• Nenhum resultado encontrado

Avaliação no Desempenho da Cultura de Alface Sob Efeitos de Diferentes Doses de Esterco Avícola Comparado ao Esterco Bovino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação no Desempenho da Cultura de Alface Sob Efeitos de Diferentes Doses de Esterco Avícola Comparado ao Esterco Bovino"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Avaliação no Desempenho da Cultura de Alface Sob Efeitos de Diferentes Doses de Esterco Avícola Comparado ao Esterco Bovino

Assessment in Lettuce Culture Performance Under Effects of Different Doses of manure Poultry manure Compared to Bovine

CHIRSTÓFORI, João Batista1; OLIVEIRA, Patrycia Pansini2 .

1Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, joao.christofori@ifrj.edu.br; 2Instituto

Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, ES, patryciapansini@gmail.com.

Resumo: O experimento realizado no setor da Agroecologia, do Instituto Federal do Espírito

Santo Campus de Alegre, com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e econômica na utilização de adubos orgânicos no desenvolvimento de alface. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizados, sendo 3 dosagens de compostos alternativos, com 4 repetições, totalizando 12 plantas avaliadas, nos tratamentos descritos: T1) 4,5 Kg/m² de esterco bovino curtido – testemunha; T2) 1,5, Kg/m² de esterco aviário curtido e T3) 3,0 Kg/m2 de esterco avícola curtido. Os parâmetros avaliados foram: Números de folhas (NF)

por planta, Comprimento da raiz em cm (CR) por planta, Massa fresca total em g (MFT) por planta e Massa seca total em g (MST) por planta. A utilização de esterco aviário, mostrou-se excelente no tratamento 2 (T2) na produção de alface Lucy Brow com valores elevados na massa fresca total, sendo esta característica fundamental produção agrícola.

Palavras-chave: agroecologia, cultivo orgânico, hortaliça.

Abstract: The experiment was carried out in the sector of Agroecology, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Alegre Institute , in order to assess the technical and economic feasibility of the use of organic fertilizers in the development of lettuce. The experimental design was completely randomized, 3 doses of alternative compounds with 4 repetitions, totaling 12 plants evaluated in the described treatments: T1) 4.5 kg / m² of cattle manure - control; T2) 1,5, kg / m² aviary tanned manure and T3) 3.0 kg / m2 of poultry manure tanned. The parameters evaluated were : leaves numbers ( NF ) per plant , root length in cm ( CR) per plant , total fresh mass g ( MFT ) per plant and total dry mass g ( MDT) per plant. The use of poultry manure , proved to be excellent in the treatment 2 (T2 ) in lettuce production Lucy Brown with high values in fresh mass total, this feature key agricultural production.

Keywords: agroecology, organic farming, vegetable.

Introdução

Afim de minimizar o crescente impacto ambiental, motivado pelo uso de fertilizantes químicos na produção agrícola, busca-se a adoção de práticas alternativas viáveis, do ponto de vista econômico e sustentável, que priorizam a reciclagem de resíduos

(2)

orgânicos disponíveis nas propriedades e que podem ser utilizados na agricultura (SILVA et al., 2010). Por meio destes resíduos, o esterco bovino era intensamente aplicado no desenvolvimento das culturas que foram substituídos, gradativamente, pelos adubos químicos (HENZ; SUINAGA, 2009). Com a crescente responsabilidade ambiental, o aproveitamento de compostos orgânicos, novamente ganha destaque com o desenvolvimento de formas de produção sustentável (BRUMMER, 1998). Grandemente utilizado em razão da facilidade de aquisição e por seus benefícios, o esterco bovino, se destaca como fonte de matéria orgânica ao solo e nutrientes as plantas, substituindo os químicos (OLIVEIRA et al., 2001). Outras fontes orgânicas, como as de origem avícolas, apresentam-se como alternativa viável, pois contribui para a melhoria da estrutura física e química do solo, com o aumento da atividade microbiana, diminuição da acidez do alumínio tóxico, redução na fixação do fósforo e no fornecimento de grandes quantidades de macro e micronutrientes para as plantas (ESTERCO AVIÁRIO, 2009).

As hortaliças, como a alface (Lactuca sativa L.), tem sido objeto de estudo de vários autores por ser umas das culturas mais consumidas no país e por apresentar importante fonte de renda, principalmente, de pequenos agricultores (OLIVEIRA et al., 2001). A cultivar conhecida como Lucy Brown, contém características desejáveis, do ponto de vista comercial, como folhas crespas, crocantes, cabeça grande e bem compacta (HENZ, et al., 2009).

A grande parte dos trabalhos encontrados na literatura diz respeito ao uso de estercos, resíduos líquidos e restos vegetais, enfatizando o seu uso como melhoradores do solo e fornecedores de nutrientes (Kiehl, 1985). Parte dessa informação pode ser assumida como válida no que diz respeito ao uso de compostos, por sua dinâmica no solo ser bastante diversa e diferenciada dos demais materiais, por se tratar de matéria orgânica decomposta e estabilizada (Kiehl, 1985). Recomendações da dosagem recomendada e o tipo de composto orgânico aplicado no solo, a cultura e as condições ambientais, são informações escassas e em geral, as taxas de aplicação estão entre 10 a 100 t ha-1, porém níveis mais elevados não são incomuns (Schneider, 1983). Aumentos lineares no peso de “cabeça” de alface foram obtidos com doses de até 10,8 kg m-2 de esterco de curral, além de propiciar incrementos nos teores de nitrogênio e fósforo das plantas (Schneider, 1983).

Poucas são as informações disponíveis sobre o uso de esterco avícola como adubo em hortaliças, assim, este trabalho teve como objetivo estudar a utilização de esterco avícola como fertilizante na cultura da alface, testando diferentes dosagens em comparação com a recomendação de esterco bovino curtido.

(3)

Metodologia

O experimento foi realizado no setor de Agroecologia, do Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Alegre, no período de março a maio de 2016, localizado nas coordenadas geográficas 20°45´30´´S e 41°27´23´´W. Segundo classificação de Köppen o clima da região é do tipo “Aw”, inverno seco e verão chuvoso com temperatura anual média de 23°C e precipitação anual em torno de 1.200mm.

Nos canteiros, foram incorporadas diferentes dosagens de esterco de acordo com os tratamentos, sendo: T1) 4,5 Kg/m² de esterco bovino, considerado como testemunha, por ser a dosagem recomendada para o bom desenvolvimento da cultura; T2) 1,5 Kg/m² de esterco avícola curtido e T3) 3,0Kg/m2 de esterco avícola curtido. Estas dosagens foram selecionadas por estarem próximas das recomendações de nutrientes para o adequado desenvolvimento da cultura.

As mudas, utilizadas no experimento, foram produzidas em bandejas plásticas em substrato comercial e cultivadas na casa de vegetação, localizada no setor da Agroecologia. A irrigação utilizada foi a de micro-aspersão e foi acionada duas vezes ao dia a fim de manter a umidade das bandejas próximas à capacidade de campo para garantir o bom desenvolvimento das plântulas. Após vinte dias de sua germinação, foram transplantadas para o campo no espaçamento de 0,25 x 0,25 m nos diferentes tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizados, sendo avaliado 3 dosagens de compostos alternativos na produção da alface cultivar Lucy Brown, com 4 repetições, totalizando 12 plantas avaliadas.

As plantas mantiveram-se a campo no período de 45 dias, em seguida foram realizadas as avaliações em 4 plantas de cada tratamento, sendo o teste Tukey a 5% de probabilidade, análise estatística empregada, pelo software estatístico Sisvar 5.0 (FERREIRA, 2011).

Resultados e discussões

A adubação orgânica, utilizando esterco bovino curtido, proporcionou um bom desempenho para todas as características avaliadas. Neste experimento, não foram observadas diferenças estatísticas significativas (Tabela 1). Com referência ao número de folhas (NF), o tratamento T1 (4,5 Kg de esterco bovino curtido) apresentou o maior NF, mas não diferindo dos demais, mas é considerada uma característica desejável por ser a parte comercializável desta cultura.

Tabela 1 - Desenvolvimento da Alface cultivar Lucy Brown submetidos a diferentes tratamentos de adubação orgânica nos parâmetros avaliados por planta: Numero de folha (NF); Comprimento da raiz (CR) em cm; Massa fresca total (MFT) em g; e Massa seca total (MST) em g.

(4)

Tratamento NF (folha planta-1) CR (cm planta-¹) MFT (g planta-¹) MST (g planta-¹) T1 25,000 a 2,462 a 197,5 a 6,0 a T2 19,750 a 3,115 a 231,5 a 8,0 a T3 22,750 a 2,609 a 219,0 a 8,5 a C.V. 20,93% 26,34% 21,93% 29,14%

Médias seguidas de letras iguais nas colunas não diferem entre si, pelo teste Tukey a 5% de significância.

Para Fontanétti et al. (2006), me maneira geral, a alface apresenta boa resposta à adubação orgânica, que, no entanto, varia de acordo com a cultivar e a fonte de adubo utilizada.

Swift & Woomer, (1993), destaca a importância da adubação orgânica no cultivo de hortaliças em solos onde ocorre a predominância do clima tropical, o que irá favorecer a mineralização da matéria orgânica, consequentemente, se intensificará as propriedades químicas e biológicas do solo.

Oliveira et al. (2010) enfatiza o maior rendimento nas folhas de alface com uso de adubos orgânicos, atribuídos aos efeitos proporcionados por esses resíduos sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo uma vez que eles atuam como condicionadores e aumentando a capacidade do solo em armazenar nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Já a utilização da adubação mineral em hortaliças folhosas, causa prejuízo com a redução na atividade biológica do solo, podendo afetar o desempenho produtivo das culturas. Para Bragagnolo & Mielniczuk (1990), uma das grandes vantagens da adubação orgânica é o desenvolvimento da sustentabilidade através da reciclagem de resíduos rurais, o que favorece a diminuição dos custos com insumos para os produtores. Segundo Sampaio et al. (2007) inicialmente o esterco bovino manteve-se estável no solo no primeiro mês após sua incorporação causou imobilização de nutrientes do solo, após este período, a liberação e seus nutrientes foram incorporados, aumentando progressivamente atingindo as maiores quantidades entre três e seis meses após a incorporação.

O tratamento T2 (1,5 Kg de esterco aviário) destacou-se com maior valor para o desenvolvimento radicular que, consequentemente, acarretou em maior aumento na massa fresca total, o proporcionando uma maior produtividade da hortaliça, sendo uma característica altamente desejável. Em estudo com a aplicação de diversos estercos, Brito et al. (2005) concluíram que o esterco avícola foi o resíduo que determinou as principais alterações das propriedades químicas do solo uma vez que, em relação à testemunha, promoveu os maiores aumentos de cálcio, matéria orgânica e capacidade de troca de cátions. Esses efeitos, porém, só foram

(5)

intensificados a partir do terceiro mês após a aplicação. A velocidade de decomposição e consequente mineralização dos resíduos orgânicos interferem diretamente na disponibilidade de nutrientes para as plantas sobremaneira para aquelas de ciclo curto, como a alface.

Já no tratamento T3 (3,0Kg/m2 de esterco avícola curtido) pouco diferenciou-se dos demais tratamentos, o que mostra que apesar da maior dosagem, os efeitos sob o desenvolvimento da cultivar não sobressaíram de maneira proporcionalmente esperada.

Conclusões

Na agricultura, é de grande importância o manejo correto do sistema de produção para um bom desenvolvimento das culturas de maneira sustentável. A utilização de esterco aviário demonstrou ser uma alternativa viável de aplicação de diferentes resíduos no desenvolvimento da cultura da alface em substituição à adubação orgânica utilizando esterco bovino curtido. Foi observado que a aplicação de 1,5 Kg/m2 de esterco avícola foi suficiente para proporcionar um bom desenvolvimento, melhor relação benefício/custo, para a produção da hortaliça sendo esta característica fundamental nas atividades agrícolas.

Agradecimentos

Agradecemos ao Instituto Federal do Rio de Janeiro e ao Instituto Federal do Espírito Santo, pelo apoio em desenvolvimento de pesquisas, o que incentiva aos alunos e servidores a aprimorar e aprofundar em estudos no campo científico.

Referências bibliográficas

BRAGAGNOLO, N; MIELNICZUK, J. 1990. Cobertura do solo por palha de trigo e seu relacionamento com a temperatura e umidade do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo 14, n.3: 369-374.

BRUMMER, E. C. Diversity stability and sustainable American agriculture. Agronomy Journal, v. 90, n. 1, p. 1-2, 1998.

BRITO, O. R.; VENDRAME, P. R. S.; BRITO, R. M. Alterações das propriedades químicas de um Latossolo Vermelho distroférrico submetido a tratamentos com resíduos orgânicos. Semina: Ciências Agrárias, v. 26, p. 33-40, 2005.

FERREIRA, D. F. Sisvar, A. Computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n. 6, p. 1039-1042, 2011.

(6)

FONTANÉTTI, A.; CARVALHO, G.J.; GOMES, L.A.A.; ALMEIDA, K.; MORAES, S.R.G.; TEIXEIRA, C.M. Adubação verde na produção orgânica de alface americana e repolho. Horticultura Brasileira, Brasília, v.24, n.2, p.146-150, abr./jun. 2016 HENZ, G. P.; SUINAGA, F. Tipos de Alface Cultivados no Brasil, (2009). Disponível

em:<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0C BwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cnph.embrapa.br%2Fpaginas%2Fserie_docume ntos%2Fpublicacoes2009%2Fcot_75.pdf&ei=1PnpU6_NMjf8AGPwYCQBg&usg=AFQj CNEaD9P8J9dJeyxRZAUczAc79kBlEw &bvm=bv.72676100,d.b2U> Acesso em: Jul. 22, 2016.

KIEHL, E.J. Manual de compostagem – maturação e qualidade do composto. Piracicaba, 1998. 171 p.

OLIVEIRA, A. P; FERREIRA, D. S.; COSTA, C. C.; SILVA, A. F; ALVES, E .U. Uso de esterco bovino e húmus de minhoca na produção de repolho híbrido. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 19, n. 1, p. 70 - 73, mar. 2001.

OLIVEIRA E. Q.; SOUZA, R. J.; CRUZ, M. C. M.; MARQUES, V. B.; FRANÇA, A. C. Produtividade de alface e rúcula, em sistema consorciado, sob adubação orgânica e mineral. Horticultura Brasileira, v.28, p.36-40, 2010

SAMPAIO, E. V. DE S. B.; OLIVEIRA, N. M. B. DE; NASCIMENTO, P. R. F. DO. Eficiência da adubação orgânica com esterco bovino e com Egeria densa. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.31, p.995-1002, 2007

SCHNEIDER, L. Rendimento e qualidade de alface em função de adubação nitrogenada orgânica e mineral. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 69 p. (Tese mestrado)

SILVA, F. A. M.; VILAS-BOAS, R. L.; SILVA, R. B. DA. Resposta da alface à adubação nitrogenada com diferentes compostos orgânicos em dois ciclos sucessivos. Acta Scientiarum Agronomy, v.32, p.131-137, 2010.

SOMAI NORDESTE S/A, 2009. Disponível em:

<http://www.somainordeste.com.br/v2/index.php5/home_control/produto/69> Acessado em: Jul. 22, 2016.

SWIFT, M.J.; WOOMER, P. Organic matter and the sustainability of agricultural sistems: definitions and measurement. In: MULUNGOY, K.; MERCKX, R. (Eds.). Soil organic matter dynamics and sustainability of tropical agriculture. Leuven: Wilei-Sayce co. 1993. p.3-18.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Platão, mais fiel observador das leis da natureza, quiz conciliar os dois instinctos que dominam a hu- manidade: o instincto da conservação e o desejo de ser feliz. D'ahi esta

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Tendo este trabalho como objectivo, ilustrar os vários aspectos da relação de Simone de Beauvoir com o nosso país, abordámos, com esse intuito, as visitas efectuadas por esta

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Seguindo as “instruções” de Marx (1974), é mais importante contribuir para transformar o mundo do que tão somente interpretá-lo; são com essas palavras, que inicio a