• Nenhum resultado encontrado

Comunicação de Progresso 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicação de Progresso 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

03/10/17

Aos nossos participantes:

Tenho o prazer de confi rmar que a Ricopeças reafi rma o seu apoio aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Nesta comunicação anual sobre os progressos, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias.

Também nos comprometemos a compartilhar essas informações com nossos participantes os quais utilizam os nossos principais canais de comunicação.”

Atenciosamente,

___________________

COP

2

Rodrigo Chiarato de Almeida Diretor Administrativo ___________________

(3)

Princípios de Direitos Humanos

Geral

Período coberto pela sua Comunicação de Progresso (COP) De: 03/10/2016 a 03/10/2017

A Ricopeças respeita e prega a proteção aos direitos humanos em sua empresa com todos os colaboradores. Isso fica muito claro aos funcionários, pois no primeiro dia de trabalho já lhe é apresentado o Código de Conduta, no qual alguns pontos fundamentais estão embasados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O código de conduta da empresa é apresentado ao trabalhador logo em seu primeiro dia de trabalho, na integração, após apresentação oral o indivíduo recebe uma cópia escrita e assina um termo afirmando que está ciente e concorda com todos os tópicos apresentados. Além da apresentação na integração, anualmente na SIPAT procuramos realizar palestras motivadoras sobre qualidade de vida, respeito ao próximo, trabalho em equipe, entre outros, trabalhando assim o lado humano e cidadão de todos os colaboradores.

Além dos colaboradores da empresa, nossos fornecedores também passam por uma avaliação no momento do cadastro, eles preenchem um Questionário de Avaliação do Fornecedor, no qual estão inclusas questões sobre a Política do RH da empresa.

Além da apresentação do código de conduta na integração, para garantir o bom andamento dos Direitos Humanos na empresa mantemos uma caixa de sugestões / reclamações numa área de livre acesso, para que os colaboradores possam expressar qualquer descontentamento ou situação na qual seus direitos possam ter sido violados. Criamos também uma pesquisa onde os funcionários podem apontar ideias e melhorias para a empresa, tanto na questão de produtividade quanto na questão de qualidade de trabalho. O departamento de RH também se coloca sempre disponível para sugestões e reclamações dos funcionários, buscando estar sempre o mais próximo possível dos colaboradores. Felizmente desde a implantação dos princípios do Pacto Global, não houve nenhuma reclamação ou denúncia de abuso ou descumprimento dos Direitos Humanos na empresa, nem entre os colaboradores, nem com fornecedores e clientes.

(4)

Princípios do Trabalho

A Ricopeças segue rigidamente o regime de contratação CLT, que garante ao funcionário todos os seus direitos e deveres como jornada de trabalho, férias, direito de participar e usufruir das decisões do sindicato, direitos trabalhistas, entre outros. Desta forma a empresa garante que todos os Princípios do Trabalho sejam respeitados e garantidos para todos os colaboradores da empresa. A empresa mantém seu mural informativo constantemente atualizado com avisos relevantes a respeito de direitos trabalhistas, alterações nas leis, decisões do sindicato quanto a feriados facultativos, entre outros. Todas as decisões da empresa sobre questões como emendar feriados, horário de trabalho durante a copa, expediente em datas festivas são baseadas na decisão do sindicato e comunicadas a todos os colaboradores. A empresa também incentiva o aprendizado de jovens através do programa Aprendiz Legal do governo, através do qual a empresa contrata jovens entre 16 e 18 anos para trabalharem meio período na empresa a fim de aprenderem sobre o dia a dia no ambiente de trabalho e desenvolverem habilidades específicas. Dentro do programa a empresa respeita os horários e bolsas pré-estabelecidos a fim de garantir o benefício dos menores e de que o trabalho não prejudique os estudos.

Além da parte interna, logo após a implantação dos 10 princípios do Pacto global na empresa, solicitamos que todos os fornecedores enviassem uma declaração afirmando que não há trabalho infantil ou escravo em sua organização. Todos os nossos fornecedores enviaram a declaração, incluindo nossos fornecedores chineses, cujo país tem uma das maiores concentrações de trabalho escravo do mundo.

A Ricopeças mantém também a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) sempre ativa, buscando constantes melhorias para a segurança e bem-estar dos trabalhadores. Além da CIPA a empresa tem também a Brigada de Incêndio, que recebe anualmente os treinamentos exigidos por lei, como de primeiros socorros, combate a incêndio, entre outros. Além de zelar pela integridade física dos trabalhadores, a CIPA também zela pela qualidade de vida destes, semanalmente é feito o Diálogo de Segurança com dicas de saúde, segurança e bem-estar que é lido para todos os colaboradores da empresa. A CIPA também atua na parte de troca dos extintores e no desenvolvimento do Mapa de Risco onde são apontados os possíveis riscos de cada setor e o que deve ser feito para se prevenir. O mapa apresenta cada setor, localização dos extintores e saídas de emergência.

Felizmente desde a implantação dos princípios do Pacto Global, não houve nenhuma reclamação ou denúncia de abuso ou descumprimento dos Princípios do trabalho na empresa, nem entre os colaboradores, nem com fornecedores e clientes.

(5)

Princípios Ambientais

A Ricopeças apóia esta causa com pequenas atitudes que fazem toda diferença na preservação do nosso planeta, como, por exemplo, o planejamento da nossa sede que foi feito com alguns cuidados especiais ao nosso meio ambiente.

Para começar, nosso estoque possui telhas transparentes em pontos estratégicos que iluminam todo o ambiente. Assim, durante o dia utilizamos luz solar e não precisamos acender as lâmpadas. Nosso encanamento foi feito de uma maneira que toda água da chuva que cai no telhado da empresa é concentrada nas calhas e reaproveitada nas descargas. Deste modo, só utilizamos água potável nas pias. Temos sinalização em toda empresa indicando a separação dos resíduos, orgânico, reciclável e dejetos, assim é possível destinar cada um ao devido lugar. Os recicláveis são doados a uma família local que é mantida através do valor arrecadado com a venda desses materiais. O lixo orgânico é reutilizado por uma colaboradora em seu sítio, como alimento para animais e fertilizante para terra. Os dejetos são recolhidos pela coleta da prefeitura da cidade.

Anualmente fazemos uma ação no Dia Mundial do Meio Ambiente divulgando e incentivando os colaboradores, clientes e fornecedores a preservar o meio ambiente e adotar atitudes de preservação.

Como a Ricopeças é apenas importadora e distribuidora, não fabrica ou monta nenhum tipo de produto na empresa, por isso não há nenhum tipo de material tóxico ao meio ambiente que necessite de descarte especial.

(6)

Princípios Anticorrupção

A Ricopeças repudia qualquer ato de corrupção e tem um controle rigoroso para evitar que isso aconteça em sua empresa.

Isso fica muito claro aos funcionários, pois no primeiro dia de trabalho já lhe é apresentado o Código de Conduta, o qual deixa claro que caso seja descoberto qualquer ato ilícito entre os funcionários, a punição será severa.

O código de conduta da empresa é apresentado ao trabalhadores logo em seu primeiro dia de trabalho na integração, após apresentação oral o indivíduo recebe uma cópia escrita e assina um termo afirmando que está ciente e concorda com todos os tópicos apresentados.

Além dos colaboradores da empresa, nossos fornecedores também passam por uma avaliação no momento do cadastro, eles preenchem um Questionário de Avaliação do Fornecedor, no qual estão inclusas questões sobre as atividades da empresa e lhes é questionado se todos os registros estão em fácil acesso e disponíveis a qualquer momento para possíveis verificações.

Todos os impostos estão em dia e são devidamente cobrados e pagos a seus clientes e fornecedores. Em cada tipo de produto comercializado está inclusa a devida carga tributária da respectiva região de destino.

Há também na empresa uma caixa de sugestões, na qual os colaboradores que identificarem qualquer ato de corrupção na empresa podem fazer sua denúncia anônima.

Temos um setor de Controladoria junto ao Financeiro responsável por fazer todo o controle de notas, documentos e pagamentos para que nada passe despercebido e possamos manter sempre um controle rigoroso .

Felizmente desde a implantação dos princípios do Pacto Global, não houve nenhuma reclamação ou denúncia de corrupção na empresa, nem entre os colaboradores, nem com fornecedores e clientes.

Referências

Documentos relacionados

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Ainda que a metastização cerebral seja condição rara em caso de neoplasia com localização primária no intestino, em casos de exceção em que tal invasão se verifica por parte

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

Além disso, serão abordados os estudos sobre os dois programas que surgiram no cenário educacional como políticas públicas educacionais curriculares, com propostas

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem