• Nenhum resultado encontrado

Descrição de funções VNU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descrição de funções VNU"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Descrição de funções VNU

1. Título do posto: Médico especialista em Anestesiologia.

1. Título do posto: Médico/a especialista em Anestesiologia.

Quadro estratégico VNU reultado 1: As entidades das NU são mais eficazes na obtenção de resultados por integrarem Voluntários das Nações Unidas de qualidade e bem apoiados, assim como o voluntariado nos seus programas.

2. Tipo de contrato: Voluntário VNU Internacional

3. Título do Projecto: Apoio do Programa VNU ao Programa UNFPA H4+ SIDA na Guiné-Bissau “Esforço conjunto para apoiar e melhorar a saúde materna, neonatal e infantil”.

4. Duração: 12 meses

5. Local, País: Guiné-Bissau, região de Tombali, Catió. 6. Data de Início: Imediato

7. Breve Descrição do Projeto:

A Guiné-Bissau é um país com indicadores de saúde materna dos mais débeis a nível mundial (um rácio de mortalidade materna de 900/100 000 nados vivos, segundo o MICS 2014) e infantil (uma taxa de mortalidade infantil de 88,8% segundo o MICS 2014).

A instabilidade política ao longo das três últimas décadas bloqueou o desenvolvimento económico e diminuiu os recursos nacionais. A arrecadação de receitas é fraca e os limitados recursos disponíveis são desigualmente repartidos, com a atribuição ao setor da Saúde limitada a menos de 10% do orçamento nacional. Como agravante, apenas um pequeno número de parceiros de desenvolvimento está presente no país.

Para responder aos enormes desafios no setor da saúde, a visão do Governo é definida nos documentos estratégicos nacionais pertinentes, que incluem a Estratégia de Redução da Pobreza (DSRP), o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS), o Roteiro para a Redução da Mortalidade Materna e Neonatal 2007-2015 e o Plano Operacional de Passagem à Escala Nacional das Intervenções de Alto Impacto para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil 2012-2017.

Os objetivos gerais e específicos descritos nesses documentos estratégicos alinha-se com os objetivos nacionais para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio 4 e 5.

O presente Programa H4+ SIDA constitui uma oportunidade para os países melhorarem rapidamente os indicadores ligados à saúde materna e infantil, através da implementação de um

Preâmbulo:

O programa Voluntários das Nações Unidas (VNU) é no seio das Nações Unidas, a organização que a nível mundial se encarrega de promover o voluntariado em prol da paz e do desenvolvimento. O voluntariado beneficia tanto a sociedade em geral e como a pessoa que se voluntaria. Os Voluntários das Nações Unidas contribuem para a paz e para o desenvolvimento na defesa do voluntariado em geral, incentivando os parceiros a integrar o voluntariado nos seus programas de desenvolvimento e na mobilização de voluntários.

Nesse sentido, os voluntários das Nações Unidas participam em diferentes formas de voluntariado e desempenham um papel importante para o desenvolvimento e a paz em colaboração com parceiros, agências de acolhimento e comunidades locais. Durante o desempenho das suas tarefas, os Voluntários das Nações Unidas promovem o voluntariado através da sua ação e da sua conduta. O envolvimento nas atividades de voluntariado pode efetivamente e positivamente enriquecer a compreensão das realidades sociais e locais, assim como criar uma ponte entre os voluntários e as pessoas da comunidade de acolhimento. Isso faz com que o tempo que disponibilizam seja mais gratificante e produtivo.

(2)

conjunto completo de intervenções cuidadosamente definido. As atividades financiadas a título desta subvenção irão completar o trabalho efetuado nos países pelas autoridades nacionais e parceiros, incluindo as agências do Sistema das Nações Unidas (SNU).

Dada a situação, o Governo em colaboração com as agências do SNU, tais como UNFPA, OMS, ONU Mulheres, ONUSIDA e UNICEF, mobilizaram recursos no quadro da Iniciativa H4+, para recrutar um/a profissional de saúde especializado em Anestesiologia, que dará apoio técnico e ainda fará a formação em serviço.

O/a médico/a anestesista estará baseado em Catió, região de Tomabli, e fará deslocações às áreas sanitárias da região e a outras regiões do projeto para a formação e supervisão ou para dar outro apoio necessário no seu domínio de intervenção.

.

8. Agência / Instituição de acolhimento: UNFPA, Fundo das Nações Unidas para a População. 9. Contexto Organizacional:

O Fundo das Nações Unidas para a População, trabalha para contribuir para um mundo onde cada gravidez é desejada, cada parto é realizado em segurança e o potencial de cada jovem é plenamente realizado.

O UNFPA trabalha para aumentar a possibilidade de mulheres e jovens levarem uma vida sã e produtiva.

O UNFPA é a agência coordenadora da Iniciativa H4+ na Guiné-Bissau. Este Programa Conjunto está no país desde 2013 e, em 2015, o UNFPA solicitou a integração de uma nova atividade no Plano de Trabalho H4+ 2015-2016 para reforçar os resultados do projeto numa das regiões mais difíceis (Tombali).

O/a Voluntário/a das Nações Unidas estará afeto ao Hospital Regional de Catió, na região de Tombali, mas com deslocações a diferentes áreas sanitárias da região, bem como a outras regiões H4+ no quadro da transferência de conhecimentos, competências e da organização de serviço, para a formação, supervisão ou outro apoio necessário no domínio. Ele/a trabalhará em estreita colaboração com a Direção do Hospital, o UNFPA e as agências parceiras do H4+, o Ministério da Saúde Pública (nomeadamente o Hospital Regional de Catió e a Direção Regional de Saúde de Tombali), o ponto focal do UNFPA e Coordenadora H4+ e todos os outros membros da equipa do Programa. Ele/a submeterá relatórios periódicos à Representante do UNFPA. Ele/a fará também visitas regulares a Bissau se necessário.

10. Tipo de afetação: afetação com família; 11. Descrição das funções:

O médico estará baseado em Catió, região de Tombali, mas fará deslocações a diferentes áreas sanitárias da região de Tombali e outras regiões do projeto H4+, para a formação, as ações de reforço de capacidade, supervisão e outro apoio necessário no seu domínio de intervenção. Ele/a fará também visitas a Bissau se necessário.

Sob a supervisão direta da Representante do UNFPA e da Direção do Hospital Regional de Catió, o/a voluntário/a das Nações Unidas especialista em Anestesiologia fornecerá uma assistência técnica, quer em matéria clínica e de prestação de cuidados de saúde, quer em matéria de formação, e realizará as seguintes funções:

 Apoiar as equipas do Hospital Regional de Catió para a aplicação de anestesias correta e eficazmente;

 Apoiar as equipas de anestesia do hospital de referência nacional e regional para a aplicação de anestesias correta e eficazmente;

 Apoiar as equipas do hospital regional de Catió a gerir corretamente as complicações ligadas à anestesia;

 Apoiar as equipas de anestesia dos hospitais de referência nacional e regional a gerir corretamente as complicações ligadas à anestesia;

 Elaborar e implementar um plano de formação de prestadores de cuidados (que cubram pelo menos 50% dos médicos e 50% dos enfermeiros) para melhorar as competências e

(3)

especialização em técnicas de anestesia seguindo as normas do Ministério da Saúde Pública.

 Formar em serviço pelo menos 80% dos médicos e 80% dos enfermeiros do Hospital de Catió em técnicas de anestesiologia e supervisão de pacientes sob anestesia e pós despertar.

 Formar em serviço 50% de médicos e 50% de enfermeiros-anestesistas do hospital de referência nacional e regional;

 Colaborar ativamente nas ações de formação, nomeadamente formações em serviço, que tenham lugar no hospital e/ou na região no quadro da saúde materna e neonatal;

 Realizar supervisão formativa no seio dos hospitais de referência que não são dotados de especialistas em anestesiologia;

 Elaborar periodicamente relatório de missão a serem enviados ao UNFPA e à Direção do Hospital de Catió;

 Participar efetivamente para a criação de um ambiente baseado no trabalho em equipa, a partilha de informação, a colaboração e a cooperação mútuas;

 Reagir de forma flexível à mudança, através de uma participação ativa;

 Estabelecer normas e objetivos de performance, e assumir as responsabilidades dos mesmos;

 Assegurar e fazer o seguimento para assegurar as boas práticas em anestesia e reanimação, por parte das equipas de trabalho e dos enfermeiros em formação, no Hospital de Catió e em outras estruturas de Saúde da região e/ou país.

Além disso, os voluntários VNU são incentivados a:

 Reforçar o conhecimento e a compreensão do conceito de voluntariado através da leitura de documentos disponibilizados pelo Programa VNU, publicações externas e participar ativamente nas actividades VNU (por exemplo, em eventos que marcam o Dia Internacional do Voluntariado (DIV), 5 de dezembro);

 Familiarizar-se e desenvolver todas as formas de voluntariado tradicional e/ou local ao nível do país de acolhimento;

 Refletir sobre o tipo e a natureza da ação voluntária que desenvolvem, incluindo a participação em reflexões substanciais;

 Contribuir para a redação de artigos sobre experiências de terreno a serem submetidos para publicação do programa VNU/ sites, boletins e notas de imprensa, etc;

 Contribuir para a redação de artigos sobre a experiências de terreno a serem submetidas para a publicação do Programa VNU/ website, boletim e notas de imprensa;

 Contribuir para o Programa de acolhimento de novos voluntários VNU que chegam ao país de afetação;

 Promover e aconselhar grupos locais na utilização do voluntariado online, ou encorajar indivíduos e organizações a utilizar o serviço Voluntariado VNU online quando tecnicamente possível.

12. Resultados Esperados

No final da missão, o/a voluntário/a das Nações Unidas terá concretizado os seguintes resultados:

 Pelo menos 50% dos médicos e 50% dos enfermeiros são formados em técnicas de anestesia. A formação é documentada.

 Pelo menos 50% dos médicos e 50% dos enfermeiros anestesistas melhoram os seus conhecimentos e práticas de anestesia, em particular na região de Tombali;

 Pelo menos 50% dos medicos e 50% dos enfermeiros-anestesista são capazes de gerir complicações ligadas à anestesia, em particular na região de Tombali;

 Um relatório de missão elaborado com recomendações e síntese da performance especifica a cada enfermeiro formado;

 Uma nota sobre os resultados relacionados com o voluntariado para a paz e o desenvolvimento durante a afetação, como por exemplo o número de voluntários

(4)

mobilizados, participação nas atividades e contribuição ao desenvolvimento de capacidades.

13. Qualificações / Requisitos:

Educação: Médico/a especialista em Anestesiologia.

Experiência: mínimo de 3-5 anos de experiência de trabalho no domínio da anestesiologia. Experiência de ensino especificamente no domínio da anestesiologia é uma mais valia.

Experiência em África Subsariana é desejável.

Elevado conhecimento das questões de género no contexto da África subsariana é uma mais valia. Língua: Bons conhecimentos de português ou espanhol escrito e falado (obrigatório). Conhecimento de francês, bem como a língua local, creolo, é uma mais valia.

Conhecimentos de informática: Bom conhecimento de informática na utilização de Programas Microsoft Office.

Competências e valores

 Participa efetivamente num ambiente baseado no trabalho em equipa, na partilha de informação, na colaboração e cooperação com os outros;

 Reage de forma flexível às mudanças através de uma participação ativa;

 É diplomático, disponível, tem abertura de espírito e escuta os seus pacientes e membros de equipa de trabalho com paciência e pedagogia;

Aptidões de Interação:

 Reconhece e reage de forma apropriada às ideias, aos interesses e às preocupações dos outros mostrando uma grande sensibilidade para a diferença;

 Estabelece normas e objetivos de performance e assume as responsabilidades que lhe competem;

 Demonstra boa aptidão de comunicação escrita e oral;  Demonstra competências em relações interpessoais;  Gestão de equipa.

14. Condições de Vida

Capital:Bissau, População: 1.600.000 aprox. (45% e muçulmanos e 10% de católicos, 45% outros). Clima: Bissau, aprox. 25º-30º; Época das chuvas de junho a outubro;

Saúde: O setor da saúde é precário. As Nações Unidas tem a sua própria clínica.

Língua: A língua oficial é o português; Línguas Faladas: Criolo; Língua de trabalho no seio das Nações Unidas: Francês.

Eletricidade e comunicações: Certas zonas de Bissau têm eletricidade praticamente 24h por dia; outras dependem totalmente de geradores. Há muitos cafés com Internet em Bissau.

Código de telefone internacional: +245. Há duas empresas de telefone móvel: MTN e ORANGE. Segurança: Apesar de uma certa instabilidade política, o dia a dia é calmo e nem a comunidade internacional nem a população são afetadas. O pessoal do SNU está equipado com Rádio Codan (VHF).

15. Condições do Serviço (versão disponível em inglês – International conditions of service – 2015)

O contrato terá a duração de até 12 meses. O/a voluntário/a recebe um subsídio de subsistência de voluntariado (VLA em inglês), que é composto pelo subsídio mensal de subsistência (MLA) e de um complemento familiar em (inglês FA) caso existam dependentes. O VLA destina-se a cobrir despesas de deslocação, necessidades básicas, bem como despesas locais (água electricidade, etc), equivalente a US$ (1,571 x 0.415) + 1571 = US$ 2,222. Estes montantes são calculados utilizando a taxa de MLA aplicável ao local de afetação ao qual se acrescenta uma alocação familiar (se aplicável)

(5)

de 250$ USD dólares americanos para um dependente e 450$ USD dólares americanos para dois dependentes ou mais.

O MLA aplicável obtém-se a partir da taxa de base de 1571$ USD dólares americanos que é revista uma vez por ano, e é ajustado mensalmente em função das das variações do índice de ajustamento do posto (PAM). O PAM é estabelecido pela Comissão Internacional da Função Pública (CIFP) para assegurar que os voluntários internacionais tenham relativamente o mesmo poder de compra; comparável, independentemente do seu local de afetação, apesar das diferenças de custo de vida. A indemnização mensal de subsistência aplicável a cada local de afetação é calculado com a seguinte fórmula: US$ (1,571 x 0.415) + 1571 = US$ 2,222 de base. Por favor, consulte o site para mais informações. Além do acima mencionado, o voluntário tem direito a um subsídio de instalação (SIG) se aplicável, um seguro médico, um seguro de incapacidade e um seguro de vida. No final da missão, um bilhete de avião (se aplicável) e uma indemnização de reinstalação por serviço satisfatório será pago.

16. Processo de candidatura:

Se você ainda não se registrou na base de dados de candidatos VNU, por favor registre o seu perfil através da página: https://ereta.unv.org/html/index.php?module=myprofile

Depois de validar seu endereço de e-mail e criar sua conta VNU, por favor complete todas as seções do seu perfil.

Se você já está registrado(a) na base de dados de candidatos VNU, por favor atualize o seu perfil através da página http://myprofile.unv.org

Nota importante para ambos os casos: para se candidatar à presente oportunidade de voluntariado, por favor vá à seção “Recrutamento Especial” do seu perfil VNU (menu à esquerda), clique no botão “Editar” e escolha o código do anúncio “16GNB_08” na lista de opções. Por favor lembre-se de clicar no botão “Atualizar” para gravar a opção do código do anúncio escolhida.

O prazo para se candidatar é 30 de junho de 2016. Somente os candidatos pré-selecionados serão contactados.

O programa VNU é um programa que promove a igualdade de oportunidades e encoraja as candidaturas de profissionais qualificados. O programa VNU compromete-se a

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..