• Nenhum resultado encontrado

UsUário CNC 8060 / CNC 8065

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UsUário CNC 8060 / CNC 8065"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

CNC 8060 / CNC 8065

Us

(2)

Tecnologia

de ponta

ao alcance de suas mãos

A nova geração de CNC Fagor

lhe oferece os últimos avanços

tecnológicos para facilitar seu trabalho

Comunicação

via SMS, e-mail

com o usuário

Diagnóstico e solução

via conexão remota

Mouse integrado

Navegação

por meio de ícones

Comunicação USB

Teclados com sistema de

vedação contra sujeira e

líquidos (IP65)

Navegação

via softkeys

(gráficos + texto)

Gráficos de alta

resolução

Tela Touch Screen

(3)

o seu trabalho mais fácil e simples

Memória de usuário

Conexão Compact

Flash externa

Conexão USB

Conexão Ethernet

Software Simulador em PC

Memória de usuário

Os CNC’s da Fagor oferecem de série mais de 300 MB de memória para armazenar programas. Para os operadores que necessitem mais memória de armazenamento, a Fagor possibilita a utilização de dispositivos tais como Compact Flash, USB, etc.

Conectividade em rede

Todos os CNC’s da Fagor podem conectar-se via Ethernet à rede da empresa para a transmissão de arquivos, compartilhamento de dados ou, até mesmo, para utilizar o disco rígido de um PC como ampliação de memória.

Software Simulador em PC

Em nossa página da web pode ser feito o download de um simulador do CNC que reproduz fielmente o comportamento da máquina, respeitando as

acelerações, velocidades, etc., que ocorrem na realidade. Seu uso mais habitual será:

•   Treinamento técnico para programadores e  operadores em centros de treinamento.

•   Edição/Simulação em departamentos de projetos. •   Estimativa de tempo de usinagem.

•   Preparação de orçamentos.

Controle remoto da usinagem

Determinadas usinagens não necessitam da presença constante de um operador para a sua supervisão, seja por ser um processo em série automatizado ou porque a duração da usinagem é extensa.

A funcionalidade “Process Informer” da Fagor lhe avisa das incidências que ocorrem na máquina durante a usinagem, através de mensagens SMS ou e-mails, oferecendo-lhe a possibilidade de atuar de maneira mais ágil ante um imprevisto e poder prosseguir com a usinagem.

(4)

Operação clara e simplificada

Ambiente visual mais intuitivo, simples e acessível

Os CNC’s da Fagor Automation oferecem uma operação realmente intuitiva, baseada

em uma navegação tipo Pop-up, e uma interface facilmente adaptável pelo operador a

seu ambiente de trabalho. Pensando na proteção do meio ambiente, seus manuais de

uso são incluídos no software

Navegação Pop-up

Os CNC’s da Fagor lhe oferecem um sistema de abertura de menus por desdobramento tipo “Pop-up” que lhe permitem acessar imediatamente todas as opções.

A abertura dos menus se realiza via softkeys sobrepondo os novos menus na tela. A opção desejada pode ser selecionada de uma maneira bem visual. Esta funcionalidade permite eliminar os incômodos subníveis que chegam a desorientar. Com alguns conceitos básicos de operação, um usuário que nunca tenha utilizado um produto Fagor será capaz de adaptar-se com facilidade.

É possível adaptar a navegação do CNC de uma forma realmente simples.

Dependendo das suas necessidades, podem existir modos de trabalho ou ciclos de usinagem que não deseje utilizar. Neste caso, podem ser selecionadas as telas de trabalho e os ciclos que são realmente utilizados, ocultando-se o restantee, simplificando ainda mais a operação do CNC.

Teclado ergonômico

A nova linha de teclados da Fagor foi concebida com a colaboração de operadores de máquina, procurando-se facilitar a navegação e a introdução de dados.

Foi feito um agrupamento de teclas para que o usuário tenha acessível em um mesmo local, todas as opções necessárias. Isso permite uma localização mais rápida das teclas e uma operação mais ágil.

Em locais de produção é muito comum se utilizar calculadoras digitais para a introdução de dados, calcular novos offsets, etc. Os CNC’s da Fagor oferecem de série, uma calculadora integrada para que o operador realize os referidos cálculos diretamente, evitando possíveis erros ao digitar os dados.

Documentação integrada

O CNC possui integrados os manuais de operação e programação no seu idioma. Pressionando a tecla HELP, o CNC irá exibir na tela o capítulo correspondente à operação

Navegação Pop-up

Documentação integrada Teclado ergonômico

xclusivo

(5)

Antecipe o resultado final

Os CNC’s da Fagor lhe oferecem a possibilidade de realizar uma simulação da peça final antes da

sua execução. A simulação permite antecipar-se a possíveis erros na programação que poderiam

danificar a peça.

Opcionalmente podem ser adquiridos os elementos gráficos de alta resolução, que permitem

visualizar a peça com elevado grau de detalhe para realizar análises mais profundas, já que a

simulação mostrada na tela é muito mais próxima da realidade.

Visualização gráfica da peça

As imagens gráficas da Fagor são utilizadas principalmente em duas situações:

Antes da usinagem: Para verificar se a programação está correta e evitar possíveis danos à peça final. Durante a usinagem: Em ambientes de pouca visibilidade (pelo uso de fluído de corte ou por cavaco, por exemplo), nos quais pode ser verificada a situação real da usinagem em qualquer momento.

A Fagor oferece de série, durante a usinagem de uma peça, a possibilidade de ir preparando e simulando a peça seguinte. •   Dar zoom na peça, rotacioná-la, etc. •   Selecionar vistas pré-definidas da peça. •   Selecionar o tipo de imagem gráfica a visualizar. •   Definir as dimensões da peça a usinar na imagem  gráfica. •   Visualizar várias vistas da mesma peça  simultaneamente. •   Realizar medições na imagem.

Seções da peça

Em geral, uma peça de certa complexidade possui características que não são visualizadas por meio de uma vista geral. Nestes casos, é necessário efetuar cortes na peça de trabalho em uma ou mais seções para visualizar o interior da peça e verificá-la no detalhe.

As peças podem ser seccionadas por meio de um ou vários planos para poder mostrar seções paralelas e perpendiculares, em função de suas necessidades.

Gráficos

Simulação opcional HD Simulação standard

Várias vistas

(6)

Tabela de ferramentas

Os CNC’s da Fagor são capazes de gerenciar um ou vários magazines de ferramentas simultaneamente. Basta selecionar a ferramenta que se necessita e o CNC se encarregará automaticamente de buscá-la e colocá-la no eixo-árvore. Se a ferramenta que se deseja utilizar não se encontra no magazine (por ser de dimensões especiais, porque o magazine está cheio, etc.), será solicitado que ela seja carregada manualmente.

O CNC oferece uma ampla variedade de dados para definir de uma forma visual, as características da ferramenta. A tabela pode ser adaptada às suas reais necessidades por meio de um menu de configuração, definindo características tais como: •  Número da ferramenta. •  Nome da ferramenta. •  Geometria da ferramenta. •  Tipo de ferramenta. •  Fator de forma ou ponto de calibração. •  Orientação do porta-ferramenta. •  Monitoração da vida da ferramenta. •  Sentido de giro do eixo-árvore. •  Comprimento, raio, desgastes, etc.

Calibração personalizada

Para uma usinagem correta, o CNC necessita conhecer as dimensões das ferramentas. A Fagor Automation proporciona várias opções para sua definição:

•   Após um pré-ajuste fora da máquina, introduz-se os dados obtidos no CNC.

•   Utilizando uma peça padrão de dimensões conhecidas. Basta aproximar a ferramenta até tocar a peça para que o CNC calcule e assuma as dimensões reais da ferramenta.

•   De forma automatizada, mediante a utilização de um apalpador. Com o ajuste automático de ferramentas (ciclos integrados no programa da peça) se consegue melhores tempos de usinagem ao eliminar tempos mortos.

O gerenciamento das ferramentas antes e durante a usinagem é realizado por meio de operações

simples e intuitivas que facilitam o trabalho do operador.

Preparação de ferramentas e peças

Gerenciamento das ferramentas simples e intuitivo

Calibração personalizada

Dimensões da ferramenta

Tipo de ferramenta Forma da ferramenta Descrição gráfica da ferramenta selecionada Descrição geral da ferramenta (número, offset, nome, etc.)

(7)

Preparação de peças

A Fagor Automation lhe oferece ciclos de medição que permitem detectar a posição exata da peça na mesa de trabalho. O CNC fornece dados tais como posição de uma aresta, coordenadas do centro, o ângulo que a peça pode ser girada, etc.

Graças a esta informação, o CNC adaptará as coordenadas de trabalho para a posição que a peça ocupa, evitando a necessidade de mover a peça até conseguir a posição exata. Os ciclos de medição da Fagor Automation podem ser utilizados das seguintes maneiras:

•   De forma manual, guiada pelo CNC. Se a máquina não dispõe de um apalpador de peça, basta aproximar a ferramenta da peça de maneira manual e validar os pontos de contato.

•   De forma automatizada. Se a máquina dispõe de um apalpador, todas estas operações são realizadas de modo automático, gerenciadas pelos ciclos.

Deslocamentos de origem

O CNC permite de uma forma simples e intuitiva, definir vários pontos de referência na máquina e armazená-los na memória para sua posterior utilização. Em usinagens posteriores, pode-se recuperar estes pontos de referência sem precisar recalculá-los novamente e evitar, assim, possíveis erros.

Preparação de ferramentas e peças

Preparação rápida de peças

Com o objetivo de obter peças idênticas nas produções em série, os CNC’s Fagor proporcionam

as ferramentas necessárias para preparar a usinagem de forma rápida e simples.

Deslocamentos de origem Preparação de peças

(8)

Usinagens

em

alta

velocidade

Otimiza o rendimento da sua máquina

Alta velocidade

É comum que os programas das peças a serem usinadas sejam gerados em um CAD/CAM. Os CNC’s da Fagor  otimizam a série de pontos obtidos suavizando as trajetórias através de polinômios (Splines).

Esta interpolação polinomial proporciona um excelente acabamento superficial à peça e uma elevada velocidade de usinagem.

A execução das trajetórias a serem realizadas pela ferramenta é feita de maneira suave, sem acelerações e freadas bruscas. Os CNC’s da Fagor avaliam antecipadamente, as mudanças de trajetória programadas na peça que está sendo usinada em alta velocidade. Isso permite adaptar a dinâmica da máquina evitando marcas na usinagem, arredondamento de arestas ou arranques e paradas bruscas da máquina.

O sistema de usinagem HSSA (High Speed Surface Accuracy), exclusivo da Fagor, oferece um duplo benefício ao usuário: por uma lado, são reduzidos os esforços aos quais é submetida a mecânica da máquina, prolongando-se a durabilidade de seus componentes e, por outro, graças à redução de vibrações, obtém-se movimentos mais suaves que permitem elevar o valor da velocidade de avanço e reduzir o erro na usinagem.

(9)

Na vanguarda da usinagem

Os CNC’s da Fagor gerenciam máquinas com qualquer tipo de mecanismos, que, combinados com a interpolação RTCP (Rotation Tool Center Point), permitem obter acabamentos com grande qualidade. O usuário programa a peça real e o CNC adapta o movimento das articulações da cadeia cinemática para compensar continuamente a posição da ferramenta durante a usinagem.

Os CNC’s da Fagor permitem também o trabalho em planos inclinados, sem a necessidade de soltar e calçar a peça. Uma vez orientada a ferramenta, manual ou automaticamente, basta definir o plano inclinado e efetuar qualquer tipo de usinagem, bolsões, rotações, etc.

A qualidade das peças é, em parte, limitada pelas tolerâncias na fabricação da máquina e pelos efeitos da temperatura durante a usinagem. Em indústrias como a aeronáutica,  estes tipos de erros não são admitidos. A compensação volumétrica (FVC) da Fagor permite alcançar os níveis mais elevados de precisão, controlando o volume total de trabalho da máquina em três dimensões e compensando, de forma automática, as referidas deficiências, para obter a peça com a precisão e tolerância desejadas.

Facilitando a programação em máquinas

multitarefas

São cada vez mais usuais os tornos com duas torres que realizam usinagens simultâneas ou máquinas que combinam funcionalidades de fresadora e torno. A Fagor Automation dispõe de funções especiais dirigidas a estes tipos de máquinas.

Torno multicanal

Os tornos de múltiplas torres permitem duplicar a  produtividade, chegando mesmo a reduzir o tempo de usinagem pela metade. A dificuldade provém da programação e do gerenciamento das duas torres.

A Fagor Automation desenvolveu a funcionalidade denominada «Distribuição dinâmica da usinagem» (DINDIST), exclusividade FAGOR. Esta funcionalidade permite  que a peça seja programada em um único canal – como se  tratasse de um torno de uma torre – e o CNC se encarrega  de distribuir ou sincronizar as passadas com o outro canal.

(10)

Usinagens de longa duração

Soluciona situações imprevistas

Usinagem interrompida de maneira

imprevista

Em usinagens de longa duração, se ocorrem paradas imprevistas da máquina por causas externas (um corte de energia, um problema na máquina, etc.), a recuperação da peça inacabada resulta muito trabalhosa.

Os CNC’s Fagor auxiliam a resolver estes incidentes, aproveitando a usinagem realizada e evitando repetir o programa. Basta efetuar uma pesquisa de bloco automática até o ponto exato da interrupção e continuar daí a execução. Quando são observadas imperfeições na zona da

interrupção, pode-se simular o programa até uma área próxima ao ponto de interrupção e prosseguir com a usinagem repassando a parte danificada.

A continuação da usinagem é realizada mediante um processo controlado pelo usuário. O CNC fornece a posição de retomada do programa e as condições ativas no momento do incidente. Basta levar a ferramenta até o ponto de interrupção indicado e ativar os dispositivos na ordem desejada.

Ferramenta desgastada em usinagens

de longa duração

Uma função muito útil em usinagens de longa duração ou  em processos produtivos muito repetitivos é o controle da durabilidade das ferramentas. O CNC inspeciona de forma automática se a ferramenta encerrou o seu ciclo de utilização (definido pelo usuário) e a substitui por outra similar.

Também é possível determinar o grau de deterioração da ferramenta, monitorando o uso do eixo-árvore. De forma automática, é providenciada a troca por uma nova ferramenta.

Usinagem interrompida de maneira imprevista

(11)

Ações preventivas e de verificação

Durante a usinagem de uma peça, o CNC permite interromper a execução de um programa para se verifique as condições da usinagem da peça e tomar as ações correspondentes.

Se forem detectadas deficiências na superfície da peça, uma vez analisadas as causas, pode-se:

•   Modificar as condições de usinagem definidas no  programa, sem necessidade de editá-lo novamente. •   Realizar uma troca de ferramenta se ela estiver muito 

desgastada ou quebrada.

•   Ativar os dispositivos auxiliares não programados,  como o fluído refrigerante.

Uma vez tomadas as ações oportunas, a execução prossegue levando em conta as modificações que o operador tenha efetuado.

Substituição de ferramenta danificada ou

desgastada

Se o usuário não dispõe de uma ferramenta com idênticas características às da danificada, poderá utilizar outra de comprimento e/ou raios distintos, e o CNC adaptará as  trajetórias de usinagem para continuar a execução da peça a partir do ponto de interrupção.

Ações preventivas e de verificação

(12)

Linguagem

ISO standard

Este nível de programação compreende todas as funcionalidades padrão ISO, podendo trabalhar em modo absoluto ou incremental. Os CNC’s da Fagor oferecem, de série, funcionalidades tais como:

•   Correções de raio e comprimento de ferramenta. •   Deslocamentos de origem, garras, offsets, etc. •   Rotação do sistema de coordenadas do plano. •   Usinagens em espelho. •   Fatores de escala. •   Usinagem de diferentes níveis de bolsões. •   Ciclos fixos de furação, rosqueamento, execução de  centros, etc. •   Ciclos de repetição de partes do programa. •   Zonas de trabalho. •   Trajetórias helicoidais. •   Detecção de conflitos.

Linguagem

paramétrica

Na programação paramétrica, os dados geométricos e técnicos de um programa podem ser determinados mediante uma série de parâmetros definidos pelo usuário.

Estes parâmetros podem ser utilizados para abrigar valores fixos ou variáveis. Podem ser efetuadas operações matemáticas para realizar cálculos de trajetórias, repetições, etc.

Para aqueles trabalhos repetitivos nas máquinas, os CNC’s da Fagor proporcionam aos usuários a possibilidade de criação de suas próprias rotinas ou ciclos. Para a elaboração destes ciclos especiais, o usuário pode combinar a linguagem paramétrica com instruções especialmente desenvolvidas para este uso.

Linguagem

ProGTL3

Há momentos em que a utilização da linguagem paramétrica para a elaboração de formas complexas resulta complicada e requer muito tempo.

A Fagor oferece para estes casos, a linguagem de programação avançada ProGTL3 (Professional Geometric and Technological Language). Trata-se de uma linguagem de programação de alto nível, na qual o usuário pode programar a forma da peça a ser usinada com a ajuda do editor de Perfis. Simultaneamente à programação, pode visualizar a forma da geometria que está elaborando.

A linguagem ProGTL3 permite programar elementos tais como pontos, retas, arcos, arredondamentos, etc., assim

Programação

Escolha entre quatro modos de programar

(13)

Linguagem interativa IIP

(Interactive Icon-based Pages)

Para aqueles operadores que assim desejam, a Fagor Automation fornece seus ciclos de programação conversacionais. O operador não precisa dominar a

linguagem de programação ISO, bastando definir a geometria da peça a executar, a ferramenta e as condições de

usinagem e o CNC se encarrega de realizar o resto. Para a usinagem de peças unitárias, é possível trabalhar com a mesma filosofia de uma máquina manual, sem a necessidade de criar um programa ou armazená-lo previamente. Esta facilidade de operação e programação evita a necessidade de possuir operadores especializados em um único modelo  ou marca de CNC.

Nosso sistema de programação (IIP), baseado em ícones de acesso direto, é o melhor sistema de programação para máquina disponível atualmente.

Sistema de programação IIP (Interactive Icon-based Pages)

Programação

em PC

Dispõe-se também da possibilidade de desenvolver os programas em um PC externo. Para isso, são oferecidas duas possibilidades:

Programação em um software de

simulação Fagor

(Versão gratuita disponível)

O simulador do CNC oferece ao usuário uma ferramenta completa para elaborar toda a programação da peça diretamente em qualquer PC externo de maneira cômoda e produtiva. Desta forma, graças ao simulador, agora é possível elaborar, otimizar e verificar os programas diretamente no PC, e somente depois introduzi-los na máquina, o que resulta em

maior rapidez de trabalho.

Reutilização de programas

A Fagor Automation está comprometida com a filosofia de simplificar ao máximo os trabalhos da oficina. Uma das linhas

(14)

4

1

3

2

8

9

5

6

7

10

C N C 8 0 6 0

C N C 8 0 6 5

Exemplos de ciclos, do mais simples ao mais complexo

Fresamento

Fresamento em passadas paralelas

Fresamento plano (Aplainar)

Fresamento em espiral Ciclo

Peça final

Saliência retangular

Ciclo

Bolsão retangular com arredondamentos

sobre uma linha

Peça final

Ciclo

Fresamento de rosca (ou ciclo de furação)

sobre um retângulo

Bolsão de perfil 3D com ilhas internas

Bolsão de perfil 3D sem ilhas internas

Ciclo Perfil plano sem ilhas Perfil seção Peça final

Bolsão de perfil 2D com ilhas internas

Fresamento de um perfil de pontos

Fresamento de um perfil livre

Perfil plano com duas ilhas

Perfil plano sem ilhas Peça final Peça final

Bolsão de perfil 2D sem ilhas internas

Ciclo Ciclo

Perfil programado em linguagem ProGTL3 ou Fagor

Peça final

Peça final Ciclo

(15)
(16)

1

4

5

2

6

3

7

8

9

11

13

10

12

14

15

C N C 8 0 6 0

C N C 8 0 6 5

OUTROS CICLOS DE TRABALHO COM EIXOS C/Y

Torneamento

Torneamento cilíndrico e arredondamento

de arestas

Perfil no plano ZC

Bolsão perfilado 2D no plano ZC ou YZ

Bolsão circular ou retangular no plano XC ou XY

Rasgos de chaveta múltiplos

Ranhurado simples frontal com repetições múltiplas

Perfil no plano XC

Bolsão retangular ou circular em ZC ou YZ

Ciclos fixos de furações ou

rosqueamentos múltiplos com eixo C

Peça final Peça final

Peça final Peça final

Ciclo Ciclo Ciclo Ciclo Peça final Perfil peça Peça final Ciclo Ciclo

Torneamento por pontos

Torneamento de um perfil externo

Torneamento de um perfil interno

Ranhurado inclinado longitudinal

Arredondamento de aresta

Rosqueamento cônico ou cilíndrico

(17)
(18)

CNC 8060 CNC 8065 CNC 8065 POWER

Características principais

Monitor 10,4” 10,4”/15” 10,4”/15” Memória Usuário Mímimo 0,5 GB 300 MB até 14,3 GB 2,3 até 14,3 GB

Ethernet O O O

USB O O O

Mouse integrado no teclado x ∆ ∆

Tela Touch Screen ∆ ∆ ∆

Precisão nanométrica O O O

Tele-Diagnóstico O O O

Criptografia de arquivos O O O

Configuração da máquina

Max. número de eixos 6 8 28

Max. número de fusos 3 1/2 4

Max. eixos interpolados 4 8 28

Gantry O O O

Tandem ∆ ∆ O

Cinemáticas O O O

Trabalho com planos inclinados O O O

RTCP x ∆ ∆

Compensação volumétrica x x ∆

Características máquina combinada (Torno-Fresa) x ∆ ∆

Sincronização de fusos x x

Ferramentas

Offset de ferramentas 100000 100000 100000 Controle de vida de ferramentas O O O

Compensação da geometria da ferramenta O O O Ciclos de medição de ferramenta O O O

Visualização e Simulação

Relógio e Contador de peças O O O

Estimativa do tempo de usinagem O O O

Simulação em planos selecionados O O O

Simulação em 3D O O O

(19)

CNC 8060 CNC 8065 CNC 8065 POWER

Edição e Programação

Linguagem ISO e paramétrica O O O

Ciclos de apalpador O

Linguagem de programação IIP (Interactive Icon based Pages) ∆ ∆ O

Linguagem ProGTL3 ∆ ∆ O

Tradutor de linguagens CNC O Deslocamentos de origem peça 99 x 10 garras 99 x 10 garras 99 x 10 garras Deslocamentos de origem incrementais 99 99 99

Volante de trajetória O O O

Edição Teach-in O O O

Conversor DXF O O O

Editor de perfis (Mini Cad) O O O

Características de programação (Fresadora)

Rosca com compensador / Rosca rígida O O O

Interpolação helicoidal O O O

Ampla gama de ciclos de furação O O O Ciclos de rosqueamento, mandrilamento e escareamento O O O

Ciclos de bolsões retangulares e circulares O O O

Ciclo de fresamento de furos O O O

Ciclos de fresamento de rosca O O O Bolsões 2D para formas definidas pelo usuário O O O

Bolsões 3D com ilhas para formas definidas pelo usuário O O O

Características de programação (Torno)

Múltiplos ciclos para trabalhos de torneamento O O O Múltiplos ciclos para trabalhos de faceamento O O O Ampla gama de ciclos para furação e rosqueamento O O O

Rosqueamentos de passo fixo e variável O O O

Ampla gama de ciclos de rosqueamento O O O Múltiplos ciclos para operações de alisamento O O O Ciclo de perfil ao longo do eixo X O O O

(20)

ER-073/1994

Fagor Automation, S. Coop.

Bº San Andrés, 19

E-20500 Arrasate - Mondragón SPAIN Tel.: +34 943 719 200 Fax.: +34 943 791 712 E-mail: info@fagorautomation.es

w w w. f a g o r a u t o m a t i o n . c o m

AALBORG BARCELONA BUCHAREST BUDAPEST CLERMONT FERRAND GOMEL GÖPPINGEN GÖTEBORG HËLSINKI ISTANBUL IZEGEM KAPELLEN LOG PRI BREZOVICI

MILANO MOSKVA NEUCHATEL USURBIL ESKORIATZA BEIJING MONDRAGÓN BANGALORE BANGKOK CHENGDU GUANGZHOU

HO CHI MINH CITY

HONG KONG ISLAMABAD JAKARTA KUALA LUMPUR MANILA BOGOTÁ BUENOS AIRES CHICAGO EL SALVADOR D.F. HOUSTON LIMA LOS ANGELES MEXICO D.F. MONTEVIDEO JOHANNESBURG

Fagor Automation está habilitada pelo Certificado de Qualidade ISO 9001 e o Certificado para todos os seus produtos.

Fagor automation não se responsabiliza pôr possíveis erros de impressão ou transcrição neste catálogo e reservase o direito de efetuar, sem prévio aviso, modificações nas características de seus produtos.

CNC  8060  8065   USER  PT  0413

europe

america

Plants

Headquarters

africa

asia

Referências

Documentos relacionados

Não houve diferença estatística (p > 0,05) entre as mé- dias dos diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano entre extrato etanólico comercial e F-EtOH, dentro

I) A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália,

In wild boar we find the following lobes: left medial and lateral, right medial and lateral, square and the presence of the caudate process as well of the gall bladder.. The

Mais estudos devem ser realizados, a fim de tentar encontrar os motivos pelos quais as mulheres e os pacientes mais jovens ocuparam mais rapidamente os leitos da unidade de

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, no entanto,

Segundo esses autores, durante o processamento inicial da sentença, são poucas as diferenças encontradas entre idosos e adultos jovens, mas, quando o leitor é

Primeiramente é preciso esclarecer que a SENAD é uma sigla para Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, conforme já aprovado há mais de três anos;

Existem ainda mais prefixos e sufixos em inglês, então não deixe de prestar atenção a eles na hora de estudar e eles ficarão cada vez mais claros para você. b) É utilizada