• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO

Erechim 2014

(2)

EQUIPE DIRETIVA DO IFRS

IFRS - Reitoria

Prof.ª Cláudia Schiedeck Soares de Souza Reitora

Prof. Amilton de Moura Figueiredo Pró-Reitor de Ensino

Prof.ª Viviane Silva Ramos Pró-Reitora de Extensão Prof. Júlio Xandro Heck Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

Prof. Giovani Silveira Petiz Pró-Reitor de Administração Prof. Osvaldo Casares Pinto

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

IFRS - Câmpus Erechim Prof. Eduardo Angonesi Predebon

Diretor-Geral Prof. Ernani Gottardo

Diretor de Ensino

Prof.ª Valéria Espíndola Lessa Coordenadora de Extensão Prof.ª Silvana Saionara Gollo Coordenadora de Pesquisa e Inovação

Téc. Adm. Ivan José Suszek Diretor de Administração e Planejamento

Prof. Dário Lissandro Beutler

(3)

Portaria nº 132 de 09/07/2014 Prof.ª Andreia Mesacasa Prof.ª Fernanda Caumo Theisen

Prof.ª Raquel de Campos Prof.ª Rosiane Serrano

Prof.ª Suelen Rizzi Prof.ª Valéria Sousa Oliveira

Corpo Docente do Curso Prof.ª Suelen Rizzi

Prof.ª Aline Maria Rodrigues Machado Prof.ª Andreia Mesacasa

Prof.ª Camila Carmona Dias Prof.ª Fernanda Caumo Theisen

Prof.ª Keila Marina Nicchelle Prof.ª Raquel de Campos

Prof.ª Rosiane Serrano Prof.ª Valéria Sousa Oliveira Prof.ª Vania Goellner dos Santos Fante

Equipe Pedagógica

Téc. Adm. Clarisse Hammes Perinazzo Téc. Adm. Daniela Mores Téc. Adm. Elisandra Aparecida Palaro

Téc. Adm. Juliana Carla Girotto Téc. Adm. Márcia Klein Zahner Téc. Adm. Marlova Elizabete Balke

(4)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO...5

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO...6

1.1 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CÂMPUS ERECHIM...6

1.2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CURSO...9

2. JUSTIFICATIVA PARA OFERTA DO CURSO...11

3. PERFIL DO CURSO...13

3.1 OBJETIVOS DO CURSO...13

3.1.1 Objetivo Geral...13

3.1.2 Objetivos Específicos...13

3.2 CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL...14

3.3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL - PERFIL DO EGRESSO ...14

3.4 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PERFIL DE FORMAÇÃO...16

4. CURRÍCULO...17

4.1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR...17

4.2 MATRIZ CURRICULAR...18

4.3 EMENTÁRIOS E BIBLIOGRAFIAS...19

5. ESTÁGIO CURRICULAR, PROJETO INTEGRADOR E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO...27

6. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO...28

6.1 METODOLOGIA DE ENSINO...28

6.2 REGIME DE FREQUÊNCIA...29

6.3 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM...29

6.4 ADAPTAÇÕES CURRICULARES...30 7.1 CORPO DOCENTE...31 7.2. CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO...36 8. ESTRUTURA FÍSICA...38 8.1 ESPAÇO FÍSICO...38 8.2 LABORATÓRIOS...40

8.2.1 Laboratório de Informática 1-Bloco 1...40

8.2.2 Laboratório de Informática 2-Bloco 1...40

8.2.3 Laboratório de Informática 3-Bloco 1...41

8.2.4 Laboratório de Informática 4-Bloco 1...41

8.2.5 Laboratório de Informática 5-Bloco 1...42

8.2.6 Laboratório de Desenho...42

8.2.7 Laboratório de Modelagem Manual e Moulage...42

8.2.8 Laboratório de Corte...43

8.2.9 Laboratório de Costura...44

8.2.10 Laboratório de Teciteca e Pesquisa de Moda...45

8.3 ACERVO BIBLIOGRÁFICO...45

9. CASOS OMISSOS...46

(5)

APRESENTAÇÃO

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituídos pela lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, buscando atender ao plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, têm por meta ampliar a oferta de vagas e implantar novos cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Erechim, em consonância com as diretrizes federais e em suas perspectivas de crescimento no norte do Estado, especificamente na região da Associação do Municípios do Auto Uruguai (AMAU), possui objetivos que contemplam a inserção do ensino técnico na área de Moda e Vestuário, envolvendo suas diferentes especificidades. Nesse sentido, o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário visa o desenvolvimento socioeconômico da região de abrangência do Câmpus Erechim.

Visando ao processo de ensino-aprendizagem, o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário tem como objetivo alavancar o potencial competitivo das empresas, com a inserção de profissionais qualificados, bem como propiciar ao egresso deste curso a alavancagem de sua carreira profissional, pautados nos conceitos éticos, sociais, ambientais e econômicos na perspectiva do desenvolvimento para vida social e profissional.

A implantação do IFRS Câmpus Erechim originou-se inicialmente com o Planejamento Estratégico do Município de Erechim, o qual apresenta um rol de programas, ações e projetos estratégicos a serem empreendidos junto aos setores da indústria, comércio e serviços locais, numa dimensão sistêmica, envolvendo o mercado local e regional, como formas de promover o desenvolvimento sustentável da região do Alto Uruguai.

Assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Erechim, atendendo aos anseios da comunidade regional, apresenta para análise nos Colegiados Internos e Pró-Reitorias, o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário, o qual mantém consonância com as exigências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Técnica de Nível Médio, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e ordenamento jurídico da Instituição.

(6)

6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário, na modalidade subsequente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, para oferta no Câmpus Erechim.

1.1 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CÂMPUS ERECHIM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Erechim, está situado no município de Erechim, localizado ao Norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai (Figura 1). A região é formada por 32 municípios e também faz parte do Conselho de Desenvolvimento Regional do Norte do Estado (COREDE Norte).

Figura 1: Localização Geográfica dos Municípios do Alto Uruguai Fonte: Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU)

(7)

podemos compreender o perfil do Câmpus que, desde sua inauguração em 2010, atua em quatro áreas distintas: Alimentos, Gestão e Negócios, Mecânica e Vestuário. Nas quatro áreas citadas, o Câmpus oferta cursos de nível básico (cursos técnicos subsequentes) e de nível superior (cursos de tecnologia e engenharia).

Assim, considerando os dados do censo do IBGE de 2010, Erechim é considerado um centro sub-regional no país, o segundo município mais populoso do norte do Estado com 96.087 habitantes, sendo que a população urbana soma 94,23% e a rural 5,77%. Esse número de habitantes corresponde a 0,89% da população do Rio Grande do Sul e 42,7% da Região Norte do Estado. No que se refere a sua área territorial, Erechim compreende 431 km². (IBGE, 2010)1.

Segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE), o município de Erechim ocupava em 2011 a 15ª posição do Produto Interno Bruto (PIB) no Estado do Rio Grande do Sul2. A economia local baseia-se principalmente no setor industrial, cuja representatividade é atualmente de 37,53%, seguida pela prestação de serviços e comércio. Assim, a cidade de Erechim concentra 78% do PIB industrial da região. (AD-ALTO URUGUAI, 2010)3.

O Setor Industrial é o que mais tem destaque no Município de Erechim. Segundo dados disponíveis no site da Prefeitura Municipal4, são aproximadamente 700 empresas de porte variado que produzem 37,96% da arrecadação municipal. O Distrito Industrial, criado em 1978, é a principal fonte de riqueza no setor, e abriga cerca de 5000 pessoas. A principal causa do grande crescimento deste setor foi, principalmente, a expansão do parque industrial, que fez com que a cidade de Erechim crescesse quatro vezes mais que a média do Brasil e quase três vezes mais do que o Rio Grande do Sul. Este crescimento também derivou do êxodo rural, pois muitos pecuaristas e agricultores migraram para a cidade e empregaram-se na indústria. O ramo que mais cresceu em todo este tempo foi o metal-mecânico, que entre 1985 e 2005, aumentou em média 25,4% a quantidade de empregados.

Segundo a Prefeitura, o setor terciário, formado pelo comércio e a prestação de serviços, abriga mais de 6700 estabelecimentos. A atividade comercial da cidade contribui com 17,85% da arrecadação do município. O setor de serviços também merece destaque, já

1 Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=43&dados=0. Acesso em: 30 jul.

2014.

2 Disponível em: http://www.fee.rs.gov.br/indicadores/pib-rs/estadual/serie-historica/. Acesso em 30 jul.2014. 3 AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ALTO URUGUAI - AD-ALTO URUGUAI. Planejamento

Estratégico do Alto Uruguai Gaúcho. Erechim: Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, 2010. 4 Disponível em: http://www.pmerechim.rs.gov.br/pagina/147/economia. Acesso em 02 jul. 2014.

(8)

8 que o índice da porcentagem na economia duplicou em dez anos, chegando a 39,16%. É também o que mais emprega, são mais de 10 mil trabalhadores. No turismo, possui pontos turísticos importantes, como: Centro Cultural 25 de Julho, Parque Longines Malinowski, o Castelinho, e o Vale Dourado, entre tantos outros.

O setor primário reúne atualmente 6,39% da arrecadação municipal e a cidade contém cerca de 2520 pequenos produtores. Eles produzem basicamente soja, milho, trigo, feijão, cevada e frutas e criam aves, bovinos e suínos. A economia agrícola diminuiu consideravelmente nos últimos 20 anos, associada ao desenvolvimento urbano e à crise do cooperativismo regional. O tamanho das propriedades também é consideravelmente baixo, segundo estimativas, 95% dos locais de cultivo da região não tem área maior que 100 hectares. As plantas com maior área de hectares, são respectivamente: milho, soja, trigo, cevada e feijão (PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM, 2014).

Segundo a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai (2014), o produto interno bruto (PIB)5 , em 2009, da Região do Alto Uruguai foi de R$ 4.140.817.752 e o de Erechim de R$ 2.099.846.150. A renda per-capita dos habitantes de Erechim naquele ano foi de R$ 21.445,00.

De acordo com o demonstrativo da participação industrial na economia do município, documento obtido junto ao Departamento de ICMS da Prefeitura Municipal de Erechim, o município de Erechim é considerado um dos principais polos de desenvolvimento industrial do Norte do Estado, com mais de 500 indústrias, de micro, pequeno, médio e grande porte, atuando em diversos setores, tais como: metal-mecânica, alimentos, agroindústria, eletromecânica, móveis, vestuário, calçados, entre outros. No que tange à participação do setor de confecção e vestuário na economia local, no de ano de 2011 o valor adicionado do segmento foi de R$ 50.708.494,00 milhões, sendo 5,91% do total apresentado pela indústria em geral (SERRANO, 2013)6.

Nesse sentido, para atender e desenvolver as potencialidades do município de Erechim, em franco desenvolvimento, em conjunto com a sociedade regional, evidenciou-se a necessidade de investimento na educação profissional, científica e tecnológica, o que se 5 O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma do Valor Agregado Bruto (VAB) total e dos impostos.

6 SERRANO, R. Utilização do Pensamento Sistêmico e do Planejamento por Cenários em Setores Produtivos:

uma aplicação no setor de vestuário na região do Alto Uruguai. Dissertação de Mestrado- Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, São Leopoldo, 2013.

(9)

tornou possível com a implantação do IFRS Câmpus Erechim, no ano de 2006, quando através de ato do Ministério da Educação, foi implantada a Escola Técnica Federal do Alto Uruguai, como parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A Lei Municipal nº 4.238, de 28 de novembro de 2007, a Prefeitura Municipal de Erechim realizou a doação do terreno e dos prédios localizados na rua Domingos Zanella, nº 104, Bairro Três Vendas, para a instalação da Instituição. Em 09 de junho de 2008, foram iniciadas as obras de reforma e adaptação dos prédios para a efetiva instalação da Escola. A partir desta data, foram promovidas audiências públicas que definiram as áreas e os primeiros cursos a serem ministrados na Instituição, levando em conta as necessidades da região.

Com a Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foram criados os Institutos Federais, passando a Escola Técnica Federal do Alto Uruguai à condição de Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com Reitoria na cidade de Bento Gonçalves. E em 03 de novembro de 2009, o Câmpus Erechim iniciou efetivamente suas atividades letivas, oferecendo cursos técnicos, na modalidade subsequente, em Agroindústria, Mecânica, Vendas e Vestuário. Além desses, o Termo de Metas apresentado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), prevê a ampliação da oferta de vagas e a implantação de novos cursos no Câmpus Erechim.

1.2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CURSO

Nome do Curso: Curso Técnico em Modelagem do Vestuário Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Modalidade: Subsequente

Habilitação: Técnico em Modelagem do Vestuário Carga horária total: 864 horas

Duração: 3 semestres letivos

Turno de funcionamento: Noturno Regime: Presencial

Nº de vagas: 32

(10)

10 Periodicidade de oferta: Anual

Início de vigência deste Projeto de Curso: 2015/1

Coordenação do Curso: Vânia Goellner dos Santos Fante (modelagem@erechim.ifrs.edu.br) Requisitos para ingresso: O ingresso dar-se-á através de processo seletivo determinado em edital do IFRS, com vagas preenchidas por candidatos que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vagas preenchidas pela prova aplicada na instituição com questões objetivas.

Requisitos para aquisição do diploma: Fará jus ao diploma de nível Técnico em Modelagem do Vestuário o aluno que integralizar com êxito a matriz curricular do Curso. Nos diplomas dos cursos técnicos de nível médio é obrigatória a inserção do número do cadastro do estudante no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), para que os mesmos tenham validade nacional para fins de exercício profissional (Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012, art.22, §2º). Os diplomas devem explicitar o correspondente título de técnico na respectiva habilitação profissional, indicando o eixo tecnológico ao qual se vincula. (Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012, art.38, §2.

(11)

2. JUSTIFICATIVA PARA OFERTA DO CURSO

Justifica-se a definição desse curso, pois constatou-se a necessidade de profissionais nesta área. Evidencia-se um número significativo de empresas na região e a carência de um profissional qualificado para o desempenho das funções que o setor de modelagem exige. Este profissional desenvolverá modelagens aplicando técnicas bidimensionais e tridimensionais, com métodos manuais e informatizados, seguindo padrões de medidas. Bem como, o mesmo estará apto a desempenhar as atividades relativas ao setor de planejamento de encaixe, risco e corte e montagem de peças de vestuário, considerando padrões estéticos e funcionais, bem como a viabilidade técnica do produto.

Conforme pesquisa realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário da Região do Alto Uruguai (SINDIVEST AU) em 2013, dentre os principais problemas enfrentados pelas empresas do setor na região estão em primeiro lugar à carência de trabalhadores especializados, citado em 27% dos casos, a falta de comprometimento dos trabalhadores com a empresa e a produção, citado em 21% dos casos e com percentuais de 13% e 17% aparecem, respectivamente, absenteísmo/faltas e a rotatividade de mão de obra. Parte dos problemas citados estão relacionados à formação, dessa forma fez-se um levantamento de cursos de formação nesta área na região e constatou-se que o curso Técnico em Modelagem do Vestuário não é oferecido regularmente na região. Existe apenas a oferta esporádica pelo Senai - Erechim conforme pode se observar no quadro abaixo.

Instituições de ensino Curso Oferecido N° de Vagas

URI - Câmpus Erechim Curso de Administração e Comércio Internacional

40 IFRS - Câmpus Erechim Curso Técnico em Vestuário

Curso Superior em Design de Moda

70 32

FAE - Erechim Curso de Design 40

Faculdade IDEAU - Getúlio Vargas Curso Superior em Design de Moda

40 Senai - Erechim Corte e Costura Industrial

Costura para Lingerie Modelagem Industrial Têxtil

Conforme a demanda Fonte: Adaptado de SINDIVEST (2013).

(12)

12 pouca oferta de cursos específicos nas instituições listadas demonstra a existência da demanda de formação de profissionais com esse perfil.

(13)

3. PERFIL DO CURSO

O Curso Técnico em Modelagem do Vestuário apresenta como perfil a formação de profissionais capazes de interpretar e desenvolver modelagens, considerando os requisitos estéticos, ergonômicos, funcionais e simbólicos. Assim como, firmar compromissos éticos, sociais, políticos, econômicos e ambientais, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional.

Neste sentido, o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário está alicerçado no conhecimento científico e tecnológico, com ênfase na relação teoria-prática, bem como na necessidade constante de formação e atualização. Portanto, o curso tem como fundamento a reflexão sobre o contexto socioeconômico no qual está inserido o profissional, para que a sua intervenção aconteça de forma responsável e comprometida com o desenvolvimento social, de modo geral, e com a área de Modelagem.

3.1 OBJETIVOS DO CURSO

3.1.1 Objetivo Geral

O objetivo geral do curso é formar profissionais qualificados para atuar no setor de modelagem na indústria do vestuário, aptos a interpretar e desenvolver modelagens considerando requisitos estéticos, ergonômicos, funcionais e simbólicos.

3.1.2 Objetivos Específicos

• Oferecer condições formativas necessárias para que o técnico em modelagem seja capaz de elaborar diagramas e bases de moldes seguindo as especificações técnicas para o desenvolvimento de modelagens;

• Desenvolver a capacidade de interpretar imagens, desenhos técnicos e ilustrações possibilitando ao profissional de modelagem conhecimento suficiente para comunicar-se com as demais áreas do decomunicar-senvolvimento de produtos.

(14)

14 • Promover conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento de modelagens do

vestuário através das técnicas bidimensionais e tridimensionais;

• Conferir ao técnico em modelagem subsídios necessários para que o mesmo possa preparar os moldes para o setor de corte, com as indicações e marcações necessárias para a montagem de peças do vestuário;

• Formar um profissional apto a desenvolver habilidades de montagem de peças do vestuário, com enfoque especial às técnicas, processos e tecnologias de produção; • Proporcionar competências necessárias ao profissional para que o mesmo possa

avaliar os requisitos ergonômicos e funcionais desenvolvidos em um produto de moda. • Desenvolver a interdisciplinariedade durante todo o processo formativo, com vistas à aplicação de conhecimentos de diferentes áreas do saber para o desenvolvimento de projetos de modelagens do vestuário.

3.2 CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O Técnico em Modelagem do Vestuário poderá atuar em indústria de confecção do vestuário, atelier de costura, empresa de desenvolvimento de produtos e como prestador de serviço de forma autônoma.

3.3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL - PERFIL DO EGRESSO

A formação do Técnico em Modelagem do Vestuário deverá pautar-se na construção de conhecimentos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

 Interpretar e desenvolver modelagens considerando os conceitos ergonômicos e fun-cionais;

 Acompanhar as equipes de trabalho que atuam no setor de modelagem e prototipia, visando o desenvolvimento de peças do vestuário conforme o projetado;

 Acompanhar o processo de confecção do produto do vestuário, sob a perspectiva da modelagem;

 Operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário, considerando os procedimentos de manutenção, regulagem dos

(15)

diversos tipos de máquinas e equipamentos de costura;

 Avaliar a viabilidade de produção do produto do vestuário, sob a perspectiva ergonômica, funcional;

 Executar as funções profissionais considerando os princípios éticos, sociais, ambientais, políticos e econômicos;

 Construir bases aplicando técnicas bidimensionais e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário;

(16)

3.4 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PERFIL DE FORMAÇÃO

(17)

4. CURRÍCULO

O Currículo do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), na Legislação Básica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Além disso, pauta-se nos ordenamentos da Instituição.

4.1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A Matriz Curricular do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário, contempla 864 horas, e está organizada em disciplinas distribuídas em três semestres letivos, de forma a atender os objetivos propostos para a formação.

A organização metodológica é voltada para a construção de conhecimentos através da contextualização, interdisciplinaridade, projetos, visitas técnicas e integração entre teoria e vivência da prática, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso. As disciplinas têm como objetivo desafiar o discente na busca de soluções para a construção do seu próprio conhecimento.

Dessa forma, a organização curricular compreende disciplinas com o objetivo de oferecer conteúdos conceituais (saber conceitos, fatos e princípios), conteúdos procedimentais (saber fazer). Da mesma maneira, como forma de sintetizar e integrar os conhecimentos construídos no decorrer do processo formativo, desenvolve-se Projetos Integradores nos dois primeiros semestres do Curso e o Trabalho de Conclusão de Curso no último semestre.

O projeto prevê ainda a discussão de temas transversais, como a cultura afro-brasileira, a gestão ambiental, os direitos humanos, entre outros, inseridos nas disciplinas. O tema relativo à cultura afro-brasileira e africana e a questão dos direitos humanos serão abordados de forma interdisciplinar nas disciplinas: Projeto Integrador I, Projeto Integrador II e Trabalho de Conclusão de Curso. O conteúdo de gestão ambiental está previsto de forma interdisciplinar nas disciplinas de Materiais e Processos Têxteis e Risco e Corte.

Portanto, é um processo contínuo, que envolve atividades voltadas à pesquisa, interdisciplinaridade e também práticas laboratoriais, de modo a vincular os pressupostos teóricos e metodológicos aos princípios práticos, estabelecendo uma relação efetiva para a

(18)

18 construção do conhecimento. Sendo assim, contempla-se, fundamentalmente, no decorrer do processo formativo, os princípios científicos e tecnológicos, associados aos pressupostos metodológicos da análise, reflexão e da resolução de situações problemas.

De tal modo, a organização curricular torna-se dinâmica e flexível, possibilitando novos modos e ritmos de acesso e apropriação do conhecimento e atendendo às necessidades e peculiaridades do mundo do trabalho.

4.2 MATRIZ CURRICULAR

Semestres Nº Disciplinas C/H Pré-requisitos

1 Modelagem I 72

2 Técnicas de Montagem I 72

3 Materiais e Processos Têxteis- MPTEX 36

4 Desenho e Ficha Técnica 36

5 Projeto Integrador I: Modelagem 72 Carga horária total do semestre: 288

6 Modelagem II 72 1

7 Técnicas de Montagem II 72 2

8 Risco e Corte 72

9 Projeto Integrador II: Modelagem 72 5

Carga horária total do semestre: 288

10 Modelagem III 72 1 e 6

11 Técnicas de Montagem III 72 2 e 7

12 Modelagem Automatizada 72 1, 6 e 8

13 Trabalho de Conclusão de Curso* 72 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 Carga horária total do semestre: 288

Total de horas do Curso 864

* Para cursar a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, além dos pré-requisitos indicados, o aluno deverá estar matriculado ou ter concluído com aprovação as demais disciplinas do 3º semestre.

(19)

4.3 EMENTÁRIOS E BIBLIOGRAFIAS

1º Semestre Nº 1 Modelagem I Carga horária: 72 h

Ementa

Desenvolvimento de diagramas e moldes básicos do corpo feminino, masculino e infantil para tecido plano e de malharia com aplicação de princípios ergonômicos, com elaboração de ficha técnica.

Bibliografia Básica

DUARTE, Sônia; SAGGESE, Silvia. Modelagem Industrial Brasileira. 5° ed. Rio de Janei-ro: Ed.Vozes, 2010.

ROSA, Stefania. Alfaiataria: modelagem plana masculina. 3° ed. São Paulo: SENAC, 2012. SABRÁ, Flávio. Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. Estação das Letras e Co-res, 2009.

Bibliografia Complementar

DUARTE, Sonia. MIB: Modelagem Industrial Brasileira - Tabelas De Medidas. Rio de Janeiro: Guarda Roupa, 2012.

FULCO, Paulo de Tarso; Silva, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana feminina. São Paulo: SENAC, 2003.

FULCO, Paulo de Tarso; Silva, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana masculina. Senac Nacional, 2003.

ABNT NBR 16060:2012. Referenciais de medidas do corpo humano - Vestibilidade para homens corpo tipo normal, atlético e especial. Rio de Janeiro: ABNT 09/04/2012.

ABNT NBR 15800: 2009. Vestuário Referenciais de medidas do corpo humano -Vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

1º Semestre Nº 2 Técnicas de Montagem I Carga horária: 72 h

Ementa

Conhecimento, controle e manuseio de máquinas de costura industrial, reta, overlock, e galoneira. Compatibilidade e aplicação de agulhas, pontos e tecidos, com exercícios práticos operacionais de costura e confecção das bases do corpo, elaboração de ficha técnica.

Bibliografia Básica

REVISTA MANEQUIM. Guia completo da Costura. São Paulo: Editora Abril, 7° edição, 2012.

SMITH, ALISON. Costura Passo a Passo. São Paulo: Editora Publifolha, 1° edição, 2012. SMITH, ALISON. Corte e Costura. São Paulo: Editora Publifolha, 1° edição, 2012. Bibliografia Complementar

OLIVETE, ANA LUIZA. Fundamentos de Costura - Acabamentos. São Paulo: LK Editora, v.2.

(20)

20 READER’S DIGEST. A Bíblia da Costura: o passo a passo de técnicas para fazer roupas e acessórios. Rio de Janeiro, Agir Editora, 1° edição,2009.

ARRUDA, KÁTIA OLIVEIRA; OLIVETE, ANA LUIZA; PEREIRA, PAULA VIRGÍNEA DE BRITTO LOPES. Fundamentos da Costura: princípios básicos. Brasília. LK Editora, 2° edição, 2010.

REVISTA MANEQUIM. Guia Completo da Costura. São Paulo. Editora Abril, 4° edição, 2012.

REVISTA MANEQUIM. Guia Completo da Costura. São Paulo. Editora Abril, 8° edição, 2012.

1º Semestre Nº 3 Materiais e Processos Têxteis-MPTEX

Carga horária: 36 h

Ementa

Fibras têxteis: classificação, propriedades e características. Fiação. Tecidos planos. Tecidos de malha. Classificação técnica de fios e tecidos.

Bibliografia Básica

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2009.

PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.

SISSONS, Juliana. Fundamentos de design de moda: malharia. Tradutor: Bruna Pacheco. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Bibliografia Complementar

BRAHIC, Marylène. A tecelagem. Tradução Iolanda Saló. Lisboa: Estampa, 1998. CALAGE, Eloi. Fios e fibras. Rio de Janeiro: Senac, 2002.

ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis. ABTT e a indústria têxtil: 50 anos de historia da ABTT. Edgar Blucher.

KRASSIG, HANS A.; LENZ, JURGEN AND MARK, HERMAN F. Fiber Technology New York: Marcel Dekker, 1984.

UDALE, Jenny. Fundamentos de design de moda: tecidos e moda. Tradução Edson Furmankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009.

1º Semestre Nº 4 Desenho e Ficha Técnica Carga horária: 36 h

Ementa

Desenho planificado do produto. Ficha técnica completa (criação, modelagem e costura). Bibliografia Básica

FEYERABEND, F.V. Ilustração de moda. 1° ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.

LEITE, Adriana Sampaio; VELLOSO, Marta Delgado. Desenho técnico de roupa feminina. 3. ed. Rio de Janeiro: Senac, 2009.

(21)

do Livro, 2013

Bibliografia Complementar

ABLING, Bina. Desenho de Moda, 1° ed. São Paulo: Blucher, 2011,vol 1. _______, Bina. Desenho de Moda, 1° ed. São Paulo: Blucher, 2011,vol 2.

CANAL, M. F.; MARTIN, G. Dibujo para deseñadores de moda. 2. ed. Barcelona: Parramon Espanha, 2008.

SILVA, Arlindo. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

LAFUENTE, Maite M. Ilustracion de Moda: Dibujo Plano. 1° ed., Madri: Ilustbooks, 2011.

1º Semestre Nº 5 Projeto Integrador I: Modelagem Carga horária: 72 h

Ementa

Conceitos de ergonomia, antropometria e modelagem, com estudo de usabilidade e conforto. Desenvolvimento de modelagem, confecção e análise da peça piloto, considerando fatores de usabilidade e conforto e elaboração da ficha técnica.

Bibliografia Básica

ABNT NBR 16060:2012. Referenciais de medidas do corpo humano - Vestibilidade para homens corpo tipo normal, atlético e especial. Rio de Janeiro: ABNT 09/04/2012.

ABNT NBR 15800: 2009. Vestuário - Referenciais de medidas do corpo humano Vestibilidade de roupas para bebê e infantojuvenil. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

DUL, Jan; VEERDMEESTER, Bernard. Ergonomia Prática. São Paulo. 3° ed.. Rio de Janeiro: Edgard Blüeher, 1995.

Bibliografia Complementar

CAVALHEIRO, Rosa Marli; SILVA, Rosa Lúcia de Almeida. Moldes Femininos: noções básicas. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.

DUARTE, Sônia; SAGGESE, Silvia. Modelagem Industrial Brasileira Saias. 3° ed. Rio de Janeiro: Guarda Roupa, 2009.

FISCHER, Anette. Construção do Vestuário. Porto Alegre: Ed. Bookmam, 2010.

MONT'ALVAO, Claudia. Design Ergonomia Emoção. 1°ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2008.

GRAVE, Maria de Fátima. A Moda e a Ergonomia do Hemiplégico. São Paulo: Escrituras, 2010.

2º Semestre Nº 6 Modelagem II Carga horária: 72 h

Ementa

Interpretação de modelagem feminina, masculina e infantil para tecido plano e de malharia com aplicação de princípios ergonômicos, com elaboração de ficha técnica.

(22)

22

OSÓRIO, Ligia. Modelagem, organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul: Educs. 2007.

FRAGA, Geraldo Fortunato. O pulo do Gato: modelagem industrial feminina. Casa oito. 2012.

FULCO, Paulo de Tarso; Silva, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana masculina. Senac Nacional.2003.

Bibliografia Complementar

SATO, Hisato. Drapeados: a arte de modelar roupas. Gustavo Gilli. 2014.

ARMSTRONG, Helen Joseph. Patternmaking For Fashion Design. Prentice Hall. 2000. NAKAMICHI, Tomoko. Pantter Magic: tecidos elásticos. Gustavo Gilli. 2014.

HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção industrial. Ed. Feevale, 2005.

CAVALHEIRO, Rosa Marli; SILVA, Rosa Lúcia de Almeida. Moldes Femininos: noções básicas. Ed. Senac Nacional. Rio de Janeiro, 2004.

2º Semestre Nº 7 Técnicas de Montagem II Carga horária: 72 h

Ementa

Conhecimento e manuseio de máquinas de costura industriais básicas e especiais. Confecção de peças do vestuário, com elaboração de ficha técnica.

Bibliografia Básica

REVISTA MANEQUIM. Guia Completo da Costura. São Paulo. Editora Abril, 3° edição, 2012.

BIAVATTI, JULYANA SALETE. Tecnologia da Costura. Curitiba. Editora do Livro Técnico, 1° edição, 2014.

OLIVETE, ANA LUIZA. Fundamentos da Costura – Montagem. Brasília. LK Editora, 2° edição, 2011.

Bibliografia Complementar

SMITH, ALISON. O Grande Livro da Costura. São Paulo. Editora Publifolha, 1° edição, 2013.

CHRIS JEFFREYS. Manual Completo da Costura. Madrid - Espanha. Editora El Drac, 1° edição, 2005.

OLIVETE, ANA LUIZA. Confecção de Moda Íntima. Brasília. LK Editora, 2° edição, 2010. REVISTA MANEQUIM. Guia Completo da Costura. São Paulo. Editora Abril, 5° edição, 2012.

REVISTA MANEQUIM. Guia Completo da Costura. São Paulo. Editora Abril, 6° edição, 2012.

2º Semestre Nº 8 Risco e Corte Carga horária: 72 h

Ementa

(23)

Bibliografia Básica

FISCHER, Anette. Construção de vestuário. Porto Alegre: Bookmam, 2010.

SABRÁ, Flávio (Org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

DUARTE, Sonia. MIB - Modelagem Industrial Brasileira: Tabelas de Medidas. São Paulo: Guarda Roupa, 2012.

Bibliografia Complementar

PESSOA, Marilia. Modelagem plana masculina: métodos de modelagem. São Paulo: Senac, 2007.

FULCO, Paulo de Tarso; SILVA, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana feminina; Rio de Janeiro: ED. Senac Nacional, 2003.

OSÓRIO, Ligia. Modelagem organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007.

UDALE, Jenny. Fundamentos de design de moda: tecidos e moda. Tradução Edson Furmankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009.

PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.

2º Semestre Nº 9 Projeto Integrador: Modelagem II Carga horária: 72 h

Ementa

Estudo de formas, volumes e proporções, com a interpretação de modelos aplicando técnicas de modelagem tridimensional como ferramenta para o desenvolvimento de um produto de moda.

Bibliografia Básica

DUBURG, Annete e TOL, Rixt Van der. Moulage: Arte e Técnica no Design de Moda. Porto Alegre: Editora Bookman. 1° Ed., 2012.

NAKAMICHI, Tomoko. Pattern Magic: tecidos elásticos. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. GRAVE, Maria de Fátima. Modelagem Tridimensional Ergonômica. São Paulo: Escrituras, 2010.

Bibliografia Complementar

AMADEN, Crawford Connie. The Art of Fashion Draping. New York: Fairchild Pubns; 2nd edition, 1999.

ARMSTRONG, Helen Joseph. Patternmaking For Fashion Design. 5° ed., New Jersey: Prentice- Hall, 2010

JAFFE,Hilde; RELIS, Nurie. Draping for Fashion Design. New Jersey: Prentice Hall; 3rd edition, 2000.

SATO, Hisato. Drapeados: a arte de modelar roupas. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. NAKAMICHI, Tomoko. Pattern Magic: a magia da modelagem. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.

(24)

24 Ementa

Graduação de moldes básicos e interpretados. Interpretação de modelagem com aplicação de princípios ergonômicos. Elaboração de ficha técnica.

Bibliografia Básica

ALDRICH, Winifred,. Modelagem Plana para Moda Feminina. Porto Alegre: Bookman. 2014.

DUARTE, Sonia. MIB: Modelagem Industrial Brasileira - Tabelas De Medidas. São Pau-lo: Guarda Roupa, 2012.

DUARTE, Sônia; SAGGESE, Silvia. Modelagem Industrial Brasileira – Saias. São Paulo: Cleo Rodrigues, 2009.

Bibliografia Complementar

FULCO, Paulo de Tarso; SILVA, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana feminina. Senac Nacional .2003.

SATO, Hisato. Drapeados: a arte de modelar roupas. São Paulo:Gustavo Gilli. 2014. OSÓRIO, Ligia. Modelagem organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007.

SABRA, Fabio. Modelagem -Tecnologia em Produção de Vestuário. São Paulo: ed. Estação das Letras, 2009.

NAKAMICHI, Tomoko. Pantter Magic: a magia da modelagem. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.

3º Semestre Nº 11 Técnicas de Montagem III Carga horária: 72 h

Ementa

Manuseio de máquinas de costura industriais básicas e especiais. Confecção de peças do ves-tuário com aplicação de conceitos principais de qualidade para este setor. Elaboração de ficha técnica.

Bibliografia Básica

ARRUDA, Káthia Oliveira; OLIVETE, Ana Luiza; PEREIRA, Paula Virgínia de Britto Lopes. Confecção de Moda Íntima. 2° ed. Brasília: LK Editora, 2010.

CABRAL DE MELO, Rosa. Os segredos e a arte de costurar. São Paulo. Editora Quenn Books, 1° edição, 2013.

OLIVETE, Ana Luiza. Fundamentos de Costura – Acabamentos, Brasília, LK Editora, 2° edição, 2011.

Bibliografia Complementar

MALUF, ERALDO; KOLBE WOLFANG. Dados técnicos para indústria têxtil. São Paulo. Editora Abit, 2003, 2° edição.

ABRANCHES, Gerson Pereira. Manual de gerência da confecção. Rio de Janeiro. Editora SENAI, 1996, 1° edição.

EISSLER, Roberto João; AUED, Bernardete Wrublevski. Alfaiates Imprescindíveis: imigração, trabalho e memória. São Paulo. Design Editora, 2006, 1° edição.

(25)

BARRETO, A.A.M. Qualidade e produtividade na indústria de confecções: uma questão de sobrevivência. Londrina: Editora Midiograf, 1997, 1° edição.

SOARES, S.A.V. O corte sem cálculos: sua técnica e sua arte. São Paulo. Editora Ana Rosa, 1977, 2° edição.

3º Semestre Nº 12 Modelagem Automatizada Carga horária: 72 h

Ementa

Modelagem avançada: traçados, interpretação e graduação de moldes em software específico. Bibliografia Básica

ADUBURG, Annette; TOL, Rixt van der. Moulage: Arte e Técnica no design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2012

SABRÁ, Flávio (Org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Esta-ção das Letras e Cores, 2009.

HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção in-dustrial. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.

Bibliografia Complementar

PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.

ARMSTRONG, Helen Joseph. Pattern making for fashion design. [S.l.]: Pearson Education, 2005.

TREPTOW, Dóris. Inventando moda: planejamento de coleção. 4. ed. Brusque: Ed. do Autor, 2007.

CHATAIGNIER, G. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2009.

DUARTE, Sônia; SAGGESE, Silvia. Modelagem Industrial Brasileira - Saias. São Paulo: ed. Cleo Rodrigues, 2009.

3º Semestre Nº 13 Trabalho de Conclusão de Curso Carga horária: 72 h

Ementa

O Trabalho de Conclusão de Curso possuirá caráter sistêmico e interdisciplinar, contemplando a interpretação de um look de moda, sendo um produto aplicando a modelagem tridimensional e o outro produto em modelagem plana, e ambas devem ser digitalizadas, graduadas, sendo realizado o planejamento de encaixe, risco e corte, confecção de peças, ficha técnica completa e a apresentação em desfile.

Bibliografia Básica

DUARTE, Sônia; SAGGESE, Silvia. Modelagem Industrial Brasileira. 5° ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção in-dustrial. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.

(26)

26 OSÓRIO, Ligia. Modelagem organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007.

Bibliografia Complementar

ALDRICH, Winifred. Modelagem Plana: para moda feminina. 5° ed..Porto Alegre: Bookman, 2013.

FRAGA, Geraldo Fortunato. O pulo do Gato: modelagem industrial feminina. São Paulo: Emporio do Livro, 2012.

FULCO, Paulo de Tarso; SILVA, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana feminina. Rio de Janeiro; ED. Senac Nacional, 2003.

FULCO, Paulo de Tarso; SILVA Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana masculina. Rio de Janeiro; ED. Senac Nacional, 2003.

ROSA, Stefania. Alfaiataria: modelagem plana masculina. 3° ed. Rio de Janeiro: Editora SENAC Nacional, 2012.

(27)

5. ESTÁGIO CURRICULAR, PROJETO INTEGRADOR E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

No Curso Técnico em Modelagem do Vestuário não será realizado Estágio Curricular Obrigatório. Os estágios poderão ser desenvolvidos eventualmente pelos alunos.

A fim de concluir o Curso, o aluno deverá integralizar a matriz curricular do curso e desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso. Os procedimentos para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, deverão ser normatizados em Manual específico. Contudo, faz-se importante apresentar as diretrizes gerais para os Projetos Integradores e para o Trabalho de Conclusão de Curso proposto para o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário. Com relação ao desenvolvimento das disciplinas denominadas Projetos Integradores I e II, as mesmas serão interdisciplinares com as disciplinas do semestre corrente.

O Trabalho de Conclusão de Curso é fundamental como requisito para a formação do aluno, pois tem por objetivo desenvolver trabalho interdisciplinar aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso. O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular, será realizado no 3º semestre, contemplando 72 horas.

Estará apto a matricular-se na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso o aluno que tiver concluído com aprovação as disciplinas do 1º e 2º semestre e que estiver matricula-do nas disciplinas matricula-do 3º semestre, ou já as tenha concluímatricula-do.

(28)

28 6. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO

A organização didático-pedagógica do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário deverá estar em consonância com a legislação vigente e com os ordenamentos internos da Instituição.

Em especial, o regime de frequência e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, fundamentais na organização didático-pedagógica do Curso, serão normatizados em documento específico da instituição. Contudo, faz-se importante apresentar as diretrizes gerais para a metodologia do ensino, para o regime de frequência e para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem propostos para o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário.

6.1 METODOLOGIA DE ENSINO

A metodologia definida para desenvolver as atividades do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário está comprometida com a interdisciplinaridade, vinculando os pressupostos teóricos aos princípios práticos (práticas laboratoriais, desenvolvimento de projetos integradores e projetos de conclusão), estabelecendo uma relação efetiva para a construção do conhecimento. Desta forma, será viabilizado o diálogo entre as disciplinas que integram a matriz curricular, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e para a construção da autonomia intelectual dos estudantes.

O curso tem um enfoque técnico, entretanto, tem como base, as teorias fundamentais da área do vestuário, para contemplar uma formação crítica e ética, buscando fomentar o senso crítico do sujeito em formação. Além disso, as práticas metodológicas do curso estão ancoradas na interação professor-aluno mediada pelo conhecimento científico e pela realidade social, contemplando trabalhos práticos e teóricos.

Sendo assim, busca-se o desenvolvimento do espírito científico e tecnológico e a formação do sujeito-cidadão, profissional contextualizado com a realidade do mundo do trabalho. Para tanto, o curso busca apoio nos fundamentos ético-políticos, epistemológicos e didático-pedagógicos como norteadores das práticas e ações educativas para o cumprimento de seus objetivos.

(29)

6.2 REGIME DE FREQUÊNCIA

O Regime de Frequência é o princípio básico do processo de ensino-aprendizagem do Curso, que tem por fundamento o vínculo professor-aluno e aluno-aluno. A presença do aluno às aulas é fundamental para a sistematização do trabalho, e, dessa forma, através de oportunidades significativas, torna-se possível a construção de conhecimento, cultura e cidadania.

Assim, deverá ser observado o percentual mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência da carga horária de cada disciplina para a integralização da matriz curricular do Curso.

6.3 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A compreensão de avaliação, que baliza o processo ensino-aprendizagem do Curso, centra-se no movimento de ação-reflexão-ação, primando pela participação de todos os sujeitos envolvidos.

A avaliação da aprendizagem é contínua, cumulativa e diagnóstica, consistindo num conjunto de ações que permitem analisar e compreender a constituição dos saberes adquiridos pelo aluno, visando o planejamento de novas ações para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a prevalência será dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

No que tange aos aspectos qualitativos, dever-se-á ter como princípio básico o respeito à diversidade de características e de ritmos de aprendizagem, possibilitando ao aluno que não alcançou os objetivos propostos, novas oportunidades para construção do conhecimento.

Por sua vez, no que tange aos aspectos quantitativos, a expressão dos resultados da aprendizagem será por meio de notas, numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). A nota final será resultado das várias atividades desenvolvidas e dos instrumentos avaliativos aplicados. A nota será expressa através da somatória das avaliações realizadas no decorrer do semestre.

Dessa maneira, considerando os aspectos qualitativos e os quantitativos, dar-se-á ênfase a estudos de recuperação, realizados paralelamente ao período letivo.

Para fins de aprovação, será observada, além da frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), a nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina, para

(30)

30 a integralização da matriz curricular do Curso.

A avaliação do processo ensino-aprendizagem, descrita acima está regulamentada em normativa própria do câmpus, onde também constam os instrumentos avaliativos, a proposta de recuperação e a expressão dos resultados.

A avaliação do processo ensino-aprendizagem será regulamentada pela Organização Didática do IFRS.

6.4 ADAPTAÇÕES CURRICULARES

Aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação serão realizadas adaptações nos currículos, métodos, técnicas e recursos educativos para atender às suas necessidades visando promover a aprendizagem, conforme previsto na LDB nº 9394/96, artigo 59, Inciso I. Ressalta-se, que serão analisadas as condições específicas de cada aluno, considerando as questões de segurança e as suas limitações.

Conforme Glat(2007), adaptações curriculares “São ajustes realizados no currículo para que ele se torne apropriado ao acolhimento das diversidades do alunado – currículo verdadeiramente inclusivo; currículo dinâmico”.

(31)

7. CORPO DOCENTE E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Erechim, conta com um corpo docente e técnico-administrativo, conforme descrito nos itens subsequentes, que direta ou indiretamente estão ligados ao Curso Técnico em Modelagem do Vestuário.

7.1 CORPO DOCENTE

Professores efetivos do IFRS Câmpus Erechim

Nome Formação

Airton Campanhola Bortoluzzi Graduação: Engenharia Química Graduação: Engenharia Mecânica

Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho Mestrado: Engenharia de Produção

Doutorado: Engenharia de Alimentos (em andamento) Alisson Dalsasso Corrêa de Souza Graduação: Engenharia Elétrica e Mecânica – Controle e

Automação

Mestrado: Engenharia Mecânica – Projeto de Sistemas Mecânicos

Doutorado: Engenharia Mecânica Andre Luiz Bedendo Graduação: Licenciatura Matemática

Especialização: Matemática Aplicada Mestrado: Modelagem Matemática Andreia Mesacasa Graduação: Moda: Estilismo

Especialização: Moda, Criação e Produção Mestrado: Desenvolvimento Regional

Andressa Sausen de Freitas Graduação: Farmácia e Bioquímica - Análises Clínicas Mestrado: Bioquímica Toxicológica

Doutorado: Ciências Biológicas - Bioquímica Toxicológica Angelita Freitas da Silva Graduação: Administração

Especialização: Administração com ênfase em Marketing Mestrado: Administração - Estratégia e Competitividade Camila Carmona Dias Graduação: Bacharelado em Moda

Especialização: Moda: Produto e Comunicação Mestrado: Educação

Carlos Frederico de Oliveira Cunha

Graduação: Ciências Econômicas

Especialização: Sociedade e Agricultura no Brasil Mestrado: Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Celso Antônio Dors Graduação: Técnicas Agropecuárias

(32)

32 Docentes

Mestrado: Fitotecnia

Daniel Pires Nunes Graduação: Engenharia Elétrica

Graduação: Licenciatura Programa Especial de Formação Pedagógica

Especialização: Engenharia de Segurança Mestrado: Filosofia (em andamento) Dario Lissandro Beutler Graduação: Informática

Especialização: Sistemas de Informações Mestrado: Ciências da Computação Doutorado: Educação (em andamento) Demian Boaroli Graduação: Tecnólogo em Eletromecânica

Especialização: Engenharia de Manutenção Industrial Eduardo Angonesi Predebon Graduação: Administração

Graduação: Ciências Jurídicas e Sociais Mestrado: Administração

Doutorado: Administração

Enildo de Matos de Oliveira Graduação: Engenharia Industrial Mecânica

Mestrado: Engenharia Mecânica: Análise e Projeto Mecânico

Ernani Gottardo Graduação: Informática

Especialização: Gestão em Tecnologias da Informação Mestrado: Computação

Everton Farina Graduação: Engenharia da Produção Mecânica Mestrado: Engenharia Mecânica

Fábio Luis Knewitz Graduação: Engenharia Metalúrgica

Mestrado: Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

Doutorado: Ciência e Engenharia de Materiais (em andamento)

Fernanda Caumo Theisen Graduação: Tecnologia em Confecção Têxtil Especialização: Marketing de Moda

Mestrado: Design (em andamento)

Guilherme Barcellos de Moura Graduação: Farmácia e Bioquímica - Tecnologia de Alimentos

Mestrado: Ciência e Tecnologia de Alimentos João Rogério Machado Pereira Graduação: Engenharia Mecânica

Graduação: Formação Pedagógica de Docentes

Mestrado: Engenharia - Energia, Ambiente e Materiais Doutorado: Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (em andamento)

José Antônio Sala Graduação: Engenharia Mecânica

Mestrado: Engenharia Agrícola - Mecanização Agrícola Juliana Flach Graduação: Licenciatura e Bacharelado em Ciências

Biológicas

Mestrado: Microbiologia Agrícola e do Ambiente Doutorado: Microbiologia Agrícola e do Ambiente (em

(33)

andamento)

Julio Americo Faitão Graduação: Administração

Especialização: Gestão Empresarial

Mestrado: Administração - Gestão Moderna de Negócios Doutorado: Engenharia de Alimentos (em andamento) Julio Cesar dos Santos Graduação: Engenharia Mecânica

Mestrado: Engenharia Mecânica

Keila Cristina da Rosa Graduação: Administração de Empresas

Especialização: Gestão e Planejamento Tributário Mestrado (em andamento): Administração - Gestão das Organizações

Keila Marina Nicchelle Graduação: Tecnologia em Confecção Têxtil

Especialização: Processos de Produção do Vestuário Especialização: Desenvolvimento de Produto de Moda Mestrado: Design - Design Estratégico

Doutorado: Design (em andamento) Leonardo Souza da Rosa Graduação: Engenharia de Alimentos

Mestrado: Engenharia e Ciência de Alimentos Doutorado: Engenharia e Ciência de Alimentos Lidiane Zambenedetti Graduação: Ciências Contábeis

Especialização: Contabilidade Pública Luciano Aparecido Kempski Graduação: Tecnologia em Eletromecânica

Mestrado: Engenharia Agrícola

Doutorado: Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (em andamento)

Luiz Gustavo de Moura da Silva Barbosa

Graduação: Licenciatura em Física

Mestrado: Engenharia e Tecnologia de Materiais Doutorado: Ciências dos Materiais (em andamento) Marilia Assunta Sfredo Graduação: Engenharia de Alimentos

Mestrado: Engenharia Química Doutorado: Engenharia Química Marlice Salete Bonacina Graduação: Engenharia de Alimentos

Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional.

Mestrado: Engenharia e Ciência de Alimentos Doutorado: Ciência – Produção Animal Noemi Luciane dos Santos Graduação: Licenciatura em Letras

Especialização: Leitura, Análise e Produção Textual Mestrado: Linguística e Letras

Doutorado: Linguística e Letras

Norton Pizzi Manassi Graduação: Licenciatura em Matemática Mestrado: Ensino de Ciências e Matemática Raquel de Campos Graduação: Tecnologia em Moda e Estilo

Especialização: Processos de Produção do Vestuário Mestrado: Design e Marketing - Área de Especialização em Vestuário

(34)

34 Especialização: Engenharia de Produção e Manufatura Mestrado: Engenharia de Produção e Sistemas

Doutorado (em andamento): Engenharia da Produção e Sistemas

Sandro Luis Moresco Martins Graduação: Administração

Graduação: Formação de Professores para Ensino Mestrado: Engenharia da Produção

Silvana Saionara Gollo Graduação: Administração

Especialização: Estratégia Empresarial Especialização: Administração Marketing Mestrado: Economia Rural

Doutorado: Administração

Toni Luis Benazzi Graduação: Engenharia de Alimentos Mestrado: Engenharia de Alimentos Doutorado: Engenharia de Alimentos Valeria Borszcz Graduação: Engenharia de Alimentos

Graduação: Formação Pedagógica para Docentes Mestrado: Engenharia de Alimentos

Doutorado: Engenharia de Alimentos (em andamento) Valéria Espíndola Lessa Graduação: Licenciatura Matemática

Mestrado: Ensino da Matemática Doutorado (em andamento): Educação

Vania Goellner dos Santos Fante Graduação: Tecnologia em Produção do Vestuário Especialização: Moda: Modelagem e Ergonomia Vinicius Karlinski de Barcellos Graduação: Engenharia Metalúrgica

Mestrado: Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

Doutorado: Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

Professores substitutos do IFRS Câmpus Erechim.

Nome Formação

Aline Maria Rodrigues Machado Graduação: Design de Moda

Especialização: Moda, Criatividade e Inovação

Mestrado: Design

Aloísio Alexandre Kalinoski Graduação: Engenharia Mecânica

Cristiane Piovesan Graduação: Tecnologia em Confecção Têxtil Especialização: Desenvolvimento de Produto de Moda

Gema Luciane Agliardi Graduação: Ciência da Computação

Especialização: Gestão da Tecnologia da Informação

(35)

Mestrado: Ciências da Computação Jean Carlo de Almeida Rigo Graduação: Engenharia Elétrica

Graduação: Formação Pedagógica de Docentes (em andamento)

Marco Antônio Flores Graduação: Engenharia Mecânica

Especialização: Informática na Educação Especialização: Administração de Empresas Especialização: Educação Matemática (em andamento)

Paola Spilmann Bernardon Graduação: Administração Especialização: MBA Executivo Silvia Maria Preczevski Graduação: Administração de Serviços

Graduação: História (em andamento)

Especialização: MBA Executivo em Gestão Financeira e Controladoria

Tiago Galli Graduação: Engenharia Mecânica

Graduação: Licenciatura Matemática Especialização: Matemática e Física Professores temporários do IFRS Câmpus Erechim.

Nome Formação

Carlos André Morales Graduação: Administração de Empresas Graduação: Formação de Professores para Educação Profissional

Graduação: Ciências Contábeis (em andamento)

Especialização: MBA Gestão Estratégica de Custos

Especialização: EAD com ênfase na docência e na tutoria

Mestrado: Profissional em Administração Denise Pacheco Daris Graduação: Engenharia de Alimentos

Especialização: Tecnologia de Alimentos Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho

Mestrado: Engenharia (em andamento) Marcos Antonio Cezne Graduação: Bacharel em Administração

Especialização: Engenharia de Produção Naira Elizabete Barbacovi Graduação: Administração

Mestrado: Engenharia

(36)

36 Especialização: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Leitura e Produção de Textos

Mestrado: Letras

Suelen Rizzi Graduação: Produção de Vestuário

Especialização: Modelagem do Vestuário e Acessórios

Valeria Sousa Oliveira Graduação: Design de Moda

Especialização: Design de Moda (em andamento)

7.2. CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Técnicos Administrativos do IFRS Câmpus Erechim.

Nome Cargo

Adenilson Bueno dos Santos Administrador

Alessandra Tonin Incerti Técnica em Laboratório de Vestuário Alexandre Estive Malinowski Auditor

Andre Luciano Ciotta Analista de Tecnologia da Informação Artur da Silva Rossetto Técnico em Laboratório de Mecânica Caroline Garcia Samojeden Assistente em Administração

Catia Santin Zanchett Assistente em Administração Clarisse Hammes Perinazzo Pedagoga - Supervisão

Cristiane Camara Pedagoga- Administração Escolar

Dalvana Bueno Bastian Assistente em Administração Daniela Fatima Mariani Mores Pedagoga - Administração Escolar Débora Rodiguero de Andrade Auxiliar de Biblioteca

Denise Beatris Tonin Assistente em Administração Elisandra Aparecida Palaro Técnica em Assuntos Educacionais Emerson Rodrigo Gonçalves Leal Técnico em Laboratório de Mecânica

Fernanda Zatti Psicóloga

Fernando José Simplicio Técnico de Tecnologia da Informação

Flavia Garcez Auxiliar de Biblioteca

Helio Pomorski Assistente em Administração

Ivan José Suszek Assistente em Administração

Jaqueline Iaroszeski Assistente em Administração

Jéssica Petrykoski Técnico de Laboratório de Vestuário

João Marcelo Faxina Jornalista

Josiane Roberta Krebs Assistente em Administração Josiele Sfredo Michelin Pedagoga - Administração Escolar Juliana Carla Girotto Técnica em Assuntos Educacionais

(37)

João Marcelo Faxina Jornalista

Larissa Brand Back Assistente Social

Leonora Marta Devensi Assistente em Administração

Liane Sbardelotto Assistente de Alunos

Lidiane ZambenedettiLiane Contadora

Marcia Klein Zahner Pedagoga - Administração Escolar Marcia Maria Racoski Técnica em Assuntos Educacionais Marcio José de Oliveira Assistente em Administração Maria Ines Varela Paim Bibliotecária

Marília Balbinot Pavan Assistente em Administração

Marli Daniel Assistente em Administração

Marlova Elizabete Balke Técnica em Assuntos Educacionais Meroli Saccardo dos Santos Assistente em Administração Milene Mecca Hannecker Auxiliar de Biblioteca

Monalise Marcante Meregalli Técnica em Alimentos e Laticínios Natasha Finoketti Malicheski Assistente em Administração Regis Nogara dos Reis Assistente de Alunos

Roberta Rigo de Aguiar Assistente em Administração Rosicler Picoli Pawlak Assistente em Administração

Sonia Maria Tonial Auxiliar de Laboratório

Thiago Scandolara Assistente em Administração

Tiago de Paulo Leão Assistente em Administração

(38)

38 8. ESTRUTURA FÍSICA

Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Erechim, conta com uma estrutura Física, conforme descrito nos itens subsequentes, que direta ou indiretamente atenderá ao Curso Técnico em Modelagem do Vestuário. O IFRS Câmpus Erechim ocupa atualmente três prédios (Bloco 1, Bloco 2 e Bloco 4), onde estão situadas salas de aula, laboratórios e a biblioteca. Além destes, encontra-se em construção o Bloco 3 que abriga salas de aula e laboratórios, com término da obra previsto para o presente ano.

8.1 ESPAÇO FÍSICO

Espaço físico do Prédio 1 do IFRS Câmpus Erechim:

Área (m2) Descrição

533,21 07 Salas de aula

199,2 05 Laboratórios de informática (1 em fase de implantação) 223,92 04 Laboratórios de vestuário

363,58 07 Laboratórios de mecânica

990,97 Áreas de convivência, circulação, banheiros e cozinha 498,97 Estrutura Administrativa

29,60 Vestiário terceirizados, guarita da vigilância Espaço físico do Prédio 2 do IFRS Câmpus Erechim:

Área (m2) Descrição 193,00 02 Salas de aula

193,00 02 Laboratórios de vestuário 207,70 01 Biblioteca

193,00 02 salas de estudo

(39)

Espaço físico do Prédio 3 do IFRS Câmpus Erechim (obra em fase de conclusão): Área (m2) Descrição

Subsolo (Área = 984.16m²)

129,96 01 Usina Piloto de Tecnologia de Leite e Derivados 119,05 01 Usina Piloto de Tecnologia de Carnes e Derivados

62,30 01 Usina Piloto de Tecnologia de Massas e Panifícios 61,85 01 Usina Piloto de Tecnologia Açucarados e Confeitaria 61,60 01 Usina Piloto de Tecnologia de Frutas e Hortaliças 62,15 01 Usina Piloto de Tecnologia de bebidas

23,87 02 Salas Escuras (ante sala)

23,85 02 Sanitários (masculino e feminino) 24,80 02 Vestiários (masculino e femenino) 24,60 01 Depósito

13,85 01 Depósito de resíduo 38,00 01 Reservatório

Pav. Térreo (Área = 1397.29m²)

744,52 12 Salas de Aula (aproximadamente 62,00 m², cada) 23,85 02 Banheiros (masculino e feminino)

36,10 01 Depósito

140,90 01 Saguão de circulação Pav. Superior (Área = 1304.16m²)

139,20 01 Laboratório de Microbiologia e Microscopia 96,65 01 Laboratório de Análise Sensorial

57,05 01 Laboratório de Química

83,90 01 Laboratório de Análise de Alimentos

55,80 01 Laboratório de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias 62,35 01 Laboratório de Tratamento de Resíduos

61,65 01 Laboratório Física, Físico-química e Termôdinamica 125,00 01 Auditório

23,85 02 Banheiros (masculino e feminino) 5,00 01 Cozinha

8,85 01 Sala de Coordenador 16,70 01 Sala de reunião 79,55 01 Sala de professores

(40)

40 12,25 01 Sala técnicos

10,85 01 Depósito

Espaço físico do Prédio 4 do IFRS Câmpus Erechim:

Área (m2) Descrição 449,53 07 Salas de aula 54,28 01 Laboratório de alimentos 49,20 01 Laboratório de vestuário 104,97 02 Auditórios 139,54 07 Salas de estudo 154,58 Estrutura Administrativa

662,38 Áreas de convivência, circulação, banheiros, cozinha, dep. material 8.2 LABORATÓRIOS

8.2.1 Laboratório de Informática 1-Bloco 1 Quantidade Descrição/equipamentos

33 Microcomputadores/monitores

33 Cadeiras

17 Mesas para computador

33 Pacote completo de softwares Autodesk 33 Softwrare EdgeCam

33 Software FluidSim Hidráulica 33 Software FluidSim Pneumática 33 Software Festo

1 Projetor Multimídia 1 Sistema de som 4.1 2 Ar condicionado Split

8.2.2 Laboratório de Informática 2-Bloco 1 Quantidade Descrição/equipamentos

33 Microcomputadores/monitores

33 Cadeiras

17 Mesa reta

(41)

33 Softwrare EdgeCam

33 Software FluidSim Hidráulica 33 Software FluidSim Pneumática 33 Software Festo

1 Projetor Multimídia 1 Sistema de som 4.1 2 Ar condicionado Split

8.2.3 Laboratório de Informática 3-Bloco 1 Quantidade Descrição/equipamentos

21 Microcomputadores/monitores

21 Cadeiras

11 Mesa reta

33 Pacote completo de softwares Autodesk 33 Softwrare EdgeCam

33 Software FluidSim Hidráulica 33 Software FluidSim Pneumática 33 Software Festo

1 Projetor Multimídia 1 Sistema de som 4.1 1 Ar condicionado Split

8.2.4 Laboratório de Informática 4-Bloco 1 Quantidade Descrição/equipamentos

45 Microcomputadores/monitores

45 Cadeiras

10 Bancadas sob medida

45 Pacote completo de softwares Autodesk 45 Softwrare EdgeCam

45 Software FluidSim Hidráulica 45 Software FluidSim Pneumática 45 Software Festo

1 Projetor Multimídia 1 Sistema de som 4.1

(42)

42 8.2.5 Laboratório de Informática 5-Bloco 1

Quantidade Descrição/equipamentos 33 Microcomputadores/monitores

33 Cadeiras

8 Bancadas sob medida 1 Projetor Multimídia 1 Sistema de som 4.1 1 Ar condicionado Split 1 Quadro Branco

33 Pacote completo de softwares Autodesk 33 Softwrare EdgeCam

33 Software FluidSim Hidráulica 33 Software FluidSim Pneumática 33 Software Festo

8.2.6 Laboratório de Desenho

Quantidade Descrição/equipamentos

32 Mesas de Desenho Medindo 1,00 M X 0,80 Cm

32 Cadeiras

01 Quadro de acrílico 32 Bonecos Articulados 32 Bonecas Femininas

32 Bonecas Femininas Negras 32 Bonecos masculinos

25 Cubos de acrílico para exposição 8.2.7 Laboratório de Modelagem Manual e Moulage

Quantidade Descrição/equipamentos 03 Manequins de draping infantil 18 Manequins de draping feminino 01 Projetor multi-mídia

01 Sistema de som 32 Mesas de Desenho

(43)

8.2.8 Laboratório de Corte

Quantidade Descrição/equipamentos 03 Armário para guardar materiais

01 Balança eletrônica, capacidade 250 kg, modelo B-530, marca Líder 01 Cadeira espaldar baixo

03 Luva de malha de aço inox 32 Cadeira ergonômica

30 Cronômetro

02 Máquina de cortar tecidos para fins industriais, lâmina vert., da marca Sun Special 5”

01 Balança de precisão

01 Máquina de cortar tecidos para fins industriais, lâmina vert., da marca Sun Special 8”

02 Armário alto, em formato de U, para exposição. 01 Provador para provas com espelho

16 Tesouras 8”.

01 Máquina enfestadeira com motor bivolt, marca Festemaq, modelo FX nº101 01 Máquina furadora de enfesto p/tecidos – quente e frio, 550 W, marca

Westman.

01 Mesa de corte, largura de 2,5x11m comprimento, MDF, marca Festmaq 01 Microcomputador

01 Monitor de vídeo

01 Plotter de fabricação nacional 205cm/70m² hora, marca Audaces, Jet Ultra205 XLY 01 Prensa Térmica Eletropneumática para etiquetas, bivolt, da marca Paulimaq

01 Máquina Fotográfica Digital 8 Megapixel 01 Digiflasch

02 Barra prendedora de enfesto 1,67 cm comprimento 10 Pesos prendedores de enfesto

04 Prendedor de enfesto

02 Máquina de corte para tecido 4”, lâmina redonda a disco

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos com este estudo mostram que a incorporação da perspetiva CTSA nos manuais escolares estudados não está ainda completamente conseguida, pois nem sempre, quer

Devido à grande disponibilidade de trabalhos de pesquisa que busca investigar o impacto da adoção do modelo de prêmios da qualidade sobre desempenho, proporciona o

6.2 Módulo de Módulo de Módulo de Módulo de procedimentos para procedimentos para procedimentos para procedimentos para homologação homologação homologação homologação

A espécie Isospora parnaitatiaiensis Silva, Rodrigues, Lopes, Berto, Luz, Ferreira, Lopes, 2015 foi identificada em dois diferentes hospedeiros da família Thamnophilidae,

Dias de Deus serem totalmente omissas em relação a este achado, assim como todas as fontes documentais rela- tivas à atividade arqueológica desenvolvida por esta dupla no

do quarteto de cordas”, pelo seu importantís‑ simo contributo para a fixação destes géne‑ ros, a verdade é que a música sacra não foi de forma nenhuma negligenciada ao longo

Adota o Formulário de Solicitação de Reconhecimento da Condição de Refugiado, o Formulário de Identificação de Familiares para Extensão dos efeitos da Condição de

A avaliação da disciplina baseia-se na realização de dois testes escritos ou exame e na realização de um trabalho individual.. Para obter frequência os alunos devem participar em