• Nenhum resultado encontrado

A APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM USO DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DO COTIDIANO, FAVORECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM USO DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DO COTIDIANO, FAVORECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 1

A APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM USO DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DO COTIDIANO, FAVORECENDO O

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA

Marione Inês Posselt Thomas Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas

marione7825@gmail.com Ana Cecília Togni Centro Universitário UNIVATES actogni@univates.br

Resumo: Projeto desenvolvido numa escola pública em 2009 que serviu de base para a

Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. O objetivo deste é investigar a forma como os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática referente aos conteúdos de Matemática Financeira Básica poderiam contribuir para a construção da cidadania no contexto de uma turma de 7ª série. Esses conteúdos foram desenvolvidos em um Projeto Multidisciplinar, envolvendo tecnologias de Comunicação e Informação. A escolha do tema deve-se ao fato de que as turmas do Ensino Fundamental desta escola organizam uma viagem de fim de ano financiada por meio da venda de lanches. Essa atividade pela falta de controle gerava inadimplência e acondicionamento incorreto do lixo. Usamos a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação. Para os aportes teóricos foi utilizado o pensamento de Jonassen no que se refere ao uso da tecnologia como apoio à aprendizagem e o de Ausubel referente à aprendizagem significativa. Evidenciou-se ao final a aquisição de habilidades na resolução de problemas com uso destas tecnologias e indicativos de novos hábitos para melhoria do meio ambiente e a potencialização de responsabilidades.

Palavras-chave: Matemática Financeira Básica; Processos de Ensino e Aprendizagem;

Cidadania; Tecnologias de Comunicação e Informação.

Introdução

A Educação Matemática na contemporaneidade tem em suas bases escolares a possibilidade do uso inteligente da tecnologia e a catalisação das responsabilidades do grupo para acompanhar o espaço e o tempo presente, estimulando a prática da educação ambiental em seus currículos. A pesquisadora responsável por este estudo observa há alguns anos na escola em que atua, o esforço coletivo das turmas de Ensino Fundamental para realizar uma excursão. Com intenção de conseguir arrecadar fundos para a viagem ocorre ao longo do ano letivo a venda de merenda ou lanches. Embora todos se

(2)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 2

entusiasmem com a possibilidade da viagem e trabalhem na confecção e venda dos lanches, ocorrem problemas, como a falta de pagamento dos produtos comprados, gerando dificuldades na arrecadação financeira final. Percebe-se que os alunos possuem grandes problemas para elaborarem planilhas de controle, envolvendo a inadimplência, e dar um correto destino ao lixo produzido. O ano letivo de ocorrência da pesquisa apresentava a seguinte situação: produção e comercialização de negrinhos, cachorro-quente e copo de refrigerante pelos professores conselheiros e suas respectivas turmas. As condições de pagamento praticadas para esses produtos eram à vista e a prazo não definido. As anotações eram feitas em uma folha, ficando a cobrança para ser realizada posteriormente, porém algumas dívidas eram quitadas somente no fim do ano letivo, ou até ficavam em aberto. Porém a inadimplência e o incorreto acondicionamento do lixo foram o ponto de partida para a escolha do tema. Percebendo essas dificuldades e verificando que elas podem ser sanadas a partir dos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que os conteúdos curriculares que fazem parte do currículo da 7ª série, oportunizando essa possibilidade, optou-se por elaborar uma Unidade Didática multidisciplinar que envolvesse: Matemática, Informática, Artes e Ciências, focando uma metodologia alternativa com uso de recursos tecnológicos. Destacamos que o Plano de Estudo da Matemática nesta série indica que o aluno deve ter domínio dos seguintes conteúdos: razão, proporção, porcentagens, juros simples, os enfoques estudados. Paralelamente às aulas dos componentes curriculares citados foi desenvolvido um projeto de conscientização e controle de inadimplência na compra dos lanches. Como a escola deve formar cidadãos, construímos um projeto multidisciplinar que teve como foco investigar de que forma os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática poderiam contribuir para a construção da cidadania, envolvendo 11 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental da única escola de educação básica da cidade de Colinas/RS. Nos mais diversos contextos escolares podem-se inserir projetos multidisciplinares que possibilitem aos alunos a criação de hábitos e atitudes para que possam no futuro tomar as decisões corretas na busca de soluções, as quais a sociedade necessita. Segundo Jonassen:

As tarefas mais consistentemente significativas, tanto na escola como fora dela, requerem pessoas para solucionar problemas. Nos negócios, os profissionais são pagos para resolver problemas e não memorizar informações para os testes [...] pode também ser o tipo de atividade de aprendizagem mais significativo em contextos educacionais formais. [...]

(3)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 3

o principal propósito, de toda a educação deveria ser ensinar os alunos a resolver problemas [...] Porque o mundo fora da escola (vida diária, negócios, passatempo e organizações) exige competentes solucionadores de problemas.

(JONASSEN, 2003, p. 20)

O diferencial no processo de ensino e aprendizagem são as parcerias: recursos humanos e tecnológicos. Dessa forma a aprendizagem fica caracterizada por algumas qualidades, que Jonassen (1996, p.73) assim define: “A aprendizagem nas escolas ou a distância deve enfatizar as qualidades ilustradas na Figura 1.”

FIGURA 01 – Características de aprendizagem Fonte: Jonassen, 1996, p. 73

A combinação das qualidades poderá possibilitar a aprendizagem significativa. No nosso estudo salientam-se principalmente três dessas características: Construtiva; Colaborativa e Contextualizada.

Desenvolvendo a proposta

Executamos uma Unidade Didática inserida no projeto multidisciplinar citado, com atividades curriculares de matemática financeira básica com o uso das mídias eletrônicas, como computadores e softwares apropriados para promover as aulas. Composta com as seguintes atividades:

(4)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 4

Aula com os alunos na sala de aula digital1 ou Labin, sobre o uso do

software Excel 2007;

Aulas de Matemática na sala de aula digital;

Aulas de Artes que envolvem situações de organização e atividades práticas sobre o reaproveitamento do lixo produzido, inclusive a confecção de uma maquete a qual utiliza resíduos plásticos entre outros coletados;

Atividades com a professora de Ciências referente ao meio ambiente e no reaproveitamento do lixo orgânico;

Palestra sobre cidadania com um representante da prefeitura; Aula sobre confecção de balancete simples com uso do Excel 2007.

Essas práticas pedagógicas e atividades propiciaram o imbricamento entre os processos de ensino e aprendizagem de Matemática e promoveram o desenvolvimento da pesquisa, que teve como enfoques: a) A aprendizagem da Matemática em sala de aula; b) Como o aluno usa a Informática na aprendizagem da Matemática; c) Como as aprendizagens de Matemática e Informática vão propiciar ao aluno a visualização de sua responsabilidade com o meio ambiente; d) De que forma as habilidades adquiridas nas aulas de Artes poderão ser utilizadas também como recursos de aprendizagem e preservação do meio ambiente.

Para visualizar os caminhos percorridos, usamos a pesquisa qualitativa, acompanhando os processos realizados pelos alunos para aprender Matemática e de que forma eles utilizam a metodologia da resolução de problemas e as de tecnologias de informação e comunicação. Por meio de atividades pedagógicas já citadas e ainda o estudo de localização de focos de lixo no município como eles adquirirem hábitos de cidadania e conservação do meio ambiente.

Assim concordamos com Ausubel quando diz:

[...] que se podem apreender e reter novas ideias e informações, de forma significativa e mais eficaz, quando já estão disponíveis conceitos [...] adequadamente relevantes e tipicamente mais inclusivos, para

(5)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 5

desempenharem um papel de subsunção ou fornecerem uma ancoragem às ideias subordinadas (1961 e 1962)

(AUSUBEL, 2003, p. 44)

Realizadas as apresentações, orientações para os alunos quanto ao método a ser utilizado, trabalhamos inicialmente com as ideias prévias, mesclando desafios, situações-problema, conceitos, definições, demonstrações, exemplos, exercícios na sala de aula digital que dispõem de dez máquinas para esse fim e sendo 11 o número de alunos, formamos a única dupla. As atividades estavam liberadas nos computadores por meio de apresentação no PowerPoint em aulas separadas, divididas em dois módulos, o módulo (1) constou de duas etapas, a inicial que continha cinco aulas, na segunda etapa ocorreu a avaliação. Por sua vez o módulo dois estava dividido em três etapas: a primeira com sete aulas, a segunda como avaliação e a terceira com atividades complementares que se compuseram de duas palestras, uma com o prefeito municipal sobre a importância do pagamento de impostos e outra com uma administradora que ofereceu subsídios sobre organização de um balancete simples.

Paralelamente às atividades pedagógicas realizamos a Campanha Virtual de Cidadania, para que cada um dos alunos pudesse verificar seus gastos com lanches e efetuar os pagamentos devidos.

Os lanches comercializados eram lançados na tabela dos alunos/cliente, separados por série. E depois de pagos eram lançados na planilha eletrônica do Google Docs, representada abaixo, e assim somavam-se todos os valores recolhidos com os gastos da pessoa em questão referida na linha da planilha.

(6)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 6 FIGURA 2 – Planilha de controle organizada no Google Docs

A partir dessa organização e controle, criamos uma planilha de inadimplência para consulta dos discentes envolvidos. Ao navegarem pelo site da escola, encontravam o seguinte ícone:

FIGURA 3 – Interface na iniciação do computador

Na resposta pelo “NÃO” abria-se o link do relatório da situação em tempo real, como segue um exemplo da turma de 7ª série do Ensino Fundamental:

(7)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 7

FIGURA 3 – Relatório de inadimplência 7ª série em 20/10/2009

Depois de consultar, os alunos do Ensino Fundamental já sabiam se deviam ou não valores referentes a compras fiadas, desta forma se organizavam para quitar suas dívidas em aberto.

Para complementar as atividades pedagógicas na sala de aula digital e a Campanha

Virtual de Cidadania trabalharam-se tambémdois pontos fundamentais para o exercício da

cidadania: a conscientização do destino correto do lixo, evidenciando a preocupação com o meio ambiente e o aspecto ético como a importância de honrar compromissos assumidos, proporcionando interação com a comunidade externa por meio das palestras já citadas. Nas aulas de Artes com material reciclável da venda dos lanches e outros trazidos de casa pelos próprios alunos desenvolveu-se a construção de uma maquete com algumas partes da cidade de Colinas, mapeando pontos críticos de lixo, que foi apresentada ao prefeito, quando esse veio até a escola para palestrar.

(8)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 8

Na análise das manifestações dos alunos percebemos que eles captaram a essência do projeto multidisciplinar que possibilitou a execução deste estudo, pois eles mostram as possibilidades de aprendizagem da Matemática com uso de tecnologia, a conscientização no recolhimento do lixo e sua reciclagem com finalidades artísticas bem como a responsabilidade quanto ao pagamento de suas despesas referentes aos lanches.

Em réplica a pergunta central: Como os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática podem contribuir para a construção da cidadania? Segue alguns manifestos

transcritos conforme digitação dos alunos:

Gostei muito das palestras feitas para nós, aprendi muito com essas palestras. Teve exercícios difíceis, mas também muito construtivos para mim, gostei muito das aulas de matemática esse ano (A3); Vibramos quando pegamos a manha de fazer os exercícios do objeto de aprendizagem da foto 3x4 e da gangorra. Vibramos porque acertamos [...] mas era só alegria de aprender matemática com utilizaçâo da tecnologia!!!! [...] Sobre a concientização do meio ambiente gostamos e aprendemos a utilizar os lixos. [...] Gostamos de trabalhar com a campanha virtual, porque vimos se deviamos ou não devíamos. (A5 e A10); Sobre a campanha da inadimplência no inicio eu fazia o comtrole, a primeira tabela de controle que tinhamos era complicada, mas ela foi modificada e a A1 começou a fazer o controle [...] As aulas de

matemática as vezes me deram "dor de cabeça" pois o computador não colaborava, mas no resto sem problemas. [...] A campanha do Meio Ambiente as vezes estressava, mas com a conclusão do trabalho, pode- se dizer que valeu a pena. [...] Eu acessava muitas vezes, pagava quando podia,... Também foi uma ideia que deu certo. (A6); [...] sobre a campanha de inadimplência "eu consegui pagar todas as minhas contas" e me servio de lição, para a vida, pois se todos nós nos coentizarmos de nossas contas e nós mesmos nos ajudarmos os trabalhos ficam mais ágeis (A9).

As outras questões que surgiram estão respondidas por meio das habilidades adquiridas pelos mesmos quer seja na resolução de situações-problema que envolve o cotidiano, quer seja pela modificação de atitudes em relação ao pagamento dos lanches, uma vez que diferentemente dos anos anteriores em que havia o constrangimento da cobrança pelos professores conselheiros na sala de aula perante os colegas, ainda assim ficavam débitos pendentes, neste ano com a possibilidade de consulta individual na planilha disponibilizada no site da escola e o desenvolvimento da compreensão da

(9)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 9

necessidade de honrar os compromissos assumidos, apenas uma aluna de todo o Ensino Fundamental não quitou seu débito, o que sem dúvida mostra a construção do ser cidadão.

