• Nenhum resultado encontrado

Anteprojeto do Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anteprojeto do Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

Anteprojeto do

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

1. Nome

A busca por acompanhar de perto, promover e subsidiar as vocações na Arquidiocese de Niterói nos leva a apresentar o projeto do

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional (CAOV).

Estribado espírito da carta encíclica Pastores Dabo Vobis do Bem aventurado João Paulo II entende-se a dimensão pessoal e eclesial de cada vocação na Igreja e com não menos atenção acolhe-se o convite a delas cuidar com especial atenção (Cf. PDV 41), não restringindo às vocações sacerdotais, mas estendendo tal convite a todas as vocações específicas, que são igualmente dons de Deus.

Mais que um “centro” físico, deseja-se que o CAOV seja um centro na plena acepção da palavra, onde as atenções sejam personalizadas e direcionadas para as vocações, de modo que toda a arquidiocese se beneficie dos trabalhos e projetos que se desenvolverão para que todas as vocações sejam tratadas à luz de Cristo, verdadeiro centro para onde se orienta a vida humana em sua totalidade e radicalidade.

.

2. Objetivos

Nascido da experiência de vários retiros vocacionais realizados o CAOV tem por objetivo geral, prestar auxilio a reflexão e acompanhamento sobre a realidade vocacional do cristão em atendimentos em níveis humanos, cristãos e específicos de modo tanto individual quanto comunitário, dimensões imprescindíveis diante das quais as vocações haurem forças e ao mesmo tempo se dirigem.

“Nos centros de orientação vocacional, graças a uma experiência muito específica e imediata, os jovens podem fazer um verdadeiro e gradual caminho de discernimento. São acompanhados, para que, no momento certo, tenham condição não só de identificar o projeto de Deus sobre eles, mas de discernir a escolhê-lo como própria identidade.” (Pontifícias Obras para as vocações Eclesiásticas, Novas Vocações para uma Nova Europa)

2.1. Objetivos Gerais

O CAOV tem quatro frentes de atividade:

1) O Retiro Vocacional Anual que proporciona aos jovens fazerem uma experiência de reflexão e oração de modo mais profundo;

2) Os encontros vocacionais mensais;

3) O atendimento, a princípio em algumas paróquias, de modo que os jovens possam ser acompanhados por dois anos a partir do retiro e àqueles que ainda não tiveram a experiência do retiro, atividades diferenciadas;

4) Formação dos agentes envolvidos no projeto em todos os seus níveis.

.

2.2. Objetivos Específicos

Primeira frente:

O Retiro Vocacional

tem por objetivo oferecer aos jovens que desejam levar a sério o Evangelho de Nosso Senhor, uma maior intimidade com Ele aprofundando e discernindo a sua vocação. Os temas estão contemplados no Anexo II.

Segunda frente:

Os Encontros Vocacionais

acontecerão por dois anos no intuito de acompanhar os jovens que tiveram a experiência do Retiro Vocacional, acontecendo mensalmente. A orientação no primeiro ano acontece de modo geral e no segundo ano por área de interesse vocacional levando em conta as características, anseios e objetivos de cada indivíduo. Os temas desenvolvido ao longo dos dois anos estão contemplados no Anexo III.

Terceira frente:

Os Plantões Vocacionais

por regiões centrais que compreenderão a promoção de atividades como orações, palestras, orientação pessoal e missa pelas vocações.

Quarta frente:

Formação dos Agentes

para o CAOV. As formações mensais são destinadas aos agentes do CAOV, contudo, nada obsta a participação de outros interessados. Os temas para o primeiro ano de formação dos agentes estão contemplados no Anexo V.

3. Etapas

Para o jovem, a porta de entrada para as atividade de reflexão no CAOV é o

Retiro Vocacional

(2)

2

proporcionar-se-ão partilhas, vivências da palavra de Deus, o terço mariano, a celebração da Liturgia das Horas e vigílias eucarísticas, culminando com a celebração da Santa Missa.

Tendo participado do Retiro Vocacional, o jovem é convidado aos

Encontros Vocacionais

, um acompanhamento que se estenderá por dois anos, na paróquia de N. S. Auxiliadora em Laranjal e consta de dois momentos: pela manhã encontrarão ocasião as considerações espirituais e a Adoração ao Ssmo. Sacramento. Na parte da tarde, acontecerão as palestras em nível humano-afetivo e vocacional propriamente dito.

