• Nenhum resultado encontrado

2. EQUIPE RESPONSÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. EQUIPE RESPONSÁVEL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RESUMO DO PROJETO

1. TÍTULO DO PROJETO

Cidadania e Meio Ambiente

2. EQUIPE RESPONSÁVEL

Profissionais: Lucas Engelbrecht (Engenheiro Ambiental/EPP-Piracicaba-SP)

Estudantes: Ana Claudia Barbin (Medicina - FAMECA); Ana Paula Viana de Siquiera (Medicina - FAMECA); Bruno

de Paula Vicente (Eng. Produção - UFSCAR); Camila Forster (Psicologia - UNIFESP); Gustavo Bernardes (Eng. Ambiental – USP); Igor Nascimento Sotana (Medicina - FAMECA); Letícia Preti Schleder (Enfermagem - FMJ); Raphael Cavalcante (Eng. Produção - UFSCAR); Renato Akaishi (Eng. Produção - UFSCAR); Roberta Natalia Medina (Medicina - FAMECA); Thais Modaschi (Eng. Ambiental - LOGATTI); Viviane Komura (Fisioterapia - PUCAMP).

Contato com: Andrea Silveira / andreasilveira@uol.com.br / 41-9191-1912 3. POPULAÇÃO ALVO

Número de beneficiados diretamente: 400 habitantes (população total da comunidade) Número de beneficiados indiretamente: população total da comunidade

Área geográfica abrangida: Distrito de Nazaré – Porto Velho/RO 4. RECURSOS PRETENDIDOS

Valor do repasse solicitado: R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) Valor da contrapartida: R$ 5.600,00 (cinco mil e seiscentos reais) 5. OBJETIVOS

Objetivo geral:

Promover ações que visam à melhoria da qualidade de vida da população local nas áreas de saneamento básico e cidadania, enfatizando a necessidade de continuidade das mesmas pela comunidade.

Objetivos específicos:

 Formar um grupo de trabalho na comunidade, visando à continuidade das ações implantadas pelo NAPRA.

 Realizar a manutenção do filtro para o tratamento de água, já instalado na comunidade em 2007 e pesquisar novas alternativas para a melhora da qualidade da água.

 Realizar atividades para promover a conscientização dos jovens sobre as temáticas de sexo, drogadição e cidadania.

 Desenvolver um trabalho de educação ambiental junto à população local, visando à redução da problemática do lixo.

6. SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS

Serão organizados grupos de adultos e de jovens para trabalhar com a questão do meio ambiente, de forma dinâmica e interativa, buscando a continuidade das atividades para além do período de permanência da equipe do NAPRA na comunidade. Os grupos ficarão responsáveis pela limpeza e manutenção do filtro de água e pela elaboração de um projeto de coleta de lixo para encaminhamento aos órgãos competentes em PVH. Paralelamente, serão realizadas atividades de prevenção em saúde com os jovens.

(2)

PROJETO CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

1. APRESENTAÇÃO

Atualmente, o NAPRA soma mais de 10 anos de atuação junto à população da região do Rio Madeira, entre os municípios de Porto Velho e Humaitá (Rondônia). Mantemos parceria com o governo do Estado de Rondônia e lideranças locais, buscando aproximar o fazer científico das demandas sociais.

Defendemos a re-significação cultural de populações tradicionais e o seu desenvolvimento auto-sustentável, em harmonia com a preservação do meio-ambiente. Ao longo desses anos, foi possível coletar resultados expressivos, o que também reforçou o compromisso do NAPRA com a continuidade do seu trabalho.

Apresentamos a seguir nossa proposta de trabalho para o ano de 2009.

2. JUSTIFICATIVA

De acordo com as atividades realizadas nos anos anteriores e com base nos dados do diagnóstico sócio-econômico desenvolvido pelo NAPRA, em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, foram identificadas as demandas locais contempladas nesse projeto.

Conforme observado no diagnóstico, a água de abastecimento em Nazaré não é de boa qualidade, o que tem sido causa de diversas doenças de veiculação hídrica. Da mesma forma, os problemas relativos à disposição inadequada do lixo vem causando doenças e a poluição ambiental.

Além disso, o diagnóstico realizado aponta uma relação possível entre a falta de perspectiva dos jovens na comunidade com o aumento do número dos usuários de drogas e maior incidência de jovens que começam a exercer a sexualidade precocemente.

Com isso, visando à melhora da qualidade de vida da população local e o seu fortalecimento como agentes de mudança, o presente projeto tem como objetivo abordar temáticas integradas nas áreas de cidadania, saneamento básico e saúde.

3. OBJETIVO

Promover ações que visam à melhoria da qualidade de vida da população local nas áreas de saneamento básico e cidadania, enfatizando a necessidade de continuidade das mesmas pela comunidade.

4. PUBLICO ALVO

Este projeto beneficiará direta ou indiretamente a população total da comunidade de Nazaré, consistindo de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Figura 1: Atividades realizadas na escola

(3)

5. MÉTODO

OBJETIVOS ESPECIFICOS

AÇÕES INDICADORES E MEIO DE

VERIFICAÇÃO 1) Formar um grupo de trabalho na comunidade, visando à continuidade das ações implantadas pelo NAPRA.

- Identificar com as lideranças comunitárias os possíveis membros desse grupo e definir o local, as datas e os horários coerentes com a realidade da comunidade. Conversar com essas lideranças e depois visitar as casas.

- Elaborar uma apresentação padrão para os integrantes do NAPRA, que seja atrativa para a comunidade. Se possível, realizar a abordagem acompanhado por uma das lideranças locais.

- Realizar uma dinâmica de apresentação de cada um do NAPRA com os membros da comunidade. Essa atividade tem como objetivo integrar os membros do NAPRA com os comunitários.

- Elaborar e aplicar uma estratégia para diagnosticar as expectativas da comunidade sobre o trabalho do NAPRA. - A partir das demandas diagnosticadas na ação anterior, identificar as atividades em comum e verificar as que podem ser desenvolvidas durante a atuação em julho.

- Promover um evento na última semana, elaborado e organizado pelo grupo de trabalho da comunidade, abordando os temas

trabalhados junto ao NAPRA e/ou outros de interesse dos comunitários.

- Freqüência dos

participantes no decorrer das atividades realizadas, por meio de lista de presença.

- Engajamento dos

comunitários nas ações de continuidade, por meio de contato mensal com o grupo para verificar o andamento dos trabalhos. - Quantidade e qualidade do evento, observado e registrado por pessoas indicadas especificamente para esse fim,

considerando: 1) se o evento foi realizado; 2) o número de pessoas envolvidas; 3) o número de temas abordados relacionados ou não com o as atividades

desenvolvidas nas duas primeiras semanas de trabalho. - Número de ações planejadas e executadas pelo grupo de comunitários, sendo registrado em forma de relatório bimestral, enviado à equipe do NAPRA. - Depoimento dos comunitários sobre as atividades realizadas em julho.

(4)

2) Realizar a manutenção do filtro para o tratamento de água, já instalado na comunidade em 2007 e pesquisar novas alternativas para a melhora da qualidade da água.

- Discutir com o grupo de trabalho os pontos positivos e negativos do filtro já instalado. Verificar o motivo da não utilização do filtro.

- Organizar e promover, junto com a comunidade, um evento sobre a importância da água. Esse evento será chamado “Dia da Água” e servirá como estratégia para trocar idéias também sobre o filtro e os benefícios do tratamento da água.

- Em conjunto com a comunidade elaborar um panfleto com as informações coerentes sobre os usos da água.

- Pesquisar soluções para a melhora da qualidade da água, bem como levantar os custos envolvidos para implantar a solução em questão.

- Discutir com a comunidade os aspectos da solução proposta. Caso a proposta de melhora da qualidade da água seja válida aplicar a solução no filtro. - Realizar a manutenção do filtro.

OBS: Trabalhar o tema da escovação dos dentes com as crianças, enquanto os adultos estiverem em atividade com o restante da equipe do NAPRA.

- Freqüência dos

participantes no decorrer das atividades realizadas, por meio de lista de presença.

- Análise da água, por meio de testes específicos que serão realizados pela equipe do NAPRA.

- Avaliar a realização da manutenção do filtro, registrando: se foi feita, por quem, como, quando.

3) Promover atividades de conscientização dos jovens sobre as temáticas de sexo, drogadição e cidadania.

- Fazer contato com o diretor da escola, buscando definir as estratégias de intervenção: horários, espaço, participação ou não dos professores, tema, etc.

- Elaborar as atividades para a temática da sexualidade precoce e drogadição, considerando os seguintes temas: Sexualidade precoce; Funcionamento do

corpo/Anatomia Humana; Relacionamentos (“ficar”, namorar etc.); Gravidez

- Freqüência dos

participantes no decorrer das atividades realizadas, por meio de lista de presença.

- Levantar dados atuais sobre gravidez precoce junto com os profissionais da Unidade de Saúde local, registrando as informações para fins de comparação a longo prazo.

(5)

precoce; DSTs; Métodos contraceptivos.

- A metodologia a ser aplicada nestas ações deverá incluir: Filmes; Debates; Divisão de temas específicos.

- O tema Cidadania também será debatido com os jovens, à exemplo dos assuntos de saúde.

sobre o aproveitamento dos temas debatidos.

4) Desenvolver um trabalho de educação ambiental junto à população local, visando à redução da problemática do lixo.

- Fazer contato com a prefeitura, e associações de reciclagem em Porto Velho, buscando articular estratégias para uma melhor destinação do lixo local.

- Pesquisar o tempo de cada resíduo no meio ambiente e montar uma apresentação ou um painel, em conjunto com a população local, para ser fixado em local visível na comunidade.

- Pesquisar materiais para construção de composteiras. Fazer uma conexão com a composteira na escola para utilização do composto na horta comunitária.

- Propor a construção de lixeiras para serem fixadas na comunidade, utilizando, por exemplo, a Emba-Uba como matéria-prima para construção. - Pesquisar vídeos e materias para utilização nas atividades, que falem sobre a importância da floresta em pé, a

sustentabilidade e sobre produtos florestais não madeireiros (PNMF).

Pesquisar sobre: mercado para os bioinstrumentos e

permacultura. Reunir material para compartilhar com os participantes das atividades.

- Freqüência dos

participantes no decorrer das atividades realizadas, por meio de lista de presença.

- Número de lixeiras construídas e fixadas na comunidade.

- Número e tipo de estratégia articulada com o poder público local e demais entidades.

(6)

6. CRONOGRAMA

AÇÕES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 MESES

Identificar com as lideranças comunitárias os possíveis membros desse grupo e definir o local, as datas e os horários coerentes com a realidade da comunidade, conversar com essas lideranças e depois visitar as casas.

x

Elaborar uma apresentação padrão para os integrantes do NAPRA. x x x

Realizar uma dinâmica de apresentação do NAPRA com os membros da comunidade. x x x Elaborar uma estratégia para diagnosticar as expectativas da comunidade sobre o

trabalho do NAPRA.

x x x Identificar as atividades em comum e verificar as que podem ser desenvolvidas durante

a atuação em julho.

x

Realização de um evento na última semana contemplando temas trabalhados. x

Discutir com o grupo de trabalho os pontos positivos e negativos do filtro. x x x

Promover o “Dia da Água”. x x x

Elaborar um panfleto com as informações coerentes sobre os usos da água. x

Pesquisar soluções para a melhora da qualidade da água. x x x x

Discussão com a comunidade sobre os aspectos da solução proposta. x

Aplicar a solução no filtro e realizar sua manutenção. x

(7)

Trabalhar o tema da escovação dos dentes com as crianças. x x x x Elaborar as atividades para a temática da sexualidade, gravidez precoce, drogadição e

cidadania. x x x x

Fazer contato com a prefeitura e associações de reciclagem em Porto Velho. x x x x Pesquisar o tempo de cada resíduo no meio ambiente e montar uma apresentação ou

um painel em conjunto com a população local. x x x x

Pesquisar materiais para construção de composteiras, co-relacionando com a composteira na escola para utilização do composto na horta comunitária.

x x x x

Construir lixeiras para colocar na comunidade. x

Pesquisar vídeos e materiais sobre: importância da floresta em pé, sustentabilidade, produtos florestais não madeireiros (PNMF).

x x x x Pesquisar sobre o mercado para os bioinstrumentos e permacultura, preparando

material para ser repassado.

(8)

7. PLANO FINANCEIRO DESPESAS MESES TOTAL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 01 Data show 2.000,00 2.000,00 03 Passagens aéreas SP-PVH-SP 3.000,00 3.000,00 15 Passagens de barco PVH-NAZARÉ-PVH 750,00 750,00 Recurso financeiro para despesas de

telefonia 20,00 15,00 15,00 50,00 Recurso financeiro para despesas com

alimentação durante a expedição 400,00 400,00 01 Impressora 300,00 300,00 02 cartucho de tinta preta 100,00 100,00 02 cartucho de tinta colorida 100,00 100,00 01 rolo de papel bobina 30,00 30,00 01 rolo de fita crepe 5,00 5,00 01 resma de papel A4 20,00 20,00 10 Pinceis atômicos coloridos 15,00 15,00 01 notebook 3.000,00 3.000,00 01 caixa de preservativo masculino 40,00 40,00 100 Kits dentuço 200,00 200,00 Recurso financeiro para fotocópia de

material 30,00 30,00 30,00 90,00 01 máquina fotográfica 300,00 300,00 Total de Despesas - Mês 50,00 45,00 45,00 8.260,00 8.400,00

(9)

8. EQUIPE RESPONSÁVEL

Profissionais:

Lucas Engelbrecht (Engenheiro Ambiental/EPP-Piracicaba-SP)

Estudantes:

Ana Claudia Barbin (Medicina - FAMECA)

Ana Paula Viana de Siquiera (Medicina - FAMECA) Bruno de Paula Vicente (Eng. Produção - UFSCAR) Camila Forster (Psicologia - UNIFESP)

Gustavo Bernardes (Eng. Ambiental - USP Igor Nascimento Sotana (Medicina - FAMECA) Letícia Preti Schleder (Enfermagem - FMJ) Raphael Cavalcante (Eng. Produção - UFSCAR) Renato Akaishi (Eng. Produção - UFSCAR) Roberta Natalia Medina (Medicina - FAMECA) Thais Modaschi (Eng. Ambiental - LOGATTI) Viviane Komura (Fisioterapia - PUCAMP)

9. PARCEIROS

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho Instituto Chico Mendes de Biodiversidade

10. RESULTADOS ESPERADOS

- Ter 1 grupo de trabalho formado para dar continuidade nas ações. - Construir e fixar 5 ou mais lixeiras na comunidade.

- Promover 1 evento cultural/educativo envolvendo diferentes públicos da comunidade.

- Ter um levantamento de informações objetivamente sistematizado sobre as estratégias de destinação do lixo.

Referências

Documentos relacionados

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

For teachers who received their training in different periods, four different basic professional identities were identified: a) identity centred on an education of austerity

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O que foi paradoxal é que, mesmo com a instituição do grau acima mencionado, não houve substancial melhoria na qualidade do ensino da Matemática na Escola Militar, na Escola Central

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

Percentual de intervalos RR adjacentes com diferença de duração maior que 50ms Pós-Menopausa Qualidade de Vida Risco Cardiovascular Raiz quadrada da média do quadrado das