• Nenhum resultado encontrado

INBEC INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Pós-Graduação com Futuro. ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS 420h

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INBEC INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Pós-Graduação com Futuro. ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS 420h"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REALIZAÇÃO:

APOIO:

INBEC

INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Pós-Graduação com Futuro

p

P

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE

POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS – 420h

(PERFURAÇÃO, COMPLETAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS)

TURMA I – SALVADOR - BA

VAGAS LIMITADAS

Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do

Conselho Nacional de Educação – MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006.

(2)

ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE POÇOS

DE PETRÓLEO E GÁS - 420h –

SALVADOR - BA

OBJETIVOS DO CURSO: 1. Objetivo Geral

É uma Pós-Graduação Técnica, lato sensu, multidisciplinar, com 420 horas, cujos assuntos estão, voltados para a área de Engenharia de Poços de Petróleo e Gás Natural. Seu

objetivo principal é capacitar profissionais para atuar nos diferentes ramos da Engenharia de Poços de Petróleo e Gás.

2 - Objetivos intermediários são

- Formar profissionais com conhecimentos sobre as melhores práticas para a prestação de serviços para o setor de Perfuração, Completação, Intervenção e Avaliação de Poços no Brasil e no exterior.

- Desenvolver conhecimentos e habilidades que contribuam com a capacidade de gestão, tomada de decisão e aprimoramento de competências profissionais.

- Preparar Profissionais que atuarão nas empresas de Petróleo nacionais e estrangeiras, na cadeia de fornecedores de bens/serviços e nas demais Organizações ligadas ao setor. - Potencializar as condições de fornecimento das empresas prestadoras de serviços no relacionamento com os seus contratantes. O novo contexto do mercado de trabalho na área de Engenharia de Poço tem apontado para profissionais com capacitação na área de construção de poços de petróleo e gás natural.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais com formação em Engenharia, Química, Ciências Exatas e Aplicadas em geral, além de Profissionais com interesses técnicos na área de Petróleo e Gás.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

420 horas, com aulas em 01 fim de semana por mês.

COORDENADOR TÉCNICO:

M. Sc. Marcus Vinicius Duarte Ferreira: Mestre em Ciência e Tecnologia

de Polímeros - IMA/UFRJ, Especialização em Engenharia de Petróleo – ênfase em Engenharia de Exploração – UGF, Graduação em Engenharia Química – UFRRJ, Engenheiro de Petróleo – Petrobras, Prof. Graduação em Eng. Petróleo – UNISUAM.

MÓDULOS DO CURSO:

DISCIPLINAS E MÓDULOS DO CURSO: CARGA

HORÁRIA:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE POÇO 20 horas

FLUIDOS DE PERFURAÇÃO 20 horas

COLUNA DE PERFURAÇÃO E REVESTIMENTO 20 horas

GEOPRESSÕES E ESTABILIDADE DE POÇO 20 horas

(3)

PERFURAÇÃO DIRECIONAL 20 horas

EQUIPAMENTOS SUBMARINOS 20 horas

CONTROLE DE POÇO 20 horas

OPERAÇÕES ESPECIAIS 20 horas

OTIMIZAÇÃO DA PERFURAÇÃO / NOVAS TECNOLOGIAS NA PERFURAÇÃO

DE POÇOS 20 horas

TESTE DE FORMAÇÃO 20 horas

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 20 horas

EQUIPAMENTOS DE COMPLETAÇÃO 20 horas

FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO 20 horas

CANHONEIO 20 horas

SISTEMA DE ÁRVORE DE NATAL MOLHADA 20 horas

OPERAÇÕES COM FLEXITUBO, ARAME E NITROGÊNIO 20 horas

CONTROLE DE AREIA 20 horas

ESTIMULAÇÃO DA FORMAÇÃO 20 horas

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPLETAÇÃO E INTERVENÇÃO EM POÇOS 20 horas CORROSÃO EM POÇOS – SELEÇÃO DE MATERIAS 20 horas

PROFESSORES E CONFERENCISTAS CONVIDADOS COM COMPROVADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA:

D. Sc. JOÃO CARLOS RIBEIRO PLÁCIDO – Doutorado (PhD) em

Engenharia de Petróleo pela The University of Tulsa –EUA, Eng. Mecânico formado pela PUC/Rio em 1979, Mestrado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto em 1986, em 1994 e MBA em Mercado e Gestão de Riscos pelo IBMEC-RJ em 2003. Autor de dezenas de artigos técnicos, co-autor do livro Advanced Drilling and Well Technology e Coordenador, redator e revisor da área de Engenharia de Poço do Dicionário do Petróleo em língua portuguesa – Exploração e Produção de Petróleo e Gás. Atua como consultor sênior em perfuração de poços no Centro de Pesquisas da Petrobras.