Os encontros se estabelecem em duas etapas. No primeiro ano as considerações vocacionais não visarão enfoques específicos, mas geral de modo que o jovem possa perceber o universo vocacional e suas implicações. No segundo ano, contar-se-á com reflexões mais dirigidas a cada vocação específica. O momento espiritual, contudo, tem uma estrutura comum para os dois anos.

Os

Plantões Vocacionais

constam de dois “braços”:

1). A direção espiritual e o acompanhamento personalizado dos jovens que participaram do Retiro Anual, pelos clérigos e orientação sob a experiência de alguns casais de notada reputação;

2). Embora as atividades do CAOV sejam diretamente dirigidas àqueles que participaram do Retiro Anual, na forma descrita acima, àqueles que não tendo participado do Retiro Anual destina-se um acompanhamento a fim de incentivá-los à perseverança na reflexão vocacional. Para tanto, dispor-se-á um grupo de agentes que apresentarão os objetivos do CAOV, os encaminharão (como preparação remota) para o Retiro Anual e promoverão palestras motivacionais com temas diversificados, conforme Anexo IV.

Os Plantões vocacionais acontecerão às terças-feiras (1ª terça-feira - Catedral, 2ª terça-feira - Matriz de São Gonçalo, 3ª terça-feira - Paróquia de Tanguá) em três turnos de acordo com cada realidade, sendo, ao longo destes dias, promovidas atividades como orações pelas vocações (se possível, depois de um maior entrosamento, mobilizando as pastorais e movimentos). O grande ápice deste dia é a Missa pelas vocações com cantos, munições, preces e etc. especificamente voltadas para o mistério da vocação.

Aqueles que se dispuseram com amor a trabalhar no CAOV comprometer-se-ão com a

Formação dos

Agentes

realizada possivelmente no primeiro domingo de cada mês na paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, em Laranjal e um retiro espiritual anual.

4. Recursos materiais e financeiros

O CAOV será mantido pelas doações da parte de benfeitores, dos Agentes, e dos jovens (por taxa de inscrição e outras eventuais doações). Materiais de divulgação como chaveiros, camisas, CDs serão fontes secundárias de arrecadação.

5. Outros elementos

Vislumbramos como perspectivas, a realização de um Retiro Vocacional e Plantões Vocacionais que atendam ao Vicariato Lagos em 2010.

6. Observações Gerais

O Organograma do CAOV encontra-se no Anexo I

A relação dos agentes do CAOV encontra-se no Anexo VI.

7. Considerações do autor do projeto

Quando se realizou o primeiro Retiro, em janeiro de 2001, ele não era o “Retiro Vocacional” e nem muito menos pretendia alcançar outras pessoas. Queria ser apenas um recolhimento do Padre Éric e eu na casa de retiro de Picos, território de nossa paróquia. No entanto, outras pessoas nos acompanharam. Rapidamente nos centramos nelas e as conduzimos num clima de silêncio e adoração a uma forte experiência com Deus.

Oito anos tendo se passado, somos capazes de olhar para trás e perceber como o Senhor, naqueles dias, trabalhou forte em nós, nos modelando! Lá Nosso Senhor já fincava em nossos corações um grande fervor apostólico, uma acentuada preocupação com a juventude, um carisma para o trabalho vocacional, uma preocupação com o cumprimento do plano de Deus por parte de cada pessoa, um método marcado pelo silêncio e pela adoração e coragem para se sacrificar.

Ao longo destes anos estas características foram sendo cada vez mais confirmadas e buriladas. A consciência de nossa fraqueza, ao se deparar com os frutos do trabalho, faz com que tenhamos certeza plena

(3)

3

da ação divina nos conduzindo. Isso nos dá paz, ânimo, coragem para seguir em frente, mesmo que muitas vezes não vejamos o que nos espera, mesmo que não tenhamos clareza de para onde estamos sendo conduzidos.

Hoje olhamos para trás e ainda escutamos em nossos ouvidos o clamor de tantos jovens pedindo ajuda para o discernimento; vemos oito retiros realizados; dezenas de jovens encaminhados; muitas pessoas trabalhando conosco. Olhamos para o hoje e vemos uma grande equipe apresentando à Arquidiocese um ousado projeto. Olhamos para frente e novamente temos a experiência de não saber onde estamos sendo conduzidos.

(4)

4

ANEXO I

CENTRO ARQUIDIOCESANO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL ORGANOGRAMA – Figura 1

(5)

5

CENTRO ARQUIDIOCESANO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL ORGANOGRAMA – Figura 2

(6)

6

CENTRO ARQUIDIOCESANO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

(7)

7

CENTRO ARQUIDIOCESANO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

(8)

8

CENTRO ARQUIDIOCESANO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

(9)

9

ANEXO II

Conteúdo desenvolvido no Retiro Vocacional

Os temas das pregações



O Amor de Deus e a configuração a Cristo



Segue-me



A importância do Sim



O discernimento Vocacional

Os temas dos “bate-papos”



Vida consagrada no matrimônio (com casais)



Vida consagrada no sacerdócio (com sacerdotes)



Vida consagrada no celibato (com religiosos)

No Retiro merecem destaque:



O clima de silêncio



O Santíssimo Sacramento exposto ao longo de todo o retiro

(10)

10

Programa de Formação sobre a Vida Espiritual para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 17 encontros distribuídos no período de dois anos. Estará dividido em 8

encontros no primeiro ano e 9 no segundo ano.

Temas de espiritualidade

1.

A filiação divina

2.

A vida de Oração

3.

O plano de vida espiritual

4.

A Palavra de Deus

5.

A Eucaristia

6.

O Espírito Santo

7.

O sofrimento cristão

8.

A comunhão dos santos

9.

A Igreja

10.

A Virgem Maria

11.

O apostolado

12.

Unidade de vida

13.

O pecado

14.

O sacramento da penitência

15.

A esperança cristã

16.

A alegria cristã

17.

A luta ascética

Bibliografia

CARVAJAL, Francisco F. Falar com Deus. Quadrante, São Paulo, 1995.

Catecismo da Igreja Católica

(11)

11

Programa de Formação Vocacional para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 8 encontros distribuídos no período de um ano

Temas sobre vocação

1.

O amor de Deus

2.

O plano de Deus

3.

Vocação

4.

Discernimento vocacional e perseverança no discernimento

5.

A insegurança no discernimento vocacional

6.

Vocação matrimonial

7.

Vocação consagrada

8.

Vocação sacerdotal

Bibliografia

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS. Curso Vocacional.

ALVARIÑO, Gonzalo Varela. Os que são chamados. Paulinas, São Paulo, 1999.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto “Apostolicam Actuositatem”. Paulus, São Paulo, 1997.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto “Presbyterorum Ordinis”. Paulus, São Paulo, 1997.

CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A FAMÍLIA.Família, Matrimônio e Uniões de fato. 2000.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica “Familiaris consortio”. 1991.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica “Vita Consecrata”.

(12)

12

Programa de Formação Humana para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 17 encontros distribuídos no período de dois anos. Estará dividido em 8

encontros no primeiro ano e 9 no segundo ano.

Temas sobre a formação Humana

1ª Formação: Tema: 1 – Vocação (3 encontros):

1.1 – A vida como Vocação;

1.2 – Psicologia da Vocação (alguns princípios):

1.3 – As origens da Vocação e suas etapas;

2ª Formação: Tema: 2 - A pessoa humana (5 encontros):

2.I – Identidade pessoal;

2.2 – Os vários níveis de identidade;

2.3 – Autenticidade;

2.4 – Crise de identidade.

3ª Formação: Tema: 3 - A história como projeto vocacional - de salvação – (9 encontros):

3.1 – Processo de Integração e seus dinamismos psicológicos;

3.1.1 – Recapitular a própria vida em torno à Cruz;

3.1.2 – Assumir a própria história;

3.1.2 – integridade pessoal e transformação do negativo;

3.2 – Integração e docibilidade

3.3 – Homem responsável;

(13)

13

3.1.2 – capacidade de resposta;

3.1.3 – testemunho individual.

3.1.4 – liberdade e responsabilidade

3.4 – Escrever a própria história de salvação

Bibliografia

GOYA, Benito. - Psicologia e vida consagrada. Paulus, São Paulo, 1999.

CENCINI, Amadeo.- A Árvore da Vida. Paulinas, São Paulo, 2005.

Outras referências

CENCINI, Amadeo. O Sentimento do Filho. Paulus, São Paulo, 2003.

CENCINI, Amadeo. Amarás o Senhor teu Deus. Paulinas, São Paulo, 2002.

FABRIS, R. O Deus que Chama, Itinerário Vocacional na Bíblia. Paulinas, São Paulo, 1989.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica “Christifideles Laici”. 1989.

(14)

14

Programa de Formação sobre o Sacerdócio para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 8 encontros distribuídos no período de um ano

Temas sobre o sacerdócio

1.

A oração como centro da vida sacerdotal

2.

A vocação no mundo atual

3.

Configuração a Cristo cabeça

4.

Caridade Pastoral

5.

A formação intelectual

6.

Ministro dos sacramentos

7.

O sacerdócio, as virtudes e os conselhos evangélicos I

8.

O sacerdócio, as virtudes e os conselhos evangélicos II

9.

O sacerdócio, as virtudes e os conselhos evangélicos III

Bibliografia

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto “Presbyterorum Ordinis”. Paulus, São Paulo, 1997.

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório para o ministério e a vida do presbítero. Loyola, São Paulo,

1996.

JOÃO PAULO II. “Pastores dabo vobis”. Paulinas, São Paulo, 1992.

JOÃO PAULO II. Carta aos sacerdotes. 1987.

(15)

15

Programa de Formação sobre o Matrimônio para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 9 encontros distribuídos no período de um ano

Temas sobre o Matrimônio

1.

Matrimônio também é vocação.

2.

Namoro: Caminho de discernimento ao Matrimônio

3.

Noivado: Preparação para o Matrimônio

4.

As Promessas Matrimoniais: Liberdade

5.

As Promessas Matrimoniais: Fidelidade

6.

As Promessas Matrimoniais: Abertura à Vida

7.

Amor Conjugal

8.

A Missão da Família

9.

Matrimônio como Caminho de Santidade

Bibliografia

AQUINO, Felipe.

Namoro.

BENTO XVI. Deus Caritas est.

CAFARREL, Pe. Henri. A Missão do Casal Cristão

Catecismo da Igreja Católica

CHARBONNEAU, Pe. Paul Eugenne. Amor e liberdade.

CHARBONNEAU, Pe. Paul Eugenne. Noivado

CHARBONNEAU, Pe. Paul Eugenne. Namoro e Virgindade.

CHARBONNEAU, Pe. Paul Eugenne. Pais e filhos - limitação dos nascimentos.

CHARBONNEAU, Pe. Paul Eugenne. Sentido cristão do casamento.

CIFUENTES, Dom Rafael L. Noivado e Casamento.

CIFUENTES, Dom Rafael L. 274 perguntas e respostas sobre sexo e amor

Código de Direito Canônico

(16)

16

CONCÍLIO VATICANO II. Apostolicam Actuositatem

CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes.

CONCÍLIO VATICANO II. Lúmen Gentium.

CONCÍLIO VATICANO II. Gravissimum Educationi.

CONGREGAÇÃO PARA A ORIENTAÇÃO CATÓLICA. Orientações educativas sobre o amor humano.

ESCRIVÁ, Josemaria. Temas atuais do cristianismo.

FERNANDEZ, Jaime. Matrimônio, Vocação de Amor

ICETA, Pe. Manuel. A família como vocação.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica “Christifideles Laici”.

JOÃO PAULO II. Catequeses sobre o amor humano.

JOÃO PAULO II. Familiaris Consortio.

JOÃO PAULO II. Carta às famílias.

MOHAMA, Pe. João. Namoro é isto.

MOHAMA, Pe. João. A vida sexual dos solteiros e casados.

MOHAMA, Pe. João. Casar para crescer.

MOHAMA, Pe. João. Ajustamento Conjugal.

PAULO VI. Humanae Vitae.

PIO XI. Casti Connubii.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS FAMÍLIAS. Preparação para o Matrimônio

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS FAMÍLIAS. Os filhos, primavera da família e da sociedade.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS FAMÍLIAS. Sexualidade humana: verdade e significado.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS FAMÍLIAS. Carta dos Direitos da Família

(17)

17

Programa de Formação sobre a Vida Consagrada para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 9 encontros distribuídos no período de um ano

Temas sobre a vida consagrada

1.

O que é ser um consagrado

2.

A vida contemplativa

2.1.

Os contemplativos

2.2.

Os monges cenobitas

2.3.

Os eremitas

3.

A vida apostólica ativa

3.1.

sociedade de vida apostólica

4.

Vida consagrada secular

4.1.

Ordem das virgens

5.

Comunidade de vida e aliança

Bibliografia

CABRA, Píer Giordano. Breve curso sobre a vida consagrada. Loyola, São Paulo.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto “Perfectae Caritatis”. Paulus, São Paulo,

1997.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica “Vita Consecrata”.

MUCHERY, Gerard. Vocações – Um guia para escolher os caminhos de Cristo. Paulinas, São

Paulo, 1998.

(18)

18

ANEXO IV

Programa de temas para o Plantão Vocacional para o

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

20 temas para as palestras nas sedes dos Plantões vocacionais.

Temas vocacionais

1.

Vocação: chamado de Deus a uma missão

2.

Vocação: resposta amorosa do homem a um chamado de Deus

3.

Discernimento vocacional: perseverança

4.

Discernimento vocacional e oração

5.

A vocação de Abraão: a fé (Gn 12,1-9)

6.

A vocação de Moisés: missão, conflito e temor (Ex 3)

7.

A vocação de Samuel: o papel do orientador vocacional (1Sm 3)

8.

A vocação de Davi: um jovem frágil (1Sm 16,1-13)

9.

A vocação de Jeremias: caráter dialogal da vocação (Jr 1,5-9)

10.

A vocação de Maria: abandono confiante aos desígnios de Deus (Lc 1,26-38)

11.

A vocação de Mateus: uma resposta imediata (Mt 9,9-17; Mc 2,13-17; Lc 5,27-32)

12.

A pesca milagrosa: confiança na palavra de Deus (Lc 5,1-11)

13.

A vocação dos primeiros discípulos: o chamado de Deus no cotidiano da vida (Mt 4,18-22)

14.

Os três casos de vocação: exigências da vocação (Mt 8,18-22; Lc 9,57-62)

15.

O possesso curado: a vocação não está pautada na vontade própria (Mc 5,1-20)

16.

O jovem rico: as conseqüências da recusa do chamado de Deus (Mc 10,17-22)

17.

As vocações na Igreja: hoje Deus continua chamando

18.

A vocação sacerdotal

19.

A vocação consagrada

20.

A vocação ao matrimônio

Bibliografia

ALVARIÑO, Gonzalo Varela. Os que são chamados. Paulinas, São Paulo, 1999.

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS. Curso Vocacional.

FABRIS, Rinaldo. O Deus que chama. Paulinas, São Paulo, 1990.

SCHOKEL, Luis Alonso. Bíblia do Peregrino. Paulus, São Paulo, 2002.

SUÁREZ, Federico. A Virgem Nossa Senhora. Quadrante. São Paulo. 2003.

RETAMALES, Santiago Silva. Os Discípulos de Jesus. Paulus. São Paulo, 2007.

(19)

19

ANEXO V

Programa do 1º ano de Formação para os agentes do

Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional

A Formação se desenvolverá em 9 encontros distribuídos no período de um ano

Temas sobre a teologia da vocação e a pastoral das vocações

1.

Vocação no pensar dos papas, da CNBB e do Vaticano II

2.

Dimensão trinitária da vocação

3.

Dimensão Eclesial da vocação

4.

Aspectos teológicos da pastoral vocacional

5.

Princípios gerais da pastoral vocacional

6.

Itinerário pastorais da vocação

7.

Pedagogia da vocação: introdução e semear (1ª etapa)

8.

Acompanhar (2ª etapa) e educar (3ª etapa)

9.

Formar (4ª etapa) e discernir (5ª etapa)

Bibliografia

JOÃO PAULO II. Pastores dabo vobis. Paulinas, São Paulo, 1992.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Lumem gentium. Paulus, São Paulo, 1997.

CNBB. Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. Paulinas, São Paulo, 1995.

(20)

20

ANEXO V

Cronograma de Atividades do CAOV

Janeiro:

- 9, 10 e 11 - Retiro Vocacional.

Fevereiro:

- 01 (1º dom) – Reunião de formação e organização dos plantões (das 15:30 às 18:30). - 08 (2º dom) – Pós-encontro de 15 as 19 h na Prq. N. Sra. Auxiliadora em Laranjal.

- 10 (2º terça) – Missa inaugural na Catedral de Niterói às 20h com a presidência de Dom Alano. - 17 (3ª terça) – Reunião com as pessoas do Plantão de Niterói, São Gonçalo e Tanguá.

- 28 (4º Sab) – Reunião de formação e organização (das 15:00 às 18:00).

Março:

- 01 (1º dom) – Encontro Vocacional (das 9:00 às 18:00).

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite.

Abril:

- 05 (1º dom) – Reunião de formação e organização (das 15:30 às 18:30).

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 19 (3º dom) – Encontro Vocacional (das 9:00 às 18:00).

Maio:

- 03 (1º - dom) – Reunião de formação e organização (das 15:30 às 18:30).

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 17 (3º dom) – Encontro Vocacional (das 9:00 às 18:00).

Junho:

- 06 (1º Sab) – Reunião de formação e organização (das 15:00 às 18:00).

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 07 (1º dom) – Encontro Vocacional (das 9:00 às 18:00).

Julho:

- 5 (1º dom) – Reunião de formação e organização (das 15:30 às 18:30).

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 18-19 (3º fim de semana) – Retiro para os agentes do CAOV.

Agosto:

- 2 (1º dom) – Reunião de formação e organização (das 15:30 às 18:30).

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 15 (3º Sab) – Reunião do Retiro Vocacional (das 14:30 às 16:30).

- 16 (3º dom) – Encontro Vocacional (das 09:00 às 18:00).

Setembro:

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 06 (1º dom) – Reunião de formação e organização (das 15:30 às 18:30).

- 19 (3º sáb) – Reunião do Retiro Vocacional (das 14:30 às 16:30). - 20 (3º dom) – Encontro Vocacional (das 09:00 às 18:00). Outubro:

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 4 (1º dom) – Reunião de formação e organização (das 15:30 às 18:30).

- 17 (3º sáb) – Reunião do Retiro Vocacional (das 14:30 às 16:30). - 18 (3º dom) – Encontro Vocacional (das 09:00 às 18:00).

- 31 (5º Sab) – Reunião de formação e organização (das 15:00 às 18:00).

Novembro:

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 15 (3º dom) – Encontro Vocacional (das 09:00 às 18:00).

- 21 (3º sáb) – Reunião do Retiro Vocacional (das 14:30 às 16:30).

Dezembro:

- As terças – Plantão Vocacional (manhã, tarde e noite), Santa Missa e Palestra a noite. - 6 (1º dom) – Confraternização e avaliação do ano.

Referências

Documentos relacionados

Face ao contexto laboral actual que se caracteriza pela instabilidade e escassez do emprego, surge a preocupação de encontrar estratégias para desenvolver

autoavaliação da melhoria do processo de organização da escola, no desenvolvimento curricular, na formação contínua e na educação inclusiva B1.M1) Assegurar a compilação

O cenário do estudo se deu na Unidade Básica de Saúde nº 11 de Ceilândia – DF, em 2015, a população do estudo foi composta por idosos com diabetes mellitus, sendo

Para os ativos financeiros mensurados ao custo amortizado, a perda por imparidade a reconhecer corresponde à diferença entre a quantia escriturada do activo e o

O direito ao desencarcera- mento do acusado preso cautelarmente, caso não seja julgado no prazo razoável: análise dos critérios utilizados para aferição do excesso de prazo da

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

O candidato que não comparecer a qualquer uma das provas ou sessões para as quais for convocado, nos dias, horários e locais, estabelecidos pela Comissão Examinadora,