• Nenhum resultado encontrado

CONGREGAÇÃO SANTISTA DE SURDOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONGREGAÇÃO SANTISTA DE SURDOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS

Organização: Congregação Santista de Surdos Projeto: LIBRAS “ Uma língua na Pratica” Início do projeto (implantação):10/08/2013 Finalização do projeto (previsão):30/08/2014

Relatório referente ao período de 05/01/2014 a 31/03/2014 .

1. Descreva os objetivos específicos previstos do projeto e os resultados alcançados neste período dentro de cada objetivo. Indique se os resultados estão de acordo com o esperado e caso contrário, justifique.

Objetivos Específicos Resultados Alcançados

Ex: Objetivo Específico 1.

Ensinar jovens e adultos Surdos uma profissão de Instrutor de Libras - Língua Brasileira de Sinais

- As alunos terminaram o período de curso onde estavam sendo capacitados em instrutores de libras, conseguindo assim. cumprir essa primeira etapa, Modulo I do projeto, iniciada em 10 de agosto de 2013.

Modulo I - Formação em 6 (Seis ) meses - 80 horas de curso com aulas praticas e teóricas

- O curso foi realizado com êxito, às 80 horas foram fechadas com as provas praticas e teóricas. Os alunos mostraram o quanto evoluíram e aprenderam, todos os vídeos da prova pratica de libras foram arquivados para possível conferência do órgão fiscalizador. Foi solicitado que cada aluno criasse uma aula sobre um tema de sua preferência para ensinar pessoas leigas a libras. Foram selecionados as melhores notas para envio dos alunos aos pólos para dar continuidade ao modulo II

Módulo II - com duração de 4(quatro) meses

Curso de Libras para funcionários com carga horária de 40 horas

O contato com empresas e órgãos públicos vinham acontecendo desde novembro de 2013. Visitas e e-mails eram feitas pela equipe técnica para conseguir o local para estagio dos alunos surdos instrutores. Todas as secretarias municipais de Santos foram convidadas, empresa de viação, dois hospitais, Ana Costa e Santa Casa de Santos. Duas Universidades UNISANTOS e

UNIMONTE, e a empresa marítima MSC. Algumas empresas alegaram falta de horário para que o funcionário se ausentasse ou alegavam não ter previsto em orçamento uma retirada de ajuda de custo para o instrutor. Como precisávamos dar inicio aos pólos, pois os 7 alunos com as melhores notas nas provas necessitavam estagiar, contatamos escolas e outras empresas . A equipe conseguiu então através de carta convite criar os seguintes pólos para estagio:

Pólo Escola Ecologia – aluna instrutora – Rosália ( 15 funcionários)

Pólo Escola 30 de julho – aluna instrutora Flavia ( 10 funcionários) Pólo CONDEFI - aluna instrutora Thais – ( 9 conselheiros) Pólo CSS – aluna instrutora Ângela – contratada ( 15 alunos ouvintes)

Pólo CSS – aluna instrutora Wanda – contratada ( 12 alunos – professores)

Pólo CSS – aluna instrutora Mª Cristina -contratada (15 funcionários da prefeitura de Santos)

A equipe técnica ainda pesquisa empresas para criação de novos polos, os alunos aguardam estagiando em salas de aulas dentro da

(2)

CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS

Instituição com cursos que acontecem durante toda semana e aos sábados. No dia 26 de abril iniciam novamente curso de

atualização com a professora Ana Lucia para aqueles que não conseguiram atingir a media na prova.

MUDANÇAS: Nos pólos (empresas) a carga horária aumentou

para 50 horas.

E os alunos que estão estagiando dentro da Instituição fazem a carga horária de 40 horas.

O curso de capacitação finalizou em fevereiro, pois houve um período de férias no final do ano que alterou o calendário.

2. Descreva as atividades previstas e efetivamente realizadas neste período. Indique e justifique alterações em relação ao planejamento inicial.

Atividades previstas Atividades realizadas

Objetivo Específico 1.

Oferecer o Módulo 1 de um curso de Instrutor de libras a 20 jovens e adultos Surdos

Modulo I- etapa concluída – alunos realizaram 6 meses de capacitação.

Objetivo Específico 2.

Módulo I - com duração de 6 meses os alunos terão aulas de conhecimento prático e teórico sobre a LIBRAS

Aos sábados os 20 alunos Surdos concluíram o curso de 80 horas em 6 meses. Agora estão estagiando.

6 alunos em pólos fora da Instituição e os outros distribuídos em salas de aulas dentro da CSS, observando os instrutores já formados e antigos na profissão de instrutor de libras.

Objetivo Específico 3.

Módulo II- com duração de 4 meses

Curso de Libras para funcionários de empresas com carga horária de 50 horas

No mês de março iniciamos os pólos existentes. Escola Ecologia – Conselho dos deficientes de Santos –CONDEFI- Escola 30 de julho em Santos e mais 3 pólos dentro da Congregação Santista de Surdos - CSS. Cada pólo atende no curso de libras de 10 a 15 funcionários.

a) Se houve atividades previstas, mas não realizadas, liste-as e explique, em cada caso, por que isso ocorreu e como a organização pretende lidar com a situação (A atividade será cancelada? Por quê? Será substituída por outra? Por

quê? Será realizada em momento posterior? Quando?)

O modulo II do Projeto aconteceu como previsto,contatos foram feitos e apenas não conseguimos as empresas contatadas anteriormente, novos contatos foram feitos e novos pólos criados. Foram feitas visitas para entrega do Kit Adesão (uma pasta com modelos de lista de freqüência dos alunos/funcionários, lista de presença do instrutor/aluno, contrato educacional, cronograma do curso, ficha de cadastro de alunos/funcionários, CD com apostila, e oficio instrução de como proceder à entrega dos recibos). Visitas serão feitas com os órgãos que ainda não fecharam o compromisso com o curso, são eles: Secretaria de Meio Ambiente, CODE Coordenadoria dos Deficientes de Santos, CET Companhia de Engenharia de Trafico.

-PÓLOS DESISTENTES: A Santa Casa um dos primeiros pólos parceiros a confirmar sua participação, na semana que antecedeu o inicio do curso, voltou a trás enviou e-mail avisando a desistência por motivos administrativos. A Escola Pedro II também por falta de horário disponível aos professores cancelou suaparticipação. A Empresa Piracicabana não aceitou participar do projeto. A MSC transportes Marítimos, pela ajuda de custo que deveria dar ao aluno, desistiu de montar as duas turmas prevista. A Guarda Municipal ainda não se manifestou estamos aguardando resposta.

A equipe técnica avaliou a desistência por motivos diversos são eles: 1- a falta de verba para uma ajuda de custo ao instrutor de R$ 200,00 reais solicitado. 2- Como o curso de libras aos funcionários tem duração de4 meses seria atingido o período da Copa do Brasil e os funcionários estão aumentando a carga horária para poder terem dispensa nesses dias de jogos. O curso de libras

(3)

CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS

iria atrapalhar o quadro de horários. 3- Pouca procura de funcionários na inscrição do curso pela empresa MSC e o valor de ajuda de custo não foi previsto no orçamento financeiro da empresa.

3. Quantos beneficiários foram atingidos?

Beneficiários diretos previstos Beneficiários diretos atingidos 20 Surdos – alunos do Curso de instrutores 20 Surdos jovens e adultos capacitados

Caso o número de beneficiários diretos atingidos seja diferente do número de beneficiários previstos, explique por que isso aconteceu.

Foram previstos 20 alunos no curso de libras para instrutor e todos os 20 fizeram ate o final o curso. Nem todos conseguiram atingir nota de prova para serem o instrutor beneficiados em pólos. Então 10 foram selecionados e os outros 10 estão estagiando na CSS.

Beneficiários indiretos previstos Beneficiários indiretos atingidos 150 Funcionários ouvintes conhecedores da

Língua de sinais 86 funcionários ate o momento

Caso o número de beneficiários indiretos atingidos tenha sidos diferente do número de beneficiários previstos, explique por que isso aconteceu.

A diferença de números de beneficiários diferenciou, pois nem todos os pólos previstos, para receber o aluno no estagio foram criados, tivemos desistências como já foi relatado, a equipe técnica continua fazendo contato com empresas e órgãos públicos para montar novas turmas de libras de funcionários.

4. Quais os acontecimentos e/ou aprendizagens mais importantes deste período?

De acordo com as políticas de inclusão e de adequação da lei de libras acreditamos que o projeto esta atendendo esses dois segmentos, conseguiu empregar já durante o projeto 4 (quatro) dos alunos Surdos que tiveram boa atuação no curso e dar condições de 86 ( oitenta e seis) pessoas ouvintes utilizarem a língua de sinais com o público nos locais de trabalho.

De acordo com avaliação da equipe técnica isso aconteceu num pequeno período de 2 meses de curso, esses dados foram cletados com diretores e chefes de seção.

5. Quais os principais desafios enfrentados pela organização nesse período? Quais as causas desses desafios? O que vem sendo feito para superá-los?

A Equipe técnica mesmo antes da ultima prova do curso já previa que alguns alunos não teriam condições de lecionar nas empresas (pólos), pois não corresponderam a expectativa do curso em relação ao aprendizado apresentado. A aptidão de lecionar não é para todos.

Para esses 10 alunos que não atingiram a media, foi decidido que agora em abril voltariam a ter aulas com a professora Ana Lucia como recuperação e aperfeiçoamento do curso, para dar oportunidade que todos tenham como melhorar as notas das provas. Outra dificuldade foi apresentar as empresas à importância da ajuda de curso ao estagiário. Estipulamos um valor de R$200,00 reais. O valor mesmo pequeno era difícil de ser aceito, pois as empresas não podem dispor do valor sem aprovação ou previa consulta com seus superiores. Conseguimos mudar com um pólo, Escola Ecologia, que fosse entregue uma cesta básica para a aluna Surda que esta ensinando aos funcionários.

Porem no primeiro pagamento os funcionários (alunos) gostaram tanto da instrutora que arrecadaram eles mesmo um valor em dinheiro R$ 200,00 reais e fizeram o pagamento para a instrutora.

(4)

CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS

6. Se houver alguma informação relevante sobre a organização a ser registrada e/ou algum comentário, por favor, faça-o nfaça-o espaçfaça-o abaixfaça-o.

A equipe técnica continua à procura de novas empresas e locais para enviar nossos alunos para ensinar libras. Acreditamos que órgãos como, bombeiros e policia militar devem ter funcionários capacitados em libras, são essências numa abordagem ao individuo surdo na rua e em locais de atendimento ao público.

Não vamos desistir procurar por locais importantes que prestam serviços a comunidade e que não conseguem atender os indivíduos Surdos por falta de comunicação.

Porem conseguir uma hora com os superiores ou conseguir convencê-los de que o individuo surdo necessita da comunicação em libras e muito difícil. Percebemos nesses meses de busca que a inclusão ainda esta engatinhando e a consciência dos órgãos público e privados ainda não ocorreu esbarra sempre em detalhes burocráticos e financeiros.

7. Caso tenham fotos ou depoimentos que ilustrem o andamento do projeto, insira abaixo. Pólo Escola Ecologia- Aluna Surda Rosália Pólo CSS- Aluna Surda Wanda

Pólo CSS – Aluna Surda Maria Cristina Pólo CSS – Aluna Surda Thais

(5)

CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS

SANTOS, 26 de abril de 2014

RANULFO AZEVEDO DE SANTANA ROSEMARY RIBEIRO DE M. LEITE

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-