• Nenhum resultado encontrado

[Gabarito] SEMANA 09

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[Gabarito] SEMANA 09"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 01. Letra C. QUESTÃO 02. Letra C. QUESTÃO 03. Letra B. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra C. QUESTÃO 06. Letra D. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra D. QUESTÃO 09. Letra C. QUESTÃO 10. Letra D.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 01. Letra D. Inicialmente: 500 bactérias

Após 2 horas: 500.2 = 1000 bactérias Após 4 horas: 1000.2 = 2000 bactérias Após 6 horas: 2000.2 = 4000 bactérias

QUESTÃO 02. Letra C. 0,8 t 0,8 t 0,8 t 0,8t 0,8t 2 T 160 2 25 65 160 2 25 40 160 2 2 1 4 2 2 0,8 t 2 t 2,5 minutos                        

(3)

QUESTÃO 03. Letra B.

Seja N a função definida por N(t)100 2 , 3t em que N(t) é o número de microrganismos t horas após o início do experimento.

Portanto, o tempo necessário para que a população de 100 microrganismos passe a ser de 3.200 indivíduos é

tal que 3t 3t 5 5 3200 100 2 2 2 t h, 3       ou seja, 1h e 40min. QUESTÃO 04. Letra B. n 7782 6 n n 2 7782 6 6.36 36 1296 36 36 n 2 6           QUESTÃO 05. Letra B. V(45) = 60.000. 15 45 2  V(45) = 60.000.2-3 = 60.000.(1/8) = 7500 Resposta R$ 7.500,00 QUESTÃO 06. Letra B. QUESTÃO 07. Letra B. QUESTÃO 08. Letra C. QUESTÃO 09. Letra C. QUESTÃO 10. Letra C. QUESTÃO 11. Letra B. QUESTÃO 12. Letra D.

FÍSICA

QUESTÃO 01. Letra E. QUESTÃO 02. Letra D. QUESTÃO 03. Letra D. QUESTÃO 04. Letra D. QUESTÃO 05. Letra B.

(4)

QUESTÃO 06. Letra D. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra C. QUESTÃO 09. Letra A. QUESTÃO 10. Letra C. QUESTÃO 11. Letra C. QUESTÃO 12. Letra E. QUESTÃO 13. Letra B.

BIOLOGIA

QUESTÃO 01. Letra A. QUESTÃO 02. Letra A. QUESTÃO 03. Letra A. QUESTÃO 04. Letra B. QUESTÃO 05. Letra D. QUESTÃO 06. Letra E. QUESTÃO 07. Letra B. QUESTÃO 08. Letra A. QUESTÃO 09. Letra D. QUESTÃO 10. Letra C.

(5)

QUÍMICA

QUESTÃO 01. Letra B.

Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos).

QUESTÃO 02. Letra C.

A respeito do pentaceno, podemos afirmar que:

I. É uma molécula que apresenta cadeia carbônica aromática polinuclear, pois tem cinco núcleos condensados.

II. A sua fórmula molecular é C22H14, pois tem 22 carbonos e 14 hidrogênios.

III. O pentaceno poderá ser utilizado na indústria eletrônica, pois apresenta ressonância (núcleo aromático). QUESTÃO 03. Letra E. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra E.

HISTÓRIA

QUESTÃO 01. Letra E. QUESTÃO 02. Letra A. QUESTÃO 03. Letra D. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra E. QUESTÃO 06. Letra E. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra B. QUESTÃO 09. Letra D. QUESTÃO 10. Letra A.

(6)

QUESTÃO 11. Letra D.

Justificativa a partir das erradas:

Afirmativa [I] – a Doutrina Monroe foi estabelecida a partir do princípio da não-interferência da Europa sobre o continente americano. Seu lema era a América para os americanos;

Afirmativa [IV] – a classe social que liderou o movimento de Independência e depois se beneficiou do sucesso do mesmo na América Latina foi a dos criollos (brancos descendentes de europeus nascidos na América) e não a dos indígenas e mestiços.

QUESTÃO 12. Letra A.

A Doutrina do Destino Manifesto transmitia a ideia de eleição do povo norte-americano como o escolhido para influenciar o resto do mundo. Nesse sentido, era natural e necessário expandir-se para outros lugares, levando consigo seu traço cultural superior. Essa ideia foi usada para justificar várias expansões do território, como o avanço para as terras à Oeste

QUESTÃO 13. Letra B.

Somente a alternativa [B] possui uma imprecisão histórica. A Doutrina Monroe, que surgiu nos EUA em 1823 pelo presidente James Monroe, afirmava que os EUA não permitiriam a recolonização da América recém-independente que vinha sendo tentada pelas potências europeias a partir de intervenções da Santa Aliança (que foi uma espécie de braço armado do Congresso de Viena) e não do Congresso de Viena.

QUESTÃO 14. Letra C.

A unificação política da grande maior parte do território italiano, em 1861, levou à formação do Reino da Itália sob o governo de Vítor Emanuel II, que estabeleceu as bases do seu poder em uma forte aliança com os latifundiários do novo país, o que proporcionou uma ainda maior concentração de terras aliada à expulsão de camponeses de suas terras. Uma das opções desse enorme contingente era justamente a emigração para a América.

QUESTÃO 15. Letra D.

O aluno pode chegar à resposta correta a partir do conhecimento de que o processo de unificação alemã foi dirigido pela burguesia industrial alemã, sob liderança de Bismarck, em aliança com membros da aristocracia que via nessa unificação a consolidação do 1º império (Reich) alemão, enquanto no processo de unificação italiana ocorre uma forte participação das camadas populares e camponesas do sul da Itália, liderados por Giuseppe Garibaldi, fato que pode ser atestado na imagem do líder italiano que se apresenta como uma pessoa do povo (imagem II).

QUESTÃO 16. Letra D.

A única alternativa que contém erros é a III – No fim do século XIX, sobreveio a primeira Grande Depressão (1873 - 1896), que fortaleceu as empresas pela centralização e concentração do capital. A crise obrigou as empresas a reorganizar a produção; o capitalismo entrou em nova fase, a fase monopolista caracterizada por forte concentração dos capitais; fusão do capital bancário com o capital industrial; exportação de capitais, que supera a exportação de mercadorias; surgimento de monopólios internacionais que partilham o mundo entre si. Apenas no século XIX, esse processo foi acompanhado pela expansão imperialista na Ásia e na África, como instrumento para garantir a exportação de capitais e facilitar movimentos migratórios da metrópole em direção às colônias.

(7)

GEOGRAFIA

QUESTÃO 01. Letra B.

Comentário: Mesmo considerando-se que não é necessariamente toda a população do Iraque que participa

da luta contra as forças de ocupação de seu país, é evidente que amplos setores da sociedade, com maior ênfase a comunidade Sunita na região central, não aceitam a presença de estrangeiros no país. Isso fortalece o movimento de resistência, que tem intensificado seus ataques, provocando assim um aumento significativo do número de mortes de estrangeiros no país.

QUESTÃO 02. Letra C.

Comentário: O movimento popular palestino – a Intifada – iniciado em 1987, coordenado pela OLP, criou

condições para o estabelecimento de acordos na década de 1990 entre o Estado de Israel e a Autoridade Nacional Palestina.

Apesar do grande avanço que os acordos entre israelenses e palestinos significaram, ainda existem pontos importantes de discussão, como o status de Jerusalém, a condição dos refugiados palestinos e das colônias judaicas em Gaza e na Cisjordânia.

As Colinas de Golã, ocupadas por Israel em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, são ainda hoje exigidas pela Síria. Seu status não diz respeito diretamente ao conflito entre israelenses e palestinos. As Colinas de Golã constituem porção estratégica em relação ao Vale do Hula e às nascentes e formadores do Rio Jordão.

QUESTÃO 03. Letra A.

Comentário: Utilizar conhecimentos geográficos no processo de dominação de espaços, controle de

territórios e subordinação de outros Estados é uma prática muito antiga, que só foi aperfeiçoada com o desenvolvimento da tecnologia. A superioridade bélica e tecnológica dos Estados Unidos se tornou mais evidente a cada novo conflito no qual esse país se envolveu nas últimas décadas. Tem-se tornado comum, por exemplo, o uso de fotografias aéreas de grande altitude e de imagens de alta resolução feitas por satélites, o que permite maior precisão bélica, melhor deslocamento de tropas e rápida ocupação do espaço geográfico, pois possibilita a montagem de mapas de grande escala, com grande detalhamento dos locais cartografados.

QUESTÃO 04. Letra C.

Comentário: O Hezbollah se forma a partir de 1982, no sul do Líbano, como modelo de resistência à pressão

de Israel no sul do país. O apoio indireto para o grupo é dado pelo Irã, e de forma direta pela Síria.

QUESTÃO 05. Letra E.

Comentário: A implantação do Estado judeu no Oriente Próximo (que muitos chamam de “Médio”) resultou

de diversos fatores, vários deles externos à problemática da região. Entretanto, é inegável que esse evento foi facilitado pelas inúmeras divisões existentes no mundo árabe-muçulmano, desde a divisão entre sunitas e xiitas até graves rivalidades políticas, como a existente entre repúblicas e monarquias, ou ainda inimizades dinásticas entre a dinastia Saudita e a dinastia Haxemita, que em 1948 reinava na Jordânia e no Iraque.

QUESTÃO 06. Letra C.

QUESTÃO 07. Letra B.

QUESTÃO 08. Letra B.

QUESTÃO 09. Letra C.

Referências

Documentos relacionados

A Fraternidade, assim, aplicada às questões de identidade de gênero, e em especial às identidades “trans” funcionará como uma possibilidade real de reconhecimento

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

O presente artigo discute o tema do Feminicídio, especificamente, na cidade de Campina Grande. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e do tipo

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o