• Nenhum resultado encontrado

NOSSA IDENTIDADE - MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NOSSA IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E USO DA IMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOSSA IDENTIDADE - MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NOSSA IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E USO DA IMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E USO DA IMAGEM

(2)
(3)

Superintendência

de COMUNICAÇÃO

Este manual dispõe sobre as aplicações dos

símbolos e demais elementos que compõem a

identidade visual da Universidade Federal do

Tocantins e dá outras providências.

Esta normativa foi elaborada com base nos

princípios e demais diretrizes constantes na

Política de Comunicação da UFT.

Manual de identidade visual e uso da imagem

NOSSA

(4)

Vladimir Alencastro Feitosa

Programador Visual

Patrícia Jucar

Bianca Zanella

Jornalista

Kleber Abreu

Atendimento

Ludegero de Assis Júnior

Programador Visual

Criação da

Identidade Visual

Denise Neves

Jornalista

Supervisão

Superintendente de Comunicação

Frederico Salomé

Designer

ELABORAÇÃO

Felipe Leite

Superintendência de Comunicação UFT

Projeto Gráfico e diagramação

Manual de identidade visual e uso da imagem

NOSSA IDENTIDADE

(5)

SUMÁRIO

APLICAÇÕES SOBRE FUNDOS

APRESENTAÇÃO

HISTÓRICO

FONTES

REDUÇÕES MÍNIMAS

SUBMARCAS E ASSINATURAS CONJUNTAS

DEFINIÇÕES

CASOS ESPECIAIS

SIMBOLOGIA

MALHA DE CONSTRUÇÃO E ÁREA DE PROPORÇÃO

DEFINIÇÕES

VARIAÇÕES

NEGATIVAS MONOCROMÁTICAS E TONS DE CINZA

CORES

CONSIDERAÇÕES FINAIS

USOS INDEVIDOS

APLICAÇÕES SOBRE FUNDOS

APRESENTAÇÃO

HISTÓRICO

FONTES

REDUÇÕES MÍNIMAS

SUBMARCAS E ASSINATURAS CONJUNTAS

DEFINIÇÕES

CASOS ESPECIAIS

SIMBOLOGIA

MALHA DE CONSTRUÇÃO E ÁREA DE PROPORÇÃO

DEFINIÇÕES

VARIAÇÕES

NEGATIVAS MONOCROMÁTICAS E TONS DE CINZA

CORES

CONSIDERAÇÕES FINAIS

USOS INDEVIDOS

6

7

8

10

11

12

13

13

14

15

16

18

19

22

23

(6)

APRESENTAÇÃO

Em um mundo onde imagens “valem mais que mil palavras”, a comunicação visual é um dos pilares mais importantes e estratégicos no qual se ancoram relacionamentos efetivos entre as organizações e seus públicos, internos e externos. Com todos os estímulos e as experiências sensoriais multimidiáticas simultâneas que caracterizam a vida cotidiana nos dias atuais, é em grande parte pelo sentido da visão que somos capazes de assimilar informações e criar conexões de forma mais instantânea, e ao mesmo tempo profundamente significativa.Quando bem utilizada, a informação visual é, de modo geral, um recurso facilitador da comunicação.

Ao dar forma e cor a conceitos abstratos da organização, ela materializa seus valores e princípios, e traduz, por meio de signos, sua missão social, sua história e sua visão de futuro. Além disso, destaca e distingue a instituição no cenário social, e ajuda a promover o diálogo ao gerar identificação e senso de pertencimento.

Nesse contexto, a identidade visual não apenas é um dos fatores preponderantes para definir a impressão mais imediata que se tem de uma instituição – o que ela parece à primeira vista. É também relevante no processo de consolidação, valorização, manutenção e transformação da imagem e da reputação institucional, bem como para a preservação de sua memória.

São estas convicções que a Superintendência de Comunicação reafirma ao estabelecer, por meio deste manual, as diretrizes para a aplicação dos elementos simbólicos que compõem a identidade visual da UFT, bem como o uso de imagens da Universidade. Mais que um mecanismo normativo, esperamos que este documento seja um instrumento de aproximação entre os símbolos institucionais e a comunidade universitária que eles representam, e de conscientização a respeito da importância e do valor da identidade e da imagem da Instituição.

KLEBER ABREU

(7)

1. DEFINIÇÕES

Marcas infrainstitucionais ou submarcas – São consideradas submarcas ou marcas infrainstitucionais marcas que identifiquem setores ou segmentos administrativos e acadêmicos da UFT.

1.3 - Brasão – É a principal representação gráfica da Universidade. Consiste em uma composição visual exclusiva e padronizada em formato de escudo que sintetiza, por meio de elementos gráficos simbólicos, o nome, a estrutura organizacional, a história, a missão, a visão e os valores da Instituição.

1.4 Marca UFT (logotipo) – É a derivação simplificada e menos solene do brasão que inclui apenas seus elementos centrais, podendo ser aplicada nas versões vertical e horizontal.

Ícone da UFT – É a variação da Marca UFT sem o nome da Universidade por extenso, utilizada somente em casos especiais (ver item 11.2).

Bandeira – Símbolo da autonomia universitária confeccionado em tecidos verde e branco que destaca os elementos superiores e inferiores do brasão e representa a Universidade ao lado de outros pavilhões como o nacional, o estadual e o municipal.

Imagem da Instituição – Qualquer elemento visual Inclui os símbolos da UFT ou qualquer parte deles, ainda que customizados(as), e também qualquer fotografia, vídeo ou desenho que retrate ambientes internos e externos dos câmpus da Universidade que permita a identificação e/ ou a representação da Instituição, bem como fotografias, vídeos e desenhos de pessoas uniformizadas ou identificadas como representantes da UFT.

1.2 - Símbolos da UFT – É conjunto iconográfico – composto pelo brasão, pela marca (logotipo) e pela bandeira da Universidade – formalmente instituído para representar visualmente a UFT.

Este manual tem como base as seguintes definições:

1.1 - Identidade Visual – É o conjunto de elementos formais que identifica visualmente a UFT. Tal conjunto tem como referência principal o Brasão da Universidade e inclui, além dos símbolos da Instituição, elementos e características de design derivados, tais como tipografia, formas e cores.

Marca Vertical (quadrada) e Marca horizontal (retangular)

Brasão UFT

(8)

2. HISTÓRICO

O brasão e a marca, principais referências do conjunto simbólico, foram elaborados pelo professor do Curso de Jornalismo da UFT e designer gráfico, Frederico Salomé, com a colaboração de servidores do Job (Setor de Publicidade Institucional da Sucom).

A identidade visual da UFT adotada atualmente foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) no dia 28 de maio de 2014 e apresentada à comunidade universitária no dia 10 de junho de 2014, na ocasião das comemorações dos 11 anos de implantação da Universidade e lançamento da Editora Universitária (EdUFT).

Símbolos adotados a partir de maio de 2014. Autoria Frederico Salomé

Tais símbolos sintetizam a estrutura organizacional, a história, a missão, a visão e os valores da Instituição, e representam a evolução, o amadurecimento e a consolidação da Universidade em contraste com a marca anterior – predominantemente verde e que retratava a UFT ainda em processo de germinação.

Autoria: Bruno César Fleuri Siqueira

Marca escolhida por meio de concurso, em 2010. Utilizada ofi c i a l m e n t e a t é m a i o d e 2 0 1 4 , m a s s u b s t i t u í d a gradativamente, a partir de maio de 2013, pelo selo alusivo aos 10 anos da Instituição.

Ela foi modificada, mais tarde, dando origem ao selo comemorativo lançado em maio de 2013, na ocasião dos dez anos da Universidade, já sinalizando, por meio da introdução da cor azul e de mudanças no formato, na direção da identidade visual que seria lançada um ano depois. O selo foi utilizado em caráter provisório no lugar da marca durante o período de aproximadamente um ano, praticamente até o lançamento do brasão e da marca atual

Selo comemorativo alusivo aos dez anos da UFT, lançado em maio de 2013.

Autoria: Frederico Salomé e Equipe Job/Sucom

A marca anterior (substituída pelos símbolos atuais), por sua vez, foi escolhida por meio de concurso promovido pela Sucom entre agosto e outubro de 2010 (Edital n° 01/2010), do qual saiu vencedor o desenho apresentado por Bruno César Fleuri Siqueira, então aluno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT. A proposta escolhida foi adotada com sutis alterações, com as quais a equipe da Sucom buscou adequar a ideia para melhor representar a missão institucional da Universidade.

(9)

Originalmente, antes de adotar o logotipo verde que viria a marcar os primeiros anos da Universidade, a UFT utilizava um logotipo azul, no qual o estado do Tocantins aparecia destacado no desenho de um globo terrestre.

