• Nenhum resultado encontrado

O Código aborda, em linhas gerais, os valores que orientam as empresas do Grupo Compass.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Código aborda, em linhas gerais, os valores que orientam as empresas do Grupo Compass."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

1. INTRODUÇÃO

O presente Código é o documento que registra o compromisso firmado entre empresa e colaboradores em priorizar valores que consideram fundamentais nas boas práticas comerciais.

O Código aborda, em linhas gerais, os valores que orientam as empresas do Grupo Compass.

Não tem a pretensão de ser completo nem detalhista. É, antes, uma ferramenta para orientar a conduta pessoal e profissional dos administradores, funcionários e prestadores de serviços regulares do Grupo Compass, devendo ser considerado como uma declaração formal do compromisso dos Colaboradores do Grupo Compass com as regras de ética empresarial e social, bem como com os princípios da transparência, respeito à igualdade de direitos, à diversidade e prestação de contas, devendo ser plenamente cumprido por tais pessoas, tanto interna, quanto externamente.

Os mesmos princípios éticos que orientam nossa atuação, também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável.

Queremos ser referência no mercado nacional de locação de containers habitáveis. Mas para isso, devemos saber o que e como fazer, dentro de uma linha de conduta ética que deverá estar presente em todas as nossas atitudes.

Queremos crescer com dignidade e sentindo orgulho de nossas ações.

Embora nosso objetivo seja comum, é preciso que cada um de nós assuma a sua responsabilidade individual.

Por essa razão, o presente Código deve ser, obrigatoriamente, do conhecimento de todos os Colaboradores do Grupo Compass.

(3)

1. INTRODUÇÃO

O Código estará acessível aos demais públicos interessados que tenham algum tipo de relacionamento com as empresas do Grupo Compass.

Assim, através do Código de Ética e sua prática, vamos reforçar a importância deste compromisso, gerando maior valor a empresa e a seus funcionários.

(4)

2. ABRANGÊNCIA

Este documento reúne os princípios éticos e os parâmetros que devem orientar as ações de todos os funcionários da Compass, em qualquer nível hierárquico, na sua conduta interna e externa, enquanto representantes da empresa.

(5)

3. PRINCÍPIOS GERAIS

O Grupo Compass é uma empresa socialmente responsável e está entre nossos objetivos mais importantes mantermos a reputação de empresa sólida e confiável, que persegue resultados de forma honesta, justa, legal e transparente.

Faz parte dos princípios do Grupo Compass:

- Primar pela qualidade e eficiência de seus serviços;

- Conduzir seus negócios com honestidade e integridade, respeitando os interesses daqueles com quem se relaciona;

- Todos funcionários devem ter o compromisso de zelar pelos valores e imagem da empresa, mantendo postura compatível com essa imagem;

- As filiais da Compass devem obedecer às leis e regulamentos das cidades nas quais atuam;

- Não concordamos com qualquer atitude guiada por preconceitos relacionados à origem, religião, classe social, raça, cor, raça, idade e quaisquer outras formas de discriminação;

- Respeito, como prática em seus relacionamentos internos ou externos, com a permanente busca por melhoria na qualidade de vida de todos com os quais se relaciona;

- Confidencialidade no trato de informações e dados de seus mercados e dos participantes de seus mercados;

- Responsabilidade na preservação de sua própria imagem; - Honestidade no gerenciamento de seu patrimônio físico;

(6)

4. REGRAS DE CONDUTA

As regras de conduta explicitadas neste Código visam deixar claros os procedimentos e atitudes eticamente aceitos. O Grupo Compass aceita a postura profissional que, eticamente, respeita os princípios anteriormente descritos e que não coloca em risco a credibilidade da instituição.

Dessa forma, é vedado aos Colaboradores das empresas do Grupo:

- Receber comissão, abatimento e/ou favor pessoal, valendo-se de seu cargo ou de sua função nas empresas do Grupo;

- Auferir ou conceder qualquer forma de ganho ou vantagem pessoal a clientes ou fornecedores, valendo-se de seu relacionamento profissional;

- Aceitar presente de quem quer que seja, em razão do cargo ou da função exercida nas empresas do Grupo. Tal proibição não se aplica ao recebimento de brindes usuais nas práticas comerciais e que não caracterizem suborno; - Manifestar-se publicamente em nome das empresas do Grupo, quando não autorizado ou habilitado para tal;

- Usar droga inebriante, viciadora ou ilegal em quaisquer dependências das empresas do Grupo. O uso dessas substâncias, fora das dependências das empresas do Grupo, bem como álcool, pode ser alvo de ação disciplinar se, de alguma maneira, influenciar o desempenho ou o trabalho do Colaborador, representar perigo à saúde ou à segurança de outros ou afetar a imagem do Grupo;

- Fumar nos ambientes fechados das empresas do Grupo; - Usar traje inadequado ao ambiente de trabalho;

(7)

5. RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

5.1. Relacionamento no Ambiente de Trabalho

A Política do Grupo Compass é pautada por justiça, transparência, imparcialidade e profissionalismo. Todos os Colaboradores das empresas do Grupo devem estabelecer relacionamentos de cortesia e respeito, em seu ambiente de trabalho, para que seja possível construir vínculos de lealdade e confiança, bem como espírito de equipe e busca por resultados.

Não são aceitáveis as seguintes condutas:

- Praticar qualquer discriminação em relação a cor, raça, credo religioso, sexo, preferência sexual, idade, etc., nos processos de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, promoção, transferência ou outro fator relacionado ao ambiente de trabalho;

- Usar equipamentos e outros recursos das empresas do Grupo para fins particulares não autorizados;

- Envolver-se em atividades particulares não autorizadas, que interfiram no tempo de trabalho dedicado às empresas do Grupo;

- Usar o cargo ou a função para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados;

- Tomar qualquer decisão que afete a carreira profissional de Colaboradores com base apenas em relacionamento pessoal.

(8)

5. RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

5.2. Segurança e Saúde

O Grupo Compass está comprometido em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável a seus Colaboradores e visitantes, adotando medidas que evitem a degradação do meio ambiente e que minimizem o impacto de suas atividades.

Cada Colaborador tem a responsabilidade de zelar por procedimentos seguros de operação, que devem garantir sua própria saúde e a de seus colegas de trabalho.

Todos os Integrantes do Grupo Compass, nas suas ações empresariais, devem conhecer e cumprir com os requisitos relacionados a proteção ambiental, segurança no trabalho, sua própria saúde, bem como as dos demais Integrantes, de subcontratados e demais pessoas envolvidas diretamente nas atividades da Empresa.

Sua postura, portanto, deve ser de intolerância com os riscos sem controle e com a incidência de acidentes de qualquer natureza, em especial de trabalho. Essa atuação deve estar em acordo com a legislação de cada local de atuação e com os compromissos das Empresas.

(9)

5. RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

5.3. Prestação de Serviços a Terceiros

Os Colaboradores não podem, em princípio, exercer atividade remunerada paralela a exercida nas empresas do Grupo. Poderão ser admitidos e tratados como exceção os casos em que:

- A natureza do trabalho seja distinta daquela exercida nas empresas do Grupo;

- A atividade não seja exercida durante o período de trabalho e não afete o desempenho do Colaborador nas empresas do Grupo e, tampouco, utilize infraestrutura e/ou informações desta ou de seus participantes;

Em qualquer caso, há necessidade de autorização específica da Diretoria.

(10)

5. RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

5.4. Responsabilidades

5.4.1. Diretorias, gerências e coordenadorias:

- Conduzir-se eticamente perante os membros de sua equipe; - Cumprir e fazer cumprir este Código de Conduta;

- Divulgar este Código de Conduta a sua equipe e certificar-se de sua leitura e compreensão;

- Orientar os profissionais sob sua responsabilidade acerca de ações ou situações que representem eventuais dúvidas ou dilemas de natureza ética; - Comunicar eventuais casos de descumprimento deste Código de Conduta ao seu superior hierárquico imediato;

- Encaminhar os Termos de Compromisso, devidamente preenchidos e assinados pelos profissionais, à Gerência de Recursos Humanos, em que serão arquivados nos prontuários de cada Colaborador.

5.4.2. Todos os demais Colaboradores:

- Adotar comportamento e postura ética, em conformidade com os preceitos deste Código de Conduta;

- Cumprir este Código de Conduta;

- Buscar orientação do superior imediato para eventuais situações ou dilemas de natureza ética;

- Comunicar ao superior imediato fatos que conheça e que representem conduta ilegal, duvidosa e não-ética, caracterizando possíveis violações a este Código de Conduta.

(11)

6. RELAÇÃO COM O CLIENTE

Todos colaboradores devem estar focados e comprometidos na busca de soluções que superem as expectativas dos nossos clientes e satisfaçam seus interesses sempre em concordância com os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da Compass.

Os clientes devem ser atendidos com cortesia e eficiência e as informações repassadas devem ser rápidas e precisas, respeitando-se sempre o acordado.

A Compass se compromete a fornecer serviços que consistentemente ofereçam valor em termos de preços e qualidade, e que sejam seguros para o uso pretendido.

Os Colaboradores das empresas do Grupo devem atender todos os clientes com cortesia, presteza e eficiência. Qualquer dúvida quanto a conveniência de se atender a qualquer solicitação deve ser submetida ao superior hierárquico.

(12)

7. RELAÇÃO COM FORNECEDORES

A escolha e contratação de fornecedores deve ser baseada em critérios absolutamente profissionais, técnicos e econômicos, sempre levando em conta as necessidades da Compass.

A empresa não tolera qualquer relação com fornecedores que vise a obtenção de vantagens pessoais, presentes ou futuras.

De modo a garantir as premissas explicitadas neste Código de Conduta, todos os Colaboradores, funcionários ou não, estão expressamente proibidos de:

- Manter relação comercial, como representante das empresas do Grupo, com empresa em que ele próprio ou familiar tenha interesse ou participação direta ou indireta, sem autorização do superior hierárquico, em nível de Gerência ou seu equivalente;

- Manter relação comercial com fornecedor das empresas do Grupo, caso seu cargo ou sua função lhe dê poderes para definir e/ou escolher esse tipo de fornecedor. Qualquer relação comercial com fornecedor deverá ser prévia e obrigatoriamente comunicada por escrito;

- Aceitar benefício pessoal, como pagamento em dinheiro ou mercadoria, viagem, almoço, jantar ou qualquer vantagem advinda de relacionamento com fornecedor. Despesas com viagem, hospedagem e refeições devem sempre ser pagas pelas empresas do Grupo, mesmo que o convite parta do fornecedor.

(13)

8. RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA

A concorrência leal deve ser elemento básico em todas as nossas operações, o respeito mútuo sempre deve reger as relações com as empresas concorrentes.

Informações, conhecimentos e processos são propriedades da Compass e não devem ser disponibilizados ou compartilhados com concorrentes, salvo expressa autorização de alguma gerência ou diretoria.

Todo Colaborador, no momento em que estiver representando as empresas do Grupo perante os membros de uma comunidade, deve agir conforme os princípios explicitados neste Código de Conduta, sem preconceitos ou privilégios de qualquer ordem.

As Empresas do Grupo Compass devem atuar em estrita observância às normas que visam preservar a natureza competitiva das concorrências públicas e privadas, sendo vedada qualquer prática ou ato que tenha por objetivo frustrar ou fraudar o caráter competitivo destes procedimentos.

(14)

9. RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

A Compass é uma empresa que promove o desenvolvimento sustentável, comprometendo-se a operar com respeito ao meio ambiente e interagindo harmoniosamente com as comunidades onde atua, promovendo o desenvolvimento social, econômico e cultural dessas comunidades.

(15)

10. CONFLITO DE INTERESSES

Em todas relações internas ou externas, o funcionário não deve utilizar sua posição na empresa a fim de influenciar decisões que venham favorecer interesses próprios ou de terceiros, prejudicando os interesses da empresa.

Presentes, vantagens e cortesias não devem ser aceitos por funcionários, salvo brindes usuais nas práticas comerciais e que eticamente não possam ser entendidos como propina ou suborno.

Ao identificarem uma matéria dessa natureza, os Colaboradores devem imediatamente manifestar seu conflito de interesses. Adicionalmente, devem ausentar-se das discussões e não devem participar das decisões. Tais Colaboradores poderão participar parcialmente das discussões, visando proporcionar maiores informações sobre a operação e as partes envolvidas. Neste caso, deverão se ausentar da parte final da discussão, incluindo o processo de decisão da matéria.

Caso algum Colaborador, que possa ter um potencial ganho privado decorrente de alguma decisão, não manifeste seu conflito de interesses, qualquer outro, que tenha conhecimento da situação, poderá fazê-lo. Neste caso, a não manifestação voluntária do Colaborador em situação de conflito é considerada uma violação da política de conflitos de interesse da companhia, sendo levada à Diretoria, conforme o caso, para avaliação e proposição de eventual ação corretiva.

A manifestação da situação de conflito de interesses e a subsequente abstenção deverão ser registradas formalmente.

(16)

11. INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

Os assuntos da empresa devem ser tratados com discrição pelos funcionários.

Informações privilegiadas ou de caráter sigiloso não devem ser divulgadas, a não ser que expressamente autorizadas pela empresa através de seus canais formais de comunicação.

Os Colaboradores não usarão seu cargo, posição ou influência nas empresas do Grupo para ter acesso a informações privilegiadas e utilizá-las, em benefício próprio, de seus familiares ou de pessoas de seu relacionamento.

Se algum Colaborador tiver alguma dúvida com relação a confidencialidade, ou não, de determinada informação, este deverá consultar seu superior hierárquico.

O funcionário deve sempre zelar pela proteção da confidencialidade e pela transmissão eficaz dos dados da Compass.

(17)

12. PRESERVAÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL

A imagem institucional do Grupo Compass é seu patrimônio mais importante, devendo ser construído e preservado permanentemente por todos.

Qualquer ação ou atitude por parte dos Colaboradores, individual ou coletiva, que vier a prejudicar essa imagem é considerada falta grave.

(18)

13. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO FÍSICO

Todos os Colaboradores são responsáveis pela preservação do patrimônio físico das empresas do Grupo, composto pelas instalações e pelos equipamentos necessários à realização de sua atividade, devendo utilizá-los de forma correta e exclusivamente para fins de trabalho.

(19)

14. REGISTROS CONTÁBEIS

A fidedignidade e transparência da contabilidade das Empresas que integram o Grupo Compass são fundamentais.

A legislação, as normas e os princípios contábeis comumente aceitos devem ser rigorosamente observados, de forma a gerar registros e relatórios consistentes que possibilitem a divulgação e a avaliação das operações e resultados da Empresa.

(20)

15. REGISTROS CONTÁBEIS

Nas suas ações empresariais, os Integrantes do Grupo Compass devem respeitar e obedecer às leis e regulamentos de cada região em que atuam.

É preciso que todos preservem o espírito das Leis e Regulamentos, observando os mais elevados padrões de honestidade e de integridade, prevenindo até mesmo a aparência de atos impróprios.

Esta responsabilidade envolve também a adoção das providências cabíveis, quando tiverem conhecimento de irregularidades praticadas por terceiros que possam comprometer o nome ou os interesses do Grupo.

Qualquer dúvida quanto a legalidade de uma conduta deve ser dirimida junto ao seu superior hierárquico.

(21)

16. RESPONSABILIDADE SOCIAL E

DIREITOS HUMANOS

Os Integrantes do Grupo Compass cumprem sua responsabilidade social fundamental por meio do trabalho realizado com qualidade e produtividade, através da prestação de bons serviços e do fornecimento de produtos de qualidade, atendendo a legislação, evitando desperdícios, respeitando o meio ambiente, os valores culturais, os direitos humanos e a organização social nas comunidades.

Assim, satisfazem seus Clientes, criam oportunidades de trabalho, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos países e das regiões que atuam e geram riquezas para a sociedade.

A participação voluntária dos Integrantes do Grupo Compass em ações comunitárias deve ser valorizada. Nestas ações, o Integrante que desejar utilizar tempo e recursos das Empresas deverá fazer com aprovação prévia de seu Líder direto e em conformidade com as orientações empresariais do Grupo.

(22)

17. MÃO DE OBRA FORÇADA,

INFANTIL, EXPLORAÇÃO SEXUAL

E TRÁFICO DE PESSOAS

Os Integrantes do Grupo Compass cumprem sua responsabilidade social fundamental por meio do trabalho realizado com qualidade e produtividade, através da prestação de bons serviços e do fornecimento de produtos de qualidade, atendendo a legislação, evitando desperdícios, respeitando o meio ambiente, os valores culturais, os direitos humanos e a organização social nas comunidades.

Assim, satisfazem seus Clientes, criam oportunidades de trabalho, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos países e das regiões que atuam e geram riquezas para a sociedade.

A participação voluntária dos Integrantes do Grupo Compass em ações comunitárias deve ser valorizada. Nestas ações, o Integrante que desejar utilizar tempo e recursos das Empresas deverá fazer com aprovação prévia de seu Líder direto e em conformidade com as orientações empresariais do Grupo.

(23)

18. CONDUTA DIANTE DE DÚVIDAS

Os problemas éticos, em sua maioria, não são criados pelas próprias pessoas, mas surgem diante delas, obrigando-as a enfrentá-los. As linhas gerais deste Código permitem avaliar grande parte das situações, mas não detalham, necessariamente, todos os problemas que podem surgir em seu dia a dia. Assim, eventualmente, podem surgir dúvidas sobre qual a conduta mais correta a adotar. Nesses casos, procure ajuda de forma sincera e transparente.

Comunique imediatamente ao seu superior hierárquico, sempre que você se sentir ou estiver em situação que possa caracterizar conflito de interesses, ou quando suspeitar ou tiver conhecimento de fatos que possam prejudicar a empresa ou que contrariem ou pareçam contrariar os princípios deste Código. Ao fazer isto, você está se preservando, cumprindo seu dever e reforçando os princípios Éticos da Compass.

WASHINGTON PERISSINI

Diretor Presidente

Referências

Documentos relacionados

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Ventilador + resistência circular (cozedura ventilada): indicado para cozinhar alimentos diferentes sobre várias alturas, desde que necessitem da mesma temperatura e do mesmo tipo

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10