• Nenhum resultado encontrado

Incrementando o valor do negócio com as soluções de armazenamento Dell otimizadas para flash

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Incrementando o valor do negócio com as soluções de armazenamento Dell otimizadas para flash"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO

Incrementando o valor do negócio com as

soluções de armazenamento Dell otimizadas para flash

Oferecido por: Dell

Nick Sundby

Randy Perry

Janeiro de 2015

OPINIÃO DA IDC

Obter o melhor de um ambiente virtualizado é uma

preocupação vital dos gerentes de TI que têm que lidar com orçamentos cada vez mais limitados, equipes menores e outras pressões resultantes do clima de rigor financeiro. O investimento de capital em TI geralmente passa por uma cuidadosa análise da diretoria, enquanto as unidades de negócio demandam aplicativos novos e melhores para oferecer os mais altos níveis de atendimento ao cliente.

Em geral, a equipe de TI não tem mais tempo para gastar em assuntos básicos de gerenciamento de armazenamento para manter o sistema funcionando. O balanceamento de carga, a otimização de aplicativos e a manutenção de discos devem ser transferidos para a camada de recursos gerenciados automaticamente.

A Dell superou o desafio com plataformas de

armazenamento primário, criadas para mesclar eficiência operacional, facilidade de gerenciamento e alto

desempenho. Sua intenção é oferecer mais valor de negócio por meio de ganhos de produtividade do usuário, extensão da vida útil do produto, inovação no licenciamento de software e proatividade em serviço e suporte.

Para quantificar o valor de negócio dos sistemas de armazenamento Dell Storage

PS Series (EqualLogic) e do Dell Storage SC Series (Compellent), a IDC entrevistou 15 clientes mundiais. O retorno médio do investimento (ROI) das soluções de

armazenamento Dell foi de 513%, com um período médio de recuperação do investimento de 6,2 meses a partir da implantação. A economia vem de quatro áreas principais: infraestrutura, administração de TI, produtividade do usuário de TI e produtividade geral do negócio.

Destaques do valor de negócio

Os clientes das soluções de armazenamento Dell estão ganhando um ROI de 513% e recuperando o investimento em 6,2 meses, em média, além de obter os seguintes benefícios:  Redução do custo de

infraestrutura de TI em 32% e planejamento de longo prazo;

 Redução do impacto da inatividade não planejada em 99%, o que melhora a produtividade do usuário em 31 horas ao ano e contribui para uma receita de US$ 374.000 no mesmo período.  Melhora no desempenho do

sistema de armazenamento em 34%, gerando, assim, um aumento líquido de 4% na produtividade das operações empresariais.

(2)

Para contextualizar esse resultado, os investimentos em hardware de TI geralmente oferecem um período de recuperação do investimento de 9 a 12 meses. A recuperação em 6 a 9 meses é normalmente considerada muito rápida, por isso o período de 6,2 meses do armazenamento Dell deste estudo deve ser considerado um desempenho excepcional.

Por exemplo, os gerentes de sistema conseguiram provisionar mais rapidamente, resultando em uma resposta mais rápida às solicitações do negócio, e gastaram menos tempo “apagando incêndios”, o que lhes proporcionou mais tempo para iniciativas proativas que impulsionam o negócio da empresa. A IDC também descobriu que a disponibilidade de aplicativos ganhou melhoras significativas,

especialmente em ambientes dinâmicos que cresciam rapidamente.

Com essa pesquisa, a IDC acredita que as plataformas de armazenamento automatizadas, auto-otimizadas e eficientes, como a Dell PS Series e SC Series, são um investimento financeiramente prudente para empresas que buscam obter mais de sua infraestrutura de armazenamento. Além disso, os usuários geralmente descobrem que o armazenamento Dell torna-se um facilitador estratégico por meio de uma equipe de TI mais proativa, níveis de serviço consistentemente mais altos para os usuários e maior flexibilidade em relação às mudanças que ocorrem no negócio.

NESTE BOLETIM INFORMATIVO

Este boletim informativo oferece uma avaliação do valor de negócio dos sistemas de armazenamento PS Series e SC Series da Dell, no contexto da pesquisa da IDC sobre as prioridades e desafios enfrentados pelos gerentes de TI que procuram soluções de armazenamento de sistemas abertos de alto desempenho.

O estudo tem como base 15 entrevistas realizadas com usuários do Dell PS Series ou SC Series, que utilizam sistemas compostos exclusivamente por HDD, híbridos com flash ou totalmente flash.

Portanto, a IDC pode demonstrar e quantificar o valor de negócio oferecido pela armazenamento flash nos PS Series ou SC Series.

VISÃO GERAL DA SITUAÇÃO

Os usuários precisam de sofisticação sem complexidade

A IDC entrevistou 500 empresas para entender suas prioridades de investimento em armazenamento nos próximos 12 meses (ver Figura 1).

(3)

FIGURA 1

Principais prioridades relacionadas ao armazenamento nos próximos 12 meses

P. Qual é a prioridade de cada um dos seguintes fatores para os requisitos de armazenamento da sua organização nos próximos 12 meses?

Fonte: IDC, 2015

Os principais pontos de tensão são claramente identificados, quando perguntamos aos gerentes de TI quais eram suas principais prioridades em relação ao futuro dos gastos com armazenamento: reduzir custos relacionados ao armazenamento, assegurar a conformidade de dados e proteger dados de máquinas virtuais e, ao mesmo tempo, melhorar a capacidade e o desempenho.

Reduzir custos relacionados ao

armazenamento

Garantir a retenção e a conformidade de

dados

Expandir a capacidade de armazenamento

Proteger a infraestrutura do servidor

virtualizado

Aprimorar os planos de recuperação após

desastre

Melhorar o desempenho do armazenamento

Consolidar o armazenamento em menos

sistemas de armazenamento

Otimizar a utilização do disco principal

Implantar soluções que facilitem o

gerenciamento e o provisionamento do

armazenamento

Analítica ou big data

500–999 funcionários +1.000 funcionários

(4)

Enquanto planejam o futuro, as empresas cada vez mais migram para uma infraestrutura de TI consolidada, padronizada e automatizada para impulsionar a capacidade e reduzir o custo do negócio. O armazenamento deve cumprir seu papel facilitando esse plano estratégico e exibir, de preferência, as seguintes características:

 Suporte aos objetivos do negócio. Durante a crise econômica, os fundos estavam escassos e as empresas estavam focadas em reduzir despesas de capital. À medida que a situação econômica de alguns países melhorava, as prioridades mudavam, principalmente porque as empresas procuravam maneiras de implantar serviços novos e melhores para clientes em busca de participação no mercado.

 Novo nível de preço/desempenho e custos reduzidos por ciclo de vida. O armazenamento deve atender à necessidade de reduzir custos de capital e, também, oferecer economia de custo significativa durante toda a sua vida útil.

 Arquivamento mais transparente e produtivo. Nos últimos cinco anos, atender as regulações de conformidade de dados passou de baixa a alta prioridade. Ter um processo de

arquivamento eficaz mitiga o crescimento de dados no armazenamento principal e cumpre os requisitos regulatórios.

 Permite a continuidade do negócio e a recuperação após desastres (RD). A pesquisa da IDC mostra que melhorar a capacidade de RD é um dos principais fatores de incentivo ao

investimento no armazenamento. É essencial que os sistemas de armazenamento ofereçam pontos de recuperação, recuperação rápida e potentes recursos de replicação, incluindo replicação síncrona que, antes, era exclusiva de sistemas empresariais de grande porte.  Mais automação. Na maior medida possível, o armazenamento deve ser auto-otimizante,

auto-gerenciável e auto-regenerável.

 Migração de dados mais simples. Empresas de médio porte não aceitarão os altos custos de migração experimentados pelas grandes empresas para colocar novos recursos online. Por isso, é essencial que a migração possa ser realizada de forma rápida e transparente.  Necessidade de estender o benefício da virtualização para o âmbito do armazenamento. A

virtualização do armazenamento transforma ativos de armazenamento físico em um conjunto flexível que pode ser provisionado e realocado de acordo com as mudanças na demanda de carga de processamento.

 Necessidade de estender a vida útil dos arrays de armazenamento existentes. Não é mais aceitável para as empresas descartar arrays de dois ou três anos simplesmente porque eles não têm funções modernas como thin provisioning.

 Necessidade de operação e gerenciamento por especialistas em diferentes áreas de armazenamento. Hoje, tem mais valor uma GUI intuitiva com assistentes de configuração e recursos de suporte prontamente acessíveis.

 Escalabilidade. O ambiente de mercado atual exige uma escalabilidade transparente em diferentes dimensões. A capacidade deve aumentar com o acréscimo de unidades em um array ou de um array a um grupo virtual. O rendimento de E/S deve ser diretamente escalonável para atender a evolução das necessidades das cargas de processamento.

(5)

Visão geral do sistema de armazenamento Dell

O valor de negócio das plataformas de armazenamento de classe empresarial da Dell é oferecido de três formas: oferecer melhor eficiência, aumentar a agilidade de TI e obter resiliência operacional. A eficiência é possibilitada com a eliminação das taxas de licença excessivas e upgrades em massa e com a menor necessidade de compra e gerenciamento de hardware. A agilidade é aumentada com a redução do tempo de provisionamento e liberação de recursos para o suporte à inovação do negócio; a resiliência operacional é alcançada com disponibilidade excepcional e proteção de dados integrada.

Armazenamento PS Series

"Armazenamento descomplicado e versátil para generalistas em TI"

A série PS de sistemas de armazenamento da Dell (que inclui o Dell EqualLogic) foi criada para oferecer uma plataforma de armazenamento economicamente eficaz, perfeitamente escalonável e facilmente conectável à rede Ethernet, para ambientes de servidores virtuais e mistos em

crescimento. Sua facilidade de uso é apreciada pelos usuários: Um usuário observou:

"Honestamente, quando começamos a trabalhar com ela, foi uma das coisas de que realmente gostei na plataforma PS Series". Seu baixo ponto de entrada e sua arquitetura horizontalmente escalável permitem que o cliente compre apenas o que precisa e, depois, expanda seu projeto facilmente e sem interrupção. A PS Series SAN pode começar com um array e ser ampliada para um cluster (chamado de grupo) contendo até 16 arrays. Várias gerações de arrays, com diferentes recursos, podem ser combinadas em um grupo. Isso permite que armazenamentos variados, com desempenhos

capacidades distintas, atendam às necessidades de carga de processamento e ofereçam proteção do investimento para equipamentos existentes, bem como fácil upgrade para novas gerações de

equipamentos.

Os recursos internos de gerenciamento automatizado, como balanceamento de carga autônomo, disposição dinâmica em camadas e configuração automática de novas LUNs, além de uma interface simples de usar, reduzem os custos administrativos indiretos associados aos sistemas de

armazenamento existentes, liberando um tempo precioso para a equipe de TI. Como plataforma de armazenamento especialista para IP, a PS Series aceita acesso iSCSI SAN e CIFS/NFS NAS para gerenciamento de armazenamento unificado e consolidação de sistemas de armazenamento. O preço único, que inclui todos os recursos de gerenciamento de dados, como snapshots ou replicação, melhora muito o TCO geral, tornando o planejamento orçamentário mais simples e previsível, com a eliminação de custos de licenciamento imprevistos.

Armazenamento SC Series

"Armazenamento auto-otimizante e potente para especialistas em armazenamento"

O SC Series Storage Center (que inclui o Dell Compellent) é a infraestrutura de armazenamento empresarial da Dell, atendendo todas as necessidades de Fibre Channel, IP SAN e NAS com um gerenciamento de armazenamento unificado. Um array SC Series pode ser escalonado para criar um grande grupo de armazenamento gerenciado por um único sistema auto-otimizador. Diferentes sistemas podem criar uma matriz de armazenamento no datacenter com migração de volumes ao vivo para dar suporte à operação da VM, totalmente transparente para hosts e aplicativos.

(6)

Além disso, todos os sistemas SC Series podem ser monitorados e gerenciados de uma única tela, mas a profunda integração com virtualização, gerenciamento de sistemas e orquestração com fornecedores assegura que os custos indiretos de gerenciamento associados ao provisionamento do armazenamento sejam mantidos em patamares mínimos. Assim disse um usuário: "Consigo

provisionar um novo armazenamento em um servidor em menos de um minuto. Antes, para provisionar, eu levava umas duas horas. E é uma tarefa que precisamos realizar duas vezes por semana".

Uma infraestrutura em matriz pode se estender por várias gerações do SC Series, assegurando a proteção do investimento e uma expansão não destrutiva. Recursos internos de proteção de dados de classe empresarial, como snapshots de ponto no tempo e replicação remota fina, aliados ao suporte técnico remoto proativo da Dell, oferecem paz de espírito até para aplicativos empresariais de importância capital.

Data Progression e flash SC Series

O Data Progression é totalmente automatizado e integrado à camada de armazenamento. O software de separação em camadas virtualiza e transfere dados com base nos perfis orientados por políticas em nível granular. O Data Progression migra dados automaticamente para a camada de

armazenamento otimizada e/ou nível RAID com base nas reais necessidades de uso e desempenho e sem intervenção manual.

Usando metadados, o Data Progression pode determinar se um bloco é muito acessado e como esses acessos geralmente ocorrem. Se um bloco é muito acessado, o Data Progression pode posicioná-lo em um disco de alto desempenho. Se o bloco estiver inativo, o Data Progression pode migrá-lo para um disco de alta capacidade, de menor custo.

O modelo tradicional de Data Progression do SC Series (somente HDD) é executado uma vez ao dia e tem duas funções principais:

 Fazer a migração de nível RAID de páginas de dados de leitura somente (reprodução) recém-criadas para um tipo RAID de espaço mais eficiente (geralmente de RAID 10 para RAID 5 ou 6). Essa migração permite que os dados sejam gravados mais rapidamente sem penalidade de gravação no RAID e, depois, movidos para um RAID 5 ou 6 com espaço mais suficiente. Essa metodologia minimiza a necessidade de usar a cache de gravação para mascarar a latência de gravação causada pelos cálculos de paridade.

 Mover páginas de dados entre as camadas de disco de desempenho e capacidade com base na frequência de acesso. Os dados acessados com mais frequência são mantidos em uma camada do disco otimizada para desempenho, e aqueles acessados com menos frequência são

guardados em uma camada de disco otimizada para capacidade. Os dados retidos para reprodução (snapshot), que não estão sendo ativamente usados, são armazenados automaticamente na camada otimizada para capacidade.

Essas duas funções se baseiam no perfil recomendado; no entanto, o usuário pode criar configurações de perfil adicionais e personalizadas para atender necessidades de aplicativos específicos.

(7)

Com flash, o Data Progression opera em tempo real para assegurar que a camada mais alta permaneça disponível para gravações de entrada.

SSDs — Mídias MLC e SLC

Embora flash possa ser substituída por armazenamento HDD em um datacenter, ela é uma mídia fundamentalmente diferente, com desempenho, custo e características de retenção de dados distintos, e que pode impactar a economia e as operações das cargas de processamento de aplicativos.

O principal componente de uma SSD e a memória flash NAND. Os dois tipos básicos de flash NAND são SLC e MLC. Diferentemente das mídias magnéticas em armazenamento HDD, os dados

armazenados em flash precisam ser apagados, antes que novos dados possam ser gravados ou "programados" — o que é conhecido como Ciclo de Apagamento do Programa (PE/C). O número máximo de PE/Cs da NAND depende da tecnologia (SLC ou MLC). Em regra, ele fica na ordem de alguns milhares por célula NAND, após o que o desempenho e a confiabilidade da memória flash não podem ser garantidos. Essa característica da tecnologia flash limita o número de operações de gravação que podem ser realizadas em uma unidade de memória flash.

Cada célula do SLC NAND é capaz de armazenar um único "bit" de dados. Isso permite que as unidades SLC gravem mais rápido e alcancem alta resistência de célula, embora tornem as unidades mais caras que o MLC. A resistência da célula pode ser definida como o número de vezes em que as mídias podem ser regravadas (apagadas e programadas).

Por outro lado, o MLC NAND pode armazenar vários "bits" por célula. Com isso, a densidade de memória é significativamente maior, reduzindo o custo. Mas isso vem à custa de uma velocidade mais lenta e resistência de célula significativamente menor. O MLC NAND, no entanto, ainda apresenta bom desempenho de leitura aleatória.

Assim como as unidades de disco rígido, os SSDs geralmente são desenvolvidas e vendidas para dois mercados distintos: armazenamento empresarial e pessoal. Em regra, as SSDs de nível empresarial possuem recursos não encontrados em produtos ao consumidor, como cache de gravação não volátil, quantidades significativas de superprovisionamento NAND, mais canais de gravação e interface SAS de duas portas de 6Gb. Todos esses recursos são importantes para integridade de dados, alta disponibilidade e desempenho de nível empresarial.

As duas classificações de SSDs SAS empresariais, que a SC Series utiliza, são gravação intensiva e leitura intensiva. As principais diferenças entre esses tipos de unidades são as especificações de resistência, capacidades e custo. A SC Series utilizou SSDs de gravação intensiva por mais de cinco anos e viu que as características de resistência dessas unidades tornavam improvável seu desgaste total durante a vida útil de um array de armazenamento. Para esse boletim informativo, o termo SSD de gravação intensiva se refere a um SSD SLC, e o termo SSD de leitura intensiva se refere a um SSD MLSC.

Com o custo das SSDs continuando a cair em um ritmo mais acelerado que o dos HDDs, os SSDs de leitura intensiva logo poderão substituir as unidades de disco rígido de 15K no armazenamento de alto desempenho. O problema de usar uma camada única de SSDs MLC de leitura intensiva em um array

(8)

padrão é que existe a possibilidade de que elas se desgastem em um curto período de tempo e de que seu desempenho de gravação seja prejudicado sob cargas de processamento pesadas.

No esquema SC Series, no qual dois tipos de dispositivosflash são implantados em uma única unidade, o flash é disposto em camadas entre os SSDs SLC e os SSDs MLC, que possuem maior capacidade e menor resistência, mas preços consideravelmente menores, mesclando os atributos desses SSDs para resultar em um melhor valor por gigabyte.

O SC Series é, atualmente, o único que mescla as melhores características de ambos em um único dispositivo virtual: o desempenho característico do SSD SLC com o baixo custo e a alta capacidade das unidades MLC. Não é preciso escolher um ou outro; o modelo mesclado oferece as melhores características de ambos em um único dispositivo.

Melhorias do SC Series para flash

A Dell fez as seguintes melhorias para aprimorar o uso do flash na arquitetura de armazenamento do SC Series:

 Revisão do núcleo do firmware Storage Center para otimizar o desempenho e a baixa latência disponível em SSDs

 Criação do Data Progression otimizado para flash, para alavancar a resistência de SSDs de gravação intensiva e o valor de SSDs de leitura intensiva. O Data Progression é executado conforme necessário, e não por 24 horas, como nas versões anteriores do código, para atender as necessidades de desempenho da flash.

 Recursos adicionais de gerenciamento e monitoramento específicos para flash; por exemplo, você agora pode monitorar o desgaste de qualquer SSD do array

 Monitoramento do desempenho em submilissegundos das interfaces de usuário do Dell SC Series Enterprise Manager e do Storage Center, oferecendo uma visão mais precisa do rendimento da flash

A Tabela 1 detalha as principais funções de gerenciamento do armazenamento, características funcionais e benefícios de valor do negócio associados.

TABELA 1

Principais funções de gerenciamento do armazenamento e valor de negócio

associado

Função de gerenciamento do

armazenamento Característica funcional Benefício de valor do negócio associado Reduzidos custos de

renovação

tecnológica devido à maior vida útil do produto

O grupo de armazenamento pode ser estendido, adicionando-se novos arrays ou controladoras, enquanto se preserva o investimento existente.

O armazenamento pode começar pequeno e crescer ao longo do tempo, evitando o provisionamento em excesso.

(9)

TABELA 1

Principais funções de gerenciamento do armazenamento e valor de negócio

associado

Função de gerenciamento do

armazenamento Característica funcional Benefício de valor do negócio associado

Garantia padrão de cinco anos Os ativos (legados) de armazenamento Dell existentes podem continuar no grupo de armazenamento virtualizado,

estendendo sua vida útil.

Os investimentos em array podem ser depreciados ao longo de cinco anos, em vez de três.

Muitos usuários entrevistados pela IDC para este estudo ainda estavam usando as controladoras originais do grupo de armazenamento, apesar de passar por vários ciclos de upgrade.

Como não são necessários grandes upgrades, é possível obter ainda mais economia com taxas de serviço. Não é cobrado o valor extra dos contratos de serviço para unidades fora da garantia.

A licença de software "perpétua" do SC Series não precisa ser renovada, se for feito o upgrade de uma controladora. O licenciamento de software PS Series do tipo "all inclusive" permite que todos os recursos do software sejam acessados sem custo adicional.

Implantação rápida Desempenho e capacidade podem ser acrescentados sem interrupção nos

processamentos existentes.

Isso agiliza a capacidade de implantar novos recursos de armazenamento para permitir iniciativas empresariais importantes ou dar suporte a perfis de cargas de processamento modificadas.

(10)

TABELA 1

Principais funções de gerenciamento do armazenamento e valor de negócio

associado

Função de gerenciamento do

armazenamento Característica funcional Benefício de valor do negócio associado Data Progression O Data Progression oferece um

mecanismo para migrar automaticamente dados importantes para uma camada de melhor desempenho do grupo de armazenamento.

A realocação automática de dados para a camada mais econômica de armazenamento resulta em redução dos custos indiretos de gerenciamento, enquanto o custo/desempenho é continuamente otimizado.

Dados "menos importantes" são automaticamente migrados para camadas de

armazenamento mais baixas, com base na tecnologia da unidade mais barata.

Os usuários entrevistados neste estudo descobriram que de 70% a 80% dos dados eram migrados para a camada mais baixa usando-se unidades mais baratas otimizadas para receber mais capacidade. Portanto, a despesa de upgrade foi reduzida. Como diretriz, as camadas otimizadas para capacidade valem 10% do custo por gigabyte das camadas otimizadas para desempenho.

As políticas de desempenho podem ser personalizadas para se adequarem às

necessidades de diferentes departamentos da organização.

Isso resulta em desempenho mais consistente no cumprimento dos requisitos do ANS. A pesquisa da IDC mostrou que o reposicionamento manual de dados para solucionar problemas de desempenho pode levar dias, já que os dados devem ser selecionados, movidos e, depois, monitorados, para verificar se o problema foi resolvido. A automação do processo permite que o sistema responda corretamente a picos de demanda sem intervenção do operador.

As funções Data Progression do SC Series e Automated Performance Load Balancer do PS Series alavancam o desempenho das unidades SSD ao selecionar e posicionar os dados automaticamente na camada SSD, de acordo com o requisito atual da carga de processamento. Assim, uma quantidade relativamente pequena de SSDs pode causar um grande impacto positivo no desempenho do sistema. Gerenciamento simplificado O armazenamento completamente virtualizado separa o gerenciamento de serviços de armazenamento da configuração do hardware.

Isso reduz a complexidade das operações de TI e a necessidade de experiência especializada, além de reduzir o número de tarefas demoradas e passíveis de erro, o que resulta em operações mais baratas.

A equipe ganha tempo, o que lhe permite focar em compreender e dar suporte aos requisitos do negócio. Os relatórios em tempo real permitem que os usuários planejem e posicionem em camadas com mais precisão, melhorando ainda mais a eficiência.

(11)

TABELA 1

Principais funções de gerenciamento do armazenamento e valor de negócio

associado

Função de gerenciamento do

armazenamento Característica funcional Benefício de valor do negócio associado Suporte para

diferentes tipos de unidades.

Suporte para HDD e unidades de estado sólido (SSDs)

Capacidade de otimizar o custo/desempenho da unidade para corresponder às necessidades de desempenho e capacidade do negócio

SSD para cargas de processamento transacionais de alto IOPS e unidades SAS de alto desempenho para aplicativos de importância capital

Thin Provisioning O array Dell aloca e utiliza capacidade de disco físico somente quando os dados são realmente gravados.

Grande aumento na utilização do armazenamento e redução da capacidade inutilizada; a utilização pode aumentar dos típicos 30% a 40% para mais de 70%; pode reduzir significativamente a quantidade necessária de disco físico Usando a capacidade de disco com mais eficiência, os upgrades de capacidade podem ser reduzidos ou adiados. O planejamento da capacidade em ambientes dinâmicos é extremamente simplificado, pois a alocação do espaço físico se aproxima muito do requisito real de capacidade. Não é mais necessário prever o requisito de capacidade de disco futura e pré-alocar capacidade.

Custos de mão de obra reduzidos devido ao aprimoramento do recurso de planejamento da capacidade

Suporte Serviço de suporte proativo 24 horas por dia, 7 dias na semana

Os usuários entrevistados pela IDC para este estudo expressaram consistentemente altos níveis de satisfação com o suporte do Dell SC Series Copilot. Em muitos casos, as intervenções proativas do Copilot melhoraram o tempo de atividade, a disponibilidade e o desempenho geral. O Copilot foi repetidamente identificado como componente valioso da proposta de armazenamento da Dell. Em alguns casos, o Copilot resolveu remotamente problemas técnicos durante a noite, e a equipe de TI recebia um relatório de resolução, quando chegava para trabalhar pela manhã. Os usuários disseram à IDC que o Copilot permitiu que eles alocassem os recursos de mão de obra de TI em outros lugares. Continuidade do negócio e recuperação após desastres (RD) Snapshots compactos, contínuos e graváveis

Aprimoramento dos objetivos de ponto e de tempo de recuperação para otimizar os níveis de serviço de continuidade do negócio, levando a custos de inatividade reduzidos

(12)

TABELA 1

Principais funções de gerenciamento do armazenamento e valor de negócio

associado

Função de gerenciamento do

armazenamento Característica funcional Benefício de valor do negócio associado apenas alterações para dados

de qualquer sistema de armazenamento

operações de proteção de dados; janelas de backup encurtadas; processamento de backup offload de servidores de produção

Replicação simplificada — basta um clique para configurar; custos de largura de banda reduzidos; custos de hardware reduzidos para um sistema de destino de replicação

Fonte: IDC, 2015

O RESULTADO DO VALOR DE NEGÓCIO

Demografia do estudo

Na primavera/verão de 2014, a IDC entrevistou cinco empresas que usam o armazenamento Dell PS Series ou SC Series em configurações híbrido-flash e todas em flash. A essas descobertas foram agregadas 10 entrevistas com usuários de armazenamento Dell realizadas em um estudo anterior, onde os sistemas eram todos de configurações HDD. Assim, o modelo ROI anterior foi atualizado para incluir o impacto do armazenamento flash no resultado médio do valor de negócio. As organizações variavam de empresas de médio porte, com apenas 450 funcionários, a grandes conglomerados de até 10.000 colaboradores. As organizações entrevistadas tinham sede na Europa Ocidental e América do Norte e incluíam representantes dos segmentos de serviços financeiros, saúde, hospedagem em nuvem, escritórios de advogados, agricultura, educação e governo. As entrevistas tinham como objetivo extrair informações e casos reais quantificáveis, para que a IDC pudesse interpretar o impacto total das soluções de armazenamento Dell na organização. A Tabela 2 oferece um perfil agregado das 15 empresas entrevistadas.

TABELA 2

Demografia da pesquisa (média)

Funcionários 3.531 Equipe de TI 42 Servidores físicos 131,6 Porcentagem de imagens virtualizadas 54%

(13)

TABELA 2

Demografia da pesquisa (média)

Imagens virtuais por servidor 9 Armazenamento 784TB Crescimento anual do

armazenamento

14%

Setores Educação, hospedagem em nuvem, governo, advocacia, saúde, serviços financeiros, agricultura

Regiões Europa Ocidental, América do Norte

(14)

Seleção de soluções de armazenamento Dell

A maioria das organizações selecionou soluções de armazenamento Dell, porque ficaram

impressionadas com a flexibilidade e os baixos custos indiretos do gerenciamento, em comparação com outras opções de armazenamento. As entrevistas identificaram várias outras áreas de benefício, resultando em um nível geralmente alto de satisfação com o armazenamento Dell. Alguns exemplos são aqui fornecidos para ilustrar os temas comuns:

 Recursos empresariais. (Usuário do SC Series) "No início, queríamos colocar uma SAN, e um dos principais objetivos era a replicação de dados, já que sempre tínhamos que nos

preocupar com danos e interrupções causados por furacões e tempestades tropicais. Escolhemos o SC Series principalmente porque é muito fácil incluir recursos em seus ciclos de desenvolvimento e é muito progressivo. Ele nos deu mais opções... mais ferramentas disponíveis para imaginar formas diferentes de preparar aplicativos. E com isso ganhamos mais agilidade. Eu diria que ele se traduziu em uma melhor capacidade de recuperação... mais tempo em atividade."

 Fácil gerenciamento. (Usuário SC Series) "Não tínhamos pensado na Dell antes. Não estava no nosso radar, e acho que a equipe técnica da Dell aqui, principalmente a equipe de armazenamento aqui em [local], é muito boa. O centro de soluções aqui... eles nos deram umas demonstrações muito boas. E nos convenceram sobre o desempenho técnico do produto, além de ser uma grande atração para nós ter... a quantidade flash que temos... mais a quantidade de capacidade e desempenho que ele oferece. Antes tínhamos um [sistema não Dell]. Achamos o armazenamento Dell... a capacidade gerencial da Dell era muito mais simples, inclusive relatórios, alertas, configuração... muito mais simples, e a tecnologia subjacente... a progressão de dados inteligente, o armazenamento em camadas... ele faz tudo sozinho."

 Fácil gerenciamento. (Usuário do PS Server) "Honestamente, quando começamos a trabalhar com ele, foi uma das coisas de que realmente gostei na plataforma PS Series. Isso foi antes da aquisição do Dell, mas certamente ainda vale hoje. Estava conversando com o engenheiro de vendas, enquanto nos preparávamos para testar e avaliar a solução. Perguntei a ele como poderíamos ter uma unidade de avaliação para testá-la. Ele trouxe a unidade e disse... pronto... Posso te ajudar a configurar".

 Financeiramente eficaz. (Usuário do PS Series) "Estávamos procurando uma plataforma de armazenamento para algumas filiais remotas menores, para um ambiente compartilhado de uma plataforma virtual. Queríamos uma solução que nos permitisse remover as fitas de backup do ambiente. Procurávamos um backup de base física, que nos permitisse tirar " snapshots" e replicasse para outras filiais, além de servir como plataforma para o ambiente virtual.

Comparamos quatro produtos diferentes, inclusive o PS Series, que tinha mais recursos e era a solução mais financeiramente eficaz".

 Financeiramente eficaz. (Usuário do SC Series) "Na época, tínhamos um crescimento anual de 30%. Mas isso meio que destacava um dos benefícios... um dos motivos para comprar o SC Series foi porque podíamos comprar capacidade barata para aumentar dados e ainda ter o desempenho da memória flash."

 Vida do produto estendida. (Usuário do PS Series) "Eu ainda tenho alguns PS100s originais que funcionam há 8,5 anos. Alguns dos outros fornecedores... ainda hoje não tenho 100% de armazenamento PS Series e esses fornecedores nos pressionam depois de 3 anos para substituir os arrays... eu diria 4, no máximo. Eles simplesmente te cobram preços irreais para prestar suporte”.

(15)

 Vida do produto estendida. (Usuário do SC Series) "Acreditamos que ele terá uma vida mais longa devido à possibilidade de comprar capacidade de baixo custo, sem ser preciso comprar mais desempenho, já que a memória flash nos dá o desempenho de que precisamos. E custos de suporte muito competitivos... e custos de compra de hardware... e... o que costumava nos prender ao [fornecedor anterior], por exemplo, é que depois de três anos tínhamos que renovar o suporte do array. E era tão caro quanto comprar um novo".  Espaço físico reduzido. (Usuário do PS Series) "Sim, há economia de espaço. Nas minhas

filiais remotas. Porque posso colocar um array PS Series, e se comprasse um chassi maior, como o da

[Fornecedor 1] ou [Fornecedor 2], o espaço ocupado seria muito maior. Nas filiais remotas, eu diria que outro fornecedor seria 50% maior."

 Proteção de dados. (Usuário do PS Series) "A SAN definitivamente nos ajuda a recuperar a velocidade. Se temos um aplicativo ou serviço fora de operação por algum motivo, a SAN nos permite fazer cópias e colocar tudo online mais rápido do que se tivéssemos várias caixas separadas. Eu diria que a velocidade da RD aumentou em pelo menos 50%. E agora podemos colocar tudo em operação em uma ou duas horas".

 Escalabilidade. (Usuário do SC Series) "Alguns sistemas são configurados de forma que só podem ter um determinado número de chassis de disco, ou só podem conter determinado número de discos. O SC Series separa seu sistema em diferentes componentes, e as controladoras simplesmente se conectam a diferentes gabinetes de disco. Se você precisar de mais, só precisa adicionar mais gabinetes... e não há limite pré-estabelecido.

 Custos de expansão e suporte previsíveis. (Usuário do PS Series) "Desde o início temos uma boa ideia do custo de expansão e crescimento do sistema ao longo do tempo. Também sabemos que não vamos ser surpreendidos... ou pelo menos ouvimos promessas de que não vamos ser surpreendidos depois de três anos com um custo de renovação de suporte

absurdo".

 Gerenciamento/suporte remoto. (Usuário do SC Series) "Suporte do Copilot... Acho que agora virou simplesmente Dell Storage Support. Uma feliz experiência de suporte... com

engenheiros qualificados e prontos para ajudar. Eles nos ajudaram no upgrade do software no SC Series. Foi uma experiência muito, muito fácil e agradável. Impacto zero no ambiente de produção. Ficamos muito satisfeitos. Antes, conseguíamos fazer tudo... online, mas era sempre muito difícil. Tínhamos que trazer um engenheiro da [fornecedor antigo] e pagar pelo tempo de trabalho. E tivemos alguns problemas com os upgrades de software da [fornecedor antigo] no passado. Foi uma economia de tempo adicional".

Para concluir a entrevista, os usuários foram solicitados a identificar a parte do armazenamento Dell, à qual atribuem valor mais alto. Na maioria dos casos, eles mencionaram o suporte remoto do Dell Copilot e o serviço de gerenciamento, geralmente seguidos de um caso real mostrando como o Copilot os ajudou ou salvou o dia de alguma forma. Isso não quer dizer que exista algum problema de confiabilidade com o armazenamento Dell; não há qualquer indício disso. O serviço Copilot parece agir como um administrador especializado em armazenamento, disponível 24 horas por dia, algo altamente valorizado, quando os recursos administrativos internos estão sob pressão.

ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS FINANCEIROS

(16)

infraestrutura de armazenamento, ganhos de produtividade da equipe de TI, maior produtividade do usuário final e maior produtividade geral da empresa. O benefício financeiro agregado obtido pelas organizações deste estudo, como mostra a Figura 2, é de US$ 144.157 por 100 usuários ao ano, nas seguintes áreas:

 Redução nos custos de infraestrutura do ambiente de armazenamento. As soluções de armazenamento Dell são mais eficientes e têm maiores taxas de utilização e vida útil mais longa e produtiva. As organizações do estudo utilizaram as soluções de armazenamento Dell para otimizar e expandir seus ambientes de armazenamento, economizando anualmente US$ 71.516 por 100 usuários de TI.

 Otimização da produtividade da equipe de TI. As organizações conseguiram melhorar muito sua capacidade de gerenciar proativamente seus ambientes e operações de armazenamento, economizando US$ 14.368 por cada 100 usuários ao ano.

 Maior produtividade do usuário final. As organizações do estudo conseguiram reduzir a interrupção de serviço relacionada ao armazenamento e oferecer respostas mais rápidas, resultando em uma melhoria de 99% no tempo de inatividade do usuário final. A produtividade do usuário final foi beneficiada com a redução do tempo de inatividade, e as organizações economizaram, em média, US$ 31.008 por cada 100 usuários ao ano.

 Melhor produtividade do negócio. Os usuários deste estudo, principalmente os cinco usuários de flash, conseguiram descrever melhorias no desempenho do negócio diretamente

atribuíveis à implantação do armazenamento Dell — por exemplo, o desempenho do sistema de produção que causou margens de vendas mais altas, taxas de ganho de vendas mais altas e lançamento mais rápido de produtos e serviços. Essas áreas podem ser difíceis de

quantificar, e a IDC assumiu uma visão conservadora no cálculo daquilo que é diretamente vinculado à plataforma Dell. Não obstante, observou-se nessa área um benefício médio de US$ 27.265 por 100 usuários de TI ao ano em comparação ao armazenamento legado.

FIGURA 2

Média do benefício anual a cada 100 usuários

Redução de custo de infraestrutura $ 71.516 Produtividade da equipe de TI $ 14.368 Produtividade do usuário final $ 31.008 Benefícios de produtividade $ 27.265 Total = $ 144.157 Fonte: IDC, 2015

(17)

Economia na infraestrutura de armazenamento

Como resultado da implantação de soluções de armazenamento Dell, os clientes deste estudo reduziram suas despesas anuais de TI em armazenamento, em uma média de US$ 71.516 por 100 usuários (ver Figura 3). Essa economia vem principalmente das seguintes áreas:

 Maior eficiência. As soluções de armazenamento Dell são modulares e mais flexíveis que os sistemas de chassi estruturado. Assim, a separação em camadas é mais fácil; acrescentar ou mover recursos de armazenamento é mais simples e ainda aumenta a utilização. As

organizações não precisaram comprar mais recursos para atender à mudança nas necessidades. Como explicou um cliente Dell: "A plataforma PS Series tem um par de controladoras e disco com cada unidade que você compra. Então é possível aumentar e expandir". Em média, as organizações do estudo descobriram que as soluções de

armazenamento Dell são 35% mais eficientes que outras soluções de armazenamento que usaram.

 Vida mais longa. As instalações do SC Series tendem a apresentar uma vida útil 66% mais longa e produtiva que as soluções de armazenamento não Dell. As organizações do estudo estavam substituindo as soluções SC Series e PS Series a cada 6,75 anos, em comparação aos 4,08 anos de outros ambientes de armazenamento.

 Mais financeiramente eficaz. As soluções de armazenamento Dell PS Series são oferecidas como uma solução completa, com todos os recursos de software ativados. Enquanto isso, alguns fornecedores de armazenamento competitivos cobram taxas adicionais por recursos complementares, como lembra uma empresa: "O PS Series era definitivamente mais barato. O motivo para ser mais barato não é necessariamente o custo da plataforma propriamente dita, mas todo o software, em comparação às outras soluções. Por exemplo, se eu quisesse fazer um "snapshot" com alguma outra solução, teria que comprar uma licença de software separada para "snapshots". Se eu quisesse fazer replicação para outra filial, não havia licença de software para alguns dos outros produtos. Mas com o PS Series, na hora que você reúne tudo em um só feixe, fica 20% mais barato". As licenças de software do Dell SC Series são "perpétuas", ou seja, não precisam ser recompradas após o upgrade da controladora.  Suporte/manutenção anual mais barato. Com a redução da necessidade de upgrades de

capacidade e a extensão da vida útil, os custos de manutenção anuais foram reduzidos, em média, em US$ 9.814 por cada 100 usuários ao ano.

 Serviços públicos/energia. Com a redução da necessidade de upgrades de capacidade, os custos de serviços públicos e energia foram reduzidos, em média, em US$ 2.848 por cada 100 usuários ao ano.

 Mão-de-obra de TI dispensada. A eficiência da equipe é um dos resultados da extensão da quantidade de armazenamento que o Dell Storage Solution pode gerenciar por meio de balanceamento de carga automatizado e gerenciamento simplificado de um grupo de armazenamento virtualizado. Assim, embora essas organizações continuassem a aumentar seus requisitos de armazenamento anualmente em 159%, em resposta às demandas do negócio, não precisavam aumentar tanto suas equipes de TI, porque podiam criar uma operação de gerenciamento de armazenamento mais eficiente. Muitos usuários do SC Series enfatizaram o impacto da economia de mão de obra proporcionada pelos serviços de suporte Dell Copilot. Exemplos comuns incluem o fornecimento proativo de peças para a correção de problemas fora do expediente e a supervisão ativa de upgrades do sistema.

(18)

FIGURA 3

Economia anual de custo de infraestrutura a cada 100 usuários

Economia de preço $ 1.895 Economia de serviços/energia $ 2.848 Economia anual em suporte/manutenção $ 9.814 Economia com vida mais longa

$ 14.246 Armazenament o evitado $ 42.713 Total = $ 71.516 Fonte: IDC, 2015

Otimização da produtividade da equipe de TI.

As organizações estudadas selecionaram o armazenamento Dell principalmente porque as soluções eram altamente eficientes em termos de custo. Mas descobriram, depois que as soluções já estavam instaladas há algum tempo, que a automação, a qualidade, a modularidade e a longevidade

otimizaram seus recursos de equipe de TI de forma que, apesar do crescimento, foi possível gerenciar suas operações de armazenamento sem um crescimento correspondente na equipe de TI. Como mostra a Figura 4, as soluções de armazenamento Dell impactaram cada tarefa de TI associada ao gerenciamento de recursos de armazenamento:

 Provisionamento e alocação do armazenamento. Padronizar em uma plataforma, que permite provisionar e alocar armazenamento com base em critérios pré-estabelecidos personalizados para as necessidades de sua organização, reduz o tempo normalmente gasto respondendo a cada instância. (Usuário do PS Series) "Veja o problema: se eu ainda estivesse montando servidores do jeito antigo, compraria o armazenamento com cinco anos de antecedência. Então eu montaria o servidor e pagaria muito dinheiro para colocar o armazenamento nele. E ele simplesmente ficaria lá. Agora não faço mais isso. Só uso o que preciso. E ele vem de um grupo, praticamente. Quando trazemos um array novo, é só colocar. Não o gerenciamos da perspectiva da migração de dados. Mas se estivéssemos usando outro fornecedor, acho que estaríamos gastando tempo, sempre que isso acontecesse... se eu tivesse que realmente migrar dados de alguma maneira".

 Acréscimo de novos aplicativos. As organizações conseguiram implementar extensões de disco rapidamente para dar suporte a novos aplicativos.

 Gerenciamento de capacidade. A arquitetura horizontalmente escalonável permite uma capacidade flexível. A capacidade gerenciável permite que a organização atenda à mudança na demanda sem alterar o espaço físico geral.

(19)

(Usuário do SC Series) "Deixamos que ele se automigrasse por um período e, depois, adicionamos unidades de 2TB no mesmo espaço físico. Estávamos apenas movendo... embaralhando dados dentro da própria unidade. Tudo isso é autogerenciado no SC Series. Há maior economia de tempo, porque quando você faz um upgrade em algo que tem volume de 8TB, não precisa parar... e dizer, estamos sem espaço no disco, temos que copiar os dados para outro lugar, movê-los e trazê-los de volta. Há uma grande economia de custo aqui".

 Reivindicação de espaço. A progressão de dados faz isso automaticamente, eliminando esse requisito.

 Melhor gerenciamento do espaço. O gerenciamento do tempo de inatividade é

significativamente reduzido, devido ao número reduzido de instâncias e melhor MTTR .  Janelas mais curtas e menos trabalho da equipe de TI. A capacidade de fazer operações de

backup e upload ou recarga de dados é mais automatizada e padronizada, criando janelas mais curtas e exigindo menos trabalho da equipe de TI.

Anualmente, as empresas economizaram US$ 4.687 por cada 100 usuários aumentando a produtividade de TI.

FIGURA 4

Economia anual de custo da equipe de TI a cada 100 usuários

Upload ou recarga de dados (0,7%) Melhor gerenciament o do espaço (4,8%) Acréscimo de novos aplicativos (10,3%) Alocação de armazenamen to (11,0%) Reivindicação de espaço (11,7%) Gerenciamento de capacidade (13,1%) Backup (16,6%) Provisionamento (31,7%) Total = $ 4.687 Fonte: IDC, 2015

Impacto na produtividade do usuário

As empresas continuam automatizando suas operações para reduzir custos e aumentar a agilidade. No entanto, o ambiente de TI muda rapidamente. Hoje, elevados recursos computacionais são condicionados mais densamente em menos instalações, assim que falhas de armazenamento devido

(20)

provocando interrupções mais frequentes, que impactam significativamente nas operações. A equipe de TI procura constantemente aumentar a confiabilidade de suas operações. As organizações do estudo experimentaram altas taxas de crescimento no armazenamento, que resultaram em maior complexidade em seus ambientes. Apesar dessa maior complexidade, elas afirmam que o

armazenamento Dell as ajudou a reduzir a incidência de inatividade relacionada ao armazenamento. As organizações conseguiram manter a frequência dos incidentes em baixos patamares, mesmo antes da implantação das soluções de armazenamento Dell (menos de um por mês), mas o tempo de recuperação era mais lento, de quase oito horas. Com as soluções de armazenamento Dell, elas conseguiram reduzir as falhas de serviço em 59%. Na verdade, três organizações relataram ter eliminado inteiramente a inatividade relacionada ao armazenamento. Mais importante, conseguiram reduzir o tempo de recuperação para aproximadamente 30 minutos.

Em média, os clientes das soluções de armazenamento Dell do estudo conseguiram reduzir a perda de produtividade do usuário em 99%, recuperando 37,9 horas de produtividade anual para cada usuário final. Com uma semana de trabalho média de 40 horas, uma empresa com 100 funcionários restauraria quase 4.000 horas, ou dois

equivalentes em tempo integral (FTEs), por ano. A Tabela 3 mostra a economia anual de produtividade do usuário de TI por cada 100 usuários.

TABELA 3

Economia anual de produtividade do usuário de TI a cada 100 usuários

Produtividade do usuário Melhoria (%)

Número de incidentes de inatividade por mês 60

Duração média da inatividade (horas) 97

Horas de inatividade ao ano por usuário 99

Fonte: IDC, 2015

Produtividade geral do negócio

A produtividade do negócio refere-se a melhorias no desempenho do negócio diretamente atribuíveis à implantação do armazenamento Dell — por exemplo, melhorias no desempenho do sistema que resultam em margens de vendas mais altas, taxas de ganho de vendas mais altas e lançamento mais rápido de produtos e serviços (ver Tabela 4).

TABELA 4

Benefícios de produtividade do negócio

(21)

TABELA 4

Benefícios de produtividade do negócio

Aumento líquido em produtividade 4% Aumento no desempenho de operações por 100 usuários US$ 26.186

Aumento de receita US$ 373.150

Margem operacional 10%

Aumento na margem US$ 37.375

Aumento na margem de operação por 100 usuários US$ 1.078 Total da produtividade do negócio US$ 27.265

Fonte: IDC, 2015

O estudo destacou vários exemplos, nos quais o armazenamento Dell ocasionou uma melhoria significativa no desempenho dos sistemas de produção, resultando em melhores resultados de negócio para a empresa. Entre essas melhorias estão a produtividade da equipe de vendas, a receita de vendas e a margem média. A redução no tempo de inatividade em 99% também teve impacto na receita. A maior confiabilidade das operações contribuiu com US$ 373.150 na receita adicional média. Para este estudo, a IDC adotou uma visão conservadora dos benefícios da produtividade do negócio e, mesmo assim, uma média de US$ 27.265 por 100 usuários anualmente pode ser adicionada ao benefício financeiro geral da implantação do armazenamento Dell.

O impacto do flash

Acrescentar flash ao armazenamento PS Series ou SC Series da Dell proporcionou um benefício positivo significativo aos usuários do estudo. A IDC descobriu que os sistemas equipados com flash são mais rápidos, suportam mais VMs e têm taxas de utilização mais altas que os sistemas sem flash (ver Tabelas 5 e 6).

TABELA 5

Vantagens do flash

KPI de desempenho da memória flash HDD SSD

Porcentagem de mudança

Taxa de utilização (%) 47 85 80

(22)

TABELA 5

Vantagens do flash

KPI de desempenho da memória flash HDD SSD

Porcentagem de mudança

Média de E/S por segundo (IOPS) 418 6.500 1.457

Vida útil (anos) 5,17 6,88 33

Imagens virtuais por servidor 5,83 10,37 78

Fonte: IDC, 2015

Com a função Dell Data Progression, os usuários aproveitaram um impulso significativo no

desempenho sem custos indiretos operacionais adicionais ou a necessidade de gerenciar um silo de armazenamento adicional. Como disse um usuário, "não temos mais problemas de desempenho, e a caixa se gerencia sozinha."

Como a amostra incluía usuários de flash e não flash, foi possível fazer comparações entre flash e HDD em termos de custo de mão de obra de TI e produtividade do usuário. A IDC descobriu que os clientes flash Dell obtiveram redução nos custos de mão de obra e infraestrutura de TI e, mesmo assim, conseguiram maior produtividade do usuário. O número de unidades foi reduzido, pois a memória flash eliminou a necessidade de ampla distribuição entre várias HDDs para atender as necessidades de desempenho de E/S. O desempenho aprimorado do sistema, por sua vez, resultou em maior produtividade do usuário.

TABELA 6

Vantagens financeiras do flash em comparação a HDD

Porcentagem do benefício em comparação a HDD

Dispensa de custo de mão de obra de TI 85

Redução em unidades (TB) 32

Aumento líquido em produtividade do usuário 38

(23)

Análise de ROI

A IDC analisa os fluxos de caixa dos benefícios financeiros comparados ao investimento ou custo total das iniciativas de TI em um período de três anos para avaliar o retorno do investimento. O

investimento inicial incluiu o custo total médio de compra e implantação dos novos sistemas, incluindo a compra de hardware e software, consultoria e outros serviços de terceiros necessários para projetar e instalar os novos sistemas, o custo e a perda de produtividade associados ao treinamento de TI e a mão de obra de TI necessária para a instalação e migração dos aplicativos. Os custos anuais se referem a suporte e upgrades. Os benefícios anuais incluem economia em infraestrutura, redução no suporte de mão de obra de TI e maior produtividade do usuário final.

A Figura 5 mostra a análise do desconto de fluxo de caixa. As organizações estudadas fizeram um investimento inicial médio de US$ 47.339 por 100 usuários, incluindo custos de compra e

implementação, serviços de consultoria e mão de obra de TI necessária para implantação e

treinamento. Com base nesse investimento, as organizações perceberam benefícios anuais médios de US$ 100.005 por cada 100 usuários. Em um período de três anos, cada empresa obteve uma economia líquida acumulada de mais de US$ 367.732 por cada 100 usuários.

FIGURA 5

Análise de custos e benefícios

118.105 147.201 159.068 -47.339 -3.101 -3.101 -3.101 367.732 -100,000 0 100,000 200,000 300,000 400,000

Inicial Ano 1 Ano 2 Ano 3

(U S$ ) Benefícios Investimento Fluxo de caixa Fonte: IDC, 2015

A Tabela 7 apresenta uma visão trienal do impacto financeiro das soluções de armazenamento Dell por 100 usuários.

A IDC utiliza um custo de capital de 12% como desconto de fluxo de caixa.

400.000

300.000

200.000

100.000

0

-100.000

(24)

A análise de ROI trienal mostra que, em média, as organizações do estudo gastaram US$ 54.787 (descontado) por 100 usuários em renovação tecnológica e receberam US$ 336.020 (descontado) por 100 usuários em benefícios, para um valor presente líquido (NPV) de US$ 281.233. As empresas recuperaram o investimento, em média, em 6,2 meses (após a implantação) e obtiveram um ROI médio de 513%.

Para contextualizar esse resultado, os investimentos em hardware de TI geralmente oferecem um período de recuperação do investimento de 9 a 12 meses. A recuperação em 6 a 9 meses é normalmente considerada muito rápida, por isso o período de 6,2 meses do armazenamento Dell deste estudo deve ser considerado um desempenho excepcional.

TABELA 7

Análise de ROI trienal por 100 usuários

Benefício US$ 336.020

Investimento US$ 54.787

VPL US$ 281.233

ROI 513%

Período de retorno do investimento 6,2 meses

Taxa de desconto 12%

Fonte: IDC, 2015

VISÃO FUTURA

A expansão do portfólio de armazenamento da Dell é notável, e não apenas pela energia e o investimento que a empresa está dedicando a essa parte de seu negócio. O foco da empresa em adquirir, desenvolver e integrar tecnologias de armazenamento, bem como lançar serviços para atender problemas específicos do cliente, indicam uma estratégia bem pensada e um forte compromisso com o sucesso.

Um exemplo e como a Dell alavanca a tecnologia adquirida é o Dell Fluid Cache for SAN, que integra tecnologia da aquisição da RNA para estender a capacidade de posicionamento de dados da plataforma SC Series. Com o Fluid Cache for SAN, um array da SC Series pode migrar

(25)

automaticamente dados importantes do array para a memória flash do servidor, reduzindo a latência ao mínimo. A Dell afirma um desempenho de

5M IOPS nas configurações mais rápidas e, mesmo assim, os dados podem ser gerenciados, protegidos e provisionados com o uso da interface e dos processos padrão do SC Series.

O posicionamento inteligente de dados da Dell, no qual os dados são posicionados automaticamente de forma a estarem no lugar certo, no momento certo e com o custo certo, é a base da visão de armazenamento da empresa. Os dados são movidos automaticamente por meio de um espectro de camadas de armazenamento que podem abranger uma faixa de 1.000x em preço/desempenho. Isso fornecerá melhorias imensas em desempenho, ao mesmo tempo mantendo altos níveis de proteção de dados para uma ampla faixa de cargas de processamento. Esse é um exemplo de como a estratégia de investimento da Dell em servidores, armazenamento e rede pretende trazer benefícios para todo o datacenter.

As plataformas PS Series e SC Series foram criadas para convergir para uma base comum de código. Isso permitirá que a Dell otimize seus recursos de pesquisa e desenvolvimento para trazer novos recursos para o mercado mais rapidamente. Os usuários com ambas as plataformas provavelmente simplificarão e padronizarão os processos de gerenciamento, resultando em economia de custo.

Como grande fornecedora de servidores e armazenamento de finalidade geral, a Dell é

compreensivelmente positiva na promoção da aceitação do armazenamento definido por software. Isso oferecerá uma alternativa aos dispositivos de armazenamento de alto custo, pois os usuários simplesmente executarão o armazenamento escolhido em gabinetes de servidores e armazenamento padrão. A Dell está firmando parcerias com fornecedores, como Nexenta, Microsoft e VMware, para trazer configurações aprovadas para o mercado com um conjunto completo de ofertas de serviços. A intenção da Dell é oferecer preço/desempenho de soluções definidas por software com altos níveis de suporte e serviço esperados pelos compradores daqueles dispositivos. Se bem-sucedida, essa estratégia pode efetivamente mudar o preço do armazenamento, sem comprometer o desempenho ou o suporte.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A Dell enfrenta vários desafios e oportunidades no negócio de armazenamento:

 A Dell ainda é vista como "empresa de computadores" por quem não acompanhou sua rápida evolução nos últimos anos. O preconceito injustificado é um desafio adicional para a

empresa, quando essa faz propostas para grandes projetos de datacenter.

 O amplo portfólio da Dell agora abrange quase todas as partes do mercado de TI principal. Essa diversidade oferece às equipes de vendas e suporte da Dell um desafio extra, pois elas competem com fornecedores exclusivos de armazenamento.

 A Dell ainda não tem consciência de mercado de sua capacidade de armazenamento. Muitos usuários entrevistados neste estudo disseram que a Dell não estava em suas listas originais de fornecedores e que foi "descoberta" quase que por acidente.

A Dell está se esforçando obter sucesso em seu armazenamento definido por software, que atualmente está no estágio de adoção inicial, e pode não florescer para uso generalizado nos

(26)

volume. Portanto, ela pode enfrentar anos de trabalho de vendas e marketing, até que a receita do SDS chegue a um patamar aceitável.

CONCLUSÃO

Conversando com empresas sobre seus investimentos em TI, a IDC descobriu que os projetos mais bem sucedidos geralmente combinam três elementos importantes: consolidação, padronização e automação. Um projeto com um ou dois desses elementos pode ser eficaz, mas se todos os três forem incluídos, ele pode se transformar em um grande sucesso.

O rápido retorno financeiro obtido pelos usuários de armazenamento Dell pode ser atribuído aos mesmos três fatores. Em geral, as empresas conseguiram consolidar silos de armazenamento, padronizar em uma única plataforma e interface de gerenciamento, e utilizar a automação incorporada para manter os níveis de desempenho altos e o tempo de gerenciamento em níveis mínimos.

A facilidade com que o flash foi implantado, foi notória. Sem a necessidade de administradores especializados em armazenamento, o flash elevou o desempenho de forma sustentada e consistente, sem riscos adicionais e sem complexidade no gerenciamento.

Durante esta pesquisa, observou-se que os usuários de armazenamento da Dell expressaram níveis particularmente altos de satisfação. Em muitos casos, os usuários se mostraram impressionados com os recursos das soluções de armazenamento Dell, se comparado à experiência com outros

fornecedores. Os sistemas baseados em flash exibiram níveis elevados de desempenho, ligados diretamente a ganhos de produtividade para os usuários e o negócio como um todo.

As entrevistas validaram fortemente os benefícios que a Dell promove em suas campanhas de marketing. Armazenamento automatizado em camadas, gerenciamento simplificado, balanceamento de carga automático, upgrades flash sem interrupções e serviços de suporte proativos, foram vistos como valor significativo para o cliente.

Apesar de sua presença global, a Dell pode ser relativamente considerada uma novata no mundo das soluções de armazenamento de alto desempenho. Por meio da visão de sua arquitetura avançada, ela tem uma estrutura clara para a entrega de um conjunto amplo e coerente de soluções e serviços de armazenamento. A empresa está altamente concentrada na integração de novas aquisições tecnológicas ao seu portfólio e vem investindo muito em pesquisa e desenvolvimento. Na visão da IDC, a Dell está progredindo muito bem na evolução de revendedora de arrays de armazenamento para uma fornecedora de soluções integrais de armazenamento inovadoras e comercialmente sensatas.

APÊNDICE

Metodologia de ROI da IDC

A IDC realiza um processo em três etapas para calcular o ROI e o período de recuperação do investimento:

(27)

1. Medição dos benefícios obtidos com a redução de custos, aumento da disponibilidade e melhoria na produtividade da TI.

2. Determinação do investimento total na solução (hardware, software, requisitos de FTE para implantação e manutenção anual, personalização, treinamento e consultoria).

3. Projeção do investimento e do benefício em um período de três anos e cálculo do ROI e do período de recuperação do investimento da solução.

Para contabilizar o valor em tempo do dinheiro, a IDC se baseia nos cálculos de ROI e período de recuperação do investimento em um desconto de fluxo de caixa de 12%.

(28)

Sobre a IDC

A International Data Corporation (IDC) é a principal fornecedora global de serviços de consultoria e inteligência de mercado e eventos para os setores de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia para o consumidor. A IDC ajuda profissionais de TI, executivos e a comunidade investidora a tomar decisões baseadas em fatos para a compra de tecnologia e estratégias de negócios. Mais de 1.100 analistas da IDC produzem conhecimento global, regional e local sobre oportunidades e tendências de tecnologia e da indústria em mais de 110 países. Há 50 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar o cliente a atingir seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, maior empresa mundial de mídia, pesquisa e eventos de tecnologia.

Matriz global

5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA 508.872.8200 Twitter: @IDC idc-insights-community.com www.idc.com

Aviso de direitos autorais

Publicação externa de informações e dados da IDC — Toda e qualquer informação da IDC a ser usada em materiais de publicidade, comunicação ou promocional exige aprovação prévia por escrito do Vice-presidente ou Gerente da IDC no país em questão. Uma minuta do documento proposto deve acompanhar todas as

solicitações. A IDC se reserva o direito de negar a autorização para uso externo por qualquer motivo.

Referências

Documentos relacionados

- às implicações da proposta de ordenamento e da respetiva classificação de zonas nas fontes sonoras, as quais poderão ter como consequência a obrigatoriedade

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

1 - A opção pela tributação das operações previstas nos n.os 30 e 31 do artigo 9.º do Código do IVA determina, para o sujeito passivo transmitente ou locador do imóvel,

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Três reservas extrativistas marinhas – Caeté-Taperaçu (na região Norte), Prainha do Canto Verde (no Nordeste) e Arraial do Cabo (na região Sudeste) – foram analisadas quanto

Em Goiás destaca-se o Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas (SIEG) cuja finalidade é disponibilizar informações estatísticas e geográficas sobre o Estado

Por tanto o objetivo do presente estudo foi avaliar a analgesia, a qualidade da recuperação anestésica, no pós-operatório imediato em fêmeas caninas submetidas à cirurgia eletiva