• Nenhum resultado encontrado

5 a Edição aborda melhorias em projeto e produção das estruturas de concreto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5 a Edição aborda melhorias em projeto e produção das estruturas de concreto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

5

a

Edição aborda melhorias em projeto

e produção das estruturas de concreto

Maio/Novembro 2011 | Ano 11 | No84

5

a

Edição aborda melhorias em projeto

e produção das estruturas de concreto

Processos mais industrializados e mão de obra melhor qualificada foram citados como

itens importantes para a melhoria técnica dos empreendimentos imobiliários. Essa foi

a tônica da 5ª edição do Dia do Engenheiro, realizada pelo Comitê de Tecnologia e

Custos (CTC) da Ademi-PE, reunindo aproximadamente 300 profissionais, entre

empresários, engenheiros, professores, técnicos, mestres de obras, estudantes.

(2)

niciativa das mais louváveis do Comitê de Tec-nologia e Custos (CTC) da Ademi-PE, a 5ª edi-ção do Dia do Engenheiro foi mais uma aedi-ção vitoriosa da entidade. Foram reunidos empre-sários, engenheiros, professores, técnicos, mes-tres de obras e estudantes, dentre outros partici-pantes, numa tarde de debates proveitosos em torno da busca por melhorias nos projetos e na produção.

O constante aprimoramento da qualidade das obras de concreto - alvo das discussões - é fundamental para que tenhamos, cada vez mais, empreendimentos modernos e confortáveis à disposição do consumidor de imóveis.

Por isso, discutir com a cadeia produtiva pos-sibilidades de melhoria na especificação em projeto, na produção de concreto, no lançamento e produção da estrutura na obra é sempre um tema atual e profícuo.

Queremos parabenizar o CTC pelo sucesso do evento, nas pessoas do coordenador Bruno Bacelar, do vice, Lucian Fragoso, e do assessor técnico, professor Alberto Casado, que trabalharam com dedicação para que tivéssemos mais um evento de destaque.

Mensalmente, na segunda terça-feira de cada mês, os integrantes do CTC reúnem-se e recebem

convi-dados para debates sobre temas tecnológicos da atualidade. Dessas discus-sões têm saído importan-tes instrumentos para au-xiliar o desenvolvimento da engenharia de nossas obras, a exemplo da

mi-nuta contratual de prestação de serviços de con-cretagem - lançada no final do Dia do Engenheiro.

Outra ação do CTC que tem dado frutos positivos são as visitas técnicas a empreendimentos que utilizam novas tecnologias e que se destacam no cenário de crescimento econômico de Pernambuco. Foi assim, por exemplo, no caso da delegação que visitou as obras da Refinaria Abreu e Lima, em Suape. No local, pudemos ter a visão de um empreendimento da mais alta en-vergadura, que orgulha a todos os pernambucanos.

Por tudo isso,só temos que elogiar e incentivar nossos associados para que participem do CTC. Esse Comitê tem resultado em importantes contribuições para o setor da construção imobiliária e necessita da participação e colaboração de todos para que possa crescer cada vez mais.

ALEXANDRE MIRINDA Presidente

I

EDITORIAL

(3)

A

discussão sobre melhorias na es-trutura de concreto dos edifícios e o lançamento da minuta tratual de prestação de serviços de con-cretagem foram dois pontos de destaque da 5ª edição do Dia do Engenheiro. Ao sair do evento, cada participante teve acesso a um exemplar do modelo de mi-nuta contratual, que foi resultante de um detalhado trabalho realizado ao longo do ano pelo Comitê de Tecnologia e Custos (CTC) da Ademi-PE. Essa ação foi coordenada pelo professor Alberto Casa-do e o consultor Tibério Andrade, além dos coordenadores de grupos de trabalho do CTC, engenheiros Arnaldo Ferreira, Robson Maciel e Michelli Fialho.

"Esse tema tem estado tão presente nos canteiros de obras das empresas afiliadas que não poderíamos deixar de elegê-lo como alvo principal do nosso evento técnico. Estamos aqui diante de uma plateia de jovens profissionais sedentos por conhecer mais e desenvol-ver um trabalho com qualidade contínua e de melhores resultados", assinalou o presidente Alexandre Mirinda.

Ao longo de uma tarde de palestras, os participantes puderam debater em tor-no do tema central "Estruturas de con-creto: melhorias de projeto e produção". A primeira abordagem ficou a cargo

do professor Ricardo França, do De-partamento de Estruturas e Geotecnia da USP, que falou sobre "Projetos de estrutura de edifícios no Brasil: evolução, necessidades e tendências para os empre-endimentos atuais e futuros".

Em seguida, a coordenadora da Comunidade da Construção em Sal-vador, Tatiana Ferraz, fez um relato da experiência bem-sucedida na Bahia para melhoria do serviço de concretagem.

Uma apresentação das vantagens dos elevadores de alta performance ficou sob a responsabilidade de José Luís Mundim, que representou o fornecedor Altas Schindler.

Já o tema "Patologias e controle da qualidade de estruturas de concreto" foi analisado pelo professor Antônio Carmo-na Filho, da Exata Engenharia e As-sessoria/SP.

A experiência da Gafisa em logística nos canteiros de obras foi abordada pela engenheira Patrícia de Faria. E, por fim, foi lançada oficialmente a minuta de contrato para prestação de serviços de concretagem.

"Procuramos elaborar um evento que valorizasse a cadeia da construção civil, adequando formas de produção e qualificando mão de obra", observou o diretor de Tecnologia e Custos da

Ademi-PE e coordenador do CTC, Bruno Ba-celar. Segundo ele, é importante o envol-vimento de todos numa obra para atender os objetivos do empreendimento e bene-ficiar a cadeia construtiva.

Um detalhe interessante do Dia do Engenheiro deste ano foi a homenagem póstuma a um dos fundadores do CTC, engenheiro Marcos Eli Soares de Araújo, que faleceu recentemente vítima de um acidente aéreo. Como um reconhecimen-to à atuação do profissional, a Ademi-PE resolveu conceder troféus aos palestran-tes com o nome de Eli, por meio de uma peça assinada pelo escultor Alex Mont’Elbert. Representando a família do homenageado, estavam presentes a esposa Gláucia Araújo, os filhos e o irmão Geylson Sá.

A 5ª edição do Dia do Engenheiro teve a participação também do vice-coordenador do CTC, Lucian Fragoso, do assessor técnico e professor Alberto Casado, além da engenheira Maria Suenne Pinho, entre outros. Foram patrocinadores: Atlas Schindler, Bosch, Gerdau, Betumat, Squadra, Esaf, Macxicola, ABCP, Polimix, Esperança Nordeste, Krona e Pamesa. Apoiam o evento: Fiepe, Crea-PE, Politech, Sin-duscon-PE e Clube de Engenharia de Pernambuco.

Estruturas de concreto

dominam debates do evento

Informativo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco

3

(4)

A

palestra do professor Ricardo França, da USP, traçou uma panorâmica de como têm sido projetadas as estruturas de edifícios no Brasil. Ele fez um relato da evolu-ção, citando as novas normas e tecnologias empregadas ao longo dos últimos tempos.

"Industrializar melhor a obra, com o uso de componentes pré-fabricados, é uma das ma-neiras de aumentar a produtividade e obter economia no produto como um todo", destacou o professor.

Ele também defendeu uma melhor inte-ração entre projeto e obra, assinalando que ele-mentos como a informática e as ferramentas para troca de informações têm sido muito im-portantes para essa relação. "A busca por sis-temáticas para resolver os problemas na fase ini-cial é um dos segredos da economia - com-patibilização de projetos. Temos um alto poder de mudança e baixo custo quando ainda estamos simulando no papel", observou.

Dentre as novas tecnologias citadas pelo especialista, estavam o concreto auto-adensável e o aperfeiçoamento da utilização conjunta de partes pré-moldadas e de pré-vigas. Como exemplos de estruturas que devem ser ana-lisadas comparativamente quanto ao desem-penho e custo, ele citou os seguintes, embora com a ressalva de cada região do País tem as suas características próprias: estrutura conven-cional raconven-cionalizada; estrutura de laje sem vigas internas, mas com opção de bordas; estrutura de laje nervurada com cabaças; e estrutura de laje cogumelo protendida.

O professor defendeu, ainda, que os cursos de Engenharia passem a ter especializações, como acontece, por exemplo, com o de Medi-cina. "O espectro é muito amplo e leva o curso a ficar muito genérico. Acho que a formação pro-fissional do engenheiro precisa ser repensada", opinou.

A experiência das ações da Comunidade da Construção em Sal-vador para a melhoria dos serviços de concretagem foi apresentada pela professora Tatiana Ferraz, coordenadora do grupo. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de um diagnóstico que identificou problemas como a baixa resistência do concreto em algumas obras, o que motivou a estratégia de difusão de informações sobre boas práticas a serem observadas.

Nesse sentido, foram divulgados folhetos com orientações como, por exemplo, a especificação da relação água/cimento e o consumo de cimento de acordo com a classe de agressividade do meio ambiente. Informações para contratação das concreteiras e dicas de como aceitar e moldar o concreto em obra também fazem parte do conjunto de recomendações aos engenheiros.

Como resultados dessas preocupações, segundo Tatiana, foram obtidas especificações mais adequadas ao concreto e contratos mais completos com as empresas concreteiras, entre outros pontos.

Case da Comunidade da Construção em Salvador serve de exemplo

Ricardo França abordou a evolução das estruturas de concreto

Tatiana Ferraz relatou ações da Comunidade da Construção

Uma descrição dos sintomas e patologias que mais atingem as obras de construção civil foi realizada pelo pro-fessor e especialista no tema, Antônio Carmona Filho. Ele apresentou casos aos profissionais e citou exemplos como os de reações álcali-agregados e sulfatos. Segundo o pro-fessor, os ensaios são um suporte fundamental para formu-lação do diagnóstico e definição do sistema de recuperação ou de reforço estrutural em obras.

Além disso, citou a relevância da extração do tes-temunho, realização de ultrassom, esclerometria (para de-finição do índice esclerométrico), testes de resistividade, de profundidade de carbonatação (indicador de fenolftaleína), de teor de cloretos e sulfatos (em relação à massa de ci-mento, para avaliação da durabilidade estrutural), do poten-cial e intensidade elétrica de corrosão, entre outros as-pectos.

Professor aborda patologias em estruturas de concreto

Antônio Carmona Filho fez palestra sobre patologias

(5)

Informativo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco

6

Elevar a eficiência dos edifícios. Esse é o objetivo da tecnologia dos elevadores de alta performance. Para abordar o assunto, foi convidado José Luís Mundim, da Atlas Schindler, que fez uma palestra destacando contribuições para a economia de energia elétrica.

Dentre os casos citados por ele estão os elevadores com frequência variada e os que são construídos sem cada de máquina, apenas com tração sem cabo de aço. De acordo com Mundim, as novas tecnologias podem representar uma economia de até mais de 60% do consumo de energia. "O grande vilão é a iluminação da cabine. Então, a solução é iluminação a LED e temporizada, já que a gestão do tráfego de pessoas pode levar a uma economia em torno de 30% com o sistema Miconic 10", observou.

A busca pelo aproveitamento correto e sem desperdícios de materiais em canteiros de obras tem feito da logística um serviço cada vez mais observado pelas empresas. O case da Gafisa foi apresentado na 5ª edição do Dia do Engenheiro pela profissional Patrícia de Faria.

Ela destacou as razões para o incremento da área específica na empresa: ausência de indicadores confiáveis produtividade/consumo; projetos despadronizados; mão de obra escassa, cara, com baixa qualificação e riscos de acidentes; grande volume de perda de materiais; estouros em custos/prazos; entre outras.

Como resultados, a engenheira citou exemplos como o planejamento correto do recebimento, o aumento de produti-vidade no empreendimento, a redução de custos de aluguel, de equipamentos e de energia, além da maior visibilidade do que se tem em estoque e da experiência para projetos futuros.

Elevadores de

alta performance

foram destaque

Logística

garante

economia e

racionalidade

em canteiros

de obras

Patrícia de Faria relatou experiência da Gafisa José Luiz Mundim representou a Atlas Schindler

(6)

R

esultado das discussões do CTC ao longo deste ano, a minuta con-tratual para prestação de serviços em concretagem foi lançada no final do Dia do Engenheiro. Exemplares do documento foram distribuídos com os participantes do evento, que terão, a par-tir de agora, uma sugestão de modelo a ser adotado pelas empresas.

O objetivo da minuta é melhorar o fornecimento entre concreteiras e cons-trutoras. "Procuramos preencher os pontos vulneráveis dessa relação", explicou o professor Tibério Andrade, da UFPE e Tecomat. Em 15 páginas, o documento contém tópicos como, por exemplo, tabelas contemplando as especificações do concreto e a lista de

fornecedores. "O que queremos é dar transparência às relações", resumiu Michelli Fialho, do CTC, informando que a empresa Polimix foi a primeira concreteira a validar o documento. Vice-coordenador do CTC, Lucian Fra-goso, ressaltou o objetivo de sensibi-lizar os empresários para que cobrem a assinatura da minuta.

Lançada minuta contratual

para serviços de concretagem

Ao final do evento, homenagem aos membros do Comitê de Tecnologia e Custos (CTC) Integrantes do CTC e convidados lançaram minuta contratual

(7)

EXPEDIENTE

O Boletim Informativo ADEMI NEWS é uma publicação de responsabilidade da ADEMI-PE (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco)

DIRETORIA: Alexandre Mirinda (AWM Engenharia) Presidente Félix Sá (Hábil Engenharia) Vice-presidente Carlos Tinoco

(Construtora Santo Antônio)

Diretor de Administração e de Recursos Financeiros Alberto Ferreira da

Costa Júnior

(Rio Ave Investimentos)

Diretor de Meio Ambiente e Legislação Bruno Bacelar

(Gabriel Bacelar Construções)

Diretor de Tecnologia e Custos André Callou da Cruz

(Construtora AC Cruz)

Diretor de Relações Trabalhistas Gildo Vilaça Filho

(GV Engenharia)

Diretor de Economia e Estatística Eduardo Moura

(Moura Dubeux Engenharia)

Diretor de Política Habitacional Avelar Loureiro Filho

(ACLF Empreendimentos)

Diretor de Relações Institucionais Sérgio Arruda

(Construtora Dallas)

Diretor de Comunicações Marcello Gomes

(Construtora e Incorporadora Nassau)

Presidente do Conselho Consultivo

ASSESSORIA:

Ana Lúcia Lins

Assessora de Imprensa (DRT 1893-PE)

Fernando Cunha

Assessora Jurídico

Frederico Carvalho

Secretário Executivo

Alécio Nicolak Júnior

Diagramação (DRT 3128-PE)

1.500 exemplares

Tiragem

ENDEREÇO:

Rua Venezuela, 85 - Espinheiro, Recife-PE | CEP: 52020-170 Fone/fax: (81) 3423.3084

E-mail: ademi-pe@ademi-pe.com.br

Informativo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco

8

PROMOÇÃO

ORGANIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Published articles were included when all of the following crite- ria were met: (1) original reports of case–control or cross-sectional studies, including baseline evaluations

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado