• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno;"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Caro aluno;

Seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Car-los de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho (FACEB). Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos deixar de oferecer as mais avan-çadas tecnologias de ensino para que sua aprendizagem se dê da melhor forma possível. Assim, você experimentará os recursos mais modernos das tecnologias da informação e comunicação, adaptando-os ao aprendizado flexível e aberto no cotidiano do processo formativo. Neste semestre você cursará uma disciplina intei-ra no formato Online, que será Leituintei-ra e Interpretação de Textos ou

Humanida-des I, dependendo do curso no qual está matriculado. O objetivo é incentivar uma

formação geral sólida, necessária para que o futuro profissional possa vir a supe-rar os desafios de um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais tecnológico. Ao longo de seus estudos, você vai perceber as inúmeras vantagens do es-tudo Online: flexibilidade quanto ao ritmo e à forma de eses-tudo, o que pode facili-tar a sua aprendizagem; autonomia para estudar; superação de barreiras geográ-ficas e redução de custos; incentivo à inclusão digital; oportunidade de conciliar as demandas das diferentes dimensões da vida: família, trabalho, estudo e lazer.

Entretanto, é importante que você tenha consciência de que aprender a distân-cia requer dedicação. Você estará em um ambiente inovador diferente dos processos educativos tradicionais (sala de aula). Esforço, autonomia, disciplina e compromisso são condições indispensáveis para que você assuma a direção do seu próprio pro-cesso de aprendizagem e alcance o supro-cesso. Aproveite os horários livres e aces-se o conteúdo nos próprios laboratórios de informática disponíveis na instituição. É importante lembrar que o canal oficial de comunicação do Núcleo de Es-tudos Online (NEO) é o Portal Acadêmico e você deverá acessá-lo diariamente. Fique atento quanto aos prazos e datas estabelecidas neste manual.

Estaremos juntos nesta caminhada.

(3)

SUMÁRIO

1. Apresentação do NEO... 4 2. Objetivo do Manual... 4 3. Estrutura e Metodologia... 4 4. Tutoria... 5 5. Avaliação ... 5 5.1. Avaliação de Desempenho... 5 5.2. Momento Presencial... 6

5.3. Momento de Tirar Dúvidas... 6

5.4. Fórum de Discussão Geral... 6

6. Orientações Importantes sobre o Estudo... 6

7. Uso da Plataforma (Ambiente Virtual de Aprendizagem)... 7

8. Uso do Cartão Resposta... 7

9. Contato com o NEO... 9

ANEXO I - CRONOGRAMA DISCIPLINA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ... 10

(4)

1. Apresentação do NEO

O NEO oferece disciplinas na modalidade de ensino Online, direcionados às grades curriculares do curso de formação.

Tais disciplinas oferecem uma combinação de recursos didáticos Online (Ma-terial de referência, fórum de discussões, vídeos e outros objetos de aprendizagem), com momentos presenciais (aprendizagem ativa, momentos de tirar dúvidas e ava-liações).

2. Objetivo do Manual

O objetivo deste manual é auxiliá-lo em sua aprendizagem. Constitui um apoio e uma referência, para que você seja orientado e estimulado a estudar a distância e informa sobre a estrutura e o funcionamento do NEO.

Faça uma leitura cuidadosa deste manual para organizar melhor seus estudos, evitando situações que possam dificultar a aprendizagem.

Enfim, é nossa intenção contribuir para que você descubra, ao longo de seus estudos e ao concluir a disciplina cursada, que o seu desempenho e a sua dedicação valeram a pena.

3. Estrutura e Metodologia

A construção da aprendizagem ocorre por meio do ambiente virtual e inclui encontros presenciais para aprendizagem, momento de tirar dúvidas e avaliação.

O conteúdo a ser apreendido organiza-se por módulos Online e atividades es-pecíficas no Portal Acadêmico.

As disciplinas serão disponibilizadas por meio do Portal Acadêmico. O mate-rial didático é elaborado especificamente para a metodologia Online e contribui não só para sua aprendizagem, como também para sua maturidade intelectual, pois lhe propicia ampliar experiências e prosseguir na sua formação profissional.

(5)

4. Tutoria

Em cada disciplina, você conta com o apoio de um professor-tutor para orientar, apoiar e acompanhar seu processo de aprendizagem, ajudando-o em suas neces-sidades e dúvidas específicas, como mediador da aprendizagem durante os fóruns de discussão. A característica principal das disciplinas é a interação do aluno com o professor-tutor, pelo Portal Acadêmico e nos momentos presenciais.

5. Avaliação

5.1. Avaliação de Desempenho

A avaliação é processual e se baseia na realização das atividades propostas e nas provas presenciais. Os períodos das provas estão previstos no cronograma (Ane-xo I), sendo que as datas e locais de suas provas serão informadas pelo Portal.

A nota será distribuída da seguinte forma:

1ª Etapa

05 (cinco) pontos de atividade avaliativa presencial;

05 (cinco) pontos de participação nas atividades de fixação disponí-veis no Portal (esteja atento às datas de abertura e fechamento das atividades confor-me cronograma anexo);

20 (vinte) pontos de prova.

2ª Etapa

05 (cinco) pontos de atividade avaliativa presencial;

05 (cinco) pontos de participação nas atividades de fixação disponí-veis no Portal (esteja atento às datas de abertura e fechamento das atividades confor-me cronograma anexo);

20 (vinte) pontos de prova.

3ª Etapa

40 pontos de prova. (Obs: Na terceira etapa também serão disponi-bilizadas atividades de fixação, entretanto não haverá atribuição de pontos a essas).

Os resultados das atividades avaliativas são disponibilizados até o fechamento da etapa.

(6)

5.2. Momento Presencial

A atividade é proposta pelo professor-tutor na sala de aprendizagem ativa ou sala de aula, que versará sobre o tema da disciplina, terá duração de 100 (cem) mi-nutos, sendo aplicada ao término uma avaliação de 05 (cinco) pontos.

O Momento Presencial ocorre em 2 (dois) momentos no semestre, um na 1ª Etapa e outro na 2ª Etapa com data divulgada pelo NEO no Portal Acadêmico.

O aluno que não comparecer a esta aula perderá a pontuação referente e não haverá segunda oportunidade.

5.3. Momento de Tirar Dúvidas

O momento presencial para tirar dúvidas ocorrerá em 3 (três) vezes, sendo um em cada etapa do semestre antes das provas presenciais, em conformidade com o cronograma anexo.

Este momento não terá valor atribuído e versará sobre as maiores dúvidas in-dicadas no Fórum de discussão geral.

5.4. Fórum de Discussão Geral

O Fórum de discussão geral é uma área de interação entre os alunos e o pro-fessor-tutor. Neste ambiente o aluno poderá expor suas ideias e tirar suas dúvidas

de forma Online.

6. Orientações Importantes sobre o Estudo

O sucesso nas Disciplinas Online acontece quando você é o gestor de sua aprendizagem. Planeje e organize seu trabalho de forma clara e objetiva:

• Assuma uma postura de compromisso, disciplina, dedicação, empenho e de-terminação.

• Crie um plano de estudos, pois as chances de sucesso serão bem maiores, se houver planejamento.

(7)

• Siga a ordem de estudo proposta no material didático e pelo seu professor--tutor.

• Faça todas as atividades propostas e as envie nos prazos estipulados.

• Busque o sistema de tutoria sempre que tiver necessidade de esclarecer dú-vidas ou expor suas dificuldades em relação à aprendizagem.

• Procure ler, estudar, pesquisar, refletir, esquematizar, resumir, concluir e tudo mais que enriqueça o processo de aprendizagem.

• Explore, ao máximo, as ferramentas de comunicação disponíveis (fórum de discussão entre outros). Mantenha uma comunicação constante com os professo-res-tutores e seus colegas. Você não está sozinho. Eles são seus parceiros nesta caminhada.

• Conheça o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele você encontrará avisos, conteúdos, comunicações e ferramentas utilizadas no seu curso.

• Recorra, sempre que necessário, em tempo hábil, às equipes docente, aca-dêmica, administrativa e ouvidoria.

• Lembre-se, o canal oficial de comunicação entre alunos e professores do NEO é o Portal Acadêmico bem como os momentos presenciais.

7. Uso da Plataforma (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

O Portal Acadêmico é o ambiente virtual utilizado para acessar todas as fer-ramentas do seu curso, tais como: agenda da disciplina; notícias; referências biblio-gráficas e sites para consulta; tirar dúvidas; fórum de discussão; material do curso; conteúdo da disciplina; biblioteca virtual; além de recursos idealizados, criados e dis-ponibilizados constantemente. É de extrema importância que você se familiarize com essas ferramentas, para que possa usufruir ao máximo da metodologia oferecida.

Para acessar a plataforma, você deverá digitar o endereço do site da faculdade

http://www.unipacbomdespacho.com.br e informar seu login e senha.

Caso ocorra problemas com o acesso ao Portal entre em contato com o Setor

de Informática o mais breve possível pelo Fale Conosco (Informática).

8. Uso de Cartão de Respostas

(8)

respostas, que será entregue junto com o caderno de prova. O preenchimento do cartão de respostas deverá seguir as seguintes regras:

1. O cartão deverá ser preenchido somente à caneta preta ou azul.

2. Os campos referentes aos números deverão ser totalmente cobertos como

o exemplo:

3. São exemplos de preenchimento incorreto do campo:

4. Será anulada a prova que:

4.1 Possuir seus campos de matrícula marcados de forma incorreta (exemplo do item 3);

4.2 Possuir mais de um campo de matrícula marcado na mesma linha; 4.3 Possui seus campos de matrícula preenchidos à lápis ou à caneta de cor diferente a orientada no item 1;

4.4 Possuir rasura na marcação dos campos de matrícula; 4.5 Não forem preenchidos os campos de matrícula. 5. Será anulada a questão que:

5.1 Possuir mais de um campo marcado;

5.2 O campo estiver preenchido de forma incorreta (exemplo do item 3); 5.3 O campo que estiver preenchido à lápis ou à caneta de cor diferente da orientada no item 1;

5.4 O campo que estiver em branco; 5.5 O campo que possuir rasura.

(9)

6.1 O aluno deverá assinar e informar seu curso e turma na parte de trás do Cartão de Respostas.

7. O aluno que não identificar o cartão conforme orientados nos itens anterio-res não terão a opção de pedir revisão de prova.

9. Contato com o NEO

Fale Conosco (NEO), no Site Institucional.

(10)

ANEXO I

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS (LIT)

Período Atividade

10/02 Início do Fórum Geral

10/02 a 28/03 Módulos de 01 a 08

10/02 a 31/03 Participação em atividades de fixação pelo Portal Acadêmico (5,0 pontos) 24/02 a 04/04 Momento presencial com atividades (cronograma específico para cada turma) 01/04 e 03/04 Tira dúvidas presencial de 17h às 19h (participação voluntária)

07/04 a 11/04 1ª Prova (Conteúdo dos módulos de 01 a 08) 31/03 a 02/05 Módulos de 09 a 13

31/03 a 05/05 Participação em atividades de fixação pelo Portal Acadêmico (5,0 pontos) 14/04 a 09/05 Momento presencial com atividades (cronograma específico para cada turma) 06/05 e 08/05 Tira-dúvidas presencial de 17h às 19h (participação voluntária)

12/05 a 16/05 2ª Prova (Conteúdo dos módulos de 09 a 13) 05/05 a 06/06 Módulos de 14 a 20

05/05 a 13/06 Participação em atividades de fixação pelo Portal Acadêmico (sem atribuição de nota)

10/06 e 13/06 Tira-dúvidas presencial de 17h às 19h (participação voluntária)

11/06 Prova de 2ª Chamada (Conteúdo dos módulos de 01 a 13), das 17h às 19h

24/06 a 30/06 3ª Prova (Conteúdo dos módulos de 1 a 20)

30/06 Encerramento do Fórum Geral

09/07 Prova Suplementar (Conteúdo dos módulos de 01 a 20), das 17h às 19h

• Para as provas presenciais o aluno deverá chegar com 15 minutos de antecedência e terá uma tolerância (atraso) de até 30 minutos, após o início da prova.

• A duração da prova é de 100 (cem) minutos.

• O aluno deverá estar com documento pessoal com foto para apresenta aos aplicadores de prova.

• Em caso de prova suplementar ou de segunda chamada faz-se necessário ainda, a apresen-tação do comprovante de pagamento da inscrição para realização das mesmas.

(11)

ANEXO II

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA

HUMANIDADES I

Período Atividade

10/02 Início do Fórum Geral

10/02 a 28/03 Módulos de 01 a 06

10/02 a 31/03 Participação em atividades de fixação pelo Portal Acadêmico (5,0 pontos) 24/02 a 04/04 Momento presencial com atividades (cronograma específico para cada turma) 31/03 e 02/04 Tira dúvidas presencial de 17h às 19h (participação voluntária)

07/04 a 11/04 1ª Prova (Conteúdo dos módulos de 01 a 06) 31/03 a 02/05 Módulos de 07 a 11

31/03 a 05/05 Participação em atividades de fixação pelo Portal Acadêmico (5,0 pontos) 14/04 a 09/05 Momento presencial com atividades (cronograma específico para cada turma) 05/05 e 07/05 Tira-dúvidas presencial de 17h às 19h (participação voluntária)

12/05 a 16/05 2ª Prova (Conteúdo dos módulos de 07 a 11) 05/05 a 06/06 Módulos de 12 a 16

05/05 a 13/06 Participação em atividades de fixação pelo Portal Acadêmico (sem atribuição de nota)

09/06 e 11/06 Tira-dúvidas presencial de 17h às 19h (participação voluntária)

11/06 Prova de 2ª Chamada (Conteúdo dos módulos de 01 a 11), das 17h às 19h

24/06 a 30/06 3ª Prova (Conteúdo dos módulos de 1 a 16)

30/06 Encerramento do Fórum Geral

09/07 Prova Suplementar (Conteúdo dos módulos de 01 a 16), das 17h às 19h

• Para as provas presenciais o aluno deverá chegar com 15 minutos de antecedência e terá uma tolerância (atraso) de até 30 minutos, após o início da prova.

• A duração da prova é de 100 (cem) minutos.

• O aluno deverá estar com documento pessoal com foto para apresenta aos aplicadores de prova.

• Em caso de prova suplementar ou de segunda chamada faz-se necessário ainda, a apresen-tação do comprovante de pagamento da inscrição para realização das mesmas.

(12)

Referências

Documentos relacionados

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

Não se trata mais da psukhê, da alma como “reali- dade ontológica do corpo”, substância etérea e essência de uma narrativa metafísica do mundo, mas do bios, a vida,

O consórcio de Brachiaria com Crotalaria na entressafra, em método de linha intercalar, além de ser uma alternativa para produção de fitomassa e diversificação do sistema,

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Com base nas curvas de ponderação e nas faixas de vibração, definidas pela norma ISO 2631-1/1997 (INTERNACIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION, 1997), obtém-se os fa- tores