• Nenhum resultado encontrado

1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE SALA

01. (ENEM) Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial.

2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:

a) E e G b) H e A c) I e E d) B e I. e) E e F.

02. (FUVEST) Indique o perfil topográfico que corresponde à linha xy na figura a seguir.

03. (FUVEST) Analisando a representação das diferentes altitudes e da hidrografia da área mapeada, podemos inferir que, no local assinalado pela letra A, temos:

a) um lago.

b) altitudes acima de 800m. c) altitudes abaixo de 500m.

d) rebaixamento do relevo e desaguadouro de rios. e) maiores altitudes e nascentes dos rios.

04. (FGV) A direção dos rios representados na figura a seguir é: a) Noroeste / Sudeste b) Norte / Sudeste c) Nordeste / Sudoeste d) Noroeste / Sudoeste e) Norte / Sudoeste

05. (FUVEST) Considerando-se basicamente as características topográficas na análise da figura a seguir, podemos afirmar que:

(2)

a) no setor A, a amplitude e a declividade são muito baixas, agravando a torrencialidade dos rios.

b) no setor B, a declividade e a amplitude são muito elevadas, contribuindo para a menor torrencialidade dos rios.

c) o setor A apresenta menor declividade, sendo mais favorável à mecanização da agricultura.

d) ambos os setores oferecem atrativos semelhantes à mecanização da agricultura, pois as variações de amplitude e declividade são pouco significativas.

e) ambos os setores apresentam dificuldades semelhantes à mecanização da agricultura, pois as amplitudes e declividades são extremamente altas.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

06. (UFPR) Com relação aos aspectos físicos e humanos mostrados na carta, pode-se dizer que:

01) Tanto o povoado como a área de cultivo de arroz encontram-se à margem esquerda do rio Azul.

02) A região mostrada na carta tem uma extensão longitudinal de três minutos.

04) De acordo com as coordenadas geográficas apresentadas na carta, a região por ela mostrada localiza-se no hemisfério boreal.

08) O povoado está localizado na porção meridional da carta, a leste do rio Azul, enquanto a área de cultivo de milho está localizada a noroeste do povoado.

16) O relevo representado a oeste do rio Azul é o mais acidentado da carta.

07. (UFMG) Observe o mapa e sua legenda:

a) Utilizando-se das letras C e D apresentada a seguir, INDIQUE no mapa.

C: uma área potencial para Implantação de agricultura irrigada;

D: uma área potencial para preservação de matas

b) Justifique sua escolha para a indicação das áreas potenciais para implantação de agricultura irrigada e preservação de matas.

c) Cite, com base na análise do mapa, um problema de natureza ambiental que ocorre nas cidades A e B.

08. (UFRJ) O desenho esquemático a seguir apresenta o contorno de uma ilha e a representação de seu relevo em curvas de nível.

A ilha apresenta duas elevações que a população local denominou, corretamente, de Morro do Ocidente e Morro do Oriente.

a) Qual morro apresenta a encosta mais íngreme?

b) Qual o litoral mais escarpado?

Indique as elevações por seus nomes e justifique suas respostas.

09. (ENEM) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.

LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).

(3)

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da

a) expansão da fronteira agrícola. b) remoção de populações nativas. c) superação da condição de pobreza. d) valorização de identidades coletivas.

e) implantação de modernos projetos agroindustriais.

10. (FUVEST)

Considere os exemplos das figuras e analise as frases a seguir, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande. II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

TAREFA DO DIA SEGUINTE

T01. (FGV) O uso de imagens de satélite tem crescido nas

últimas décadas em vários setores, desde propriedades rurais, passando por empresas industriais e instituições governamentais. Dentre as vantagens dessa nova forma de obtenção de informações espaciais, pode(m)-se destacar: a) O baixo custo, já que a manipulação das imagens não necessita de profissionais especializados nem de aparelhos sofisticados.

b) A precisão das informações, já que as imagens são conseguidas a baixa altitude, eliminando a interferência de nuvens e poeira em suspensão.

c) A gratuidade no acesso, pois, ao contrário das fotografias aéreas, as imagens são produzidas por órgãos públicos, como o INPE, no Brasil.

d) A dispensa do uso de mapas de grande escala e fotografias áreas, já que as imagens de satélite são cópias idênticas da realidade observada.

e) A regularidade dos dados, em função da órbita do satélite, a área de abrangência e as múltiplas finalidades das imagens captadas.

T02. (UFMG) Analise esta fotografia aérea:

A partir da análise e interpretação dessa fotografia, é INCORRETO afirmar que a área nela retratada

a) apresenta, em sua porção setentrional, uso do solo predominantemente urbano, onde se observam arruamentos e edificações.

b) abriga maior população e maior diversidade de atividades humanas em sua porção nordeste, onde se verifica o adensamento da malha urbana.

c) é revestida, em sua porção central, por cobertura vegetal relativamente homogênea, haja vista a variação reduzida de texturas e tonalidades.

d) comprova a rápida evolução da economia local, na medida em que é reduzida a área ocupada pelas atividades primárias.

(4)

T03. (UERJ) A obtenção de imagens aéreas da superfície terrestre representou um grande impulso para as técnicas de mapeamento, dando-lhes maior precisão e aplicabilidade. Essas inovações só se tornaram possíveis no século XX, com a invenção do avião e, posteriormente, com a utilização de satélites artificiais.

Observe a imagem feita por satélite de uma erupção vulcânica ocorrida em 2004 na Oceania:

Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. Em seguida, aponte duas utilizações das imagens de satélite para o estudo da superfície terrestre.

T04. (UNESP) A generalização cartográfica é o processo

que permite reconstruir em um mapa a realidade, mantendo seus traços essenciais.

Um fator importante nesse processo de generalização cartográfica é

a) a orientação, pois os elementos do mapa devem se manter proporcionalmente distantes entre si.

b) a topografia, pois a precisão na análise das informações depende de relevos pouco acidentados.

c) a escala, pois sua diminuição promove restrições que geram a perda de informações.

d) a simbolização, pois elementos naturais e antrópicos devem ser representados em mapas diferentes.

e) a altimetria, pois a determinação das curvas de nível é influenciada pelo ponto de observação do cartógrafo.

T05. (ENEM)

TEXTO I

Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.

TZU. S. A arte da guerra. São Paulo: Marlin Claret. 2001.

TEXTO II

O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.

OLIVEIRA. M G.; SANTOS. M. S. Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (adaptado). As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a)

a) construção de vias terrestres. b) preservação do meio ambiente. c) emprego de armamentos sofisticados. d) intimidação contínua da população local. e) domínio cognitivo da configuração espacial

T06. (PUC-PR) Analise o recorte da carta topográfica de

Pinhais (PR), município integrante da Região Metropolitana de Curitiba – RMC, elaborada antes da efetiva implantação do Condomínio Alphaville.

(5)

A análise da topografia do terreno através das curvas de nível é um importante instrumento para o desenvolvimento das atividades humanas. As curvas de nível vão indicar se o terreno é plano, ondulado, montanhoso; liso, íngreme ou de declive suave. Além disso, as curvas de nível permitem diagnosticar onde estão os divisores de água e nascentes. A área escolhida para a construção do loteamento

a) provocará a impermeabilização da superfície, o que diminui o volume de água que escoa na superfície, aumentando o volume de água que infiltra no solo.

b) não causará interferência na bacia hidrográfica da região, pois a impermeabilização do solo impedirá a contaminação dos rios da região.

c) não provocará mudanças na vegetação natural, visto que o condomínio situa-se distantes das matas ciliares.

d) não afetará as nascentes, pois condomínios de alto padrão construtivo não interferem na infiltração e escoamento de água das chuvas.

e) afetará a dinâmica natural do conjunto de bacias hidrográficas da região, visto que a impermeabilização do solo aumentará o escoamento superficial

T07. (UERJ) Na imagem abaixo, foi utilizada a técnica de

curvas de nível para representar a topografia de uma região na qual há um vale, entre outras formas de relevo.

O ponto localizado no fundo desse vale é o identificado pela seguinte letra:

a) A b) B c) C d) D

T08. (UFRN) As curvas de nível são linhas que unem os

pontos do relevo os quais apresentam a mesma altitude. A figura abaixo representa a topografia de uma área a partir de curvas de nível.

Considerando as informações da figura apresentada, é correto afirmar:

a) O percurso do rio principal segue a direção nordeste-sudoeste.

b) As maiores declividades do terreno localizam-se na direção noroeste.

c) As menores altitudes do terreno localizam-se na direção sudeste.

d) O percurso do rio principal segue a direção sudoeste-nordeste.

T09. (UNIOESTE) ‘A noção de Cartografia enquanto um

conjunto de técnicas utilizadas com finalidade de representar elementos e fenômenos evidenciados no espaço geográfico é tão antiga quanto a própria humanidade. À medida que os grupos humanos passaram a se organizar coletivamente, as representações espaciais foram criadas para demarcar os núcleos de povoamento e os próprios territórios de caça dessas sociedades mais antigas. Ao longo dos séculos, essas representações, os mapas, foram evoluindo bem como seus fins foram se tornando mais complexos’

(Menezes, P. M. L.; Fernandez, M. C. Roteiro de Cartografia, 2013). Sobre a Cartografia e os temas relacionados, analise as proposições abaixo:

I. o sistema horário mundial ou fusos horários caracterizam-se pela definição de uma grade de meridianos principais com intervalo de 15º entre si. Os fusos horários têm como referência o Meridiano de Greenwich.

II. a escala cartográfica de um mapa é a razão entre uma medida realizada sobre esse e sua medida real. Diferentes áreas do conhecimento e profissionais utilizam o recurso da escala cartográfica, tais como a geografia, a engenharia, a arquitetura, dentre outros.

III. o horário de verão ou horário de aproveitamento da luz diurna é adotado no Brasil e em inúmeros outros países como medida de economia de eletricidade. No Brasil, alguns estados, principalmente do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão em função da abundância de energia hidrelétrica, devido à presença das usinas instaladas no Rio São Francisco e nos diversos rios amazônicos.

IV. no sistema de coordenadas geográficas, latitude refere-se ao ângulo e à distância entre o local derefere-sejado e o Meridiano de Greenwich, com valores que variam entre 0º e 90º, tanto para Norte, quanto para Sul. Por sua vez, a longitude refere-se ao ângulo e à distância entre a Linha do Equador e o local desejado, com valores que variam entre 0º e 180º, tanto para Leste como para Oeste.

V. o Sistema de Informação Geográfica, o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Navegação Global por Satélite são amplamente utilizados para diferentes fins cartográficos. Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa que apresente os itens CORRETOS.

a) Estão corretas as alternativas II, III e V. b) Estão corretas as alternativas III e IV. c) Estão corretas as alternativas I, II e III. d) Estão corretas as alternativas II e IV. e) Estão corretas as alternativas I, II e V.

(6)

T10. (UNESP) O sensoriamento remoto é a técnica que permite a obtenção de informações acerca de objetos, áreas ou fenômenos localizados na superfície terrestre. O termo restringe-se à utilização de energia eletromagnética no processo de obtenção de informações, as quais podem ser apresentadas na forma de imagens, sendo as mais utilizadas, atualmente, aquelas captadas por sensores ópticos orbitais instalados em satélites, como ilustrado na figura.

a) Considerando a fonte de emissão de energia, especifique o tipo de sensor representado na figura e descreva o seu funcionamento.

b) Mencione duas aplicações dos produtos derivados do sensoriamento remoto.

T11. (UEFS) Uma empresa anunciou que a partir de 2018

celulares deverão ter um GPS (Sistema de Posicionamento Global) com precisão de até 30 centímetros. Essa situação vai ser benéfica principalmente para quando estamos sendo guiados em ruas que ficam lado a lado, caso de grandes avenidas em que existe uma pista local, uma expressa e uma central. Os GPS atuais raramente acertam em qual das três você está.

(https://tecnologia.uol.com.br, 08.10.2017. Adaptado.) O funcionamento do GPS é possível devido ao emprego de a) sensores de aerofotogrametria.

b) satélites naturais de precisão. c) radares de sensoriamento remoto. d) satélites globais de localização. e) sensores de energia eletromagnética.

T12. (UEM-PAS) Em 2000, o ônibus espacial Endeavour

realizou uma missão internacional chamada Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com o objetivo de realizar o mapeamento tridimensional do planeta. As informações obtidas possuem muito mais precisão e legibilidade em diversas escalas para estudos que podem ser aplicados em projeção de estradas, levantamento geoquímico e geofísico, no planejamento urbano e de estruturas agrárias, entre outros.

Adaptado de OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital: Geografia.São Paulo: Moderna, p.38.

O conhecimento e o mapeamento da cobertura e uso do solo são informações imprescindíveis para o planejamento e a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de um lugar, de uma região ou de um país. Sobre o desenvolvimento tecnológico e suas aplicações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Os dados da SRTM estão em globos virtuais como o Google Earth e o Nasa World Wind, que geram visualizações da Terra em 3D. Governos, cientistas, militares e estudantes podem acessar gratuitamente os dados da SRTM via internet.

02) A agricultura de precisão, que utiliza sistemas de sensoriamento remoto, centros de pesquisas em biotecnologia e tecnologias da informação, caracteriza a agricultura moderna. O uso de sensores conectados a satélites e tratores equipados com GPS, sistema que envia e recebe sinais de satélites, permitem o controle da produção em níveis local e mundial.

04) O grau de precisão dos mapas aumentou, permitindo melhorias na pesquisa de recursos naturais e no controle do espaço. Para sua produção, utilizam-se dados coletados por satélites e por trabalho de campo. Tais informações são processadas por computadores, resultando em mapas digitais e bases de dados. Atualmente, os satélites que fotografam a superfície da Terra pertencem não só aos estados, mas também a empresas privadas. Muitas dessas empresas vendem imagens sob encomenda.

08) O Global Positioning System (GPS) foi desenvolvido pelos EUA exclusivamente para uso civil. O receptor GPS

(7)

localiza pontos com base em informações fornecidas por satélites, estabelecendo as coordenadas de localização com precisão, facilitando a locomoção. Os EUA são o único país que desenvolveu o sistema, tornando-o acessível ao mundo todo.

16) O Geoprocessamento e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) podem ser utilizados na saúde pública para estudar epidemias causadas por micro-organismo que se reproduz em água parada, em uma determinada região. É possível cartografar os casos de ocorrência e, com o auxílio das imagens produzidas pelo SIG, identificar com precisão as fontes de águas contaminadas causadoras da epidemia. Com isso, é possível planejar medidas mais eficazes de combate ao micro-organismo.

T13. (UFG) Analise a imagem a seguir.

A imagem do plano original de Goiânia foi desenvolvida por Atílio Corrêa Lima, a partir de 1935. Para a confecção do desenho, o urbanista recorreu

a) à orientação religiosa local, destacando formas que enfatizavam o vínculo da nova capital com o cristianismo, como a cruz e o triângulo.

b) à cultura política regional, aludindo aos princípios do igualitarismo com a uniformização das quadras e praças voltadas à sociabilidade da população.

c) ao exame do relevo da região, aproveitando a topografia para orientar o sistema viário local dirigido para o centro administrativo.

d) à hidrografia do sítio, organizando o sistema de vias na forma de pistas marginais aos cursos d’água que cortavam a nova capital.

e) ao clima local, projetando na região sul da cidade um sistema de áreas verdes capaz de atenuar os efeitos térmicos durante a estação seca.

T14. (UEPG) A ação do homem está presente nos

processos de degradação do meio ambiente, como nos movimentos de massa ou deslizamentos de encostas. As áreas íngremes estão sujeitas aos deslizamentos devido às ocupações pelo homem. Dentre os diversos fatores que se combinam para que os deslizamentos ocorram, assinale o que for correto.

01) Elevados índices pluviométricos.

02) Topografia íngreme, com elevado ângulo de inclinação. 04) Retirada da cobertura vegetal original das encostas. 08) Intensas atividades antrópicas com construções em áreas não recomendáveis.

16) Solos rasos assentados sobre rochas impermeáveis que se tornam lubrificadas com a infiltração de água em excesso favorecendo o deslizamento.

T15. (UNICAMP) A imagem a seguir corresponde a um

fragmento de uma carta topográfica em escala 1:50.000. Considere que a distância entre A e B é de 3,5 cm.

A partir dessas informações, é correto afirmar que: a) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 17.500 metros.

b) O rio corre em direção sudoeste, sendo a margem direita a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 quilômetros.

c) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 metros.

d) O rio corre em direção sudoeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 175 metros.

T16. (UFMS) Nos mapas das regiões X, Y e Z, o relevo está

(8)

Indique a alternativa em que há correspondência entre os perfis e o relevo de cada uma das regiões X, Y e Z, nessa ordem: a) 1, 3, 2. b) 1, 2, 3. c) 2, 3, 1. d) 2, 1, 3. e) 3, 2, 1.

T17. (UFMG) Os mapas topográficos 1, 2 e 3 representam,

por meio de curvas de nível, diferentes configurações da superfície terrestre.

Os perfis topográficos X, Y e Z foram elaborados a partir das linhas traçadas nos mapas e representam as configurações da superfície terrestre ao longo das seções indicadas.

Assinale a sequência correta dos mapas que corresponde, respectivamente, à sequência dos perfis X, Y e Z.

a) 1, 2, 3. b) 2, 1, 3. c) 2, 3, 1. d) 3, 1, 2. e) 3, 2, 1.

T18. (UFRGS) Considere a figura a seguir.

Qual o perfil topográfico que corresponde ao corte AB da figura?

MICRO-REVISÃO 1

T19. (FGV) Com base na interpretação do esquema é

correto afirmar que:

a) as maiores altitudes encontram-se ao centro do esquema.

b) a distância real entre os pontos X e Y é de 300 m. c) o rio principal R segue em direção sudoeste.

d) as maiores declividades localizam-se na direção Oeste. e) a margem esquerda do rio R é a mais favorável à prática agrícola mecanizada.

(9)

T20. (UFMA) Com base no mapa topográfico com curvas de nível (em metros) e orientado pelas direções cardeais e colaterais, assinale a alternativa certa.

a) Terreno aplainado ao noroeste e íngreme ao sudoeste. b) Terreno íngreme ao oeste e leste e aplainado ao norte. c) Terreno aplainado ao norte e íngreme ao noroeste. d) Terreno íngreme ao sudeste e com maior altitude ao sul. e) Terreno íngreme e com menor altitude na porção nordeste.

T21. (UNICAMP) A representação a seguir corresponde a

uma porção de uma carta topográfica de escala 1:50.000. A partir da interpretação da carta, responda os itens.

a) Qual é a equidistância (em metros) entre as curvas de nível?

b) Considerando que a distância entre dois pontos hipotéticos (A e B) na carta é de 3,6 cm, qual a distância real em quilômetros entre esses dois pontos?

c) Utilizando os pontos cardeais e colaterais, indique em que direção se encontra a nascente do rio principal.

d) Os pontos A e B localizam-se na margem direita ou esquerda do rio principal?

e) Conforme o mapa, qual setor da carta (leste ou oeste) é indicado para o plantio de cultivos temporários? Explique e dê três exemplos de cultivos temporários.

f) Qual é a recomendação ambiental para o uso do solo das margens dos rios? Explique.

g) Na carta, o setor leste é indicado para a expansão urbana? Justifique.

h) Quais as recomendações de uso do solo para a porção leste da carta?

T22. (UEL-PR) A representação (Landsat) a seguir

representa um trecho da Amazônia.

Com base na representação e nos conhecimentos sobre o tema “sensoriamento remoto a serviço da questão ambiental”, leia os itens.

I. A imagem foi obtida por meio do Projeto Radam Brasil na

Amazônia e teve como objetivo realizar o levantamento do relevo e dos recursos do subsolo com tecnologia de radar.

II. As áreas escuras da imagem de satélite mostram que no

caso da Amazônia, os colonizadores converteram quase totalmente suas terras de florestas em campos de cultivo e

(10)

pastagens. Este tipo de transformação da paisagem é conhecido popularmente como “arco do desenvolvimento”.

III. As imagens de satélite são instrumentos importantes no

monitoramento do meio ambiente devido a abrangência de escala e regularidade. IV. Na imagem de satélite, as áreas claras mostram o desmatamento em parte da Amazônia, geralmente no entorno de rodovias. Assinale a alternativa que contenha os itens corretos.

a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) III e IV. MICRO-REVISÃO 2

T23. (FGV-SP) A técnica de sensoriamento remoto a seguir

representa o relevo da superfície terrestre com detalhes e apresenta a vantagem de não sofrer a interferência de nuvens. (Fonte: www.relevobr.cnpm.embrapa.com.br) Trata-se de uma a) imagem de satélite. b) fotografia aérea. c) anamorfose. d) projeção cartográfica. e) imagem de radar.

T24. (UFLA-MG) Observe a imagem e a legenda abaixo:

Veículo equipado com GPS de bordo e um software com mapas, que indicam a posição do veículo e o caminho a percorrer até um determinado ponto.

As afirmativas a seguir mantêm relação com a imagem e a legenda apresentadas, exceto:

a) Essas tecnologias associam-se aos satélites artificiais. b) As informações sobre a localização do veículo são transferidas para um mapa digitalizado.

c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido à presença de torres de telefonia.

d) Esse sistema de localização tem como princípio o uso das coordenadas geográficas.

T25. (FGV-SP) As imagens de satélite têm se desenvolvido

aceleradamente e seu nível de resolução já alcançou a escala centimétrica, chegando a assemelhar-se a fotos aéreas, a exemplo da imagem do Parque Ibirapuera obtida pelo satélite QuickBird. O Brasil já entrou para o seleto grupo de países que dispõem de tecnologia espacial, através do programa CBERS (Cino-Brazilian Earth Resources Sattelite), que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desenvolve em parceria com a China. Assinale a alternativa que indica a atividade menos favorecida pelo uso de imagens de satélite, atualmente. a) monitoramento de desmatamentos e queimadas. b) monitoramento de processos erosivos e assoreamento de rios e lagos.

c) monitoramento da expansão urbana para efeito de planejamento.

d) monitoramento de fenômenos climáticos como furacões e previsão do tempo.

e) monitoramento detalhado do trânsito para subsidiar sistemas de rodízio de veículos.

T26. (PUC-PR) O IBGE realizou nos anos 2000 pesquisas

sociais e demográficas. Além de traçar um quadro da realidade do país, servem para levantamento de dados fundamentais à formulação de políticas públicas e tomada de decisões acerca de investimentos privados e governamentais. A inovação tecnológica foi o uso, pelas equipes de campo, de cerca de 82 mil computadores de mão. Estes equipamentos são dotados de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Sobre o uso e o funcionamento do GPS é possível afirmar como correta a seguinte afirmativa: a) Além do posicionamento por meio das curvas de nível, eles também podem revelar altura, velocidade e tempo de deslocamento de objeto de um ponto a outro.

b) Eles possibilitaram a exata localização dos recenseadores nas áreas de coleta, bem como a captação precisa das coordenadas geográficas de estabelecimentos e domicílios.

c) As coordenadas são compostas por paralelos e meridianos traçadas sobre a superfície do planeta e a altitude são representadas por meio de linhas denominadas curvas de nível.

d) O sistema GPS, embora tenha sido criado com fins militares, é bastante utilizado por instituições públicas, sendo vedado o uso com fins comerciais e civis.

e) Atualmente, apenas setores ligados à geografia podem fazer uso do sistema GPS.

(11)

MICRO-REVISÃO 3

T27. (UNISAL-SP) A figura a seguir representa um tipo de sensoriamento remoto que pode contribuir para o conhecimento

do espaço geográfico e no planejamento de atividades socioeconômicas. Identifique a imagem, sua vantagem técnica e suas utilizações.

Porção central de Tocantins.

Tipos de

sensoriamento

Vantagem técnica Utilização

a) Imagem de

satélite

Sem interferência da nebulosidade

Análise do relevo e previsão meteorológica

b) Fotografia

aérea

Interferência da

nebulosidade

Elaboração de mapa em escala grande

c) Imagem de

radar

Sensor acoplado à satélite artificial

Análise do relevo e monitoramento ambiental

d) Imagem de

radar

Sem interferência da nebulosidade

Análise do relevo e planejamento da infraestrutura viária

e) Imagem de

satélite

Plataformas em aeronaves Elaboração de mapa em escala pequena

T28. (UnB-DF) O sensoriamento remoto, literal e

figuradamente, fornece-nos uma maneira diferente de ver o mundo.

(John Schott. Remote sensing, the image chain approach. Oxford – com adaptações) Uma das grandes inovações tecnológicas da modernidade é o sensoriamento remoto, que, de modo bem simplificado, consiste na formação, a partir de sinais transmitidos de satélites artificiais localizados na órbita da Terra, de imagens de partes da superfície terrestre. A cada dia, surgem novas aplicações para essa tecnologia, bastante utilizada, por exemplo, para as previsões meteorológicas. Em relação a essa tecnologia, julgue os seguintes itens como C (certos) ou E (errados).

1. (__) Análises dos efeitos da poluição, dos padrões de

desflorestamento e de fenômenos atmosféricos são algumas das aplicações possíveis do sensoriamento remoto com vistas ao monitoramento e à fiscalização de uma determinada região.

2. (__) Tanto aspectos culturais como naturais podem ser

reconhecidos e analisados por meio de imagens de satélite.

3. (__) A utilização de imagens de satélites para grandes

extensões de área, como a Amazônia, por exemplo, perde o significado, uma vez que a escala torna imperceptíveis os fenômenos a serem estudados. Por essa razão, o projeto SIVAM tornou-se um escândalo internacional, pois muito dinheiro público foi gasto em uma tecnologia aplicada incorretamente.

4. (__) Além de aplicações como a previsão de furacões e

o combate ao narcotráfico, o sensoriamento remoto também pode ser utilizado para fins bélicos.

T29. O que significa GPS? Escreva sobre suas utilizações.

(12)

GABARITO - QUESTÕES DE SALA

01: C 02: D 03: E

04: C 05: C 06: 25

07:

a) Observe a figura a seguir:

b) Irrigação - planície com rios próximos. Preservação - áreas de mananciais. c) A - deslizamento de encostas B - enchentes.

08:

a) O morro é o do Oriente. A encosta mais íngreme está representada pelo menor espaçamento entre as curvas de nível na posição sudeste do morro, indicando maior gradiente.

b) O litoral mais escarpado está representado pelo prolongamento da curva de nível de 50 metros até o mar, na porção sul do morro do Ocidente.

09: D 10: E

GABARITO - MICRO-REVISÃO 1

T01: E T02: D

T03:

Duas das vantagens:

- imagens coloridas.

- mapeamento de superfícies maiores. - obtenção de imagens de forma imediata.

- cobertura de praticamente toda a superfície terrestre. - obtenção de imagens de forma praticamente ininterrupta.

Duas das utilizações:

- uso militar.

- serviços meteorológicos. - monitoramento das queimadas. - diferentes tipos de mapeamentos. - monitoramento do desmatamento.

- identificação de áreas atingidas por secas, inundações, geadas.

T04: C T05: E T06: E

T07: B T08: A T09: E

T10:

a) O sensoriamento remoto constitui um conjunto de tecnologias que objetivam obter imagens da superfície terrestre à longa distância. O tipo de sensor conforme a fonte de emissão de energia é o passivo. Isto é, a imagem é obtida através de radiação eletromagnética gerada por fontes naturais (Sol). O sensor recebe a energia refletida pelos diferentes objetos na superfície terrestre. Isto acontece com parte das imagens de satélites.

b) Entre as aplicações dos produtos derivados do sensoriamento remoto destaca-se a interpretação das modificações no uso e ocupação do solo (áreas urbanas, agropecuária e biomas naturais). Outra aplicação é a conservação do meio ambiente, uma vez que imagens de satélite podem identificar desmatamentos e queimadas que infringem a legislação ambiental. Outras aplicações são: produção de mapas, meteorologia e previsão de tempo, planejamento urbano, planejamento de propriedades rurais, geopolítica e atividades militares.

T11: D T12: 23. T13: C T14: 31. T15: C T16: E T17: B T18: A GABARITO - MICRO-REVISÃO 1 T19: C T20: E T21:

a) A equidistância entre as curvas de nível é de 20 m. b) Na escala, 1 cm equivale a 50 000 cm, 3,6 cm corresponde a 180 000 cm. Portanto, a distância real é de 1,8 km.

c) Direção nordeste. d) A margem direita.

e) Setor oeste, pois apresenta menor declividade e menor vulnerabilidade à erosão. Nos cultivos temporários, a planta é retirada após a colheita, são exemplos: soja, milho e algodão.

f) Conservação das matas ciliares conforme o Código Florestal com o objetivo de preservar os recursos hídricos, conservar a biodiversidade e reduzir a erosão e o assoreamento dos rios.

g) O setor leste não é indicado para a urbanização devido à alta declividade e vulnerabilidade à erosão e aos deslizamentos de terra.

h) Devido à maior declividade, as recomendações são: conservação de florestas, reflorestamento ecológico (espécies nativas), reflorestamento comercial, agricultura em curvas de nível ou com terraceamento.

T22: E

GABARITO - MICRO-REVISÃO 2

(13)

GABARITO - MICRO-REVISÃO 3 T27: D

T28: 1,2,4

T29: O GPS é a sigla em inglês para o Sistema de

Posicionamento Global. Trata-se de um sofisticado sistema de orientação que fornece dados precisos de localização geográfica, como pontos de orientação, latitude, longitude e altitude. O GPS utiliza 28 satélites situados a 20 km de altitude e mantidos em órbita pelos EUA. A parte de controle é formada por estações terrestres distribuídas pelo mundo e que monitoram os satélites. A parte receptora é formada por aparelhos que recebem os sinais dos satélites. Na atualidade, os receptores apresentam formas diferenciadas, sendo integrados a computadores, telefones, automóveis e até relógios. O sistema é utilizado com diferentes atividades, como a elaboração de mapas mais precisos e conservação do meio ambiente.

T30: Nos últimos anos é cada vez maior a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A informática tornou-se um instrumento que permite a análise e integração de numerosas informações estatísticas (ambien-tais, demográficas e econômicas) que, por vezes, fazem uso dos produtos do sensoriamento remoto, na produção de mapas digitalizados por computadores. O SIG é utilizado por instituições públicas e privadas no planejamento empresarial, urbano, rural, regional e ambiental.

(14)

Referências

Documentos relacionados

- Linhas regulares hidroviárias de transporte norte a sul do município, linhas para transporte de carga para a ilha grande;. - Linhas regulares de escunas para transporte

A Figura 4 mostra as distribuições de temperatura para os pontos A, B e C indicados na Figura 2, para todos os cenários teste e a Figura 5 viabiliza comparar as evoluções

Laboratório CENTRO São Paulo Fleury ZONA SUL São Paulo Alta Diagnósticos Nova Medicina ABC Santo André. Laboratório Fleury - Santo André Laboratório Fleury -

Ligar/Desligar ou activar o seu telefone Prima sem soltar a Tecla de alimentação para ligar ou desligar o seu telefone.. Em Definições→Telefone→Outras definições→Luz de

Grilled Angus Tenderloin with minas cheese aligot, Brazilian cashew nuts crumble and black garlic sauce. SOBREMESAS

A viragem educativa possui múltiplas áreas de intervenção: quando o discurso artístico, curatorial, mediático e de gestão institucional se orienta para uma maior

[r]

Com relação aos dados obtidos da infecção das três espécies de aves comercializadas nos dois mercados municipais, podemos sugerir que os patos são mais sensíveis à infecção por