• Nenhum resultado encontrado

Normativo das Largadas de Touros das Festas em Honra da Nossa Senhora da Salvação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normativo das Largadas de Touros das Festas em Honra da Nossa Senhora da Salvação"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE ARRUDA DOS VINHOS

C

ÂMARA

M

UNICIPAL

Normativo das Largadas de Touros

das Festas em Honra da Nossa

Senhora da Salvação

V

ERSÃO

(2)

FICHA TÉCNICA

TÍTULO

Normativo das Largadas de Touros das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação

EDIÇÃO

Município de Arruda dos Vinhos

VERSÃO

Julho 2018

GRUPO DE TRABALHO

Inês Bruno (Eng. Território - Município de Arruda dos Vinhos) Acácio Raimundo (Comandante Operacional Municipal)

Maria do Céu Nunes (Jurista – Município de Arruda dos Vinhos)

Olívio Costa (Encarregado Operacional – Município de Arruda dos Vinhos)

Renato Batalha (Chefe de Divisão de Obras, Ambiente e Qualidade de Vida – Município de Arruda dos Vinhos)

COLABORAÇÃO

Catarina Bexiga

REDAÇÃO

Inês Bruno (Eng. Território – Município de Arruda dos Vinhos)

CONCEÇÃO GRÁFICA

(3)

ÍNDICE

1. Introdução ... 3

2. Descrição do recinto ... 3

3. Período de realização das largadas ... 4

4. Sinais de início e termo da largada ... 4

5. Número de touros e suas características ... 4

6. Fornecimento de energia ... 5

7. Acessos aos meios de socorro ... 5

8. Publicidade ... 6

9. Anexos... 6

9.1. Planta de localização do recinto... 6

9.2. Minuta de edital ... 7

9.3. Minuta de ofício circular a solicitar a colaboração dos comerciantes e moradores na proteção dos seus bens ... 10

9.4. Minuta de auto de vistoria ao recinto ... 11

(4)

1.INTRODUÇÃO

No âmbito da realização das Festas Seculares em Honra de Nossa Senhora da Salvação, evento decorrente da tradição realizado anualmente na vila de Arruda dos Vinhos, Freguesia e Concelho de Arruda dos Vinhos, promovem-se nos dias 14, 16 e 17 de agosto Largadas de Touros nas ruas da vila.

A largada de touros é um costume tauromáquico tradicional, que consiste em largar touros bravos, um de cada vez, nas ruas da vila, num percurso delimitado por barreiras “tronqueiras”, para serem lidados pelos mais afoitos, que correm à sua volta esquivando-se às investidas. Estes “toureiros improvisados” servem-se por vezes de vários objetos como panos, peças de roupa, guarda-chuvas ou cartões, para provocar a investida do touro e também para se protegerem, ajudando-os a escapar às colhidas.

A restante multidão observa o espetáculo, em segurança, atrás das tronqueiras, dentro das tertúlias e outros locais protegidos, servindo estes também como último refúgio aos que se aventuram a desafiar os touros.

As colhidas são uma constante durante o tempo que dura a lide, provocando por vezes ferimentos mais ou menos graves aos mais afoitos.

Os touros são transportados, em camiões específicos para o efeito, dos campos para o local da largada.

Considerando que o evento sairá beneficiado se forem conseguidos melhoramentos, ao nível da segurança e da organização da festa, decorrentes da experiência recolhida durante os últimos anos e principalmente após o incidente ocorrido no ano de 2017, foi desenvolvido o presente normativo que visa definir algumas regras fundamentais para a realização do evento.

2.DESCRIÇÃO DO RECINTO

O recinto onde se realizam as largadas de touros, localiza-se no centro da vila de Arruda dos Vinhos, entre o n.º 129 da Rua Cândido dos Reis (junto ao vulgarmente designado Largo Botica) e o Largo Miguel Bombarda, como identificado no Anexo I.

O recinto é delimitado pelos edifícios da referida rua e por tronqueiras de madeira maciça, havendo peças suplentes distribuídas em diversos locais para substituição imediata em caso de dano. O pavimento do arruamento é coberto por areia, tendo-se o cuidado de isolar as sarjetas, através de cartões.

Dentro do recinto, ao longo da Rua Cândido dos Reis, são instaladas 11 tertúlias móveis, que consistem em estruturas tipo autocarros, umas com tração própria e outras com tração dependente de tractor, equipadas com fogareiros onde se preparam petiscos e com serviço de bebidas, onde a população convive e assiste às largadas. Estas estruturas, antes de entrarem

(5)

no recinto das largadas de touros, são vistoriadas por uma Comissão com o intuito de confirmar a existência de equipamentos de segurança como extintores, caixas de primeiros socorros, proteção de fogareiros e outros.

Para o evento em questão é feito um seguro de responsabilidade civil que cobre danos relacionados com as largadas fora do recinto e danos com montras ou portas confinantes com o recinto.

3.PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS LARGADAS

As largadas de touros no âmbito das Festas em Honra de N. Sra. da Salvação decorrem, anualmente:

• no dia 14 de agosto pelas 22 horas;

• no dia 16 de agosto, pelas 10 horas e 30 minutos; • no dia 16 de agosto, pelas 17 horas;

• no dia 17 de agosto, pelas 10 horas e 30 minutos.

4.SINAIS DE INÍCIO E TERMO DA LARGADA

O início e o termo de cada largada de touros será assinalado com o lançamento de um foguete, ou seja, o primeiro touro da largada só sai para a rua após o lançamento do foguete que corresponde ao sinal de início da largada e o foguete que corresponde ao sinal de termo da largada só é lançado após a efetiva recolha do último touro da largada em causa.

Durante a realização de cada largada haverá um intervalo para troca de animais, sinalizado também através de foguetes. Um correspondente à recolha dos touros presentes no recinto e outro correspondente à saída de outros touros para o recinto.

Durante a realização da largada, não é permitido o lançamento de outros foguetes.

Para além do lançamento dos foguetes, será também exibida uma mensagem sonora difundida através de altifalantes, assinalando o início e o termo do intervalo.

5.NÚMERO DE TOUROS E SUAS CARACTERÍSTICAS

O número de touros utilizados em cada largada depende do dia da largada, geralmente na largada do dia 14 são em maior número. O número de touros utilizados alterna entre 4 a 8 touros.

O peso mínimo obrigatório dos touros destinados às largadas é de 450 kg e a idade mínima é 3 ou 4 anos.

Os touros que são lidados nestas largadas são touros já corridos em praças e ao natural, ou seja em pontas (não são embolados).

(6)

Sempre que ocorra um touro estropiar-se ou, de qualquer modo, apresentar sinais de significativa diminuição física durante a lide, será o mesmo imediatamente recolhido.

Para o referido evento são emitidas licenças de evento ocasional com a identificação da exploração de origem. No que diz respeito ao transporte dos animais são passadas guias de transporte das espécies utilizadas.

6.FORNECIMENTO DE ENERGIA

Durante o decorrer das largadas, o fornecimento de energia elétrica às tertúlias móveis, para nomeadamente difusão de música de animação, será gerido pelo Município de Arruda dos Vinhos. Caso, se verifique, por questões de segurança, ser necessário difundir algum tipo de informação à população que se encontra a assistir às largadas, no interior do recinto, ou nas imediações do mesmo, o Município de Arruda dos Vinhos, através do seu técnico que acompanha o decorrer do evento, desliga o fornecimento de energia às tertúlias móveis e procede à ativação do sistema alternativo de som da responsabilidade do Município.

Devido à quantidade de população que assiste e participa nas largadas de touros e à atividade que decorre dentro do recinto, durante a largada de touros da noite do dia 14, é instalado um gerador de energia, de 160 kVA, no tardoz do Chafariz, que visa servir de reforço à iluminação na zona do recinto (arraial), bem como ao som gerido pelo Município, caso se verifique falha de energia elétrica fornecida pela empresa de distribuição.

7.ACESSOS AOS MEIOS DE SOCORRO

Deve garantir-se a desobstrução dos caminhos de evacuação e livre circulação dos meios de socorro, designadamente às ambulâncias de socorro, que acompanham a realização do evento, nos locais e rua que lhes estão destinados.

São considerados corredores de evacuação dos meios de socorro os seguintes locais: • Praça Combatentes da Grande Guerra – Rua João de Deus

• Rua Heróis do Ultramar – Av. Eng. Adriano Brito da Conceição • Rua Heliodoro Salgado – Rua 5 de Outubro – Rua João de Deus • Rua da República – Rua 5 de Outubro – Rua João de Deus • Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral – Rua Irene Lisboa • Travessa do Loureiro – Rua do Mel – Largo Botica

• Largo Botica – Av. D. Afonso Henriques – Rua Irene Lisboa

Não devem ser instalados objetos entre a tronqueira e as ambulâncias, tais como mesas, bancos, fogareiros ou outros que dificultem a ação/circulação da guarnição da ambulância.

(7)

8.PUBLICIDADE

A realização das largadas de touros será anunciada por meio de edital nos locais de estilo habituais, sítio da internet do Município e locais de realização do evento, com indicação do dia, hora, local de realização do mesmo.

9.ANEXOS

(8)
(9)
(10)
(11)

9.3. Minuta de ofício circular a solicitar a colaboração dos comerciantes e moradores na proteção dos seus bens

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

riáveis visuais para construção da legenda e sua aplicação no mapa devem ressaltar as relações de diversidade visual existentes entre os dados, isto é, devem-se exaltar

Quando é necessária rotação entre percursos, é ainda importante garantir que a transição do ponto final de um para o ponto inicial do outro não compromete a integridade da

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

Mas apesar do reconhecimento dos pais sobre os benefícios do projeto na manutenção da saúde e da prevenção de obesidade em seus filhos, relatos apontam para a necessidade

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Vários são os produtos industriais importantes derivados do óleo, como: Nylon 11 - obtido a partir do metil ricinoleato (Rilsan ), óleo hidrogenado ou cera para borrachas

II- produção de adubo para agricultura; III- baixo custo operacional do processo; IV- redução do volume de lixo. A relação correta entre cada um dos processos para a