• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais. Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação stricto sensu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais. Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação stricto sensu"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais . Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação stricto sensu

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 07 de agosto de 2013. Presentes os professores Ricardo Lodi (Coordenador), Mauricio Mota (Direito da Cidade), José Ricardo (Teoria e Filosofia do Direito) Paulo Emílio Borges (Vice-Coordenador), Daniel Sarmento (Direito Público) e a representante discente Juliana Cesário Alvim Gomes.

I – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Inclusão de docente como Professor permanente do Programa de Pós-Graduação

Solicitação para a inclusão do Professor Nélson Massini como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito, tendo em vista terem cessado seus vínculos com outras instituições.

▪ Decisão: Retirado de Pauta para a manifestação da Linha de Pesquisa em Direito Penal.

■ Submissão à participação como docente no Programa de Pós-Graduação

Proposta de participação como docente da Professora Clarissa Brandão, nos termos do artigo 4º da Portaria 68/2004 da CAPES, na qualidade de bolsista Pesquisadora Visitante do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP PRH-33 na área de Direito do Petróleo, de modo a contribuir para a área de Direito Internacional.

▪ Decisão: Aprovada a inclusão como colaboradora na Linha de Direito Internacional. ■ Inclusão de docentes como Professores visitantes do Programa de Pós-Graduação

Solicitação para a inclusão dos Professores Danilo Doneda, Carlos Affonso Pereira de Souza e Ronaldo Lemos como professores visitantes do Programa de Pós-Graduação em Direito a pedido do Professor Carlos Nélson de Paula Konder.

▪ Decisão: Aprovada a inclusão dos três professores no corpo permanente do PPGD, sendo os dois primeiros na Linha de Pesquisa em Direito Civil, e o terceiro na Linha de Pesquisa em Direito da Cidade.

■ Discussão sobre prorrogação de prazos para apresentação de trabalhos de conclusão de disciplina e exame de qualificação

Com a consolidação da posição do Colegiado de admitir a prorrogação de todos os prazos, exceto o de defesa, tem sido regra que todos os trabalhos só sejam apresentados poucos dias antes desta, o que muitas vezes ocorre também com o exame de qualificação, que acaba desnaturado. A Coordenação suscita a discussão e reflexão sobreo o tema.

▪ Decisão: O Coordenador expôs que a jurisprudência atual do Colegiado tem permitido que vários alunos cheguem ao final do prazo para a defesa sem a apresentação de trabalhos e sem exame de qualificação, o que acaba por comprometer a qualidade das dissertações e teses. Por isso, sugeriu que fosse levada à discussão pelos professores e alunos, a proposta, a ser discutida e aprovada na próxima reunião, de aumentar o prazo para a apresentação do trabalho de fim de disciplina para 90 dias após o seu encerramento, sem direito à prorrogação. Em relação ao exame de qualificação, a proposta prevê que o prazo passa a ser de seis meses antes do fim do prazo para a defesa, e o prazo para depósito da dissertação ou

(2)

tese de 30 dias antes da defesa. O Colegiado aprovou a consulta aos professores e alunos, a fim de embaçar a deliberação da proposta na próxima reunião.

II – REQUERIMENTOS

Mestrado

Área de concentração: Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade

Direito da Cidade ■ José Olympio S. Corrêa Meyer /11 – Del.061/10

O requerente solicita o adiamento do depósito de sua dissertação de final de curso para o dia 23 de agosto de 2013, antes de sua defesa, que ocorrerá no dia 30 de agosto de 2013.

O requerimento tem a anuência de sua orientadora, Professora Vania Siciliano Aiêta. ▪ Decisão: Aprovado.

■ Vitória Jacob /11 – Del.061/10

Solicita a permissão para que a defesa de sua dissertação seja realizada até o dia 15 de setembro do ano corrente, justificada pela necessidade de aprimoramento da qualidade do trabalho, tendo em vista que razões alheias à sua vontade, de cunho profissional, tornaram o tempo extremamente exíguo para essa pesquisa. A requerente afirma que o prazo de 15 dias que solicita é fatal e se mostra imprescindível para a realização de um trabalho à altura do grau de mestre que pretende obter.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Rosângela Gomes. ▪ Decisão: Aprovado.

Mestrado

Área de concentração: Estado, Processo e Sociedade Internacional Direito Público

■ Márcio Gustavo Senra Faria /11 – Del.061/10

Homologação da decisão da Coordenação que deferiu a prorrogação dos prazos para depósito e defesa de sua dissertação, respectivamente para 31.08.2013 e 30.09.2013, tendo em vista os problemas de saúde que o requerente está enfrentando.

Em anexo: Atestado médico. ▪ Decisão: Homologado.

Doutorado

Área de concentração: Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade

Direito da Cidade ■ Patrícia Silva Cardoso /12 – Del.061/10

A requerente solicita a aprovação da co-tutela de sua tese junto a Universidade de Roma – La Sapienza, em coorientação dos Professores Guilherme Calmon Nogueira da Gama e Pier Guido Alpa, no período compreendido entre março de 2012 e março de 2017.

A requerente ressalta que o orientador está de acordo e que a negociação dos termos da co-tutela já foi iniciada junto ao DCI/SR-2, sendo que o “de acordo” do Colegiado do Programa é necessário para a formalização e andamento do processo.

(3)

Direito da Cidade ■ Sebastião Araújo Nery /09 – Del.052/07

O requerente reconhecendo que já lhe foi concedido dilação de prazo até o mês de junho de 2013, para conclusão do curso de Doutorado em Direito na UERJ; tendo, contudo, nesse período, vivenciado sérios problemas de saúde de sua mãe (conforme documentos, em anexo), que veio a falecer em 12 de abril último (documento em anexo), esclarece que de novembro de 2012 a abril de 2013, tornou-se impossível dedicar-se aos estudos no doutorado, em razão da assistência que precisava dar a sua mãe.

Sendo como exposto, requer a esse Colegiado que lhe conceda dois meses de dilação de prazo (os meses de julho e agosto de 2013) para a conclusão do curso de Doutorado em Direito.

Em anexo: Requerimento e certidão de óbito

▪ Decisão: Indeferido por já haver o Colegiado concedido a extensão do prazo, não tendo o aluno apresentado a tese sequer para exame de qualificação. Por outro lado, o orientador, Prof. Maurício Mota, desistiu da orientação considerando que as suas sugestões destinadas ao exame de qualificação não foram atendidas. Deste modo, por maioria, decidiu-se pelo jubilamento, com abstenção do professor Maurício Mota.

