• Nenhum resultado encontrado

Sindicato reúne representantes de candidatos a prefeito de São João

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato reúne representantes de candidatos a prefeito de São João"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, os candidatos a prefeito da cidade de São João, participarão de um encontro com servidores sindicalizados, na sede do sindicato. No encontro, os candidatos responderão questões elaboradas pela diretoria do sindicato e em seguida perguntas dos presentes. O objetivo é aproximar candidatos e servidores a fim de esclarecer dúvidas e tratar de propostas de governo, para que servidores possam votar conscientes. Para que o encontro aconteça da forma mais democrática possível, no dia 14 de agosto, o sindicato reuniu, junto a membros da diretoria, representantes de todos os candidatos a prefeito da cidade para participarem do sorteio de datas. Veja o resultado abaixo e programe-se para estar presente.

Ao fundo, Mirtes, a presidente em exercício, coordena reunião que sorteou as datas para participação de candidatos a prefeito em encontro com servidores.

.

Boletim Informativo Mensal dos Servidores Municipais de São João da Boa Vista (SP)

Setembro de 2012

Nesta edição

Programação de Dia das Crianças... 3

Servidores candidatos...4

Palestra com Cibele do Canto Tormena...5

Classificados...6

Gente que Faz (entrevista com Patrícia, enfermeira do SAE)...8

Sindicato reúne representantes

de candidatos a prefeito de São João

Educação 14 X 00 Oficina

Câm. Munic./Préd. Novo 5 X 3 M. Ambiente Administrativo 3 X 6 Esportes/Saúde

Campeonato Interno de Futsal

Resultados dos jogos de 31 de julho

10/09 Wanderlei 11/09 Laert

12/09 Dr. Joaquim 13/09 Terezinha

ENCONTRO COM CANDIDATOS A PREFEITO NO SINDICATO

VOTE

(2)

EXPEDIENTE

Autogáz: carga de gás

Vivemos em um país em que muita gente ainda acha que os políticos têm apenas a obrigação de cuidar da limpeza das ruas, do corte de árvores, do asfalto, de fazer quebra-molas... Enquanto a gente acreditar que isso é fazer política, continuaremos assistindo casos e mais casos de corrupção e a total alienação do povo.

Estamos num momento muito importante da vida política em nossa cidade: as eleições municipais. Mas ouvimos candidatos e políticos repetindo antigas e já saturadas propostas, e isso me levou a refletir sobre o que leva uma pessoa a querer se candidatar a um cargo político... O que essa pessoa já fez de positivo para sua comunidade? Qual é a sua visão de público e privado?

Nas eleições, muitas pessoas jogam na lata do lixo uma espada preciosa que é o seu voto, ao aceitar propostas que mais parecem uma cartilha feita para iludir a população: “farei isso ou aquilo, cuidarei, cobrarei, acompanharei...” as velhas promessas vazias... Agora, temos a oportunidade de mudar isso, separando o joio do trigo. Acompanhar as sessões de nossa câmara municipal é um bom caminho para conhecer quem é quem, e saber de que lado está cada vereador. Será que conhecemos o trabalho dos vereadores ou do nosso prefeito? O que os atuais candidatos já fizeram para merecer o meu, o seu, o nosso voto?

Na sessão do dia 13 de agosto, em que foi votado e aprovado o processo nº 38/2012 que alterou o Plano de Custeio do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais, presenciamos o total desrespeito com a nossa categoria. Apenas um vereador ponderou, observou, se preocupou, propôs emenda, para que o servidor não fosse mais prejudicado, assim como toda a população de São João. Os demais vereadores agiam como se estivessem em um mercado e o que menos parecia importar era o que estava sendo votado...

Por isso, eu peço: servidor, fique atento, use seu voto conscientemente, para tenhamos uma vida política mais digna. Não jogue pérolas aos porcos, faça de seu voto a sua arma poderosa que determinará o melhor rumo para São João. Não se iluda, vote consciente.

