• Nenhum resultado encontrado

!"#$%&"'()'**+' ,(-.#"'/'*0'-"'1$2"34%$'-"'*565'

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "!"#$%&"'()'**+' ,(-.#"'/'*0'-"'1$2"34%$'-"'*565'"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

!"#$%&"'()'**+'

,(-.#"'/'*0'-"'1$2"34%$'-"'*565'

o 78'79%:9';9%&.#.;$<'"3'#9%%":93"(&$'-"'#.3"(&$'

o =".>?"@'"'A2".%$'B$%93'">#";C?"@'D':%"2"':"%9E'

o F"E":9CG$'-9'HB%.#9'-$'I<E'2.@.&9'JK=I'

o I.("@'L'M;%$-<&$N'9&%9&.2$'(9';%$3$CG$'-"'8$%&<:9E'($'">&"%.$%'

o =".>?"@'%"-<O'PQ'(9@'&9>9@'D'">;$%&9CG$'

o 8$%&$'-"'=".>?"@'49.>9'&9>9@';9%9'*566'

o 8$%&$@'(9#.$(9.@'R'S$2"%($'T<"%':"@&G$'(<39'U(.#9'"3;%"@9'

o S$2"%($'-"'V@;9(W9'"@&<-9'B<@G$'-"'9E:<(@';$%&$@'M3"($%"@N'

o 78'79%:9'&%9(@;$%&9'&$%$@'-"'39-".%9';%$2"(."(&"@'-$'X%<:<9.'

o *3'*566'$'2$E<3"'-"'#$(&"(&$%"@'.%Y'9<3"(&9%'($@';$%&$@'"<%$;"<@'

o Z9E[(#.9'#9;&9'#9%:9@'-9'\%9@.E']$$-@';9%9'9'8"(^(@<E9'

o S$2"%($'-"B"(-"'T<"'%"($2Y2".@';$<;93'+55'3.EW?"@'(9@'.3;$%&9C?"@'

o 8$%&$'-"'=".>?"@'%"#"4"<'PP'(92.$@'-"'#%<O".%$@'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(2)

2

_%9(@;$%&"@'"3'!"2.@&9`a(E.("'/'*b'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

Para Brasil via Setúbal

CP Carga participou em

carregamento de cimento

O porto de Setúbal realizou, durante a primeira semana de Novembro, as

operações portuárias de recepção e carga

de 28.000 toneladas de cimento, o maior embarque do género alguma vez realizado em Portugal.

O cimento chegou ao porto de Setúbal, proveniente da fábrica da Cimpor, em Alhandra, em três comboios diários da CP Carga, 13 vagões/comboio e com uma tonelagem líquida de 686 tons/comboio e foi carregado no navio “Clipper Faith”. Com 181 metros de comprimento este navio foi agenciado pela SeteShipping e fretado pela Cimpor especialmente para esta carga com destino ao Brasil. O navio efectuou as operações de carga no terminal da Tersado, durante a primeira semana de Novembro.

Com o sucesso desta operação, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra tem a expectativa de que se poderão suceder outros embarques idênticos durante o próximo ano através do porto de Setúbal.

por: Carlos Moura

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(3)

3

_%9(@;$%&"@'c'1":d#.$@'/'*b'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

'

'

Leixões e Aveiro foram excepções à greve geral

Como se previa, a maioria dos portos nacionais esteve paralisada pela greve dos trabalhadores portuários, convocada no âmbito da greve geral decidida pelas duas centrais sindicais. [+]

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(4)

4

_%9(@;$%&"@'"3'!"2.@&9`a(E.("'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

Porto de Sines

Delegação da África

do Sul visita ZILS

Uma delegação da Agência Estatal de Desenvolvimento da África do Sul

(Gauteng Economic Development Agency-

GEDA) visitou as instalações da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, “com o objectivo de analisar no local todas as enormes potencialidades oferecidas por esta infra-estrutura” revela a aicep Global Parques, entidade responsável pela gestão da ZILS. A delegação sul-africana aproveitou a ocasião para visitar também o porto de Sines. Segundo a aicep Global Parques “os visitantes conhecerão de perto as condições de excelência oferecidas pela ZILS Global Parques, seja em termos de infra-estruturas de acesso intermodais, da sua proximidade ao porto estratégico de Sines, ou da envolvente sócio - económica, tudo factores relevantes para a captação do interesse de empresas sul-africanas na localização dos seus investimentos neste parque industrial, que se assume como entrada «estratégica na Península Ibérica e na Europa”. A GEDA é uma agência do governo provincial de Gauteng (onde se situam as cidades de Joanesburgo e Pretória). Tutelada pelo Ministério Provincial do Desenvolvimento Económico, a GEDA é responsável pela promoção do comércio e investimento na província de maior relevância económica da África do Sul, já que Gauteng contribui com cerca de 40 por cento para o PIB nacional e detém cerca de 70 por cento do emprego total do sector formal da economia.

por: Pedro Pereira

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(5)

5

79%:$'1"f@'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

Sines é ‘produto’ atrativo

na promoção de Portugal no exterior

A oferta logística e portuária de Sines, onde se inclui o porto e a ZILS, é cada vez mais um “produto” atrativo na promoção de Portugal no exterior, como foi comprovado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da

Cooperação.

João Cravinho visitou Sines no passado dia 24 de novembro, numa ação com o objetivo de

aprofundar o conhecimento sobre o porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, no âmbito das competências daquela Secretaria de Estado para a projeção das

principais infra-estruturas nacionais no exterior, por via da diplomacia económica. Após a receção à comitiva, a presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, apresentou o posicionamento do porto de Sines na envolvente marítimo-portuária internacional, assim como alguns fatores de competitividade deste porto fundamentais na afirmação de Sines como porto Hub, destacando a JUP – Janela Única Portuária, que a delegação teve oportunidade de conhecer em

detalhe na visita ao Centro de Sistemas e Helpdesk do porto de Sines.

O presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Sá, apresentou a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, uma das maiores plataformas industriais e logísticas da Europa com capacidade de expansão até 4.000 ha, onde se encontram localizadas algumas das empresas fundamentais à atividade económica nacional, oferecendo ótimas condições para a instalação de novos projetos.

A oferta logística e portuária de Sines, onde se incluí o porto e a ZILS, é cada vez mais um “produto” atrativo dadas as condições ímpares que caraterizam toda esta área com uma vasta zona de aptidão industrial e logística com uma capacidade internacional contígua a um porto de águas profundas inserido nas principais rotas mundiais.

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(6)

6

_%9(@;$%&"@'c'1":d#.$@'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

'

Leixões reduz 4% nas taxas à exportação

Importações de granéis alimentares terão desconto de 50%. As outras TUP carga manter-se-ão no próximo ano. [+]

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(7)

7

_%9(@;$%&"@'"3'!"2.@&9`a(E.("'/'*P'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

Transporte marítimo-portuário

Porto de Leixões

baixa taxas para 2011

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) decidiu reduzir todas as taxas para embarque de mercadorias em Leixões num valor médio de 4 por

cento e manter os actuais valores das taxas de desembarque de mercadorias. Estas medidas, que irão entrar em vigo no próximo ano, pretendem “contrariar os efeitos da crise económica e reforçar a competitividade do Porto de Leixões e das empresas exportadoras a operar em Portugal, as taxas de carga e descarga de todas as categorias de mercadorias não vão sofrer o aumento da inflação, sofrendo antes uma descida significativa de preço em muitas delas” refere a APDL em comunicado. Assim, o embarque de granéis, veículos, contentores e carga geral no Porto de Leixões vai ser 4 por cento mais barato, em média, durante o ano de 2011. No entanto, no caso dos granéis agro-alimentares, a descida de valores das taxas de carga e descarga chega mesmo aos 50 por cento. Segundo o porto de Leixões “com esta alteração do seu regulamento de tarifas, o Porto de Leixões pretende aumentar a sua competitividade no segmento de granéis agro-alimentares ao passar ao agente que toma a decisão sobre a cadeia logística a seleccionar – o cliente – o maior benefício desta alteração de custos”.

por: Pedro Pereira

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(8)

8

=$:^@&.#9'g$-"%(9'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565

'

'

'

'

'

Portos nacionais

Governo quer gestão numa única empresa

O Governo poderá vir a fundir a gestão dos portos nacionais sob a alçada de uma empresa pública.

A matéria está “actualmente a ser objecto de avaliação cuidada”, sendo “prematuro apontar desde já para qualquer modelo institucional”, disse fonte do ministério das Obras Públicas à agência Lusa.

A mesma fonte referiu à Lusa que existe “ainda margem para optimizar a governância do sector, seja através da revisão das atribuições e

competências do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, o qual deverá deixar de gerir directamente os pequenos portos, passando a ser um regulador e regulamentador da actividade, seja no que respeita ao modelo de gestão portuária, onde se pretende assegurar uma maior complementaridade ao nível dos investimentos públicos, mantendo um clima de concorrência entre portos e entre operadores”.

No entanto, a Associação Comercial do Porto (ACP), demonstrou ontem a sua oposição à intenção do governo criar uma empresa pública para gerir os cinco portos nacionais, durante uma conferência de imprensa.

Rui Moreira, o presidente da ACP chamou a atenção para o porto de Leixões, o qual “está a gerar muita cobiça, exactamente por ser muito rentável”, acrescentando que a “gestão dos portos tem que se autónoma”, de acordo com o jornal “Diário Económico”.

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(9)

9

79%:$'1"f@'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

Governo de Espanha estuda fusão

de alguns portos 'menores

'

A tutela portuária espanhola quer resolver o problema da fragmentação do sistema portuário. O objetivo é reduzir para metade o número de autoridades portuárias, que atualmente somam 28.

Em Espanha também a aproximação entre os portos está no ar. Consciente da tradicional resistência à fusão, o Ministério do Fomento pretende estimular, em primeiro lugar, a cooperação entre os portos espanhóis de um determinado território por meio da especialização e do estabelecimento de ações conjuntas.

Este será o primeiro passo para preparar o caminho para uma posterior fusão completa. Mas este plano já provocou indignação generalizada, forçando o

presidente do instituto Puertos del Estado a negar qualquer indício de fusão. Mas sabe-se que está a ser desenvolvido um plano para promover uma aproximação entre os portos de Gijón e Avilés, nas Astúrias. Na Galiza, os cinco portos são

agrupados por duas "alianças estratégicas" La Coruña e El Ferrol, por um lado, Vigo, Marin e Vilagarcia de Arousa por outro.

Além da necessidade de aperfeiçoar a “governance”, a tutela espanhola alega a vantagem da criação de portos hub, tentando obter apoios para a reunificação. O sistema portuário espanhol prevê uma compensação financeira entre os portos. Mas os principais portos que estão cada vez mais relutantes em "financiar" os pequenos.

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(10)

10

79%:$'1"f@'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

CP Carga transporta toros de madeira

provenientes do Uruguai

A CP Carga S.A. deu início, no passado dia 23 de novembro, ao serviço de transporte de 24.000 toneladas de toros de madeira, a partir do porto de Leixões para o Louriçal.

Trata-se de um primeiro navio de madeira, proveniente do Uruguai, com destino à fábrica da Celbi, estando previsto a chegada de um segundo em meados de dezembro.

O esquema de transporte consistiu em 2 comboios diários, um composto por 25 vagões (470 tons) e outro de 38 vagões (715 tons) da série 333 (vagões de fueiros). A CP Carga S.A. opera atualmente em 10 terminais logísticos próprios espalhados por todo o território nacional, com serviços de e para os portos marítimos da costa atlântica portuguesa, ramais privados de grandes clientes empresariais. Além disso, disponibiliza uma oferta regular para os principais eixos Ibéricos, entre os quais Madrid, Barcelona, Tarragona, Valência, Saragoça e Bilbau.

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(11)

11

79%:$'1"f@'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

Em 2011 o volume de contentores irá

aumentar nos portos europeus

O volume de contentores tratado por seis dos principais portos da Europa cresceram a uma média de 12,6%, em termos homólogos em setembro, avança o Global Port Tracker: North Europe Trade Outlook, um relatório produzido pela Hackett Associates e pelo Bremen Institute of Shipping Economics and Logistics (ISL),. Os volumes deverão crescer novamente no próximo ano, apesar dos cortes dos principais países europeus na tentativa de arrefecerem o consumo interno; no entanto, os analistas advertem que esse crescimento será menor que o deste ano. “Prevemos a continuação do crescimento. Talvez um pouco mais lento do que vimos em 2010, mas, no entanto, após a queda sazonal,

projetamos que os volumes aumentem."

Por seu turno Sönke Maatsch, da ISL, disse que "o ponto crítico foi alcançado no segundo semestre de 2009, e desde então o tráfego de contentores quase duplicou no mar Báltico.

"Esta tendência é confirmada nos dados de outubro de 2010 a partir do porto de São Petersburgo, que mostra um aumento de 48% em teu em relação ao mesmo mês de 2009, e 8% a mais que em outubro de 2008, que era o recorde anterior."

O relatório revela que as importações nos seis maiores portos europeus

recuperaram até março de 2010 das quebras de 2009, para estabilizarem num volume mensal a rondar os 1,2 milhões de teu, com agosto a fazer um pouco mais (1,25 milhões).

A previsão de 2010 para os referidos seis portos - Hamburgo, Zeebrugge, Roterdão (foto), Bremen, Le Havre e Antuérpia – aponta para um total de 15,2 milhões de teu a entrar (um ganho de 12,6% em relação a 2009) e 15,8 milhões de teu a sair (um ganho de 11,6% face ao ano passado).

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(12)

12

_%9(@;$%&"@'c'1":d#.$@'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

Valência capta cargas da Brasil

Foods para a Península

O quarto maior exportador brasileiro escolheu o porto de Valência para estabelecer o seu novo hub para Portugal e Espanha. [+]

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(13)

13

F.Y%.$'V#$(d3.#$'/'*e'-"'1$2"34%$'-"'*565'/'8Y:`'60

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

'

(14)

14

_%9(@;$%&"@'"3'!"2.@&9`a(E.("'/'**'-"'1$2"34%$'-"'*565'

'

'

'

'

'

'

Até Outubro

Porto de Leixões recebeu 44 navios de

cruzeiros

O porto de Leixões recebeu 44 navios de cruzeiros até final de Outubro, o que representou um aumento de 22 por cento face a período homólogo do ano passado. Como consequência, o número de

passageiros em trânsito também registou

um crescimento significativo de 56 por cento, para um total de 22.405 passageiros.

Desde o início do ano, o porto de Leixões recebeu seis escalas inaugurais de navios de importantes companhias de cruzeiros, das quais se destacam o Seven Seas Voyager da Regent Seven Seas, o Empresss da Pullmantur, o Le Boreal da Compagnie des Iles du Ponant, o Ocean Countess da Cruise & Maritime Voyages, o Spritit of Oceanus da Cruise West e o Prince Albert II da Silversea Cruises.

Em Dezembro, outros dois importantes cruzeiros atracarão em Leixões: o Thomson Dream, em escala inaugural no dia 11, aumentando assim para sete o número de escalas inaugurais registadas em 2010, e o Boudica, na véspera de Natal.

Este crescimento é o resultado da aposta que a APDL - Administração dos Portos do Douro e de Leixões tem vindo a fazer na área de Cruzeiros, quer ao nível infra-estrutural, quer ao nível comercial, para aumentar este tipo de operações no porto de Leixões.

Referências

Documentos relacionados

Traje: Nas cerimônias oficiais de outorga de grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor de sua área do conhecimento

Observação: quando autorizada pela Comissão Permanente de Formatura e Direção de Ensino, a realização da solenidade em local diferente do proposto pelo IFRS ficará a

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

Essa norma, por sua vez, O documento nacional sobre ensaios em UTAs, NBR 10142, foi cancelado e ainda não substituído, e a norma NBR 16401 cita a necessidade de ensaios mas

Nesse contexto, para se ter o desenvolvimento os meios de pro- dução e difusão cultural, aprofunda-se o fosso entre a exigência de generalização da alta cultura e as

Essa inclusão da família em tempo integral, no ambiente hospitalar, e sua participação no cuidado com a criança têm desencadeado novas formas de or- ganizar a assistência à

No âmbito do licenciamento do PE do Prolongamento do Cais Comercial e de Turismo de Portimão e dando cumprimento ao estabelecido no regime de AIA, a Sociedade Martemple,

predefinida (€) 0.1 / 100 Valores de rondas grátis predefinidos Nível de aposta 1, €0.01 valor de ficha (custo €0.1) FUNCIONALIDADES DO JOGO Falling Wild Re-Spins Free Spins