• Nenhum resultado encontrado

NCE/12/00256 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/12/00256 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NCE/12/00256 — Relatório final da CAE

-Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas A.1 a A.10

A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Santarém

A.1.a. Outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s):

A.2. Unidade(s) orgânica(s) (faculdade, escola, Instituto, etc.): Escola Superior De Desporto De Rio Maior

A.3. Ciclo de estudos:

Atividade Fisica e Estilos de Vida Saudáveis A.4. Grau:

Licenciado

A.5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Ciências do Desporto

A.6.1 Classificação da área principal do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF):

813

A.6.2 Classificação da área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

812

A.6.3 Classificação de outra área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

146

A.7. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 180

A.8. Duração do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006, de 26 de Março): 6 semestres

A.9. Número de vagas proposto: 30

A.10. Condições de acesso e ingresso:

Aprovação em curso do ensino secundário, ou equivalente legal; realização, no ano de candidatura, das provasde ingresso exigidas (02 Biologia e Geologia ou 17 Matemática aplicada às ciências sociais ou 18 Português),com classificação igual ou superior

Relatório da CAE - Novo Ciclo de Estudos

1. Instrução do pedido

1.1.1. Deliberações dos órgãos que legal e estatutariamente foram ouvidos no processo de criação do ciclo de estudos:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

1.1.2. Explicitação das evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: Foram ouvidos o Conselho Pedagógico e o Conselho Técnico-Científica em relação à proposta de

(2)

realização do Curso, tendo sido lavradas as correspondentes actas

1.2.1. Docente(s) responsável(eis) pela coordenação da implementação do ciclo de estudos: Foi indicado e tem o perfil adequado

1.2.2. Explicitação das evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: O responsável pela coordenação do ciclo de estudos é doutorado e agregado na área de ciências do desporto, contratado em regime de tempo integral com a categoria de Professor Coordenador Principal

2. Condições de acesso e ingresso, estrutura curricular e plano de estudos.

2.1.1. Condições de acesso e ingresso:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

2.1.2. Explicitação das evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada: As condições de ingresso são adequadas ao curso e contemplam a aprovação em curso do ensino secundário, ou equivalente legal e a realização, no ano de candidatura, das provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia ou 17 Matemática aplicada às ciências sociais ou 18 Português.

2.2.1. Estrutura Curricular e Plano de Estudos:

Existem, são adequados e cumprem os requisitos legais

2.2.2. Explicitação das evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada: O curso está organizado em 6 semestres (3 anos) com 30 ECTS por semestre (60 por ano) num total de 180 ECTS.

3. Descrição e Fundamentação dos Objectivos do Ciclo de Estudos

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos gerais para o ciclo de estudos: Sim

3.1.2. Foram definidos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

Sim

3.1.3. Os objectivos definidos são coerentes com a missão e a estratégia da Instituição: Sim

3.1.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3.:

O ciclo de estudos tem como objectivo formar técnicos instrutores e promotores de estilos de vida saudáveis, com competências para desenvolver e fornecer produtos profissionais/intervenções destinadas à melhoria da saúde do indivíduo através de uma ampla gama de comportamentos associados ao dos estilos de vida, quer no aspecto da prevenção quer no da actuação.

Foram definidos como objetivos de aprendizagem, o desenvolvimento das competências relativas à intervenção com vista à mudança de comportamentos ao nível da actividade física e nutricional dos indivíduos

A principal missão da instituição consiste produzir, aplicar e disseminar conhecimento, visando, contribuir para o desenvolvimento técnico e científico do Desporto e para o progresso

socioeconómico da região onde se encontra inserida, ao empenhar-se na qualificação de alto nível dos cidadãos.

3.1.5. Pontos Fortes:

O ciclo de estudos insere-se no âmbito de um projecto europeu “European Bachelor in Physical Activity and Lifestyle Counselling” que tem como principal objectivo construir e desenvolver o plano de estudos de uma licenciatura europeia com a participação das seguintes instituições:

(3)

• Holanda – Hanze University Groningen, School of Sport Studies; • Holanda – University IN Holand Haarlem;

• Portugal – Escola Superior de Desporto de Rio Maior;

• Itália – IUSM Roma, Instituto Universitario di Scienze Motorie; • Dinamarca – University of Southern Denmark;

• Reino Unido – University of Worcester; • Lituânia – University of Kaunas;

• ENSSEE – European Network of Sport Science, Education & Employment.

Tendo o projeto obtido financiamento após candidatura ao programa “Lifelong Learning Program” da Comissão Europeia, em outras instituições parceiras do projeto, promovendo assim a mobilidade internacional.

3.1.6. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar

3.2. Adequação ao projecto educativo, científico e cultural da instituição

3.2.1. A Instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio: Sim

3.2.2. Os objectivos gerais definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da Instituição:

Sim

3.2.3. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 3.2.1 e 3.2.2.:

A instituição (ESDRM) tem por missão produzir, aplicar e disseminar conhecimento, no âmbito das ciências do desporto, proporcionando uma formação assente num sólido saber de base científica, tecnológica e pedagógico, e com uma elevada relação experimental nos diferentes contextos profissionais do desporto, visando, através de uma formação humana, cultural, científica e técnica dos seus alunos, contribuir para o desenvolvimento técnico e científico do Desporto.

Os objetivos do ciclo de estudos, enquadram -se na missão da ESDRM uma vez que o ciclo de estudos pretende dar resposta à procura de profissionais de desporto em contextos especializados, na área da atividade física e dos estilos de vida saudáveis da própria comunidade.

3.2.4. Pontos Fortes:

O ciclo de estudos diferencia-se pela sua multidisciplinariedade e pelos métodos de ensino baseados na experimentação e vivência real em contexto próximo do exercício profissional.

O ciclo de estudos pretende ser uma referência na área da atividade física e alteração dos estilos de vida saudáveis, a nível nacional e internacional, diferenciando-se da oferta formativa atual

3.2.5. Recomendações de melhoria: Nada a assinalar

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.2. As metodologias de ensino (avaliação incluída) de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

(4)

em 3.3.1 e 3.3.2.:

Os objectivos e os conteúdos das UC são coerentes entre si e são bem justificados. As metodologias de ensino são adequadas e coerentes com os objectivos e conteúdos.

3.3.4. Pontos Fortes: Nada a referir

3.3.5. Recomendações de melhoria:

Não se entende, a inscrição nos conteúdos programáticos de Traumatologia e Socorrismo no ponto B8 História “Organismos nacionais e internacionais”. Uma vez que os mesmos são aludidos, senão no todo, pelo menos em parte na Introdução à Saúde Pública – Conteúdos programáticos 2º Parágrafo

No Projecto l entre os nº 334 e 335, num Parágrafo isolado lê-se “No final da unidade curricu... “ não tendo terminado o sentido da frase.

Várias UC têm objectivos/conteúdos programáticos algo sobrepostos: Programa de mudança comportamental; Avaliação e intervenção para a mudança comportamental¸ Métodos de aconselhamento; Modelos de mudança comportamental

A bibliografia deverá ser revista, dado que há referências a modelos teóricos qe não aparecem reflectidos na bibliografia (p. ex. Modelos de Mudança Comportamental com a Teoria da Autodeterminação que não tem nenhuma referência bibliográfica de Decy e Ryan) Não existe uniformidade na formatação das referências bibliográficas,

4. Recursos docentes

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais: Sim

4.2. A maioria dos docentes tem ligação estável à Instituição por um período superior a três anos. A Instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente:

Sim

4.3. Existe um procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente, de forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua actualização:

Sim

4.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinalada em 4.1., 4.2. e 4.3:

O ciclo de estudos é lecionado por 21 docentes, dos quais 13 são doutores em regime de tempo integral, correspondendo a 63,4% dos docentes. Apenas um dos docentes não tem ligação a 100% à instituição, os restantes têm uma ligação à Instituição por um período superior a três anos

Existe um procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente, coordenado pelo Conselho Técnico Científico de acordo com o regulamento de avaliação do desempenho dos docentes do Instituto Politécnico de Santarém.