Mirtes dos Santos Batista

Presidente em exercício

SORTEADOS DE SETEMBRO

Comercial São João

Eduil Custódio

Elaine C. Lima Petroni Isabel Cristina Guedes Maria Luiza Eduardo Souza Ricardo Fernandes de Lima Nélson Fernandes

Olímpio Ferreira da Silva Neto Regina Aparecida Sebastião Paina Rodrigo César Francisco Xavier Romildo Milton Alves

Nos dias 16 e 17 de outubro será eleito o próximo superintendente do Instituto de Previdência, visto que o mandato atual vence dia 23 do mesmo mês. No site do sindicato, divulgamos, na íntegra, o regulamento de convocação das eleições e da nomeação. Acesse: sindicatosjbv.com.br.

Instituto de Previdência terá

eleições para superintendente

COMUNICADO

Provas de conclusão do Ensino

Fundamental e Médio (EJA)

Idade mínima

Ensino fundamental: 15 anos

Ensino médio: 18 anos

Período de inscrição: de 13 a 27 de

agosto de 2012

Data da prova: 28 de outubro de 2012

Documentos necessários: RG, CPF e

comprovante de residência

Mais informações, acesse:

www.educacao.sp.gov.br

ELEIÇÕES PARA A CIPA: DE 24 A 28 DE SETEMBRO PARTICIPE!

C I P A

ATENÇÃO SERVIDOR

Beth Miranda MTB 23.231 - SP

João Henrique de Paula Consentino - Presidente Mirtes dos Santos Batista - Vice-Presidente Christiane Margutti Limparini - Secretária Geral Flávio Marques Zanélli - Secretário

Débora de Lourdes Ambrósio Alberto - Tesoureira

Gráfica Sanjoanense 2000 exemplares

(3)

Clube Rosário

Sindicalizados pagam meia-entrada

divulga os

eventos de SETEMBRO

Confira e acerte sua agenda!

1°, sábado, baile especial

Abertura Paulo César & Luciano, West Boys, de Vargem Grande

02, domingo, forró,

Roberto Santos, Redmar & Banda, de Aguaí 06, quinta-feira, baile de véspera de feriado Banda Raio, de São Paulo

08, sábado, forró

Paulinho Vilas Boas & Banda, de Poços de Caldas

09, domingo, forró

Ronaldo Show, de São João 12, quarta, baile especial Amaro Musical, de Campinas 15, sábado, forró, Banda Remelexo, com Sapezinho no acordeon, de Pinhal

16, domingo, forró

Baiano & Baianinho, de São João 19, quarta, baile especial

Toni Bernardes & Banda 22, sábado, forró

Aluísio & Banda, de Caconde 23, domingo, forró

Caio & Mari, de Cajuru 26, quarta, baile especial

Conexão Banda, de Taquaritinga 29, sábado, forró

Toni Bernardes, André & Banda, de São João 30, domingo, forró

Carlos Roberto, Juvenil & Banda, de Divinolândia

Festa do Dia das Crianças, em 2011, organizada pelo Sindicato

P a r a c o m e m o r a r a melhor fase da vida — e que passa tão depressa — o Sindicato está investindo mais um ano em um dia de festa e muita diversão para a turminha com até 12 a n o s , f i l h o s d e s e r v i d o r e s sindicalizados. O evento se realizará dia 12 de O u t u b r o , n o C l u b e Mantiqueira, que conta com amplo espaço, muito verde, possui fácil

a c e s s o e estacionamento no local. P a r a p a r t i c i p a r , servidores devem retirar os ingressos apenas no período de 10 a 28 de setembro, no sindicato. Vale l e m b r a r q u e o s i n g r e s s o s s e r ã o limitados. Na portaria d o C l u b e s e r á n e c e s s á r i o a a p r e s e n t a ç ã o d a c a r t e i r i n h a d e s i n d i c a l i z a d o e d o c u m e n t o s d a s crianças. Retire os ingressos e leve seus filhos, eles não irão esquecer essa data!