D. Sc. SERGIO MURILO S. FREITAS – Doutorado em Estruturas

Offshore – COPPE/UFRJ, Mestrado em Estruturas Offshore – COPPE/UFRJ, Engenheiro Civil formado pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana; Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo – PUC/Rio, ingressou na Petrobras em 1986 como operador de produção e atualmente. Desde 2007 trabalha na Bacia de Santos como Engenheiro de petróleo na operação e projeto de poços de Gás e do Pré Sal. Hoje trabalha na área operacional de construção de poços marítimos no Pólo Pré- Sal da Bacia de Santos pela Petrobras.

(4)

M. Sc. MARCUS VINICIUS DUARTE FERREIRA – Mestre em Ciência e

Tecnologia de Polímeros - IMA/UFRJ, Especialização em Engenharia de Petróleo – ênfase em Engenharia de Exploração – UGF, Graduação em Engenharia Química – UFRRJ, Engenheiro de Petróleo – Petrobras, Prof. Graduação em Eng. Petróleo – UNISUAM. Atualmente é coordenador de projetos de pesquisa em completação de poços no Centro de Pesquisas da Petrobras.

M. Sc. Alex Tadeu de Almeida Waldmann – Mestre em Engenharia

Mecânica – PUC-Rio. Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Químico de Petróleo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello, onde atua com pesquisas na área de fluidos de perfuração e hidráulica de perfuração.

M. Sc. ANDRÉ BRENNER FLECK - Mestre em Ciências - Pós Graduação

em Tec. de Processos Químicos e Bioquímicos - UFRJ, Graduado em Eng. Química - UFF, Curso de Formação em Engenharia de Petróleo - UP, Engenheiro de Petróleo - Engenheiro Fiscal de sondas marítimas em poços exploratórios da Petrobrás.

M. Sc. PEDRO ESTEVES ARANHA - Mestre em Química Inorgânica -

Universidade Federal de São Carlos. Graduado e Bacharel em Química - UFSCAR - Pesquisador na gerência de Tecnologia de Engenharia de Poço do CENPES.

M. Sc. JOÃO VICENTE M. MAGALHÃES – Mestre pela PUC/Rio em 2008,

Especialização em Engenharia de Petróleo no CCE/PUC-Rio em 2003. Engenheiro Químico pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001 Em 2002 foi contratado, no centro de pesquisas da Petrobras (CENPES), para iniciar o desenvolvimento do simulador computacional de deslocamento do Gravel-Pack para poços horizontais (SimGPH). Atualmente, realiza trabalhos de desenvolvimento de softwares, análises de hidráulica de perfuração, completação e fluidodinâmica computacional.

M. Sc. FLÁVIO TITO P. FILHO – Mestre em Metrologia Científica e

Industrial pelo Labmetro/UFSC. Engenheiro de Controle e Automação pela UFSC; Ingressou na Petrobras em 2004 para o cargo de Engenheiro de Petróleo. Trabalha desde 2005 na área de Operações Especiais em poços.

(5)

M. Sc. ANDERSON RAPELLO DOS SANTOS – Mestrado em Engenharia

Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2006, Especialização em Engenharia de Petróleo, com ênfase em Engenharia de Poços, pela Universidade Petrobrás em 2003. Ingressou na Shell Brasil Ltda em 1999, Desde julho de 2006 atua no projeto executivo da completação de poços de desenvolvimento de campos de petróleo em águas ultra-profundas. Atualmente é o coordenador de Eng. de poço do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

M. Sc. FRANCILEIDE GOMES DA COSTA – Mestre em Ciências e

Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da UFRJ. É Engenheira Química formada pela Universidade Federal Fluminense em 2002 e. Trabalha como Química de Petróleo na Petrobras desde 2007 desenvolvendo trabalhos nas áreas de estimulação de formações, otimização no sistema de tratamento de fluido de perfuração e coordenando laboratórios no Centro de Pesquisas da Petrobras.

M. Sc. CARLOS EDUARDO DA FONSECA – Mestre em Engenharia

Oceânica pela COPPE/UFRJ, Eng. Civil pela UNESP – Guaratinguetá, Atualmente é Consultor Técnico em Perfuração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello, onde atua com pesquisas de equipamentos para construção e poços de Petróleo.

M. Sc. ANDRÉ FERREIRA LAZARO - Possui graduação em Engenharia

Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é engenheiro de equipamentos - Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão.

