• Nenhum resultado encontrado

ACADEMIA NACIONAL DE ESTUDOS TRANSNACIONAIS Diretoria Acadêmica EDITAL Nº 03/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACADEMIA NACIONAL DE ESTUDOS TRANSNACIONAIS Diretoria Acadêmica EDITAL Nº 03/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015/2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.portalanet.com www.facebook.com/anetoficial

@anetoficial

A

CADEMIA

N

ACIONAL DE

E

STUDOS

T

RANSNACIONAIS

Diretoria Acadêmica

EDITAL Nº 03/2015

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015/2016

A Diretoria Acadêmica da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (doravante, ANET), no uso de suas atribuições, torna públicas, por meio do presente edital, as inscrições para seleção de pesquisadores para seu Programa de Iniciação Científica 2015/2016 (doravante, Programa).

A ANET é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter científico-educacional, que tem por objetivo a promoção de estudos e pesquisas na área do Direito Internacional e das Relações Internacionais. Atualmente, a ANET possui membros em 16 estados, além do Distrito Federal, o que lhe permite desenvolver atividades com repercussão em todas as regiões do País.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Regulamenta-se, por meio deste edital, a seleção de 12 (doze) pesquisadores, para

o Programa de Iniciação Científica 2015/2016 da ANET. O Programa objetiva selecionar interessados para desenvolvimento de pesquisa junto ao corpo de professores integrantes do Conselho Científico da ANET. As pesquisas acadêmicas estarão relacionadas a temas de relevância internacional.

REQUISITOS

Art. 2º. Estão aptos a postular a vaga estudantes de graduação, dos cursos de Direito,

Relações Internacionais e áreas correlatas, regularmente matriculados em Instituições brasileiras ou estrangeiras, que desejem integrar as atividades de investigação a serem desempenhadas sob a orientação do professor responsável pela respectiva linha de pesquisa.

Art. 3º Os candidatos deverão estar associados1 à ANET até o dia 09/08.

1 A lista completa de associados pode ser conferida em: http://portalanet.com/associados/. Para se associar à ANET, visite portalanet.com/associe-se/ e siga as instruções.

(2)

www.portalanet.com www.facebook.com/anetoficial

@anetoficial

Parágrafo único. Os associados 2014/2015, cujas associações são válidas apenas até

30/07 do presente ano, deverão renovar suas associações, para que estejam aptos a participar da seleção.

Art. 4º. Para a formalização da candidatura, deverão ser enviados, até o dia 09/08, para o

endereço portalanet@gmail.com, os seguintes dados: nome, endereço, telefones para contato, link com CV Lattes e carta de intenção (máximo 1 lauda) com menção à linha de pesquisa que deseja atuar. Os e-mails devem ser identificados no campo “Assunto” por: “EDITAL Nº 03/2015 – CANDIDATURA”.

Parágrafo único. É possível indicar até duas linhas de pesquisa preferenciais, desde que

especificada a ordem de preferência.

CRITÉRIOS

Art. 5º As candidaturas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: I – Apreciação do Currículo Lattes.

II – Avaliação da carta de intenções (até 01 lauda). VAGAS

Art. 6º Serão selecionados 02 (dois) candidatos para cada linha de pesquisa, totalizando

12 (doze) vagas para o Programa.

LINHAS DE PESQUISA

Art.7º O Programa de Iniciação Científica 2015/2016 da ANET oferecerá as seguintes

linhas de pesquisa:

Eixo “Direitos Humanos no contexto internacional”

Linha 01: DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS HUMANÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS SOB UM OLHAR GENDRADO

Ementa: O propósito desta linha é analisar, de forma interdisciplinar, os direitos humanos sob um viés de gênero, revisitando o direito internacional dos direitos humanos (com destaque para a dicotomia universalismo x relativismo, seus limites e possibilidades, a partir da análise de conflitos interculturais gendrados), o direito internacional humanitário (com ênfase nas consequências dos conflitos armados sobre meninas e

(3)

www.portalanet.com www.facebook.com/anetoficial

@anetoficial

mulheres) e os direitos humanos em espécie (sobretudo o direito às identidades de gênero e sexual).

Orientadora: Profa. Ms. Carolina Grant

(CV Lattes: <http://lattes.cnpq.br/4779950361011799>)

Linha 02: JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PLANO LATINO-AMERICANO

Ementa: O conceito justiça de transição (JT) tem sido utilizado para tratar de políticas orientadas a construir regime democrático após situações autoritárias (nazismo, fascismo, ditaduras etc). Neste sentido, o eixo da justiça de transição traz aspectos tanto jurídicos (como, por exemplo, a punição dos perpetradores), quanto políticos (construção de políticas de memória, p. ex.). O objetivo desta linha de pesquisa é duplo. De um lado pretende-se analisar as experiências acerca de JT na América Latina, e de outro, apontar as insuficiências das práticas transicionais na democratização da região. Para isso far-se-á um apanhado das práticas internas e internacionais (especialmente vinculadas ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos) e a análise de eventuais nós na consolidação democrática da região.

Orientadora: Profa. Ms. Heloisa Fernandes Câmara

(CV Lattes: <http://lattes.cnpq.br/2174141390493749>)

Linha 03: MIGRAÇÃO E TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MIGRANTES SOB A PERSPECTIVA INTERNACIONAL

Ementa: A presente linha de pesquisa visa a estudar o direito de imigrar como categoria dos Direitos Humanos, realizando um estudo do desenvolvimento histórico dos direitos do imigrante trabalhador em âmbito internacional, através dos Tratados Internacionais sobre Migrações e Direitos dos Trabalhadores. Além disso, tem por objetivo pesquisar as relações privadas transnacionais no cenário da pós-modernidade e sua relação com as ondas migratórias do século XXI e as novas relações de trabalho daí decorrentes; nessa perspectiva, abordar-se-á também a relação do imigrante com o trabalho informal e com o trabalho escravo e o desenvolvimento de instrumentos internacionais de combate ao trabalho escravo e ao tráfico de imigrantes, tais como a Convenção de Palermo e o

(4)

www.portalanet.com www.facebook.com/anetoficial

@anetoficial

Protocolo Relativo ao Combate ao Tráfico de Migrantes por Via Terrestre, Marítima e Aérea. Na última etapa, será realizada uma análise crítica das conclusões advindas da pesquisa bibliográfica e documental realizada, com vistas a, sob o viés da Teoria Crítica, apontar perspectivas futuras para o tratamento jurídico do imigrante trabalhador.

Orientadora: Prof. Ms. Cynara de Barros Costa

(CV Lattes: < http://lattes.cnpq.br/1642573358986410>)

Eixo “Direito e Desenvolvimento Econômico”

Linha 01: PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E GLOBALIZAÇÃO: ASPECTOS ECONÔMICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ementa: A globalização tem gerado um impacto substancial no que diz respeito às novas atividades desenvolvidas pela população, a inovação tecnológica atravessa períodos de descobertas e introdução no mercado, que gera, em razão disso, certa resistência por parte da população no que tange ao preço praticado pelas empresas. A presente linha de pesquisa tem como escopo fundamental analisar os meios possíveis para a efetivação do direito ao desenvolvimento, sem considerar, portanto, o sistema de proteção à propriedade intelectual como um obstáculo severo para o direito ao desenvolvimento. Nessa perspectiva, devido às implicações para o desenvolvimento, observa-se a necessidade de analisar o processo de internacionalização dos direitos de propriedade intelectual e o seu sistema de proteção.

Orientadora: Profa. Ms. Milena Barbosa de Melo

(CV Lattes: < http://lattes.cnpq.br/9493866434906962>)

Linha 02: MIGRANTES, REFUGIADOS E ECONOMIA: IMPACTOS ECONÔMICOS NOS FLUXOS MIGRATÓRIOS

Essa linha de pesquisa pretende abranger os diferentes temas relacionados com migrações e economia. Serão desenvolvidos trabalhos que discutem questões econômicas como fatores motivadores de fluxos migratórios e como classificar essa migração “forçada”; o impacto das remessas internacionais de imigrantes e refugiados na economia

(5)

www.portalanet.com www.facebook.com/anetoficial

@anetoficial

e no desenvolvimento dos países de origem; a contribuição econômica de imigrantes e refugiados para a economia e o desenvolvimento dos países de destino; migração de cérebros e o desenvolvimento socioeconômico de países do Sul Global e quaisquer outras questões envolvendo a economia política dos fluxos migratórios internacionais sejam esses voluntários ou forçados. Como a migração é um fenômeno social completa, essa linha pretende utilizar a lente econômica para melhor estudar temas tão caros para a realidade global.