Dia das Crianças no Clube Mantiqueira

A exemplo da festa de 2011, evento terá diversão garantida

Criançada não perde por esperar

(4)

Servidores candidatos a vereador

Comunicamos que a candidata

Simoni Herrera Gazatto Robles

não enviou material para publicação até o

fechamento dessa edição.

ATENÇÃO

Ricardo Lopes PDT 12.220 Turco da Ambulância PSB 40.222 Professor Cláudio PTB 14.014 Professor Nilton PTC 36.036 Marcão da Capoeira PT 13.500 Lucindo J. Marcondes DEM 25.345 Maria da Glória PT 13.913 Marquinho PT 13.013 Magrão PP 11.024 Enéas de Campos DEM 25.222 Geraldo Menin PMDB 15.015 Irmã Cacilda PSC 20.888 João Henrique PSD 55.555 Dr. Otto 40.192 Claudinho da Prefeitura, PMDB 15.222 Adilson Rafael

PTB 14.222 Cícero Alves PRP 44.666 PSD 55.000Dr. Ademir

Áurea

(5)

SÓCIO

NÃO-SÓCIO

NÃO-SÓCIO

SÓCIO

Palestra

O que é certo e o que é errado? Como nossas atitudes podem prejudicar alguém? Eu me importo com isso? O que é justo e o que é injusto? Questões como essas permeiam a vida e o diálogo na casa de quem tem filhos, e são as respostas e as orientações que se dá aos filhos que serão as responsáveis pela construção dos valores morais que eles carregarão, ou não, pelo resto de suas vidas. Dizem que o povo brasileiro gosta de levar vantagem em tudo. Sabemos que não é sempre assim. Há pessoas que constroem sua vida estruturada em valores humanos, como justiça, respeito, coerência, lealdade, fidelidade, gentileza, cordialidade, entre tantos outros valores bons. No entanto, há um mundo que parece correr paralelo aos valores morais, e no trabalho de educar, a missão e a responsabilidade de transmitir aos filhos valores e princípios que os dirijam na vida é grande.

A educação e o acompanhamento que se dá aos filhos serão responsáveis em grande parte pela formação de sua personalidade. Se hoje vivemos em um mundo em que crianças parecem dar as ordens é porque há pais que não estabelecem limites. Além disso, há uma realidade profissional e econômica que leva as mães para fora de casa, para o mercado de trabalho, e os filhos passaram a ser criados por empregados, vizinhos, parentes. Essa ausência da mãe (e do pai), que antes compartilhava e convivia com os filhos, muitas vezes é substituída por presentes, mecanismo da compensação. Ao invés de oferecer tempo aos filhos, oferecem-se brinquedos, trata-se de uma troca perversa. E a ausência do diálogo, do acompanhamento e da presença dos pais são fatores responsáveis pela permissividade excessiva, que cria filhos sem limites.

Que filhos queremos criar? O que realmente julgamos importante no processo de educação? Que valores desejamos passar? Essas e outras questões serão abordadas na palestra de Cibele. Não perca!

Cibele atende na Clínica Integrada de Psicologia (CIP), à Av. Durval Nicolau, 996, e o telefone é 3631-1107. A Clínica também oferece psicoterapia infantil e avaliação neuropsicológica para crianças com a psicóloga Daiana Couto Pires e também orientação vocacional para adolescentes. Sindicalizados recebem descontos especiais nas consultas.

Data: 04 de outubro, às 19h30

Local: sede do sindicato

Haverá sorteio de brindes e coffee-break

A Construção de Valores Morais

No dia 10/08, os funcionários da unidade de saúde Dr. Delvo Westin fizeram uma homenagem ao Dr. José Eduardo Gottschalk, que está se aposentando. O momento foi de mensagens, lembranças dos bons anos de trabalho em equipe e um lanche comunitário. E para fechar com chave de ouro, uma surpresa da funcionária Dulcinéia, que entoou a música

gospel Campeão Vencedor.

Acima, colegas se confraternizam no último dia de trabalho do Dr. José Eduardo.

Ao lado, o médico com a colega Dulcinéia, que o homenageou, cantando.

(6)

VENDE-SE

SERVIÇOS

MANUTENÇÃO RESIDENCIAL E COMERCIAL

TRANSPORTES

Bicicleta aro 26, R$ 60,00; Faca elétrica 220V, R$ 40,00; Ferro de passar roupas 220V, R$ 30,00; Cilindro de massas, R$ 30,00; Geladeira 280l, 220V, R$ 100,00. Aluga-se imóvel para estocar produtos, Ana Mucim, tel. 8313-8127 (Tim) ou 3633-7001 (comercial)

Chinelo de dedo decorado com pedrarias e “strass”. Tratar com Rodriane, 8209-0573 (TIM) ou 8280-5556 (Tim). Cota de Clube de Campo. Bete, tel.: 3631-3585

Cota de Clube de Campo. Gislei, tel.: 3633-2878

Cota de Clube de Campo. Luzia, tel.: 9723-9982 (Vivo) ou Gabriela, tel.: 9260-6572 (Claro) Cota de Clube de Campo. Margarida, tel.: 3623-6314

Cota de Clube de Campo. Maria de Fátima, tel.: 3623-2794 Cota do Clube de Campo. Inês, tel.: 3633-2389

Salgados para festas e lanchonetes. Tratar com Ana, tel.: 3623-4498 ou 9218-9673 (Claro)

Limpa-se terreno, cortes de parede e demolição de casas. Rovilson, tel.: 3631-5779 ou 9766-7151 (Vivo)

Limpa-se terreno, poda-se grama com máquina à gasolina e aplica-se veneno. Pedro, tel.: 3631-1185 ou 9755-2799 (Claro) Manutenção residencial. Léo, tel.: 3624-1746, 9184-1587 (Claro)

Pintura residencial e comercial. César, tel.: 8340-8391

Motorista especializado (particular ou carro próprio)

Bom conhecimento da cidade de São Paulo, aeroporto. Viagens para todo o Brasil, carro com ar condicionado Zavan, tel.: 3631-8935, 9747-4155 (Vivo) ou 9715-8375 (Vivo)

Motorista profissional Vans de 11, 15 ou 17 lugares

Micro-ônibus de 21 lugares e carro particular. Francisco, tel.: 3633-5913 ou 9249-7083 (Claro)

Motorista profissional e instrutor credenciado pelo DETRAN para aulas particulares. Vans de 11 lugares e carro particular. José Carlos, tel.: 3633-5155 e 9168-8751 (Claro)

Pequenos carretos com Saveiro. Regis, tel.: 9288-8738

Transporte de passageiros e encomendas para a região, interior do estado e capital. Luiz Vanzela, tel.: 9179-7947 (Claro). Aceita-se ligação a cobrar.

Moto elétrica infantil (220V), semi-nova, em bom estado. Ana, tel.: 3631-8400, R$ 500,00

Fazemos artesanato: sacolas retornáveis de ráfia, buquê de Santo Antônio, caixas de madeira para decoração ou lembrancinhas. Evelise, tel.: 3633-2552

Vendo escoras de madeira novas e usadas (para construção). Denise, tel.: 8390-9592 ou 3631-4373 (à tarde)

Atendimento psicológico em geral e especializado em doenças mentais do trabalho. Tel.: (19) 9119-5342 ou 9319-5598 ou www.psicoclinicadotrabalhador.yolasite.com

Fotografia de batizados, casamentos, formaturas, aniversários e eventos em geral. Tratar com Miriam ou Paulo, tel.: 9192-9311 ou pelo e-mail: paulo.fotografo@globomail.com

Formatação de computadores. Lucas AP. Todero. Tel.: 9177-1152 (Claro) oun 3624-1530, após às 17 horas. Salgados para festas e lanchonetes. Tratar com Ana, tel.: 3623-4498 ou 9218-9673 (Claro)

(7)

Aos aniversariantes de SETEMBRO, desejamos muitas felicidades!

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

ALICE SIMÕES MARCONDES DANIELA ALVARES SIMON DOS SANTOS

LUCAS APARECIDO TODERO MARIA DE LOURDES BERNARDES TURATTI

MARLENE FERNANDES RAMOS PATRÍCIA PALHARES AVERSA

RUTH APPARECIDO

DANIELA MARIA MUSSOLIN VALLA REIS IVAN SARMENTO

MARIA APARECIDA RODRIGUES DA COSTA MARLI APARECIDA FERREIRA CANDIDO

PAULO FERNANDES TEIXEIRA

AMADO CÂNDIDO RODRIGUES APARECIDA CÂNDIDO DA SILVA

CELINA CLELIA BONANOME CAMARAJOAO BATISTA PAULO DE OLIVEIRA

GIOVANA DOS SANTOS PALERMO ILDA TORQUATO DE ARAUJO CAMPOS

IVANI VICENTE DOS SANTOS MARIA BERNADETE ROCHETTO

ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES BOANERGES CABRAL BURATO ELAINE CRISTINA RODRIGUES BENTO SOUSA

ELIZABETH FONSECA GALI FRANCISCO CARLOS RODRIGUES DE CAMARGO

JOÃO BATISTA DE ALMEIDA MARIA APARECIDA MARCELINO

SEBASTIÃO FRANCISCO FILHO

CRISTINA CASSIANO NASCIMENTO JOÃO BATISTA CORBANO

JÚLIO CORREA MARIA APARECIDA TRENTIN REGINA APARECIDA SEBASTIÃO PAINA

SEBASTIÃO MENDES DOS SANTOS

AMARILDO TRISTÃO ANTÔNIO LIBERATO DE LIMA CLAUDINEI APARECIDO MUNHOZ

EVANDRO LUIZ VEDOVATI MARIA APARECIDA SILVESTRE DE O. DIOGO

REGINA CELIA GOULARDINS VANESA FONSECA VILAS BOAS

EDNEIA SOARES MACIEL MATHEUS ISAURA ARCURI MOACIR DA COSTA INACIO SIVANARA DE CASSIA DETONI RIBEIRO

CLARA LOURENÇO DE OLIVEIRA ELIANE BUCIMAN DE LIMA ROSSI FÁTIMA APARECIDA ZAZINI CAMBAUVA MARIA DAS GRAÇAS ENRIQUE DA SILVA

PEDRO DOMINGOS TAVARES ROBERTO DIAS

ANA PAULA ANDRADE CURY LUIS GONZAGA GOMES REGINA PAVANI BINATTI PELUQUE

ANA JÚLIA FRAZÃO PANZERI DE CARVALHO FRANCISCO TAVARES GIÃO

JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA LARISSA CRISTIANE HILÁRIO VIDAL

PAULO CÉSAR DANIEL DA COSTA ROSIANE APARECIDA GOMES ALVES

SILVIO CÉSAR POLICE THEREZINHA DE JESUS ARAÚJO

VILMA DE OLIVEIRA CARVALHO VIRIATO ANTÔNIO CARVALHO ARTEM

ANA MARIA DUTRA STURARI CARLOS ROBERTO FERRARAZ LILIAN ROBERTA VITORINO MARRIQUE

VANESSA BERTOLUZZI VICENTE

ALCIDES FAUSTINO DARCY DA SILVA RODRIGUES

LUCIANA NAVAS ROQUETO MARIA COSTA DE LIMA OSMAR SOUZA BORGES RUBENS ESTEVAM

DENISE DE FATIMA DELALIBERA LOURENCO MARCIO GIAO

MARIA ANGELA PEREIRA MASSARO REGINA HELENA MILAN LISE NOGUEIRA

ANA PAULA BARGAS

ARMANDO FRANCISCO DA ROSA CILIANA BULDRINI DE ALENCAR

JOSE CARLOS ROCHA LARISSA EMILIA PEIXOTO

LAURA MARIA DA SILVA MICHELLE CRISTINA FRANQUILINO DIAS

SALVADOR MORALLI

EVELISE OLIVEIRA SIMOES DE MELO OSMAR FERNANDES BARBOSA

JOSE CARLOS LIMBERTI MARIA DIRCE PERINA RIBEIRO

MARIETA ELIZA BRAZ PIRES MARLENE VITALI ALVES DO CARMO

RENATA CAVALARI RITA DE CASSIA SCALER ROBERTO COLOZA HOFFMANN SANDRA APARECIDA LIBERALI MESSIAS

CLAUDINEI DE PAULA DIVINO DA COSTA IRACEMA DOS SANTOS MARCELINO

KELLY FABIANA SALOMÃO LÚCIA LIMA FERNANDES

CARLOS ROBERTO CORREA FABIANA FERNANDES RAMOS SILVA

ROBERTO DE OLIVEIRA SIQUEIRA ROSEMAR MENDES DE FREITAS

SEBASTIÃO DONIZETI CAMPOS

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

ÁLVARO PIRES

APARECIDA DE FÁTIMA DOS SANTOS DIONEA MARIA AMBRÓSIO GORKS LUCIENE RODRIGUES MATIELO GOMES

LUIZ FERNANDO PEREIRA DA COSTA MARIA ALICE TEODORO APOLINARIO

LOURENÇO MARQUES DE OLIVEIRA MARIA INÊS HONORIO MARTINELLI MARINA APARECIDA BORDÃO GIANELLI

WILSON DE SOUZA COELHO JUNIOR

CLAUDIA CRISTIANE DE PAULA GIÃO LIANDA MÁRCIA RITA SASSARON MARQUES TEIXEIRA

OLIVEIRO GARCIA MERICCE DE CAMPOS SIMONI FRANCISCO SILVA MENDES

WANDERLEI DIAS

ANA CLÁUDIA NICOLAU SEBASTIÃO ANA MÁRCIA BORGES CHUQUI BRENO CESAR VALENTE E SILVA HELEM ROSE PEREIRA DA SILVA

MAURÍCIO BELISÁRIO PATRÍCIA MARIA BRIDI NOGUEIRA

SÉRGIO VENÍCIO DRAGÃO

DANIELA EVANGELISTA DE PONTES VALIM ELAINE CRISTINA CIBUIN DOS SANTOS

ELISETE NOGUEIRA DE CARVALHO MARIA ELISA GALLO CACHOLA

PAULO ROSA

ELZA GOMES MANSANO JÚLIO CESAR JULIARI MATIELO LUCY HELENA CERAVOLO DE M. CASTILHO

MARCELA BENETTI PEREIRA RAQUEL ROBERTA TORATI RUY

SIDNEI GALHARDO

ANA CRISTINA CASLINI BRAZÃO FABIANO PINHEIRO PERES

JOSVANIA PANETTO LENIRA CAMARGO BUZON NILTON CARLOS DA SILVA BRASIL RITA DE CÁSSIA TEODORO SCAPIN

APARECIDA DA CONCEIÇAO BRAZ DEISE FAENSE FERREIRA MÁRCIA STURARO SILVA

OSMAR GUEDES ROMILDA NASCIMENTO DE SOUZA

BENEDITA APARECIDA MISAELCLINEIDA APARECIDA DA SILVA

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Se você não

teve seu nome publicado

no mês de seu aniversário,

entre em contato com

a gente pelo telefone

(8)

passar um resultado negativo, e se o resultado for negativo, é uma boa notícia e uma oportunidade para reforçar as orientações sobre prevenção”.

Patrícia também atua fora das quatro paredes do SAE, nas comunidades terapêuticas de São João, junto aos dependentes químicos, e nas boates da cidade, junto às profissionais do sexo. O trabalho é de orientação do grupo: “A gente fala de prevenção, distribui preservativos masculinos e femininos e faz o teste rápido”.

Para Patrícia, o preconceito com portadores de HIV/Aids ainda é muito grande, apesar dos 25 anos de investimentos em campanhas de esclarecimento e sensibilização. “Nós trabalhamos para eliminar esse preconceito. Já conseguimos uma grande evolução ao sensibilizar a população em relação à testagem do HIV, havia uma grande resistência em se fazer o exame, hoje isso diminuiu,” explica Patrícia. Ela lembra que o HIV não escolhe classe social, nem grau de escolaridade e que o maior canal transmissor do vírus ainda é o sexual, portanto todos devem fazer o teste.

Nesses anos de atuação junto ao SAE, Patrícia, inevitavelmente, acumula histórias de alegria e outras de tristeza e fala que é muito difícil perder um paciente: “A gente cria vínculo com os pacientes, nós estamos trabalhando para tentar preservar a vida e uma perda é sempre muito triste, muito ruim”. Mas há bons momentos: “Ficamos imensamente felizes quando uma criança que foi exposta ao vírus durante a gestação (filhos de mães HIV positivas) fecha o período de acompanhamento sorológico, com resultado negativo para HIV. Felizmente a porcentagem de casos negativos é grande para essas crianças”, conclui.

Ao viver uma rotina ligada a uma luta diária pela vida, a mensagem que Patrícia deixa não poderia ser outra: “Que todos tenham consciência de usar preservativos para evitar contrair o vírus. Há preservativos masculinos de boa qualidade (aprovados pelo Inmetro) distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde da cidade. A vida em primeiro lugar.”

Trabalho de campo

Preconceito

Momentos difíceis e momentos de alegria

Mensagem pela vida

, e n f e r m e i r a , é fu n cio n ária d a Saúde há 10 anos. Ela trabalha no S e r v i ç o d e A t e n d i m e n t o E s p e c i a l i z a d o (SAE), que atende vítimas de abuso sexual, pessoas que passaram por exposição sexual, por acidente biológico (que tiveram contato com material com risco biológico), pessoas com HIV/Aids e crianças expostas, ou seja, filhas de mães com HIV, que estão em acompanhamento, das cidades de São João, Aguaí, Águas da Prata, Santa Cruz das Palmeiras e Vargem Grande.

Mais do que as atribuições rotineiras de uma enfermeira, o trabalho de Patrícia exige um grau extra de visão humanística: “Temos que olhar as pessoas simplesmente como seres humanos e estar despidos de qualquer pré-julgamento, independentemente da opção de vida e da orientação sexual do paciente”, conta Patrícia. Além do atendimento ambulatorial de 185 pacientes em acompanhamento e da realização do teste rápido de HIV (com resultado em 10 a 15 minutos), ela faz atendimento pré e pós-teste. Ou seja, uma conversa direcionada com quem deseja fazer o teste do HIV. “Antes do teste, oriento, aconselho e falo sobre a importância da prevenção; explico que a Aids não tem cura, mas tem tratamento. É uma conversa bastante importante porque cria uma expectativa de vida para um possível resultado positivo, ou no mínimo uma boa orientação para se evitar o contágio”. Após o teste, Patrícia informa o resultado e orienta o paciente: “Se o resultado for positivo, o trabalho é mais delicado, muitos choram, é um momento difícil, pois a gente gostaria de

Patrícia Maria Galli Lourenço Beraldo Belão

Há dez anos, Patrícia faz a diferença no tratamento de portadores

de HIV/Aids e pessoas expostas ao vírus

Referências

Documentos relacionados

Ao longo dessa apostila, utilizaremos no¸ c˜ oes de l´ ogica matem´ atica e s´ımbolos l´ ogicos que va- mos apresentar brevemente nessa se¸ c˜ ao. Alguns s´ımbolos vocˆ e j´

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Esse foi um dos fatores que le- vou à extinção das Rodas de Expostos, que acabaram por desaparecer definitivamente da paisagem europeia em fins do século XIX (MARCÍLIO, 1998, p..