Primeira marca adotada pela UFT. Autoria desconhecida.

Assim, ao longo de seus primeiros 10 anos de implantação, a UFT passou por quatro mudanças significativas de marca – do azul original para o logotipo verde (data desconhecida), passando pela revitalização com a inclusão das “folhinhas” (2010) e pelo selo de transição que trouxe de volta o azul (2013), até a criação do brasão e o lançamento da identidade visual atual (2014) – tendo adotado pelo menos cinco logotipos substancialmente diferentes.

À esquerda, variações do logotipo utilizado pela UFT até 2010. À direita, selo comemorativo alusivo aos cinco anos da UFT, utilizado ao longo de 2008.

Autoria: Equipe Job/Sucom

Em 2008, ao completar cinco anos de implantação, a UFT também teve um selo comemorativo que foi amplamente utilizado nos materiais gráficos produzidos naquele ano. Este, contudo, não chegou a ser utilizado como substituto da marca. Aparecia, na maior parte das vezes, juntamente com o logotipo da Universidade, o qual à época consistia basicamente nas letras da sigla da instituição dispostas em fonte Arial, na cor verde. Diversas variáveis desta marca, especialmente de tonalidade, proporções, relevo, sombreamento e contorno podem ser encontradas, assim como diferentes formas de subscrição do nome da Universidade por extenso (em caixa alta, em caixa baixa, em uma ou duas linhas). Tais diferenças são decorrentes, principalmente, do uso indiscriminado e da inexistência de normatização.

2003

2010

2013

2014

Linha do tempo da evolução da marca UFT

2004

(10)

3. SIMBOLOGIA

Inspirados na natureza fértil do Tocantins e na natureza da própria Universidade – de produzir e difundir conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão – o brasão e a marca da UFT têm como características o uso de linhas leves e traços contemporâneos, sem excessos de rebuscamento, relevos e texturas. O estilo simples, quase minimalista, também é marcado pela predominância de retas e ângulos, e pelo uso de cores sólidas e contrastantes. Os elementos simbólicos que compõem o conjunto apontam para o futuro da Universidade, dialogam com o presente da Instituição e valorizam o passado.

O elemento central do brasão, que é a essência da marca, representa a própria estrutura da Universidade, com seus sete câmpus originais – Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Porto Nacional, Palmas e Tocantinópolis. Sete partes, que se encaixam como peças de um quebra-cabeça, formam a sigla “UFT” no logotipo, em letras largas e maiúsculas, assentadas de forma regular, evidenciando a solidez de uma Instituição

consolidada. Acima da sigla, a linha azul representa o Rio Tocantins, fonte

de vida e de desenvolvimento, que cruza o Estado de Norte a Sul e interliga todos os câmpus.

O nome é sublinhado por uma base verde que remete à cor que marcou a identidade visual da Universidade em seus primeiros anos, e também representa o contexto da Amazônia Legal onde a UFT se insere como vetor de desenvolvimento.

No alto do brasão, os sete feixes amarelos são outra referência aos sete câmpus. Ao mesmo tempo, representam o sol, que é símbolo do Tocantins, e fazem alusão à identificação da UFT com a cultura indígena e regional, pelo formato que remete a adornos utilizados pelos povos nativos confeccionados com plumas e penas de aves. Os feixes apontam para o Norte, indicando o caminho da luz, da sabedoria e do conhecimento.

A parte entre o U e o F, única que “atravessa o rio” e conecta-se, portanto, com todas as demais, representa Palmas, sede da Reitoria, e as representações dos demais câmpus são dispostas da esquerda para direita, da parte superior para a parte inferior, por ordem alfabética.

As três flores brancas e amarelas são de jasmim-manga, espécie característica do cerrado, e simbolizam os três eixos vitais da Universidade, em igual escala de importância: ensino, pesquisa e extensão. Abaixo delas, uma faixa traz o nome da Instituição por extenso.

(11)

4. DEFINIÇÕES

4.1 Todo documento, peça ou material gráfico – impresso, digital ou audiovisual – institucional da UFT – seus cursos, programas, projetos, ações, eventos e setores – bem como todo material de ações, eventos, programas e projetos realizados ou desenvolvidos por terceiros com o apoio ou a parceria da UFT deve ser identificado, necessariamente, pela marca ou pelo brasão da Universidade, conforme o caso:

4.1.1 O Brasão deve ser utilizado:

a) Em peças ou materiais de caráter mais formal e cerimonioso tais como placas de inauguração, pins de lapela, certificados e diplomas, convites e comunicados da Reitoria e demais itens relacionados diretamente ao Gabinete;

b) Em documentos da UFT tais como editais, ofícios, formulários, relatórios, programas, projetos, normativas, regulamentos etc., conforme o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais;

Parágrafo único: o Brasão deve ser aplicado preferencialmente em cabeçalhos (à direita, conforme Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais) e na parte superior dos materiais, centralizado quando for elemento único.

4.1.2 A Marca (logotipo) deve ser utilizada:

c) Em cartões de visita de representantes institucionais designados / membros da gestão superior.

a) Em peças ou materiais de caráter publicitário e de menor formalidade, tais como folders, banners, cartazes, placas, sites etc. b) Em cabeçalhos de memorandos, conforme modelo do Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais;

Parágrafo único: quando for elemento único de uma assinatura, a Marca deve aparecer preferencialmente na parte inferior, à direita. Nos demais casos, ver item 12 - “Assinaturas Conjuntas”.

c) Na assinatura padrão de e-mails institucionais (individuais e de setores); d) Em cartões de visita de servidores em geral.

(12)

T

A malha de construção da marca serve como base de orientação para casos de reprodução manual da marca, como por exemplo ampliação em paredes. Para isto é delimitada uma proporção entre altura e largura dos elementos visuais. No caso da marca se define a partir do módulo ‘X’ que corresponde à altura da barra azul sobre a sigla UFT. No caso do brasão o módulo ‘X’ corresponde à altura da barra preta que traz o nome da Universidade.

x

5. MALHA DE CONSTRUÇÃO E ÁREA DE PROTEÇÃO

T

T

T

T

T

10 x 16x x 15x 15x 30x x 7x

A área de proteção visa preservar a visibilidade e leitura da marca, para que outros elementos não fiquem tão próximos. Recomenda-se que nenhuma informação ou elemento gráfico pode ultrapassar o espaço delimitado por esta área. No caso da marca usa-se o módulo ‘T' que equivale a um quadrado cujas medidas correspondem à altura do texto ‘TOCANTINS’. A área de proteção é definida obtida por esta medida. No caso do brasão a medida da área de proteção é delimitada pelas faixas pretas onde se encontra o nome da Universidade. Esta medida ‘X’ vai da base inferior ao topo da segunda.

(13)

4 cm 0,86 cm 400 px 86 px 2 cm 1,4 cm

6. REDUÇÕES MÍNIMAS

160 px

112 px

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

145 px

160 px

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

2 cm 2,2 cm Da Marca Do Brasão

7. FONTES

Open Sans

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Fonte principal

Frutiger 45 Light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

A família tipográfica escolhida para a Identidade Visual da UFT possui como fontes principais duas tipografias, modernas e de boa legibilidade.

Fonte secundária

Além do brasão e da marca, recomenda-se a utilização destas fontes, preferencialmente, em peças e materiais gráficos institucionais da UFT, sendo a primeira em títulos e destaques e a segunda em textos em geral, salvo nos casos em que houver elaboração de design própria que justifique outras escolhas.

Na formatação de documentos devem ser adotadas as fontes Times New Roman, Arial e Arial

(14)

8. CORES

As cores que compõe a identidade visual da UFT, além do preto e do branco, são:

C M Y K

0 30 100 0

#FDB913

R G B

253 185 19

PANTONE 235C

Amarelo

C M Y K

100 50 0 40

#004A80

R G B

0 84 132

PANTONE 301C

Azul

C M Y K

0 0 0 60

#666666

R G B

102 102 102

PANTONE Cool Gray 9C

Cinza

C M Y K

90 0 50 30

#008577

R G B

0 133 119

PANTONE 327C

Verde

Recomenda-se a utilização destas cores, preferencialmente, em peças e materiais gráficos institucionais da UFT, salvo nos casos em que houver elaboração de design própria que justifique a adoção de outra paleta ou a inclusão de mais cores a esta.

A aplicação de cores na formatação de documentos deve obedecer ao disposto no Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais da UFT.

A definição das cores também é muito importante, pois permite manter coerência e uniformidade visual em diferentes aplicações. Além das cores institucionais principais a paleta de cores pode variar alguns tons conforme descrito a seguir.

(15)

9. VARIAÇÕES NEGATIVAS / MONOCROMÁTICAS E EM TONS DE CINZA

a) Preta;

b) Branca ( negativa sobre fundo preto ou outras cores sólidas);

Além da versão colorida (original), são corretas as seguintes variações monocromáticas da Marca UFT:

c) Coloridas (somente nas cores da paleta oficial: azul, verde, amarelo e cinza).

Aplicações coloridas

Quando utilizados como marca d'água, o brasão e a marca podem aparecer em tons mais claros, desde que obedecendo a proporção acima.

· Cinza 30% nas áreas amarelas (C:0 M:0 Y:0 K:30)

· Cinza 80% na área preta (C:0 M:0 Y:0 K:80)

· Branco nas áreas brancas.

Também é correta a variação em tons de cinza, tanto do Brasão quanto da Marca UFT, sendo:

· Cinza 70% nas áreas azul e verde (C:0 M:0 Y:0 K:70)

(16)

10. APLICAÇÕES SOBRE FUNDOS

A aplicação da Marca e do Brasão da UFT deve garantir a preservação do contraste entre os símbolos e o fundo, garantindo-lhes destaque, boa visualização e a menor interferência possível de outros elementos do conjunto. Deve-se procurar a aplicação sempre na área de maior contraste. No caso da Marca é permitido seu uso ‘vazado’.

Já no caso do Brasão é necessária a aplicação de um fundo branco que garante visibilidade das áreas vazadas que deve ser mantida em aplicação sobre fundos instáveis (fotos, mesclas de cores, ou outros preenchimentos com efeitos ou texturizados), bem como sobre fundos homogêneos em cores que não proporcionem o devido contraste, destaque e boa visualização.

T

T

T

T

T T T

Aplicação sobre fundo colorido, base sólida branca respeitando a área de proteção

Uso proibido Uso recomendado

Uso proibido

Uso recomendado buscar área de contraste com boa visibilidade

Uso permitido para garantir o contraste e boa visibilidade Uso proibido evitar

Em casos excepcionais recomenda-se a utilização de uma base sólida, sem contorno (linha incolor), em formato retangular, com margens entre as linhas externas da marca e as quatro bordas do retângulo com espessura igual ou maior à da área de proteção/não interferência (item 5 deste manual).

Uso permitido garantir o contraste e boa visibilidade

(17)

10. APLICAÇÕES SOBRE FUNDOS

A aplicação da marca pode ser realizada em fundos estáveis como em aplicação sobre fotos, a marca deve ser colocada sobre um espaço neutro. Se não for possível, devem ser usadas as versões em negativo ou positivo (preto ou branco), observando o melhor contraste entre figura e fundo.

(18)

11. CASOS ESPECIAIS

Customização - A aplicação de variações especiais dos símbolos da Universidade não previstas neste manual (em outras cores, com preenchimento texturizado, com a inclusão de elementos especiais etc.) deve ser realizada de forma criteriosa (para simbolizar a adesão institucional a campanhas relevantes de interesse social, por exemplo) e apenas com autorização da Sucom, inclusive quando a customização, descaracterização ou distorção do Brasão ou da Marca UFT tiver como finalidade a composição de marcas infrainstitucionais.

REDES SOCIAIS - É recomendado o uso da Marca UFT sem o nome da Universidade por extenso (variação icônica) para as redes sociais:

a) Em aplicação dor ícone ou imagem de perfil;

b) Por questões de proporções ou de legibilidade mínima, não for possível utilizar a marca completa, vertical ou horizontal – somente em peças ou materiais de comunicação interna ou quando o contexto permitir a identificação da Universidade apenas pela sigla/pelo logotipo.

Por questões de equilíbrio e harmonia visual, na variação icônica da Marca UFT a faixa verde (inferior) deve ter, proporcionalmente, o dobro da altura que tem na Marca padrão, ficando, portanto, com as mesmas dimensões da faixa azul (superior).

x

(19)

12. SUBMARCAS E ASSINATURAS CONJUNTAS

Marcas infrainstitucionais devem, preferencialmente, conter características e elementos que as integrem à identidade visual da Universidade, tais como cores, fontes, estilo gráfico etc., com ressalva para customizações que representem descaracterização do Brasão ou da Marca UFT (ver item 11.1).

É facultada a criação de submarcas de identificação própria aos Institutos de Pesquisa e Extensão, a núcleos, à Rádio UFT, à Editora, ao Hospital Universitário, ao Restaurante Universitário, a programas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, a projetos, a eventos, a ações institucionais, aos Centros Acadêmicos, aos Diretórios Acadêmicos, ao Diretório Central dos Estudantes, às atléticas, aos cursos de graduação, extensão, especialização, mestrado e doutorado e em outros casos especificamente autorizados pela Sucom.

Marcas infrainstitucionais devem aparecer, necessariamente, acompanhadas do Brasão da Universidade ou da Marca UFT, conforme o caso, de modo que a utilização de submarcas não elimina a obrigatoriedade do uso da marca principal da Instituição em qualquer peça ou material institucional, conforme a disposição determinada no item 12.4.

A aplicação de marcas infrainstitucionais deve se restringir a peças, materiais e canais de publicidade institucional, tais como folders, banners, cartazes, mídias sociais etc., não englobando documentos, como editais, formulários, projetos, relatórios, e-mails etc., os quais devem seguir o padrão previsto no Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais da UFT.

OBS: É vedada a associação direta de slogans à Marca ou ao Brasão UFT.

O atendimento de demandas de elaboração de submarcas pelo Job está sujeito à disponibilidade técnica e de pessoal, conforme as prioridades e os fluxos do setor definidos na Instrução Normativa n° 01/2016, anexa a este Manual.

Marcas infrainstitucionais devem ser originais (não devem caracterizar plágio e devem ser desenvolvidas especificamente para o setor ou segmento que identificam) e estar disponíveis para utilização em vetor, sendo vedada a utilização de desenhos previamente disponíveis na internet ou que não possuam qualidade mínima profissional de design.

É vedada a criação de submarcas de identificação própria a gestões, ao Gabinete da Reitoria, aos câmpus, às pró-reitorias, às direções e diretorias, a coordenações, comissões, laboratórios e demais setores acadêmicos e administrativos dos câmpus e da Reitoria não especificados no item 12.1.

12.3 Quando for necessária a identificação específica de setores ou segmentos infrainstitucionais que não possuam submarca própria usa-se o Brasão ou a Marca UFT (conforme o caso) acompanhado do(s) nome(s) do(s) setor(es) ou segmento(s) por extenso seguido da(s) sigla(s) ou acrônimo(s), se houver, abaixo ou ao lado da Marca ou do Brasão, de acordo com os modelos e as especificações abaixo:

(20)

12. SUBMARCAS E ASSINATURAS CONJUNTAS

Quando for necessária a identificação específica de setores ou segmentos infrainstitucionais que não possuam submarca própria usa-se o Brasão ou a Marca UFT (conforme o caso) acompanhado do(s) nome(s) do(s) setor(es) ou segmento(s) por extenso seguido da(s) sigla(s) ou acrônimo(s), se houver, abaixo ou ao lado da Marca ou do Brasão, de acordo com os modelos e as especificações a seguir:

O atendimento de demandas de elaboração de submarcas pelo Job está sujeito à disponibilidade técnica e de pessoal, conforme as prioridades e os fluxos do setor definidos na Instrução Normativa n° 01/2016, anexa a este Manual.

OBS: É vedada a associação direta de slogans à Marca ou ao Brasão UFT.

Marcas infrainstitucionais devem ser originais (não devem caracterizar plágio e devem ser desenvolvidas especificamente para o setor ou segmento que identificam) e estar disponíveis para utilização em vetor, sendo vedada a utilização de desenhos previamente disponíveis na internet ou que não possuam qualidade mínima profissional de design.

É vedada a criação de submarcas de identificação própria a gestões, ao Gabinete da Reitoria, aos câmpus, às pró-reitorias, às direções e diretorias, a coordenações, comissões, laboratórios e demais setores acadêmicos e administrativos dos câmpus e da Reitoria não especificados no item 12.1.

1x ’’U’’ módulo que corresponde à largura da letra U da sigla UFT

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROAD

NOME DEPARTAMENTO - Open Sans regular SIGLA - Open Sans Bold Texto mesmo tamanho do UNIVERSIDADE FEDERAL da marca Alinhamento à direita Alinhamento ao topo do bloco cinza que traz a sigla UFT

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROAD PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROEX PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROAD

T

NOME DEPARTAMENTO - Open Sans regular SIGLA - Open Sans Bold

Texto mesmo tamanho do UNIVERSIDADE FEDERAL da marca Alinhamento centralizado 1x ĥĥTĦĦ módulo que corresponde à largura da letra T do texto ĥĥTOCANT NSĦĦ

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROAD

Margem de 1,5x ‘‘U’’ módulo que corresponde à largura da letra U da sigla UFT

NOME DEPARTAMENTO - Open Sans regular SIGLA - Open Sans Bold Texto dotamanho do módulo ‘‘X’’ que corresponde à altura da faixa preta que traz o nome da universidade por extenso. 1x ’’U’’ módulo que corresponde

à largura da letra U da sigla UFT

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROAD

NOME DEPARTAMENTO - Open Sans regular SIGLA - Open Sans Bold Texto mesmo tamanho do UNIVERSIDADE FEDERAL da marca Alinhamento ao topo do bloco cinza que traz a sigla UFT

(21)

c) Um ou mais setores ou segmentos com submarca própria e outro(s) sem submarca – A Marca UFT deve aparecer acima ou à direita. Imediatamente abaixo ou imediatamente à esquerda devem aparecer os nomes dos setores ou segmentos sem submarca (conforme as especificações constantes no item 12.3). Mais à esquerda ou mais abaixo devem aparecer as submarcas próprias, em uma distância que respeite a margem mínima de não interferência especificada no item 10.2, primeiramente em ordem hierárquica e em segundo lugar em ordem alfabética.

d) UFT ou setor(es) e segmento(s) junto a órgão ou instituição que ocupe posição superior pela hierarquia ou contexto – A Marca UFT;

a) Um ou mais segmento ou setor, sem submarca própria – A(s) submarca(s) deve(m) aparecer à esquerda ou abaixo da Marca UFT, conforme as especificações constantes no item 12.3.

b) Um ou mais segmento ou setor com submarca própria – As submarcas dos setores devem aparecer à esquerda ou abaixo da Marca UFT, em distância que respeite a margem mínima de não interferência especificada no item 10.2, primeiramente em ordem hierárquica e em segundo lugar em ordem alfabética. Se estiverem abaixo, não podem ter largura superior a da Marca UFT. Se estiverem ao lado, não podem ter altura superior a da Marca UFT.

Nas assinaturas conjuntas, quando houver mais de um segmento da UFT especificado na peça ou material gráfico, ou quando houver órgãos externos e/ou outras instituições a serem creditadas/identificadas, aplicam-se as seguintes regras:

Casos especiais – as regras gerais anteriores não se aplicam a cartões de visita, placas de inauguração e outros materiais que possuam ou venham a possuir modelo específico elaborado pelo Job/Sucom.

Nenhuma submarca pode aparecer em destaque ou tamanho maior que o Brasão ou a Marca UFT, salvo nos casos em que a submarca for o elemento principal da peça ou do material gráfico. Ex.: Banner da Rádio.

Parágrafo: esta regra geral se aplica salvo se houver determinação específica que estipule diferente (ex.: placas de inauguração)

Em ações realizadas por setores da Universidade (segmentos infrainstitucionais tais como pró-reitorias, diretorias, câmpus, coordenações, cursos, programas, projetos etc.) a UFT deve sempre ser creditada como realizadora (ou co-realizadora) e não como apoiadora.

Siglas – nomes por extenso!

(22)

13. USOS INDEVIDOS

g) Contornos;

f ) Efeitos e descaracterização;

c) Com aplicação de elementos estranhos não autorizados;

13.1 São considerados indevidas todas as aplicações dos Símbolos da UFT não previstas neste manual ou contrárias às determinações constantes na presente normativa, tais como:

b) Com alterações de cores (variações não previstas ou não autorizadas);

a) Com alteração de proporções (símbolos achatados, esticados, distorcidos);

e) Sem margem de segurança;

d) Sem base neutra, quando sobre fundos instáveis;

Também é considerada indevida a não utilização dos símbolos e/ou de demais elementos da identidade visual em materiais institucionais da UFT ou materiais de terceiros em que a UFT deva aparecer como parceira ou apoiadora.

x

Achatado, fora de proporção Com alterações de cores

x

Aplicação de elementos não autorizados

A Universidade

Federal do

Tocantins é

uma instituição

de ensino superior

Efeitos e descaracterização da marca

x

x

x

x

(23)

14. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os materiais ou peças devem ser caracterizados em seu design e formatação pelos demais elementos da identidade visual da UFT – cores, fontes etc. –, obrigatoriamente, se houver determinação específica ou modelo para o objeto em questão.

Caso não haja determinação específica ou modelo, os materiais devem, preferencialmente, conter referências à identidade institucional da Universidade.

É vedado o uso dos símbolos ou parte deles, ainda que customizados, e da imagem da UFT por pessoas ou instituições terceiras, alheias à Universidade, em qualquer tipo de peça ou material, em qualquer tipo de mídia, com conteúdos de caráter publicitário, institucional, educativo ou beneficente, sem a expressa autorização da Superintendência de Comunicação, salvo no caso de materiais relativos a eventos ou ações dos quais a UFT for apoiadora ou co-realizadora. Parágrafo único: Tal autorização para uso dos símbolos e de imagens e/ou produção de imagens da Universidade deve ser solicitada em caráter formal, por meio de ofício com a devida justificativa e o detalhamento da proposta de utilização, pelo e-mail comunicacao@uft.edu.br.

Aos veículos de imprensa, fica facultado o uso de fotos do banco de imagens da Sucom em conteúdos de caráter noticioso referentes à Universidade sem a necessidade de autorização específica, desde que com a devida indicação do crédito, conforme os modelos:

b) Sucom/UFT, quando for uma foto atual referente especificamente à pauta em questão

e não houver informação do nome do fotógrafo;

a) Nome do Fotógrafo/Sucom/UFT, quando houver a informação do autor da foto;

c) Arquivo Sucom/UFT, quando for uma foto genérica da Universidade, feita em outro

momento/ocasião, e/ou não vinculada diretamente à pauta.

c) Sejam identificados como plágio ou não respeitem direitos autorais;

d) Contrariem os valores da UFT ou sejam considerados prejudiciais à imagem e à reputação institucional.

Os responsáveis por usos indevidos e/ou não autorizados dos símbolos e da imagem da UFT estarão sujeitos a medidas administrativas e/ou judiciais, conforme o caso.

Parágrafo único: Na ausência de servidores no Job, demandas podem ser respondidas e/ou resolvidas pela equipe de Redação Multimídia da Sucom e/ou pelo(a) próprio(a) Superintendente(a) de Comunicação.

b) Sejam considerados abaixo dos padrões mínimos de qualidade gráfica/de design;

a) Estejam em desacordo com o presente Manual ou com o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais da UFT;

O Job e a Sucom reservam-se o direito de alterar ou não produzir/imprimir e não divulgar em seus canais oficiais/institucionais peças ou materiais que:

É de responsabilidade dos integrantes da comunidade universitária, sobretudo dos servidores – docentes e técnicos-administrativos – procurar conhecer e aplicar esta e outras normativas no âmbito da comunicação organizacional da UFT, buscando orientações junto à Sucom sempre que necessário.

O Job, Setor de Publicidade Institucional da Sucom, é o setor responsável orientar e deliberar sobre a aplicação da Identidade Visual da UFT, bem como por resolver casos omissos na presente normativa e por zelar pela correta aplicação deste Manual, inclusive sugerindo alterações e recusando a produção de materiais que não se enquadrem nas diretrizes estabelecidas, com a devida supervisão do(a) Superintendente de Comunicação.

(24)

Referências

Documentos relacionados

~0,43m, apresentando a maioria dos pontos inseridos no intervalo de erros menores que 0,33m e valores esparsos de até 1m de erro; E) Tabela gerada com resumo das informações

Resultado das bolsas destinadas à política afirmativa para pretos, pardos, indígenas e

– JClic; WebQuest; plataforma digitail como a GoConqr© (criação de flashcards, quiz e mapa metal); Scratch e leitura de QR Codes, na maioria dos artigos não são disponibilizados

fundamentar este facto para solicitar urn adiamento na inclusäo do nosso agrupamento nas escolas a avaliar em 2010/11, contudo, a recepgào da vossa comunicacào corn a

NAS ASAS DO CAPITAL: EMBRAER, financeirização e implicações sobre os trabalhadores. Caderno

Após o preenchimento de vagas no Vestibular Geral I (VGI), as vagas remanescentes, se houver, serão ofertadas, sucessivamente, de acordo com a seguinte

Se você é verticalmente prejudicado, não se iluda: depois que a fase natural de crescimento passa, é difícil conseguir resultados significativos, e o único tratamento

Sabia-se de antemão a partir de conversas com pessoas relacionadas direta ou indiretamente a instituição que antes da instalação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), na