• Nenhum resultado encontrado

Índice. 29 de março

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. 29 de março"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

O Concelho da MAIA ... 3

Freguesia de Pedrouços... 7

Agrupamento de Escolas de Pedrouços ... 8

Guia da Final ... 9

Instruções úteis ... 11

Horários Importantes ... 14

Código dos Crachás ... 15

Código de Cores – Camisolas ... 16

Local da Final – Pavilhão Municipal 13 ... 17

Atividades Paralelas ... 18

Onde Comer ... 21

Contactos e Endereços Importantes ... 22

Comissão Organizadora Local ... 23

Outros contactos ... 23

Organização, promoção e apoios ... 24

Apoios e parcerias ... 25

Nota Final ... 26

(3)

O Concelho da MAIA

A Maia é um município português pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e da Área Metropolitana do Porto. Tem 135 678 habitantes (2015), estando subdividido em 10 freguesias.

O concelho da Maia recebeu carta de foral em 1519, apesar de existirem referências que remontam ao domínio romano. A história desta cidade confundiu-se muitas vezes com o destino de Portugal, com especial destaque para Gonçalo Mendes da Maia, “O Lidador” – um dos gloriosos militares que combateram ao lado de D. Afonso Henriques pela independência e alargamento territorial de Portugal.

A Maia tem um vasto património cultural, onde a tradição e a herança do

passado se misturam com uma visão de futuro.

À entrada da cidade encontramos o monumento erguido em honra da Terra e

(4)

das Gentes da Maia, inaugurado a 16 de julho de 1988, foi concebido pelo Arquiteto Pais de Figueiredo e pelo escultor Zulmiro de Carvalho. As famosas “Pirâmides” é uma das esculturas simbólicas do espaço público do concelho e um elemento identitário da imagem da cidade, simbolizando a evolução da Maia ao longo dos anos e foi a inspiração para o logótipo do nosso XV campeonato.

Em todo o concelho encontramos vários monumentos e museus, obras emblemáticas de arquitetura, zonas desportivas e espaços verdes, dos quais salientamos:

Torre Lidador – tem um total de 92 m de altura e do cimo é possível ter uma visão a 360 da cidade – representa o abrir de um novo ciclo de progresso e de desenvolvimento do concelho e alberga os serviços da Câmara Municipal.

(5)

de 13000 m2, inclui zonas distintas: Auditórios, Galerias de Exposições, Biblioteca e Arquivo Municipal.

TECMAIA – parque empresarial que privilegia o acolhimento de projetos de investimento e de empreendedorismo baseados na utilização de média e alta tecnologia,

aportando inovação e desenvolvimento

integralmente sustentável, embora integre também no seu perímetro, um conjunto de empresas que lhe conferem uma abrangente amplitude setorial.

Complexo Ambiental da Quinta da Gruta, instalado num palacete romântico do início do século XX, alberga toda a estratégia ambiental do Município.

Ecocaminho, troço da antiga linha ferroviária de Guimarães que se estende desde a Quinta dos Cónegos até ao antigo Apeadeiro de Mandim, no Castêlo da Maia.

Parque de S. Pedro de Avioso, zona de lazer e desporto informal, no qual possam ser integradas diversas outras atividades de apoio

(6)

atividades de interpretação da natureza, campos de férias ou formação ambiental).

Parque Zoológico da Maia, bem no coração da cidade possui uma coleção de mais de 600 animais de 200 espécies diferentes. O Zoo da Maia possui o maior e melhor equipado reptilário do País.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro localiza-se na freguesia de Moreira da Maia a 6 Km do centro da cidade.

Aeródromo Municipal da Maia ou Aeródromo de Vilar de Luz, está localizado na freguesia de Folgosa, no concelho da Maia, serve de instalações dos seus principais operadores, como o Aeroclube, o Paraclube e a Escola de Aviação Nortávia, única localizada no norte do país, tendo como atividade principal a formação de “Pilotos Profissionais de Avião e Helicóptero”.

(7)

Freguesia de Pedrouços

A freguesia de Pedrouços foi criada em 1985, pertence ao concelho da Maia e dista da sede concelhia aproximadamente 9 quilómetros.

O nome Pedrouços deriva do

português antigo pedrouço, que tem o significado de monte de pedras; este topónimo atesta de certo modo a ancianidade da povoação; contudo, outros topónimos como Cutamas, da Quinta de Cutamas, que deriva do árabe Kutama, nome de tribo que passou a antropónimo, sendo ainda usado no século X entre os moçárabes, são indicativos de maior ancianidade do povoamento do local.

A padroeira da freguesia de Pedrouços é a Nossa Senhora da Natividade, todos os anos celebrada com grande festividade, no mês de Setembro, comemorando-se o nascimento de Maria.

(8)

Agrupamento de Escolas de Pedrouços

O Agrupamento de Escolas de Pedrouços abrange dois concelhos, Maia e Gondomar, servindo as freguesias de Pedrouços, Águas Santas e Rio Tinto. O Agrupamento dá resposta educativa à educação pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e oferta educativa de dupla certificação de ensino básico e secundário, através de onze estabelecimentos de educação e ensino que o constituem. O Agrupamento tem neste momento 1825 alunos e a Escola-sede 793 alunos distribuídos pelo 2º e 3º ciclos e ensino profissional.

Sendo um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) assume o desafio de dar resposta aos objetivos prioritários definidos pelo programa TEIP, constituindo-se como uma referência na educação inclusiva. Destaque-se ainda o seu envolvimento em vários projetos nacionais e internacionais, nomeadamente: projeto Bilingue, Erasmus+ e PIC (Projeto Investir na Capacidade).

(9)

Guia da Final

A final da 15ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM15) tem lugar no dia 29 de março de 2019, na Maia, no Pavilhão Municipal de Pedrouços 13, em frente à escola-sede do Agrupamento Escolas de Pedrouços.

O Campeonato é organizado pela Associação LUDUS, pela Sociedade Portuguesa de Matemática, pela Associação de Professores de Matemática, e apoiado pelo programa Ciência Viva.

Esta 15.ª edição foi organizada localmente pelo Agrupamento de Escolas de Pedrouços, com a colaboração da Câmara Municipal da Maia.

Nesta edição do CNJM estão inscritos 1865 alunos de 372 instituições escolares de Portugal Continental e das Ilhas dos Açores e Madeira. Conta também com a presença de uma escola de Cabo Verde.

(10)

Na chegada ao local da final, as escolas inscritas devem fazer o seu registo nos pontos de receção/secretariado, que estão organizados por código de escola. Devem, por isso, consultar a página oficial do cnjm15 para conhecerem os códigos de cada escola.

Para que se possam cumprir todos os horários previstos, as escolas devem procurar efetuar a sua acreditação o mais cedo possível. Em caso de atraso, agradecemos que o comunique a Isabel Ramos pelo seguinte contacto: 229773950.

Sugerimos que imprimam o identificador para o veículo do vosso transporte, enviado às escolas, para que os autocarros tenham acesso facilitado ao local da final. Os autocarros irão ficar estacionados fora do perímetro do CNJM15, assim, aconselhamos que guarde o contacto do motorista para ser mais fácil a recolha.

(11)

Instruções úteis

 Ao chegar, o Professor Responsável p e l a i n s t i t u i ç ã o deve dirigir-se à zona de acreditação/secretariado e registar a sua escola;

 No momento de acreditação, o professor recebe um saco que contém as camisolas; os crachás de identificação dos jogadores e do professor responsável; senhas para os almoços (se adquiridas previamente); um pequeno lanche para cada jogador, garrafas de água e ainda os certificados de participação dos alunos jogadores;

 Os professores acompanhantes devem escrever o seu nome e respetivo n.º de telefone no verso do crachá de cada um dos seus alunos;

 Os professores acompanhantes devem colocar o seu crachá e mantê-lo até ao final do evento;

(12)

 Os alunos devem vestir a camisola respectiva (consoante o jogo onde estão inscritos) e colocar o crachá. De seguida, serão encaminhados por um monitor para o acesso inferior do Pavilhão. Os professores devem seguir para a área de acesso geral-bancadas;

 De notar que nenhum aluno pode jogar sem ter a respetiva t-shirt vestida e sem apresentar o seu crachá de identificação;

 Após terem realizado o seu torneio, os alunos devem manter o crachá. Todos os alunos serão encaminhados por monitores para a entrada do Pavilhão. Os jogadores do 1º ciclo só poderão abandonar este local na companhia do seu professor responsável;

 No caso de algum aluno se perder, deve dirigir-se a um dos monitores/organizadores (t-shirt branca) e será encaminhado para a receção do Pavilhão Municipal.

(13)

Os resultados das várias eliminatórias vão sendo anunciados nos locais de projeção no Pavilhão e em https://cnjm15.wixsite.com/pedroucos.

O primeiro classificado em cada torneio, ficará apurado para a final que se realizará da parte da tarde.

Este ano a organização preparou também um conjunto de actividades paralelas ao 15º CNJM, sem inscrição ou marcações prévias, algumas das quais consistindo em sessões de duração limitada e de participação livre.

