• Nenhum resultado encontrado

ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE RUÍDO PARA A REGIÃO CENTRAL DE CURITIBA E PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO AO CENTRO DA CIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE RUÍDO PARA A REGIÃO CENTRAL DE CURITIBA E PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO AO CENTRO DA CIDADE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE RUÍDO PARA A REGIÃO

CENTRAL DE CURITIBA E PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO AO

CENTRO DA CIDADE

Leandro Sopchaki [Bolsista]

1

, Rodrigo Eduardo Catai [Orientador]

2

, Fernando

Andrade[Colaborador]

3

DACOC

., Mauro Edson Alberti

Campus CURITIBA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 4900 - Ecoville

sopchaki@gmail.com, catai@utfpr.edu.br

Resumo - O presente projeto de pesquisa teve como objetivo principal levantar os níveis de pressão sonora nas

ruas do centro da cidade de Curitiba e principais vias de acesso e criar um mapa acústico gráfico com os pontos mensurados. As medições foram feitas em 2010 e 2011 com a utilização de medidores de níveis de pressão sonora posicionados segundo a NBR 10151. Os valores obtidos foram comparados com uma Lei Municipal de Curitiba que estabelece o limite de 65 dB(A) de ruído para o período diurno na zona central de Curitiba e com a NR-15 que estabelece um valor limite de 85 dB(A) de ruído para uma jornada de 8 horas de trabalho. Os resultados mostraram que todos os valores estavam acima do valor de 65 dB(A), contudo nenhum valor mensurado sobrepôs o valor de 85 dB(A) estipulado como limite para pagamento de insalubridade. Desta forma pode-se concluir que é extremamente preocupante os altos níveis de ruído existentes na zona central da cidade de Curitiba, e que os mesmos podem contribuir para o aparecimento de doenças nas pessoas que freqüentam rotineiramente esta região, como por exemplo, o estresse que está relacionado ao sistema nervoso do indivíduo.

Palavras-chaves: Níveis de Pressão Sonora; Insalubridade; Mapa Acústico.

Abstract - This research project aimed to raise the sound pressure levels in the streets of downtown Curitiba and

main access roads and create a map acoustic chart with points measured. The measurements were made in 2010 and 2011 with the use of gauges positioned sound pressure levels according to NBR 10151. The values obtained were compared with the Curitiba Municipal Law that establishes the limit of 65 dB (A) noise for daytime in central Curitiba and the NR-15 establishing a threshold value of 85 dB (A) noise for a day of 8 hours of work. The results showed that all values were above 65 dB (A), however no values overlapped the measured value of 85 dB (A) as stipulated limit for payment of unhealthiness. Thus we can conclude that is extremely worrying high levels of noise in the central area of the city of Curitiba, and they may contribute to the onset of disease in people who routinely attend this region, such as the stress is related to the nervous system of the individual.

(2)

INTRODUÇÃO

No meio dos diversos incômodos existentes na vida urbana como trânsito, poluição atmosférica e visual encontra-se a poluição sonora. Presente nas ruas e causada principalmente por fontes de ruído como meios de transporte, indústrias e canteiros de obras esta poluição pode causar alterações comportamentais e orgânicas nos seres humanos. Dores de cabeça, estresse, depressão, agressividade, cansaço são efeitos comuns da ação da poluição sonora sobre os seres humanos.

A falta de preocupação ou até mesmo o desconhecimento da legislação vigente podem levar a exposição de cidadãos e trabalhadores, como garis e vendedores ambulantes a níveis de ruído incompatíveis com os aceitáveis e estabelecidos pela legislação, quando estes andarem ou trabalharem pelas ruas de um grande centro urbano.

Em busca de uma amenização para este problema, iniciou-se na União Européia um programa de mapeamento de ruído das cidades que consiste na medição do nível de ruído nas ruas, com o posicionamento do medidor de pressão sonora a uma determinada altura do solo. Após mapeamento da zona em questão é possível identificar áreas com níveis sonoros acima dos permitidos bem como as fontes emissoras destes ruídos, monitorar a emissão causada por máquinas e processos, identificar zonas dentro dos limites aceitáveis evitando assim medidas desnecessárias para a área e propor medidas de atenuação para as áreas críticas.

