• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N.º 001/2010 CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROVA OBJETIVA: 20 de março de 2011 NÍVEL FUNDAMENTAL CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N.º 001/2010 CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROVA OBJETIVA: 20 de março de 2011 NÍVEL FUNDAMENTAL CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 001/2010–CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROVA OBJETIVA: 20 de março de 2011

NÍVEL FUNDAMENTAL

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1. Confira se a prova que você recebeu corresponde ao nível de escolaridade/cargo ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala.

2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 14:30h e término às 18:30h (horário local).

4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30.

5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção.

6. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação.

7. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul,

pois lápis não será considerado.

8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA.

9. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão.

10. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas.

11. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso.

12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, recebidos.

13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Câmara Municipal de Parauapebas o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital nº 001/2010.

Boa prova.

Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________

________________________________________

(2)
(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1 – QUESTÕES 01 a 07

Comer diante do computador aumenta o apetite

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Aquele lanchinho despretensioso em frente ao computador pode fazer muito mais mal à manutenção do peso do que o imaginado. Cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, descobriram que comer diante do PC deixa as pessoas muito mais propensas a "beliscar" durante o dia.

No estudo, voluntários receberam refeições de duas maneiras diferentes. O primeiro grupo jogava Paciência no computador enquanto comia; o segundo não tinha um computador à disposição.

Ao final do teste, os participantes do primeiro grupo estavam muito menos saciados do que os do segundo. Eles tiveram inclusive dificuldades em lembrar o que tinham comido. Meia hora depois, voltaram a comer ‒ lanches, desta vez ‒ em volume duas vezes superior aos demais.

A conclusão dos pesquisadores é que a atenção e a memória influenciam nosso apetite e que, portanto, fazer refeições distraidamente pode levar ao ganho de peso e à obesidade. "Esse trabalho indica que a cognição, a memória e a atenção, em particular, desempenham um papel importante no governo do apetite e tamanho das refeições de seres humanos", disse Jeff Brunstrom, líder do estudo.

O computador não está sozinho. Estudos anteriores já haviam comprovado que a TV também exerce efeitos similares sobre o apetite.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/comer-diante-do-computador-aumenta-o-apetite

16/12/2010 [com adaptações]

01. O objetivo central do texto “Comer diante do computador aumenta o apetite” é (A) informar os resultados de um estudo sobre o apetite dos seres humanos.

(B) apresentar instruções sobre o modo como as pessoas devem realizar suas refeições. (C) enumerar argumentos para provar a relação entre a obesidade e o uso de computadores.

(D) descrever, em detalhes, os efeitos produzidos pela cognição, memória e atenção sobre o hábito de “beliscar” entre as refeições.

02. Da leitura do texto, é possível concluir que

(A) assistir à televisão enquanto se come favorece a manutenção do peso. (B) lembrar o que se ingeriu na refeição anterior dificulta o controle do apetite. (C) a saciedade do apetite depende da atenção que se dá àquilo que se come.

(D) fazer pequenos lanches diante do computador permite que as pessoas tenham menos fome durante as refeições.

03. No enunciado “Esse trabalho indica que a cognição, a memória e a atenção, em particular, desempenham um papel importante” (linhas 14-15), a expressão sublinhada

(A) omite o papel da memória. (B) destaca apenas a cognição. (C) diminui a importância da atenção. (D) atribui igual importância aos três fatores.

04. No que se refere aos fatos de língua, é correto afirmar que

(A) há um numeral ordinal em “Meia hora depois, voltaram a comer” (linha 10). (B) o adjetivo “saciados” (linha 9) foi usado no grau superlativo de superioridade. (C) a palavra “despretensioso” (linha 1) é formada por derivação prefixal e sufixal.

(4)

05. O enunciado “Estudos anteriores já haviam comprovado que a TV também exerce efeitos similares sobre o apetite” (linhas 18-19) pode ser reescrito, sem alteração de sentido, da seguinte maneira:

(A) “Teorias anteriores já haviam comprovado que a TV também exerce efeitos limitados sobre o apetite”.

(B) “Pesquisas anteriores já haviam comprovado que a TV também exerce efeitos análogos sobre o apetite”.

(C) “Processos anteriores já haviam comprovado que a TV também exerce efeitos díspares sobre o apetite”.

(D) “Experiências anteriores já haviam comprovado que a TV também exerce efeitos heterogêneos sobre o apetite”.

06. Em relação às normas de pontuação, não é correto afirmar que

(A) os travessões introduzem um esclarecimento em “voltaram a comer – lanches, desta vez – em volume duas vezes superior” (linhas 10-11).

(B) as aspas destacam palavra usada em sentido diferente do original em “deixa as pessoas muito mais propensas a ‘beliscar’ durante o dia” (linha 4).

(C) as vírgulas isolam uma conjunção subordinativa no enunciado “e que, portanto, fazer refeições distraidamente pode levar ao ganho de peso e à obesidade” (linhas 13-14).

(D) o ponto-e-vírgula poderia ser substituído por dois-pontos em “O primeiro grupo jogava Paciência no computador enquanto comia; o segundo não tinha um computador à disposição” (linhas 5-7).

07. Em “Aquele lanchinho despretensioso em frente ao computador pode fazer muito mais mal à manutenção do peso” (linhas 1-2), a palavra destacada é

(A) aposto.

(B) adjunto adnominal. (C) predicativo do sujeito. (D) complemento nominal.

(5)

5 TEXTO 2 – QUESTÕES 08 a 15

Nos laços (fracos) da internet

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32

As redes sociais na internet congregam 29 milhões de brasileiros por mês. Nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Brasil têm o seu perfil estampado em algum site de relacionamentos. Elas usam essas redes para manter contato com os amigos, conhecer pessoas – e paquerar, é claro, ou bem mais do que isso [...].

Os brasileiros já dominam o Orkut e, agora, avançam sobre o Twitter e o Facebook. A audiência do primeiro quintuplicou neste ano e a do segundo dobrou. Juntos, esses dois sites foram visitados por 6 milhões de usuários em maio, um quarto da audiência do Orkut. [...] Em nenhum outro país existe um entusiasmo tão grande pelas amizades virtuais.

Qual é o impacto de tais sites na maneira como as pessoas se relacionam? Eles, de fato, diminuem a solidão? Recentemente, sociólogos, psicólogos e antropólogos passaram a buscar uma resposta para essas perguntas. Eles concluíram que essa comunicação não consegue suprir as necessidades afetivas mais profundas dos indivíduos. A internet tornou-se um vasto ponto de encontro de contatos superficiais. [...]

Por definição, uma rede social on-line é uma página na rede em que se pode publicar um perfil público de si mesmo – com fotos e dados pessoais – e montar uma lista de amigos que também integram o mesmo site. Como em uma praça, um clube ou um bar, esse é o espaço no qual as pessoas trocam informações sobre as novidades cotidianas de sua vida, mostram as fotos dos filhos, comentam os vídeos caseiros uns dos outros, compartilham suas músicas preferidas e até descobrem novas oportunidades de trabalho. Tudo como as relações sociais devem ser, mas com uma grande diferença: a ausência quase total de contato pessoal.

Os sites de relacionamentos, como qualquer tecnologia, são neutros. São bons ou ruins dependendo do que se faz com eles. E nem todo mundo aprendeu a usá-los a seu próprio favor. [...] Em excesso, porém, o uso dos sites de relacionamentos pode ter um efeito negativo: as pessoas se isolam e tornam-se dependentes de um mundo de faz de conta, em que só se sentem à vontade para interagir com os outros protegidas pelo véu da impessoalidade.

SCHELP, Diogo. Nos laços (fracos) da internet. Veja, São Paulo, ed. 2120, 8 jul. 2009. Disponível em:

<http://veja.abril.com.br/080709/nos-lacos-fracos-internet-p-94.shtml>. Acesso em: 05 jan. 2011.

08. Os laços criados na internet são fracos porque são

(A) inúteis.

(B) numerosos.

(C) excessivos.

(D) superficiais.

09. De acordo com o texto, a frequentação dos sites de relacionamento

(A) pode ser prejudicial quando a vida na internet passa a substituir a vida real.

(B) permite que as pessoas façam novos amigos e troquem experiências sem risco algum. (C) é proveitosa porque mantém as pessoas presas para sempre a um mundo de faz de conta. (D) é sempre a melhor solução para aqueles que querem manter amizades profundas e duradouras.

(6)

10. Por meio do enunciado “Como em uma praça, um clube ou um bar” (linhas 19-20), Orkut, Facebook e Twiter são

(A) submetidos a espaços sociais do mundo real. (B) limitados como espaços sociais do mundo real. (C) comparados aos espaços sociais do mundo real. (D) diferenciados dos espaços sociais do mundo real.

11. Em “E nem todo mundo aprendeu a usá-los a seu próprio favor” (linhas 29-30), a palavra sublinhada refere-se a

(A) amigos.

(B) dados pessoais. (C) vídeos caseiros.

(D) sites de relacionamentos.

12. O enunciado em que ocorre uma metáfora é

(A) “Em excesso, porém, o uso dos sites de relacionamentos pode ter um efeito negativo” (linhas 30-31).

(B) “só se sentem à vontade para interagir com os outros protegidas pelo véu da impessoalidade” (linhas 32-34).

(C) “Como em uma praça, um clube ou um bar, esse é o espaço no qual as pessoas trocam informações” (linhas 21-23).

(D) “Tudo como as relações sociais devem ser, mas com uma grande diferença: a ausência quase total de contato pessoal” (linhas 25-27).

13. No enunciado “as pessoas se isolam e tornam-se dependentes de um mundo de faz de conta” (linhas 29-30), a expressão sublinhada não significa

(A) irreal. (B) fictício. (C) genuíno. (D) imaginário.

14. No que diz respeito às regras de ortografia e fonética, é correto afirmar que (A) ocorre um dígrafo consonantal na palavra “tecnologia”.

(B) a divisão silábica correta da palavra “impessoalidade” (linha 32) é im-pe-sso-a-li-da-de.

(C) seria mais adequado escrever “on-line” (entre aspas) ou on-line (em itálico) no enunciado “uma rede social on-line é uma página na rede” (linha 17).

(D) existe uma relação de sinonímia entre as palavras sublinhadas em “uma rede social on-line” e “a rede estendida na varanda”.

15. Releia o trecho a seguir.

“no qual as pessoas trocam informações sobre as novidades cotidianas de sua vida, mostram as fotos dos filhos, comentam os vídeos caseiros uns dos outros, compartilham suas músicas preferidas e até descobrem novas oportunidades de trabalho” (linhas 20-23).

O sujeito dos verbos do fragmento destacado é (A) simples.

(B) composto. (C) indeterminado.

(7)

7

MATEMÁTICA

16. O vencimento básico de um Auxiliar de Serviços Gerais da Câmara Municipal de Parauapebas é de R$ 612,00. Quanto restará a um Auxiliar de Serviços Gerais que gastar 1/3 do seu vencimento básico com alimentação e 1/9 com transporte?

(A) R$ 360,00. (B) R$ 340,00. (C) R$ 320,00. (D) R$ 300,00.

17. Um Auxiliar de Serviços Gerais que neste ano trabalhar 9 meses, em dezembro, receberá 9/12 do vencimento básico, que é de R$ 612,00, a título de Gratificação Natalina, totalizando

(A) R$ 459,00. (B) R$ 469,00. (C) R$ 479,00. (D) R$ 489,00.

18. A Câmara Municipal comprou 94,350 kg de certo produto e 9,375kg de outro produto. O peso total dessas compras foi igual a

(A) 102,450 kg. (B) 102,755 kg. (C) 103,550 kg. (D) 103,725 kg.

Utilize os dados abaixo para resolver às próximas duas questões

Um Empregador tem que pagar 12% à Previdência Social. O percentual 12% equivale à fração 12/100.

19. O número decimal correspondente a 12/100 é (A) 1,2.

(B) 0,12. (C) 0,012. (D) 0,0012.

20. A fração 12/100, simplificada, corresponde a (A) 3/25.

(B) 4/25. (C) 6/25. (D) 7/25.

21. Dos 11 vereadores presentes a uma sessão, 6 votaram a favor de um Projeto. A fração que representa a quantidade de vereadores que não votaram a favor desse projeto é igual a

(A) 3/11. (B) 4/11. (C) 5/11. (D) 6/11.

22. Em um setor da Prefeitura há 28 homens e 32 mulheres. A razão entre o número de homens e o número de mulheres nesse setor é igual a

(A) 7/8. (B) 7/15. (C) 5/8. (D) 8/15.

(8)

23. Na cobrança do Imposto Territorial Urbano (IPTU), há uma promoção que reduz 15% para quem pagar no mês de janeiro. Um IPTU de R$ 280,00, se pago em janeiro, custará

(A) R$ 244,00. (B) R$ 242,00. (C) R$ 240,00. (D) R$ 238,00.

24. Oito Auxiliares de Serviços Gerais executam um serviço em 15 dias. Com a ausência de dois desses Auxiliares, o mesmo serviço seria executado em

(A) 11 dias. (B) 17 dias. (C) 20 dias. (D) 22 dias.

25. A administração de uma loja destinou R$ 600,00 para compra de materiais de limpeza e de escritório. A quantia gasta com material de escritório foi o triplo da que foi gasta com material de limpeza. Com material de escritório foi gasto

(A) R$ 300,00. (B) R$ 450,00. (C) R$ 150,00. (D) R$ 200,00.

26. Na liquidação de início de ano, uma loja resolveu dar desconto de 20% em todos os seus produtos. Se o pagamento fosse com dinheiro, a loja daria mais 5% de descontos sobre o valor já descontado de 20%. Quanto custou uma camisa que, em dezembro, custava R$ 60,00 e foi paga com dinheiro?

(A) R$ 44,80. (B) R$ 45,60. (C) R$ 46,40. (D) R$ 44,20.

27. O número de um telefone em Parauapebas é (94) 3346XXYY, sendo que Y – X é igual a 3 enquanto X + Y é igual a 13. O número desse telefone é

(A) (94) 33466633. (B) (94) 33463366. (C) (94) 33465588. (D) (94) 33468855.

Utilize as informações abaixo para as próximas duas questões.

Uma praça teria a forma quadrangular com 400 metros quadrados. A prefeitura conseguiu aumentar 10 metros no comprimento da praça, obtendo uma praça retangular, com a mesma largura da outra.

28. O perímetro da praça quadrangular era de (A) 60 metros.

(B) 68 metros. (C) 78 metros (D) 80 metros.

29. A área da praça retangular aumentada passou a ser de (A) 600 metros quadrados.

(B) 580 metros quadrados. (C) 560 metros quadrados.

(9)

9

30. Nas linhas abaixo, X e Y são operações básicas (adição, subtração, multiplicação ou divisão).

4 X 3 Y 2 = 5

6 X 2 Y 3 = 5

7 X 4 Y 6 = 5

8 X 3 Y 5 = N

O valor de N na última linha é (A) 5.

(B) 6. (C) 7. (D) 8.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

que guiam a reabilitação neuropsicológica, sendo alguns deles: o terapeuta precisa conhecer a experiência subjetiva do paciente em relação a sua patologia; o quadro

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Por outro lado, esta investigação concorre para a construção de uma linha de cuidados para a pessoa dependente e o familiar cuidador e para o planeamento de práticas educativas

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões