• Nenhum resultado encontrado

Estamos preparados para o PBL? Uma pesquisa de opinião junto a instituições de ensino superior em computação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estamos preparados para o PBL? Uma pesquisa de opinião junto a instituições de ensino superior em computação"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORM TICA

GRADUA O EM ENGENHARIA DA COMPUTA O

Estamos preparados para o PBL? Uma pesquisa de opinião junto a

instituiç es de ensino superior em computação

PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUA O

Aluno:​ Rebeca Pa la Al e de Oli eira (rpao@cin. fpe.br) Orientadora: Simone Cri iane do San o ( c @cin. fpe.br)

rea:​ ​Ed ca o em comp a o na abordagem PBL

(2)

Sumário

Resumo 2 Abstract 3 Introdução 4 Objetivos 6 Metodologia 7 Cronograma 8 Refer ncias 9

Poss veis Avaliadores 11

(3)

Resumo

Problem-Based Learning (PBL) m m odo de aprendi agem q e ili a problema reai para con r ir conhecimen o ran formando o al no em m agen e a i o do e aprendi ado. Foi inicialmen e aplicado em c r o de medicina, ma a implan a o no en ino da comp a o em mo rado grande a an o no de en ol imen o de habilidade cnica nece ria para a forma o profi ional do al no con iderando a e ig ncia do mercado a al. A implan a o do PBL ba an e comple a e depende da adap a o da in i i o e do a ore en ol ido . Para facili ar e garan ir ma implan a o efe i a, nece rio ob er m diagn ico da in i i o e elaborar m planejamen o. A pe q i a a er reali ada por e e rabalho em como principal obje i o ob er m panorama de preparo da IES pri ada q an o

(4)

Abstract

Problem Based Learning (PBL) is a method to build kno ledge through real problems and that makes the student an acti e agent of his learning. It as initiall applied in medical courses, but its implantation in computer courses has sho n enormous progress in de eloping technical abilities necessar to the professional formation of the students considering the professional market requirements. The PBL implantation is comple and depends on the institution and in ol ed actors adaptation. To facilitate and grant effecti e implantation, it is necessar to obtain an institutions diagnosis and create an implantation planning. The research pretended b this ork has as its principal objecti e to obtain an o er ie of the preparation of pri ate higher education institutions to implement the PBL method.

(5)

Introdução

O PBL, ​Problem-Based Learning​, ma me odologia de en ino ba eada na ili a o de problema reai e cen rado no de en ol imen o do al no, f ndamen ado no pre po o da con r o do conhecimen o em e da imple memori a o e ac m lo do me mo (ESCRIV O & RIBEIRO, 2009).

O PBL e e in cio na Fac ldade de Medicina da Uni er idade de McMa er, Canad , na d cada de 60 e foi in rod ido na Fac ldade de Medicina de Har ard por ol a do ano 80. Ape ar da a ili a o inicial no c r o de medicina, di er o c r o ob i eram pro ei o da implan a o de e m odo de en ino. Um do primeiro c r o de Comp a o a ili ar o modelo PBL de en ino no Bra il foi na Uni er idade E ad al de Feira de San ana, em 2003.

Em con rapar ida ao m odo radicional, onde a informa o pa ada primeiro e o problema apre en ado por l imo, o PBL inicia o proce o de aprendi agem apre en ando o problema ( ALI, 2019; ESCRIV O & RIBEIRO, 2009), a im, a con r o do conhecimen o anda j n o com o problema apre en ado, q e preci a oferecer m de afio real ao al no. Na Fig ra 1, mo rado m diagrama q e demon ra a diferen a en re a me odologia de aprendi agem Tradicional e PBL.

Figura 1 - Diferenças entre o método tradicional e o método PBL de aprendizagem, adaptado de ALI (2010, p.74)

Con iderando o en ino da Engenharia de Sof are, o m odo PBL e encai a na nece idade de forma o de profi ionai ap o a re ol erem problema do mercado de rabalho e a arem em eq ipe com al a in era i idade (San o et al ​,

2008). No en ino de de en ol imen o de of are, a abordagem PBL permi e q e o al no enha m amad recimen o e profici ncia precoce, e peri ncia mai

(6)

a n ica , pr ica mai di ciplinada al m de con r ir habilidade mai ampla de com nica o, rabalho em eq ipe e a odida i mo ( BITTENCOURT & RODRIGUES, 2013).

O profe or pa a a a ar como m orien ador, apoiando o al no d ran e odo o proce o de re ol o de problema (ALEXANDRE, 2018). O al no amb m preci a repen ar a po ra, a mindo m perfil mai a i o e a an e no proce o de aprendi agem.

Ape ar de bem con olidado no en ino da medicina, a aplica o do m odo PBL em o ra rea de conhecimen o m grande de afio (DE OLIVEIRA; ARRUDA; BITTENCOURT, 2007 p.). Alg ma dific ldade encon rada na aplica o e e ec o do m odo PBL o: al no podem apre en ar de confor o e re i ncia inicial ao m odo e m i a e e preci am de dedica o e ra, incl i e fora do ambien e de a la; docen e preci am e ar empre a ali ado com a nece idade do mercado a fim de ob er ideia e problema rele an e q e reme em ao m ndo real; e in i i e de en ino preci am er apro ima o com empre a , al m di o, docen e apre en am re i ncia o de conhecimen o em rela o ao m odo (SANTOS FILHO, 2020).

A implan a o do PBL req er planejamen o e grande e for o in i cional de ido q an idade de de afio q e preci am er perado , a e r ra c rric lar preci a

er repen ada, o docen e preci am rabalhar de forma in egrada e repen ar e papel no proce o en ino-aprendi agem, o cri rio de ele o e a alia o do al no preci am er adap ado , nece rio in e imen o em infrae r ra e forma o e capaci a o cnica da eq ipe para a me odologia PBL e re i o da a onomia depar amen al (RODRIGUES; DE CASTRO FIGUEIREDO, 1996 p.401). Sem m planejamen o, o ri co do PBL n o er efe i o al o, con iderando a q an idade de a pec o e a ore a erem repen ado e redefinido ( ALEXANDRE, 2018).

(7)

Objetivos

O obje i o de e rabalho reali ar m e do a ra da aplica o de m q e ion rio de diagn ico a fim de in e igar como In i i e de En ino S perior (IES) pri ada q e ofer am c r o de Comp a o e o preparada para a aplica o do m odo PBL no e c rr c lo acad mico.

Objetivos Espec ficos:

En ender o principai req i i o e de afio para ado ar o m odo PBL no en ino da comp a o;

En ender e aplicar o m odo de pe q i a de opini o de Ki chenham;

Reali ar melhoria no q e ion rio de diagn ico e i en e (SANTOS, 2020) a fim de aplicar em In i i e de En ino S perior pri ada q e enham c r o na rea de Comp a o;

(8)

Metodologia

Inicialmen e er nece rio reali ar ma pe q i a bibliogr fica a fim de en ender o principai req i i o e de afio da implan a o do PBL no c r o de comp a o, a im como en ender e aplicar o m odo de pe q i a de opini o de Ki chenham como in r men o de diagn ico.

E e rabalho ir aplicar a me odologia de pe q i a cien fica eg indo a abordagem q ali a i a.

A par ir de m q e ion rio pr -e i en e, er reali ada ma re i o e adap a o do me mo ao cen rio da IES pri ada . E e q e ion rio er ili ado para cole a do dado q e er o anali ado e in erpre ado a fim de ob er o con e o da ado o do m odo PBL na in i i e ci ada .