M. Sc. RAFAEL DE CASTRO OLIVEIRA - Graduado em Engenharia Civil

pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Funcionário da Petrobras em Aracaju (SE) desde 2007 onde atua na área de Projetos de perfuração de poços terrestres, com competência técnica em Perfuração Direcional e Brocas.

M. Sc. MARCOS FONSECA ALCURE - Mestrado em Geotecnia pela

PUC-RJ, Curso de Formação de Engenheiro de Petróleo pela Petrobras, Pós Graduação Engenharia de petróleo – CCE - PUC-RJ, Graduação Engenharia Civil – PUC-RJ, Petrobras – Engenheiro de Petróleo atuando na área de geomecânica no CENPES.

(6)

M. Sc. GUILHERME SIQUEIRA VANNI - Mestrado em Engenharia Civil

pela UFRJ, Especialização em Engenharia do Petróleo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFRJ, Atuando principalmente nos seguintes temas: Cobrança pelo Uso da Água, Gestão dos Recursos Hídricos, Método das Faixas, Sistema Computacional de Cobranca.

Esp. RODRIGO AZEVEDO SILVA – Especialista em Engenharia de

Petróleo pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Engenharia Química pela UFRJ. Atualmente é Engenheiro de Petróleo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello, onde atua com pesquisas nos seguintes temas: controle de poços, fluido de perfuração e termodinâmica de misturas.

Esp. PAULO GUILHERME O. DE OLIVEIRA - Especialista - UFRJ.

Engenheiro de Petróleo - Petróleo Brasileiro/RJ. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.

Esp. ANTÔNIO CARLOS ALMEIDA BORGES - Graduado em Engenharia

de Petróleo - UENF/RJ. Programas de formação de Engenheiros de Petróleo - Universidade Petrobras. Eng.de Petróleo da Petrobras.Gerente Setorial de Completação no E&P-CPM/CMP-SPO.

Esp. RONALDO LUIZ LOPES DE OLIVEIRA - Consultor técnico da

Petrobras na área de completação e avaliação de poços em Macaé.

Esp. CRISTIANE NASCIMENTO SANTANA - Graduada em Engenharia

química com ênfase em engenharia de Petróleo pela UFRJ/2006. Trabalha na Petrobras como Engenheira de Petróleo na área de construção de poços marítimos desde 2007, onde atua na especificação técnica de equipamentos submarinos e suporte a área operacional.

(7)

Esp. THIAGO JUDSON LIMA DE OLIVEIRA - Graduado em engenharia

química pela UFRJ/2006. Trabalha no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) como engenheiro de Processamento na gerência de Interação Rocha-Fluido, com atuação na área de P&D em estimulação da formação. É professor do curso de graduação do curso de engenharia de petróleo da UNISUAM/RJ desde 2009.

Esp. MANOEL ANTÔNIO GONÇALVES DE GOUVEIA - Graduado em

Engenharia de Petróleo e Gás na UNESA em 2011. Atua como Consultor Técnico na área de Flexitubo, Nitrogênio e Slickline desde 2009 na gerência de completação e avaliação de poços. Funcionário da Petrobras desde 1982 atuando nas áreas de produção, completação e teste de formações.

É reservado à Universidade o direito de adiar/cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de 40 alunos.

PRÉ-REQUISITOS:

Curso Superior completo, Preenchimento de formulário próprio, 1 Cópia autenticada do CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma da Graduação ou Declaração de Conclusão da Graduação, Histórico Escolar da Graduação, Curriculum Vitae (atualizado), 2 Fotos 3x4 recente. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, Assinatura do contrato Educacional.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA UNICID: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO.

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

INVESTIMENTO:

Matrícula: R$ 250,00

Parcelas: 24 x R$ 715,00

OBS

: Para pagamento até o dia 10 de cada mês valor R$ 615,00

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

INBEC BA 2 - INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

CONTINUADA

Rua Alceu Amoroso Lima, 786, Ed. Tancredo Neves Trade

Center, sala 212 Caminho das Árvores, CEP: 41.820-770

Fones: (71) 2137-9072 / 8871-8797 / 9601-3528

Referências

Documentos relacionados

2. Ao longo do ano letivo, devem ser promovidos com os alunos momentos de autoavaliação e reflexão. Os docentes deverão respeitar os critérios específicos aprovados nos

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

O projeto Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa Interdisciplinar tem como objetivo formar em nível de aperfeiçoamento todos os professores que atuam no

O objetivo do projeto citado era organizar o grêmio estudantil da unidade escolar, tendo em vista que, atualmente, a escola de ensino médio, enquanto,

Como explicar o efeito da curvatura xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx O xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx

Você também pode acessar a Pesquisa da área de trabalho clicando em Computador → Mais aplicativos → Sistema