Como esta técnica proporciona a construção de um plano de ação para controle do ruído, ela acaba sendo também uma importante ferramenta econômica para evitar o desperdício de dinheiro com ações de prevenção em área indevidas, além de seu uso possibilitar uma melhoria da qualidade de vida para cidadãos e das condições de trabalho para aqueles que têm suas vidas profissionais nos grandes centros urbanos.

Este projeto de pesquisa foi orientado para a busca não só de uma contribuição científica mas também tecnológica para a sociedade, pois criou um mapa gráfico de ruído para a região central de Curitiba e para as principais vias de acesso das regiões nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste até a região central da cidade.

METODOLOGIA

Equipamentos utilizados. As medições foram realizadas de acordo com a NBR 10151. Para tanto

foram utilizados 02 (dois) medidores de nível de pressão sonora (decibelímetros) da marca Instrutherm, modelo DEC 5010, calibrados e certificados por empresa cadastrada na RBC (Rede Brasileira de Calibração). Destaca-se que a princípio havia sido solicitado recurso para compra de um destes equipamentos no presente projeto, mas como um destes acabou sendo adquirido pela Universidade do pesquisador neste meio tempo, tal recurso repassado pelo CNPq não precisou ser utilizado.

Os decibelímetros utilizados foram aferidos antes e após cada medição com calibradores acústicos também da empresa Instrutherm, calibrados e certificados. Os equipamentos antes de cada medição foram ajustados na curva “A” e com resposta “slow”, que é a configuração correta para medição de ruídos contínuos segundo as normas vigentes.

O software utilizado para o mapeamento acústico foi o CADNAA, o mais avançado do mundo no que diz respeito a confecção de mapas acústicos, comprado com o recurso do CNPq destinado para a presente pesquisa.

Procedimentos adotados nas medições preliminares. O primeiro passo adotado foi a realização das medições

preliminares, para fins de se estabelecer qual era o horário do dia em que se tinha um maior nível de pressão sonora no centro da cidade. Isto foi importante, pois segundo as normas vigentes o ruído deve ser medido no momento do dia em que se têm maiores níveis de pressão sonora.

Para tanto, foram feitas medições em 3 pontos distintos no centro da cidade de Curitiba, no período das 07:00hs da manhã até às 19:00hs. A Figura 1 apresenta os pontos escolhidos para as medições preliminares e que ficavam próximos a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

(3)

Figura 1 – Pontos onde foram realizadas as medições. Fonte: Google Earth (2011).

Para simplificar as medições, os níveis de pressão sonora foram medidos em 3 intervalos de tempo distintos durante 10 dias (de 2ª a 6ª feira). Foram feitas medições em um período compreendido entre às 07:30hs e 9:00hs, no qual se tem o horário de deslocamento das pessoas para o trabalho; em um segundo período compreendido entre às 11:30hs e 13:00hs que corresponde ao horário do almoço; e, em um terceiro período das 17:30hs às 19:00hs que é o horário da volta para casa.

Após a análise dos níveis de pressão em cada um destes períodos, estabeleceu-se o período com maior nível de pressão sonora e que seria usado como base para execução de todas as medições definitivas.

Procedimentos adotados nas medições definitivas. Após o levantamento do período do dia mais crítico quanto

ao ruído, definiu-se quais seriam os pontos de medição no centro de Curitiba e principais vias de acesso.

Ao todo para realizar as medições foram utilizados 07 pesquisadores (alunos do curso técnico de segurança do trabalho, do curso de graduação em engenharia de produção civil e do programa de mestrado em engenharia civil, todos da UTFPR).

Segundo dados do IBGE do ano de 2000, o centro da cidade de Curitiba tem uma área estimada de 329,7 há (IPPUC, 2000). Desta forma, foram estabelecidos 416 pontos distintos para se realizar o mapeamento pretendido, sendo que apenas no centro da cidade, foram feitas 400 medições, dado ao tamanho do centro de Curitiba. As outras 16 medições foram feitas para caracterizar os níveis de ruído existentes nas 4 vias de acesso analisadas, a saber:

Rua Brigadeiro Franco (via de acesso da região noroeste); Rua XV de Novembro (via de acesso da região nordeste); Rua Marechal Floriano Peixoto (via de acesso da região sudeste); Av. Batel (via de acesso da região sudoeste).

(4)

Figura 2 – Pontos de medição dos níveis equivalentes de ruído das principais vias de acesso ao centro de Curitiba.

Ressalta-se que todas as medições foram feitas no meio das quadras, sempre no mesmo intervalo de hora do dia, a fim de que todas as medições pudessem ser comparadas. Conforme já mencionado para cada ponto escolhido, foram feitas 3 medições em dias distintos para se ter uma maior certeza do valor encontrado. Para cada ponto obteve-se um nível de ruído equivalente após 10 minutos de medição.

Para realização das medições, teve-se como referência a norma NBR 10151, que versa sobre avaliação de ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade, a qual estabelece critérios para os equipamentos de medição e para as condições de medição. Após a realização de todas as medições, foram calculadas as médias dos valores encontrados e calculado o nível de ruído equivalente para cada quarteirão. Só então que foi criado o mapa acústico da região medida, ou seja, um mapeamento gráfico (com cores) dos níveis de ruído obtidos para cada região.

Elaboração do mapa acústico. O mapeamento acústico desta pesquisa foi feito utilizando-se o software

CADNAA, comprado com o auxílio financeiro do CNPq, destinado a esta pesquisa. Este processo começou após a realização de cada uma das medições definitivas dos níveis de pressão sonora para os 400 pontos de medição do centro da cidade e para os 16 pontos de medição nas principais vias de acesso ao centro da cidade.

Contudo para utilização do software não bastava ter apenas os valores médios de ruído medidos por quarteirão. Para se construir o mapa acústico, foi necessário levantar também as dimensões básicas de cada uma das edificações existentes na região do centro de Curitiba.

Desta forma, os pesquisadores envolvidos nesta pesquisa sairão a campo para levantar as dimensões básicas de cada edificação, como altura e largura, bem como dos parques existentes. Isso foi importante, pois o software exigia estes dados para elaboração do mapa acústico e para calcular a dissipação do ruído pelos arredores do ponto de medição.

Destaca-se que com o auxílio do Google Earth, teve-se a vista superior de todas as edificações da região estudada. E, com esta vista em mãos, partiu-se para o levantamento das dimensões básicas de cada edificação. Observa-se que quando não se conseguia encontrar a altura da edificação através de uma trena laser, contava-se os andares da edificação, e atribuía-se a altura de 3 metros para cada andar da mesma.

Depois de conhecer as dimensões básicas de cada edificação bem como os níveis de pressão sonora para cada quarteirão, partiu-se para o desenho do mapa acústico, sendo que o primeiro passo foi o desenho de cada uma de todas as edificações que fariam parte do mapa gráfico da cidade.

Somente depois de todas as edificações terem sido desenhadas com suas elevações e perfis no software CADNAa, sobre o mapa gráfico da cidade obtido no Google Earth, que se procedeu a entrada dos valores dos níveis médios equivalentes de ruído para cada um dos quarteirões da área analisada.

(5)

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Resultados das medições preliminares. Conforme comentado, as medições preliminares foram essenciais para

determinar qual seria o período do dia em que as medições definitivas seriam realizadas. Para tanto, a Figura 9 mostra os resultados absolutos médios logarítmicos obtidos para cada um dos períodos do dia apurados.

Analisando os dados nota-se que o maior valor médio absoluto obtido de nível de pressão sonora foi de 75 dB(A), para o 3º período, no qual as medições foram realizadas entre às 17:30hs e 19:00hs. Observa-se mais uma vez que é o maior valor absoluto, pois se fosse considerado os desvios padrões para cada período, possivelmente não se teria uma diferença de níveis de pressão sonora estatisticamente válida.

Desta forma, pensando nos valores absolutos obtidos, optou-se por se realizar todas as medições definitivas no 3º período, compreendido entre às 17:30hs e 19:00hs. Ressalta-se que todos os valores obtidos superaram o limite de tolerância estabelecido pela Lei Municipal Ordinária nº 10625 de 19 de dezembro de 2002 da cidade de Curitiba, que define que no período diurno o limite de ruído para a zona central da cidade deve ser de 65 dB(A).

Analisando-se os 416 pontos, nota-se que todos os pontos medidos superaram o limite máximo de ruído permitido para pela Lei Municipal Ordinária nº 10625 de 19 de dezembro de 2002 da cidade de Curitiba, que define que no período diurno o limite de ruído para a zona central da cidade deve ser de 65 dB(A), o que é um problema, pois sabe-se que o ruído elevado além de causar perda de audição, pode gerar problemas como dores de cabeça, nervosismo, estresse, perda de atenção etc.

Nota-se que quanto a questão de insalubridade, prevista na NR-15, na qual estipula-se o limite permissível de ruído para 8 horas de trabalho em 85 dB(A) não se verificou nenhum problema, visto que nenhum dos pontos medidos superou este valor. É óbvio que em alguns momentos das medições com a passagem de veículos pesados este valor pode ter sido ultrapassado, contudo como os valores aqui calculados refletem o nível de ruído equivalente para 10 minutos de medição, o valor durante 10 minutos em nenhum local, no pior horário de medição (ou seja, no horário do dia em que se tinha os maiores valores de níveis de pressão sonora) superou os 85 dB(A).

Elaboração do mapa acústico. Com os valores dos níveis médios de ruído equivalentes aos 16 pontos e os 400

pontos medidos, construiu-se o mapa acústico da cidade. A Figura 3 apresenta o mapa acústico geral elaborado para o centro da cidade de Curitiba e principais vias de acesso.

Para facilitar um pouco mais a visualização do mapa acústico desenvolvido, o mesmo foi dividido em 4 partes, relativas a 4 regiões distintas da cidade. A Figura 4 apresenta o mapa acústico da região central noroeste do centro de Curitiba e a Rua Brigadeiro Franco uma via de acesso desta região. Já a Figura 5 mostra o mapa acústico da região central sudoeste do centro de Curitiba e a Av. Batel uma via de acesso.

A Figura 6 apresenta o mapa acústico da região central nordeste do centro de Curitiba e a Rua XV de Novembro uma de suas vias de acesso. Já a Figura 7 mostra o mapa acústico da região central sudeste do centro de Curitiba e a Rua Marechal Floriano Peixoto uma das vias de acesso desta região.

(6)

Rua Brigadeiro Franco

Praça General Osório

Figura 4 - Mapa acústico da região central noroeste do centro de Curitiba e Rua Brigadeiro Franco uma via de acesso Shopping Curitiba Praça Rui Barbosa Av. Batel

Figura 5 - Mapa acústico da região central sudoeste do centro de Curitiba e Av. Batel uma via de acesso.

Praça Santos Andrade Passeio Público Rua XV de Novembro

Figura 6 - Mapa acústico da região central nordeste do centro de Curitiba e Rua XV de Novembro uma de suas vias de acesso.

(7)

Rua Marechal Floriano Peixoto Praça Eufrásio

Correia

Figura 7 - Mapa acústico da região central sudeste do centro de Curitiba e Rua Marechal Floriano Peixoto uma das vias de acesso

Analisando-se as Figuras 4 a 7 e a legenda dos mapas acústicos das mesmas, nota-se que predominantemente os níveis de ruído observados tiveram a cor laranja, ou seja, estavam situados entre 75 a 80 decibéis. O ponto mensurado que apresentou um valor de nível de pressão sonora mais elevado 83,1 dB(A) foi encontrado na Rua João Negrão, entre a Av. Visconde de Guarapuava e a Rua André de Barros. Possivelmente este valor elevado pode ser explicado por três fatos: primeiro que o fluxo de veículo naquele trecho de rua é intenso no horário medido; segundo nos três dias que foram feitas medições naquele trecho, o trânsito estava congestionado; e, o terceiro fato é que naquela região, tinha uma grande obra ocorrendo.

Analisando-se as Figuras 4 a 7 pode-se ainda observar o grande benefício das áreas verdes, que proporcionam situações interessantes para reduções de ruído. Ao se observar especificamente a Figura 6, nota-se o efeito positivo da vegetação no espaço denominado “passeio público”, ponto turístico da cidade de Curitiba, pois nota-se que em algumas regiões do passeio público, devido a sua vegetação, os valores de ruído chegaram a se situar entre 55 dB(A) e 60 dB(A), o que é um valor bem interessante para se ter conforto acústico.

Observa-se que o mapa acústico levantado, para se adequar a Lei Municipal Ordinária nº 10625 da cidade de Curitiba, que define que no período diurno o limite de ruído para a zona central da cidade deve ser de 65 dB(A), deveria ter a predominância das cores azuis e verde, o que está muito longe de acontecer conforme visualizado na Figura 4.

Recomendações. Devido aos elevados valores de níveis de pressão sonora observados na região central e nas

principais vias de acesso, pode-se deixar as seguintes recomendações para se amenizar os níveis de ruído existentes:

Trabalhar no controle dos níveis de ruído proveniente dos veículos da cidade de Curitiba, talvez através da criação de um programa anual de inspeção de níveis de ruído em veículos com mais de 10 anos;

Criar mais áreas verdes no centro da cidade para ajudar na absorção dos ruídos, o que pode começar pela imposição por parte da Prefeitura de que os novos empreendimentos tenham uma área verde maior;

Limitar o fluxo de veículos pesados (ônibus) no centro da cidade, o que é uma medida difícil de se implantar, mas que pode ser resolvida com a construção do metrô.

CONCLUSÕES

Após a realização de todo levantamento e mapeamento acústico do centro e principais vias de acesso ao centro da cidade de Curitiba, pode-se concluir que todas as ruas da cidade de Curitiba mensuradas nesta pesquisa apresentaram valores elevados de pressão sonora, excedendo o valor de 65 dB(A), que é o limite de tolerância para o período diurno, segundo a Lei Municipal Ordinária nº 10625 da cidade de Curitiba. Estes valores superiores a 65 dB(A) causam dificuldades de concentração para as pessoas e podem colaborar por exemplo para o aparecimento de distúrbios do sistema nervoso, aumentando por exemplo o estresse nas pessoas.

Quanto a questão da insalubridade, prevista na Norma Regulamentadora (NR) nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, que cita como limite de tolerância para exposição ao ruído o valor de até 85 dB(A) para uma jornada de trabalho de 8 horas, não se encontrou nenhum problema, pois todos os pontos medidos proporcionaram valores abaixo de 85 dB(A).

Ressalta-se a grande importância do software utilizado, o CADNAA, adquirido com o recurso deste projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, pois se mostrou uma excelente ferramenta para criação do mapa

(8)

gráfico apresentado nos resultados deste trabalho, apresentando os níveis de ruído em faixas de cores. Este tipo de mapeamento é muito útil, pois mostra visualmente para qualquer pessoa qual a real situação acústica de uma cidade, no caso Curitiba.

Finalmente, pode-se concluir que este projeto foi uma oportunidade ímpar para o grupo de pesquisa vinculado ao mesmo se interagir ainda mais e começar a ter produções científicas mais relevantes, o que acaba contribuindo de forma importantíssima para uma maior inserção do recém criado Programa de Mestrado em Engenharia Civil da UTFPR no meio científico, pois alguns dos professores participantes deste projeto de pesquisa são docentes deste Programa.

REFERÊNCIAS

[1] ABNT – Associação de Normas Técnicas. NBR 10.151: Acústica – Avaliação de Ruído em Áreas Habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro, 2000.

[2] BORTOLI, P. S. de; KRÜGER, E. L. . Avaliação de ruído urbano na região central de Curitiba. In: VII Encontro nacional de conforto no ambiente construído, 2003, Curitiba. Anais de VII Encontro nacional de conforto no ambiente construído. Curitiba : PUC-PR, 2003. v. 1. p. 770-778.

[3] BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR-15 – Atividades e Operações

Insalubres. Segurança e Medicina do Trabalho - Manual de Legislação Atlas. 65ª. Edição, 2010a.

[4] BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR-17 – Ergonomia. Segurança e Medicina do Trabalho - Manual de Legislação Atlas. 65ª. Edição, 2010b.

[5] CURITIBA, Lei Nº 10625 de 19 de dezembro de 2002. Dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público, revoga as Leis n°s 8583, de 02 de janeiro de 1995, 8726, de 19 de outubro de 1995, 8986, de 13 de dezembro de 1996, e 9142, de 18 de setembro de 1997, e dá outras providências. Disponível em: <http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/>. Acesso em: 01 de janeiro 2009.

[6] INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA (IPPUC). Mapas Digitais de

Arruamento de Curitiba. 2000. Disponível em:

<http://www.ippuc.org.br/informando/index_mapasarruamento.htm>. Acesso em: 01 de janeiro 2009.

MAIA, P. A. Estimativa de exposições não contínuas a ruído: Desenvolvimento de um método e validação

na Construção Civil. Campinas: 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) Universidade Estadual de

Campinas. Disponível em: <http://www.fundacentro.gov.br/CTN/teses_conteudo.asp?retorno=137>. Acesso em: 06 set. 2006.

Referências

Documentos relacionados

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Escolhi a palavra plural para falar de Laban no Brasil justamente por perceber, através desta pesquisa, que as teorias de Laban praticadas e disseminadas em território nacional

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,