(9)

Cronograma

Tabela 1 - Cronograma de execução da pesquisa proposta neste trabalho Per odo

Atividade Fevereiro Março Abril

E do da Ado o do M odo PBL no en ino da comp a o

x x

En ender e aplicar o m odo de pe q i a de opini o de Ki chenham

x x

Melhoria no q e ion rio de diagn ico x x Aplica o do q e ion rio e cole a de

dado

x x

An li e do Re l ado x x

E cri a da monografia x x

(10)

Refer ncias

SANTOS FILHO, O m rio de Car alho. ​Diagn stico institucional para adoção de

PBL em cursos de Computação: uma pesquisa de opinião em institutos federais de educação, ci ncia e tecnologia do Brasil . 2020. Di er a o de Me rado. Uni er idade Federal de Pernamb co.

FIGUER DO, C. O. PBL test: um modelo para avaliação da maturidade de

processos de ensino na abordagem PBL. Monografia (MBA em Ge o da Tecnologia da Informa o) Uni er idade Federal de Pernamb co, Recife, 2012.

ESCRIV O FILHO, Edm ndo; RIBEIRO, L i Rober o de Camargo. Aprendendo com PBL: aprendi agem ba eada em problema : rela o de ma e peri ncia em c r o de engenharia da EESC-USP. ​Revista Minerva​, . 6, n. 1, p. 23-30, 2009. ALI, Sheeba Sardar. ​Problem Based Learning: A Student-Centered Approach​ . Engli h lang age eaching, . 12, n. 5, p. 73-78, 2019.

BITTENCOURT, Rober o Almeida; RODRIGUES, Carlo Alber o; CRUZ, Danila S. San o . Uma e peri ncia in egrada de programa o orien ada a obje o , e r ra de dado e proje o de i ema com pbl. In: ​XXI Workshop sobre Educação em

Computação XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Macei . SBC. 2013.

RODRIGUES, Maria de Lo rde Verone e; DE CASTRO FIGUEIREDO, Jo Fernando. Aprendi ado cen rado em problema . ​Medicina (Ribeirão Preto)​, . 29, n. 4, p. 396-402, 1996.

DE OLIVEIRA, Wagner LA; ARRUDA, G a o HM; BITTENCOURT, Rober o A. U o do m odo pbl no en ino de arq i e ra de comp adore . 2007.

(11)

SANTOS, S. C.; BATISTA, M. C. M.; CAVALCANTI, A. P. C.; ALBUQUERQUE, J.; MEIRA, S. R. L. U ando PBL na Q alifica o de Profi ionai em Engenharia de Sof are. ​F rum de Educação do XXII Simp sio Brasileiro de Engenharia de

Software, Campina , S o Pa lo, 2008.

KITCHENHAM, Barbara A.; PFLEEGER, Shari L. Per onal opinion r e . In:

Guide to advanced empirical software engineering. Springer, London, 2008. p. 63-92.

(12)

Poss veis Avaliadores

S o po ei a aliadore do rabalho o profe ore : Prof S rgio Soare ( cb @cin. fpe.br)

(13)

Assinaturas

Recife, 20 de fe ereiro de 2020.

___________________________________________________ Simone Cri iane do San o

Orientador

___________________________________________________ Rebeca Pa la Al e de Oli eira

Referências

Documentos relacionados

Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia de Garça – FAMED/FAEF e Editora FAEF,

O risco de disseção aórtica tipo A nos doentes com SM está associada a uma elevada taxa de mortalidade e está relacionada com o diâmetro da raiz da aorta e da aorta ascendente

in Medical Courses (Promed, 2002) : program of internships in university hospitals and public network services to enable the training of medical students when caring for the

Para tanto foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando-se da pesquisa documental, na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte

Dentre essas variáveis destaca-se o “Arcabouço Jurídico-Adminis- trativo da Gestão Pública” que pode passar a exercer um nível de influência relevante em função de definir

O aparecimento das HD traumáticas, geralmente num contexto de múltiplos e graves traumatismos, constituem geral- mente casos de grande urgência com insuficiência respiratória

O objetivo do presente estudo é responder algumas dessas questões através de um levantamento científico sobre os aspectos fisiológicos da gravidez e adaptações que

Demonstraram-se avanços na elaboração das Resoluções Normativas - RN nº 387, de 2015 e RN nº 428, de 2017 que caracterizaram melhorias e incrementos do processo como,