4.5. Pontos fortes:

O número de doutores a lecionar no ciclo de estudos é um aspecto muito positivo 4.6. Recomendações de melhoria:

Nada a referir

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento: Sim

(5)

salas de computadores, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos: Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 5.1, 5.2 e 5.3.:

Existem 17 funcionários não docentes a tempo integral na instituição, com apreciável formação académica

A instituição possui instalações próprias adequadas ao ciclo de estudos, com biblioteca e espaços laboratoriais.

A instituição demonstra possuir os equipamentos didácticos e científicos e os materiais necessários ao cumprimento dos objectivos.

5.5. Pontos fortes:

Formação académica do pessoal não docente

Boas instalações e material bastante para o ensino das práticas 5.6. Recomendações de melhoria:

Nada a referir

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) centro(s) de investigação reconhecido(s) e com boa avaliação, na área científica do ciclo de estudos:

Sim

6.2. Existem publicações científicas do pessoal docente afecto ao ciclo de estudos, na área predominante do ciclo de estudos, em revistas internacionais com revisão por pares nos últimos cinco anos:

Sim

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas, culturais e artísticas desenvolvidas na área do ciclo de estudos e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais:

Sim

6.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 6.1, 6.2 e 6.3.:

A instituição faz parte de um consórcio que promoveu um centro de investigação, o CIDESD, estando também ligada ao Centro de Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa e à Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarem (UIIPS).

O número de publicações produzidas nos últimos 5 anos foi de 79, sendo a sua produtividade assimétrica .

A equipa docente do ciclo de estudos tem participado, nos últimos 5 anos, em projetos com

financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), 3 no âmbito do PROTEC – FCT e 1 financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian., para além das publicações em livros ou capítulos de livros e em eventos ou congressos de índole científica.

Existem actualmente projectos de parceria nacional e internacional, nestes últimos envolvendo diversas instituições estrangeiras de ensino superior

6.5. Pontos fortes:

A rede de Institutos de Investigação a que a Instituição se encontra ligada.

A participação em projectos financiados por entidades de reconhecido mérito e a sua continuação em coparticipação com diversas instituições nacionais e internacionais

(6)

6.6. Recomendações de melhoria:

Alguns docentes apresentam uma produção científica muito incipiente ou mesmo inexistente. É de todo recomendável que a produção científica destes docentes aumente e que a implementação de projectos seja mais visível.

7. Actividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de

serviços à comunidade e formação avançada

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da Instituição:

Sim

7.2. Explicitação das evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada em 7.1.:

A instituição através dos seus docentes ministra cursos breves para treinadores desportivos, gestores de desporto, instrutores de fitness, psicólogos do desporto, técnicos de desporto de natureza e turismo ativo, prestando serviços com regularidade a entidades sócio- profissionais de referência.

Os docentes orientam teses de doutoramento e dissertações de mestrado

7.3. Pontos fortes:

A experiência passada da Instituição na organização de cursos breves no âmbito desta licenciatura 7.4. Recomendações de melhoria:

Nada a indicar

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do MEE) mostram previsível empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos:

Em parte

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes: Em parte

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras Instituições da região que leccionam ciclos de estudos similares:

Não

8.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 8.1, 8.2 e 8.3.:

Não são apresentados dados concretos para o ciclo de estudos, até porque é um novo ciclo de estudos. A instituição demonstra que a generalidade do ciclo de estudos que leciona têm empregabilidade.

Não existem parcerias com outras instituições da região para a lecionação do ciclo de estudos.

8.5. Pontos fortes: Nada a referir

8.6. Recomendações de melhoria: Nada a referir

9. Fundamentação do número total de créditos ECTS do

novo ciclo de estudos

(7)

9.1. A atribuição do número total de unidades de crédito e a duração do ciclo de estudos estão justificadas de forma convincente:

Sim

9.2. Existe uma metodologia para o cálculo dos créditos ECTS das unidades curriculares: Sim

9.3. Existe evidência de que a determinação das unidades de crédito foi feita após consulta aos docentes:

Sim

9.4. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 9.1, 9.2 e 9.3.:

O Cálculo dos ECTS baseou-se na carga de trabalho necessária para obter os resultados de aprendizagem estabelecidos para cada UC, estando cada unidade de Crédito baseada em 28 h de trabalho.

Os docentes tiveram papel preponderante no método de cálculo dos créditos ECTS uma vez que foram os docentes que definiram a carga horária de contato e de trabalho autónomo para cada unidade curricular, considerando os objetivos, metodologias e avaliação específicas

9.5. Pontos fortes: Nada a referir

9.6. Recomendações de melhoria: Nada a referir

10. Comparação com ciclos de estudos de Instituições de

referência no Espaço Europeu de Ensino Superior

10.1. O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Sim

10.2. O ciclo de estudos tem objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) análogos às de outros ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Sim

10.3. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 10.1 e 10.2.:

O ciclo de estudos resulta de um consórcio derivado do projeto europeu PALC, funcionando em várias instituições de ensino superior europeias (em vários países).

Apesar de um funcionamento matricial semelhante, verificam-se algumas diferenças resultantes, não só da realidade nacional como também da inerência dos projetos da Instituição.

10.4. Pontos fortes:

O facto de o ciclo de estudos resultar de um consórcio europeu é um aspecto importante que deve ser assinalado

10.5. Recomendações de melhoria: Nada a indicar

11. Estágios e períodos de formação em serviço

11.1. Existem locais de estágio e/ou formação em serviço: Sim

(8)

de estágio e/ou formação em serviço: Sim

11.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade dos estágios e periodos de formação em serviço dos estudantes:

Sim

11.4. São indicados orientadores cooperantes do estágio ou formação em serviço, em número e com qualificações adequadas (para ciclos de estudos de formação de professores):

Sim

11.5. Explicitação das evidências que fundamentem as classificações de cumprimento assinaladas em 11.1 a 11.4.:

É indicado um conjunto vasto e variado de locais de estágio. Com todos eles foi assinado o respectivo protocolo.

São indicados recursos humanos (docentes) e materiais para acompanhamento dos alunos em estágio.

Todos os orientadores cooperantes tem pelo menos o grau de licenciado.

11.6. Pontos fortes:

O número de locais de estágio e a sua variedade é de assinalar 11.7. Recomendações de melhoria:

Nada a assinalr

12. Conclusões

12.1. Recomendação final:

O ciclo de estudos deve ser acreditado

12.2. Período de acreditação condicional (se aplicável): <sem resposta>

12.3. Condições (se aplicável): <sem resposta>

12.4. Fundamentação da recomendação:

Após análise da pronúncia ao relatório da CAE, considera-se que as condições exigidas foram supridas, pelo que o curso deve ser acreditado.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema (di = dois + grafo = le- tra).. Em nossa língua, há um número razoável de dígrafos que

Este trabalho propõe demonstrar como o App Designer do MATLAB pode ser útil em pesquisas de processamento digital de sinais e sua aplicação para extracão de características em

São apresentadas evidências da comparabilidade com CE de outras instituições de referência no Espaço Europeu de Ensino Superior, pese essa comparabilidade ser dificultada pelo facto

A legislação arquivística brasileira é disponibilizada no site do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo do

Coeficiente de digestibilidade in vitro e teores de proteína bruta, cálcio e fósforo da grama-tio-pedro (Paspalum oteroi) no Pantanal Mato-grossense, por Edison Beno Pott..

No caso dos produtos mais significativos em termos de emissões de GEE, a produção estimada em 2020 foi obtida diretamente com as empresas por meio da Abiquim, que informaram

I para o meio II, como mostra a figura, foi verificada uma mudança na direção de propagação das ondas. A velocidade de propagação da onda sísmica é maior em rochas mais

As suas performances incluem papéis como Belinda em Dido and Aeneas, de H.Purcell, na Nova ópera de Lisboa; o papel de segunda sobrinha em Peter Grimes, de B. Britten, no