• Nenhum resultado encontrado

AIDGLOBAL. Acção e Integração para o Desenvolvimento Global

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AIDGLOBAL. Acção e Integração para o Desenvolvimento Global"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

AIDGLOBAL

Acção e Integração para o Desenvolvimento Global

(2)

SOBRE A AIDGLOBAL

Uma criança sem educação é como um pássaro sem asas.

Provérbio Tibetano

A AIDGLOBAL é uma organização sem fins lucrativos fundada por Susana Damasceno, a 4 de novembro de 2005, após uma gratificante experiência de voluntariado num orfanato na província de Gaza, em Moçambique.

Tem o estatuto de Utilidade Pública, e está reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Encontra-se registada como Associação Juvenil Equiparada no Instituto Português do Desporto e Juventude.

VISÃO

MISSÃO

A AIDGLOBAL ambiciona melhorar os níveis de literacia e de educação, essenciais a uma cidadania ativa, promotora de um mundo mais justo, igualitário e sustentável.

Identificar, desenhar e implementar estratégias e ações que contribuam para atenuar as dificuldades de acesso à educação e combater a iliteracia na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cooperando com as populações e autoridades locais e incentivando o exercício de uma cidadania ativa.

(3)

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.

Nelson Mandela

A AIDGLOBAL pretende contribuir para um mundo mais justo e sustentável, desenvolvendo o seu trabalho por uma Educação de Qualidade alicerçada em duas áreas prioritárias.

PROJETOS EM CURSO | PORTUGAL

Educação para a Cidadania Global Cooperação para o Desenvolvimento EM PORTUGAL sensibilização da comunidade escolar e geral, para os valores da educação

para a cidadania global

EM MOÇAMBIQUE criação e equipamento de bibliotecas, atividades de animação da leitura e capacitação de técnicos e professores

(4)

Educar para Cooperar - Rota Histórica Linhas de Torres e a Cidadania Global

Duração: setembro de 2015 a agosto de 2017

O projeto “Educar para Cooperar” visa sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas e valores da Educação para a Cidadania Global que nesta sua 8ª edição são trabalhados em articulação com os temas do património da Rota Histórica das Linhas de Torres. O apoio pedagógico-didáctico é composto por ações de formação, em regime de b-learning, destinadas a professores e educadores dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e com o apoio da Fundação Montepio, tem por parceiros as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral de Monte Agraço, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e o Centro de Formação Loures Oriental.

Os Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global

Duração: junho de 2016 a maio de 2018

Projeto para a promoção da Cidadania Global nas juventudes partidárias, em articulação com as dinâmicas locais, para que problemáticas ligadas ao Desenvolvimento sejam integradas nos seus programas de atividade. No âmbito do projeto, está prevista uma campanha de incentivo ao voto jovem, 5 encontros nacionais de diferentes partidos, o curso b-learning “O Desenvolvimento, os Jovens e a Cidadania Global”, a preparação de moções políticas e a elaboração e publicação do

policy paper “Contributos para a Integração da Educação para o Desenvolvimento nos Planos de

Atividades das Juventudes Partidárias”.

Cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tem como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

(5)

Urbagri4Women

Duração: dezembro de 2016 a novembro de 2018

Desenvolvido em 7 países, o projeto tem como objetivo principal fomentar a integração de mulheres migrantes na sociedade de acolhimento, capacitando-as para o desenvolvimento de projetos inovadores e de subsistência, na área da agricultura. Estão previstas atividades diversas, nomeadamente a realização de 24 focus groups com as comunidades regionais detentoras desse

know how específico, um workshop e visita de estudo transnacional, material e-learning, um

catálogo de boas práticas e Laboratórios de Agricultura Urbana. A publicação de um Livro Verde sobre a integração das mulheres migrantes, a ser debatido ao nível da União Europeia, constitui-se como o culminar do projeto.

Financiado pela Comissão Europeia através do Fundo “Asilo, Migração e Integração” (HOME/2015/AMIF/AG/INTE), promovido pela organização TAMAT (Itália), em parceria com as seguintes organizações: AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global (Portugal), Institute of Entrepreneurship Development (Grécia), GYROS (Reino Unido), Sudwind (Áustria), AMSED - Association Migration, Solidarité et Échanges pour le Développement (França) e CARDET (Chipre).

Education for GloCal Issues

Duração: maio de 2016 a novembro de 2017

Promovido pela MONTE ACE – Desenvolvimento do Alentejo Central, visa reforçar os conhecimentos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolvendo professores do 3º ciclo e do Ensino Secundário, respetivos alunos, outros jovens e comunidade do concelho. O projeto aborda temas como: o Conflito e a Paz, o Consumo Responsável, a Interculturalidade, a Educação de Qualidade, os Direitos Humanos e a Soberania Alimentar.

Cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tem por parceiros, para além da AIDGLOBAL, o Centro de Formação do Sindicato Democrático dos Professores do Sul, SDP Sul e a Sugo Design.

(6)

Amitie Code - Capitalizing on Development

Duração das ações de formação AIDGLOBAL:

• Formação de Técnicos Municipais – de novembro 2016 a março de 2017 • Formação de Professores – de março a junho de 2017

• Laboratórios de Formação | School Labs - de maio a junho de 2017

“Amitie Code - Capitalizing on Development” é um projeto internacional de Educação para o Desenvolvimento que visa sensibilizar a comunidade – autoridades públicas, cidadãos, professores, jovens e alunos – para os temas das Migrações, Desenvolvimento e Direitos Humanos.

O “Amitie Code - Capitalizing on Development” é financiado pela Comissão Europeia e, em Portugal, é promovido pela Câmara Municipal de Loures, com algumas das atividades a serem dinamizadas pela AIDGLOBAL. Este projeto de Educação para o Desenvolvimento envolve seis países europeus (Alemanha, Itália, Letónia, Portugal, Espanha e França), duas regiões (Emília-Romanha e Andaluzia) e oito cidades (Bolonha, Hamburgo, Régio da Emília, Riga, Loures, Lisboa, Tolosa e Sevilha).

Movimento Formiga Juju

Duração: Em permanência

Movimento cívico de promoção da literacia e da expressão criativa, fundado em Moçambique, em fevereiro de 2012. O Movimento promove a difusão de valores como a solidariedade, a diversidade, a criatividade, a união, a inclusão, a participação, a defesa do meio ambiente e a cidadania, através dos contos infantis Formiga Juju e atividades pedagógicas decorrentes.

Neste âmbito, a AIDGLOBAL realiza, em permanência, sessões de leitura seguidas de workshops em Bibliotecas Municipais e Escolares portuguesas, tendo os participantes a oportunidade de adquirir exemplares dos livros da coleção de aventuras da formiga moçambicana.

(7)

RECURSOS PEDAGÓGICOS

No âmbito do projeto “Educar para Cooperar”, a AIDGLOBAL lançou o manual de referência “Manual de Educação para a Cidadania

Global”, dirigido a educadores e professores, que inclui um conjunto de planificações de unidades didáticas destinadas a integrar as temáticas de Educação para a Cidadania Global nos conteúdos do currículo formal de quatro disciplinas nucleares do 2º ciclo – Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.

Adicionalmente, disponibiliza online novas unidades didáticas dos 2º e 3º ciclos, abrangendo disciplinas como Físico-Química, Educação Visual e Educação Musical, entre outras.

Estes recursos pedagógicos podem ser descarregados gratuitamente no site

Educar para Cooperar

(8)

PROJETOS EM CURSO | MOÇAMBIQUE

Uma biblioteca é um arco-íris nas nuvens.

Maya Angelou

No âmbito do combate à iliteracia, a AIDGLOBAL tem executado projetos e iniciativas em parceria com as autoridades locais, nomeadamente na Província de Gaza, onde, desde 2009, conta com uma Delegação, no Distrito do Chibuto.

Programa Passaporte para a Leitura

Criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL em Moçambique, tendo como objetivo primordial alargar o acesso ao livro, através da criação e equipamento de bibliotecas, atividades de animação da leitura e capacitação de professores e técnicos.

(9)

Documentário Passaporte para a Leitura

Em 2016, a AIDGLOBAL lançou o documentário “Passaporte para a Leitura”, que retrata o trabalho da organização, em conjunto com os seus parceiros.

Descubra o trailer aqui.

Kula Na Wu Djondza – Crescer a Ler

“Kula Na Wu Djondza – Crescer a Ler” promove a leitura através da narração de contos, tanto em português como em changana, junto de grávidas adolescentes e de mães recentes, entre os 16 e os 24 anos, que aguardam pelas consultas pré-natais, de rotina ou de vacinação dos seus filhos.

Esta iniciativa, que se realiza duas vezes por semana, decorre no Hospital Rural do Chibuto e no Centro de Saúde da região.

“Kula Na Wu Djondza – Crescer a Ler” é um projeto coordenado pela AIDGLOBAL, em parceria com a Direção Distrital da Mulher e da Ação Social, com a Direção do Hospital Distrital do Chibuto e com a Direção Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.

(10)

Bibliotchovas

A AIDGLOBAL venceu, em 2011, um concurso lançado pela UNESCO no âmbito do programa “CapEFA – Desenvolvimento de Capacidades no Contexto da Educação para Todos em Moçambique”. Como consequência, foi pioneira na criação do conceito e modelo da Bibliotchova − biblioteca móvel que tem por base um

tchova característico de Moçambique e que se destina a escolas que não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca.

A primeira Bibliotchova, financiada pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal, foi entregue no ano de 2011. Até à data, foram construídas mais 10 Bibliotchovas financiadas pela UNESCO.

Maletas de Leitura

A AIDGLOBAL estabeleceu parceria com o projeto “Mabuko Ya Hina”, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal juntamente com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique e a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa. A Organização fez chegar às escolas do distrito do Chibuto uma Maleta de Leitura, contendo cerca de 150 livros infanto-juvenis.

Animação da Leitura

Projeto anual de atividades de animação da leitura nas escolas do Distrito do Chibuto, realizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. A edição de 2016, ocorreu em 16 estabelecimentos de ensino, com o objectivo de sensibilizar os jovens para a cultura do livro e o prazer da leitura.

(11)

NÚMEROS EM MOÇAMBIQUE

40

mil livros

129

computadores

6 bibliotecas

escolares

em edifício

3 bibliotecas

municipais

21

bibliotecas

móveis

(12)

EVENTOS AIDGLOBAL

A verdadeira generosidade perante o futuro está em dar tudo no presente.

Albert Camus

Com o objetivo de assegurar a sustentabilidade dos seus projetos em Moçambique e em Portugal, a AIDGLOBAL promove dois eventos anuais de angariação de fundos.

O Humor Acontece!

Espetáculo que junta alguns dos melhores comediantes da stand up

comedy portuguesa da atualidade numa colaboração solidária. Em

2017, a 5ª edição do “O Humor Acontece!” realizou-se no dia 26 de abril, no Cinema São Jorge.

O Fado Acontece

Espetáculo que celebra o aniversário da fundação da AIDGLOBAL e divulga os projetos atuais e futuros da Organização. Conta com a participação solidária de grandes nomes do fado, incluindo os músicos acompanhantes. “O Fado Acontece”, agora na sua 10ª edição, é o maior espetáculo de "Fado Solidário", referência marcante da agenda cultural da cidade de Lisboa.

“O Fado Acontece” realiza-se no dia 7 de novembro, no Cinema São Jorge.

(13)

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Contactos

Tel: 218 946 028 Telm: 960 486 838 Email: geral@aidglobal.org

Mais informações em www.aidglobal.org

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

15 — Sem prejuízo do disposto nos números 8 e 9 do artigo 9.º, a classificação final a atribuir às disciplinas sujeitas a provas finais dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos é o

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo