o que levaria à formação de partidos políticos militaristas a partir da década de 1920.

Questão 7

A rivalidade franco-germânica; o fato de a Alemanha não ter colônias e de a Itália não ter recebido as colônias que pretendia; a “geração de 1914” e seu discurso militarista; a revolução socialista na Rússia; o aumento da influência da ideologia socialista/comunista; os tratados de paz excessivamente punitivos; o fato de os Estados Unidos, a Rússia e a Alemanha não participarem da Liga das Nações.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência da coccidiose em frangos de corte no ano de 2012 em uma integração localizada na região noroeste do estado do

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

A utiliza¸c˜ ao de apenas dois parˆ ametros de origem eletrˆ onica, associados aos orbitais de fronteira (cuja importˆ ancia para a intera¸c˜ ao entre mol´ eculas est´ a

Para ser um real expert e beneficiar-se da legitimidade concedida por cada uma das partes, seria preferível para os PEs desenvolverem conhecimentos e habilidades

(2007) apontam para a necessidade de explorar e discutir assuntos que permeiam a prevenção de agravos e promoção da saúde do idoso, a dependência funcional e

This finding strengthens the proposition about the influence of Junior Achievement courses on students' entrepreneurial perception, since the personality trait

Conforme esse modelo, o conflito cognitivo apresenta três fases: preliminar, conflito e resolução (Figura 1). A fase preliminar representa um processo em que um aluno, que