• Nenhum resultado encontrado

Associação de Futebol do Porto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação de Futebol do Porto"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Associação de Futebol do Porto

RUA ANTÓNIO PINTO MACHADO, 96 4100 . PORTO

COMUNICADO OFICIAL

Circular n.º 100

=2017/2018=

P

P

a

a

r

r

a

a

o

o

c

c

o

o

n

n

h

h

e

e

c

c

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

e

e

o

o

r

r

i

i

e

e

n

n

t

t

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

d

d

o

o

s

s

C

C

l

l

u

u

b

b

e

e

s

s

F

F

i

i

l

l

i

i

a

a

d

d

o

o

s

s

,

,

S

S

A

A

D

D

s

s

,

,

S

S

D

D

U

U

Q

Q

´

´

s

s

,

,

Á

Á

r

r

b

b

i

i

t

t

r

r

o

o

s

s

,

,

Ó

Ó

r

r

g

g

ã

ã

o

o

s

s

d

d

e

e

C

C

o

o

m

m

u

u

n

n

i

i

c

c

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

S

S

o

o

c

c

i

i

a

a

l

l

e

e

d

d

e

e

m

m

a

a

i

i

s

s

i

i

n

n

t

t

e

e

r

r

e

e

s

s

s

s

a

a

d

d

o

o

s

s

,

,

d

d

i

i

v

v

u

u

l

l

g

g

a

a

m

m

o

o

s

s

:

:

A

AS

SS

SU

UN

NT

TO

O:

:

R

RE

EG

GU

UL

LA

AM

ME

EN

NT

TO

OS

S

E

ES

SP

PE

EC

CI

IA

AI

IS

S

É

ÉP

PO

OC

CA

A

2

20

01

17

7/

/2

20

01

18

8

F

FU

UT

TE

EB

BO

OL

L

D

DE

E

O

ON

NZ

ZE

E

E

E

N

NO

OV

VE

E

---

Porto e A.F.P., 25 de Setembro de 2017

• CAMPEONATO DISTRITAL 2ª DIIVISÃO – SENIOR

• CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES “A” – II DIVISÃO

• CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES “B” – II DIVISÃO

• CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES “C” – II DIVISÃO

• CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES “D” – I DIVISÃO

• CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES “D” – II DIVISÃO

• CAMPEONATO DISTRITAL SUB.14 (NASCIDOS 2004)

• CAMPEONATO DISTRITAL FUTEBOL DE NOVE – SUB.13

• CAMPEONATO DISTRITAL FUTEBOL DE NOVE – SUB.12

(2)

Associação de Futebol do Porto

CAMPEONATO DISTRITAL DA II DIVISÃO – 2017/2018

“ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I Organização Técnica

Generalidades

01.01 O Campeonato Distrital da II Divisão é composto por trinta e seis (36) equipas, que voluntariamente se inscreveram voluntariamente.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, de acordo com o estipulado no n.º 104.05 do CAPÍTULO I, do Regulamento de Provas Oficiais.

01.03 O Campeonato Distrital da II Divisão será disputado em duas fases, sendo na 1ªfase os Clubes divididos em duas (2) séries de dezoito equipas cada, que jogam, a duas voltas, por pontos, o apuramento dos dois (2) primeiros classifi-cados de cada serie, que transitam para a II Fase.

01.04 Os desempates na I e II fase processam-se de acordo com o disposto no 101.02 do Regulamento de Provas Oficiais / A.F. Porto.

01.05 Os jogos são disputados aos Domingos da parte da tarde, salvo na situação excecional das equipas denominadas “B” e ainda aquelas que mantém o estatuto considerado Amador: ADC PENAMAIOR, AD LUSTOSA, APD AIRÃES, CDC CODESSOS, CM GOMES COSTA, CRC 1º MAIO FIGUEIRÓ, CRCD VARZIELA 1982, GDC FERREIRA, MONTE CÓRDOVA FC, que na condição de visitado jogam ao Sábado.

01.06 Durante qualquer encontro poderão ser substituídos cinco (5) jogadores, sem distinção de lugares, independente-mente de os substitutos se encontrarem ou não lesionados. Porém, na segunda parte do encontro apenas se podem realizar o máximo de duas (2) interrupções de jogo por equipa, para substituições. Os jogadores substituí-dos, não podem entretanto, voltar ao terreno de jogo. De outro modo, simultaneamente, só poderão estar em aquecimento, três jogadores. (A.G. DE 09.JULHO.2012).

II Fase

01.07 Disputada pelas quatro (4) equipas apuradas da I fase, a duas voltas, por pontos, o 1º classificado e respectivo Campeão Distrital.

Mudanças de Divisão

01.08 Sobe ao Campeonato Distrital da I Divisão, o Clube campeão, e ainda os clubes necessários para que aquela divisão seja composta por 32 clubes.

01.09 Para efeitos de apuramento das equipas necessárias, vertidas em 01.09, será tida em conta a melhor posição classificativa das equipas concorrentes na II Fase.

01.10 Em caso de manutenção/descida da equipa que milita na divisão superior, a segunda equipa (secundária/”B”) manter-se-á obrigatoriamente nesta divisão, ainda que tenha obtido classificação que lhe permitisse a subida de divisão. Nesta hipótese tal direito caberá ao Clube imediatamente melhor classificado.

01.11 Para efeitos de complemento de vagas (32) no Campeonato Distrital da 1ª Divisão será observado o seguinte. a) Maior número de pontos obtidos na I Fase, no caso de as duas series se manterem com o mesmo numero de

equipas até ao final da I fase.

b) Maior coeficiente de pontos obtidos na I Fase da prova

c) Maior coeficiente entre a diferença de golos marcados e golos sofridos na I Fase da prova; d) Maior coeficiente de vitórias de vitórias na 1ª fase da prova;

(3)

Associação de Futebol do Porto

e) Maior coeficiente de golos marcados na 1ª fase da prova;

01.12 Cada coeficiente é obtido dividindo o valor em causa pelo número de jogos efetuados pelo Clube na fase da prova respectiva

CAPÍTULO II Organização Financeira

02.01 Constituem encargos de organização em todos os jogos da II Divisão Distrital:

a) Quota administrativa que deve ser paga pelo clube visitado, até ao 4º dia útil após a realização do jogo; b) Policiamento;

c) Pessoal de campo;

02.02 As entradas nos jogos do Campeonato Distrital da II Divisão serão pagas, sendo fixado o preço máximo de 3,00 €. 02.03 As receitas líquidas dos jogos da II Divisão Distrital (I fase e II fase) serão destinadas aos clubes visitados.

02.04 A A.F. Porto poderá nomear um delegado, que será responsável pelo cumprimento de todos os deveres regulamenta-dos.

Pessoal de Campo

02.05 A A.F.P. delega nos Clubes a organização dos jogos, sendo que o pessoal destacado para o controlo das entradas de adeptos nas respectivas portas de acesso ao recinto desportivo devem estar devidamente identificados.

CAPÍTULO III 3 - Prémios

03.01 A Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital da II Divisão os seguintes prémios: a) Uma taça para o clube Campeão;

b) 30 Medalhas para o clube Campeão.

CAPÍTULO IV 4 – Outras Disposições

04.01 A bola a utilizar nos jogos do Campeonato Distrital da 2ª Divisão é oficializa pela A.F. Porto sendo nos encontros realizados em campo relvado (Natural ou Artificial) utilizada a Bola Macron – Referencia “Dgree”, e nos encontros realizados em campo de Terra batida utilizada a bola Macron – Referência “Shock”.

04.02 As equipas que eventualmente não disponham de campo com as medidas previstas para competição na das divisões superiores, devem até 30 de Maio da época anterior, indicar à Associação de Futebol do Porto, um recin-to com as dimensões de 100 x 62/64 metros, sob pena de ser substituído nessa época pelo clube imediatamente classificado, que cumpra essa obrigação. No caso de indicação de campo emprestado/alugado, essa cedência deve ser passada a escrito e subscrita pelos legais representantes de ambas as partes, com assinaturas reconhecidas pela A.F. Porto. (Alterado e aprovado em A.G. de 9 de Julho de 2012, emitido em Circular n.º 7 de 13 de Junho de 2012).

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

= FIM DO REGULAMENTO = -2-

(4)

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLDDEEJJUUNNIIOORREESS““AA””––IIIIDDIIVVIISSÃÃOO 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA Generalidades

01.01 O Campeonato Distrital de Juniores “A” da II Divisão será disputado em três fases, pelas (94) noventa e quatro equipas que se inscreveram voluntariamente.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, levando sempre em linha de conta a maior proximidade geográfica.

I FASE

01.03 As equipas inscritas são divididas em (8) oito séries, sendo seis de doze equipas e duas de onze equipas, que jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, a fim de apurar os dois primeiros classificados de cada uma das oito series, num total de dezasseis equipas que transitam para a II Fase.

II FASE

01.04 É disputada pelos dezasseis Clubes apurados da I fase, divididos em quatro subséries de quatro equipas cada uma, que jogam a duas voltas, por pontos sendo o primeiro classificado de cada subsérie apurado para a III fase, num total de quatro equipas.

III FASE

01.05 A III fase será disputada em duas eliminatórias (1/2 final e final) opondo os clubes (4) apurados da II Fase. 01.06 Na I Eliminatória (1/2 final) os Clubes jogam o acesso à final, através de um jogo em campo neutro.

01.07 A II eliminatória (final) é disputada pelos vencedores da ½ final, que jogam, novamente, em campo neutro para encontrar o campeão Distrital de Juniores “A” – II Divisão.

01.08 Os jogos deste Campeonato serão efetuados aos Sábados da parte da tarde.

01.09 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem por escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.10 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora. DESEMPATES

01.11 Em caso de necessidade de desempate na I e II Fase proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias.

01.12 No caso de as subséries não terem igual número de participantes (por desistência ou desclassificação), o apuramento do melhor segundo classificado será encontrado através da equipa que obtiver o maior coeficiente de pontos e, se necessário o maior coeficiente de golos. Para apurar o melhor coeficiente, será observado o seguinte:

01.12.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados apenas na II Fase.

01.12.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados apenas na II Fase.

01.12.03 Se necessário, somar os pontos obtidos nas duas fases, e depois dividir pelos jogos realizados nas duas fases.

01.12.04 Se necessário, apurar a diferença de golos obtida na I e II fase e depois dividi-la pelo número de jogos reali-zados nas duas fases.

01.13 Os jogos da II e III fase devem, sempre que possível, ser disputados em campos relvados. SUBSTITUIÇÕES

01.14 Cada equipa poderá efetuar cinco (5) substituições durante todo o jogo, sendo que na segunda parte apenas são permitidas duas interrupções para o efeito.

--33-

(5)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Duração dos Jogos

01.15 Os jogos de Juniores “A” terão a duração de 90 minutos, divididos em duas partes de 45 minutos, separados por um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

01.16 Nos jogos da III Fase (1/2 Final e Final), caso terminem empatados no final do tempo regulamentar, o vencedor será encontrado da seguinte forma:

a) Apurar-se-á o vencedor por marcação de uma série de cinco grandes penalidades. Continuando a manter-se o empa-te, executar-se-ão tantas penalidades quantas necessárias, até se encontrar um vencedor. Tais penalidades deverão ser executadas, entretanto, por jogadores diferentes.

Pontuação 01.17 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate. ……… 1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

Inscrições

01.18 Nesta divisão é permitida a inscrição de mais uma equipa pertencente ao mesmo clube. No entanto, se o Clube já tiver uma equipa na 1ª Divisão, esta equipa não ascenderá de Divisão, mesmo que as Classificações assim o permitirem.

Classificações

01.19 Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s) equipas(s) menos classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediatamente a seguir.

Mudanças de Divisão

01.20 Sobe automaticamente à I Divisão Distrital de Juniores “A” o clube campeão e ainda os clubes necessários para que a I Divisão desta categoria seja composta por trinta e dois (32) clubes, conforme R.P.O./A.F.P.

01.21 No caso de ser necessário repescar Clubes que cessaram a sua participação neste campeonato na I Fase, para composição de trinta e duas (32) equipas participantes na I Divisão de Juniores “A”, será observado o seguinte:

01.21.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados na I Fase.

01.21.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados na I Fase.

01.21.03 Se necessário, será apurada a equipa com média de idade de jogadores mais jovens. Para o efeito apenas serão contabilizadas as inscrições efetuadas pelo(s) Clube(s) empatados, cujos atletas pertençam exclusivamente ao esca-lão de Juniores “A” na presente época. Não serão contabilizadas inscrições com subida de categoria para Juniores “A”.

CAPÍTULO II 2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efetuados com entradas livres, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira categoria (sénior).

CAPÍTULO III 3- PRÉMIOS

03.01 Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital de Juniores “A” da II Divisão os seguintes resultados: a) Taça para o clube vencedor;

b) 30 Medalhas para o clube vencedor;

c) 30 Medalhas para o Clube finalista;

d) 4 Medalhas para a equipa de Arbitragem presente na Final. ____________________________________________________________________________________________________________________

= FIM DO REGULAMENTO =

--44-

(6)

-Associação de Futebol d

Associação de Futebol d

Associação de Futebol d

Associação de Futebol do Porto

o Porto

o Porto

o Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLDDEEJJUUNNIIOORREESS““BB””––IIIIDDIIVVIISSÃÃOO 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 4- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA Generalidades

01.01 O Campeonato Distrital de Juniores “B” da II Divisão será disputado em três fases, pelas (136) cento e trinta e seis equipas que se inscreveram voluntariamente e disputado em três Fases.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, levando sempre em linha de conta a maior proximidade geográfica.

I FASE

01.03 As equipas inscritas são divididas em (10) dez séries, sendo sete de quatorze equipas e três de treze equipas, que jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, a fim de apurar os dois primeiros classificados de cada uma das (10) dez series, num total de vinte equipas que transitam para a II Fase.

II FASE

01.04 É disputada pelos vinte Clubes apurados da I fase, divididos em cinco subséries de quatro equipas cada uma, que jogam a duas voltas, por pontos, com vista a apurar o primeiro classificado de cada subsérie e ainda os três melhores segundos classificados das dez subséries que transitam para a III Fase, num total de oito equipas.

III FASE

01.05 A III fase será disputada em três eliminatórias (1/4, 1/2 final e final) opondo os clubes (8) apurados da II Fase. 01.06 Na I Eliminatória (1/4 final) os Clubes jogam o acesso à ½ final, através de um jogo em campo neutro. 01.07 Na II Eliminatória (1/2 final) os Clubes jogam o acesso à final, através de um jogo em campo neutro.

01.08 A III eliminatória (final) é disputada pelos vencedores da ½ final, que jogam, novamente, em campo neutro para encontrar o campeão Distrital de Juniores “B” – II Divisão.

01.09 Os jogos deste Campeonato serão efectuados aos Domingos de manhã.

01.10 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem por escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.11 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora. DESEMPATES

01.12 Em caso de necessidade de desempate na I e II Fase proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias.

01.13 Para efeitos de apuramento dos três melhores segundos classificado da II Fase, serão apurados os Clubes que no conjunto dos jogos, apenas da II Fase, obtiverem o maior número de pontos.

01.14 Caso se continuem a verificar uma ou mais equipas empatadas, recorrer-se-á ao desempate através da maior diferença de golos marcados e sofridos nos jogos realizados apenas na II Fase.

01.15 Se ainda assim existir uma ou mais equipas empatadas, recorrer-se-á ao desempate apurando a equipa que no conjunto dos jogos da I e II fase, obtiver a maior diferença de pontos.

01.16 No caso de as subséries não terem igual número de participantes, o apuramento do melhor segundo classificado será encontrado através da equipa que obtiver o maior coeficiente de pontos e, se necessário o maior coeficiente de golos. Para apurar o melhor coeficiente, será observado o seguinte:

01.16.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados apenas na II Fase.

01.16.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados apenas na II Fase.

--55-

(7)

-Associação de Futebol d

Associação de Futebol d

Associação de Futebol d

Associação de Futebol do Porto

o Porto

o Porto

o Porto

01.16.03 Se necessário, somar os pontos obtidos nas duas fases, e depois dividir pelos jogos realizados nas duas fases.

01.16.04 Se necessário, apurar a diferença de golos obtida na I e II fase e depois dividi-la pelo número de jogos reali-zados nas duas fases.

01.17 Os jogos da II e III fase devem, sempre que possível, ser disputados em campos relvados. Substituições

01.18 Cada equipa poderá efetuar cinco (5) substituições durante todo o jogo, sendo que na segunda parte apenas são permitidas duas interrupções para o efeito.

Duração dos Jogos

01.19 Os jogos de Juniores “B” terão a duração de 80 minutos, divididos em duas partes de 40 minutos, separados por um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

01.20 Nos jogos da III Fase (1/4, 1/2 Final e Final), caso terminem empatados no final do tempo regulamentar, o vencedor será encontrado da seguinte forma:

a) Apurar-se-á o vencedor por marcação de uma série de cinco grandes penalidades. Continuando a manter-se o empa-te, executar-se-ão tantas penalidades quantas necessárias, até se encontrar um vencedor. Tais penalidades deverão ser executadas, entretanto, por jogadores diferentes.

Pontuação 01.21 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate. ……… 1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

Inscrições

01.22 Nesta divisão é permitida a inscrição de mais uma equipa pertencente ao mesmo clube. No entanto, se o Clube já tiver uma equipa na 1ª Divisão, esta equipa não ascenderá de Divisão, mesmo que as Classificações assim o permitirem.

Classificações

01.23 Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s) equipas(s) menos classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediata-mente a seguir.

Mudanças de Divisão

01.24 Sobe automaticamente à I Divisão Distrital de Juniores “B” o clube campeão e ainda os clubes necessários para que a I Divisão desta categoria seja composta por trinta e dois (32) clubes, conforme R.P.O./A.F.P.

01.25 No caso de ser necessário repescar Clubes que cessaram a sua participação neste campeonato na I Fase, para composição de trinta e duas (32) equipas participantes na I Divisão de Juniores “B”, será observado o seguinte:

01.25.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados na I Fase.

01.25.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados na I Fase.

01.25.03 Se necessário, será apurada a equipa com média de idade de jogadores mais jovens. Para o efeito apenas serão contabilizadas as inscrições efetuadas pelo(s) Clube(s) empatados, cujos atletas pertençam exclusivamente ao esca-lão de Juniores “B” na presente época. Não serão contabilizadas inscrições com subida de categoria para Juniores “B”.

CAPÍTULO II 2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efetuados com entradas livres, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira categoria (sénior).

CAPÍTULO III 3- PRÉMIOS

03.01 Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital de Juniores “B” da II Divisão os seguintes resultados: a) Taça para o clube vencedor;

b) 30 Medalhas para o clube vencedor;

c) 30 Medalhas para o Clube finalista;

d) 4 Medalhas para a equipa de Arbitragem presente na Final. ____________________________________________________________________________________________________________________

= FIM DO REGULAMENTO =

(8)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLDDEEJJUUNNIIOORREESS““CC””––IIIIDDIIVVIISSÃÃOO 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA Generalidades

01.01 O Campeonato Distrital de Juniores “C” da II Divisão será disputado em três fases, pelas (119) cento e dezanove equipas que se inscreveram voluntariamente e disputado em três Fases.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, levando sempre em linha de conta a maior proximidade geográfica.

I FASE

01.03 As equipas inscritas são divididas em (9) oito séries, sendo (1) uma de (14) quatorze equipas e (8) oito de (13) treze equipas, que jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, a fim de apurar o primeiro classificado de cada uma das (09) nove series, e ainda os três melhores 2ºs classificados de todas as series, que transitam para a II Fase.

II FASE

01.04 É disputada pelos doze Clubes apurados da I fase, divididos em três subséries de quatro equipas cada uma, que jogam a duas voltas, por pontos, com vista a apurar o primeiro classificado de cada subsérie e ainda o melhor segundo classificado que transi-ta para a III Fase, num totransi-tal de quatro equipas.

III FASE

01.05 Na I Eliminatória (1/2 final) os Clubes jogam o acesso à final, através de um jogo em campo neutro.

01.06 A II eliminatória (final) é disputada pelos vencedores da ½ final, que jogam, novamente, em campo neutro para encontrar o campeão Distrital de Juniores “C” – II Divisão.

01.07 Os jogos deste Campeonato serão efectuados aos Domingos de manhã.

01.08 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem por escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.09 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora. DESEMPATES

01.10 Em caso de necessidade de desempate na I e II Fase proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias.

01.11 Os jogos da II e III fase devem, sempre que possível, ser disputados em campos relvados. Substituições

01.12 Cada equipa poderá efetuar sete (7) substituições durante todo o jogo, sendo que na segunda parte apenas são permitidas duas interrupções para o efeito.

Duração dos Jogos

01.13 Os jogos de Juniores “C” terão a duração de 70 minutos, divididos em duas partes de 35 minutos, separados por um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

01.14 Nos jogos da III Fase (1/2 Final e Final), caso terminem empatados no final do tempo regulamentar, o vencedor será encontrado da seguinte forma:

a) Apurar-se-á o vencedor por marcação de uma série de cinco grandes penalidades. Continuando a manter-se o empa-te, executar-se-ão tantas penalidades quantas necessárias, até se encontrar um vencedor. Tais penalidades deverão ser executadas, entretanto, por jogadores diferentes.

--77-

(9)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Pontuação 01.15 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate. ……… 1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

TEMPO MORTO / TIME OUT 01.16 As equipas têm direito a um minuto de tempo morto em cada uma das partes.

01.17 Os elementos oficiais de cada equipa, solicitam ao árbitro o período de tempo morto, que só poderá ser concedido na primeira paragem (lançamento lateral, lançamento de baliza, falta ou golo) e desde que a posse de bola esteja em poder da equipa que o solicitou.

01.18 O período de tempo morto é respeitado com as duas equipas colocadas na sua zona técnica do banco de suplentes. 01.19 Não poderá haver lugar a substituições no decorrer do tempo morto.

01.20 Não existe possibilidade de tempo morto durante o prolongamento, se este for jogado.

01.21 Se uma equipa não tiver pedido tempo morto na primeira parte, só tem direito ao período de tempo morto concedido para a segunda parte.

01.22 Na segunda, o pedido de tempo morto apenas pode ser solicitado até 10 minutos da conclusão do tempo regulamentar.

Inscrições

01.23 Nesta divisão é permitida a inscrição de mais uma equipa pertencente ao mesmo clube. No entanto, se o Clube já tiver uma equipa na 1ª Divisão, esta equipa não ascenderá de Divisão, mesmo que as Classificações assim o permitirem.

Classificações

01.24 Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s) equipas(s) menos classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediata-mente a seguir.

Mudanças de Divisão

01.25 Sobe automaticamente à I Divisão Distrital de Juniores “C” o clube campeão e ainda os clubes necessários para que a I Divisão desta categoria seja composta por trinta e dois (32) clubes, conforme R.P.O./A.F.P.

01.26 No caso de ser necessário repescar Clubes que cessaram a sua participação neste campeonato na I Fase, para composição de trinta e duas (32) equipas participantes na I Divisão de Juniores “C”, será observado o seguinte:

07.20.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados na I Fase.

07.20.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados na I Fase.

07.20.03 Se necessário, será apurada a equipa com média de idade de jogadores mais jovens. Para o efeito apenas serão contabilizadas as inscrições efetuadas pelo(s) Clube(s) empatados, cujos atletas pertençam exclusivamente ao esca-lão de Juniores “C” na presente época. Não serão contabilizadas inscrições com subida de categoria para Juniores “C”.

CAPÍTULO II 2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efetuados com entradas livres, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira categoria (sénior).

CAPÍTULO III 3- PRÉMIOS

03.01 Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital de Juniores “C” da II Divisão os seguintes resultados: a) Taça para o clube vencedor;

b) 30 Medalhas para o clube vencedor;

c) 30 Medalhas para o Clube finalista;

d) 4 Medalhas para a equipa de Arbitragem presente na Final. ____________________________________________________________________________________________________________________

= FIM DO REGULAMENTO =

(10)

-Associação de Futebol do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLDDEEJJUUNNIIOORREESS““DD””//IINNFFAANNTTIISS––IIDDIIVVIISSÃÃOO 2017/2018 “ “RReegguullaammeennttooEEssppeecciiaall““ CAPÍTULO I

ORGANIZAÇÃO TÉCNICA / GENERALIDADES

01.01 O Campeonato Distrital de Juniores “D” / Infantis da I Divisão será disputado por 32 clubes, divididos em duas séries de dezasseis equipas cada.

01.02 O Campeonato Distrital de Juniores “D” / Infantis da I Divisão, será disputado em duas fases.

01.03 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela A.F.P., levando sempre em conta a maior proximidade geográfica dos clubes participantes.

Horário dos Jogos

01.04 Os jogos deste Campeonato serão efectuados aos Sábados de tarde, dentro do estabelecido no n.º 4 do 6º capítulo da Circular n.º 1 da corrente época.

01.05 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem À A.F.P. com pelo menos uma antecedência mínima de 16 dias, por escrito.

01.05.01 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora, sendo estes dis-putados à hora oficial.

Formas de desempate

01.06 Se houver equipas empatadas proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficiais da A.F.P.

Sistema da Prova

01.07 A 1ª fase compreenderá os 32 clubes distribuídos pelas duas séries de 16 clubes cada, que jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, dentro de cada série.

01.08 A 2ª fase será disputada pelos dois primeiros clubes classificados em cada uma das séries da 1ª fase, a duas voltas, por pontos, a fim de se apurar o campeão.

01.09 Os jogos da 2ª fase devem, sempre que possível, ser disputados em campo relvado Substituições

01.10 Cada equipa poderá efetuar sete (7) substituições durante todo o jogo, sendo que na segunda parte, apenas são permitidas duas interrupções para o efeito.

Duração dos jogos

01.11 Os jogos de Juniores “D” / Infantis da I Divisão terão a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30 minutos, separados por um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

Jogadores

01.12 Aos atletas nascidos em 2005 (1º ano), é permitida a participação em jogos de (Juniores “C”), somente para nas provas distritais, desde que devidamente habilitados com exame médico desportivo.

(11)

Associação de Futebol do Porto

Pontuação 01.13 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ... 3 pontos Empates ... 1 pontos Derrota ... 0 pontos

TEMPO MORTO / TIME OUT 01.14 As equipas têm direito a um minuto de tempo morto em cada uma das partes.

01.15 Os elementos oficiais de cada equipa, solicitam ao árbitro o período de tempo morto, que só poderá ser concedido na primeira paragem (lançamento lateral, lançamento de baliza, falta ou golo) e desde que a posse de bola esteja em poder da equipa que o solicitou.

01.16 O período de tempo morto é respeitado com as duas equipas colocadas na sua zona técnica do banco de suplentes. 01.17 Não poderá haver lugar a substituições no decorrer do tempo morto.

01.18 Não existe possibilidade de tempo morto durante o prolongamento, se este for jogado.

01.19 Se uma equipa não tiver pedido tempo morto na primeira parte, só tem direito ao período de tempo morto concedido para a segunda parte.

01.20 Na segunda, o pedido de tempo morto apenas pode ser solicitado até 10 minutos da conclusão do tempo regulamentar.

Inscrições

01.21 A nenhum clube é permitido a permanência de mais de uma equipa nesta divisão. Mudanças de Divisão

01.22 Descem, automaticamente à 2ª Divisão Distrital de Juniores “D”/Infantis, os clubes classificados em 13º; 14º; 15ª e 16ª lugares de cada série da 1ª fase.

II CAPÍTULO DIVERSOS

02.01 As bolas a utilizar são a n.º 4 e, que terá a circunferência de 62/66 e o peso inicial de 340/390 grs. Policiamento

02.01 Os jogos de Juniores “D”/Infantis – I Divisão, serão disputados SEM A PRESENÇA DE POLICIAMENTO. No entanto os Clubes organizadores dos jogos, terão de informar por escrito as Forças da ordem do local onde se realizará o encontro (CIRCULAR N.º 43 DE 05.SET.08.)

02.01.01 No caso de ocorrências de indisciplina, o Clube a que for imputada a responsabilidade, passará a jogar o número de jogos que vier a ser sancionado pela Direcção, não recorríveis e, somente com a presença do Policiamento, tendo de ser suportados os seus custos e, que não serão reembolsados. Entretanto, vai ser criado o estatuto do Director de segurança aos jogos.

III CAPÍTULO ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

03.01 Todos os jogos serão efectuados com entrada livre, salvo se o(s) jogo(s) forem agrupados ao jogo da primeira categoria (Sénior).

IV PRÉMIOS

04.01 A.F. do Porto instituirá para o Campeonato Distrital de Juniores “D”/Infantis da I Divisão os seguintes prémios.

a) Uma Taça para o clube Campeão.

b) 30 Medalhas para o clube Campeão.

___________________________________________________________________________________________________________________ = FIM DO REGULAMENTO =

(12)

-10-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLDDEEJJUUNNIIOORREESS““DD””––IIIIDDIIVVIISSÃÃOO 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA Generalidades

01.01 O Campeonato Distrital de Juniores “D” da II Divisão será disputado em três fases, pelas (75) setenta e cinco equipas, que se inscreveram

voluntariamente.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, levando sempre em linha de conta a maior

proximidade geográfica.

I FASE

01.03 As equipas inscritas são divididas em (06) seis séries. Sendo quatro (4) de (13) treze equipas e duas (2) de doze (12) equipas, que jogarão entre

si, a duas voltas, por pontos, a fim de apurar os dois primeiros classificados de cada uma das (6) seis, num total de (12) doze que transitam para a II Fase.

II FASE

01.04 É disputada pelos doze Clubes apurados da I fase, divididos em três subséries de quatro equipas cada uma, que jogam a duas voltas, por

pontos, com vista a apurar o primeiro classificado de cada subsérie e ainda o melhor segundo classificado, num total de quatro equipas, que transitam para a III Fase.

III FASE

01.05 A III fase será disputada em duas eliminatórias (1/2 Final e Final) opondo os clubes (4) quatro clubes apurados da II Fase.

01.06 Na I Eliminatória (1/2 final), os clubes jogam o acesso à final, através de um jogo disputado em campo neutro definido pela AF Porto.

01.07 A II Eliminatória (Final) é disputada pelos vencedores da ½ final, que jogam, novamente, em campo neutro a disputa do Campeão Distrital de

Juniores “D” – II Divisão.

01.08 Os jogos deste Campeonato serão efetuados aos Sábados de tarde.

01.09 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem por

escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.10 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora.

DESEMPATES

01.11 Em caso de necessidade de desempate na I e II Fase proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias.

01.12 Para efeitos de apuramento do melhor segundo classificado da II Fase, será apurado o Clube classificado em 2º lugar e que, no conjunto dos

jogos obtiverem o maior número de pontos, no caso de as series serem de igual número de participantes.

01.13 Caso as series não sejam de igual número de participantes (desistência ou desclassificação), o apuramento dos melhores segundos classificados

será encontrado através das equipas que obtiverem o maior coeficiente de pontos e, se necessário o maior coeficiente de golos. Para apurar o melhor coeficiente, será observado o seguinte:

01.13.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados apenas na I Fase.

01.13.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados apenas na I Fase.

01.13.03 Se necessário, somar o numero de pontos e diferença de golos nos jogos da I fase e depois dividi-la pelo número de jogos

realizados na I fase.

01.14 Os jogos da II e III fase devem, sempre que possível, ser disputados em campos relvados.

Substituições

01.15 Cada equipa poderá efetuar sete (7) substituições durante todo o jogo, sendo que na segunda parte apenas são permitidas duas interrupções

para o efeito.

Duração dos Jogos

01.16 Os jogos de Juniores “D” terão a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30 minutos, separados por um intervalo que não pode

exceder os 15 minutos.

01.17 Nos jogos da III Fase (1/2 Final e Final), caso terminem empatados no final do tempo regulamentar, o vencedor será encontrado da seguinte

forma:

(13)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

a) Apurar-se-á o vencedor por marcação de uma série de cinco grandes penalidades. Continuando a manter-se o empate,

executar-se-ão tantas penalidades quantas necessárias, até se encontrar um vencedor. Tais penalidades deverexecutar-se-ão ser executadas, entretanto, por jogadores diferentes.

Pontuação

01.18 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate. ……… 1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

TEMPO MORTO / TIME OUT

01.19 As equipas têm direito a um minuto de tempo morto em cada uma das partes.

01.20 Os elementos oficiais de cada equipa, solicitam ao árbitro o período de tempo morto, que só poderá ser concedido na primeira paragem

(lançamento lateral, lançamento de baliza, falta ou golo) e desde que a posse de bola esteja em poder da equipa que o solicitou.

01.21 O período de tempo morto é respeitado com as duas equipas colocadas na sua zona técnica do banco de suplentes.

01.22 Não poderá haver lugar a substituições no decorrer do tempo morto.

01.23 Não existe possibilidade de tempo morto durante o prolongamento, se este for jogado.

01.24 Se uma equipa não tiver pedido tempo morto na primeira parte, só tem direito ao período de tempo morto concedido para a segunda

parte.

01.25 Na segunda, o pedido de tempo morto apenas pode ser solicitado até 10 minutos da conclusão do tempo regulamentar.

Inscrições

01.26 Nesta divisão é permitida a inscrição de mais uma equipa pertencente ao mesmo clube. No entanto, se o Clube já tiver uma equipa na 1ª

Divisão, esta equipa não ascenderá de Divisão, mesmo que as Classificações assim o permitirem. Classificações

01.27 Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s) equipas(s) menos

classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediatamente a seguir. Mudanças de Divisão

01.28 Sobe automaticamente à I Divisão Distrital de Juniores “D” o clube campeão e ainda os clubes necessários para que a I Divisão desta categoria

seja composta por trinta e dois (32) clubes, conforme R.P.O./A.F.P.

01.29 No caso de ser necessário repescar Clubes que cessaram a sua participação neste campeonato na I Fase, para composição de trinta e duas (32)

equipas participantes na I Divisão de Juniores “D”, será observado o seguinte: 01.22.01 Dividir o número de pontos pelo número de jogos realizados na I Fase.

01.22.02 Se necessário, dividir a diferença de golos marcados e sofridos pelo número de jogos realizados na I Fase.

01.22.03 Se necessário, será apurada a equipa com média de idade de jogadores mais jovens. Para o efeito apenas serão contabilizadas as

inscrições efetuadas pelo(s) Clube(s) empatados, cujos atletas pertençam exclusivamente ao escalão de Juniores “D” na presente época. Não serão contabilizadas inscrições com subida de categoria para Juniores “D”.

Diversos

01.30 As bolas a utilizar são a n.º 4 e, que terá a circunferência de 62/66 e o peso inicial de 340/390 grs.

CAPÍTULO II 2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efetuados com entradas livres, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira categoria

(sénior).

CAPÍTULO III 3 - PRÉMIOS

03.01 Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital de Juniores “D” da II Divisão os seguintes resultados:

a) Taça para o clube vencedor;

b) 30 Medalhas para o clube vencedor;

c) 30 Medalhas para o Clube finalista;

d) 4 Medalhas para a equipa de Arbitragem presente na Final.

____________________________________________________________________________________________________________________ = FIM DO REGULAMENTO =

(14)

Associação de Futebol

Associação de Futebol

Associação de Futebol

Associação de Futebol do Porto

do Porto

do Porto

do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLDDEESSUUBB..1144((NNAASSCCIIDDOOSS22000044)) 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA Generalidades

01.01 O Campeonato Distrital de Sub.14 (Nascidos 2004) será disputado em duas fases, pelas (21) vinte e uma equipas que se inscreveram voluntariamente.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, levando sempre em linha de conta a maior proximidade geográfica.

I FASE

01.03 As equipas inscritas são divididas em (2) duas séries, sendo (1) uma de onze (11) e outra de (10) equipas, que jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, a fim de ordenar a classificação dentro de cada serie.

II FASE

01.04 As equipas são colocadas em (4) quatro sub-séries, de acordo com a classificação obtida na I Fase, sendo:

Sub. Serie 01: Disputada pelo 1º, 2º e 3º classificado das duas series da I Fase, que jogam a duas voltas, por pontos, o apura-mento de Campeão e ainda a classificação final do 2º ao 6º lugar do Campeonato Distrital de Sub.14.

Sub. Serie 02: Disputada pelo 4, 5º e 6º classificado das duas series da I Fase, que jogam a duas voltas, por pontos, o apura-mento da classificação final do 7º ao 12º lugar do Campeonato Distrital de Sub.14.

Sub. Serie 03: Disputada pelo 7º, 8º das duas series e ainda o melhor 9º classificado das duas series da I Fase, que jogam a duas voltas, por pontos, o apuramento da classificação final do 13º ao 17º lugar do Campeonato Distrital de Sub.14. Sub. Serie 04: Disputada pelo pior 9º classificado das duas series, pelos 10º e 11ª classificados de ambas as series da I Fase,

que jogam a duas voltas, por pontos, o apuramento da classificação final do 18º ao 22º lugar do Campeonato Distrital de Sub.14.

01.05 Os jogos deste Campeonato serão efectuados aos Domingos de manhã.

01.06 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem por escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.07 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora. Desempates

01.08 Em caso de necessidade de desempate na I e II Fase proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias.

Substituições

01.09 Cada equipa poderá efetuar sete (7) substituições durante todo o jogo, sendo que na segunda parte apenas são permitidas duas interrupções para o efeito.

Duração dos Jogos

01.10 Os jogos de Sub.14 terão a duração de 70 minutos, divididos em duas partes de 35 minutos, separados por um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

Pontuação 01.11 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate. ……… 1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

--1133-

(15)

-Associação de Futebol

Associação de Futebol

Associação de Futebol

Associação de Futebol do Porto

do Porto

do Porto

do Porto

01.12 Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s) equipas(s) menos classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediata-mente a seguir.

TEMPO MORTO / TIME OUT 01.13 As equipas têm direito a um minuto de tempo morto em cada uma das partes.

01.14 Os elementos oficiais de cada equipa, solicitam ao árbitro o período de tempo morto, que só poderá ser concedido na primeira paragem (lançamento lateral, lançamento de baliza, falta ou golo) e desde que a posse de bola esteja em poder da equipa que o solicitou.

01.15 O período de tempo morto é respeitado com as duas equipas colocadas na sua zona técnica do banco de suplentes. 01.16 Não poderá haver lugar a substituições no decorrer do tempo morto.

01.17 Não existe possibilidade de tempo morto durante o prolongamento, se este for jogado.

01.18 Se uma equipa não tiver pedido tempo morto na primeira parte, só tem direito ao período de tempo morto concedido para a segunda parte.

01.19 Na segunda, o pedido de tempo morto apenas pode ser solicitado até 10

Classificações CAPÍTULO II 2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efetuados com entradas livres, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira categoria (sénior).

CAPÍTULO III 3- PRÉMIOS

03.01 A Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital de Sub.14 (Nascidos 2004), os seguintes resultados: a) Taça para o clube Campeão; b) 30 Medalhas para o clube Campeão;

____________________________________________________________________________________________________________________

= FIM DO REGULAMENTO =

--1144-

(16)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLFFUUTTEEBBOOLLNNOOVVEE––SSUUBB..1133 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA GENERALIDADES

01.01 O Campeonato Distrital de Futebol Nove – Sub.13, será disputado em duas fases, pelas trinta equipas inscritas de forma voluntária.

01.02 A distribuição dos clubes pelas respectivas séries será feita pela Associação de Futebol do Porto, levando sempre em linha de conta a

maior proximidade geográfica.

I FASE

01.03 As equipas inscritas são divididas em três de dez equipas cada, que jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, a fim de ordenar a

classificação da serie.

II FASE

01.04 As equipas são divididas nas seguintes Sub. Series, que disputam a duas voltas, por pontos, a classificação geral do 1º ao 30º classificado.

Sub. Série 01: Composta pelos clubes classificados em 1º e 2º lugar, inclusive, da I Fase, disputam o título de campeão Distrital de Futebol Nove – Sub.13, e ainda ordenam a classificação final do 1º ao 6º lugar.

Sub. Série 02: Composta pelos clubes classificados em 3º e 4º lugar, inclusive, da I Fase, disputam classificação final do Campeonato Dis-trital Futebol Nove – Sub.13 do 7º ao 12º lugar.

Sub. Série 03: Composta pelos clubes classificados em 5º e 6º lugar, inclusive, da I Fase, disputam classificação final do Campeonato Dis-trital Futebol Nove – Sub.13 do 13º ao 18º lugar.

Sub. Série 04: Composta pelos clubes classificados em 7º e 8º lugar, inclusive, da I Fase, disputam classificação final do Campeonato Dis-trital Futebol Nove – Sub.13 do 19º ao 24º lugar.

Sub. Série 05: Composta pelos clubes classificados em 9º e 10º lugar, inclusive, da I Fase, disputam classificação final do Campeonato Dis-trital Futebol Nove – Sub.13 do 25º ao 30º lugar.

01.05 Os jogos deste campeonato serão efectuados aos sábados de tarde no seu horário oficial. No entanto é permitida a marcação de jogos

entre as 13H00 e 17H30, desde que o recinto tenha luz artificial aprovada pela A.F. Porto.

01.06 Os jogos disputados por qualquer motivo, no período entre as 13H00 e 13H30, terão custo suportado pela equipa Visitada no valor de

10,00€ (dez euros) por cada jogo, a título de comparticipação nos custos com a equipa de Arbitragem, que terá de ser liquidada no decorrer da semana após a realização do jogo.

01.07 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem

por escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.08 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora.

01.09 Se no final Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s)

equipas(s) menos classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediatamente a seguir. DESEMPATES

01.10 Se houver equipas empatadas proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias (RPO/AFP).

OUTRAS DISPOSIÇÕES

01.11 Podem ser utilizados cinco substitutos que podem entrar no terreno de jogo, em qualquer momento, junto à linha de meio campo. Os

jogadores substituídos podem continuar a participar no jogo na qualidade de substitutos.

01.12 Os jogos do C.D. Futebol Nove Sub.13, terão a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30 minutos cada uma, separadas por

um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

01.13 As bolas a utilizar são n.º 4 e, que terá a circunferência de 62/66 e o peso inicial de 340/390 grs.

01.14 O Conselho Arbitragem nomeará dois Árbitros para os jogos desta prova.

01.15 Nesta prova é aplicada a lei do fora-de-jogo que surge numa linha tracejada no seguimento da grande área à linha lateral.

01.16 As dimensões do terreno de jogo são:

MÍNIMO MÁXIMO

COMPRIMENTO: 57 Metros 75 Metros

LARGURA: 43 Metros 75 Metros

--1155-

(17)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

TEMPO MORTO / TIME OUT

01.17 As equipas têm direito a um minuto de tempo morto em cada uma das partes.

01.18 Os elementos oficiais de cada equipa, solicitam ao árbitro o período de tempo morto, que só poderá ser concedido na primeira paragem

(lançamento lateral, lançamento de baliza, falta ou golo) e desde que a posse de bola esteja em poder da equipa que o solicitou.

01.19 O período de tempo morto é respeitado com as duas equipas colocadas na sua zona técnica do banco de suplentes.

01.20 Não poderá haver lugar a substituições no decorrer do tempo morto.

01.21 Não existe possibilidade de tempo morto durante o prolongamento, se este for jogado.

01.22 Se uma equipa não tiver pedido tempo morto na primeira parte, só tem direito ao período de tempo morto concedido para a segunda

parte.

01.23 Na Segunda parte o pedido de tempo morto apenas pode ser solicitado até 10

JOGADORES

01.24 Podem ser utilizados na I fase do C.D. Futebol Nove – Sub.13, atletas Juniores “D”. Igualmente podem participar atletas Juniores “E” -

Benjamins desde que habilitados com subida de categoria no exame médico desportivo.

01.25 É expressamente proibido aos jogadores o uso de chuteiras com PITONS DE ALUMÍNIO.

01.26 Os Clubes com mais de uma equipa em competição nesta prova, são obrigados a fixar os jogadores em cada equipa, sendo que, para o

efeito devem remeter à A.F. Porto até ao dia 19 de Outubro de 2017 a respectiva listagem em ofício timbrado, carimbado e assinado pelos seus legais representantes. Durante o decorrer da I Fase não pode haver troca de jogadores nestas equipas.

01.27 No caso de os Clubes pretenderem efetuar alterações nos planteis entre o interregno da I e II Fases, deverão, novamente, remeter relação

nos termos do número anterior antes do início da II Fase.

PONTUAÇÃO 01.28 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate….……….…...1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

POLICIAMENTO

01.29 Os jogos de Sub. 13, serão disputados SEM A PRESENÇA DE POLICIAMENTO. No entanto, os Clubes organizadores dos jogos, terão de

informar por escrito as Forças da Ordem, do dia, hora e local do encontro (CIRCULAR N.º 43 DE 05.SET.08.).

01.22.01 No caso de ocorrências de indisciplina, o Clube a quem for imputada a responsabilidade, passará a jogar os restantes jogos que faltem para concluir o campeonato somente com a presença do Policiamento, tendo de suportar os seus custos, que não serão reembolsados. Está criado o estatuto de Delegado de Apoio ao Jogo que terá por incumbência prestar todo o apoio ao Árbitro antes, durante e no final de cada encontro.

CAPÍTULO II

2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efectuados sem entradas pagas, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira

categoria (sénior).

CAPÍTULO III 3- PRÉMIOS

03.01 A Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital Futebol Nove Sub.13 os seguintes prémios:

a) Taça para o clube Campeão; b) 25 Medalhas para o clube Campeão;

________________________________________________________________________________________________________________

= FIM DO REGULAMENTO =

(18)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

C CAAMMPPEEOONNAATTOODDIISSTTRRIITTAALLFFUUTTEEBBOOLLNNOOVVEE––SSUUBB..1122 2017/2018 “ Regulamento Especial “ CAPÍTULO I 1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA GENERALIDADES

01.01 O Campeonato Distrital de Futebol Nove – Sub.12, será disputado em duas fases, pelas quatorze inscritas de forma voluntária. Numa

serie apenas.

I FASE

01.02 As equipas inscritas jogarão entre si, a duas voltas, por pontos, a fim de ordenar a classificação da serie.

II FASE

01.03 As equipas são divididas nas seguintes Sub. Series, que disputam a duas voltas, por pontos, a classificação geral do 1º ao 30º classificado.

Sub. Série 01: Composta pelos clubes classificados em 1º e 7º lugar, inclusive, da I Fase, disputam o título de campeão Distrital de Futebol Nove – Sub.12, e ainda ordenam a classificação final do 1º ao 7º lugar.

Sub. Série 02: Composta pelos clubes classificados em 8º e 14º lugar, inclusive, da I Fase, disputam classificação final do Campeonato Dis-trital Futebol Nove – Sub.12 do 8º ao 14º lugar.

01.04 Os jogos deste campeonato serão efectuados aos sábados de tarde no seu horário oficial. No entanto é permitida a marcação de jogos

entre as 13H00 e 17H30, desde que o recinto tenha luz artificial aprovada pela A.F. Porto.

01.05 Os jogos disputados por qualquer motivo, no período entre as 13H00 e 13H30, terão custo suportado pela equipa Visitada no valor de

10,00€ (dez euros) por cada jogo, a título de comparticipação nos custos com a equipa de Arbitragem, que terá de ser liquidada no decorrer da semana após a realização do jogo.

01.06 Os jogos também poderão ser disputados em dias e horas diferentes dos estabelecidos, desde que os clubes intervenientes o solicitem

por escrito com a antecedência mínima de 16 dias.

01.07 Nos jogos das últimas duas jornadas não é permitida qualquer alteração de data ou hora.

01.08 Se no final Se no final da 1ª Fase surgir um clube com mais de uma equipa apurada para a fase seguinte, fica estabelecido que a(s)

equipas(s) menos classificada(s) perde(m) aquela qualidade em beneficio do concorrente com as classificações imediatamente a seguir. DESEMPATES

01.09 Se houver equipas empatadas proceder-se-á em conformidade com o estabelecido no Regulamento de Provas Oficias (RPO/AFP).

OUTRAS DISPOSIÇÕES

01.10 Podem ser utilizados cinco substitutos que podem entrar no terreno de jogo, em qualquer momento, junto à linha de meio campo. Os

jogadores substituídos podem continuar a participar no jogo na qualidade de substitutos.

01.11 Os jogos do C.D. Futebol Nove Sub.12, terão a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30 minutos cada uma, separadas por

um intervalo que não pode exceder os 15 minutos.

01.12 As bolas a utilizar são n.º 4 e, que terá a circunferência de 62/66 e o peso inicial de 340/390 grs.

01.13 O Conselho Arbitragem nomeará dois Árbitros para os jogos desta prova.

01.14 Nesta prova é aplicada a lei do fora-de-jogo que surge numa linha tracejada no seguimento da grande área à linha lateral.

01.15 As dimensões do terreno de jogo são:

MÍNIMO MÁXIMO

COMPRIMENTO: 57 Metros 75 Metros

LARGURA: 43 Metros 75 Metros

TEMPO MORTO / TIME OUT

01.16 As equipas têm direito a um minuto de tempo morto em cada uma das partes.

01.17 Os elementos oficiais de cada equipa, solicitam ao árbitro o período de tempo morto, que só poderá ser concedido na primeira paragem

(lançamento lateral, lançamento de baliza, falta ou golo) e desde que a posse de bola esteja em poder da equipa que o solicitou.

01.18 O período de tempo morto é respeitado com as duas equipas colocadas na sua zona técnica do banco de suplentes.

01.19 Não poderá haver lugar a substituições no decorrer do tempo morto.

--1177-

(19)

-Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto

01.20 Não existe possibilidade de tempo morto durante o prolongamento, se este for jogado.

01.21 Se uma equipa não tiver pedido tempo morto na primeira parte, só tem direito ao período de tempo morto concedido para a segunda

parte.

01.22 Na Segunda parte o pedido de tempo morto apenas pode ser solicitado até 10

JOGADORES

01.23 Podem ser utilizados na I fase do C.D. Futebol Nove – Sub.12, atletas Juniores “D”. Igualmente podem participar atletas Juniores “E” -

Benjamins desde que habilitados com subida de categoria no exame médico desportivo.

01.24 É expressamente proibido aos jogadores o uso de chuteiras com PITONS DE ALUMÍNIO.

01.25 Os Clubes com mais de uma equipa em competição nesta prova, são obrigados a fixar os jogadores em cada equipa, sendo que, para o

efeito devem remeter à A.F. Porto até ao dia 19 de Outubro de 2017 a respectiva listagem em ofício timbrado, carimbado e assinado pelos seus legais representantes. Durante o decorrer da I Fase não pode haver troca de jogadores nestas equipas.

01.26 No caso de os Clubes pretenderem efetuar alterações nos planteis entre o interregno da I e II Fases, deverão, novamente, remeter relação

nos termos do número anterior antes do início da II Fase.

PONTUAÇÃO 01.28 Os jogos desta categoria serão pontuados da seguinte forma:

Vitória ………3 Pontos Empate….……….…...1 Ponto Derrota ………. 0 Pontos

POLICIAMENTO

01.29 Os jogos de Sub. 12, serão disputados SEM A PRESENÇA DE POLICIAMENTO. No entanto, os Clubes organizadores dos jogos, terão de

informar por escrito as Forças da Ordem, do dia, hora e local do encontro (CIRCULAR N.º 43 DE 05.SET.08.).

01.29.01 No caso de ocorrências de indisciplina, o Clube a quem for imputada a responsabilidade, passará a jogar os restantes jogos que faltem para concluir o campeonato somente com a presença do Policiamento, tendo de suportar os seus custos, que não serão reembolsados. Está criado o estatuto de Delegado de Apoio ao Jogo que terá por incumbência prestar todo o apoio ao Árbitro antes, durante e no final de cada encontro.

CAPÍTULO II

2- ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

02.01 Todos os jogos da 1ª e 2ª fase serão efectuados sem entradas pagas, salvo se o(s) jogo (s) forem agrupados ao jogo da primeira

categoria (sénior).

CAPÍTULO III 3- PRÉMIOS

03.01 A Associação de Futebol do Porto instituirá para o Campeonato Distrital Futebol Nove Sub.12 os seguintes prémios:

a) Taça para o clube Campeão; b) 25 Medalhas para o clube Campeão;

________________________________________________________________________________________________________________ = FIM DO REGULAMENTO =

(20)

-Associaçã

Associaçã

Associaçã

Associação de Futebol do Porto

o de Futebol do Porto

o de Futebol do Porto

o de Futebol do Porto

C

CA

AM

MP

PE

EO

ON

NA

AT

TO

O

D

DI

IS

ST

TR

RI

IT

TA

AL

L

D

DE

E

M

MA

AS

ST

TE

ER

RS

S

2017/2018

“ Regulamento Especial “

CAPÍTULO I

1- ORGANIZAÇÃO TÉCNICA

01.01

O Campeonato de Masters será disputado por 34 Equipas, inscritas voluntariamente.

01.02

O Campeonato Distrital de Masters, pelas suas características voluntárias, obedecerá

na parte técnica a regulamento especial elaborado pela Associação de Futebol do

Porto.

01.03

O Campeonato Distrital de Masters será disputado em duas fases.

I FASE

01.04

As equipas são divididas em duas serieis de dezassete equipas cada uma, que jogam a

duas voltas, por pontos, e destina-se ao apuramento do primeiro classificado de cada

uma, que transita para II fase “FINAL”, assim como definir os Clubes classificados em

13º, 14º, 15º, 16º e 17º lugar que descerão automaticamente ao Campeonato Distrital

de Masters – Divisão de Honra – 2018/2019.

II FASE

“FINAL”

01.05

Disputada pelo 1º Classificado de cada serie, num jogo, em campo neutro.

01.06

Os jogos terão a duração de 90 minutos, divididos em duas partes de quarenta e cinco

minutos cada uma, intervaladas por um período que não pode ir além dos quinze

minutos.

01.07

A bola a utilizar na competição de Masters é a n.º 5, tendo a circunferência de 70/68

cm e peso inicial de 450g/410g.

JOGADORES

01.08

É permitida incluir na ficha técnica (mod.005) 20 jogadores.

01.09

Nos jogos de Masters é permitida a substituição de nove (9) jogadores, sendo que na

segunda parte do encontro apenas poderão ocorrer três paragens para substituições.

Todavia, nos últimos 10 minutos do encontro só poderá haver uma paragem para

substituições. Entenda-se que em cada paragem poderá haver lugar à substituição de

mais que um atleta.

01.10

Os jogadores substituídos não poderão voltar ao terreno de jogo.

--1

19

9-

-

(21)

Associaçã

Associaçã

Associaçã

Associação de Futebol do Porto

o de Futebol do Porto

o de Futebol do Porto

o de Futebol do Porto

INSCRIÇÃO DE JOGADORES

01.11

Atendendo à especificidade da prova, não há lugar ao pagamento da quota de

transferência.

01.12

Apenas é permitida a participação dos atletas inscritos como “Masters” no

Campeonato Distrital de Masters e Taça Distrital de Masters.

01.13

Se por algum motivo o Clube pretender colocar a jogar no escalão sénior, atletas

inscritos como Masters terá de liquidar a diferença de acordo com a Circular n.º 1

“Normas e Instruções”.

INSCRIÇÃO DE TREINADORES/ORIENTADORES

01.14

Para além dos treinadores habilitados com Grau I, poderão igualmente orientar/treinar

a equipa, ex jogador que demostre ter conhecimentos e competência para o

desempenho da função, sendo que, é ainda autorizada essa orientação aqueles que

frequentaram a ação de formação que a A.F. Porto levou a efeito.

01.15

É permitida a acumulação de funções desde que munido do cartão/licença respeitante

a cada função que desempenha.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE SAUDE – ATS

01.16

É permitida a inscrição na ficha técnica (relação de jogadores), de

massagista/fisioterapeuta a ainda os elementos possuam os seguintes requisitos:

a)

Habilitados com formação profissional ou académica da saúde. Nestes casos é

necessária entrega no ato da inscrição do documento/diploma de certificação.

b)

Com autorização expressa em documento, pelo médico do Clube, assinada e com a

respectiva vinheta médica colocada, atestando que o agente desportivo a

inscrever possui conhecimentos para o desempenho da função.

c)

Ao Agentes que participaram na ação de formação de Suporte Básico de Vida que

a AF Porto levou a efeito.

01.17

Os Diretores que desempenhem a função de “Delegados ao Jogo”, devem apresentar

no ato da inscrição, impresso próprio (a fornecer pela AFP), cópia do B.I./C.C. e

fotografia.

01.18

O Custo de inscrição dos Agentes Desportivos é de 20,00€ (vinte euros), liquidados no

ato da requisição dos cartões.

CAPÍTULO II

2- PONTUAÇÃO E DESEMPATES

02.01

Os jogos do campeonato Distrital de Masters serão pontuados da seguinte forma:

Vitória………... 3 pontos

Empate ………

1 ponto

Derrota………. 0 pontos

Referências

Documentos relacionados

1101.1.1 Este Campeonato será disputado por pontos, em duas voltas, e nele participarão 16 Clubes, que jogarão entre si, duas vezes, uma das quais na condição de visitado.

Estes eventos formativos podem ser contratados directamente pela escola, no caso da formação contínua a quadros executivos ou propostos como eventos pontuais

A fim de contemplar a temática, o presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil de saúde de gestantes adolescentes e mães adolescentes pertencentes a uma

O desconforto respiratório foi mais frequente em partos do tipo cesárea ou com fórcipe, e que o parto normal é o mais seguro para recém-nas- cidos com idade gestacional maior que

V Congresso Latino-Americano de Ciência Política da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), Buenos Aires, Universidad Católica Argentina (UCA), 28 de julho..

É fácil compreender que, numa região onde os elementos ósseos são dismórficos, o precário equilíbrio até então mantido se rompe com o ato cirúrgico; retirado o arco posterior

O Brasil constitui-se sob o escopo do patriarcado – palavra originada do grego “pater”-pai mais “arkhé”-poder –, ou seja, de um sistema de dominação que privilegia a

Quatro esferas de mesmo raio R > 0 são tangentes externamente duas a duas, de forma que seus centros formam um tetraedro regular com arestas de comprimento 2R.. Determine, em