(14)

Horários Importantes

Evento

Horário

Local

Receção às escolas 8:30h - 10:30h Lateral do Pavilhão Municipal Início das eliminatórias 09:00h Pavilhão Municipal Almoço 12:00h - 14:00h Cantina da escola/outros locais

Início das finais 14:00h Pavilhão

Municipal Cerimónia de entrega de prémios 17:00h Pavilhão Municipal Atividades Paralelas 10:00h - 17:00h Escola

(15)

Código dos Crachás

Todos os jogadores receberão um cartão de identificação de acordo com o esquema seguinte:

Legenda: Ciclo 1 – 1º ciclo 2 – 2º ciclo 3 – 3º ciclo 4 – Secundário Jogo 1 – Semáforo 2–Gatos&Cães 3 – Rastros 4 – Produto 5 – Avanço 6 – Atari Go

(16)

Código de Cores – Camisolas

A cada jogo está associada uma cor.

Todos os jogadores receberão uma t-shirt de acordo com o esquema seguinte:

1-Semáforo 2 - Gatos e cães 3-Rastros

(17)
(18)

Atividades Paralelas

A organização preparou um conjunto de atividades paralelas ao 15º CNJM que decorrerão no recinto da Escola.

(19)

ATIVIDADES PARALELAS

Cientista por um dia

Nº de participantes: 20 por sessão Sala: Laboratórios de FQ 1 e 2

Laboratório aberto de Ciências Naturais

Nº de participantes: 20 por sessão Sala: Laboratório CN2

Camélias em flor e outras atividades práticas

dinamizadas pelo Jardim Botânico do Porto & Galeria da Biodiversidade -CV| Museu de História Natural e da Ciência, U. Porto

Nº de participantes: 20 por sessão Sala: Laboratório CN1

Conhecer+

Nº de participantes: 20 por sessão Sala: Biblioteca

Cine-línguas

Nº de participantes: 30 por sessão Sala: B14

(20)

Exposições diversas:

Locais: Sala ET2 (Eletrotecnica-pavilhão B) e

corredores do 1º andar da escola.

Atividades desportivas:

Remo indoor; Ténis de mesa; Matraquilhos; Mini-ténis, Demonstração de Kickboxing/ Muaythai, Jiu-Jitsu e ainda outras atividades.

Locais: Espaços exteriores e polivalente.

Danças tradicionais

Local: ao lado do ginásio

Jogos tradicionais

Locais: pelo recinto da escola

Vem experimenta e jogar

Locais: Stand das empresas/entidades

dinamizadoras:

(21)

Onde Comer

Os almoços na cantina serão servidos entre as 12h e 14h.

Para quem adquiriu senhas de almoços na opção Lunch-box, basta levantar as refeições, a partir das 11:45h, no local que lhes for indicado pela organização.

Na escola funcionarão dois bares onde serão servidos snacks variados.

Existirão ainda barraquinhas de venda de refeições ligeiras assim como bebidas e snacks, para além de máquinas de venda com vários artigos.

Para quem trouxe almoço terá, no recinto da escola, vários locais, interiores e exteriores, onde poderão fazer as refeições.

Lembramos que pelo recinto existirão vários pontos de recolha de lixo pelo que pedimos o maior cuidado na limpeza do espaço.

(22)

Contactos e Endereços Importantes

Em caso de dúvida ou problemas contactar:

 Organização do 15º CNJM: cnjm15@escolasdepedroucos.com  Página do 15º CNJM: https://cnjm15.wixsite.com/pedroucos  Acompanhar o 15º CNJM: https://cnjm15.wixsite.com/pedroucos

(23)

Comissão Organizadora Local

Paula Madeira – 962 920 467 Paula Forte – 933 640 201 Rui Miranda – 934 257 756 Cláudia Rodrigues – 934 211 850 Mário Oliveira – 919 749 260 Helena Pinto – 919 360 083

Comunicação de atrasos no próprio dia: Isabel Ramos – 229 773 950

Outros contactos

Bombeiros Voluntários de Pedrouços 229 012 744

Hospital de S. João 225 512 100

Polícia de Segurança Pública 229 774 280

(24)

Organização, promoção e apoios

Entidades Organizadoras Locais

(25)
(26)

Nota Final

A organização do 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos agradece o empenho e dedicação de todos os intervenientes neste evento.

Todos juntos contribuímos para que fosse possível a execução deste Campeonato.

“A Matemática é o prazer de pensar." (Jorge Nuno Silva)

(27)

Bloco de notas

_________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

(28)

Referências

Documentos relacionados

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização