• Nenhum resultado encontrado

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Secretaria Nacional de Promoção

dos Direitos da Criança e do Adolescente Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Programa Nacional de

Enfrentamento da Violência

Sexual contra Crianças

e Adolescentes.

(2)

Presidente da República

Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Paulo de Tarso Vannuchi

Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

Carmen Silveira de Oliveira

Diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente

Marcia Ustra Soares

Coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual

contra Crianças e Adolescentes

Leila Regina Paiva de Souza

CriANçAS E AdolESCENtES

São VítimAS dE ViolêNCiA SExuAl. o quE fAzEr?

A primeira coisa a se fazer é reconhecer a gravidade do problema! O Disque 100 já registrou, desde o seu surgimento em maio de 2003, mais de 140 mil denúncias sobre violência contra crianças e adolescentes. E a violência sexual representa cerca de um terço desse número.

A segunda coisa a fazer é agir! A Constituição Federal de 1988, no artigo 227, prevê que a proteção e a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes é responsabilidade da família, da sociedade e do Estado. Todos esses entes têm um papel essencial nas ações de enfrentamento a essa prática danosa ao efetivo desenvolvimento social do Brasil.

A cartilha que você tem em mãos pretende divulgar o compromisso do Estado brasileiro com essa área nos últimos anos.

PNEVSCA

:

um ProgrAmA quE zElA

PEloS dirEitoS dE mENiNAS E mENiNoS

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2003, passa a contar com uma área específica para tratar da prática da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.

É quando surge o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o PNEVSCA. A sua criação consolida o compromisso do Estado brasileiro com essa causa!

Atualmente, o Programa compõe a estrutura da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e coordena políticas importantes como o Disque 100 e o PAIR.

DISQUE DENÚNCIA NACIONAL DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Disque

Crianças e adolescentes do projeto Giração no Carnaval de Brasília: campanha que lançou o slogan “Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de Cidade ou disque 100!”

(3)

Sintonia internacional

o Brasil e o mundo comprometidos com o tema

O Brasil sediou, em 2008, a terceira edição do Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o maior evento internacional desse tema. A estrutura e o número expressivo de participantes, bem como a sua diversidade, fizeram com que a versão brasileira superasse as duas anteriores, que ocorreram na Suécia, em 1996, e no Japão, em 2001.

No evento brasileiro, resultaram dois documentos – a Declaração do Rio de Janeiro e a Chamada para Ação –, cujas diretrizes passaram a balizar as ações dos países participantes para essa área.

Para conseguir bons resultados

é preciso agir em parceria

O Governo Federal, em 2007, instituiu a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Composta por ministérios, sociedade civil e organismos de cooperação internacional, a Comissão se reúne mensalmente para articular políticas públicas e medidas conjuntas. Essa iniciativa permite ações mais efetivas, já que o problema da violência sexual perpassa diversas áreas e instituições, como a Justiça, a polícia, a saúde, o turismo, os direitos humanos etc.

Revoada de balões no Parque da cidade de Brasília, em 2009: comemoração do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Seminário do Disque 100 para gestores públicos da área da infância e da adolescência: na mesa, de óculos, a saudosa Neide Castanha, protagonista inesquecível do movimento nacional pelos direitos de meninos e meninas.

(4)

PAir

é possível melhorar o funcionamento

das instituições com parceria

O Programa de Ações Integradas e Referenciais de enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) é uma metodologia cujo principal objetivo é criar e fortalecer as instituições municipais que atuam no enfrentamento à violência sexual.

Inicialmente aplicada em seis municípios de seis estados, a metodologia do PAIR, que é de abrangência nacional, está em franco processo de expansão. Atualmente, atinge mais de 548 municípios, em 24 estados. E esse número tende a aumentar! A metodologia do PAIR prevê algumas etapas, entre as quais se destacam: 1) a articulação política de cada município; 2) a formação de um grupo intersetorial; 3) a realização de um Diagnóstico Rápido Participativo que mapeie a situação das instituições responsáveis; 4) a realização de seminários; 5) a construção de um Plano Operativo Local; 6) e a capacitação dos agentes que atuam nessa rede de instituições.

Mais recentemente, o PAIR vive um processo de internacionalização, expandindo as suas atividades para os países do Mercosul.

Projetos inovadores

criatividade a serviço da proteção

de crianças e adolescentes

O PNEVSCA investe em projetos que apresentem alguma inovação para o atendimento humanizado às vítimas de violência sexual. Esse processo se dá por meio de um edital lançado anualmente pela Secretaria de Direitos Humanos. Quando um projeto é avaliado como inovador, o PNEVSCA concede apoio financeiro e logístico com o objetivo de levar aquela experiência para outros lugares do país, incentivando a criatividade das instituições que atuam nessa área.

A avaliação desses projetos também leva em consideração idéias que atuem no enfrentamento da desigualdade social, sexual, religiosa, étnica, de cor da pele, por deficiências etc.; e que promova a inclusão de crianças e adolescentes nos setores de Segurança, Justiça e Responsabilidade Social.

O PNEVSCA oferece apoio ao Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e aos seus pontos de apoio regionais, os chamados pontos focais.

O apoio abrange organizações como o Cecria e o Coletivo Mulher Vida, comitês cuja atuação é nacional; e o Cedeca Pé na Tábua, que coordena as ações na região norte.

Esses comitês mobilizam as instituições locais responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes. Além disso, monitoram a execução das políticas públicas e demais ações do Poder Público, cobrando o cumprimento das diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Apoio a Comitês

fortalecendo o controle social

As campanhas de sensibilização são outro foco importante da atuação do PNEVSCA. O programa realiza, com a ajuda de parceiros, campanhas publicitárias de alcance nacional. Os principais exemplos são:

• O carnaval, período festivo em que práticas de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentam;

• Divulgação do Disque 100, incentivando a população a denunciar casos de violência;

• Divulgação do endereço eletrônico do Disque 100 (www.disque100.gov.br), que recebe denúncias de pornografia na Internet;

• Campanha do 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes;

• Empresas contra a Exploração Sexual, campanha de responsabilidade social fruto de uma parceria inédita entre a SDH e importantes empresas brasileiras.

A comunicação como ferramenta para a

garantia dos direitos humanos

AtiVidAdES do

PNEVSCA

DISQUE DENÚNCIA NACIONAL DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Disque

O Disque Denúncia Nacional (Disque 100) recebe denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O serviço fun-ciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

Desde 2003, ano da sua criação, o Disque 100 já recebeu mais de 140 mil denúncias de todo o país. As denúncias são en-caminhadas para os órgãos e instituições responsáveis (con-selho tutelar, polícia, serviços de saúde etc.) no local onde a vítima se encontra.

Desde 2009, o disque 100 passou a receber denúncias de por-nografia na internet pelo site: www.disque100.gov.br. O serviço é executado em parceria com o Centro de Referên-cia, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e a Petrobras.

disque 100

denúncias anônimas e gratuitas

O Programa Nacional de enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNEVSCA) procura agir nos diversos aspectos do problema.

Um desses aspectos é garantir que o cidadão possa fazer uma denúncia quando souber de alguma violência cometida con-tra crianças e adolescentes. Por isso, o PNEVSCA coordena o Disque 100.

O Programa também executa o PAIR, uma metodologia apli-cada nos estados e municípios do país com o objetivo de mel-horar a relação entre as instituições que atuam na área de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O PNEVSCA ainda concede apoio financeiro a projetos de caráter inovador e a comitês que trabalham com o enfrenta-mento à violência sexual. Como último ponto, é o PNEVSCA que realiza algumas das maiores campanhas nacionais da área. Mas vamos ver como tudo isso funciona passo a passo.

mudar uma realidade exige ações

eficientes em várias frentes

Bonecos, música e espetáculos teatrais ocupam o espaço urbano: campanha do carnaval de 2010 em Belo Horizonte

(5)

- III Congresso Mundial – Realizado o III Congresso Mundial

de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro. O Congresso foi o maior evento já realizado no mundo sobre o tema, com a participação de 3.515 pessoas de 160 países.

- Disque 100 – Assinado acordo com a Safernet Brasil e Departamento

de Polícia Federal, para criação de um serviço online para receber denúncias de pornografia infantil na internet.

- Pair – Assinado o projeto Rede Regional de Luta contra o Tráfico

de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual na Região do Mercosul, entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

- Disque 100 – Inaugurada a sede da Central de Atendimento com

aumento de 12 para 20 pontos de teleatendimentos.

2009

- Sensibilização – Lançada a 4ª edição da Campanha de

Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval, em Manaus e mais 11 cidades.

- Disque 100 – Assinado com o Ministério Público dos Estados

um termo de parceria para o monitoramente das denúncias recebidas pelo serviço.

- Disque 100 – Realizado o 2º Seminário do Disque Denúncia

Nacional para compartilhar experiências dos disques-denúncia do País.

- Disque 100 – Publicada a Sistematização da Metodologia do

Disque Denúncia Nacional

- Pair – Realizada a Oficina: Estratégias de Expansão da

Implementação do PAIR nos municípios da Agenda Social e das regiões de fronteira.

- Pair - Capacitação de consultores estaduais do PAIR, em Brasília. - Sensibilização – Lançada a campanha do 18

de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceira com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Pair – Realizada oficina para redefinição de

conteúdos da matriz de capacitação e assistência técnica do PAIR.

- Capacitação - Curso de capacitação de técnicos do

Poder Judiciário para a coleta de depoimentos de crianças e adolescentes, em Porto Alegre.

- Disque 100 - Realizado seminário do Disque Denúncia Nacional

para gestores de ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes de 24 estados e do Distrito Federal.

- Símpósio Internacional- Realizado o I Simpósio Internacional:

Culturas e Práticas Não-Revitimizantes de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes em Processos Judiciais, com participantes do Brasil e de mais sete países.

- Pair – Realizada a capacitação dos assessores locais do PAIR. - Capacitação - Capacitação dos técnicos da Associação Nacional

dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).

- Disque 100 - Lançado site www.disque100.gov.br, um canal para

receber denúncias de pornografia infantil na internet.

- Disque 100 – Capacitação dos colaboradores do Disque 100 para

garantir a qualidade do serviço prestado.

2010

- Lançamento do Prêmio Neide Castanha.

- Sensibilização – Lançada 5ª edição da campanha de Carnaval

2010: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, no Rio de Janeiro e em mais 14 cidades.

- Pair – Reunião de trabalho da iniciativa Estratégia Regional de

Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Mercosul, em Buenos Aires.

- Disque 100 – Capacitação de novos profissionais do Disque 100. - Projeto Inovador – Apresentada peça Trajetória X, baseada na

pesquisa “A Trajetória Social de Crianças e Adolescentes em Situação de Exploração Sexual na Rodoviária e Setor Comercial Sul” (2008/2009), em parceria com a UnB.

2008

- Disque 100 – Revisado os procedimentos e instrumentos do serviço, com foco na proteção da vítima e na humanização do atendimento.

- Disque 100 – Criada a Central de Monitoramento das denúncias

encaminhadas pelo Disque 100 às redes locais.

- Sensibilização – Lançada a campanha de Carnaval 2008: “Sexo,

só se for legal – Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime”.

- Disque 100 - Realizado o Encontro Nacional com atores da rede

local dos 26 estados e do Distrito Federal para acordo sobre o Fluxo de Retaguarda do serviço.

- Disque 100 - Inclusão do serviço no Plano Plurianual –

PPA/2008-2011

- Pair – Realizado o 1º Encontro Nacional de Executores do PAIR - III Congresso Mundial – Lançado o III Congresso Mundial

de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, onde foi instituída uma secretaria executiva coordenada pelo PNEVSCA.

- Sensibilização - Lançada a campanha do 18 de Maio: Dia

Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

- Pair - Lançamento de duas publicações sobre o PAIR: Consolidando

a Experiência do Pair e Avaliação do Processo de Implantação do PAIR.

- Disque 100 – Assinado acordo para o envio imediato e o

monitoramento das denúncias de pornografia na Internet e de tráfico de crianças e adolescentes para a divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal através do e-mail do Disque 100.

- Pair – Realizado o 2º Encontro Nacional de Executores do PAIR. - III Congresso Mundial - Reunião com primeira-dama Marisa

Letícia e 53 empresários mobilizados contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

- III Congresso Mundial – Realizado da Consulta Nacional e do

Encontro Nacional dos Adolescentes em preparação ao III Congresso Mundial.

liNHA do tEmPo

A HiStóriA rECENtE do PNEVSCA:

PriNCiPAiS AçõES

A apresentadora Xuxa e o ministro Paulo Vannuchi no evento que marcou a entrada de várias empresas brasileiras no enfrentamento nacional da violência sexual III Congresso Mundial de Enfrentamento da

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorreu em 2008 no Rio de Janeiro. Na foto, celebra-se a assinatura do acordo entre SDH e a ONG Safernet que criou o endereço eletrônico do Disque 100 (www.disque100.gov.br), destinado às denúncias de pornografia na internet

(6)

- Sensibilização – Lançada a campanha “Faça bonito. Proteja

nossas crianças e adolescentes”, para atividades do 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

- Sensibilização - Lançado Prêmio Neide Castanha, destinado a

pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque na atuação do enfrentamento da violência sexual.

- Seminário – Realizado seminário nacional “Exploração

Sexual de Crianças e Adolescentes: novas estratégias de enfrentamento”, em parceria com o Sesi.

- Disque 100 – Discutido com os países da tríplice fronteira a

proposta para criação de um número único para o Mercosul.

- Oficina – Realizado o encontro Política de Direitos Humanos da

Criança e do Adolescente e o Pacto Federativo, com objetivo de promover intercâmbio entre os gestores municipais e estaduais e o governo federal.

- Sensibilização – Lançada campanha de enfrentamento da

exploração sexual voltada a empresários do país, em parceria com a Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH).

- Sensibilização – Assinado a Declaração de Compromisso

Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes por 25 empresas firmaram acordo inédito para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

- Pair - Reunião de avaliação e planejamento dos consultores do

PAIR, com a participação do grupo Casa Poema.

- Projeto Inovador – Disseminada a metodologia da Ong Lua Nova,

que atende jovens mães em situação de risco social, para gestores municipais e estaduais de ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

- Capacitação – Realizada oficina de Capacitação de atores da Rede

de Proteção a Crianças e Adolescentes ameaçados de morte na área do enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, com a participação de 30 técnicos.

- III Congresso Mundial – Publicado os anais do III Congresso

Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Bagcoc.

- Pesquisa - Publicado o mapeamento dos pontos vulneráveis à

exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Childhood Brasil.

- Disque 100 – Realizada oficina do Hotline para criação de um fluxo para o monitoramento das denúncias de pornografia infantil recebidas através do site.

CONTATOS:

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes-PNEVSCA:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre “A”, 8º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200

Telefones: (61) 2025.9907 – email – pnevsca@sedh.gov.br

Emília concentra as atenções no primeiro bloco de rua do Girafolia, na campanha do carnaval em Brasília

Oficina de teatro para gestores do PAIR com a atriz e escritora Elisa Lucinda

ONG Lua Nova: quando arte e direitos

(7)

Referências

Documentos relacionados

Foi elaborado um questionário semiestruturado composto por questões fechadas (únicas e múltiplas) e abertas, subdividido em duas partes: um referente ao perfil

Todas as espécies estudadas do gênero Cordia de ambos os subgêneros Myxa e Varronia, foram analisadas através do teste de carmim acético a fim de verificar a

Sensibilizar e incentivar o público infanto-juvenil para se engajar na execução do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Estimular

A instituição do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes 4 e da Comissão Intersetorial no âmbito do governo federal,

Para alcançar o objetivo geral, lançou-se os seguintes objetivos específicos: Distinguir o tipo de orçamento que é aplicado na instituição objeto de estudo; (a)Identificar

CPM CPC oCPM (CPM Otimizado) CPA Para alcançar máximo de pessoas possíveis, ou quando se tem um target muito pequeno ou altamente trabalhado. Bid ideal

Luckesi (2003) nos alerta sobre o perigo de continuar exercendo o mesmo tipo de avaliação que era exercida nas décadas passadas, que levava em consideração a promoção em

Consideramos que os pontos fortes da disciplina foram os seguintes: criou-se um espaço para discussão e debate na área de games dentro do PPGTIC; a variedade