Orientadora: Profa. Ms. Patrícia Nabuco Martuscelli (CV Lattes: < http://lattes.cnpq.br/7818849784701617>)

Linha 03: MERCOSUL: COMÉRCIO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Ementa: O objetivo geral desta linha é estudar, desde uma perspectiva jurídica, o processo de integração regional do MERCOSUL. Especificamente será abordada a questão da superposição de jurisdições internacionais, especialmente, entre o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o mecanismo proposto para a solução de controvérsias do MERCOSUL. Para atingir tal finalidade, será de importância tanto a análise dos casos submetidos a ambas jurisdições, como assim também, o estudo das questões teóricas que norteiam temas como: a autonomia metodológica, cientifica e jurídica do Direito da Integração, regionalismo, definição e estrutura dos self-contained regime e análise do fenômeno da fragmentação do Direito Internacional.

Orientadora: Profa. Ms. Brenda Luciana Maffei

(CV Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0814079878860165>)

RESULTADO

Art. 8º O resultado será divulgado aos inscritos via e-mail e publicado nas páginas virtuais

da ANET, no dia 23 de agosto de 2015.

ATIVIDADES

Art. 9º Os selecionados deverão apresentar relatórios da pesquisa, periodicamente, de

(6)

www.portalanet.com www.facebook.com/anetoficial

@anetoficial

linhas de pesquisa). Haverá indicação de prazos pela Coordenação de Iniciação Científica para os fins de acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhos.

§1º As reuniões e orientações de cada grupo de pesquisa serão marcadas pelo seu

respectivo orientador, sendo realizadas virtualmente – a depender da disponibilidade e horários dos estudantes e orientadores.

§2º A ANET prestará suporte aos pesquisadores selecionados indicando oportunidades de

publicação e apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como os auxiliando na revisão ortográfica e gramatical dos textos produzidos e na adequação dos artigos científicos às normas da ABNT.

§3º O Programa terá duração de 08 (oito) meses, iniciando-se no dia 01/09do presente

ano.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 10 O trabalho tem caráter voluntário e não há previsão de qualquer tipo de

remuneração. De igual maneira, as atividades não geram vínculo empregatício com a ANET.

Art. 11 Os orientandos que cumprirem as tarefas designadas receberão certificado de

participação no Programa de Iniciação Científica 2015/2016 da ANET.

Art. 12 As inscrições serão realizadas entre 10 de julho e 09 de agosto do presente ano. O

resultado da seleção será divulgado no dia 23 de agosto de 2015.

Art. 13 O conteúdo deste edital é de responsabilidade única da ANET, sendo facultada a

sua revogação ou modificação, desde que divulgada amplamente.

Art. 14 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva da ANET.

João Pessoa/PB, 10 de julho de 2015.

TIAGO MEDEIROS DELGADO

DIRETOR ACADÊMICO

ANDERSON DE OLIVEIRA AMENDOLA DA SILVA

COORDENADOR DE PESQUISA E PRODUÇÃO ACADÊMICA

WANDA HELENA MENDES MUNIZ FALCÃO

Referências

Documentos relacionados

Reconhecidamente, o brincar contribui para o desenvolvimento das crianças sob uma série de aspectos, incluindo suas dimensões cognitivas, afetivas e motoras. Em linhas gerais,

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Mais tarde, os pesquisadores passam a se referir ao conceito como engajamento do empregado (employee engagement) – mais popular nas empre- sas e consultorias - ou

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Os compósitos estruturais como foi citado anteriormente possui duas subclasses, os laminados nos quais é composta por várias camadas bidimensionais, sendo