Teoria e Filosofia do Direito ■ Carlos David Carneiro Bichara /13 – Del.061/10

O requerente solicita dispensa de novo atendimento à disciplina “Teoria da Justiça”, já cursada. A integralização do curso de Doutorado de Teoria e Filosofia do Direito depende dos créditos referentes a esta disciplina. Ocorre, porém, que o requerente já foi aprovado nesta mesma disciplina quando da conclusão do Mestrado na linha de Teoria e Filosofia do Direito, motivo pela qual solicita agora a dispensa, tendo em vista a identidade de conteúdos ministrados e o atendimento do requisito.

O requerimento tem o de acordo do Professor Orientador Ricardo Falbo. ▪ Em anexo, histórico escolar.

▪ Decisão: Deferido.

III – ASSUNTOS GERAIS ■ Joyceane Bezerra de Menezes

A requerente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, havendo concluído o curso de Doutoramento em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2004.

A requerente integra o Grupo de Pesquisa de Direito Constitucional nas Relações Privadas desta mesma Universidade que integra um Projeto de Cooperação Acadêmica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, aprovado nas condições da Chamada Pública nº 06/2011 (CASADINHO/PROCAD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

Dentre as atividades previstas no âmbito do processo supra-citado (anexo), há previsão de estágios pós-doutorais a serem cumpridos pelos docentes da UNIFOR em supervisão por docentes da UERJ, pelo período de seis meses. Assim, a requerente vem manifestar seu interesse em participar de estágio de Pós-Doutoramento Senior nesta Universidade, no período de 01 de agosto a 01 de janeiro de 2014, sob a supervisão da Professora Titular Maria Celina Bodin de Moraes, cuja excelência dispensa apresentações.

Como docente da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará, a requerente já obteve a permissão de ambas as instituições para realizar estes estudos, conforme anexos. Os custos

(4)

necessários à realização do presente estudo serão encarados com recursos próprios somados ao auxílio previsto e já aprovado no Projeto de Cooperação Acadêmica CASADINHO/PROCAD/CNPQ nº 552337/2011-0.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Maria Celina Bodin de Moraes. Decisão: Aprovado.

■ Márcia Michele Garcia Duarte

A requerente é advogada, Doutora em Direito e professora da Universidade Cândido Mendes, unidades Tijuca e Padre Miguel, e das Faculdades São José.

Na forma da Deliberação nº 30/2008, vem apresentar Projeto de Pesquisa para estágio de Pós-Doutorado sob a supervisão do Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho, requerendo sua aceitação pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação.

A requerente manifesta interesse em lecionar graciosamente disciplina eletiva e/ou coordenar Grupo de Pesquisa nessa respeitável Universidade, cujo conteúdo programático seja correlato à presente proposta de pesquisa.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho. Decisão: Aprovado.

■ Luciano Gomes Filippo

O requerente gostaria de saber se há alguma previsão para conclusão do seu processo de revalidação, ou algo que possa ser feito para agilizar o trâmite.

Como professor visitante de algumas universidades no Rio de Janeiro, o diploma estrangeiro não tem sido aceito para fins de remuneração, já que a legislação brasileira afirma que esse tipo de diploma deve ser revalidado internamente. Com isso, a diferença de remuneração é bem grande, sendo essa situação que o motivou a entrar em contato com o Colegiado.

Diante disso, peço encarecidamente – dentro do possível – seja o requerimento nº 1616/2012, protocolado em 07.05.2012, analisado com a maior brevidade possível.

Agradeço antecipadamente, colocando-me à disposição para qualquer esclarecimento ou fornecimento de documentos que se façam necessários.

Decisão: Baixou em diligência para a secretaria informar sobre as alegações do requerente. ■ José Elias Feres de Almeida

O requerente solicita autorização do Colegiado para participar do processo seletivo com base no item I.2 do Edital do Doutorado em Direito (turma 2014).

O requerente informa que é graduado em Ciências Contábeis, área em que também possui Doutorado, concluído em 2010 na FEA/USP.

Decisão: Deferido para a Linha de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento. ■ Janecler Foppa

A requerente solicita o deferimento de sua inscrição no processo seletivo para o curso de Doutorado.

A requerente é graduada em Sistemas de Informação, com especializações em Direito Tributário; Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, e, Mestrado em Gestão Pública pela FEAD Minas Gerais, tendo interesse em cursar Doutorado em Direito na linha de pesquisa em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, pelo fato de atuar como Auditor de Rendas (Secretaria de Finanças e Orçamento) no Município de SINOP – MT e ser docente na Universidade de Cuiabá, Unic Industrial, campus de Sinop MT.

Decisão: Deferido.

■ Wladimir Mustafa Kozievitch

O requerente solicita o deferimento de sua inscrição no processo seletivo para o curso de Doutorado.

O requerente é graduado em Direito, com especializações em Direito Tributário; Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, e, Mestrado em Gestão Pública pela FEAD Minas Gerais, tendo

(5)

interesse em cursar Doutorado em Direito na linha de pesquisa em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, pelo fato de atuar como Auditor de Rendas (Secretaria de Finanças e Orçamento) no Município de SINOP – MT e ser docente na disciplina de Direito Tributário na Universidade de Cuiabá, campus de Sinop MT.

Decisão: Deferido.

■ Lucas Nogueira do Rêgo Monteiro Villa Lages

O requerente solicita o deferimento de sua inscrição no processo seletivo para o curso de Doutorado na linha de pesquisa de Direito Penal.

O requerente é advogado, pesquisador, professor universitário de Direito Penal, Criminologia e Prática Penal, especialista em Ciências Criminais e Mestre em Filosofia.

Decisão: Deferido.

■ Caio Cézar Will Neri Dias

O requerente solicita a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo do curso de Mestrado em Direito, declarando preencher os requisitos para isenção elencados pelo Decreto nº 6593. NIS: 20132183433.

Decisão: Deferido

■ Breno Fraga Miranda e Silva

O requerente solicita a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo do curso de Mestrado em Direito da UERJ 2014, por não dispor de meios financeiros para fazê-lo. O requerente é estudante em Ribeirão Preto – SP, vivendo através de bolsa de permanência estudantil (moradia e alimentação) por conta de suas necessidades socioeconômicas, estando, também, sua família passando por problemas de ordem judicial e por restrições financeiras.

Em anexo: Documentos de identidade, CPF, Declaração da Seção de Atendimento Social e Atestado da Faculdade de Direito da USP Ribeirão.

Decisão: Deferido.

■ Pedro Francisco Alves Nery

O requerente solicita aceitação de sua candidatura ao processo seletivo de acesso ao curso de mestrado em Direito desta instituição, mais especificamente na área de concentração “Estado, processo e sociedade internacional”, linha de pesquisa “Direito Internacional”.

O requerente tem formação na área de Relações Internacionais em nível de graduação e de pós-graduação Lato Sensu e atualmente cursa pós-graduação em Direito, estando no 5º período do curso, sendo que a previsão de integralização de todo curso é para o ano de 2016.

O requerente tem grande interesse em progredir nos estudos na área de Direito Internacional, tema que já tem estudado ao longo dos últimos anos e que foi objeto de análise para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso obrigatórios nos referidos cursos anteriores.

O interesse em fazer o programa de mestrado da UERJ é devido ao reconhecimento da qualidade que o mesmo possui na área referida e também pela afinidade que possui com a instituição, obtida durante o curso de especialização em História das Relações Internacionais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, departamento de História.

Decisão: Deferido. ■ Kátia Carolino

A requerente solicita autorização para sua inscrição no processo seletivo do curso de Doutorado, informando que é advogada, bacharel em Direito e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP).

Em anexo: Diploma de Mestre em Ciências pela USP. Decisão: Deferido.

(6)

O requerente solicita a inscrição para o Doutorado em Direito, na linha de pesquisa dentro da Filosofia do Direito, já que possui o bacharelado e mestrado em Filosofia.

Em anexo: Cópia de diploma. Decisão: Deferido.

■ Antonino Spoto

O requerente solicita aprovação para candidatura ao Doutorado do Programa de Pós-graduação em Direito, turma 2014.

O requerente é italiano e na Itália trabalhou por muitos anos associado no escritório do Professor Augusto Fantozzi e teve muita experiência com Direito tributário italiano e internacional, fazendo a latere atividade acadêmico-científica (palestras, seminários, aulas) e de publicação científicas e prático-profissionais na matéria. Tendo mudado recentemente para o Rio de Janeiro, gostaria de fazer atividade acadêmica na linha de pesquisa de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento.

O requerente, porém, tem os seguintes problemas formais: primeiro, o seu diploma é ao mesmo tempo de graduação e de mestrado, pois na época (1991), na Itália, o ordenamento acadêmico tinha cursos unitários que davam o título de “Dottore Magistrale”, que era e é (na lei italiana) equivalente ao mestrado e requisito para inscrição a curso de doutorado; segundo, o diploma é da Universidade Luigi Bocconi de Milano, no curso de “Economia Aziendale”, ou seja economia de empresas, porém com muitas matérias jurídicas e com dissertação em Direito tributário sobre o tema “L’elusione dell’imposta” (o requerente também fez na mesma Universidade o curso de pós-graduação lato sensu em “Diritto tributário d’impresa”.

No momento, o requerente tem como documentos uma certidão de graduação e mestrado com histórico do curso e uma certidão do curso de pós-graduação, tendo começado o processo para ter os diplomas legalizados na Itália e depois no Brasil. O requerente se compromete a apresentar os documentos validados no Brasil no decorrer do curso.

Em anexo: Certidão com histórico.

Decisão: Indeferido, pois, de acordo com o item II.8.a do Edital do doutorado, o candidato portador de diploma estrangeiro deve apresentar na data da inscrição a cópia do diploma de mestrado em Direito, devidamente revalidado no Brasil, e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil.

■ Pedro Henrique Ramos Prado Vasques / ME /Direito da Cidade / 2012

O requerente solicita autorização para sua inscrição no processo seletivo do curso de Doutorado, conforme item II. 2.b.2, do respectivo edital.

O requerente ingressou no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, na linha de pesquisa de Direito da Cidade, em 2012, já tendo cursado todas as disciplinas e remanescendo apenas o estágio docente, que será devidamente cumprido durante o segundo semestre de 2013, tendo como data provável para defesa de sua dissertação, conforme pré-definido com sua orientadora, o dia 30 de janeiro de 2014.

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

■ Marcos Rocildes Abreu

O requerente está interessado em participar do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação – Mestrado.

Como a prova escrita de aptidão acadêmica ocorrerá no sábado (31.08.2013) e o requerente professa como fé a religião adventista do sétimo dia, consulta o Colegiado sobre a possibilidade de realizar sua avaliação após as 18:00h do dia 31.08.2013, ficando em clausura em uma sala no mesmo horário do início da prova (13:00h) e aguardando até as 18:00h, momento em que iniciaria sua avaliação.

(7)

Ainda, como o requerente mora em Brasília, necessita da análise do nobre Colegiado, a fim de que possa ter a certeza quanto ao seu pedido, a fim de realizar sua inscrição.

Em anexo: Comprovante de passagens aérea

Decisão: Deferido. Comunique-se ao CEPED para providências. ■ Pedro M. G. Y. Sack

O requerente está inscrito no processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação – Mestrado.

Como a prova de línguas, originalmente, estava marcada para o dia 26/10, às 13h, o requerente calculou a celebração de seu casamento e posterior viagem para o exterior (África do Sul) dentro do antigo cronograma de provas.

Sendo que, devido às provas do ENEM, a data da prova de línguas foi adiantada para o dia 19/10, e tendo já o requerente comprado passagens, reservado hotel e etc, consulta o Colegiado sobre a possibilidade de realizar, caso seja aprovado na prova de aptidão acadêmica, a prova de línguas, ou no dia anteriormente marcado ou em qualquer dia posterior, tendo em vista retornar de sua viagem no dia 25/10, conforme documento em anexo.

Em anexo: comprovante extraído da TAM viagens.

Decisão: Indeferido, por não haver possibilidade de realização da prova em outro dia. ■ André Otaviano

O requerente é aluno regular do Mestrado na Faculdade de Educação da UERJ (ME1311578) e bolsista da CAPES, por ter sido aprovado em 2º lugar no processo seletivo do referido programa. Sendo a formação acadêmica e profissional do requerente em Direito e tendo ele bastante interesse em realizar uma transferência de programas de pós-graduação stricto sensu no âmbito interno da própria UERJ, ou seja, migrar da Educação para o Direito, consulta o Colegiado sobre esta possibilidade.

Decisão: Indeferido por falta de amparo regimental e legal.

■ Tania Hiromi Shinotsuka

A requerente que é graduada em Engenharia Elétrica pelo CEFET-RJ solicita inscrição para o curso de mestrado em Direito Civil.

A requerente atualmente está matriculada nos 7º e 8º períodos da Faculdade de Direito da Universidade Candido Mendes, com possibilidade de término em dezembro de 2014.

Em anexo: Diploma do curso de engenharia e histórico do curso de direito.

Decisão: Indeferido por não ser possível a conclusão do curso de graduação em Direito antes do início das aulas.

■ Gabriel Andrade Salles Brasil Maia Siqueira

Em atenção ao que dispõe o item I.2 do edital de mestrado do programa de pós-graduação em Direito, do ano de 2014, venho através deste documento, requerer a aceitação da inscrição nº 20509267, realizada no dia 17/07/2013, para o curso de FINANÇAS PÚBLICAS,

TRIBUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, na modalidade de portador de diploma de graduação plena em outra área de conhecimento, qual seja, Comunicação com habilitação em Cultura pela faculdade de comunicação da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Nesta esteira, gostaria ainda de requerer a juntada do documento emitido pela coordenadoria do curso de Graduação em Direito da UFBA, que segue anexo a este requerimento, e atesta a minha possibilidade de concluir o curso de Direito no segundo semestre letivo do ano de 2013, caso Vª Senhoria entenda pelo indeferimento da inscrição na modalidade de portador de diploma em outra área de conhecimento, por incompatibilidade do curso de Comunicação com o curso de Direito, ou por outro fundamento, e que serviria de lastro para demonstrar que possuo conhecimentos jurídicos prévios mínimos necessários a um curso de mestrado em Direito.

(8)

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no mestrado, inclusive a conclusão do curso de graduação em Direito, por ocasião do início das aulas de 2014.1

■ Millena Marjorie Fonseca da Cunha / ME / Direito Penal / 2011

A requerente informa a dissertação que já depositada na UERJ, mas a defesa não poderá ser realizda no prazo regulamentar porque o Prof. Dr. Juarez Tavares, Orientador, fará uma viagem para o exterior este mês (08/13), com retorno apenas em setembro, e a banca examinadora não pôde ser composta a tempo da data dessa viagem. Dessa forma, requeiro a prorrogação do prazo para a defesa até o dia 30 de setembro de 2013. O requerimento tem o de acordo do Prof Juarez Tavares.

Decisão: Deferido.

Mariana Lessa Rego de Almeida / ME / Direito Público / 2012

Considerando que o Edital de Doutorado em Direito Público - 2013, para ingresso em 2014 solicita autorização para inscrição no processo seletivo para o Doutorado em Direito Público 2014 como candidata concluinte em 2013.

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

Ludmila Ribeiro Paiva/11 – Del. 061/10

A requerente solicita licença maternidade para fins de prorrogação do prazo de depósito e defesa da dissertação pois precisou se afastar das atividades acadêmicas após o nascimento do seu filho, Vicente Paiva Duarte no dia 04 de outubro de 2012 conforme certidão de nascimento anexa.

Seu afastamento justifica-se em função da necessidade de aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida. Segundo declaração médica anexa, amamentou seu filho (amamentação exclusiva) neste período. Motivo pelo qual solicito a licença no período de 4 meses previsto em lei.

O requerimento tem o “de acordo” do seu Professor Orientador Ricardo Nery Falbo.

▪ Decisão: Por unanimidade, o Colegiado acompanhou o voto da representação discente,

anexo a esta ata.

■ Ekaterinna Fornazieri Iwanow

• A requerente requer a inscrição para a seleção do Doutorado, informando que não foi concluído o processo de revalidação do seu diploma de mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração na América Latina, tendo terminado o mestrado na Universidad de La Empresa (Montevidéu- Uruguai) em 30/04/2012 e iniciado o processo de revalidação junto à Universidade Nacional de Brasília (UNB), em abril deste ano(04/2012). Entretanto, este procedimento, segundo informação da UNB, demora de 06 (seis) meses a 1 (um) ano para ser finalizado. Afirma a requerente que todos os requisitos para revalidação, exigidos pela UNB (e pelo MEC) foram atendidos.

O mestrado, reconhecido pelo MEC do Uruguai, foi cursado de forma integralmente presencial (500horas).

A dissertação, orientada pela Dra. Jamile Bergamaschine Mata Diz (UFMG), foi defendida perante uma banca formada exclusivamente por doutores e o tema apresentado teve como área de concentração o Direito Internacional Ambiental (“A aplicação do princípio da precaução no âmbito da União Europeia e do MERCOSUL”).

Em anexo, junto cópia de alguns documentos que podem, desde logo, comprovar o afirmado.

Além disso, acrescenta que concluiu a graduação em Direito no ano de 2004, na Faculdade de Direito de Curitiba, e possuo especializações em Direito Público e em Direito Constitucional, ambos pelas Faculdades Integrada do Brasil (UniBrasil).Em

Em anexo: Diploma

▪ Decisão: : Indeferido, pois, de acordo com o item II.8.a do Edital do doutorado, o candidato portador de diploma estrangeiro deve apresentar na data da inscrição a cópia do

(9)

diploma de mestrado em Direito, devidamente revalidado no Brasil, e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil.

■ Bruno Magalhães de Mattos / ME / Dir da Cidade / 2011

O requerente solicita autorização para sua inscrição no processo seletivo do curso de Doutorado, conforme item II. 2.b.2, do respectivo edital.

O requerente ingressou no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, na linha de pesquisa de Direito da Cidade, em 2011, já tendo cursado todas as disciplinas e tendo como data provável para defesa de sua dissertação, conforme pré-definido com sua orientadora, o dia 30 de agosto de 2013.

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

■ Vinicius Figueiredo Chaves

A presente solicitação se justifica em função do cumprimento de todos os créditos exigidos pelo Programa de Pós-Graduação ao qual o signatário se encontra vinculado (UNESA, conceito Capes 5), com término ainda no ano de 2013 (defesa da dissertação prevista para o mês de setembro). O candidato apresenta motivação suficiente para o grande esforço de pesquisa no decorrer do processo de doutoramento, que pode ser comprovada por sua trajetória no curso de Mestrado, em que obteve, até o momento, três publicações de artigos científicos, aguardando ainda outras quatro (sendo duas internacionais), num total de sete. Para além das publicações, o candidato participou ativamente de eventos acadêmicos, com publicação em anais, apresentação de trabalhos em âmbito, regional, nacional e internacional.

O candidato é professor substituto da UERJ, na disciplina legislação comercial e societária, tendo sido aprovado em primeiro lugar no processo seletivo realizado em 2013.

Por todo o exposto, submete o presente requerimento ao exame de V.Exa., aguardando a apreciação da presente solicitação, a qual espera ver atendida com o deferimento da inscrição, oportunidade em que todos os comprovantes serão anexados ao processo seletivo.

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

■ Andrea Carolina Suarez

A requerente solicita considerar a sua solicitação de validação do título de advogada obtido na Colômbia; com o objetivo de poder participar no processo seletivo do mestrado em direito conforme ao respectivo edital. Em anexo encaminho o diploma apostilado e traduzido, por tradutor oficial da embaixada de Brasil em Colômbia e pelo ministério de relações exteriores.

Decisão: Indeferido, pois, de acordo com o item II.7.a do Edital do mestrado, o candidato portador de diploma estrangeiro deve apresentar na data da inscrição a cópia do diploma de graduação em Direito, devidamente revalidado no Brasil.

■ José Maria de Castro Panoeiro / ME / Direito Penal / 2011

Solicita por razões profissionais, o deferimento da prorrogação do prazo de defesa de dissertação de Mestrado para o dia 17.09.2013.

O requerimento tem o de acordo do Prof Orientador Artur Gueiros. Decisão: Deferido.

■ Miriam Azevedo Hernandez Perez

Solicita autorização para se inscrever no processo seletivo para o doutorado, na linha de

pesquisa Teoria e Filosofia do Direito, nos termos dos itens II 2, b2 e b3. Sendo aluna do Mestrado de Direito Público e Novos Direitos na UNESA e já conclui todas as disciplinas, faltando apenas, receber a nota final da matéria de Seminário de Docência com a defesa da dissertação marcada para dezembro de 2013. A defesa no entanto, realizar-se-á antes provavelmente de modo que a conclusão do curso de mestrado se dará ainda em 2013.

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

(10)

■ Christhiny Gontijo

Solicita autorização para se inscrever no processo seletivo de 2013 do Mestrado em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento.

Tal solicitação se faz necessária pelo fato de ser graduada em Ciências Contábeis com

Especialização em Auditoria de Negócios pela UFES e não em Direito, como consta no Edital de Seleção do referido Mestrado.

O objeto do meu estudo de caso no Curso de Especialização foi direcionado para área tributária. Minha atuação profissional na área privada, ao longo de 08 anos foi voltada para área tributária nos segmentos de mineração, telecomunicações e varejo.

Atualmente, atuo como servidora pública federal temporária na Agência Nacional de Saúde (ANS) na área de finanças públicas e processos administrativos, mais precisamente no

Ressarcimento ao SUS e em breve na AGU, o que torna o Mestrado ainda mais importante para meu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Decisão: Deferido.

■ Leonam Liziero / ME / Teoria e Filosofia do Direito / 12 / Del.061/10

Solicito ao colegiado que aprove minha inscrição para o processo seletivo para ingresso no doutorado a ser realizando esse ano, na minha linha de pesquisa. Informo que estou no segundo ano do mestrado, já cursei todas as disciplinas e as outras atividades. Meu exame de qualificação foi realizado em 12 de abril deste ano e de acordo com meu plano de pesquisa, a defesa ocorrerá antes de dezembro de 2013, o que possibilita minha participação no processo seletivo de acordo com o item b2 do edital. Houve um caso precedente na minha linha de pesquisa em 2012 de um candidato em situações semelhantes à minha e sua participação foi deferida, uma vez que ele apresentou a defesa antes do início das aulas deste ano.

Peço que seja deferido meu pedido, com o meu compromisso de realizar a defesa antes do início do curso do doutorado, caso eu seja aprovado no processo seletivo. A previsão para o depósito de minha dissertação é em outubro e a previsão de minha defesa em dezembro de 2013.

Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

■ Juliana Cesario Alvim Gomes /12 – Del.061/10

Solicita autorização para efetuar inscrição no processo seletivo para o curso de Doutorado com o compromisso de encerrar o cumprimento de créditos do Mestrado até dezembro de 2013 e de defender a dissertação até o início das aulas do doutorado, em março de 2014. Caso não seja possível a defesa em 2014, a requerente compromete-se, com a anuência de seu orientador, Professor Daniel Antonio de Moraes Sarmento, a realizá-la até o final de 2013.

Sendo deferida a autorização para a inscrição, a requerente solicita que seja, igualmente, autorizada sua realização por meio da assinatura de termo de compromisso informando a pendência da declaração de conclusão do mestrado e do histórico escolar completo.

▪ Decisão: Aprovada a inscrição sob condição do cumprimento dos requisitos para a inscrição no doutorado por ocasião do início das aulas de 2014.1

IV – REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

(11)

Fernanda Bianco de Lucena Costa

Proc 2354/13

José Carlos Vaz e Dias (UERJ) Doutor em Direito, pela University of Kent, Inglarerra, desde 1993

Mauricio Moreira Mendonça de Menezes (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2009 Sidney Cesar Silva Guerra

(UFRJ)

Doutor em Direito, pela Universidade Gama Filho, desde 2002

▪ Decisão: Aprovada a comissão.

V – INDICAÇÃO DE ORIENTADOR

MESTRADO

Professor/ Categoria

Co-orientador Orientandos Discente / Ingresso

Linha de Pesquisa

Decisão

M D T

Heloisa Helena Barboza / Permanente

01 01 03 Altino Beirão/2013 Direito Civil

Aprovado Heloisa Helena Barboza /

Permanente 02 01 04 Eduardo Mendes / 2013 Direito Civil Aprovado Heloisa Helena Barboza/Permanente 04 01 05 Julia de Castro / 2013 Direito Civil Aprovado Heloisa Helena Barboza/Permanente 05 01 06 Luciana de Souza / 2013 Direito Civil Aprovado Heloisa Helena Barboza/Permanente

06 01 07 Thiago Sousa / 2013 Direito Civil Aprovado Gustavo Siqueira / Permanente Ricardo Falbo/Permane nte 01 - 01 Fatima de Azevedo / 2013 Teoria e Filosofia do Direito Aprovado

José Carlos Vaz /Permanente 05 - 06 Raphaela Portilho / 2013 Empresa, Trabalho e Propr.Intel ectual Aprovado Humberto Dalla / Colaborador 01 02 03 Antonio Ramia / 2012 Direito Processual Aprovado Antonio do Passo Cabral/Permanente 01 - 02 Paulo Henrique Veloso da Conceição/2013 Direito Processual Aprovado Anderson Schreiber/Permanente 04 - 05 Raphael de Oliveira Donato/2013 Direito Civil Aprovado Anderson Schreiber/Permanente 06 - 07 Fabiano Pinto de Magalhães/2013 Direito Civil Aprovado Alexandre Ferreira de Assumpção Alves/Permanente Ana de Oliveira Frazão 08 - 09 Priscila Menezes da Silva/2012 Empresa, Trabalho e Propr. Intelectual Indeferido Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich/Permanente 02 - 03 Murilo Oliveira Souza/2013 Empresa, Trabalho e Propr. Intelectual Aprovado

(12)

DOUTORADO

VI – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO Raymundo Von

Adamovich/Permanente

de Sousa/2013 Trabalho e Propr. Intelectual Gustavo da Gama Vital de

Oliveira/Permanente (Visitante) 01 - 02 Daniel Vieira Marins/2013 Finanças Públicas, Tributação e Desenvolv imento Aprovado

Gustavo da Gama Vital de Oliveira/Permanente (Visitante) Ricardo Lodi/ Permanente 02 - 03 Marcos Bueno Brandão da Penha/2013 Finanças Públicas, Tributação e Desenvolv imento Aprovado Ricardo Nery Falbo/Permanente 03 01 05 Raquel Elena Rinaldi Maciel/2013 Teoria e Filosofia do Direito Aprovado Maria Celina Bodin/Permanente 02 04 07 Deborah Pereira Pinto dos Santos/2013 Direito Civil Aprovado

Heloisa Helena Barboza / Permanente 06 02 08 Daniele Teixeira/2012 Direito Civil Aprovado Anderson Schreiber / Permanente

04 01 05 Daniel Bucar / 2012 Direito Civil

Aprovado Paulo Emilio Vauthier /

Permanente

02 04 07 Luis Bianchi / 2013 Direito Internacio nal Aprovado Antônio Cabral/ Permanente 01 01 02 Cristiane Iwakura / 2013 Direito Processual Aprovado Arícia Fernandes Correia/Permanente 02 01 04 Rodrigo Nobrega Farias/2011 Direito da Cidade Aprovado Arícia Fernandes Correia/Permanente 02 02 05 Igor Sporch da Costa/2013 Direito da Cidade Aprovado Flávio Mirza/Colaborador 03 - 04 Marcella A. Mascarenhas Nardelli/2013 Direito Processual Aprovado Rosângela Gomes / Permanente 06 02 08 Fábio Severiano / 2011 Direito da Cidade Aprovado Vanderlei Martins/Permanente 01 - 01 Bianca Tomaino de Souza/2013 Teoria e Filosofia do Direito Aprovado

(13)

Mestrado

Direito da Cidade /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Prof Ângela Moulin ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Marcus de Almeida Lima

Ângela Moulin Simões Penalva Santos (Orientadora /UERJ)

Vânia Siciliano Aieta (UERJ) Alexandre Fabiano

Mendes (PUC/RJ)

Homologado Arícia Fernandes Correia

(UERJ)

Cleber Francisco Alves (UCP)

Direito da Cidade /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Prof Rosangela Gomes ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Bruno de Magalhães Mattos

Rosângela de Azevedo Gomes (Orientadora /UERJ)

Marcos Alcino Torres (UERJ) Eduardo Domingues

(UNIRIO)

Homologado Carlos Edison Monteiro

(UERJ) André Gondinho

(IBMEC)

Direito Civil /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Prof Heloisa Helena Barboza ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Vitor de Azevedo Almeida Junior

Heloisa Helena Barboza (Orientadora /UERJ)

Rosângela Gomes (UERJ) Allan Rocha de Souza

(UFFRJ) Carlos Nelson de Paula Konder

(Coorientador/UERJ) Anderson Schreiber

(UERJ) Ana Luiza Nevares

(PUC/RJ)

Direito Civil /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Marcela Maffei Quadra

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (Orientador /UERJ)

Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho

(UERJ) Rúbia Carneiro Neves

(UFMG)

Homologado Anderson Schreiber (Coorientador/UERJ)

Maria Celina Bodin de Moraes (UERJ) Wilges Ariana Bruscatto (PUC/MG)

(14)

Direito Público /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pelo Prof. Afrânio Silva Jardim. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Luiz Marcelo Cabral Tavares

Afrânio Silva Jardim (Orientador /UERJ)

Flávio Mirza Maduro (UERJ)

Delton Ricardo Soares Meirelles

(UFF)

Homologado Humberto Dalla Bernardina de Pinho

(UERJ) Érico Andrade

(FUMEC)

Direito Público /10 – Del. 052/07

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

João Paulo de Aguiar Santos

Jane Reis Gonçalves Pereira (Orientadora /UERJ) Rodrigo Brandão (UERJ) Fernanda Duarte (UFF) Homologado Daniel Sarmento (UERJ)

Letícia de Campos Velho Martel (PUC/RJ)

Direito Público /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Profª Patricia Baptista. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Diogo Lopes Barbosa Leite

Patricia Ferreira Baptista (Orientadora /UERJ)

Valter Schuenquener (UERJ)

Patricia Regina Pinheiro Sampaio

(FGV/RJ)

Homologado Alexandre Santos de Aragão

(UERJ)

Egon Bockmann Moreira (UFPR)

Direito Público /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Patricia Baptista. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Jessica Acoccella Patricia Baptista (Orientadora /UERJ)

Aricia Fernandes Correia (UERJ)

Farlei Martins Riccio Oliveira (UCAM) Homologado Gustavo Binenbojm (UERJ) Odete Medauar (USP)

Direito Público /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. Luís Cesar S. de Queiroz. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES

(15)

DOUTORES João Rafael

Lavandeira Gândara de Carvalho

Luís Cesar Souza de Queiroz (Orientador /UERJ)

Gustavo da Gama Vital Oliveira

(UERJ)

Marco Antonio Ferreira Macedo (UFF)

Homologado Ricardo Lodi Ribeiro

(UERJ)

Celso de Albuquerque Silva (UNIRIO)

Direito Público /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Profª Patricia Baptista. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Matheus Rodrigues Barcelos Gustavo Binenbojm (Orientador /UERJ)

Ana Paula de Barcellos (UERJ)

Gustavo Sampaio (UFF)

Homologado Daniel Antonio de Moraes Sarmento

(UERJ)

Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo (FGV/RJ)

Direito Público /11 – Del. 052/07

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Profª Ana Paula de Barcellos. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Marcelle Figueiredo da Cunha

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (Orientadora /UERJ)

Daniel Antonio de Moraes Sarmento

(UERJ) Fernando Leal

(FGV)

Homologado Jane Reis Gonçalves Pereira

(UERJ)

Letícia de Campos Velho Martel (PUC/RJ) Direito Público /11 – Del. 052/07

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pela Profª Ana Paula de Barcellos. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Juliana Florentino de Moura

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (Orientadora /UERJ)

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ)

Fernando Leal (FGV)

Homologado Jane Reis Gonçalves Pereira

(UERJ)

Letícia de Campos Velho Martel (PUC/RJ) Direito Penal /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Patricia Glioche. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Thiago Helver Domingues Silva Jordace

Patrícia Mothé Glioche Bezé (Orientadora /UERJ)

Artur de Brito Gueiros Souza (UERJ) Rodrigo de Souza Costa

(UFF)

Homologado Carlos Eduardo Adriano Japiassú

(UERJ)

José Danilo Tavares Donato (UFRRJ)

(16)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. Carlos Eduardo Japiassú. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Rodrigo da Silva Roma

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (Orientador /UERJ)

Patrícia Mothé Glioche Bezé

(UERJ)

Rodrigo de Souza Costa (UFF)

Homologado Artur de Brito Gueiros Souza (UERJ)

Alamiro Velludo Salvador Netto (USP)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Sylvia Chaves Lima Costa

Artur de Brito Gueiros Souza (Orientador /UERJ)

Davi de Paiva Costa Tangerino

(UERJ)

Rodrigo de Souza Costa (UFF)

Homologado Vânia Siciliano Aieta

(UERJ)

Ana Elisa Liberatore S. Bechara (USP)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. Artur Gueiros. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Abel Fernandes Gomes

Artur de Brito Gueiros Souza (Orientador /UERJ)

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (UERJ) Cipriana Nicolitte (UES) Homologado Nilo Batista (UERJ)

José Paulo Baltazar Júnior (UFRGS)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. Artur Gueiros. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

José Maria de Castro Panoeiro

Artur de Brito Gueiros Souza (Orientador /UERJ)

Nilo Batista (UERJ) Cipriana Nicolitte

(UES)

Homologado Patrícia Mothé Glioche Bezé

(UERJ)

Eugenio Pacelli de Oliveira (UFMG)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES

(17)

DOUTORES Yuri Saramago S.

de A. Pugliese

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (Orientador /UERJ)

Patrícia Mothé Glioche Bezé

(UERJ)

Daniel Andrés Raizman (UFF)

Homologado Jorge Luis Fortes Pinheiro da Câmara

(UERJ) Fauzi Hassan Choukr

(USP)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Flávia Sanna Leal de Meirelles

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (Orientador /UERJ)

Patrícia Mothé Glioche Bezé

(UERJ)

Daniel Andrés Raizman (UFF)

Homologado Davi de Paiva Costa Tangerino

(UERJ) André Luiz Nicolitt

(UCAM)

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Patrícia Glioche. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Ulysses Gomes Bezerra

Patrícia Mothé Glioche Bezé (Orientadora /UERJ)

Artur de Brito Gueiros Souza (UERJ) Rodrigo de Souza Costa

(UFF)

Homologado Carlos Eduardo Adriano Japiassú

(UERJ)

Daniel Lobato (UFFRJ)

Direito Internacional /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Marilda Rosado de Sá Ribeiro.

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Patrícia Sampaio Fiad

Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientadora /UERJ)

João Eduardo Alves Pereira (UERJ)

Flávia da Costa Limmer (PUC-RJ)

Homologado Carmen Beatriz de Lemos Tiburcio

Rodrigues (UERJ)

Bruno Rodrigues de Almeida (UFRRJ)

Direito Internacional /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. Daniel Cabral Gruenbaum. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Bernard Potsch Moura

Daniel Cabral Gruenbaum (Orientador /UERJ)

Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Fabiane Verçosa Azevedo

Soares

Homologado Carmen Beatriz de Lemos Tiburcio

(18)

(Co-orientadora/UERJ) (IBMEC) Lauro da Gama e Souza Júnior (PUC/RJ)

Direito Internacional /10 – Del. 052/07

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Erica Beatriz Oliveira

João Eduardo Alves Pereira (Orientador /UERJ)

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (UERJ)

Antonio Celso Alves Pereira

(UGF)

Homologado Marilda Rosado de Sá Ribeiro

(UERJ)

Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Kowarski (UFF)

Direito Internacional /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Ana Cristina Paulo Pereira ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Carlos Biavschi Degrazia

Ana Cristina Paulo Pereira (Orientadora /UERJ)

João Eduardo Alves Pereira (UERJ)

Sidney Guerra (UFRJ)

Homologado Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo

(UERJ)

Gustavo Sénéchal de Goffredo (PUC-RJ)

Direito Internacional /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Marilda Rosado ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Alexandre Sales C. Arlota

Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientadora /UERJ)

João Eduardo Alves Pereira (UERJ) Carmen Beatriz Tiburcio

Rodrigues (UGF)

Homologado Daniel Cabral Gruenbaum

(UERJ)

Bruno Rodrigues de Almeida (UFRRJ)

Direito Processual /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Paula Oliveira Bezerra de Menezes Leonardo Greco (Orientador /UERJ)

Flávio Mirza Maduro (UERJ)

Márcia Cristina Xavier de Souza

(UFRJ)

Homologado Aluisio Gonçalves de Castro Mendes

(UERJ)

Clarissa Diniz Guedes (UFJF)

Direito Processual /12 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

(19)

Antonio Aurelio Abi Rama Duarte

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (Orientador /UERJ)

Flávio Mirza Maduro (UERJ)

Márcia Cristina Xavier de Souza

(UFRJ)

Homologado Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

(UERJ)

Ángel Ricardo Oquendo (UCONN)

Direito Processual /12 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. Luiz Fux. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Denise Maria Rodriguez Moraes Luiz Fux (Orientador /UERJ) Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ)

Ángel Ricardo Oquendo (UCONN)

Homologado Carolina Tupinambá Faria (UERJ)

Teresa Arruda Alvim Wambier (PUC/SP)

Teoria e Filosofia do Direito /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. José Ricardo F. Cunha. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Diogo Pinheiro Justino de Souza

José Ricardo Ferreira Cunha (Orientador /UERJ)

Ricardo Nery Falbo (UERJ)

Márcia Nina Bernardes (PUC/RJ)

Homologado Vera Malaguti de Souza Weglinski Batista

(UERJ)

Thiago Bottino do Amaral (FGV)

Teoria e Filosofia do Direito /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. José Ricardo F. Cunha. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Leonardo Figueiredo Barbosa

José Ricardo Ferreira Cunha (Orientador /UERJ)

Bethânia de Albuquerque Assy

(UERJ)

Márcia Nina Bernardes (PUC/RJ)

Homologado Ricardo Nery Falbo

(UERJ)

Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (UFMG)

Teoria e Filosofia do Direito /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pela Profª Bethânia Assy. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Natália Damazio Pinto Ferreira

Bethânia de Albuquerque Assy (Orientadora /UERJ)

Ricardo Nery Falbo (UERJ) José Maria Gomes

(PUC/RJ)

Homologado Vera Malaguti de Souza Weglinski Batista

(Coorientadora/UERJ) José Ricardo Ferreira Cunha

(UERJ)

(20)

Empresa, Trabalho e Propriedade Intelectual /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Dissertação pelo Prof. José Carlos Vaz e Dias. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Mauro Pacanowski

José Carlos Vaz e Dias (Orientador /UERJ)

Rosângela Maria de Azevedo Gomes

(UERJ) Denis Borges Barbosa

(PUC/RJ) Heloísa Helena Gomes Barbosa

(Co-orientadora/UERJ) Enzo Baiocchi (UCAM)

Empresa, Trabalho e Propriedade Intelectual /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Alberto Lopes da Rosa

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (Orientador /UERJ)

Carmen Beatriz de Lemos Tiburcio Rodrigues

(UERJ)

Clarissa Maria Beatriz Kowarski (UFF)

Homologado Marilda Rosado de Sá Ribeiro

(UERJ)

Márcia Carla Pereira Ribeiro (UFPR)

Empresa, Trabalho e Propriedade Intelectual /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Alexandre de Albuquerque Sá

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (Orientador /UERJ)

Maurício Moreira Mendonça de Menezes

(UERJ)

Marcus Vinícius Torres (UFRJ)

Homologado José Gabriel Lopes Pires Assis de Almeida

(UERJ)

César Augusto de Castro Fiúza (PUC/MG)

Empresa, Trabalho e Propriedade Intelectual /11 – Del. 061/10

Banca examinadora de Mestrado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Adriana Machado da Rocha Ferreira

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (Orientador /UERJ)

José Gabriel Lopes Pires Assis de Almeida

(UERJ)

Clarissa Maria Beatriz Kowarski (UFF)

Homologado Maurício Moreira Mendonça de Menezes

(UERJ)

Uinie Caminha (UNIFOR) Doutorado

Direito Penal /11 – Del. 061/10

Solicitação do Prof Nilo Batista, para homologação da Banca examinadora de Doutorado ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Gustavo de Souza

Nilo Batista

(Orientador /UERJ) Artur Gueiros

(21)

Preussler Vera Malaguti Batista (Coorientadora / UERJ) (UERJ) Thiago Bottino (UNIRIO) Davi Tangerino (UERJ)

Marildo Menegat (UFRJ) Felipe Mello da Silva Brito (UFRJ)

Direito da Cidade /09 – Del. 052/07

Banca examinadora de Doutorado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Delson Fernando Barcellos Xavier

Maurício Jorge Pereira da Mota (Orientador /UERJ)

José Ricardo Cunha (UERJ) Gustavo Kloh (FGV)

Homologado Maria Beatriz de Albuquerque David

(UERJ)

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (UERJ)

José Luiz Quadros de Magalhães (UFMG) Aparecida Luzia Alzira Zuin (UNIR)

Direito da Cidade /09 – Del. 052/07

Banca examinadora de Doutorado, homologada ad referendum pelo Prof. Ricardo Lodi ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Sebastião Pinto

Jorge Luis Fortes Pinheiro da Câmara (Orientador /UERJ)

Patrícia Mothé Glioche Béze (UERJ) Daniel André Razmann

(UFF)

Homologado Maurício Jorge Pereira da Mota

(UERJ)

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (UERJ)

David Alves Moreira (UNIR) Aparecida Luzia Alzira Zuin (CEF/UNIR)

Direito Civil /10 – Del. 052/09

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Tese pelo Prof. Gustavo Tepedino ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Milena Donato Gustavo Tepedino (Orientador /UERJ)

Carlos Nelson de Paula Konder (UERJ) Caitlin Sampaio (PUC/RJ)

Homologado Heloisa Helena Gomes Barboza

(UERJ)

Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (UERJ)

Paulo de Tarso Sanseverino (UFRGS) Luiz Edson Fachin

(22)

Direito Público /09 – Del. 052/07

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Tese pelo Prof. Gustavo Binenbojm. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Marcelo Zenni Travassos Gustavo Binenbojm (Orientador /UERJ)

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos

(UERJ)

Gustavo Sampaio Telles Ferreira (UFF)

Homologado Daniel Antônio de Moraes Sarmento

(UERJ)

Jane Reis Gonçalves Pereira (UERJ) Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

Luciane Moessa de Souza (UFSC)

Direito Processual /09 – Del. 052/07

Solicitação de homologação de Banca Examinadora de Tese pelo Prof. Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Marcela Regina Pereira Câmara

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro (Orientador /UERJ)

Aluísio Gonçalves de Castro Mendes (UERJ)

Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UNIPV/

Itália)

Homologado Flávio Mirza Maduro (UERJ)

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ)

Candido Rangel Dinamarco (USP) José Roberto dos Santos Bedaque (USP)

VII – HOMOLOGAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE TESE / DISSERTAÇÃO

MESTRANDOS

DIREITO PENAL

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Thiago Helver Domingues Silva 11.07.13 “Tutela penal ambiental: necessidade, adequação e viabilidade”

Patrícia Mothé Glioche Béze

(Orientadora/UERJ) Aprovado Grau: 8,5 (oito

e meio)

Homologado

Carlos Eduardo Adriano Japiassú

(UERJ)

José Danilo Tavares Lobato (UFRRJ)

(23)

DIREITO INTERNACIONAL

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Erica Beatriz da Silva Oliveira 16.07.13 “Direito Ambiental Internacional: Construção Histórica e Perspectiva Brasileira”

João Eduardo Alves Pereira (Orientador /UERJ) Aprovado Grau: 8,5 (oito e meio) Homologado Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ)

Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho

Kowarski (UFF) ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Patrícia Sampaio Fiad 31.07.13 “A importância da arbitragem internacional de investimento para o equilíbrio da relação entre o Estado hospedeiro e o investidor estrangeiro na indústria do petróleo” Marilda Rosado de Sá Ribeiro

(Orientadora /UERJ) Aprovado Grau: 9,0

(nove)

Homologado

Carmen Beatriz de Lemos Tiburcio Rodrigues (UERJ) Bruno Rodrigues de Almeida (UFRRJ) DIREITO PÚBLICO

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO João Rafael Lavandeira Gandara de Carvalho 19.07.13 “Forma e substancia no direito tributário: legalidade, capacidade contributiva e planejamento fiscal”

Luís Cesar Souza de Queiroz (Orientador/UERJ) Aprovado Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. Homologado

Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ)

Celso de Albuquerque Silva (UNIRIO)

DIREITO PROCESSUAL

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Carla da Silva “O processo constitucional e a

Humberto Dalla Bernardina de Pinho

(Orientador/UERJ) Aprovado

(24)

Mariquito 25.06.13 mediação” Flávio Mirza Maduro (UERJ)

Grau: 8,5 (oito e meio) Márcia Cristina Xavier de

Souza (UFRJ)

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Claudio Roberto Pieruccetti Marques 09.07.13

“A justa causa no Processo Civil: um filtro legítimo

ao direito de ação”

Flávio Mirza Maduro (Orientador/UERJ) Aprovado Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor Homologado Humberto Dalla Bernardina

de Pinho (UERJ)

Márcia Cristina Xavier de Souza

(UFRJ)

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Baltazar José Vasconcelos Rodrigues 09.07.13 “O procedimento por amostragem dos recursos especiais e extraordinários de caráter repetitivo: análise e proposta de releitura” Leonardo Greco (Orientador/UERJ) Aprovado Grau: 9,0 (nove) Homologado Nélson Luiz Pinto

(UERJ)

Dierle José Coelho Nunes (UFMG)

TEORIA E FILOSOFIA DO DIREITO

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇ ÃO DECISÃO Eduardo de Oliveira Valory 12.07.13 “THÉMIS DESNUDADA: A questão da justiça em Hans Kelsen”

Marcello Raposo Ciotola (Orientador/UERJ) Aprovado Grau: 10,0 (dez), com distinção, louvor e publicação Homologado Vicente de Paulo Barretto

(UERJ)

Rafael Mario Iorio Filho (UNESA)

DIREITO CIVIL

Direito Civil /11 – Del. 061/10

Solicitação de homologação de banca examinadora de Mestrado pelo Prof Carlos Konder ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da