Esperávamos pesquisar como esses alunos aprendem Matemática e adquirissem hábitos de honrar compromissos assumidos, acondicionar de forma adequada o lixo produzido, para os aportes teóricos utilizamos o pensamento de Jonassen que diz que a tecnologia é uma ferramenta de apoio para a construção do conhecimento que pode levar o aluno a pensar e obter êxito, usando habilidades e competências, resultando na aprendizagem significativa a qual é o cerne da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Nessa teoria evidenciamos a transformação do conhecimento existente em um novo, avaliamos os fatos registrados pelos instrumentos de entrevistas, questionários, escrita livre, manifestações, avaliações, relatórios de comunicação do acesso a campanha, relatórios de inadimplência de todas as turmas do Ensino Fundamental, publicações na imprensa e percebemos como resultados obtidos:

a) A participação efetiva da comunidade escolar por meio do apoio pedagógico dos professores de Informática e Ciências diretamente envolvidos no projeto, bem como dos professores conselheiros no que se refere ao controle de compra e registro dos lanches comercializados e a Campanha Virtual de Cidadania. E, ainda a colaboração da merendeira, agente de limpeza e servente.

b) A participação da comunidade externa por intermédio das famílias dos alunos, da Prefeitura Municipal de Colinas, mediante a participação do prefeito em palestra para os alunos, da participação de uma administradora, funcionária de banco que palestrou para os alunos sobre Fundamentos de Contabilidade.

c) No que se refere aos alunos:

Otimização da construção de conhecimentos matemáticos se comparados a turmas de 7ª séries de anos anteriores, conforme relatórios disponíveis na secretaria da escola;

Aquisição de habilidades no uso das ferramentas disponíveis nos computadores;

(10)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 10

Construção de habilidades de resolução de problemas com uso de tecnologias especialmente no que se refere a construção de fórmulas no software Excel;

Compreensão da importância das responsabilidades assumidas, ou seja, especificamente do pagamento dos lanches adquiridos;

Potencialização do recolhimento de detritos resultantes dos lanches consumidos e a importância desse hábito para o bem-estar da comunidade escolar;

Utilização dos materiais recicláveis resultantes dos lanches consumidos na escola e oriundos das casas de cada um para a construção de uma maquete que possibilitou vislumbrar os pontos de acúmulo de lixo no município e apresentação de sugestões ao prefeito, quando esse visitou a escola para ministrar a palestra de melhoria de qualidade de vida da comunidade, exercendo assim uma das habilidades do ser cidadão.

Obtivemos resultados, evidenciando que apenas uma aluna de todo o Ensino Fundamental não quitou seu débito na compra de lanches.

Conclusão

Ao finalizar o estudo percebeu-se a participação efetiva da comunidade escolar e o engajamento dos alunos nas atividades propostas, ficando evidenciado por suas manifestações escritas e pela aquisição de habilidades tecnológicas, resultando em novas formas de resolução de problemas e pela potencialização de resultados na avaliação, caracterizando a ancoragem de novos conhecimentos e evidenciando a ocorrência de aprendizagem significativa conforme apresentada por Ausubel. A metodologia utilizada no Labin proporcionou a percepção das características da aprendizagem salientadas por Jonassen no que se refere à construção de conhecimentos, colaboração e contextualização. Além desses fatos e sob a luz da questão norteadora do estudo: “Como os processos de

(11)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Comunicação Científica 11

cidadania?” foi possível perceber a aquisição das habilidades: de ética, de honrar

compromissos financeiros, de preservar e de manter o ambiente em que se vive.

Referências

AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva Cognitiva. Rio de Janeiro: Paralelo Editora lda, 2003.

GOUVEA, S. A. S. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática

financeira: construção e aplicação de webquest. Rio Claro/SP, 2006. Disponível em:

http://www.portalwebquest.net/TesesWebquest/DissertacaoGouvea.pdf. Consultado em fevereiro de 2010.

JONASSEN D. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem

construtivista, Revista Em Aberto, p. 70 a 88, Brasília, ano 16, n.70, abr./jun.1996.

JONASSEN, D. et al. Learning to solve problems with tecnology: a constructivist

perspective. Merril Prentice Hall, Upper Saddle River. New Jersey, Columbus, Ohio,

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

pode se dar nos ensinos fundamental e médio sem que haja, concomitantemente ou talvez mesmo inicialmente, uma reformulação e uma alteração dos cursos de Letras, quanto aos seus

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão